Sei sulla pagina 1di 6

1. INTRODUO O presente trabalho tem por finalidade esclarecer como acontece a digesto e absoro de protenas no organismo.

As protenas so de fundamental importncia na alimentao animal, visto que esto intimamente relacionadas com os processos vitais das clulas e conseqentemente, do organismo, cumprem fun es estruturais, reguladoras, de defesa e de transporte nos fludos biol!gicos. A protena foi o primeiro nutriente considerado essencial para o organismo, elas so macromolculas presentes em todas as clulas dos organismos vivos. "o formadas por combina es dos #$ amino%cidos em diversas propor es. Os amino%cidos se &untam para formar uma protena por meio de ligao peptdica que une o grupo carbo'lico de um amino%cido ao grupo amino do outro. A unio de dois amino%cidos forma um dipeptdeo, tr(s amino%cidos, um tripeptdeo, podendo uma protena ter )$$ ou mais amino%cidos. Os amino%cidos das protenas se unem um ao outro em uma seq(ncia predeterminada geneticamente, podendo sua estrutura ser dividida em prim%ria e a conformao que envolve a estrutura, secund%ria, terci%ria e quarten%ria. *uanto + origem, as protenas podem ser e'!genas, provenientes das protenas dos alimentos ingeridos pela dieta, ou end!genas, derivadas da degradao das protenas celulares do pr!prio organismo.

2. DEFINIO DE DISGESTO E ABSORO Digesto: molculas ingeridas so convertidas para formas que podem ser absorvidas pelas clulas epiteliais do trato gastrointestinal. Absoro: processos pelos quais as molculas so transportadas atravs das clulas epiteliais que revestem o trato gastrointestinal para penetrarem no sangue ou na linfa. Ocorre por transporte ativo e,ou por difuso. 3. ROTE!NAS

As -rotenas so compostos orgnicos bioqumicos, constitudos por um ou mais polipeptdeos tipicamente dobrada em uma forma globular ou fibrosa, facilitando uma funo biol!gica. "o compostos de alto peso molecular, compostos orgnicos de estrutura complementar e massa molecular elevada .de /$$.$$$ a /$$.$$$.$$$.$$$ ou mais unidades de massa at0mica1, sinteti2adas pelos organismos vivos atravs da condensao de um grande n3mero de molculas de alfa4amino%cidos, atravs de liga es denominadas liga es peptdicas. 5ma protena um con&unto de no minimo #$ amino%cidos, mas sabemos que uma protena possui muito mais que essa quantidade, sendo os con&untos menores denominados -olipeptdeos. ". FUN#ES DAS ROTE!NAS 6strutural ou pl%stica7 so aquelas que participam dos tecidos dando4lhes rigide2, consist(ncia e elasticidade. "o protenas estruturais7 col%geno .constitunte das cartilagens1, actina e miosina .presentes na formao das fibras musculares1, queratina .principal protena do cabelo1, fibrinog(nio .presente no sangue1, albumina .encontrada em ovos1 e outras. 8ormonal7 e'ercem alguma funo especfica sobre algum !rgo ou estrutura de um organismo como, por e'emplo, a insulina que retira a glicose em e'cesso do sangue .embora tecnicamente a insulina se&a considerada apenas um polipeptdeo, devido a seu pequeno tamanho1.

9efesa7 os anticorpos so protenas que reali2am a defesa do organismo, especiali2ados no reconhecimento e neutrali2ao de vrus, bactrias e outras substncias estranhas. O fibrinog(nio e a trombina so outras protenas de defesa, respons%veis pela coagulao do sangue e preveno de perda sangunea em casos de cortes e ferimentos.

6nergtica7 obteno de energia a partir dos canais que comp em as protenas. 9urante a fase de crescimento as crianas so especialmente sensveis +s defici(ncias de nutrientes, sobretudo protenas. 9efici(ncia de calorias ou protenas na dieta desvia as protenas para a funo energtica, levando + defici(ncia de crescimento. A necessidade di%ria de protenas de cerca de /g,:g durante essa fase e $,;4$,<g,:g na fase adulta.

6n2im%tica7 en2imas so protenas capa2es de catalisar rea es bioqumicas como, por e'emplo, as lipases. As en2imas no reagem, so reutili2adas .sempre respeitando o stio ativo1 e so especficas. As en2imas redu2em a energia de ativao das rea es qumicas. A funo da en2ima depende diretamente de sua estrutura. -rotenas altamente especiali2adas e com atividade cataltica. =ais de #$$$ en2imas so conhecidas, acreditava4se que cada uma era capa2 de catalisar apenas um tipo diferente de reao qumica, porm novas pesquisas provaram que algumas en2imas podem catalisar diferentes rea es qumicas.

>ondutoras de gases7 o transporte de gases .principalmente do o'ig(nio e um pouco do g%s carb0nico1 reali2ado por protenas como a hemoglobina e hemocianina presentes nos gl!bulos vermelhos ou hem%cias.

$. DIGESTO E ABSORO DE ROTE!NAS O padro geral da digesto de protena semelhante + digesto de carboidratos, na medida em que grandes protenas moleculares so quebradas em peptdeos de cadeia curta pela digesto luminal. 5ma importante diferena entre a digesto de protena e a digesto de carboidrato no n3mero de en2imas diferentes envolvidas.

As protenas da dieta pela digesto e subseqente absoro pelo intestino fornecem amino%cidos ao organismo que tero tr(s destinos principais7 anabolismo, catabolismo ou degradao e produo de energia. -or estas vias os amino%cidos serviro na construo e manuteno dos tecidos, formao de en2imas, horm0nios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulao de processos metab!licos. A digesto de protena comea no est0mago, onde as protenas se decomp em em proteoses, peptonas e polipeptdeos grandes e continua no intestino delgado pela ao das en2imas proteolticas provenientes do pncreas e da mucosa intestinal. ?o est0mago, o pepsinog(nio inativo convertido na en2ima pepsina quando ele entra em contato com o %cido hidroclordrico e outras molculas de pepsina por estmulo da presena do alimento. 6sta en2ima comea a quebra ou clivagem das protenas dos alimentos, principalmente o col%geno, a principal protena do tecido con&untivo. As proen2imas pancre%ticas so ativadas pela enteroquinase do suco intestinal que transforma o tripsinog(nio em tripsina por meio de uma hidr!lise. 6sse processo continuado por uma ativao em cascata das outras proen2imas pancre%ticas atravs da ao da tripsina. A tripsina, quimiotripsina e carbo'ipolipeptidase pancre%ticas decomp em a protena intacta e continuam a decomposio iniciada no est0mago at que se formem pequenos polipeptdeos e amino%cidos. As peptidases proteolticas locali2adas na borda em escova tambm atuam sobre os polipetdeos, transformando4os em amino%cidos, dipeptdeos e tripeptdeos. A fase final da digesto de protenas ocorre na borda em escova, onde os dipeptdeos e tripeptdeos so hidrolisados em seus amino%cidos constituintes pelas hidrolases peptdicas. Os peptdeos e amino%cidos absorvidos so transportados ao fgado atravs da veia porta. *uase toda a protena absorvida no momento em que atinge o final do &e&uno e apenas /@ da protena ingerida encontrado nas fe2es. A Aabela / a seguir mostra o processo de digesto e absoro das protenas7 Estr%t%r& Boca 6stomago rote'(& Aritura os alimentos Ccido clordrico desnatura protenas e a pepsina, inicia a hidr!lise ?o l3men intestinal, as en2imas pancre%ticas digerem a protena ingerida .e a end!gena1 a dipeptdeos e tripeptdeosE dipeptidases e tripeptidases nas bordaduras Fem escovaG das clulas da mucosa digerem dipeptdeos e tripeptdeos at amino%cidos.

Dntestino 9elgado

Hgado

=antm o balano dos amino%cidos plasm%ticos, sinteti2a protenas essenciais, en2imas, lipoprotenas e albumina. >onverte esqueleto carb0nico do amino%cido em glicose. I respons%vel pela sntese de <J@ da uria. "angue transporta amino%cidos absorvidos e protenas sinteti2adas "inteti2a uria em condi es especiais e a elimina pela urina 6limina material no digerido que pode ser fermentado pela flora intestinal.
T&be)& 1 * 9igesto, absoro e utili2ao de protenas

"istema circulat!rio Kim Dntestino Lrosso

+. ,ON,-USO As protenas so fundamentais no organismo de qualquer ser vivo, elas fa2em parte do processo vital de clulas e consequentemente do organismo, esto presentes em todas as clulas dos organismos vivos. 6las so respons%veis pelo crescimento, conservao e reparao de !rgos, tecidos e clulas, podendo ser utili2adas como fonte de energia se houver defici(ncias dos outros nutrimentos energticos. 6las desempenham fun es metab!licas e reguladoras, como assimilao de nutrientes e transporte de o'ig(nio e gorduras no sangue. 6ntre os processos e'ecutados pelas protenas esto7 estrutural .membrana plasm%tica, citoesqueleto, cone'o de tecidos1, en2im%tica .as en2imas so protenas1, energtica .as protenas podem ser quebradas em acetil4>oA e participar do ciclo de Mrebs1, regulao osm!tica .a protena albumina muito importante neste processo1, transporte .canais da membrana, pigmentos respirat!rios1, imunol!gica .os anticorpos so protenas1, movimentao .protenas contr%teis como a miosina1, end!crina .muitos horm0nios so protenas1 e informativa .sinali2adores de membrana plasm%tica1.

.. REFER/N,IAS BIB-IOGR0FI,AS ?utrio Animal7 Bases e Hundamentos NO"O =DPAO? A?9KDL56AAO, P. -6KPQ 6ditora ?obel Aratado de Hisiologia Reterin%ria NA=6" L. >5??D?L8A= 6ditora Luanabara Moogan

Potrebbero piacerti anche