Sei sulla pagina 1di 44

Materiais Condutores

Introduo

Os materiais condutores so caracterizados por diversas grandezas, as quais podemos destacar:


Condutividade ou resistividade eltrica Coeficiente de temperatura Condutividade trmica Potencial de contato Comportamento mecnico

Introduo

A escolha do material adequado nem sempre recai sobre aquele de caractersticas eltricas mais vantajosas. A deciso deve recair sobre um metal ou uma liga, que apesar de eletricamente menos vantajoso, satisfaz as demais condies de utilizao.

Introduo

Os principais materiais de elevada condutividade eltrica so os metais nobres, acrescidos de alguns outros grupos e de suas ligas. Os metais de alta condutividade podem ser empregados como:

Condutores Enrolamentos de mquinas eltricas Transformadores...

Introduo

Em outras aplicaes, h interesse em materiais compostos por ligas de alta resistncia, com objetivo de fabricar:

Resistncias Aparelhos de calefao Filamentos para lmpadas incandescentes...

Caractersticas dos Materiais Condutores


Variao da resistividade com a temperatura e a freqncia:


Resistncia eltrica de uma dada pea de determinado material:


R=.l/A

resistividade eltrica do material (.cm) A seo transversal (em cm2) l Comprimento do condutor (em cm)

Caractersticas dos Materiais Condutores


Representao da variao da resistncia e funo da temperatura.

Temperatura as partculas vibram interferindo no movimento dos eltrons. Causando perdas no deslocamento dos eltrons e, conseqentemente, aquecimento do condutor.

Caractersticas dos Materiais Condutores


O interesse prtico est no setor reto, trecho AB, cuja inclinao


tg= R/T a relao tg/R o coeficiente de temperatura da resistncia e indicado por TI. Onde a temperatura de referncia, tomada como T1=20oC. RT2=R20[1+ 20(T2-20)]

Caractersticas dos Materiais Condutores


Se a poro linear do grfico da resistncia em funo da temperatura for estendida para esquerda ele cortara o eixo de temperatura no ponto T0, onde a resistncia nula. Essa temperatura T0 a temperatura inserida para resistncia zero (teoricamente -273 oC). Se T0 conhecida e se a resistncia R1 em outra temperatura T1 tambm conhecida ento a resistncia R2 a uma temperatura T2 T0 pode ser encontrada. R2= (T2-T0/T1-T0).R1 R R1

R2

T1

T2

Caractersticas dos Materiais Condutores


A condutividade trmica de metais e ligas tambm de extrema importncia pois ela que demonstra a capacidade do material de liberar para o ambiente o aquecimento causado pelas perdas.

Exerccios_1
1. 2. 3. 4. 5.

6.

7. 8.

9.

10.

Encontre a resistncia a 20oC de uma barra de cobre recozido de 3m de comprimento e 0,5cm por 3cm de seo reta retangular. Encontre a resistncia de um condutor de alumnio cujo comprimento de 1000m e o dimetro de 1,626mm. O condutor est a 20oC. Qual a resistividade da platina se um cubo com 1cm possui uma resistncia de 10 entre faces opostas. Um cabo de 20m de comprimento e rea de seo reta de 2,1mm2 possui uma resistncia de 1,17 a 20oC. Um certo condutor de alumnio possui uma resistncia de 5 a 20oC. Qual o comprimento de um condutor de cobre recozido de mesmo tamanho e mesma temperatura. Em uma rede area, um cabo de alumnio possui uma resistncia de 150 uma temperatura de 20oC. Encontre a resistncia desse cabo quando aquecido pelo sol a uma temperatura de 42oC. Encontre a resistncia a 35oC de um cabo de alumnio de comprimento 200m e dimetro de 1mm. Em uma rede eltrica, um cabo de cobre possui uma resistncia de de 100 a uma temperatura de 20oC. Qual a resistncia desse cabo quando aquecido pelo sol a uma temperatura de 38oC. Quando 120V so aplicados sobre uma lmpada, uma corrente de 0,5A circula fazendo com que o filamento de tungstnio atinja a uma temperatura de 2600 oC.Qual a resistncia do filamento dessa lmpada a uma temperatura de 20oC. Um certo condutor de cobre de um transformador desenergizado possui uma resistncia de 30 a 20oC. Quando em operao, entretanto, esta resistncia atinge 35. Encontre a temperatura do condutor para essa situao.

Tabela 1
Material Prata Cobre recozido Alumnio Ferro Constantan Nicromo Silcio Papel Mica Quartzo Resistividade (.m a 20oC) 1,64x10-8 1,72x10-8 2,83x10-8 12,3x10-8 49x10-8 100x10-8 2500 1010 5x1011 1017

Tabela 2
Material Tungstnio Cobre Alumnio Prata Constantan Carbono Coeficiente de temperatura (oC-1 a 20oC) 0,0045 0,00393 0,00391 0,0038 0,000008 -0,0005

Tabela 3
Material Tungstnio Cobre Alumnio Prata Constantan Temperatura inserida para resistncia zero(oC) -202 -234,5 -236 -243 -125000

A liga de constantan foi descoberta por um processo de tentativa e erro. Descobriu-se que uma liga de 60% Cobre e 40% Nquel proporcionava o mnimo de mudana de resistncia com a temperatura. Alguns anos mais tarde, descobriu-se que uma liga de Nquel e Cromo, chamada de Nicromo, tambm era estvel com a temperatura.

Resistncia de Contato nos Metais


Quando aplicamos uma pea metlica sobre a outra, com objetivo de contato eltrico, estas ficam na verdade separadas, qualquer que seja a presso a que sejam submetidas, por uma distncia relativamente grande se comparada s dimenses do tomo.

Resistncia de Contato nos Metais


A passagem da energia de uma pea a outra se d por dois modos:


Atravs da zona de contato ntimo, ou de conduo. Atravs da zona de disrupo, onde o gradiente de potencial pode alcanar valores elevados.

Resistncia de Contato nos Metais


A partir do momento em que se apresentam ao mesmo tempo fenmenos condutores e disruptivos nos contatos, no possvel aplicar a estes a lei de Ohm. A resistncia de contato, no entanto, a relao entre a tenso nos bornes de contato e a intensidade de corrente que o atravessa.

Essa resistncia no constante e depende da presso a que esto submetidas as peas (presso de contato), da sua composio, forma, seo, do sentido e intensidade da corrente, etc.

Resistncia de Contato nos Metais


A prata, o cobre, o bronze, o lato e o tungstnio do bons contatos, a resistncia dos contatos de alumnio, entretanto, muito elevada. Considera-se um bom contato quando resulta muito pequena a diferena de temperatura entre os mesmo e os pontos ao redor.

Materiais de Elevada Condutividade


Os metais so elementos qumicos que formam slidos opacos, lustrosos, bons condutores de eletricidade e calor e quando polidos bons refletores de luz. A maioria dos metais forte dtil, malevel e, em geral de alta densidade.

Materiais de Elevada Condutividade


Cobre e suas ligas:


O cobre apresenta vantagens a seguir, que lhe garantem posio de destaque entre os metais condutores.

Pequena resistividade Caractersticas mecnicas favorveis Baixa oxidao para maioria das aplicaes Fcil deformao a frio e a quente

Materiais de Elevada Condutividade


O cobre tem cor avermelhada caracterstica, o que o distingue de outros metais, que com exceo do ouro, so geralmente cinzentos, com diversas tonalidades. O valor da condutividade informa sobre o grau de pureza do cobre. Destaque-se ento que a condutividade eltrica do cobre muito influenciada na presena de impurezas, mesmo em pequenas quantidades.

Materiais de Elevada Condutividade


O cobre resiste bem a ao da gua, de fumaas, sulfatos, carbonatos, sendo atacado pelo oxignio do ar, e em presena deste, cidos, sais e amonacos podem corroer o cobre.

Materiais de Elevada Condutividade


Aplicaes do cobre:

O cobre encruado ou duro usado nos casos em que se exige elevada dureza, resistncia a trao e pequeno desgaste...

Redes areas de cabo n em trao eltrica, particularmente, para:


Fios telefnicos Peas de contato Anis coletores

Materiais de Elevada Condutividade


Aplicaes do cobre:

O cobre mole ou recozido:


Enrolamentos Barramentos Cabos isolados Casos intermedirios precisam ser devidamente especificados.

Materiais de Elevada Condutividade


O cobre resiste bem a ao dos seguintes elementos:


gua Fumaas Sulfatos Carbonatos...

Materiais de Elevada Condutividade


O cobre atacado pelos seguintes elementos:


Oxignio do ar cidos Sais Amonaco...

Ligas de Cobre

A escolha da liga deve levar em considerao, tambm, fatores econmicos.


Um ex. so os bronzes (cobre e estanho), podem suportar adies, mais ou menos importantes de chumbo, de zinco e as vezes de nquel.

Resistente ao desgaste por atrito; Fcil usinagem; So ligas elsticas.

Ligas de Cobre

Outro ex. so os lates (cobre e zinco, com a adio de chumbo ou alumnio).


Lates comuns no so aconselhveis quando existirem problemas de corroso; J os lates de alta resistncia, so possuidores de excelentes propriedades mecnicas e notvel resistncia a corroso.

Alumnio e suas Ligas


No global de suas propriedades, o segundo metal mais usado na eletricidade; H nos ltimos anos uma preocupao permanente em substituir mais e mais as aplicaes do cobre pelo alumnio, por motivos econmicos.

Mesmo considerando a necessidade de condutores de alumnio com dimetro maior que seria necessrio se o material fosse cobre, o fio de alumnio ainda tem a metade do peso de de cobre...

Importante em aplicaes em que o aspecto peso tem importncia relevante. Ex.: instalaes eltricas de avies...

Alumnio e suas Ligas


Comportamento oxidante:

Apresenta uma oxidao extremamente rpida. Formando uma pelcula fina de oxido de alumnio que tem a propriedade de evitar que a oxidao se amplie. Por outro lado esta pelcula apresenta uma tenso de ruptura de 100 a 300V, o que dificulta a soldagem do alumnio que por essa razo exige pastas especiais.

Aplicaes e Ligas de Alumnio


Alumnio puro: utilizado onde solicitaes mecnicas so pequenas.


Cabos isolados; Capacitores.

Aplicaes e Ligas de Alumnio


Existe um grande nmero de ligas de alumnio usadas eltricamente, onde encontramos o alumnio associado ao Cu, Mg, Mn, Si.

Com exceo da liga formada com silcio constituem sistemas cristalinos mistos, sensivelmente dependentes das condies de temperatura em que a liga processada.

Aplicaes e Ligas de Alumnio


O pequeno peso especfico das ligas de alumnio leva na rea eletrotcnica, s seguintes aplicaes principais:

Reduo de peso de equipamento porttil; Em partes de equipamento eltrico em movimento, reduo de massa, da energia cintica e do desgaste por atrito; Peas sujeitas a transporte, maior facilidade nesse transporte, extensiva a montagem dos mesmos; Estruturas de suporte de materiais eltricos (ex. cabos) reduo do peso e conseqente estrutura mais leve; Em locais de elevada corroso, o uso particular de ligas com mangans.

Outros Metais Condutores


Chumbo (Pb) Estanho (Sn) Prata (Ag) Ouro (Au) Platina (Pt) Mercrio (Hg) Zinco (Zn) Cdmio (Cd) Nquel (Ni) Cromo (Cr) Tungstnio (W) Ferro (Fe)

Materiais de Alta Resistividade


As Ligas metlicas resistivas so utilizadas com trs finalidades distintas:


Ligas para fins trmicos e de aquecimento; Ligas para fins de medio; Ligas para fins de regulao.

Ligas de Aquecimento

Precisam ter uma elevada estabilidade trmica; Possui uma temperatura mxima de servio, que no pode ser ultrapassada, referida ao ambiente de servio, geralmente em contato com o ar; Podem romper-se se houver freqentes aquecimentos e resfriamentos/freqentes ligaes e desligamentos da rede eltrica.

Ligas para fins de Medio


Resistores para instrumentos de preciso admitem um coeficiente de temperatura mximo de 2,5x10-6 0C, uma pequena tenso de contato com relao ao cobre e uma resistncia praticamente constante. Tais ligas sofrem geralmente deformao a frio o que pode acarretar envelhecimento sensvel aps algum uso. Por essa razo comum aplicar-se um processo de envelhecimento artificial, para estabilizar o material, atravs de um tratamento trmico controlado, que elimina tenses internas, estabiliza e homogeneza os cristais.

Ligas para fins de Regulao


H 5 ligas que habitualmente se empregam na resoluo de problemas diversos, tais como:


Fabricao de reostatos; Resistncias de aquecimento para fornos; Aquecedores; Aparelhos de laboratrio, etc...

Ligas para fins de Regulao


Os fios resistentes so normalmente revestidos de uma pelcula impermevel e isolante de xido, a qual permite bobinar resistncias com as espiras encostadas, desde que a diferena de potencial entre os pontos vizinhos no exceda 2V.

Ligas para fins de Regulao


Ligas habitualmente empregadas:


Liga A Aplicada em resistncias de aquecimento a temperatura moderada e reostatos de aquecimento de motores. Liga B - Aplicada em resistncias de aquecimento a temperatura moderada. Aquecimento domstico reostatos de motores de trao. Liga C Aplicada na fabricao de radiadores fornos de tratamento a altas temperaturas e em aparelhos de medida Liga D aplicaes anlogas a anterior Liga E Aplicvel em radiadores luminosos, fornos de tratamento a altas temperaturas, aparelhos de laboratrio e resistncias de medidas.

Ligas para fins de Regulao


Carbono e Grafite (C)


Quando cristalizado no sistema cbico, o diamante no condutor de eletricidade; As outras variedades, que so mais ou menos negras, adquirem esta propriedade quando submetidas a uma temperatura adequada.

Podem ser classificadas em grafites e carbonos amorfos.

Carbono e Grafite

A grafite :

muito mais densa, melhor condutora de eletricidade, um tanto oleosa menos sensvel aos agentes qumicos que os carbonos amorfos.

Comparao das Principais Propriedades de algumas Variedades mais Correntes de Carbono


Resistividade .cm 3200 a 6500 800 a 1200 50 a 400 Densidade 1,98 - 2,10 2,20 2,24 2,25

Carbono amorfo Carbono Eletrograftico Grafite natural

Aplicaes do Carvo na Eletrotcnica


Elementos de resistncia Resistncia fixa elevada Eletrodos para fornos de arco Escovas para motores eltricos

Potrebbero piacerti anche