Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU UVA INSTITUTO DE PESQUISAS VALE DO ACARA IVA CURSO: ADMINISTRAO DE EMPRESAS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

IA PROFESSOR: RICARDO BRAGA

Resenha: Dimenses da crise contempornea do Sindicalismo: Impasses e Desafios

Itapaj-2013

Gisele Oliveira Pinheiro

Trabalho, apresentado junto ao curso de Administrao, da Universidade Estadual Vale do Acara UVA, Instituto de Pesquisas Vale do Acara IVA, como requisito parcial para obteno de aprovao na disciplina de Sociologia.

Itapaj-2013

Resenha

Uma tendncia de burocratizao e institucionalizao das entidades sindicais, que se distanciam dos movimentos scio autnomos, optando por uma alternativa de atuao dada vez mais integrada institucionalidade, o assunto que autor aborda no texto, ganhando com isso, legitimidade e estatuto de moderao, pelo distanciamento cada vez maior de ao anticapitalista, e a consequente perda de radicalidade. Constituram-se e consolidaram-se enquanto organismos defensivos e por isso tm se mostrado incapacitado para desenvolver e desencadear uma ao para alem do capital. A fragmentao, heterogeneizao, complexificao da classe que vive do trabalho, questiona na raiz o sindicalismo tradicional e dificulta tambm a organizao sindical de outros segmentos que compreendem a classe trabalhadora. Como diz Visser, o sindicalismo tem encontrado dificuldades para incorporar as mulheres, os empregados de escritrio, os que trabalham no setor de servios mercantis, os empregados de pequenas empresas e os trabalhadores em tempo parcial. A diminuio do fator subjetivo do processo de trabalho em relao aos seus fatores objetivos ou o aumento crescente do capital constante em relao ao varivel reduz relativamente, mas no elimina o papel do trabalho coletivo na produo de valores de troca. O autor faz a sntese mais articulada desta tese: a utopia da sociedade do trabalho perdeu sua fora persuasiva. Acima de tudo a utopia perdeu seu ponto de referencia na realidade: a fora estruturadora e socializadora do trabalho abstrato. necessrio assinalar que ao contrrio das formulaes que preconizam o fim das lutas sociais entre as classes, possvel reconhecer a persistncia dos antagonismos entre o capital social total e a totalidade do trabalho ainda que particularizado pelos inmeros elementos que caracterizam a regio, pas, economia, sociedade, cultura, gnero, sua insero na estrutura produtiva global, etc. Dado o carter mundializado e globalizado do capital, torna-se necessrio apreender tambm as particularidades e singularidades presentes nos confrontos

entre as classes sociais, tanto nos pases avanados quanto naqueles que no esto diretamente no centro do sistema do qual faz parte uma gama significativa de pases intermedirios e industrializados como o Brasil. O trabalho alienado a forma como a atividade humana se objetiva na sociedade capitalista, onde o que deveria ser uma atividade vital do ser social que trabalha se converte em mercadoria, e o produto do trabalho aparece como alheio e estranho ao trabalhador. O autor redesenha o colapso da sociedade produtora de mercadoria-dinheiro. E no v uma sada emancipadora impulsionada pelas foras de trabalho, como tambm parece no considerar a hiptese de uma reao conservadora das foras burguesas visando minimizar a crise e desse modo prolongar a sociabilidade regida pelo capital. Se o indivduo a expresso da singularidade e o gnero humano uma dimenso de universalidade, a classe a mediao que particulariza os seres sociais que vivenciam condies de similitude em sua existncia concreta, no mundo da produo e reproduo social. A conscincia de uma classe , pois, a articulao complexa comportando identidades e heterogeneidades, entre singularidades que vivem uma situao particular. Os sindicatos foram forados a assumir uma ao cada vez mais defensiva, cada vez mais atada a imediatidade, a contingncia, regredindo sua j limitada ao de defesa de classe no universo do capital. Gradativamente foram abandonados seus traos anticapitalistas, aturdidos que estavam, visando preservar a jornada de trabalho regulamentada, os demais direitos sociais j conquistados e, quanto mais a revoluo tcnica do capital avanava, lutavam para manter o mais elementar e defensivo dos direitos da classe trabalhadora, sem os quais sua sobrevivncia est ameaada: o direito ao trabalho, ao emprego.

Referncias Bibliogrficas
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho. Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. So Paulo: Cortez J Unicamp, 1995.

Potrebbero piacerti anche