Sei sulla pagina 1di 8

Bricoficha

Como equipar a sua caixa de ferramentas

5.2

Chaves de parafusos e berbequins


Chave de parafusos
Existem vrios tipos de chaves de parafusos, por isso necessrio ter um sortido de cada uma delas, com diferentes medidas. Desta forma, ter sempre aquela que melhor se adapta cabea do parafuso. (1) fenda ou plana; (2) estrela ou phillips; (3) pozidriv; (4) Torx.

Chave de parafusos de electricista


uma chave de parafusos especificamente desenhada para trabalhar em contacto com instalaes elctricas. Caracteriza-se por ter um punho fino e comprido, revestido com plstico isolante, e uma ponta estreita para se adaptar aos parafusos pequenos das caixas de juno ou tomadas.

Verruma
A verruma utiliza-se para fazer o incio da rosca e para aparafusar a direito. Tambm d uma grande ajuda em locais de difcil acesso, onde no cabe o berbequim elctrico.

Berbequim/aparafusadora
A um berbequim/aparafusadora podem ser acoplados diversos acessrios, como por exemplo: discos de lixa, discos de polimento, etc., com os quais poderemos fazer trabalhos para alm de furar e aparafusar. Apenas necessrio ter em conta a potncia da mquina para determinados trabalhos.

Furador
A sua utilizao mais comum como marcador do local onde colocaremos os parafusos, em superfcies metlicas. Tambm pode ser utilizado em madeira.

2 Bricoficha

Tipos de martelos
Martelo de carpinteiro
Todos os martelos de carpinteiro se caracterizam por ter um lado mais delgado, que se utiliza para cravar a ponta do prego na madeira. Depois do prego estar seguro e no haver perigo de se inclinar, acaba de se pregar com o lado mais contundente (bordo).

Martelo de orelhas
Este martelo tem uma dupla finalidade, para alm do seu uso convencional para bater, tambm serve para extrair os pregos, fazendo de alavanca.

Maceta
As macetas so muito mais pesadas que um martelo e por isso so utilizadas para bater contundentemente contra um escopro (fazer sulcos na parede, furos para tomadas, etc.).

Mao de madeira
H trabalhos que so mais delicados e requerem uma ateno especial. Para bater em madeira sem a marcar necessrio utilizar o mao de madeira, por exemplo, ao colar duas peas bate-se na zona de unio para encaixar perfeitamente.

Puno
Existem vrias medidas de punes. Em funo do tamanho do prego, deve escolher um puno com dimetro ligeiramente menor do que o prego. A sua funo, cravar a cabea do prego na madeira para que no se veja, e depois tapar o furo com pasta de madeira.

Bricoficha

Alicates e chaves
Turqus
Utiliza-se basicamente para extrair pregos da madeira atravs do princpio de alavanca. Com a ponta arredondada e o cabo comprido, prende-se fortemente o prego e inclina-se a turqus para baixo. Para efectuar um bom trabalho sem marcar a pea, esta deve ser protegida com um pedao de plstico ou chapa que no se dobre.

Alicate expansivo
Tem a particularidade de se poder ajustar a diversos dimetros de tubos, graas sua abertura de cremalheira, para alm de ter as mandbulas dentadas para no resvalar quando se aperta ou desaperta. A medida mais comum para realizar a maior parte dos trabalhos de 235 mm.

Alicate universal
Permite-nos realizar uma variedade de trabalhos, uma vez que uma mistura de turqus, chave inglesa ou alicate plano. Tem uma ponta dentada para suster fortemente qualquer objecto, independentemente da forma, e serve tambm para cortar cabos elctricos.

Chave de boca ou inglesa


As chaves de boca fabricam-se com uma medida fixa que tem que coincidir exactamente com as porcas ou pernos a apertar ou desapertar. Se a medida no coincide, necessrio utilizar uma chave inglesa com abertura varivel, pois de outra forma a chave patina e os bordos da porca podem ficar arredondados.

Chaves de caixa
As chaves de caixa tm um orifcio quadrado num dos lados, onde se colocam diversos punhos (ex.: punho deslizante, com forma de T, etc.). Um dos acessrios mais prticos a chave de roquete, com a qual nunca necessrio soltar o cabo. No outro lado da chave h lugar para as extenses ou caixas.

4 Bricoficha

Ferramentas para cortar e serrar


Serrote universal de carpinteiro
Este modelo de serrote o mais convencional e mais utilizado. A medida standardizada de 50 cm de comprimento e 8 dentes por polegada, permite cortar qualquer tipo de madeira com bastante facilidade. Podemos encontrar no mercado diferentes tipos de serrotes, como por exemplo, os de dentes reforados "hard point" que sofrem menos desgaste e duram at 5 vezes mais.

Serrote de costas
Este serrote destina-se especificamente a fazer cortes totalmente rectos, uma vez que a sua lmina est reforada por uma barra de ao, na parte superior, que impede a mnima dobra.

Serrote para corte oblquo


Este tipo de serrote tem a mesma forma que o serrote de costas, mas com dimenses mais pequenas, utiliza-se para cortar madeiras em ngulo, graas a uma caixa com corte oblquo que faz de guia. Na maior parte dos casos utiliza-se para cortar pequenas ripas e tubos, com um corte muito suave e estreito, graas aos dentes finos.

Serra para metais


Este tipo de serra caracteriza-se por ter a lmina desmontvel, que se fixa ao arco metlico atravs de um tensor, para que no se dobre ao serrar. Outra caracterstica que tem os dentes para a frente, ao contrrio das serras de madeira. Para alm de cortar metal, tambm se utiliza para cortar materiais plsticos como tubos de PVC e metacrilatos. Em funo da pea a trabalhar e do espao, pode utilizar-se uma de menor tamanho (mini-serra).

Faca / Cortante
uma lmina com um cabo para conseguir um boa manobrabilidade e evitar que resvale ao cortar, evitando cortes acidentais. As lminas so descartveis e assim nunca necessrio afi-las. Utiliza-se para cortar plstico, papel, peas de couro, linleo e alcatifas.

Bricoficha

Instrumentos de medida
Metro articulado e fita mtrica
O metro articulado pode ser de plstico ou de madeira e a sua medida de 2 metros. A fita mtrica uma fita metlica ou plstica que se enrola e pode ter um gancho na ponta, para se fixar ao objecto a medir. Os comprimentos so variveis, vo desde os 2 aos 50 metros, e tem um sistema de fixao para evitar que se enrole involuntariamente.

Esquadro recto
Para marcar e fazer cortes em ngulos totalmente rectos, o esquadro a ferramenta ideal.

Esquadro mvel
Diferencia-se do esquadro recto na medida em que o ngulo a marcar totalmente livre e varivel, graas a um sistema de abertura que se fixa atravs de uma ranhura e uma porca de orelhas.

Nvel (de bolha)


uma ripa de metal ou plstico com 2 pequenos tubos cheios com um lquido e uma bolha de ar no interior. Serve para ver se a superfcie est totalmente horizontal ou vertical.

Rgua
uma ripa de metal ou plstico totalmente recta para comprovar se uma superfcie totalmente plana, por exemplo, para nivelar um solo antes de colocar alcatifa ou azulejos. Tambm pode servir como rgua ou guia.

6 Bricoficha

Vrios
Lima
No mercado h uma grande variedade de limas: para metal, madeira, quadradas, triangulares, de meia cana, planas, redondas e de diferentes tamanhos. A mais polivalente a de meia cana. Com a utilizao, as ranhuras vo ficando tapadas, por isso necessrio limpar com uma escova metlica, para que mantenham a sua rugosidade e poder de abraso.

Formo
Serve para rebaixar a madeira, batendo com um mao. muito importante que esteja bem afiado, nunca trabalhar em direco a outra pessoa e nunca pr as mos frente do corte.

Plaina
Da mesma forma que o formo ou o cinzel, a plaina tambm serve para rebaixar a madeira, mas em camadas finas. possvel variar a profundidade do corte, movendo a lmina que se fixa atravs de uma cunha.

Base de lixa
Quando se lixa utilizando directamente o papel, para alm de possveis acidentes, as irregularidades da superfcie no so eliminadas. Isso evita-se fixando o papel a um bloco que pode ser de cortia, borracha ou plstico. Lixar sempre no sentido do veio da madeira.

Escova metlica
uma escova com os plos metlicos que, devido ao seu grande poder de abraso, permite retirar a ferrugem e a sujidade muito incrustadas nas superfcies duras.

Bricoficha

Vrios
Cinzel
Quando queremos fazer um sulco, passar cabos elctricos ou fazer o furo para uma tomada num tabique, utiliza-se o cinzel, batendo com um mao.

Esptula
composta por uma lmina cromada ou anodizada para no oxidar. Utiliza-se para aplicar betume ou gesso em furos e fissuras de paredes/tectos. Tambm serve para retirar o papel de parede ou raspar a pintura velha.

Medidas de proteco
Para qualquer trabalho de bricolage necessrio tomar certas medidas de segurana. Para manipular produtos qumicos ou corrosivos necessrio utilizar luvas de borracha. Utilizar uma mscara para o p e vapores de alguns produtos qumicos. Ao lixar ou cortar madeira e metais necessrio proteger os olhos do p e das limalhas.

www.aki.pt

Obtenha todas as Bricofichas na sua Loja AKI

Coleccione!

Potrebbero piacerti anche