Sei sulla pagina 1di 30

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

Introduo

O objecto de estudo deste trabalho a anlise da Southern African Development Coordination Conference (SADCC), da sua gnese a sua transformao em Southern African Develpment Community (SADC). Constitui objectivo geral do trabalho compreender as razes polticas e econmicas da integrao regional na SADC. Os objectivos especficos traduzem-se em explicar o processo do surgimento e evoluo da SADC e demonstrar as fases do processo de integrao regional na SADC. A inquietao a que levou elaborao do presente trabalho a seguinte: At que ponto o processo da integrao regional contribui para estabilidade poltica, econmica e social da comunidade para o desenvolvimento da frica Austral? As provveis respostas a esta inquietao so: a) A criao da zona de comrcio livre a nvel da regio contribui para o aumento das trocas comerciais; b) A pacificao da regio permite a circulao livre de pessoas e bens. Cronologicamente, incidir sobre o perodo da vigncia da SADCC (1980-1992), no descurando, porm, a anlise do contexto imediatamente anterior criao da SADCC, ou seja, a segunda metade dos anos 70, de maneira a melhor enquadrar e explicar as razes do aparecimento desta organizao. Numa primeira parte, ser analisada a situao regional na segunda metade dos anos 70. Para o desenrolar dos acontecimentos na regio, a data de 25 de Abril de 1974 reveste-se de especial importncia. Com a revoluo em Portugal, os equilbrios na frica Austral vo-se alterar radicalmente. As descolonizaes em Moambique e Angola, foram determinantes para os movimentos de libertao da regio, na sua luta contra os regimes minoritrios de Pretria e Salisbria. neste contexto que vo emergir as organizaes da linha da frente, cujo grande objectivo era de o apoio luta dos movimentos que se opunham ao regime rodesiano e ao regime do Apartheid.

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 1

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

Para alm disso ser sob a gide dos Estados da Linha da Frente que surgir a SADCC. Esta ligao materna marcar fortemente a nova organizao imprimindo um forte cariz poltico SADCC . Numa segunda parte, ser analisada a SADCC, tendo em ateno todo o processo conducente sua criao, o seu modo de funcionamento e as suas principais prioridades. Atendendo a uma srie de condicionalismos histricos, caractersticas geogrficas e conjuntura especfica, os pases da frica Austral, encontravam-se inequivocamente dependentes da frica do Sul. Este tipo de situao era particularmente prejudicial para os Estados da regio, j que o tipo de influncia que a frica do Sul pretendia exercer sobre eles, se assemelhava em muitos aspectos ao colonialismo, de cujos laos estes pases, ainda h pouco se tinham libertado. Numa terceira parte ser analisada a evoluo da SADCC nos anos 80 e todo o processo de transformao regional que antecedeu a criao da SADC. Perante a criao da SADCC, Pretria vai responder atravs da poltica de desestabilizao, a qual atingiu em maior ou menor grau todos os pases da regio. Esta poltica sul-africana aliada a condies climatricas adversas, condies internacionais desfavorveis e erros de governao dos pases da regio, permitem explicar a grave situao econmica em que se encontram actualmente muitos destes pases. Perante esta nova realidade, a SADCC, demasiadamente centrada nas questes polticas, transforma-se, dando lugar SADC, com objectivos econmicos claramente mais ambiciosos, sendo este a sua principal preocupao. Os tipos de pesquisa foram essencialmente qualitativos e bibliogrficos.

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 2

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

Antecedentes 1. A frica Austral na segunda metade dos anos 70 O conjunto de pases que formam a frica Austral (frica do Sul, Angola, Botswana, Lesoto, Malawi, Moambique, Nambia, Suazilndia, Tanznia, Zmbia e Zimbabwe) esto dotados de enormes potencialidades capazes de transformar a regio numa zona prspera. As potencialidades da regio no campo agrcola so imensas. Porm esta realidade no tem sido bem aproveitada, uma vez que a rea cultivada se situa bem abaixo da existente. Em condies ideais, a frica Austral poderia converter-se num fornecedor mundial de alimentos. Para alm da importncia decorrente das suas riquezas e condies naturais, a frica Austral era tambm uma zona considerada importante devido ao seu valor geoestratgico, numa poca em que o mundo se caracterizava pelo conflito Leste/Oeste. Se, por um lado, positiva a existncia de tanta riqueza, por outro lado, ela simultaneamente negativa, j que vai despertar a cobia de outros actores fora da regio, os quais vo fomentar a manuteno dos conflitos existentes.

2. A descolonizao portuguesa: Alterao do equilbrio regional Com a revoluo portuguesa de 25 de Abril de 1974, e as consequentes independncias de Angola e Moambique desencadeou-se um movimento que levaria ao fim do equilbrio regional existente, provocando profundas alteraes: 1. Verificou-se um aumento da importncia estratgica da frica Austral; 2. A independncia de Moambique possibilitou um aumento do fornecimento de material militar e logstico aos movimentos de libertao do Zimbabwe, facto que aliado a uma maior eficcia das sanes econmicas iria marcar o princpio do fim do regime rodesiano 3. Em Angola, a retirada portuguesa permitiu que membros da SWAPO passassem a gozar de uma maior liberdade de movimentos em termos de preparao dos ataques contra foras sulafricanas estacionadas na Nambia;

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 3

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

4. Com a independncia de Angola e Moambique e a sua adeso ao socialismo, bem como as suas ligaes aos regimes comunistas, passando nomeadamente pela interveno directa de Cuba e da Unio Sovitica em Angola, a frica do Sul viu a ameaa comunista chegar s suas fronteiras. 5. A descolonizao portuguesa, teve, assim, como consequncia, a alterao do equilbrio de poderes na regio, colocando em cheque os regimes brancos da frica do Sul e Rodsia.

1.2 A constituio dos Estados da linha da frente O conceito de Estados da linha da frente nasceu no seio da OUA e tambm na sequncia do papel desempenhado pela Tanznia como retaguarda de apoio para os movimentos da frica Austral, sendo de assinalar, nomeadamente, o apoio prestado a FRELIMO durante a guerra colonial. A Tanznia e a Zmbia seriam os dois primeiros Estados a formarem um grupo, o qual mais tarde daria lugar ao que ficaria conhecido como Estados da Linha da Frente. O Botswana entrar em 1975, Moambique e Angola, juntar-se-o a estes pases aps as respectivas independncias, em Junho e Novembro de 1975. o Zimbabwe, aderir em 1980. A Nambia, logo aps alcanar a independncia, em 1990, tambm aderir. Estes Estados, consideravam-se como estando na linha da frente em termos da luta contra as minorias brancas na Rodsia (at 1980) e, contra a minoria branca na frica do Sul e na Nambia, considerando ser seu dever o apoio aos movimentos que lutavam contra estes regimes. Logo aps a sua criao, em 1976, dois problemas absorveram a ateno dos Estados da Linha da Frente: O primeiro tinha a ver com o problema angolano, ou seja, qual das partes deveria ser apoiada na impossibilidade de um compromisso entre as mesmas; A outra questo que surgiu referia-se ao problema rodesiano;

1.3 A poltica da R.A.S para a regio: A Estratgia Total Nacional Desde o inicio dos anos 70, comeou a surgir nos meios militares a ideia de que frica do Sul estava a ser alvo de um Assalto Total conduzido a partir do exterior. A importncia desta situao aumenta devido

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 4

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

ao facto dos militares sul-africanos estarem a ganhar cada vez mais fora na sociedade sul-africana, fazendo sentir a sua presena em todas reas de deciso. Este Assalto Total, estaria a ser conduzido atravs de meios polticos, militares, diplomticos, religiosos, psicolgicos, culturais, econmicos e sociais. De acordo com os apologistas do Assalto Total, o bloco comunista, liderado pela URSS, iria utilizar os Estados negros recentemente independentes, assim como os movimentos nacionalistas, para levar os objectivos a bom porto. A ideia de Assalto Total tornou-se mais clara com a independncia de Angola e de Moambique. Em 1977, os altos comandos militares sul-africanos apresentaram aquilo que ficou conhecido em terminologia inglesa pelo White Pepar on Defense. Neste documento, os militares chamavam a ateno para a necessidade de se adoptar uma Estratgia Total, na qual era defendida a necessidade de mobilizao dos recursos econmicos, polticos e psicolgicos assim como militares, para simultaneamente se defender e avanar com os interesses do Apartheid, quer a nvel interno quer a nvel externo. O White Paper identificava a necessidade de se manter um slido equilbrio militar relativamente aos Estados vizinhos e outros Estados da frica Austral. A estratgia Total visava desde logo uma srie de objectivos regionais imediatos: Evitar que os Estados da regio fossem utilizados ou dessem apoio a ataques de guerrilheiros ou terroristas contra a frica do Sul; Evitar o aumento da influncia do bloco sovitico no domnio poltico e militar na regio; Evitar que os Estados da regio tentassem reduzir a sua dependncia econmica face a frica do Sul.

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 5

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

CAPTULO I 1. SADCC 1.1 Surgimento A regio austral de frica localiza-se no hemisfrio sul, apresentado os seguintes limites (Ismael e Bic, 2000, p 60): Norte Repblica Democrtica do Congo Sul Confluncia do Oceano Indico e Atlntico Este Oceano Atlntico e, Oeste Oceano Indico

Os ensejos que resultaram na criao desta Comunidade para o Desenvolvimento da frica Austral, surgiram nos anos 60, poca em que muitos pases membros como o Botswana, Lesoto, Malawi, Suazilndia, Tanznia e a Zmbia alcanaram as suas independncias.

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 6

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

A SADCC, Conferncia de Coordenao para o Desenvolvimento da frica Austral, foi desenhada e decidida primeiramente no seio dos Pases da chamada Linha da Frente em 1979 i, nomeadamente Angola, Botswana, Moambique, Tanznia e Zmbia. Esta Organizao Regional, foi formada em Lusaka, Zmbia, em Abril de 1980 e na altura composta por 9 Pases aos quais, no grupo dos Pases da Linha da Frente juntaram-se o Lesoto, Malawi, Suazilndia e Zimbabwe s aps as suas independncias.i

A convergncia para a integrao regional ocorreu devido ao surgimento de intensos laos de solidariedade a partir de propsitos comuns e aces colectivas contra o colonialismo e o racismo. A base terica dessa cooperao era predominantemente econmica, embora, na prtica, a motivao poltica no estivesse de fora. A congregao poltica dos estados vizinhos da frica do sul era vital, uma vez que esse pas projectava-se na regio no como um pas aliado, mas sim como exemplo de desunio da regio na poca da guerra fria e do apartheid. Os dirigentes da regio austral de frica entenderam, cada vez mais, a necessidade dessa unio, para conjuntamente trabalharem como condio indispensvel para a sobrevivncia poltica, para o desenvolvimento econmico e para o progresso social comum.

Atravs da busca de reas de interesse comum, primeiro por meio da cooperao bilateral e logo mediante o agrupamento dos Estados da Linha da Frente, a regio passou a ser um veculo para a coordenao de esforos, recursos e estratgias em apoio aos movimentos de libertao nacional, ao mesmo tempo em que resistiam s agresses do apartheid sul-africano. Este grupo de pases reuniu-se em Arusha, Tanznia, em 1979 e em Lusaka, Zmbia, em 1980, apresentando como compromisso seguir polticas dirigidas liberalizao econmica e ao desenvolvimento integrado das economias nacionais. Na conferncia de Lusaka foi criada a Conferncia para Coordenao do Desenvolvimento da frica Austral (SADCC). Essa organizao foi essencial ao assentar bases para a integrao regional na frica Austral, uma vez que, desde a sua fundao, esteve patente a ideia de integrao regional dos pases integrantes da regio austral de frica.
i

CARDOSO, Fernando Jorge, SADC e Interdependncia na frica Austral. Realidades e Perspectivas, Lisboa, 1989, pag. 94. ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 7

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

Esta organizao imps-se pela sua eficcia, tendo-se tornado a Organizao Econmica de maior sucesso no continente africano. 1.2 Objectivos A SADCC tinha como fim a libertao ou independncia econmica e o desenvolvimento integrado das econmicas dos Pases da Regio como tambm a eliminao do Apartheid na frica do Sul e da desestabilizao regional e para alcanar estes fins traou como objectivosii: Reduo da dependncia econmica, particularmente da frica do Sul; Estabelecimento de relaes com vista a uma integrao regional genuna e equitativa; Mobilizao de recursos para promover a aplicao de polticas nacionais, interestatais e regionais; Concertao de aces para obter a cooperao internacional no quadro da estratgia para a libertao econmica. 1.3 Sucessos A SADCC, para alm de ter alcanado os seus fins que de forma resumida eram a eliminao do regime do Apartheid na frica do Sul e da desestabilizao regional logrou alcanar sucessosiii tais como: A captao de um elevado montante de financiamento concedidos pela comunidade internacional; Os trabalhos de recuperao e defesa dos corredores ferrovirios e dos portos servindo o hinterland, com realce ao porto da Beira e incluindo os de Nacala, Maputo, Dar-es-salaam e ainda na fase inicial, Benguela;

ii iii

Idem, pag. 77 Declarao de Lusaka, que cria a SADC, Abril de 1980. Page 8

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

A boa coordenao de aces entre os Estados membros, para a qual tem contribudo quer o bom entendimento poltico conseguido, quer a natureza pouco conflitual dos projectos adoptados pela organizao. Importa salientar que apesar destes sucessos a SADCC enfrentou vrios obstculos com realce a actuao do regime do Apartheid na frica do Sul que cortava e dificultava as vias de acesso ao mar nos Pases membros desta organizao como tambm a desestabilizao e destruies directas ou por intermdio da Renamo na rede de transportes Moambicano, face a independncia do Zimbabwe. 2. SADC
Localizao da SADC no mundo

2.1 Surgimento A SADC, Comunidade de Desenvolvimento da frica Austral, organizao internacional, surgiu em Agosto de 1992 em Windhoek, na Nambia iv atravs da transformao da Conferncia de Coordenao e Desenvolvimento da frica Austral (SADCC). Em 1989, uma Conferencia de Chefes de Estado e do Governo, em Harare, capital do Zimbabwe, decidiu que deveria reformular a SADCC para segundo eles, dar-lhe um status
iv

CARDOSO, Fernando Jorge, SADECC e Interdependncia na frica Austral. Realidades e Perspectivas, Lisboa, 1989, pag. 77. ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 9

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

adequado substituindo o memorando de entendimento por um acordo, carta ou tratado. A declarao e tratado que fundam a SADC, em substituio da SADCC, foram firmados na Conferncia dos Chefes de Estado e de Governo, a 17 de Agosto de 1992, em Windhoek, capital da Nambia. A adeso tardia da frica do Sul organizao deveu-se principalmente ao regime de apartheid que, embora prestes a ser extinto, ainda vigorava. Sendo a economia sul-africana a mais poderosa da regio, havia expectativa de que o seu acesso SADC servisse de catalizador ao desenvolvimento da regio. Antes da entrada efectiva da frica do sul na organizao, em 1994, a Nambia tambm j havia aderido SADC, num momento em que a organizao enfrentava srias dificuldades. O seu pacto de defesa mtua, na realidade, obrigava aos estados membros a participarem em dispendiosas operaes de paz conjuntas, como na segunda metade dos anos 90, exigiu o conflito do Congo. O apaziguamento dos problemas internos da SADC, a adopo de sistemas multipartidrios pela maioria dos Estados membros e o fim do processo de transio para a democracia da frica do sul, assim como o fim do apartheid, possibilitaram a adeso da frica do sul SADC, no dia 25 de Setembro de 1994, num clima de ambiguidades em relao a integrao regional sendo por isso a grande questo a atender em detrimento da rea de defesa, segurana e a evoluo da organizao apesar da percepo quase consensual, sobre a necessidade de adopo de um novo modelo de crescimento orientado para o desenvolvimento.

A economia sul-africana, assim como seus investidores, no s ajudou a regio a atingir taxas de crescimento mais elevadas, mas tambm deu maior peso SADC aos olhos dos investidores internacionais. A economia internacional em crescimento tambm colabora para que, por exemplo, as economias da frica Austral no sejam duramente atingidas pela crise no Zimbabwe. Portanto, uma melhoria significativa da situao actual do Zimbabwe aumentaria ainda mais as perspectivas positivas da SADC. A SADC retm um carcter que a liga ao mundo em desenvolvimento. A frica do Sul, possuindo o mais significativo parque industrial da regio, tornou-se o carro-chefe econmico da comunidade, liderando novos instrumentos e novos parceiros. Os pases membros somam uma populao de aproximadamente 210 milhes de habitantes e um produto interno bruto de
ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 10

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

aproximadamente 226 bilies de dlares, valor que significativo, tomando em considerao a situao econmica dos pases vizinhos.

O objectivo da transformao da SADCC em SADC foi de promover uma cooperao e integrao econmicas, rumo ao desenvolvimento da regio v. A SADC no acto da sua constituio era composta por 10 Pases membros a saber: Angola, Botswana, Lesoto, Malawi, Moambique, Nambia, Suazilndia, Tanznia, Zmbia e Zimbabwe. Actualmente integraram-se a esta organizao mais 4 Pases nomeadamente frica do Sul, R. D. Do Congo, Maurcias e Madagscar totalizando 14. O Tratado da SADC providencia uma agenda comum e assenta nos seguintes princpiosii: desenvolvimento sustentvel, igualdade de oportunidades, reduo de pobreza e paz e segurana.

2.2 Objectivos A viso da SADC de um futuro comum, um futuro que dentro da comunidade ir assegurar um bem estar econmico, melhoria dos padres e qualidade de vida, liberdade e justia social, paz e segurana dos povos da frica Austral , in SULULO, Nicolau. O Processo de Integrao Econmica, Maputo, 2007. Esta viso compartilhada, est ancorada nos valores e princpios comuns e as afinidades histrico-culturais entre os povos da frica Austral. Para alcanar estes fins, a SADC traou os seguintes objectivosiii a prosseguir: Atingir o crescimento e desenvolvimento econmico, aliviar a pobreza, melhorar os padres e qualidade de vida dos povos da frica Austral e apoiar as desvantagens sociais atravs de integrao regional; Envolver valores comuns de polticas, sistemas e instituies;

Tratado da Comunidade de Desenvolvimento da frica Austral (SADC). Page 11

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

Promover e defender a paz e segurana; Promover o desenvolvimento sustentvel na base colectiva e a interdependncia dos Estados membros; Atingir a complementaridade entre as estratgias entre os programas nacionais e regionais; Promover e maximizar o emprego produtivo e a utilizao dos recursos da regio; Atingir a utilizao sustentvel dos recursos naturais e a efectiva proteco do ambiente; Fortalecer e consolidar as longas afinidades histricas, sociais e culturais e ligaes entre o povo da regio.

2.3 reas de cooperao e integrao na SADC Comrcio, Industria, Finanas, Investimento e Minas; Infra-estruturas, Servios e Turismo; Segurana Alimentar e Recursos Naturais; Desenvolvimento de Recursos Humanos e Cincia e Tecnologia; Meio Ambiente; Bem-estar Social, Informao e Cultura; Poltica, Defesa e Segurana.

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 12

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

CAPTULO II INTEGRAO ECONMICA REGIONAL 1. Conceptualizao Integrao o processo pelo qual um grupo de pases com certo grau de afinidades (i.e. histricas, culturais, sociais e econmicas) decide integrar as suas economias nacionais criando um amplo mercado regionalvi. Nesse processo, os pases comprometem-se a realizar aces com o objectivo de acelerar o desenvolvimento econmico e social de forma mtua e coordenada, tomando medidas comuns nas vrias esferas socioeconmicas, na base de um quadro jurdico ou instrumentos legais acordados pelos pases. Por outro lado, a integrao econmica o processo atravs do qual dois ou mais Pases se juntam numa relao econmica mais estreita do que cada um deles tem com o resto do mundoiv. A integrao econmica comea com um esquema em que as barreiras tarifrias e no tarifrias so abolidas entre os pases envolvidos, mas no com o resto do mundo. Esta pode tambm envolver a liberdade de movimento de recursos, polticas econmicas comuns ou mesmo uma moeda comum. A integrao regional, pode, igualmente, ser vista como um processo de multiplicao de associaes de pases no qual se regista um crescimento da parte de trocas comerciais e financeiras intra-regionais nas trocas mundiaisv. As associaes regionais baseiam-se no princpio da livre adeso vis--vis projecto comum.

2. Razes da integrao econmica Razes Econmicas a.


vi

Maiores mercados

SULULO, Nicolau, O Processo de Integrao Econmica, Maputo, 2007. Page 13

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

b. c. d.

Actividades trans-fronteirias de bens e servios Oportunidades de investimento mais activas Solues regionais dos constrangimentos do lado da oferta

Razes de segurana a. conflito/ Razes socioculturais a. Histricas e tradies comuns Estruturas que resolvem conflitos potenciais e situaes ps-

3. Principais abordagens da integrao econmica A) Integrao do comrcio ou do mercado

a abordagem mais comum e privilegia a liberalizao das relaes comerciais entre os pases vizinhos. Importa salientar que nesta abordagem que implementam-se em sucesso linear as fases da integrao econmica que so as seguintes: 1. rea Preferencial ou de Comrcio (PTA) em que o comrcio entre os Pases conduzido numa base preferencial, com as regras de origem acordadas, com cada Pas a manter as suas tarifas em produtos importados de terceiros Pases. 2. Zona de Comrcio Preferencial (FTA) em que as tarifas e a maioria das barreiras no tarifrias so eliminadas entre os Membros da FTA, em conformidade com as regras de origem acordadas, com cada Pas a manter as suas tarifas sobre os produtos importados de Pases terceiros. 3. Unio Aduaneira (UA) em que os Estados membros eliminam as tarifas e todas as barreiras que impediam o comrcio entre si, porm, operando na base de
ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 14

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

uma tarifa externa comum (TEC) para as mercadorias importadas de fora da unio. H livre circulao de bens quando entra na unio aduaneira. As receitas provenientes das tarifas so ou no partilhadas entre os Estados membros. 4. Mercado Comum (CM) em que h livre circulao de bens, servios, trabalho e capital (estes dois ltimos factores de produo) e o direito de estabelecimento e residncia entre os membros do mercado comum. 5. Comunidade Econmica (EC) em adio as condies de mercado comum a comunidade econmica tem uma moeda nica emitida por uma autoridade monetria e polticas fiscais e monetrias comuns. 6. Unio Monetria (UM) em que os Estados membros acordaram partilhar uma Moeda nica entre si. B) Integrao atravs de projectos

A integrao atravs de projectos de cooperao tende a evitar a liberalizao do comrcio com o argumento de que a teoria da integrao comercial ou de mercado mais apropriada para os pases desenvolvidos. Esta abordagem defende que a prioridade dos pases em desenvolvimento a promoo dos projectos de desenvolvimento nas esferas de produo e criao de infra-estruturas, esta abordagem encoraja a cooperao em projectos regionais de desenvolvimento, como um factor catalizador da integrao regional.

C)

Integrao para o desenvolvimento

A essncia desta abordagem no mais do que uma variante da abordagem anterior e baseia-se na premissa de que as incompatibilidades derivadas das estruturas de produo e os padres de consumo subdesenvolvidos tornam impossvel promover a integrao regional atravs de polticas de gnero laissez-faire. Esta abordagem enfatiza a necessidade de uma cooperao poltica mais estreita logo na fase inicial do processo de integrao.

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 15

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

CAPTULO III 1. INTEGRAO ECONMICA REGIONAL EM FRICA: O CASO DA FRICA AUSTRAL SADCC Vs SADC 1. Perodo de 1980-1988 Como vimos na parte dedicada aos sucessos alcanados pela SADCC, entre outros h a destacar um conjunto de projectos no mbito das comunicaes regionais e da segurana alimentar que contriburam para conferir a SADCC um alto ndice de credibilidade junto dos Pases e instituies doadoras. Foi em virtude do apoio conseguido aos projectos de coordenao regional nas reas de transporte que continuam em curso os projectos dos corredores que tem estado a servir de alavanca para a prioridade na realizao de investimentos produtivos e as trocas. Este um passo em frente no caminho da construo de economias mais integradas que esteve associada ao ambiente externo, isto , a evoluo poltica e econmica internacional e na vizinha frica do Sul, a qual estando num processo de democratizao interna e a relativa diminuio das aces de desestabilizao, factos que originam cenrios futuros diferentes dos at agora encarados pela SADCC. Nos primeiros anos da dcada de 80, na SADCC, no que se refere a integrao regional, verificavam-se cenrios completamente desoladores porquanto o PNB da frica do Sul ultrapassava em quase 3 vezes, o do conjunto dos membros da SADCC sendo que a economia Sul-africana, contrariamente dos Pases da SADCC se caracterizava por um grau mdio de industrializao. O primeiro aspecto de evidente interdependncia entre as economias dos Pases da zona -nos dado pela rede dos transportes, pois as vias naturais de acesso ao mar dos pases do interior esto em Angola e Moambique. Face a poltica do Governo da frica do Sul a partir de 1977 a qual previa a realizao de aces econmicas e militares contra os Pases vizinhos, incluindo como aspecto principal, cortar ou dificultar as suas vias de acesso ao mar, tornou-se o objectivo central do Governo Sul-Africano com aplicao da chamada estratgia total. Os problemas gerados por estas polticas tornaram-se particularmente graves aps a independncia do
ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 16

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

Zimbabwe, com o crescimento das aces de desestabilizao e as destruies directas ou por intermdio da Renamo da rede de transportes moambicana. Foi neste contexto que se inscreveu a prioridade dada aos projectos dos corredores ferrovirios, e mais em geral aos sectores de transportes e comunicao na SADCC. No que diz respeito as relaes comerciais, importa salientar o peso menor do comrcio intra-SADCC nos primeiros anos da dcada de 80 e o volume das trocas entre os membros da SADCC ser superior mdia para os 6 Pases sem fronteira martima excepto o Lesoto e Suazilndia que realizam quase totalidade do seu comrcio com a frica do Sul. Angola e Tanznia eram nesta altura Pases com fraca integrao pela via de comrcio na zona. A caracterstica central do comrcio regional o elevado nvel de trocas comerciais entre a maioria dos membros da SADCC com a frica do Sul com a excepo de Angola e Tanznia. O grau de interdependncia comercial na frica Austral apresenta caractersticas consonantes com o grau de desenvolvimento das economias em presena e com os laos histricos derivados de fluxos econmicos e transportes. O comrcio intra-SADCC pouco significativo e dominado pelo Zimbabwe. O comrcio SADCC/frica do Sul tem peso relevante para a maioria dos membros da organizao. Os outros aspectos de interdependncia econmica regional so os casos de energia, trabalho migratrio e capitais pois os Pases da regio satisfazem as suas necessidades em consumo de energia elctrica pela produo prpria em centrais trmicas ou hidroelctricas. Os projectos nacionais apontam para uma auto-suficincia do que para a cooperao regional. Os exemplos mais salientes de cooperao regional no mbito da SADCC, dizem respeito a uma ligao tripartida Botswana/Zimbabwe/Zmbia para venda de energia elctrica a este ltimo Pas, para alm de ligaes localizadas em zonas de fronteira como os casos de Malawi/Moambique e Moambique /Zimbabwe. Quanto aos fluxos regionais de trabalhos migratrios, estes do-se de pases membros da SADCC para frica do Sul e destinam-se a com maior incidncia as minas, particularmente nas zonas fronteirias de Moambique e os vizinhos Zimbabwe e Malawi. No concernente aos investimentos e a propriedade de capitais e ou de meios de produo entre os membros da SADCC so pouco significativos, sendo a presena sul africana mais
ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 17

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

importante principalmente nos Pases BLS, Zimbabwe e Malawi, sem deixar de lado o sector privado do Zimbabwe com investimento em Pases como Moambique ao longo do corredor da Beira. Em resumo, embora com graus de intensidade diferentes de pas para pas, as relaes de interdependncia econmica na frica Austral, mostram no essencial, que as ligaes recprocas dos Pases membros da SADCC so menos relevantes que as que os ligam economia sulafricana.

2. Perodo de 1989-1994 A Conferncia de Coordenao do Desenvolvimento da frica Austral (SADCC = Southern African Development Coordenation Conference), foi criada, como referimos atrs, em 1980 como instrumento para a reduo da dependncia econmica em relao a frica do Sul e, mais tarde, para uma integrao regional equitativa para o desenvolvimento, no contexto da emacipao poltica da regio. Em Agosto de 1992 foi adoptado, durante a cimeira de

Windhoek, na Nambia, o Tratado que cria a Comunidade de Desenvolvimento da frica Austral (SADC = Southern African Development Community) assumida como uma organizao que visa promover o desenvolvimento econmico e social da frica Austral. A SADCC alcanou sucessos notveis desde a sua fundao, particularmente se for analisada do ponto de vista dos problemas econmicos nacionais, do ambiente internacional e da desestabilizao e agresso militar massivas do regime do Apartheid da frica do Sul, cujos prejuzos so estimados em US$60 Bilies no perodo de 1979 1989vii. A SADCC, bem como a sua sucessora SADC, ajudaram a manter a regio unida, contribuindo para uma definio conjunta de prioridades em reas como investigao agronmica, energia, transporte e comunicaes, entre outras. Acima de tudo, permitiu, criar uma identidade regional e um sentido de destino comum dos Estados-membros. Ao longo da sua existncia, novas reas e formas de cooperao tais como a formao de recursos humanos, a busca de formas de aumentar a produtividade e promover o
vii

Crf. Art. 4 do Tratado da SADC. Page 18

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

desenvolvimento do sector empresarial foram sendo reconhecidas como fundamentais para o crescimento e desenvolvimento econmico da regio. No perodo em anlise, as insignificantes trocas comerciais entre os Estados da regio confirmam as limitaes prprias do processo de integrao entre Pases com disparidades nos nveis de desenvolvimento econmico e sem uma tradio de comrcio entre eles, com excepo do Zimbabwe e Malawi que j tinham expresso comercial no referido perodo. Por outro lado, o volume das trocas comerciais com a frica do Sul comprovara a hegemonia deste Pas no contexto da economia regional. O processo de integrao econmica e cooperao regionais era essencialmente caracterizado por ausncia de sinergias e, as vezes, pelas existncias de conflito entre os programas regionais e os de cada Estado-membro. As fraquezas da regio foram para alm da incapacidade da regio em trazer todos os sectores da sociedade para o vector principal dos esforos de cooperao regional, pois enquanto o processo no se fazer sentir na vida comum do cidado, a cooperao tem hipteses muito limitadas de produzir os efeitos desejados como tambm a incapacidade da regio em mobilizar os seus prprios recursos para o esforo do desenvolvimento, pois, enquanto no forem adoptadas polticas apropriada s estabelecidas instituies e mecanismos adequados no pode haver desenvolvimento econmico auto-sustentvel e, consequentemente, no pode haver integrao econmica regional sustentvel. Face as grandes disparidades e desigualdades nos nveis de desenvolvimento econmico dos pases da regio aliado a uma dependncia profunda e o fortalecimento do poder econmico da frica do sul no seria possvel alcanar o crescimento e o desenvolvimento econmico equilibrado, a estabilidade poltica e a segurana na regio.

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 19

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

2.1 Razes do fraco desempenho econmico da regio A Conferncia Consultiva Anual da SADCC, realizada em Maputo, Janeiro de 1992, e subordinada ao tema: SADCC: Towards Economic Integrationviii reconhece como factores do fraco desempenho econmico da regio, entre outros os seguintes: 1. Polticas pouco adequadas e insuficincias da regio: pases da regio em

que os Governos e empresas pblicas eram principais actores da economia. Promoo de crescimento e desenvolvimento econmico atravs de industrias de substituio de importaes, produzindo para os seus prprios mercados internos. Houve nestes Pases uma participao limitada da populao nos processos econmicos e polticos o que se traduziu em mecanismos pouco claros de prestao de contas, nveis elevados de corrupo, baixa produtividade e ineficincia o que contribuiu para a baixa tica profissional e apatia geral. 2. Problemas de balana de pagamento e fraca base produtiva: falta de

divisas necessrias para financiar as polticas de substituio de importaes adoptadas tendo em considerao que maiores firmas produtivas e de prestao de servios eram propriedades do Estado ou por este subsidiadas o que as transformou num pesado fardo oramental, contribuindo para agravar o dfice pblico, com os consequentes nveis de crescimento e endividamento e inflao. 3. Taxas de crescimento da populao superiores as do crescimento da

produo: na maioria dos Estados membros as taxas de crescimento da populao situaram-se acima das taxas do crescimento econmico, o que deteriorou ainda mais o nvel de vida das populaes (empobrecimento) e aumentou a presso sobre os servios sociais (m qualidade dos servios). 4. Desequilbrios regionais: disparidade dos nveis de PIB global, do PIB

percapita e de esperana de vida da maioria dos estados membros entre si e sobre tudo com frica do Sul.

viii

Idem Art. 5. Page 20

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

5.

Aco dos Governos do Apartheid na frica do Sul: campanha de

agresso e desestabilizao lanada pela frica do Sul nos anos 80 aos Pases da SADCC particularmente Angola e Moambique. Reduo pela frica do Sul dos nveis de contratao de trabalho mineiro e dos servios de transporte da regio. Para dar resposta a estes factores, os Governos dos Pases da regio vem empreendendo, em paralelo com aces de cooperao poltica, reformas econmicas substanciais, reestruturao da produo ao nvel empresarial, promoo da produtividade e competitividade, introduo de polticas de controlo da populao taxa de natalidade e promoo de formas pacficas de resoluo de conflitos de forma a elevar o nvel de vida dos povos da regio.

3. Perodo 1995 - 2000 Este perodo foi marcado pela adopo do Protocolo Comercial da SADC, assinado por 11 Estados Membros em Agosto de 1996 e entrou em vigor em 25 de Janeiro de 2000, um ms aps a sua ractificao por 10 desses Estados. Este protocolo foi adoptado tendo em vista a integrao gradual dos mercados dos Estados-membrosix. O Protocolo Comercial da SADC visa uma integrao que toma em conta a necessidade da priorizao da cooperao atravs de projectos de desenvolvimento de interesse comum em que a prpria integrao dos mercados est intimamente ligada a implementao desses projectos. Os objectivos principais do Protocolo so a criao, a nvel sub-regional, de uma Zona de Comrcio Livre (FTA) priorizando a livre circulao de mercadorias e servios, ao fim de um perodo de transio, atravs de um calendrio negociado e mutuamente acordado de eliminao de barreiras tarifrias e no tarifrias ao comrcio dentro da regio. Preconiza ainda a livre circulao de mercadorias e servios, definindo como vector principal da cooperao a atraco e fomento do investimento privado estrangeiro na regio com o objectivo de ligar a liberalizao do comrcio a um processo de desenvolvimento industrial
ix

Ibid Art. 21 Page 21

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

sustentvel e de atenuao das desigualdades de desenvolvimento econmico entre os Pases da regio. Este protocolo est sendo implementado com a participao activa dos empresrios. Para a concretizao dos objectivos da zona do comrcio livre da SADC, apesar da mesma ser constituda por 14 Estados-membros, apenas 12 iro integrar a Zona do Comrcio Livre, uma vez que Angola e a Repblica Democrtica do Congo pediram mais tempo para preparao, alegadamente por necessitarem de concentrar esforos na reconstruo das infraestruturas destrudas pela guerra e na concluso das reformas macroeconmicas. A SADC tem objectivo de tornar-se num bloco econmico slido tendo em vista a integrao econmica dos Estados-Membros. Neste mbito, estabeleceu, como metas, que aps a criao da Zona do Comrcio Livre, segue-se a adopo, em 2010, de uma Unio Aduaneira, e para 2015 est prevista a criao de um Mercado Comum e, em 2016, a abertura do Banco Central, para em 2018, entrar-se na fase decisiva do processo de integrao regional com a introduo de uma moeda nica para os Estados membros da SADC.

4. Estgio Actual da Integrao Regional 2001-2008 Aps a entrada em vigor do Protocolo Comercial da SADC em 25 de Janeiro de 2000, vrias aces foram levadas a cabo pela organizao com vista a responder os objectivos do referido Protocolo. Destas aces a mais relevante foi a adopo em Agosto de 2003 do Plano Estratgico de Desenvolvimento Regional (RISDP) o qual constitui como base para o desenvolvimento da regio nos prximos 15 anos. Este plano um quadro estratgico para a profunda integrao econmica e desenvolvimento social da regio da SADC e o seu objectivo final aprofundar a agenda de integrao da SADC, tendo em vista acelerar a erradicao da pobreza e o alcance das metas de desenvolvimento econmico e social e ligar as metas de desenvolvimento a integrao regional.
ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 22

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

Do trabalho atrs desenvolvido, conclui-se que o processo de integrao difcil e sinuoso por um lado, mas por outro constitui um importante motor de desenvolvimento e traz enormes vantagens do ponto de vista de desenvolvimento das economias participantes. Neste contexto, urge a necessidade de os Pases membros da SADC transformarem e estruturarem as suas economias quer a nvel nacional como regional. O nvel de integrao actualmente existente entre os membros da SADC ainda bastante modesto, com excepo do sector de transporte em que o grau de realizao dos projectos aprovados pode considerar-se substancial. A promoo da integrao entre os Pases membros da SADC ter que reconhecer as adversidades e as disparidades existentes entre os membros da SADC e a frica do Sul, indispensvel uma estratgia de integrao regional que procure enraizar-se em princpios claros. A organizao devia estabelecer mecanismos apropriados para a promoo da integrao na base de equidade, benefcio mtuo e interdependncia, mecanismos estes apropriados para os seus interesses e capaz de satisfazer as suas necessidades especficas. A integrao regional deve ser vista no contexto da econmia global na medida em que os Estados membros da SADC individualmente so demasiados pequenos para empreender polticas de desenvolvimento isolados e para justificar o investimento necessrio para efectuar as mundaas que se impem. E imperativo acelerar a agenda de integrao econmica da SADC por forma a responder as aspiraes dos povos da regio, no combate da erradicao da pobreza e com objectivo ltimo de elimina-la.

O RISDP tem como propsitos: Providenciar uma direco estratgica para uma eficiente implementao do programa de aco da SADC para os prximos 15 anos; Alinhar as metas e objectivos de desenvolvimento integrado a longo prazo com as polticas e prioridades das reas de interveno;
ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 23

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

Aumentar e fortalecer as ligaes inter-sectoriais e sinergias. Este plano est em consonncia com as metas e objectivos da SADC no que diz respeito ao comrcio, liberalizao econmica e desenvolvimento, visto que os dois documentos estabelecem mesmas metas quanto aos processos de integrao do mercado de bens e servios, tendo j se materializado o primeiro passo que o estabelecimento da Zona de Comrcio Livre em 2008 e prev-se para o presente ano de 2010 o estabelecimento da Unio Aduaneira, processos que culminaram com o estabelecimento do Mercado Comum em 2015 e Moeda nica em 2018. Da avaliao de meio-termo do Protocolo Comercial da SADC constatou-se a falta de cumprimento do calendrio tarifrio e inconsistncia em efectuar as redues tarifrias por parte de alguns Pases; regras de origem restritivas e complexas e falta de mecanismos consistentes para monitorar a implementao do Protocolo.

5. Corredores de Desenvolvimento da SADC Os corredores de desenvolvimento constituem uma das principais prioridades para o desenvolvimento socio-econmico dos pases membros da SADC.

Corredor de Desenvolvimento um programa de desenvolvimento regional que procura gerar o crescimento econmico sustentvel atravs da mobilizao de capital de investimento privado a fim de empoderar as comunidades locais Estes podem localizar-se em vrios pases membros, uma vez que a maioria est localizado no interior, o que requer uma rede de transporte eficiente para que se tenha acesso ao mar, portanto, constituem uma rede de troca de produto, investimentos entre outros tendo em vista a atraco de investimento privado para o desenvolvimento socio-econmico dos pases. Este, pauta-se pela necessidade de se desenvolver o comrcio transfronteirio, o investimento, o melhoramento de infra-estruturas e turismo. A maioria dos corredores de desenvolvimento da regio passa pela frica do Sul.
ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 24

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

Para atingir o desenvolvimento socio-econmico, estes corredores devero ser equipados de infra-estruturas capazes de competir com os outros pases. , neste contexto que os pases membros da SADC apostaram na modernizao das suas infra-estruturas com a finalidade a atrair novos e maiores investimentos privados. A Comunidade de Desenvolvimento da frica Austral apresenta alguns corredores de desenvolvimento, nomeadamente: Corredor de Desenvolvimento de Maputo- que constitu a chave para o desenvolvimento da regio porque foi o primeiro corredor concebido (1995), com construo de uma nova estrada que liga frica do Sul e Moambique, com portagens e onde encontramos o mega projecto de alumnio de Moambique que emprega centenas de pessoas, a fbrica de ferro de Maputo, o Parque Industrial do Beleluane e vrios projectos de indstria do gs natural, centrados na melhoria das condies de vida da populao local, economia do pas e da regio. Corredor de Desenvolvimento da Beira e do Zambeze visa desenvolver a regio econmica que liga Malawi, Moambique, Zmbia e Zimbabwe atravs do porto localizado na provncia de Sofala (porto da Beira). Tem como objectivo fundamental o restabelecimento e a modernizao das ligaes infraestruturais no interior. Para tal, os projectos de desenvolvimento de infraestruturas passam pela modernizao do porto da Beira, fornecimento de electricidade, viadutos, gs e do combustvel lquido, pela proposta de reabilitao da estrada Harare-Beira com portagens, melhoramento das linhas frreas de Harare-Beira e a modernizao dos aeroportos, o desenvolvimento dos rios Chire e Zambeze em canais navegveis tem em vista o aumento de opes para o acesso ao mar para o Malawi, pas do interior Os projectos ora em curso consubstanciam-se na reconstruo da linha de Sena, que teve incio em 2004, projectos com base em recursos naturais nomeadamente a reabertura da mina de carvo de Moatize e o desenvolvimento de uma estao de energia trmica, desenvolvimento agrcola em Dondo e Chimoio, bem como o turismo nas terras altas do Zimbabwe e do vale do Zambeze Corredor de Desenvolvimento de Nacala, liga o norte de Moambique (Porto de Nacala) ao interior do Malawi. Apresenta diversas infra-estruturas como estradas e caminhos de ferro, etc. Um dos maiores beneficirios deste corredor a populao malawiana porque cerca de 70% dela
ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 25

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

reside ao longo deste corredor. Presentemente, esto em curso obras de reabilitao da linhafrrea e das estradas. Corredor de Desenvolvimento do Limpopo, tem como base a bacia do rio Limpopo, as reas de cooperao so desenvolvimento agrcola, minerao, turismo e sectores relacionados a infraestrutura, fazem parte deste corredor frica do Sul, Moambique, Zimbabwe, Botswana e Zmbia. Os projectos em curso, como o da minerao que tem como base os depsitos de areias pesadas na foz do rio Limpopo, a reabilitao e a expanso do desenvolvimento agrcola de irrigao na rea de Combumune-Chokw e o desenvolvimento do turismo na Pennsula de Machangulo, reserva de Elefante de Maputo e as reas transfronteiria de conservao, chamadas frequentemente por parque da paz. Em relao ao turismo, pretende-se estabelecer uma zona de desenvolvimento do turismo baseado na natureza patente nos 260.000Km2 que a rea em aluso dispe. Esta regio tem seis grandes ecossistemas interligados com diversidades de plantas e aves, reservas de parques e uma extensa linha costeira protegida. Corredor de Desenvolvimento de Mtwara- cobre os territrios do Malawi, Moambique, Repblica Unida da Tanznia e a Zmbia. Tem projectos na rea dos transportes, infra-estruturas e recursos naturais nomeadamente: a expanso e modernizao dos portos de Mtwara, Mbamba Bay e Manda, ambos localizam-se no Lago Niassa, modernizao do aeroporto de Mtwara, estao de Energia Trmica de Mchuchuma, o viaduto de petrleo de Mtwara Bay, projecto do gs do Songo e vrias infra-estruturas de estradas e caminhos de ferro. O projecto em curso que ir impulsionar o desenvolvimento socio-econmico do pas e da regio a construo da Ponte da Unidade sobre o rio Rovuma. Corredor de Walvis Bay, os beneficirios directos deste corredor so frica do Sul, Botswana, Nambia, Zmbia, Zimbabwe e Repblica Democrtica do Congo, localizados na centro e sul da SADC. Devido a sua localizao e rapidez, o Porto de Walvis Bay oferece segurana para cargas sensveis ao tempo, devido a essa caracterstica, em 2004, este, foi classificado como um dos
ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 26

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

melhores portos de frica desde 2000 e em 2003 a Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio (UNCTAD), escolheu-o como corredor modelo no continente africano. Fazem parte deste, o corredor de Trans-Kalahari, Trans-Caprivi e o Trans-Cunene que se apresenta como uma rota alternativa para o desenvolvimento econmico do sul de Angola.

Corredor de Desenvolvimento de Tazara, tambm designado por Corredor de Dar-Es-Salaam, liga a frica do Sul, frica do leste e central. Os produtos com maior taxa de circulao so o acar, cimento, combustvel e maquinarias. Corredor do turismo e da biodiversidade da Swazilndia/Africa do Sul (STBC) - liga a parte sudoeste da Provncia de Mpumalanga na Africa do sul Suazilndia ocidental. O objectivo principal deste corredor a promoo do desenvolvimento scio econmico sustentvel e participativo atravs de aces conjuntas que visem a proteco dos diversos ecossistemas, promovendo o turismo para o benefcio das comunidades locais. Corredor de Desenvolvimento de Lobito, liga Angola, RDC e Zmbia, constitui um importante sistema de transportes regional porque a via mais curta que liga a maioria das regies minerais da RDC e Zmbia, Europa Ocidental e Amrica. muito importante para o desenvolvimento scio econmico da populao Angola porque serve 40% da populao. As principais infra-estruturas so o porto, alinha frrea de Benguela e as estradas para a RDC e Zmbia. Os projectos em cursos so a reabilitao e modernizao da linha-frrea de Benguela e do porto de Lobito e a reabilitao da rede de estradas que se estendem por mais de 1800Kms. Corredor Norte-Sul ou Corredor de Durban, liga a frica do Sul aos pases do nordeste, constitui a maior ligao regional com mais circulao de transportes na frica Austral e Oriental porque liga a maioria dos pases da 8 pases da Africa austral e oriental e interliga a outros corredores. As infra-estruturas chaves so o porto de Durban com a maior capacidade entre os portos da SADC, as estradas e as linhas-frreas.
ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo Page 27

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

Concluso

O processo de integraao dificil e sinuoso, constitui um importante motor de desenvolvimento e traz enormes vantagens do ponto de vista de desenvolvimento das economias particulares. Imperatividade de aceleraao a Agenda de Integraao Economica da SADC por forma a responder as aspiraoes dos povos da regiao, no combate da erradicaao da pobreza e com objectivo ltimo de elimina-la. Todo o esfgorco que os governos da SADC tem enviado, com a uniao de uma serie de politicas, quer seja, economicas ou politicas tende a melhorar de nivel de vida dos seus povos em particular e da regiao em geral. Para o governo mocambicano, a pretensao acabar com a pobreza absoluta. A uniao faz a forca, diz a velho ditado.

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 28

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

Bibliografia

LANGA, Jaime. Artigos in O Pais on line, 2006 MUNETSI, Madakufamba. SADC HOJE. 6Vol n 1, Abril 2003 NAMBURETE, Salvador. Economia Internacional. S/ed, editora ISRI, Maputo, 2002, pp117-161 ZACARIAS, Agostinho. Repensando Estratgias Sobre Moambique E frica Austral . s/ed, Editora ISRI, Maputo, 1991, pp 303-315 BRANCO, Luis Castelo. Das Razes Polticas da SADCC s Razes Economicas da SADC . Edies da Universidade Lusada

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 29

Integrao Regional: SADCC Vs SADC

iii

Idem, pag.77

iii

Cfr. Art. 4 do Tratado da SADC.

iii

Idem Art. 5
Integrao econmica regioanal. Pag. 117. SULULO, Nicolau. O Processo de Integrao Econmica, Maputo, 2007.

iv

ISAP Instituto Superior de Administrao Pblica. CPSAP1: Mdulo I, 6 Grupo

Page 30

Potrebbero piacerti anche