Sei sulla pagina 1di 3

EDUCAO A DISTNCIA (EAD): CONCEITO E CARACTERSTICAS Segundo o Governo Federal, no Decreto n.

5622 de 19 de dezembro de 2005:


[...] caracteriza-se a educao a distncia como modalidade educacional na qual a mediao didtico-pedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (BRASIL, 2005).

De um modo geral, as caractersticas da EaD so discutidas em relao educao presencial. Geralmente, consideramos trs aspectos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem na educao a distncia:

1. Separao no tempo e no espao

Em relao ao tempo e espao, Moran (2007) nos ajuda a compreender as diferenas entre as modalidades ao defini-las. A educao presencial o ensino convencional, a modalidade dos cursos regulares, em qualquer nvel, nos quais professores e alunos se encontram sempre num mesmo local fsico chamado sala de aula. A educao semipresencial acontece uma parte na sala de aula e outra parte a distncia, atravs de tecnologias. A educao a distncia pode ter ou no momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espao e/ou no tempo, mas podendo estar juntos atravs de tecnologias da comunicao. Os usos que fazemos dessas tecnologias da informao e comunicao que criam alternativas e disponibilizam novas opes no tempo e espao, pois permitem prticas educativas em diferentes combinaes, como: mesmo tempo e mesmo espao (a tradicional sala de aula); mesmo tempo e espao diferente (as aulas por conferncia de vdeo, rdio ou telefone); tempo diferente e mesmo espao (aulas individuais em laboratrios); tempo diferente e espao diferente (instruo de ritmo individual).

Conclumos, portanto, que na educao a distncia ocorre outra dinmica entre tempos e espaos, com suas implicaes no processo de ensinar e aprender.

2. Mediao das tecnologias da comunicao

A separao no tempo e no espao pode ser superada pela comunicao entre professores e alunos, mediada por alguma tecnologia. Por isso to importante compreender os padres e tipos de comunicao permitidos nessa modalidade. Todo ato de ensino e aprendizagem, por princpio, um ato de comunicao. No ensino presencial, a comunicao mediada prioritariamente pela comunicao presente e direta entre professor e aluno, eventualmente tambm por documentos textuais e audiovisuais, como transparncias, slides, filmes e programas de multimdia. No entanto, o ensino na sala de aula, mesmo usando variados recursos tecnolgicos, no depende de tecnologia. Assumimos que a aprendizagem depende essencialmente do encontro entre professor e aluno. Na educao a distncia, o uso de formas midiatizadas de comunicao, ou seja, o uso de recursos tecnolgicos na mediao comunicativa, utiliza materiais impressos, recursos audiovisuais e ambientes virtuais de aprendizagem. Estes recursos so necessrios diante da aprendizagem a distncia, que deve prever alternativas interao e comunicao entre professores e alunos.

3. Interao, cooperao e autonomia

Outra caracterstica da educao a distncia a nfase na autonomia do aluno como sujeito da aprendizagem. A autonomia refere-se s mltiplas capacidades do indivduo em representar-se tanto nos espaos pblicos como nos espaos privados da vida cotidiana. Compreende o domnio crtico e referenciado do conhecimento, a sua capacidade de decidir, de processar e selecionar informaes, de lidar com elas criticamente, mas, acima de tudo, a criatividade e a iniciativa. Pressupe que tais atributos no so inerentes ao indivduo, no nascemos autnomos. Tais competncias so construdas por meio de uma srie de aes e tomadas de deciso diante de novos desafios, problemas e contextos educativos. Entretanto, compreendemos que autonomia no significa que o estudante deva ser autodidata. Significa, sim, que o estudante o responsvel por percorrer a trajetria da aprendizagem proposta por seu professor nas estratgias de ensino, construindo conhecimento em interao e cooperao com todas as outras pessoas envolvidas no processo de ensinoaprendizagem. Esta abordagem se contrape s propostas de educao de cunho individualista, pois enfatiza as possibilidades de comunicao entre pares em coletivos 2

virtuais de interao. A aquisio da aprendizagem em parte individual e em parte coletiva, j que esta no pode prescindir do processo de troca e interao. Na prtica, isto significa que a efetivao da aprendizagem no se d apenas pela reflexo individual do aluno em relao aos contedos, mas pelo processo dinmico de compartilhamento e reflexo com os outros participantes do processo de ensino-aprendizagem. Estes princpios, que caracterizam as prticas pedaggicas na educao a distncia, tambm servem de referncia a este curso de formao.

Potrebbero piacerti anche