Sei sulla pagina 1di 13

Estimativa do nmero de usurios de crack e/ou similares nas Capitais do Pas

Introduo
Em 20 de maio de 2010, a Presidncia da Repblica publicou o Decreto n 7.179, instituindo o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, com vistas preveno do uso, ao tratamento e reinsero social de usurios e ao enfrentamento do trfico de crack e outras drogas ilcitas. Em dezembro de 2011, em continuidade s aes do Governo Federal, foi lanado o Programa Crack, Possvel Vencer, com medidas de integrao de aes em trs eixos: Preveno, Cuidado e Autoridade. Tais iniciativas foram adotadas em vista da gravidade que o consumo do crack representa aos usurios, seja do ponto de vista social e igualmente da sade. Apesar do uso dessa droga ocorrer, sobretudo, em locais pblicos, com aglomerao de pessoas, certo que havia uma carncia de indicadores e informaes mais precisas, no s em relao s grandes metrpoles, mas tambm no que se refere aos municpios de menor porte. Dessa forma, como parte do Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, foi idealizado, pela Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas (SENAD), um estudo que pudesse delinear o perfil da populao usuria de crack e outras formas similares de cocana fumada (pasta base, merla e oxi) no pas e tambm estimar o nmero desses usurios, trabalho que foi realizado em parceria com Fundao Oswaldo Cruz FIOCRUZ. Todas as etapas dessa pesquisa foram coordenadas pelos pesquisadores Francisco Incio Bastos e Neilane Bertoni da Fundao Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e foram aprovadas pelo Comit de tica da Escola Nacional de Sade Pblica Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), sob o nmero CAAE 0073.0.031.00011, e tambm pelos diversos Comits de ticas dos Municpios/Estados participantes, quando assim o foi exigido. A amostra desse inqurito domiciliar e a anlise dos dados foram realizadas, em conjunto, pelos pesquisadores da FIOCRUZ e pelos professores Matthew Salganik e Dennis Feehan, do Escritrio de Estudos Populacionais da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos da Amrica. Estimar a magnitude de populaes denominadas de difcil acesso ou ocultas, como o caso dos usurios de drogas, imprescindvel, pois a dimenso dessas populaes interfere diretamente em como as polticas pblicas devem ser desenhadas, focalizadas, financiadas e monitoradas.

Assim, o estudo sobre a estimativa do nmero de usurios de crack e/ou similares nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal foi realizado por meio de inqurito domiciliar de natureza indireta, ou seja, que no teve como foco primrio a entrevista com usurios de drogas (mtodo NSUM - Network Scale-up Method). As informaes sobre metodologia e principais resultados obtidos nesse componente so apresentadas, de maneira sumarizada, neste documento e, posteriormente, sero disponibilizadas em verso detalhada sob a forma de livro e de artigos cientficos.

Estimativa do nmero de usurios - Inqurito domiciliar Metodologia


A metodologia utilizada neste estudo para a estimativa do nmero de usurios de crack e/ou similares a denominada Network Scale-up Method (NSUM) - o nico mtodo estatstico disponvel, at o momento, capaz de estimar de forma mais precisa quaisquer populaes de difcil acesso, ditas invisveis, sem se limitar a extrapolaes de populaes conhecidas, e sem restries quanto a estimar indivduos detidos, presos, hospitalizados, vivendo em locais abrigados (como residncias de estudantes, guarnies militares, instituies religiosas etc.), fugitivos da justia, vtimas de catstrofes naturais 1. Isto possvel, pois trata-se de um mtodo indireto, ou seja, no se pergunta diretamente ao respondente/entrevistado sobre seu prprio comportamento, e sim sobre o comportamento de outros indivduos pertencentes rede de contatos do respondente, residentes do mesmo municpio. Esta etapa foi realizada em 2012, com aproximadamente 25.000 pessoas, residentes nas capitais do pas. Essas pessoas foram visitadas em seus domiclios e responderam a questes sobre suas redes sociais (de uma forma geral e com um foco em usurios de crack e outras drogas). A pergunta quase natural aqui o porqu de no ter sido realizado uma amostra do pas como um todo. A resposta simples, embora tenha fundamentos matemticos e estatsticos refinados: para realizao do mtodo Scale-up, necessrio dispor de contagem/cadastros (de fontes de dados confiveis) de cerca de 20 grupos/subgrupos populacionais de cada cidade de interesse. Por exemplo, o nmero de professores da cidade, de motoristas de nibus, imigrantes etc. Como no esto dispostos diversos bancos de dados nacionais com tamanho nmero de informaes/subpopulaes, no foi possvel, neste momento, um estudo de todo o pas. De toda forma, este o primeiro estudo dessa escala realizado no mundo, com amostra numa ordem de magnitude maior (ou seja, 10 vezes maior) que todos os demais estudos anteriores.

H inmeros trabalhos que dizem respeito exatamente a estas populaes em: http://nersp.osg.ufl.edu/~ufruss/scale-up.htm.

Resultados
Estimamos o nmero de usurios de crack e/ou similares nas 26 capitais do pas e Distrito Federal para o ano de 2012. Por similares do crack, entenda-se o uso de pasta-base, merla e oxi, que, assim como o crack, so consumidos em cachimbos, latas e copos, ou em outros aparatos similares. Ressalta-se, no entanto, que, o que os entrevistados descrevem como similares do crack, no necessariamente passvel de ser identificado de forma clara do ponto de vista frmaco e toxicolgico. Trata-se, portanto, de definies dos prprios consumidores e/ou seus conhecidos, e no dos resultados de anlises toxicolgicas. Ainda, para fins deste estudo, utilizou-se a definio de uso regular como sendo o uso de droga por pelo menos 25 dias nos ltimos 6 meses, sendo esta uma definio da Organizao Panamericana de Sade (OPAS). Cabe observar que no se trata de 25 vezes, mas sim dias, pois usurios de algumas substncias (como cocana em p e crack), frequentemente, fazem uso das mesmas de forma repetida, num curto espao de tempo, no contexto de um mesmo dia. A estimativa encontrada, ento, nas capitais do pas e Distrito Federal, para a populao desses municpios que consomem crack e/ou similares de forma regular na proporo de, aproximadamente, 0,81% (Intervalo de Confiana de 95% (IC95%): 0,76 0,86), o que representaria cerca de 370 mil usurios. Nesses mesmos municpios, temos que a estimativa para o nmero de usurios de drogas ilcitas em geral (com exceo da maconha) de 2,28% (IC95% 2,17-2,38), ou seja, aproximadamente 1 milho de usurios. Sendo assim, usurios de crack e/ou similares correspondem a 35% dos consumidores de drogas ilcitas nas capitais do pas.

Figura: Estimativas do uso regular nos ltimos 6 meses de drogas ilcitas (exceto maconha) e de "crack e/ou similares", nas capitais do Brasil.

~1.035.000

~370.000

Ao contrrio da percepo do senso comum, as estimativas de proporo de usurios de crack e/ou similares no so mais elevadas na regio Sudeste, onde, entretanto, o consumo em locais pblicos bastante mais visvel devido magnitude das suas metrpoles e o tamanho expressivo das grandes cenas de uso conhecidas como cracolndias. Verifica-se a superposio dos intervalos de confiana das estimativas referentes s regies Sudeste e Norte, por exemplo. Isso nos indica que, estatisticamente, essas propores so similares entre as capitais dessas duas macrorregies. Contudo, em nmeros absolutos, o nmero de usurios de crack e/ou similares nas capitais do Sudeste mais elevado do que nas capitais da regio Norte (aproximadamente 115 mil vs. 35 mil usurios), por aquela ter maior tamanho populacional. As capitais da regio Nordeste, ainda que estatisticamente apresentem propores similares de uso frente s capitais da regio Sul, foram as que apresentaram o maior quantitativo de usurios de crack e/ou similares, quando considerado o uso forma regular dessa droga: cerca de 150 mil pessoas.

Figura: Estimativas do uso regular nos ltimos 6 meses de "crack e/ou similares", nas capitais do Brasil, por macrorregio. ~148.000

~51.000

~33.000

Destaca-se aqui que as estimativas de consumo de crack/similares no correspondem a propores similares no contexto das diferentes drogas consumidas, nas distintas regies do pas. Existe uma pronunciada variao regional. Nas capitais da regio Norte, o crack e/ou similares tm uma participao amplamente minoritria no conjunto de substncias consumidas (cerca de 20%), mas bastante expressiva no Sul e Centro-Oeste, onde corresponde a 52% e 47%, respectivamente, de todas as drogas ilcitas (que no a maconha) consumidas nas capitais dessas macrorregies.

~113.000

~37.000

Figura: Estimativas do uso regular nos ltimos 6 meses de drogas ilcitas (exceto maconha) e de "crack e/ou similares", nas capitais do Brasil, por macrorregio. ~167.000
43%

~108.00

~348.000

20%

~72.000

47%

~356.000

52%

~148.000

32%

~51.000

~33.000

O estudo tambm avaliou o quantitativo de usurios de crack e/ou similares que so menores de idade. Dessa forma, para as capitais do Brasil, observou-se que dos 0,81% da populao que se estimou ser consumidora regular de crack e/ou similares, 0,11% eram crianas e adolescentes; e 0,70% eram maiores de idade. Dentre os 370 mil usurios de crack e/ou similares estimados, tem-se que cerca de 14% so menores de idade, o que representa aproximadamente 50 mil crianas e adolescentes que fazem uso dessa substncia nas capitais do pas. Cabe observar que, qualquer consumo de uma droga cujas consequncias so sabidamente graves por parte de crianas e adolescentes constitui um achado particularmente preocupante. Ressalta-se tambm que a faixa de menores de 18 anos inclui grupos onde o consumo de crack nulo (por exemplo, bebs menores de 1 ano) ou muito baixa/praticamente zero (por exemplo, crianas at 8 anos). Isso significa que, se fossem excludas todas essas crianas de idade bastante baixa, o consumo proporcional por parte de adolescentes seria mais relevante e mais elevado, ainda que menor do que o consumo por parte de adultos.

~113.000

~37.000

Figura: Estimativas do uso regular nos ltimos 6 meses de "crack e/ou similares", nas capitais do Brasil, por grupo etrio, 2012.

~320.000

~50.000

Essas propores de usurios menores de idade variam conforme a regio do pas. As capitais da regio Nordeste so as que somam um maior quantitativo de crianas e adolescentes consumidoras de crack e/ou similares, correspondendo a cerca de 28 mil indivduos. Enquanto que, nas capitais das regies Sul e Norte, esse nmero de cerca de 3 mil menores de idade, em cada uma dessas regies.
Figura: Estimativas do uso regular nos ltimos 6 meses de "crack e/ou similares", nas capitais do Brasil, por grupo etrio, segundo macrorregio, 2012. ~120.000

~45.000

~30.000

~6.000

~28.000

~100.000

~13.000

~3.000

~3.000

~34.000

Praticamente no h diferenas regionais quanto aos resultados obtidos sobre os locais de consumo do crack e/ou similares. Temos que cerca de 80% dos usurios dessa substncia a utiliza em espaos pblicos, de interao e circulao de pessoas, ou em locais possveis de serem visualizados/visitados facilmente por no se tratarem de espaos privados. Ressalta-se que esse resultado no indica que esse o percentual de usurios de drogas que vivem nas ruas ou sem moradia fixa, mas refora a ideia de que realizar inquritos domiciliares tradicionais para estimao do nmero de populaes ocultas, como a de usurios de crack e/ou similares, subestimaria o nmero real desses indivduos, uma vez que esses mtodos, por perguntarem diretamente ao respondente sobre o seu prprio uso de drogas, dificilmente conseguiriam encontrar esses usurios em seus domiclios no momento de realizao das entrevistas.
Figura: Estimativas do percentual de usurios de "crack e/ou similares" que consomem de forma regular nos ltimos 6 meses em locais pblicos/visveis, nas capitais do Brasil, segundo macrorregio e Brasil.

Apesar disso, para avaliarmos o quanto o mtodo direto (tradicional) e o mtodo indireto (NSUM) diferem com relao s estimativas de populaes vulnerveis, incorporamos em nosso questionrio perguntas referentes ao uso de drogas por parte do entrevistado (metodologia direta), de modo a estimar o nmero de usurios de crack e/ou similares nas capitais do pas em 2012. Nas comparaes entre o mtodo NSUM e o mtodo direto, nos valemos de um fator de correo, uma vez que a estimativa gerada pelo NSUM se refere a usurios independentemente da idade, e no mtodo direto, as respostas se referem exclusivamente ao consumo por parte dos prprios entrevistados, todos maiores de 18 anos (em sintonia com os preceitos ticos aprovados para o estudo). Como a proporo estimada de menores de idade varia entre as regies, foram calculados fatores de

correo para cada um destes grupos. Esses fatores foram ento aplicados s estimativas previamente geradas pelo mtodo direto e so aqui apresentadas corrigidas, possibilitando, assim, a comparao das estimativas entre os dois mtodos.

Fator de correo

Brasil
1,14

Regio Centro-Oeste
1,11

Capitais Regio Nordeste Regio Norte


1,19 1,10

Regio Sudeste
1,12

Regio Sul
1,09

Nota: Para considerar este fator de correo, foi utilizada a estimativa gerada no mtodo NSUM de menores de 18 anos que consumiam de forma regular crack/similares (pois era a nica estimativa sobre idade).

Como dito anteriormente, pelo mtodo NSUM estimou-se nas capitais do pas cerca de 370 mil usurios regulares de crack e/ou similares. Valendo-se da metodologia tradicionalmente utilizada em inquritos domiciliares (direta), a estimativa gerada foi de cerca de 50 mil usurios. Ou seja, a estimativa de usurios de crack e/ou similares nas capitais do pas gerada pela metodologia tradicional 6 vezes menor do que a obtida pelo mtodo NSUM.

Figura: Comparao de estimativas do uso regular nos ltimos 6 meses de "crack e/ou similares" geradas por meio dos mtodos Scale-up (indireto) e Tradicional (direto), nas capitais do Brasil, 2012.

~370.000

~48.000

10

Observa-se que o mtodo direto subestima o nmero de usurios de crack e/ou similares em todos os grupos de capitais regionais. Esta diferena foi mais pronunciada na regio Norte. Se utilizssemos metodologia tradicional apenas, encontraramos que, nas capitais do Norte, o nmero de usurios de crack e/ou similares seria inferior a 3 mil indivduos. J por meio do mtodo NSUM estima se esse nmero como sendo de, aproximadamente, 33 mil pessoas. Os resultados apresentam essas diferenas to pronunciadas uma vez que o mtodo tradicional s consegue alcanar populaes regularmente domiciliadas, uma vez que apenas essas so passveis de serem selecionadas para serem entrevistadas neste tipo de estudo. J o mtodo NSUM consegue contabilizar alm dessas, as populaes que vivem nas ruas ou em abrigos, por exemplo. Nessa metodologia, no importa se o usurio est em sua residncia ou no. O que se questiona o comportamento dos indivduos pertencentes rede de contatos do respondente, e no dos prprios. Alm disso, com a metodologia NSUM estamos reduzindo o vis de informao que gerado pelo mascaramento de informaes de comportamentos estigmatizados e/ou criminalizados dos respondentes.
Figura: Comparao de estimativas do uso regular nos ltimos 6 meses de "crack e/ou similares" geradas por meio dos mtodos Scale-up (indireto) e Tradicional (direto), nas capitais do Brasil, por macrorregio, 2012.

~51.000

~148.000

~33.000

~113.000

~37.000 ~7.000 ~14.000

~8.000

~16.000

Assim, o estudo revela a dimenso do atual problema do consumo de crack e/ou similares nas capitais do pas e pode ser visto como uma linha de base (baseline) para estudos futuros com a utilizao de mesma metodologia, com o propsito de gerar sries histricas consistentes e confiveis.

~3.000

11

Alm disso, a partir dele, possvel pensar em polticas pblicas que levem em considerao, por exemplo, as diferenas quantitativas em cada macrorregio para fins de elaborao e implementao de estratgias de preveno, de tratamento e afins. Ao mesmo tempo, resta evidenciado a importncia de estratgias voltadas para a populao de crianas e adolescentes, apesar dessa populao no constituir a maior parte de consumidores regulares de crack e/ou similares nas capitais do Brasil.

12

Potrebbero piacerti anche