Sei sulla pagina 1di 2

Aula 05 Laboratrio Visualg Exemplo 1: algoritmo "Calcpreco-v1" // Funo : // Autor : // Data : 03/09/2013 // Seo de Declaraes var PRECOUNIT, PRECOTOT:

: real QUANT: inteiro inicio // Seo de Comandos //Entrada escreva ("Digite o preo unitrio: ") leia (PRECOUNIT) escreva ("Digite a quantidade: ") leia (QUANT) //Processamento PRECOTOT <- PRECOUNIT * QUANT //Saida escreva(PRECOTOT) fimalgoritmo Exerccios 1) Escreva um programa que receba 2 nmeros e apresente a soma dos dois. 2) Escreva um programa para calcular o consumo mdio de um automvel (medido em Km/l), dado que so conhecidos a distncia total percorrida e o volume de combustvel consumido para percorr-la (medido em litros).

3) Em pocas de pouco dinheiro, os comerciantes esto procurando aumentar suas vendas oferecendo desconto. Faa um programa que possa entrar com o valor de um produto e imprima o novo valor tendo em vista que o desconto foi de 9%. Alm disso, imprima o valor do desconto. 4) Escreva um programa que receba um valor inteiro e mostre o seu antecessor e o seu sucessor. 5) Ler dois nmeros para variveis A e B, efetuar a troca dos valores de forma que a varivel A passe a possuir o valor da varivel B e que a varivel B passe a possuir o valor de A. Apresentar os valores trocados.

6) Faa um programa que leia a idade de uma pessoa expressa em anos, meses e dias e escreva a idade dessa pessoa expressa apenas em dias. Considerar ano com 365 dias e ms com 30 dias. 7) Escreva um algoritmo para ler o nmero total de eleitores de um municpio, o nmero de votos brancos, nulos e vlidos. Calcular e escrever o percentual que cada um representa em relao ao total de eleitores. 8) Escreva um programa para ler o salrio mensal atual de um funcionrio e o percentual de reajuste. Calcular e escrever o valor do novo salrio. 9) Construa um programa que : Leia a cotao do dlar Leia um valor em dlares Converta esse valor para Real Mostre o resultado 10) Construa um algoritmo para pagamento de comisso de vendedores de peas, levandose em considerao que sua comisso ser de 5% do total da venda e que voc tem os seguintes dados: Identificao do vendedor Cdigo da pea Preo unitrio da pea Quantidade vendida 11) Identifique os dados de entrada, processamento e sada no algoritmo abaixo: Receba cdigo da pea Receba valor da pea Receba Quantidade de peas Calcule o valor total da pea (Quantidade * Valor da pea) Mostre o cdigo da pea e seu valor total Faa um programa que atenda o algoritmo acima.

12) Faa um programa para Calcular o estoque mdio de uma pea, sendo que ESTOQUEMDIO = (QUANTIDADE MNIMA + QUANTIDADE MXIMA) /2 13) Efetuar o clculo do valor de uma prestao em atraso, utilizando a frmula: PRESTAO = VALOR + (VALOR * (TAXA/100) * TEMPO). 14) Escreva um programa para calcular o valor de y como funo de x, segundo a funo y(x) = 3x + 2, num domnio real. Faa o teste de mesa para 5 possveis valores de x e veja se o programa acerta o resultado. 15) Faa um programa que pea o salrio lquido de um funcionrio que trabalhe por hora, as horas de trabalho, nmero de horas trabalhadas no ms, e o percentual de desconto do INSS. O algoritmo dever mostrar o salrio bruto, o valor descontado e o valor do salrio lquido.

Potrebbero piacerti anche