Sei sulla pagina 1di 5

MAPEAMENTO Referncia: Grinberg, Lon et al. Introdu !o "# idia# de $ion. Rio de %aneiro: I&ago, '()*. +,. '(-.

'/ Te0to: 1a,. ' 2Gru,o#3 Assunto O indivduo e o grupo $ontato emocional do grupo Psicanlise e o serva#o grupal +studo dos grupos Pg . 19 Pargrafo/comentrio O ser humano um animal gregrio. No pode evitar ser mem ro de um grupo! mesmo "ue se comporte de um modo "ue d a sensa#o de no pertencer a grupo algum. O indivduo tem "ue esta elecer contato com a vida emocional do grupo "ue o confronta com o dilema de evoluir e diferenciar'se e enfrentar os temores associados a esta evolu#o. Atravs da psicanlise possvel fa(er o serva#)es em "ue as rea#)es emocionais do o servador! includo na situa#o! so levadas em conta na descri#o! compreenso e interpreta#o dos fen*menos! o "ue permite detectar situa#)es "ue em outra perspectiva passariam desperce idas. O servamos "ue os integrantes do grupo no agem de acordo com sua intelig,ncia e ha ilidade fora da situa#o grupal. As situa#)es grupais so carregadas de emo#o o "ue influencia os integrantes e orientam a atividade do grupo! muitas ve(es sem "ue seus mem ros perce am. +m sua participa#o ativa em vrios grupos! o ser humano disp)e de diferentes modos de rea#o. Ao reunirem'se vrias pessoas para efetuar uma tarefa! surge'se dois tipos de tend,ncias/ uma "ue se dirige 0 reali(a#o da tarefa e outra "ue parece se opor a ela. Processo da e4ist,ncia de uma opinio comum! un5nime e an*nima do grupo em dado momento. A mentalidade grupal pode estar em conflito com os dese6os! opini)es ou pensamentos dos indivduos! produ(indo'lhes desconforto! mal'estar ou outras rea#)es. Processo resultante do inter'6ogo entre a mentalidade grupal e os dese6os do indivduo. 8 um fato o servvel dentro do conte4to da situa#o grupal! "ue pode ser descrita pelo o servador tendo este em conta a conduta dos integrantes do grupo! os papis "ue desempenham! os lderes "ue atuam! e o comportamento do grupo como totalidade.

%&

%1

%% %-

.end,ncias do grupo

%-

1entalidade %3 2rupal

$ultura do grupo

%7

Assunto Organi(a#o do grupo

Pg . %7

Pargrafo/comentrio A organi(a#o "ue o grupo adota em determinado momento! ou durante um lapso de tempo! surge do conflito entre a vontade coletiva annima e inconsciente e os dese6os e necessidades individuais. 8 um termo "ue "ualifica o de mentalidade grupal. ;efere'se as diferentes opini)es contida na mentalidade grupal! permitindo a compreenso mais ampla dos fen*menos emocionais nos grupos. 9o inconscientes e muitas ve(es opostas 0s opini)es conscientes e racionais dos mem ros "ue comp)em o grupo. $ren#a coletiva de "ue e4iste um o 6eto e4terno cu6a fun#o prover a seguran#a do grupo.

9uposto sico

%7 %:

9uposto sico de depend,ncia <s => 9uposto sico de ata"ue'fuga <s @>

%?

%?

$onvic#o grupal de "ue e4iste um inimigo e "ue necessrio atac'lo <destruir> ou dele fugir <evitar>.

9uposto %? sico de acasalamento <s A> 9upostos sicos @en*menos de suposto 2rupo de 9uposto sico Cal,ncia %?

$ren#a coletiva e inconsciente de "ue "uais"uer "ue se6am os pro lemas e necessidades atuais do grupo! um fato futuro ou um ser ainda por nascer! os resolver. .odos os supostos sicos so estados emocionais tendentes a evitar a frustrao inerente ao aprendi(ado por e4peri,ncia! aprendi(ado "ue implica esfor#o! dor e contato com a realidade. 9up)em'se "ue so rea#)es grupais defensivas pelo dilema das ansiedades psicBticas reativadas pelo dilema do indivduo dentro do grupo e a regresso "ue lhe imp)e este dilema. O grupo funciona de acordo com o suposto sico "ue o predomina! considerando as necessidades e opini)es individuais dos mem ros do grupo! em coincid,ncia ou no com o suposto sico. $apacidade instintiva de participar na atividade mental e no fa(er grupal! de acordo com os supostos sicos.

%A

%A

%9

Assunto 2rupos de 9upostos sico 2rupo de depend,ncia

Pg . %9

Pargrafo/comentrio .em certas formas tpicas de organi(ar'se! em particular no "ue se refere a comportamento e lideran#a. 9e organi(a em usca de um lder "ue cumpra a fun#o de prover a necessidade do grupo. +ste papel no grupo terap,utico! atri udo ao terapeuta "ue o coordena! mas se este no supera as e4pectativas do grupo! uscam encontrar outro lder. As ve(es o mem ro mais doente do grupo "ue su stitui! como lder! a figura do terapeuta. ;ea#o do grupo de depend,ncia! com propBsito de pressionar! atravs da a#o so re algum grupo e4terno! a fim de influenci'lo ou se por ele influenciado. O lder deve alimentar a ideia de "ue e4iste um inimigo dentro ou fora do grupo de "uem necessrio defender'se ou fugir. Nos grupos terap,uticos o inimigo pode ser um mem ro do grupo! a pessoa do terapeuta! suas palavras! a enfermidade fsica ou mental! etc. A lideran#a est relacionada com um par "ue promete um filho! ou alguma ideia relacionada com o futuroD o lder algo ou algum "ue ainda no tenha nascido. No aparece desenvolvida como um a forma de pensamento! mas utili(ada como uma forma de a#o. 9e assemelha mais a linguagem do psicBtico "ue a do neurBtico. Fualidade comunicativa envolvendo a utili(a#o da linguagem de forma sim Blica! "ue se6a um prelGdio a a#o. 8 um tipo particular de mentalidade grupal e a cultura "ue se origina desta. +le re"uer de seu mem ros capacidade de cooperao e esfor#oD isso no se d por val,ncia e sim por um certo amadurecimento e treinamento para participar dele. 8 um estado mental "ue implica contato com a realidade! toler5ncia 0 frustra#o! controle de emo#)es. O interc5m io ver al uma fun#o do grupo de tra alho! assim como o a a#o "ue resulta dessa fun#o. O grupo de tra alho! "ue suporta a frustra#o! permite a evolu#o de ideias novasD estas no sos deificadas! nem negadas! nem e4pulsas! nem seu avan#o o strudo! como acontece no grupo de suposto sico.

-&

@orma a errante 2rupo de ata"ue'fuga

-1 -%

2rupo de -% acasalamento Einguagem do grupo sico Einguagem de ,4ito 2rupo de tra alho -3

-7 -7

@un#o do grupo de tra alho

-:

Assunto 2rupo especiali(ado de tra alho +4emplos de 2rupo especiali(ado de tra alho

Pg . -?

Pargrafo/comentrio Organi(a#o e institui#)es "ue procuram resolver o pro lema dos fen*menos de suposto sico! se6a contendo'os ou manipulando' os. Igreja! se especiali(a na manipula#o do suposto sico de depend,ncia. Exrcito! na manipula#o do suposto sico de ata"ue'fuga. Aristocracia como classe social! com suas ideias da ra#a e nascimento! como especiali(ada no suposto sico do acasalamento. +4presso utili(ada por Hion para assinalar uma con6un#o constante de fatos! cu6a reali(a#o pode encontra'se em campos diversosD entre eles! a mente! o grupo! a sesso psicanaltica e a sociedade. Ima ideia nova! promove uma mudan#a na estrutura do grupo. Ima estrutura se transforma em outra atravs de momentos de desorgani(a#o! sofrimento e frustra#oD o crescimento estar em fun#o dessas mudan#as. Hion define como indivduos e4cepcionais em "ual"uer campo! se6a cientfico! religioso! artstico ou outro. .ermo "ue designa as pessoas "ue e4ercem o poder e a responsa ilidade no +stado ou em outras institui#)es. O mstico ou g,nio! portador de uma ideia nova sempre disruptivo para o grupoD o establishment trata de proteger o grupo dessa disrup#o. $onseguir uma ade"uada conten#o e representa#o da ideia nova! criativa ou genial! limitando em parte seu poder disruptivo e ao mesmos tempo fa(endo'a acessvel aos mem ros do grupo "ue no so geniais. A rela#o mstico'g,nio e o grupo pode pertencer a uma das tr,s categorias/ comensal! sim iBtica ou parasitria.

-?

1udan#a catastrBfica

-A

-A

1stico

-9

+sta lishment -9 3& @un#o do 3& +sta lishment O mstico e o grupo 31

Assunto ;ela#o comensal ;ela#o sim iBtica

Pg . 31 31

Pargrafo/comentrio O mstico'g,nio e o grupo coe4istem sem afetar'se mutuamenteD no h confronta#o nem permuta. J confronta#o "ue ser enfica para am os/ as ideias do mstico'g,nio so analisadas e levadas em conta! suas contri ui#)es geram hostilidade ou enevol,ncia. Produ( crescimento tanto no mstico'g,nio como no grupo. A inve6a um fator central! o resultado da associa#o a destrui#o e o despo6amento de am os! do mstico'g,nio e do grupo.

;ela#o parasitria

31

Potrebbero piacerti anche