Sei sulla pagina 1di 5

ETHOS BBLICO E SUA FONTE A tica crist est sistematizada no ethos bblico que se inseriu no contexto da cultura judaica.

um ethos baseado na moral, norteada pela obedincia ala!ra de "eus, e sujeita a #. no ethos do Anti$o %estamento que est o alicerce da tica crist. &o qual o #undamento mais importante a Alian'a e a %eolo$ia da (ria'o )cria'o do mundo e de todos os po!os*. +e no Anti$o %estamento o "eclo$o, no contexto da Alian'a, ocupa!a o lu$ar de credo tico, a$ora o (risto $lorioso presente e operante na comunidade atra!s do +eu ,sprito que ocupa esse lu$ar. (risto a norma suprema e !i!a da moral crist e isso cria normas de comportamento diretamente alicer'ando esta moral. As principais moti!a'-es para isso so. a* a re#erncia escatol/$ica0 b* a imita'o de (risto0 c* a correla'o do batismo enquanto sacramento da con!erso e do renascimento cristos0 d* a solidariedade e a corresponsabilidade dos crentes0 e* a polariza'o e a exi$ncia do 1nico e #undamental mandamento do amor e a existncia 2no +enhor2 e 2no ,sprito2. 3 ,thos cristo est na pessoa de 4esus (risto. 3s atos e as pala!ras de 4esus constituam o ponto de partida, a orienta'o e o horizonte das exorta'-es e diretrizes passadas a comunidade de #. A prxis da caridade, enquanto prxis moral, a marca do thos cristo. 3 thos se re#ere, portanto, sal!a'o do homem. A possibilidade de o homem sal!ar5se )em (risto* demonstra e cumpre inte$ralmente a possibilidade da existncia e da !ida. A sede da existncia humana para a sal!a'o e no apenas para redimensionar comportamentos humanos. o amor de "eus que d sentido ao ser e re!ela a !erdade do thos. ,sta , pois, equi!alente !erdade do ser. "eus um em trs pessoas, comunho. ,sse o modo pelo qual "eus e re!ela o thos da !ida di!ina. 6uando 4oo )74o 8, 79* diz que 2"eus Amor2, no se re#ere a uma propriedade parcial do comportamento di!ino, mas ao que "eus como plenitude de comunho trinitria pessoal.

TICA REVELADA A tica crist re!elada e tem por #undamento a ala!ra de "eus. "eus se deu a conhecer. A re!ela'o !erbal de "eus o #undamento epistemol/$ico para a tica crist. A $rande sntese da moralidade bblica est expressa nos "ez :andamentos ),x ;<, 757=0 "t >, 95;7*. As chamadas ?duas tbuas da lei@ mostram os de!eres das pessoas para com "eus e para com o seu pr/ximo. &o si$ni#ica que a ,scritura +a$rada seja um li!ro com um completo c/di$o tico com todas as decis-es di!inas prescritas para cada questo, mas, ela contm su#icientemente todas as premissas e princpios necessrios para a #ormula'o de uma cosmo!iso que orientar na estrutura da tica crist. precisamente por basear5se na re!ela'o que o (riador concedeu um padro tico que se estende a todas as dimens-es da realidade. A tica crist pronuncia5se sobre quest-es indi!iduais, sociais, polticas, ecol/$icas, econAmicas, culturais e espirituais, porque "eus exerce a sua autoridade sobre todas as reas e es#eras da existncia humana.

A tica crist tem sua pr/pria l/$ica e consistncia, quando baseada na Bblia, pois esta in#al!el, imut!el e inerrante. A tica crist !isa disciplinar o relacionamento das pessoas com "eus e com o seu pr/ximo. A lei inculca !alores como a solidariedade, o altrusmo, a humildade, a !eracidade, sempre !isando o bem5estar do indi!duo, da #amlia e da coleti!idade. A tica do &o!o %estamento no contrasta com a do Anti$o, mas nele se #undamenta. 4esus e os Ap/stolos desen!ol!em e apro#undam princpios e temas que j esta!am presentes nas ,scrituras Cebraicas, dando tambm al$umas n#ases no!as. A tica de 4esus est contida nos seus ensinos e ilustrada pela sua !ida. 3 tema central da mensa$em de 4esus o conceito do ?reino de "eus@. ,sse reino expressa uma no!a realidade em que a !ontade de "eus reconhecida e aceita em todas as reas. 4esus no apenas ensinou os !alores do reino, mas os exempli#icou com a !ida e o seu exemplo. Dma das melhores snteses da tica de 4esus est contida no +ermo da :ontanha ):ateus (aps. > a =*. 3s seus discpulos )os Eilhos do Feino* de!em caracterizar5se pela humildade, mansido, miseric/rdia, inte$ridade, busca da justi'a e da paz, pelo perdo, pela !eracidade, pela $enerosidade e acima de tudo pelo amor. A moralidade de!e ser tanto externa como interna )sentimentos, inten'-es*. :t >, ;G. A #onte do mal est no cora'o. :c =, ;75;H. +ermo da :ontanha. 2, 4esus !endo a multido subiu num monte, e sentando5se, aproximaram5se dele os discpulos. , abrindo a sua boca, os ensina!a, dizendo. Bem5a!enturados os pobres de esprito, porque deles o Feino dos (us. Bem5a!enturados os que choram, porque sero consolados. Bem5a!enturados os mansos, porque herdaro a terra. Bem5a!enturados os que tem #ome e sede de 4usti'a, porque sero #artos. Bem5a!enturados os misericordiosos, porque encontraro a :iseric/rdia. Bem5a!enturados os puros de cora'o, porque !ero a #ace e "eus. Bem5a!enturados os paci#icadores, porque sero chamados #ilhos de "eus. Bem5a!enturados os que so#rem perse$ui'o por causa da 4usti'a, porque deles o Feino dos (us. Bem5a!enturados sois !/s, quando !os injuriarem, perse$uirem e mentirem, dizendo todo mal contra !/s por minha causa. ,xultai e ale$rai5!os, porque $rande !osso $alardo nos cus, porque assim perse$uiram os pro#etas que #oram antes de !/s.2 :ateus >, 757; 3 maior pecado do ser humano o amor pr/prio, o e$ocentrismo )Ic 7;, 7H5;70 7= HH*. "a a n#ase nos dois $randes mandamentos que sintetizam toda a lei. :t ;;, H=58<. H=Fespondeu5lhe 4esus. Amars ao +enhor teu "eus de todo o teu cora'o, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. HG ,ste o $rande e primeiro mandamento. HJ , o se$undo, semelhante a este, . Amars ao teu pr/ximo como a ti mesmo. 8< "estes dois mandamentos dependem toda a lei e os pro#etas.

3utro princpio importante a #amosa ?re$ra de ouro@. :t =, 7;. ? ortanto, tudo o que !/s quereis que os homens !os #a'am, #azei5lho tambm !/s a eles0 porque esta a lei e os pro#etas@ CONCEITOS INERENTES A TICA CRIST, PRINCIPAL: TEONOMIA A tica crist o conjunto de !alores morais, total e unicamente baseados nas ,scrituras +a$radas, pelo qual o homem de!e re$ular sua conduta neste mundo, diante de "eus, do pr/ximo e de si mesmo. or ser baseada na re!ela'o di!ina, acredita em !alores morais absolutos, que so a !ontade de "eus para todos os homens, de todas as culturas e em todas as pocas. Ki!er no n!el cristo #azer dos princpios cristos orienta'o para qualquer comportamento. &a #undamenta'o teol/$ica a tica (rist ultrapassa a heteronomia e a autonomia, uma tica da %,3&3:LA )teos, "eus0 nomos, lei*. 3nde o cristo tem o direito de exercer li!remente a sua conscincia, aceitando como autoridade os princpios espirituais e morais contidos e baseados em "eus. preciso dizer que toda obedincia consciente e !oluntria no escra!ido. um ato autAnomo e li!re. 3bser!a'o. 7. Ceteronomia A pala!ra C,%,F3&3:LA )hetero, 2di#erente2, e nomos, 2lei2* si$ni#ica a aceita'o da norma que no nossa, que !em de #ora, quando nos submetemos aos !alores da tradi'o e obedecemos passi!amente aos costumes por con#ormismo ou por temor sociedade. ;. Autonomia. Autonomia 5 auto, 2pr/prio2 de si mesmo2, nomos 2lei2. Ao contrrio da heteronomia, a AD%3&3:LA ainda que admita a in#luncia da cultura e dos costumes, recoloca no homem a capacidade de re#letir )repensar o que j #oi pensado*, e assim assumir uma postura crtica e ati!a diante do +,&+3 TICA ABSOLUTA, OBJETIVA E PRESCRITIVA Dm dos usos da lei o normati!o para a !ida crist. A !ontade moral de "eus est re!elada na ,scritura, e no elimina o uso de discernimento para interpretar corretamente e aplicar a !ontade moral re!elada para a !ida crist e ci!il. tica crist absoluta. A tica en!ol!e a ado'o de um padro absoluto de autoridade. A tica crist teocntrica e oposta tica secular, que na maioria das !ezes antropocntrica. A lei de "eus, que expressa no Anti$o e &o!o %estamento, a norma para a !ida moral do cristo. A tica crist objeti!a. or causa da sua soberania "eus tem o direito de emitir ordenan'as, de impor obri$a'-es e quando necessrio inter!ir na conscincia dos homens. "eus nos deu alm da conscincia, a ,scritura +a$rada para re$ular e estimular o nosso comportamento.

A tica crist prescriti!a. A tica no se prop-e apenas a descre!er, mas tambm prescre!er o que certo ou errado. %oda!ia, se a tica crist pressup-e a # crist, isto en!ol!e necessariamente o compromisso de coerente submisso e obedincia a ala!ra de "eus. JESUS E A MORAL CRIST A moral, que se distin$ue do ethos, tem a #un'o de ser indicadora de um caminho poss!el ou necessrio, a tra!s de suas normas, re$ras de comportamento, princpios e !alores, que orientam o a$ir. ,la no se con#unde com o ethos, mas est li$ada umbilicalmente a ele, pois cada $rupo humano tende a construir sua moral a partir do seu ethos. A tica exerce um ser!i'o de discernimento, depurando tudo o que !enha compor nossa !ida. A tica precisa da dinMmica da alteridade porque esta cria justi'a, equidade, liberdade, respeito, para se res$atar o !ital humano. A alteridade desdobra5se, ento, num saber ou!ir e num saber ser!ir. 3 cristianismo a ponta para um itinerrio tico, nutrido da #idelidade a o ,!an$elho, da #idelidade nossa hist/ria, da centralidade de 4esus (risto, da experincia de "eus e respondendo adequadamente aos atuais desa#ios da L$reja e do mundo. 3 cristo busca idealmente che$ar plena maturidade de (risto na comunho com "eus, consi$o mesmo, com os outros, e com todas as criaturas. %ambm anuncia e o#erece s pessoas uma proposta de !ida concreta e atraente, num processo de con!erso de !ida, !i!endo a proposta do ,!an$elho. or isso a # crist, como obser!ou Bento NKL aos jo!ens em :adrid, no s/ crer em !erdades, mas antes de tudo uma rela'o pessoal com 4esus (risto, o encontro com o Eilho de "eus, que d a toda a existncia um no!o dinamismo. 6uando entramos em rela'o pessoal com ,le, (risto nos re!ela a nossa identidade e, na sua amizade, a !ida cresce e realiza5se em plenitude. ara todos os cristos, 4esus (risto o centro da existncia da !ida crist, das comunidades e seu testemunho. ,le o centro, o $uia, o caminho, a !erdade e a !ida, o 1nico mestre e doutor. ,le o :estre, o Fessuscitado que possui em si a !ida e que sempre est presente na sua L$reja e no mundo. ,le que ensina a !erdade sobre o a$ir moral. Adeso a 4esus (risto adeso a uma pessoa que no #ornece aos seus ou!intes um catlo$o de comportamentos ticos, mas anuncia uma mensa$em reli$iosa da qual brotam exi$ncias morais. 3 centro de tudo passa a ser o se$uimento de 4esus, ser seu discpulo, a colher a Boa5 &o!a, assumir o Feino. 3 dinamismo proposto por (risto chama o homem con!erso )metan/ia*, uma trans#orma'o do ser que repercute no a$ir, com implica'-es ticas e as repercuss-es morais que brotam dessa experincia com (risto. ,ssas implica'-es e repercuss-es tm seu #undamento primeiro no preceito do amor, que se desdobra no amor a "eus e ao pr/ximo que implica tambm o amor aos pr/prios inimi$os e perse$uidores, al$o que !ai alm do que simplesmente perdoar, j que nin$um tem maior amor do que aquele que d a !ida por seus ami$os +endo (risto o centro e o ponto de re#erncia da moral crist, seu ,!an$elho a #onte da moral crist.

SUJEITO TICO CRISTO INTRODUO INTRODUO DO CONCEITO DE ALTERIDADE

DO

VITAL

HUMANO

A tica crist no pode i$norar que no centro da estrutura'o da !ida cotidiana opera uma estrutura de pecado. or isso mesmo, a tica crist exi$e uma #orma'o de autonomia e responsabilidade. A conquista da autonomia num mundo de pecado s/ pode ser tica se hou!er recurso a uma dimenso di!ina transcendental da $ra'a e do amor $ape. A tica e o sujeito cristos s/ se #ormam no ambiente da $ratuidade di!ina. ,ste ambiente tem a (risto no centro, a experincia crist de!e ser assumida como experincia com o outro e, em sua melhor expresso, como experincia de uma eclesialidade de pessoas !ocacionadas a dar respostas concretas diante do pr/ximo. A Cumildade como Eundamento da Kida (rist. +em humildade no h !ida crist, porque sem humildade no h misso, no h incultura'o 5 identi#icar5se com o outro, tomar a #orma do outro. o seu modo de !i!er, de #alar, de comer, de !estir. 3utro aspecto #undamental da !ida crist a humildade na unidade )c#. 4o 7=.;7*. ara ha!er unidade na comunidade crist, isto , para ser de #ato uma comunidade, preciso que seus componentes tenham humildade para aceitar o outro como ele . pobre ou rico, letrado ou iletrado, branco ou ne$ro, brasileiro ou japons. A alteridade pessoal constitui a ima$em de "eus no homem. 3 modo da existncia de "eus e o modo da existncia do homem so comuns, isto , o thos da !ida trinitria #oi impresso na existncia humana )ima$em e semelhan'a*.

(3&(ID+O3 tica (rist a constitui'o dinMmica de uma conscincia coleti!a, cujos !alores e atitudes encontram seu embasamento no modo de ser de 4esus e cujo pensamento seja capaz de analisar, criticar e consequentemente jul$ar idias, hbitos, !alores e comportamentos em estruturas poltico5sociais e cuja #inalidade de le!ar toda e qualquer sociedade ao cumprimento da justi'a e consolida'o da #elicidade a da paz, tais como #oram expressos no discurso inau$ural de 4esus. Kendo as multid-es, 4esus subiu montanha e sentou5se. 3s discpulos aproximaram5se, e ele come'ou a ensinar A tica (rist e a conscincia moral que a acompanha esto intrinsecamente li$adas ao an1ncio e busca do Feino de "eus ou do modo de "eus reinar sobre a terra com o qual as bem5a!enturan'as esto intrinsecamente li$adas. Buscai em primeiro lu$ar o Feino de "eus e a sua justi'a, e todas essas coisas !os sero dadas por acrscimo ):t 9,HH*. 3 c/di$o de tica dos cristos, a Bblia +a$rada, aponta princpios #irmes e permanentes, os quais podem e de!em ser considerados e obedecidos, em todos os tempos, em todas as culturas, e em todos os lu$ares. "iante dos contra sensos encontrados nas aborda$ens ticas contemporMneas o cristo procurar $uiar5se pelos princpios bblicos de tica crist.

Potrebbero piacerti anche