Sei sulla pagina 1di 25

Replicao

Quais as funes do DNA?

Aula n 4 22/Set/08 Prof. Ana Reis

Replicao
O DNA a molcula que contm a informao para todas as actividades da clula. Uma vez que as clulas se dividem, necessrio que a molcula de DNA consiga transmitir s clulas-filhas a informao que possui.

Por outro lado, esta molcula que permite a obteno das diferentes protenas para a constituio e funcionamento celulares.

Replicao
O processo de duplicao da molcula de DNA, designa-se por replicao.

A replicao, origina no final, duas molculas de DNA exactamente iguais molcula-me (pois s desta forma preservada a informao).

Replicao
Quando Watson e Crick propuseram o seu modelo para a molcula de DNA (dupla hlice) , propuseram tambm um mecanismo simples para a duplicao da molcula de DNA. Teoricamente este processo poderia ocorrer por trs mtodos diferentes: Replicao semiconservativa Replicao conservativa Replicao dispersiva

Replicao semiconservativa - Cada uma das cadeias serviria de molde para uma nova cadeia e, consequentemente, cada uma das novas molculas de DNA seria formada por uma cadeia antiga e uma cadeia nova.

Replicao conservativa - Admitia que a molcula de DNA progenitora se mantinha ntegra, servido apenas de molde para a formao da molcula-filha, a qual seria formada por duas novas cadeias de nucletidos.

Replicao dispersiva Admitia que cada molcula-filha seria formada por pores da molcula inicial e por regies sintetizadas de novo, a partir dos nucletidos presentes na clula.

Experincia de Meselson e Stahl Experincia A

Experincia de Meselson e Stahl Experincia B

Resultados da experincia de Meselson e Stahl


Apoiam, inequivocamente, a hiptese semiconservativa, que pode ser interpretada da seguinte forma:
As bactrias cultivadas em 15N incorporam o 15N nos seus nucletidos, formando um DNA com maior densidade, que se deposita mais prximo do fundo do tubo. Quando as bactrias so transferidas para um meio de cultura com 14N, utilizam esse azoto para produzirem novas cadeias de DNA. Assim, na primeira gerao, cada molcula de DNA apresenta:
uma cadeia de nucletidos com 15N (oriunda da gerao parental) e outra com 14N (formada com nucletidos que incorporaram o azoto presente no meio).

Desta forma, as molculas de DNA apresentam uma densidade intermdia entre DNA com 15N e DNA com 14N. Na segunda gerao: metade das molculas so formadas por duas cadeias leves e a outra metade formada por uma cadeia leve e uma cadeia pesada (densidade intermdia).

Pode assim verificar-se que os resultados apoiam o modelo semiconservativo.

O Modelo conservativo no consistente com os resultados da experincia, uma vez que aps a primeira replicao, deviam ter sido observadas molculas de DNA com dois valores de densidade:
- Um correspondente molcula formada exclusivamente por cadeias pesadas (DNA parental) - Outro correspondente molcula formada exclusivamente por cadeias leves.

O Modelo dispersivo consistente com os dados aps a primeira replicao, pois o modelo prev que se observem molculas de DNA com densidade intermdia (cada cadeia contm 50% de 14N e 50% 15N). No entanto, segundo este modelo, na segunda gerao, todas as molculas deveriam ter da densidade da molcula de DNA original (cada uma das cadeias dever conter de 15N e de 14N). Em vez disso, surgem 50% de cadeias leves e 50% de cadeias pesadas.

Assim, estes modelos no so sustentados pelos resultados.

Qual o mecanismo de replicao do DNA?

O processo de replicao do DNA bastante complexo e envolve a participao de vrias enzimas, pois a molcula tem de sofrer:
Desenrolamento Separao de cadeias Construo de novas cadeias

A DNA helicase a enzima que permite o desenrolamento da cadeia. A DNA polimerase a enzima mais importante neste processo, promovendo:
A formao de ligaes por pontes de hidrognio entre as bases complementares (A-T e C-G). A ligao do acar de um nucletido com o fosfato do nucletido seguinte. A correco de erros que possam existir.

Cada cadeia-me serve de molde para a replicao, sendo os nucletidos adicionados por complementaridade de bases e sempre inseridos no sentido 5 - 3 . Devido ao antiparalelismo da cadeia de DNA parental, as cadeiasfilhas no crescem da mesma forma: A cadeia que copia a cadeia 3 -5 forma-se de modo contnuo. A cadeia que copia a cadeia 5 -3 forma-se de modo descontnuo, em pequenas pores, que so depois ligadas pela enzima DNA ligase.
A replicao do DNA assegura que todas as clulas somticas de um ser vivo pluricelular tenham a mesma informao gentica.

A replicao do DNA assegura que todas as clulas somticas de um ser vivo pluricelular tenham a mesma informao gentica.

Sntese Proteca

Como se obtm protenas a partir do DNA?

Dogma Central da Biologia


Replicao DNA Transcrio RNA Traduo Protenas

Pouco depois de Watson e Crick terem publicado a estrutura da molcula do DNA, descreram a relao entre os cidos nucleicos e as protenas como um fluxo de informao na clula Dogma Central da Biologia segundo o qual: A informao contida no DNA transcrita para o RNA. O RNA posteriormente traduzido para formar protenas. Esta via unidireccional, uma vez que as protenas no podem codificar para RNA nem para DNA.

Transcrio

Corresponde transferncia da informao presente no DNA para uma molcula de RNA. O RNA que leva a informao gentica do DNA o mRNA. So ainda sintetizados o tRNA e o rRNA. Na sntese do RNA, a partir de um segmento de DNA, necessria a enzima RNA polimerase, nucletidos e energia (ATP).

Iniciao e Elongamento
A transcrio de um gene inicia-se numa sequncia especfica de DNA qual a RNA polimerase se liga denominada promotor. Os promotores funcionam como marcas de pontuao, indicando o local de ligao da RNA polimerase e qual a cadeia de DNA que vai servir como molde. Uma vez ligada ao promotor, a RNA polimerase desenrola a dupla hlice de DNA e l a cadeia molde na direco 3 - 5 . Produz por complementaridade de bases, uma cadeia de mRNA na direco 5 -3 . O RNA transcrito complementar e antiparalelo relativamente cadeia molde de DNA.

Finalizao e Processamento

A RNA polimerase finaliza a transcrio quando atinge sequncias de DNA muito especficas e que indicam o fim de um gene. A molcula de mRNA formada, separa-se da cadeia molde de DNA. As duas cadeias de DNA voltam a emparelhar por restabelecimento das pontes de hidrognio entre bases complementares, readquirindo a estrutura inicial de dupla hlice. Nos organismos eucariontes a molcula resultante da transcrio denomina-se pr-mRNA, uma vez que vai sofrer processamento at se transformar em mRNA.

Processamento
Na molcula de mRNA imatura existem pores intres que no contm informao para a sntese proteica. Antes da molcula passar para o citoplasma, os intres so removidos. As pores que permanecem exes so expressas na fase seguinte, originando uma protena. o conjunto dos exes que deixa o ncleo atravs dos poros da membrana, migrando para o citoplasma. O processo de remoo dos intres, designa-se por maturao, processamento ou splicing.

Potrebbero piacerti anche