Sei sulla pagina 1di 42

SENSORIAMENTO REMOTO I

Correes Radiomtrica e Geomtrica

Na aula de hoje

Correo Radiomtrica
Pixel

ou linha perdida; Sensores descalibrados (Bandeado); Correo atmosfrica.

Correo Geomtrica
Fontes

de erros; Correes; Georreferenciamento; Algoritmo de correo geomtrica

Correo Radiomtrica

Esta etapa tem por objetivo a diminuio das distores decorrentes do imageamento, em termos de valores digitais (CENTENO, 2009).

Correo Radiomtrica

Pixel ou linha perdida


Ocorre

quando h uma perda de informao decorrente de uma falha momentnea no sistema de captao de energia, ou no processo de transmisso e recepo dos dados (em sensores ativos).

Correo Radiomtrica
Linha perdida:

Correo Radiomtrica

Pixel perdido (exemplo pictrico):

Correo Radiomtrica

A ocorrncia de pixel perdidos (efeito de salt and pepper) necessrio que se aplique uma mscara de suavizao na imagem, ou seja, filtros de mdia dos vizinhos, considerando que os pixels vizinhos apresentam alta correlao. Para solucionar a ocorrncia de linhas perdidas, o indicado o uso da mdia dos valores entre as linhas vizinhas: P(i,j) = int((P(i-1,j) + P(i+1,j))/2)

Correo Radiomtrica

Quando h falta de informao em mais de uma linha, a interpolao entre as linhas vizinhas no recomendado. Para isso, utiliza-se um mtodo que utiliza informaes de outras bandas, que sejam correlacionadas com a banda utilizada (CENTENO, 2009 apud CHUVIECO,1990).

Correo Radiomtrica

Sensores descalibrados (Bandeado)


O

sistema de detectores situados no satlite fazem varredura simultnea, quando estes apresentam sensibilidade diferente da esperada no conjunto, tem por consequncia a mudana dos tons entre as linhas das imagens (com linhas mais escuras e mais claras), sem perda de informao.

Correo Radiomtrica

Correo Radiomtrica

Para a correo do problema dos sensores descalibrados feita uma transformao linear nos valores dos pixels fornecidos por cada sensor. Ser uniforme se os sensores operarem uniformemente, ou ser uma funo especfica se os sensores apresentarem sensibilidade diferente.

Correo Radiomtrica

Segundo Meneses e colaboradores (2012) apud Showengerdt (1997), esta correo pode ser feita por:

Onde:

Correo Radiomtrica

Segundo Centeno (2009), a Correo Atmosfrica pode ser realizada das seguintes formas:
Mtodo

do pixel mais escuro busca-se a regio aonde o pixel deveria ter valor digital nulo, esse valor no ser zero por conta da atmosfera, assim adota-se como o valor mnimo (Min). Ento a correo (g(x)) feita subtraindo-se este valor dos outros valores digitais (f(x));

Correo Radiomtrica
Mtodo

da Regresso procuram-se regies escuras na imagem (sombras ou gua profunda, por exemplo) na banda do Infravermelho (IV) e na banda do visvel. Vale lembrar que na regio do IV a atmosfera no afeta severamente os valores digitais da imagem, dessa forma, contando que esta banda e as bandas o visvel tm correlao, calcula-se a regresso linear entre uma das bandas do visvel que se deseja corrigir e a banda do IV:

Correo Radiomtrica

Assim o valor da correo as ser diminudo dos pixels o de interseco entre a reta da regresso e o eixo da banda do visvel

Correo Radiomtrica

Imagem CBERS 2 com efeito da atmosfera composio verdadeira: B1-B, B2-G e B3-R

Imagem CBERS 2 sem efeito da atmosfera falsa-cor: B3-B, B4-G e B2-R

Correo Radiomtrica
Normalizao

de imagens utilizada quando comparam-se imagens do mesmo lugar de pocas diferentes. Para isso efetuada uma normalizao atravs de uma regresso linear, com reas de valores digitais extremamente altos (p.ex.: concreto em aeroporto) e reas com valores extremamente baixos (p.ex.: gua limpa e profunda). Fazendo com que os valores com alta resposta quanto os valores de baixa reposta sejam iguais em todas as imagens.

Correo Geomtrica
A correo das distores geomtricas pode ser dividida em duas partes principais as correes feitas pelo fornecedor das imagens (correes) e as feitas pelo usurio (georreferenciamento), esta parte est dividida em: Fontes de erros; Correes; Georreferenciamento; Algoritmo de Correo Geomtrica

Correo Geomtrica

Fontes de Erros: estas fontes de erros das distores geomtricas; segundo Meneses e colaboradores (2012), podem ocorrer de:
Rotao

da Terra durante o tempo de imageamento; Instabilidades dos eixos de posicionamento da plataforma; Curvatura da Terra; Campo de visada do sensor.

Correo Geomtrica

O efeitos das distores geomtricas podem ser de:

Correo Geomtrica

Correes nesta parte que as correes dos erros sistemticos introduzidos no momento do imageamento ocorrem. Depende de uma srie de parmetros, como os de posicionamento da plataforma, que so de poder do fornecedor das imagens. Segundo Centeno (2009) entre essas correes podem se citar as seguintes:
Tempo

necessrio para que o satlite v do primeiro pixel da primeira linha da imagem at o ltimo pixel da ultima linha da imagem;

Correo Geomtrica
Velocidade

de rotao da Terra que varia em funo

da latitude; Utilizando a velocidade anterior, calcula-se o tempo que o satlite necessita para sobrevoar a regio coberta por uma imagem; Inclinao da rbita do satlite em relao ao eixo norte-sul; Deslocamento relativo entre a primeira e ltima linha.

Correo Geomtrica

Efeito da variao da velocidade

Correo Geomtrica

Variao na atitude do sensor


Variao

de roll (rolagem) - no alinhamento entre varreduras consecutivas

Correo Geomtrica
Variao

de pitch (arfagem)- superposies ou lacunas nas varreduras consecutivas

Correo Geomtrica
Variao

de yaw (guinada) - varreduras desalinhadas, superposio ou lacunas entre as varreduras causando um efeito de leque

Correo Geomtrica

Georreferenciamento conhecido tambm como Correo Com Pontos de Controle (CENTENO, 2009), consiste em encontrar os parmetros de transformao a partir das coordenadas de pontos homlogos no espao imagem e no espao objeto (referenciado um sistema de coordenadas), para que se apliquem aos outros pontos da imagem.
Geralmente

o modelo matemtico utilizado o polinomial, relacionando as coordenadas no espao imagem com as do espao objeto.

Correo Geomtrica

Correo Geomtrica

Sendo o modelo mais simples, de primeira ordem:

Onde:

Correo Geomtrica

importante que os pontos para o clculo dos parmetros sejam:


Facilmente

identificveis na imagem, bem como no

terreno; Devem ser distribudos uniformemente pela rea que se deseja fazer a correo.

Correo Geomtrica

Razo de Polinmios e a DLT


Recentemente

a correo de imagens de Sensoriamento Remoto vem se utilizando de modelos mais complexos que incluem, alm das coordenadas no plano, o modelo digital do terreno, que contem as suas coordenadas altimtricas. Essa transformao pode ser feita:
Pela

Razo de Polinmios: seguindo os princpios da fotogrametria.


;

Correo Geomtrica
DLT

(Direct Linear Transform): que uma variedade dos modelos polinomiais (CENTENO, 2009 apud ABDEL-AZIZ & KARARA, 1971)

Correo Geomtrica

Algoritmo de Correo Geomtrica


Com

os pontos homlogos j estabelecidos, sendo os do espao imagem e do espao objeto, procede-se com o clculo dos parmetros de transformao entre os sistemas. Considerando um sistema de equaes redundantes (nmero de observaes n maior que o nmero de parmetros u), calculam-se os parmetros pelo Mtodo dos Mnimos Quadrados. Lembrando que a transformao :

W = A*Z

Correo Geomtrica

O transformao inversa permite calcular as coordenadas do ponto na imagem original a partir de um dado par de coordenadas na imagem de sada: Z = B*W No prximo passo, cria-se uma imagem vazia que armazena o resultado da correo, delimitada pelos valores de mximo de mnimo das coordenadas do sistema de referncia.

Correo Geomtrica

Para preencher essa nova imagens existem duas opes:


o mapeamento direto, que no eficiente, podendo deixar algumas falhas na imagem, pois alguns pontos na imagem poderiam ficar sem valor atribudo; ou o mapeamento inverso, que varre a imagem a imagem de sada calculando a posio do pixel correspondente na imagem original. Considera as diferenas devido escala, rotao e posio, e pode ser efetuado pelo mtodo do vizinho mais prximo, interpolao bilinear e interpolao por convoluo cbica.

Correo Geomtrica

Correo Geomtrica

Mtodo do Vizinho Mais Prximo (VMP) usa o nvel de cinza mais prximo ao resultado do mapeamento inverso.

Correo Geomtrica

Interpolao Bilinear - O valor obtido pela mdia ponderada dos nveis de cinza dos pontos E e F transferido para a posio X.

Correo Geomtrica

Convoluo Cbica utilizamse cinco interpolaes polinomiais do terceiro grau sobre os dezesseis pixels que cercam o resultado do mapeamento inverso.

Correo Geomtrica

Sobre os mtodos:
O

mtodo do VMP pode causar o efeito de blocos na imagem, apesar de ter rpido processamento e no criar novos nveis de cinza; A interpolao bilinear tem o efeito de suavizao das imagens, devido ao fato de utilizar a operao de mdia; A convoluo cbica leva mais tempo computacional para o seu processamento, introduz novos valores de nveis de cinza, porm produz uma imagem com aparncia mais natural.

Questionrio

Situao problema: tem-se um arquivo de imagem de satlite, contendo as bandas de um sensor, por exemplo, Landsat 8. Existe um problema de linhas perdidas nas bandas do visvel que seriam utilizadas em uma carta imagem. O que se deve fazer? Qual mtodo de interpolao voc adotaria, se o interesse no processamento da imagem de satlite fosse a rapidez? E se o interesse fosse ser o mais fiel realidade quanto possvel?

Questionrio

O que importante considerar quanto aos pontos homlogos na parte do georreferenciamento da correo geomtrica de imagens? Quando uma imagem apresentar o efeito conhecido como salt and pepper, qual seria a providncia a ser tomada?

Potrebbero piacerti anche