Sei sulla pagina 1di 4

O JUZO FINAL VIII I. A Certeza do Juzo Final Atos 17.

31 porquanto ESTABELECEU um dia em que H DE JULGAR o mundo com justia... Atos 24.25 Dissertando ele acerca da justia, do domnio prprio e do JUZO VINDOURO... Estes textos mostram de uma forma clara e inconfundvel que haver um juzo final para o mundo. Paulo diz que este dia J est estabelecido; e o propsito do juzo final ser, entre outros, o de executar o julgamento de Deus sobre cada pessoa. No juzo final, Deus designar o lugar em que cada pessoa passar a eternidade: ou na nova terra ou no lugar de punio final. O juzo final descrito na Bblia como: O dia do juzo, Aquele dia, e O dia da ira e da revelao do justo juzo de Deus . Ningum se engane. Haver um juzo sobre todos, onde todos daro contas das suas vidas e dos seus atos perante Deus. II. A Ocasio do Juzo Final Paulo diz que Deus estabeleceu um dia em que julgar o mundo com justia. Quando ser este dia? Embora no possamos dizer com preciso a data do juzo, podemos afirmar que ele ocorrer no fim do mundo e se dar por ocasio da volta de Cristo Mateus 25.31,32 Quando VIER o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, ento, se ASSENTAR NO TRONO DA SUA GLRIA; e todas as NAES sero REUNIDAS em sua presena, e ele SEPARAR uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas. 2 Tessalonicenses 1.7-10 e a vs outros, que sois atribulados, alvio juntamente conosco, quando do cu se MANIFESTAR o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, TOMANDO VINGANA contra os que NO conhecem a Deus e contra os que NO obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes SOFRERO PENALIDADE DE ETERNA DESTRUIO, BANIDOS da face do Senhor e da glria do seu poder, quando VIER para ser GLORIFICADO nos seus santos e ser ADMIRADO em todos os que CRERAM, naquele dia (porquanto foi crido entre vs o nosso testemunho. Quantos juzos haver? Os dispensacionalistas falam em pelo menos quatro julgamentos:

1. Um por ocasio do arrebatamento da Igreja; 2. Outro por ocasio da vinda de Cristo propriamente dita e ser apenas para as naes vivas; 3. Haver o julgamento de Israel antes do milnio; 4. Haver o julgamento dos mpios mortos depois do milnio. Na verdade, a Bblia ensina que haver um nico juzo sobre todos. A Bblia nunca fala em juzos no plural e, sim, em juzo, sempre no singular. Esta inclusive, a posio oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil, de acordo com o Catecismo Maior na pergunta 88: ... Vir o juzo GERAL e FINAL dos anjos e dos homens. III. Quem Ser o Juiz? Atos 17.31 porquanto ESTABELECEU um dia em que H DE JULGAR o mundo com justia, por meio de um VARO que destinou e acreditou diante de todos, RESSUSCITANDO-O dentre os mortos. De acordo com este texto, o juiz ser o Senhor Jesus Cristo. Foi Ele quem se encarnou, morreu e ressuscitou para a salvao do seu povo. O juzo exercido por Cristo far parte da Sua exaltao final e do Seu triunfo sobre os Seus inimigos. Em Seu julgamento, Cristo ser assistido pelos anjos que tomaro parte no juzo final Mateus 13.41,42 Mandar o Filho do Homem os seus ANJOS, que AJUNTARO do seu reino todos os escndalos e os que praticam a iniqidade e os LANARO na fornalha acesa; ali haver choro e ranger de dentes... Mateus 24.31 E ele enviar os seus ANJOS, com grande clangor de trombeta, os quais REUNIRO os seus ESCOLHIDOS, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos cus. Mateus 25.31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os ANJOS com ele, ento, se assentar no trono da sua glria. Cristo hoje o Salvador do mundo, mas no final de tudo Ele ser transformado no juiz do mundo. O Credo Apostlico diz: ... Creio em Jesus Cristo... (que) subiu ao cu... de onde h de vir para JULGAR os vivos e os mortos. IV. Quem Ser Julgado? O Catecismo Maior responde: Os anjos e os homens. 1. Os anjos decados comparecero perante o tribunal de Deus. O diabo e seus demnios vero a sua runa final no dia do juzo.

2 Pedro 2.4 Ora, se Deus NO poupou ANJOS quando pecaram, antes, precipitandoos no inferno, os entregou a abismos de trevas, RESERVANDO-OS para juzo. Apocalipse 20.10 O diabo, o sedutor deles, foi LANADO para DENTRO DO LAGO DE FOGO E ENXOFRE, onde j se encontram no s a como tambm o falso profeta; e sero atormentados de dia e de noite, pelos sculos dos sculos. 2. Todos os homens tero que comparecer perante o tribunal de Deus tambm. Todos os homens incluem tambm os crentes em Cristo Jesus. Mas os crentes no precisaro temer o dia do juzo, pois, no haver condenao para eles (Rm 8.1). Diante do juzo, os homens mpios tero sua condenao publicamente homologada, confirmada, e os santos do Senhor tambm tero sua redeno publicamente confirmada. Alguns estudiosos citam Joo 5.24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e cr naquele que me enviou tem a vida eterna, NO entra em juzo, mas passou da morte para a vida para afirmar que os crentes no iro a julgamento; Mas este texto simplesmente nos diz que o crente no entrar em juzo condenatrio. No entrar em juzo aqui, no ser condenado. Jesus ensina que no dia do juzo crentes e incrdulos estaro juntos ao usar expresses como: Joio e trigo e cabritos e ovelhas para se referir aos justos e aos injustos. Mateus 13.30, 40-43 Deixai-os CRESCER JUNTOS at colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o JOIO, atai-o em feixes para ser QUEIMADO; mas o TRIGO, recolhei-o no meu celeiro.... Pois, assim como o JOIO colhido e LANADO AO FOGO, assim ser na consumao do sculo. Mandar o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntaro do seu reino todos os escndalos e os que praticam a iniqidade e os LANARO NA FORNALHA ACESA; ali haver choro e ranger de dentes. Ento, os justos resplandecero como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], oua. Mateus 25. 31-34, 41,46 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, ento, se assentar no trono da sua glria; e todas as naes sero reunidas em sua presena, e ele SEPARAR uns dos outros, como o PASTOR separa dos CABRITOS as OVELHAS; e por as ovelhas sua DIREITA, mas os cabritos, ESQUERDA; ento, dir o Rei aos que estiverem sua direita: VINDE, BENDITOS de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos est preparado desde a fundao do mundo.. Ento, o Rei dir tambm aos que estiverem sua esquerda: APARTAI-VOS DE MIM MALDITOS, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos... E iro estes para o CASTIGO ETERNO, porm os justos, para a vida eterna. V. O Padro do Juzo Final O padro pelo qual os santos e os pecadores sero julgados ser vontade revelada de Deus. E, esta no a mesma para todos. Alguns tm sido mais privilegiados que outros, e isto naturalmente aumenta sua responsabilidade.

1. Os Gentios sero julgados segundo a lei da natureza escrita em seus coraes. 2. Os Judeus do Velho Testamento sero julgados segundo a revelao do Velho Testamento. 3. Os Homens da era do Novo Testamento, que gozaram a luz do evangelho alm da luz da natureza e da revelao do Velho Testamento, sero julgados de conformidade com a maior luz que receberam, e Deus dar a cada um o que lhe devido. Muitos gozaro da eterna felicidade na nova criao com Cristo e muitos outros sero lanados para dentro do lago de fogo e, isto eternamente.

Potrebbero piacerti anche