Sei sulla pagina 1di 23

CentroFederaldeEducaoTecnolgicadeMinasGerais CursoTcnicoemMeioAmbiente

Dureza
Prof: Elizabeth Gesto de Recursos Hdricos Cntia Amlia Isabella Gomes

2010

Introduo
A anlise dos parmetros qumicos, como a dureza da gua, til para garantir que a gua a ser utilizada no contenha impurezas que venham prejudicar, principalmente o consumo humano e as atividades industriais; O termo gua dura foi originado em razo da dificuldade de lavagem de roupas, com guas contendo elevada concentrao de certos ons minerais.

Dureza
Parmetro qumico caracterstico da qualidade da gua; a Concentrao de ctions multimetlicos em soluo; Os ctions mais frequentes so os bivalentes Ca 2+ e Mg 2+ .

Fonte:<www.dombosco.com.br/.../imagens/agua_dura.jpg> , 2010.

Origem
Natural: Dissoluo de minerais contendo clcio e magnsio.
CaCO3(s) + H2O(l) + CO2(g)
1- chuva 2- solo rico em minerais 3- gua subterrnea dureza total alta e dureza carbonato alta
Fonte: Manuteno do lago, 2010.

Ca(HCO3)2(aq)

Antropognica: Despejos industriais

Classificao
A utilizao mais frequente do parmetro a caracterizao de guas de abastecimento brutas e tratadas; Unidade: mg/L de CaCO3 Dependendo da concentrao dos ons, a gua passa a ser classificada da seguinte maneira:

Fonte: <http://200.144.189.54/dados/t2k/_quimica_qui44.arquivo.pdf > ,2010.

Classificao
Dureza total: soma da concentrao de todos os ons responsveis pela dureza; associada a HCO3- e CO32
correspondente alcalinidade; sensvel ao calor, causando precipitao em elevadas temperaturas; dureza temporria pode ser eliminada pela fervura.

associada a nions no carbonato, especialmente Cl- e SO42 dureza permanente no eliminada pela fervura. Parcela devida a sais diferentes

Determinao da Dureza
Experimentalmente a dureza pode ser determinada mediante a titulao da amostra com EDTA - cido etilenodiaminotetractico (ou outra tcnica analtica que quantifique clcio e magnsio) e expressa como a massa em miligramas/L de carbonato de clcio (mgCaCO3/L) que contm o mesmo nmero total de ons da amostra.

Importncia sanitria
No h evidncias de que a dureza cause problemas sanitrios; Em determinadas concentraes, causa um sabor desagradvel e pode ter efeitos laxativos; Reduz a formao de espuma, implicando em um maior consumo de sabo;

Fonte: <http://200.144.189.54/dados/t2k/_quimica_qui44.arquivo.pdf > ,2010.

Causa incrustao nas tubulaes de gua, caldeiras e aquecedores industriais.

Padro de aceitao para consumo humano


De acordo com a portaria n 518 de 2004, o valor mximo permitido de dureza da gua para consumo humano de at 500 mgCaCO3/L.

Fonte:< http://www.agrolab.com.br/portaria%20518_04.pdf>, 2010.

Problemasrelativosdureza

Fonte:<www.dombosco.com.br/.../imagens/agua_dura /01.jpg> , 2010.

Fonte: Google imagens, 2010.

Fonte:<www.dombosco.com.br/.../imagens/agua _dura.jpg> , 2010.

Tratamento - Abrandamento
O tratamento da gua dura para retirada de Ca 2+ e Mg 2+ conhecida por abrandamento. Podendo ser: Precipitao qumica; Troca inica; Nanofiltrao; Entre outras.

Precipitao Qumica
Adio de cal (CaO) e carbonato de sdio (Na2CO3): A cal utilizada para elevar o pH da gua, fornecendo alcalinidade necessria, enquanto o carbonato de sdio pode fornecer alcalinidade para reao e ons carbonatos necessrios. Reaes envolvidas:

Fonte: <http://www.kurita.com.br/adm/download/agua_dura_e_Abrandamento.pdf> . Acesso: Jul. 2010.

Processo de abrandamento em um nico estgio sem ou com excesso de cal ou carbonato


CO2

Cal Coagulante

Na2CO3

Auxiliar de filtrao

Pr-tratamento
Lodo

Abrandamento

Recarbonatao gua Abrandada Filtrao

Fonte:<http://200.144.189.36/phd/LeArq.aspx?id_arq=1244.> . Acesso: 21 jul. 2010.

Processo de abrandamento em dois estgios com excesso de cal ou carbonato


Cal Coagulante Coagulante Na2CO3 CO2 Auxiliar de filtrao

Pr-tratamento
Lodo

1 Estgio

2 Estgio gua Abrandada Filtrao

Fonte:<http://200.144.189.36/phd/LeArq.aspx?id_arq=1244.> . Acesso: 21 jul. 2010.

Precipitao Qumica
Vantagens: Pode ser aplicado para guas com dureza elevada; Possibilita remover da gua outros contaminantes: Remoo de metais pesados e arsnio; Clarificao da gua; Tecnologia bem estabelecida. Desvantagens: Utilizao de produtos qumicos; Produo de lodo; Necessidade de ajustes finais.

TrocaInica
Zelitos: mineral constitudo de alumnio-silicato de sdio (NaAlZ) . Tm a propriedade de trocar o sdio, que entra na sua composio, pelo clcio ou magnsio dos sais presentes na gua, acabando, assim com a dureza da mesma.
ons de clcio e magnsio na gua no tratada ons de sdio ons sendo trocados pela resina ons de clcio e magnsio ons de sdio em gua tratada
Fonte:

Troca Inica
Vantagens: Grande eficincia para remoo dos ons responsveis pela dureza; As resinas podem ser regeneradas; No h formao de lodo no processo. Desvantagens: Requer um pr-tratamento da gua; Ocorre saturao da resina, exigindo a sua regenerao; Requer o tratamento do efluente da regenerao.

Nanofiltrao
Remoo de compostos orgnicos de baixo peso molecular e ons divalentes e trivalentes dissolvidos, atravs de uma membrana que restringe, total ou parcialmente, uma ou vrias espcies qumicas

Valor tpico do fluxo de gua pela membrana: Nanofiltrao 20 a 30 L/h.m2;

Nanofiltrao

Fonte: < http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/tratagua/peru/braapa165.pdf >,

2010.

Concluso
de suma importncia que a gua apresente Ca e Mg , em concentraes no muito elevadas, pois so importantes agentes no organismo humano. Mas a manuteno dos padres de dureza da gua se faz necessria para assegurar valores de abastecimento domstico, e principalmente, industrial, adequados. Alm disso, evita problemas e proporciona uma melhor qualidade de vida todos.
2+ 2+

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
COLOMBO. Determinao da DUREZA EM GUAS. Universidade federal do Paran. Disponvel em:<http://pessoal.utfpr.edu.br/colombo/arquivos/Dureza.pdf> Acesso em: 05 ago. 2010.

FERNANDES, Carlos; OLIVEIRA, Rui de. Determinao da dureza. Disponvel em: http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Tratam12_out1.htm. Acesso em: 31 jul. 2010. GOOGLE IMAGENS. Imagem origem da gua dura.Disponvel
em:http://www.sera.de/pt/manuais/lago-de-jardim/manutencao-do-lago/factos-acerca-da-agua-i.html Acesso em:2010. GOOGLE IMAGNES. gua. Disponvel em : <http://aguapuraesegura.com.br/home/images/stories/osmose.JPG> . Acesso em: 31jul.2010 MIERWA, Jos Carlos - Escola Politcnica da USP Depart. Engenharia Hidrulica e Sanitria.Tratamento avanado de guas de abastecimento. Disponvel em: <http://200.144.189.36/phd/LeArq.aspx?id_arq=1244.> . Acesso: 21 jul. 2010.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Imagem Manuteno do lago. Disponvel em: <http://www.sera.de/pt/manuais/lago-dejardim/manutencao-do-lago/factos-acerca-da-agua-i/print.html >. Acesso em: 05 ago.2010. Mundo Qumico. Disponvel em: <http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/principio_do_metodo_de_dureza.ht>. Acesso em: 30 jul.2010. RIBEIRO, M.L; DE LUCA, S.J. Tratamento de guas por filtrao por membranas. Instituto de Pesquisas Hidrulicas - UFRGS. Disponvel em: < http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/tratagua/peru/braapa165.pdf> . Acesso em: 05 ago. 2010. SILVA, Diego de Oliveira e. CARVALHO, Antonio R.P. gua dura e Abrandamento. Disponvel em: <http://www.kurita.com.br/adm/download/agua_dura_e_ Abrandamento.pdf> Acesso em: 21 jul. 2010. VON SPERLING, Marcos. Introduo qualidade das guas e o tratamento de esgotos. 3 ed. Belo Horizonte. Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental Universidade de Minas Gerais, 2005.

Referncias Bibliogrficas
Curso qualidade da gua e poluio: aspectos fsico-qumicos. Disponvel: <http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:gzEFm_0jyYUJ:200.144.189.36/ph d/LeArq.aspx%3Fid_arq%3D732+legislao+gua+dura&hl=ptBR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShupJKr07z3mtyU3vIOLlnBAjhM43IL_6vElwYEP0HdjA9nTw8zfbGDQOgZvN6A3kYykQ-_9_NDK4HWEQAZe7RBAw7kbDQ5qYwUYxN4_gHs0UCluW1WbO2ZPoyCVBd8HefHAI&sig=A HIEtbSyjTs-GPeSJN0PXfcKv8KrPFVG8Q > . Acesso em: 15 ago. 2010.

Potrebbero piacerti anche