Sei sulla pagina 1di 12

CENTRO UNIVERSITRIO DINMICA CATARATAS

Misso: Formar Profissionais capacitados, socialmente responsveis e aptos a promoverem as transformaes futuras.

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO DE PATOLOGIA - CORROSO

ALVARO LUIS PICCININ JEFFERSON BIANCO JULIANA BERTANI ROBSPIERRE FERREIRA

FOZ DO IGUAU - PR 2013

O seguinte trabalho visa descrever o procedimento de recuperao de uma viga com corroso de armadura, a qual teve perda de seo igual ou maior que 7%.

REMOO DO SUBSTRATO DE CONCRETO CONTAMINADO

O procedimento padro para a recuperao das reas contaminadas por corroso das armaduras consiste em retirar todo o concreto deteriorado at que se obtenha a exposio completa de uma superfcie do concreto s e ntegra. Imaginemos uma rea contaminada exposta de um pilar (ou viga) conforme mostrado na Figura 1.1.

Figura 1.1 Regio deteriorada de um pilar (ou viga).

A primeira providncia deve ser o estabelecimento de um contorno geomtrico linear bem definido da rea a ser recuperada, conforme mostrado na Figura 1.2.

Figura 1.2 Delimitao da rea de reparo estrutural.

Essa delimitao geralmente feita com a utilizao de um equipamento de serra com disco diamantado que estabelece um bordo reto com pelo menos 5 mm de profundidade, como mostrado na Figura 1.3.

Figura 1.3 Delimitao geomtrica das bordas da recuperao.

Uma vez delimitada a rea a ser tratada passa-se remoo do concreto contaminado. Especial cuidado deve ser tomado para que o processo de remoo no seja muito agressivo a ponto de introduzir microfissuras na massa de concreto decorrentes da energia empregada. Caso isso acontea, todas as partculas slidas aderidas, assim como ps e poeiras devem ser completamente retiradas. Essa etapa est indicada esquematicamente na Figura 1.4.

Figura 1.4 Remoo cuidadosa do material contaminado.

Observar que deve ser exposta toda a armadura eventualmente corroda, significando que deve ser removido de 1,5 a 2 cm do concreto situado abaixo (por detrs) das barras expostas. Esta providncia tem por objetivo garantir um bom acesso que permita a correta limpeza das barras da armadura assim como permitir o completo envolvimento e passivao da mesma quando colocado o material de reparo. No deve ser permitida, sob qualquer pretexto, a retirada do material apenas nas laterais das barras da armadura corroda, deixando a sua parte posterior ainda imersa no concreto contaminado. Caso isso acontea ser inevitvel a formao de uma pilha de corroso eletroqumica, gerada pela diferena dos materiais, uma vez que parte inferior do concreto funcionar como nodo e a parte nova, recuperada,

funcionar como ctodo, originando um processo de corroso muito mais acelerado e agressivo que o anteriormente detectado. A conformao ideal para o desmonte a mostrada esquematicamente na Figura 1.5.

Figura 1.5 Exposio correta das armaduras corrodas.

Caso ocorram manifestaes de corroso muito prximas umas das outras de todo conveniente que as reas de reparos sejam agrupadas em uma nica rea de geometria bem definida, conforme pode ser observado nas Figuras 1.6, 1.7 e 1.8. Nesse caso no se deve fazer uma delimitao de reas limtrofes como indicado na Figura 1.7, que mostra uma configurao no recomendada, pois deixa filetes de material antigo entre as reas de material novo. A conformao indicada a mostrada esquematicamente na Figura 1.8, onde as reas limtrofes foram englobadas em uma nica rea bem delimitada.

Figura 1.6 Ocorrncia de reas de degradao muito prximas.

Figura 1.7 Delimitao de reas de reparo no recomendada.

Figura 1.8 Geometria indicada para reas de recuperao contguas.

LIMPEZA E PASSIVAO DAS ARMADURAS O procedimento padro para a recuperao das armaduras contaminadas por

corroso o que se apresenta na sequncia. Se constatada uma reduo (perda) de seo transversal da armadura aps a operao de limpeza das mesmas da ordem de 10% ou mais da seo original da barra recomendvel a colocao de armadura suplementar para que seja recomposta a seo de ao originalmente recomendada. Essa nova armadura dever estar convenientemente ancorada, seguindo rigorosamente as recomendaes das normas estruturais. Caso a nova armadura esteja previamente imprimada o comprimento de ancoragem a ser adotado deve ser aumentado. Essa substituio mostrada esquematicamente na Figura 1.9.

Figura 1.9 Complementao de seo de armadura.

Apesar de permitida pelas normas tcnicas estruturais a utilizao de solda para diminuir o comprimento de ancoragem, se possvel, deve ser feita com cuidados especiais para que as altas temperaturas envolvidas no processo no alterem tanto as caractersticas do ao como a qualidade do concreto. Antes desse procedimento recomendvel a constatao de que o ao existente admite os procedimentos de solda. A limpeza das armaduras fator fundamental para o resultado da recuperao proposta. Para tanto, todo o produto de corroso aderido s superfcies das barras das armaduras dever ser completamente retirado antes que sejam colocados os materiais de reparo. Viabilizam-se os procedimentos de eliminao da corroso baseados em limpeza rigorosa utilizando lixas e mesmo jatos de areia ou limalhas. Se a contaminao for decorrente de cloretos ou se o material a ser utilizado no reparo for epoxdico ou polimrico a limpeza com a utilizao de jato de areia altamente recomendvel, embora atualmente exista uma restrio muito grande utilizao desse mtodo em funo das recomendaes de segurana dos operadores do equipamento. No caso em foco devem ser feitos uma escovao intensa (escova de ao) e lixamento. Em hiptese alguma deve ser utilizado zarco para a pintura das armaduras de concreto armado.

As Figuras 2.0 e 2.1 abaixo mostram alguns dos procedimentos mais usuais para a limpeza da corroso das barras da armadura tais como escovas de ao, lixas e esptulas.

Figura 2.0 Procedimento de limpeza da armadura.

Figura 2.1 Procedimento de limpeza da armadura.

Aps a limpeza das armaduras feita a passivao das mesmas com a utilizao de produtos especficos. Os produtos anticorrosivos mais utilizados para a passivao das armaduras so: - primer anticorrosivo com base cimentcia. - primer anticorrosivo com base epxi. A Figura 2.2 indica como deve ser feita a passivao da armadura. fundamental que a parte inferior das barras da armadura estejam totalmente imprimadas para que a passivao tenha xito.

Figura 2.2 Passivao das barras de armadura

Terminada a etapa correspondente passivao das armaduras tratadas contra a corroso passa-se prxima etapa, construo da ponte de aderncia.

CONSTRUO DA PONTE DE ADERNCIA

Sempre aconselhvel a construo de uma ponte de aderncia nos reparos de reas com manifestao de corroso das armaduras. A ponte de aderncia, alm de permitir uma completa aderncia entre o reparo e o substrato de concreto funciona tambm como uma barreira de proteo para a regio do reparo. A primeira etapa dessa construo a limpeza cuidadosa da superfcie que vai receber a ponte de aderncia, conforme indicado na Figura 2.3.

Figura 2.3 Nova limpeza para execuo da ponte de aderncia.

Aps a limpeza, e imediatamente antes de se aplicar a ponte de aderncia, as superfcies interessadas devero ser umedecidas. Deve ocorrer saturao da superfcie sem que, entretanto, ocorram encharcamentos, conforme mostrado na Figura 2.4. Em faces inferiores muitas vezes usa-se a aplicao de estopas ou sacos de aniagem molhados para conseguir o objetivo de saturar a superfcie do concreto onde se aplicar ponte de aderncia.

Figura 2.4 Saturao para receber a ponte de aderncia.

Finalmente deve ser construda a ponte de aderncia conforme mostrado na Figura 2.5.

Figura 2.5 Execuo da ponte de aderncia.

O ideal a utilizao de uma ponte de aderncia cimentcia (de preferncia) ou epoxdica (neste ltimo caso muito importante que a aplicao da camada seguinte seja feita dentro do perodo de atividade da resina epxi). A etapa seguinte consiste na reparao da rea afetada para a recomposio da geometria original da pea.

RECONSTITUIO DA SEO DA PEA

Finalmente, a ltima etapa de recuperao consistir na recomposio da seo de modo a se completar o reparo estrutural. Mais uma vez recomendado o umedecimento da interface de contato de reparo, conforme indicado na Figura 2.6.

Figura 2.6 Umedecimento da interface do contato.

A superfcie dever ser saturada, mas de modo a permanecer superficialmente seca, sem encharcamentos, conforme mostrado nas Figuras 2.7 e 2.8.

Figura 2.7 Condio correta de saturao.

A Figura 2.7 mostra uma condio ideal de umedecimento (saturao) da interface, em que ocorre a umidade, mas no se verifica o encharcamento da superfcie, diferentemente do que mostrado na Figura 2.8, onde a superfcie se encontra encharcada, condio que nunca pode ocorrer para esta etapa do reparo estrutural.

Figura 2.8 Condio inaceitvel de saturao com encharcamento.

Saturada a interface pode-se passar recomposio do substrato de concreto na rea da reparao, conforme mostrado na Figura 2.9.

Figura 2.9 Recomposio da seo

Para a recomposio da seo os produtos utilizados devem atender aos seguintes requisitos bsicos: - capacidade de aderncia. - possuir retrao compensada. - ter mdulo de elasticidade compatvel com o sistema de reparo. - possuir baixa permeabilidade. - ter resistncia mecnica compatvel com a do elemento no qual ir atuar - ter suficiente resistncia agressividade do meio ambiente. - ter suficiente resistncia a ataques qumicos. muito importante considerar que o reparo em superfcies verticais e em faces inferiores deve ser feito em camadas, conforme a orientao do fornecedor do produto. Quando a superfcie horizontal, face superior de lajes ou topos de vigas os produtos indicados admitem a aplicao em uma s camada, principalmente os grautes. 5 CURA DA PEA ESTRUTURAL RECUPERADA

Aps a recomposio da seo essencial que seja procedida a sua cura, que deve durar pelo menos 07 dias, se a pea no for revestida ao fim de 72 horas. Esse procedimento mostrado na Figura 3.0.

Figura 3.0 Cura final do reparo.

Muitas vezes, pela prpria posio da pea de concreto, no ser possvel a cura pelos processos mais convencionais como a imerso, o lanamento de gua pulverizada continuamente e (ou) o contato com esponja saturada. Neste caso recomenda-se a adoo da cura qumica com produto apto a no criar uma barreira de aderncia posterior para os revestimentos ou outros acabamentos. Em resumo, quando a superfcie a ser curada tiver que receber revestimento posterior a preferncia ser de cura por imerso, asperso ou contato com espoja ou tecido saturado. Em qualquer hiptese dever haver a remoo posterior por lavagem (uso de jato de gua de alta presso com bico em leque) e escovao intensa antes da aplicao de qualquer revestimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

HELENE, P. (1992). Manual para reparo, reforo e proteo de estruturas de concreto. So Paulo. Editora PINI. MOREIRA DE SOUZA, V. C.; RIPPER, T. Patologia, recuperao e reforo de estruturas de concreto. So Paulo. Editora PINI, 1998.

Potrebbero piacerti anche