Sei sulla pagina 1di 14

DIREITO PENAL I: PARTE GERAL

Prof. MsC. Eduardo Ferraz

ITER CRIMINIS

Generalidades
O crime composto necessariamente de quatro fases:

Cogitao; Atos preparatrios; Atos executrios;

Consumao.

A cogitao a fase interna, se passa na cabea do sujeito. As demais compem a fase externa. Via de regra, essas fases ocorrem em momentos distintos (crimes plurissubsistentes), mas em alguns crimes (unissubsistentes), essas fases podem ocorrer simultaneamente (v.g.: execuo e consumao, na calnia por meio verbal). Registre-se que o exaurimento no constitui fase do iter criminis. um plus, que em nada interfere na consumao e pode servir para agravar a pena (v.g.: o recebimento da vantagem, como condio ou preo do resgate, no crime de extorso mediante sequestro, art. 159, CP; o recebimento da vantagem indevida, no crime de corrupo passiva, art. 317, CP).

Consumao
a realizao completa de todos os elementos do tipo penal.

Tentativa
a realizao incompleta do tipo objetivo por circunstncias alheias vontade do autor.

Elementos da tentativa

Incio da execuo; Inocorrncia (no consumao) do resultado por circunstncias alheias vontade do agente; Dolo em relao a todos os elementos do tipo.

Fundamento da punibilidade da tentativa

Teoria objetiva: probabilidade de causao do resultado ilcito. Teoria subjetiva: exteriorizao da vontade do autor contrria ao Direito. Teoria ecltica ou mista: combinao das duas anteriores.

Distino entre atos preparatrios e atos executrios


Teoria objetivo-formal: realizao efetiva de parte da conduta tpica. Teoria objetivo-material: ato executivo em conexo necessria com a ao tpica. Teoria da univocidade: atos preparatrios equvocos e atos executivos unvocos. Teoria do comeo do perigo concreto para o bem jurdico: ato executivo coloca em perigo concreto um bem jurdico. Teoria subjetiva: atividade que integra, segundo o plano do agente, a ao executiva tpica.

Inadmissibilidade da tentativa

Crime culposo. Crime preterdoloso. Crime omissivo prprio. Crime unissubsistente. Crime de mera atividade Crime habitual. Crime qualificado pelo resultado. Contraveno penal.

Desistncia voluntria

Conceito: art. 15, primeira parte, do CP.


No curso dos atos executrios, e ainda que possa prosseguir, o agente desiste voluntariamente. Requisitos: Objetivos: interrupo definitiva do processo executivo pelo agente. Subjetivo: voluntariedade (no necessariamente espontaneidade) da desistncia.

Natureza jurdica: causa pessoal de excluso de pena. Responde, entretanto, pelos atos j praticados.

Arrependimento eficaz

Conceito: art. 15, segunda parte, do CP.


Finalizados os atos executrios, o agente atua para impedir a produo do resultado, beneficiando-se apenas se obtiver xito. Requisitos: Objetivos: impedimento eficaz do resultado. Subjetivo: voluntariedade (no necessariamente espontaneidade) do arrependimento.

Natureza jurdica: causa pessoal de excluso de pena. Responde, entretanto, pelos atos j praticados.

Arrependimento posterior

Conceito: art. 16, CP.


J houve consumao, porm o agente atua para reparar o dano ou restituir a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa. Aps o recebimento, a reparao pode caracterizar circunstncia atenuante (art. 65, III, b, CP).

Requisitos

Delito praticado sem violncia ou grave ameaa pessoa. Reparao do dano ou restituio da coisa. Limite temporal (at o recebimento da denncia ou da queixa). Ato voluntrio do agente.

Natureza jurdica: causa obrigatria de reduo de pena. Pode atuar ainda como causa de extino da punibilidade (v.g.: peculato culposo; sm. 554, STF: O pagamento de cheque sem fundos, at o recebimento da denncia, causa de extino da punibilidade).

Crime impossvel

Conceito: art. 17, CP. Teorias: Objetiva: o crime impossvel no deve ser punido pois no acarreta um perigo real para o bem jurdico. Subjetiva: deve ser punido por que atravs dele o agente revela sua periculosidade. Verificao: Absoluta ineficcia do meio: quando o meio, por sua natureza, incapaz de produzir o resultado (v.g.: tentar matar algum com uma pistola sem munio; ingesto de acar pela vtima ao invs de veneno). A absoluta ineficcia do meio deve ser avaliada no caso concreto, vez que, v.g., o acar um meio eficaz de causar a morte em uma pessoa diabtica. Absoluta impropriedade do objeto: quando o objeto no existe ou, nas circunstncias em que se encontra, torna impossvel a consumao (v.g.: atirar em cadver; praticar aborto em quem no est grvida).

Crime putativo
Quando o agente pratica uma conduta que acredita ser erroneamente tpica.

Potrebbero piacerti anche