Sei sulla pagina 1di 14

HISTRIA DA EDUCAO: DA EDUCAO PRIMITIVA NACIONAL

RESUMO: Este artigo resultado do estudo da matria Histria da Pedagogia, ministrado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob a orientao da professora Renice Ribeiro Lopes. Aqui se apresenta uma sntese dos principais pontos abordados durante as aulas, tendo como objetivo concretizar o aprendizado sobre o assunto e possibilitar um aprofundamento do mesmo. Como embasamento terico foi utilizada a contribuio de autores como: Aranha (2006) e Gadotti (1999). No decorrer do texto expe-se a evoluo da educao durante os anos, suas conquistas e expectativas. Palavras chave: Histria, pedagogia, educao.

Introduo: A educao sem dvidas a maior e mais importante forma de transmisso de conhecimentos e culturas j existente. Ela tem tambm um carter social muito forte, pois se mostra cada vez mais um instrumento de escalada social e consequentemente de discriminao. Desde os primrdios o homem procurou sempre se aperfeioar, e a fala e a escrita, a comunicao, foram essenciais para esse aperfeioamento. Mas s com a educao que se pode garantir a perpetuao dos saberes, podendo assim, serem construdos e aprimorados. A educao como se tem hoje, laica, escolarizada, gratuita e universal demorou muito tempo para alcanar esse patamar e ainda hoje apresenta muitos desafios. Comeando pelos primitivos, seguindo pelas educaes oriental, clssica, medieval, humanista, realista, naturalista e nacional, percorresse nesse trabalho vrios pontos essenciais para a constituio da educao como hoje a conhecemos. Espera-se que com essa pesquisa seja possvel contribuir com as discusses sobre o assunto e despertar o interesse de mais pessoas sobre o tema.

Educao Primitiva A educao primitiva caracterizou-se pela vida tribal utilizando a tradio oral dos mitos e ritos. Essa educao pr-histrica, pois ocorreu antes do incio da histria, ainda no existia a escrita. Os instrumentos utilizados para a sobrevivncia foram sendo descobertos ou transformados muito lentamente. Passa-se nessa poca pela Idade da Pedra Lascada (Paleoltico) e pela Idade da Pedra Polida (Neoltico) momentos pelos quais as tribos deixam de ser nmades e fixam-se ao solo desenvolvendo tcnicas de agricultura e pastoreio. A terra e seus produtos pertencem a todos, sendo coletivos, uma sociedade homognea, una e indivisvel. De acordo com Aranha,

[...] as sociedades tribais so predominantemente mticas e de tradio oral. Para esses povos a natureza est carregada de deuses, e o sobrenatural penetra em todas as dependncias da realidade vivida e no apenas no campo religioso, isto , na ligao entre o indivduo e o divino. O sagrado se manifesta na explicao da origem divina da tcnica, da agricultura, dos males, na natureza mgica dos instrumentos, das danas e dos desenhos. (ARANHA, 2006, p. 34)

As comunidades tribais possuam um chefe guerreiro que era o porta-voz da comunidade ele mantinha o bom convvio entre as pessoas e quando havia guerra levava a vontade da tribo falando em nome dela. A educao era difusa as crianas com a imitao das atividades realizadas pelos adultos, ningum tinha a funo especfica de ensinar. Os saberes da tribo, costumes, cultura acontece de forma espontnea e natural, conforme a criana cresce ela vai internalizando os conhecimentos dos mais velhos. Um fato tambm muito importante nesse tipo de educao a ausncia de punies, o exemplo e a imitao eram realmente o modelo educacional da poca. Nesse panorama surge a escrita vinda da necessidade de administrar os negcios medida que as atividades e a vida em sociedade e a relao de trabalho vo ficando mais complexas.

Educao Oriental Durante o perodo Neoltico ou Idade da Pedra Polida os povos comearam a reunir-se e viver em comunidade em regies banhadas por rios, esses povos ficaram conhecidos como civilizaes fluviais, pois a vida longe da gua era muito difcil por causa dos desertos, e a gua tornava a terra frtil. Assim surgiu no oriente vrias civilizaes como a Mesopotmia, o Egito, a ndia, China e os povos Hebreus. O surgimento da escrita foi algo muito importante para a histria das civilizaes, os egpcios tinham uma escrita pictogrfica (representava figuras) que passou com o tempo a ter inscries em hierglifos terminando em seguida a ter caractersticas ideogrficas, essa escrita era utilizada pelos escribas e por encarregados de funes estatais. Na Mesopotmia a escrita era cuneiforme (em forma de cunhas) com o signo representando o som de slabas e no mais os objetos. Enquanto isso a China a escrita era ideogrfica com sinais grficos representando figuras. Quem realmente deu uma guinada na escrita foram os fencios inventando a escrita alfabtica em 1500 a.C. De acordo com Aranha (2006)

O termo alfabeto, inicialmente formado pelas primeiras letras fencias Aleph e bet, composto das letras gregas alpha () e beta (). Os 22 sinais permitem as mais diferentes combinaes, tornando bem mais prtico o uso e a aprendizagem da escrita. (ARANHA, 2006, p. 44)

A partir desse momento a escrita comeou a difundir-se pelo mundo tornando-se um saber que acabava por representar uma fonte de poder, sendo destinada a funes e personagem mais notveis na sociedade. China A China possui cultura muito forte e conservadora revelando poucas mudanas desde sua criao at os dias de hoje. Sua tradio passada por livros de difcil interpretao como o I Ching (Livro das mutaes). Essa cultura possui algumas doutrinas dentre elas destaca Gadotti (1999) o taosmo e o confucionismo:

A doutrina pedaggica mais antiga o taosmo (tao = razo universal), que uma espcie de pantesmo, cujos princpios recomendam uma vida tranquila, pacfica, sossegada, quieta. Baseando-se no taosmo, CONFCIO (551-479 a.C.) criou um sistema moral que exaltava a tradio e o culto aos mortos. O confucionismo transformou-se em religio do Estado at a Revoluo Cultural, promovida na China por Mao Ts-Tung, no sculo XX. Confcio considerava o poder dos pais sobre os filhos ilimitado: o pai representava o prprio Imperador dentro de casa. Criou um sistema de exames baseado no ensino dogmtico e memorizado. Esse memorismo fossilizava a inteligncia, a imaginao e a criatividade, hoje exaltadas pela pedagogia. A educao chinesa tradicional visava reproduzir o sistema de hierarquia, obedincia e subservincia ao poder dos mandarins. (GADOTTI, 1999, p.22.)

A educao elementar na China consistia no clculo e na alfabetizao, os valores morais eram transmitidos pelos ancestrais. O ensino superior era dirigido classe dirigente, e as oficinas aos artesos e camponeses.

Egito As escolas egpcias eram frequentadas por turmas com uma mdia de vinte alunos e a educao ocorria em templos ou casas. Segundo Gadotti (1999),
Os mestres sentavam-se em uma esteira e os alunos ao redor dele, muitas vezes ao ar livre, sob uma figueira, como atesta a rica iconografia egpcia. Os textos eram aprendidos mediante a repetio mnemnica, isto , pela leitura em voz alta, em conjunto, para facilitar a memorizao. O ensino autoritrio tinha por finalidade curvar o aluno obedincia. (ARANHA, 2006, p. 46)

A educao fsica tambm era muito privilegiada destinada aos nobres e guerreiros com atividades de natao, tiro com arco, corrida, caa e pesca. A arte de falar bem inicialmente era mais enfatizada que a de escrever. Havia tambm nessa poca o ensino de ofcios especializados com o intuito de formar artesos e formar guerreiros, separando a escola em objetivos intelectuais e prticos. Mesopotmia Os povos da Mesopotmia eram muito desenvolvidos, usavam ferramentas e armas de bronze, inventaram a escrita cuneiforme, construram bibliotecas, desenvolveram a astronomia e a medicina e fizeram um calendrio lunar. Quanto aos mtodos educativos predominava a educao domstica onde os saberes, crenas e habilidades eram passadas de pai para filho. Esses povos

possuam escolas pblicas (devido ao domnio babilnico), instncias de educao

superior (Universidade Palatina da Babilnia) onde se estudava histria natural, astronomia e matemtica e tinham tambm ricas bibliotecas. A escola formava escribas (povos com a funo de ler e copiar textos religiosos usando difcil escrita) o que demonstra uma forte cultura do poder da classe sacerdotal que era encarregada da educao. Os mesopotmios acreditavam que os governantes eram escolhidos por deuses, tendo pois sua soberania garantida, a exemplo disso temos o Cdigo de Hamurabi livro com leis feito por um rei onde suas leis no podiam ser transgredidas por serem autoridade divina. ndia A ndia possui duas religies que permanecem vivas at os dias de hoje: o hindusmo e o budismo. O hindusmo uma religio composta por vrias crenas. A povo dividida-se em castas fechadas: os brmanes (sacerdotes), os xtrias (guerreiros e

magistrados),os vaicias (agricultores e mercadores),os sudras (artesos) e os prias (servos dedicados aos servios considerados mais humildes). De acordo com crena todos saiam do corpo do deus Brahman sendo os brmanes os mais importantes por serem feitos da cabea e os prias nem chegavam a pertencer a nenhuma casta por no terem origem divina. Esse fato demonstra uma extrema discriminao desses povos. Eles seguiam os ensinamentos dos textos sagrados dos Vedas e dos Upanishads, sendo o livro mais importante dos Vedas o Rig-Veda do terceiro milnio a.C. e os Upanishads de 1500 e 500 a.C. O ensino ocorria ao ar livre, sob rvores e era de iniciativa privada. O mestre era venerado, e a disciplina no abusava de castigos. Os estudos tinham fundo religioso e moral e o aprendizado era mnemnico. (ARANHA, 2006, p. 48). A educao fsica no era muito valorizada, preferiam matrias como religio, gramtica, literatura, matemtica, astronomia, filosofia, direito e medicina

considerados cursos superiores que inicialmente eram reservados apenas aos brmanes.

O budismo foi fundado por Sidarta Gautama, o Buda (Iluminado), no sculo IV a.C. Doutrina de carter espiritual que valorizava a relao mestre-discpulo. Os hebreus Os hebreus eram impregnados pela religiosidade transmitida pela bblia (livro sagrado com os fundamentos do judasmo), foi o primeiro povo monotesta adorando a um nico deus Jav. Eles frequentavam as sinagogas onde estudavam o Tor, com os cinco primeiros livros sagrados. O judasmo valorizava muito os ofcios e a educao para o trabalho, pois para eles o trabalho redimia as pessoas do pecado, e o pai tinha a obrigao de ensinar um oficio a seu filho e instru-lo na Lei. Na Judeia nasceu Jesus, e com ele uma nova religio: o catolicismo. Adotando assim a bblia hebraica, que dividida em Antigo e Novo Testamento. Essa religio repercutiu em toda a Roma antiga e influenciou toda a histria a partir de sua criao. Educao Clssica

Perodo Grego O perodo grego marcado pela civilizao micnica marcada pela grande importncia dada ao guerreiro e pelo surgimento da escrita. Neste perodo tambm se tem Homero com suas epopeias Ilada e Odisseia. Os mitos gregos tinham forma potica e eram transmitidos oralmente pelos cantores ambulantes (aedos e rapsodos), com a predominncia na crena dos mitos, Teogonia. O perodo arcaico tambm compreendido na Grcia o qual teve como eventos a inveno da moeda, o surgimento das cidades-estados (pleis) e o fato de ser dada grande importncia a gora (praa pblica) onde eram debatidos os problemas da sociedade. Houve tambm as reformas Clstenes e o aparecimentos dos filsofos, como Tales de Mileto e Pitgoras, com a fsica, a matemtica e a geometria. O perodo clssico marca o apogeu da civilizao grega com o desenvolvimento da cultura, da poltica com a democracia (escravista, mas democracia) representada por Pricles de Atenas.

No perodo helenstico comea a decadncia poltica da Grcia com a guerra entre Esparta e Atenas as duas principais cidades-estados, da qual Atenas saiu derrotada. A fuso da cultura grega com a oriental por causa das conquistas de Alexandre deu origem cultura helenstica. A educao grega estava centrada na formao integral, corpo e esprito. Quando ainda no havia a escrita a educao ocorria na prpria famlia, seguindo uma tradio religiosa. Com a aristocracia os jovens eram confiados a preceptores, apenas com as pleis que surgiram as escolas, sendo inicialmente destinadas elite. A educao fsica deixou de ser predominantemente guerreira e militar voltando-se para o esporte, onde o ensino de letras e clculos demorou a se difundir. A paideia era um ideal de formao integral e constante dos gregos, que inicialmente significava apenas a educao dos meninos mas com o tempo passou a significar a educao de todo povo grego. Esparta Esparta foi uma cidade-estado que valorizava as atividades guerreiras, tendo uma educao severa voltada para a orientao militar. Havia uma preocupao com o corpo para o melhoramento da espcie com o intuito de gerar filhos sadios e forte, abandonando os deficientes e fracos. A criana aos ficavam com a famlia at os sete anos, sendo depois educados pelo Estado, uma educao pblica e obrigatria. Viviam em grupos da mesma idade e estudavam msica, canto e dana coletiva. Aps os doze anos comeava o treino militar onde aprendiam a suportar a fome, a dormir com desconforto, a vestirse de forma simples, tinham tambm uma educao moral destinada a obedincia, a aceitao de castigos e o respeito aos mais velhos. Atenas A educao em Atenas iniciava aos sete anos, as meninas permaneciam com as mes aprendendo os afazeres domsticos (gineceu). J o menino iniciava a alfabetizao e a educao fsica e musical, tinha sempre um acompanhante escravo (pedagogo = aquele que conduz criana). O menino participava de competies de jogos em cinco modalidades (pentatlo), esses jogos eram realizados na palestra, sob orientao do pedtriba. A msica tambm era muito valorizada com aulas de ctara, todo jovem culto aprendia

a tocar lira, ctara, flauta ou outros instrumentos. Tem-se assim uma relao com a formao integral de Plato. A leitura e a escrita tanto quanto tinham menos prestgio que as prticas esportivas tanto quanto seu instrutor, apenas com o passar do tempo tornou-se importante, passando o ensino a ter trs nveis de educao: elementar, secundrio e superior. A educao elementar completava-se aos treze anos, as crianas pobres passavam a trabalhar e as ricas comeavam o ginsio. Dos dezesseis aos dezoito anos comeava a preparao militar (afebia), quando essa modalidade foi extinta essa escola passou a ensinar filosofia e literatura. Com o aparecimento dos sofistas que se deu inicio educao superior. Essas pessoas dedicavam-se profissionalizao dos mestres e didtica, chegando at a ampliar os estudos. Scrates, Plato e Aristteles tambm se dedicavam educao superior. Perodo Romano Os patrcios eram proprietrios rurais e guerreiros que tinham o serviriam para perpetuar os costumes da poca. O pai (paterfamlias) concedia me, a matrona romana, os direitos sobre a educao de seus filhos durante a primeira infncia. Por volta dos sete anos de idade, a educao do menino passa a estar a cargo de seu pai e a menina aprendia no lar os servios domsticos. O pai tinha a responsabilidade de proporcionar ao filho a educao moral e cvica. Esta uma aprendizagem mnemnica de prescries jurdicas concisas e de conceitos, constantes nas Leis das Doze Tbuas, smbolo da tradio Romana. Quando o adolescente, por volta dos dezesseis anos de idade, encaminhado para a funo militar ou poltica. A educao ocorria pela vivencia cotidiana baseada na imitao.

Educao Medieval

Na educao medieval o ensino iniciava-se aos sete ou oito anos, estendia-se por cerca de dez anos e inclua estudos preparatrios para as Universidades. Aps o termino do curso bsico Trivium (gramtica que tinha como base Donato e Prisciano, Retrica que tinha como base Ccero e Lgica, baseada em Aristteles, matrias com o intuito de trabalhar a mente) e Quadrivium (aritmtica, geometria, astronomia

e msica que tinham como intuito trabalhar os princpios lgicos e rpidos), os alunos que seguiam para as Universidades dirigiam-se para diversas reas como Teologia, Direito e Medicina ou aprendia as sete artes liberais. O mtodo de ensino era dominado de escolstico, aulas ministradas atravs de debates sobre determinado tema. A Escola Palatina foi a primeira escola a ser fundada, sua organizao era feita por um programa: as sete artes liberais, dividida por Trivium e Quadrivium. Essa escola e seu mtodo de ensino serviam de exemplo para outros modelos educacionais. A Escola Paroquial surgiu quando as cidades ainda estavam em desenvolvimento, o ensino era feito pelo sacerdote responsvel pela parquia e tinha o objetivo de formar eclesisticos. A Escola Catedral era um conjunto de escolas urbanas que tomando medidas mais liberais, deixavam de lado as episcopais, seu estudo era pautado na obra de autores clssicos, como Aristteles e Plato. A Escola Monstica tinha um eclesistico como dirigente, os monges eram dedicados a algumas atividades, como o estudo, ensino, e cpias de livros (monges copistas). Essas escolas surgiram longe das reas urbanas, formavam apenas monges. No inicio seu programa de ensino, era apenas aprender a ler, escrever, ter conhecimentos bblicos, canto, aritmtica, depois veio o latim, gramtica e retrica. A Escola Episcopal tinha como principal objetivo formar cleros e leigos, que eram preparados para defender os dogmas da Igreja Catlica. Nesse perodo estabeleceram-se as primeiras universidades que eram inicialmente chamadas de studium generale, tinham mestres e discpulos e eram dedicadas a uma rea especfica. O enciclopedismo vigorou tambm nessa poca, os padres retomaram a cultura antiga e adequaram s verdades teolgicas, copiando, selecionando e interpretando textos. A filosofia patrstica tambm foi muito difundida, pois os padres eram os principais responsveis pela educao da poca.

Educao Humanista O humanismo foi um forte sentimento de autodeterminao da pessoa que ocorreu durante o Renascimento (movimento cultural que queria limpar o mundo dos resqucios da Idade Media), nesse perodo ocorreram os movimentos da Reforma de

Lutero e Contrarreforma, nos quais se desestabilizou a soberania da religio catlica. Nessa poca houve grande proliferao de colgios e manuais para alunos e professores, a ideia de educao tornou-se essencial para a nova condio de ser humano. Os ricos continuavam a ser educados nos castelos, e os burgueses frequentavam a escola para se tornar administradores polticos e de negcios. Os programas escolares continuavam a basear-se no trivium e no quadrivium, j as universidades no estavam abertas novidades. Devido ao movimento de Reforma, a igreja catlica criou o colgio dos jesutas que tinha como intuito combater a expanso do protestantismo atravs de um mtodo de estudo bem rgido, o Ratio Studiorum, com o estudo de letras humanas, de grau mdio; filosofia e cincias; e studia superior de teologia e cincias sagradas. Os estudos eram focados em Cicero, Sneca, Ovdio, Virglio, Esopo, Plauto, Pndaro e outros. Os principais educadores renascentistas foram: Viveres, Erasmo, Rabelais e Montaigne. Educao Realista A pedagogia realista surgiu no sculo XVII e estabelece um momento de transio entre a pedagogia do renascimento e a pedagogia iluminista do sculo XVIII. As academias surgiram com o intuito de formar cavalheiros os filhos da nobreza, academias cientificas para trocas de experincias e publicaes. A pedagogia realista fortemente influenciada pelo empirismo de Francis Baco, pelo racionalismo de Descartes, pelo movimento cientfico da poca, liderado por Galileu e Kepler, e por uma profunda revoluo causada pela teoria heliocntrica elaborada por Nicolau Coprnico, ainda no sculo XVI. A pedagogia realista, que tem Fnelon (acreditava naeducao feminina como apndice do mundo masculino), Descartes ( que prioriza a razo e a conscincia como ponto de partida para o conhecimento), Comenius (acreditava que existia mtodo para ensinar tudo a todos) e Locke (acreditava que o mestre poderia proporcionar experincias fecundas para o uso correto da razo, formao do gentilhomem) como principais expoentes, busca substituir o conhecimento verbalista anterior pelo conhecimento das coisas. Para tanto, procura criar uma nova didtica.

Segue reafirmando com mais nfase ainda a individualidade do educando e, na ordem social e moral, advoga o princpio da tolerncia, do respeito personalidade e de fraternidade entre os homens. Educao Naturalista Com a educao naturalista entraram em voga ideias de que a educao deve ficar a cargo do Estado, o ensino elementar deve ser obrigatrio e gratuito, a aderncia ao nacionalismo, nfase nas lnguas vernculas ao invs do latim, orientao prtica voltada para as cincias, tcnicas e ofcios, no mais privilegiando o estudo exclusivamente humanstico. Rousseau aparece como maior expoente desse perodo, criticando o absolutismo e elaborando os fundamentos da doutrina liberal. Para Rousseau o indivduo nasce bom e a sociedade o corrompe, destruindo sua liberdade. Ele escreveu Emlio, nesse livro ressaltou a especificidade da criana que no deveria ser vista como um adulto em miniatura, nesse livro ele relata como deve ser a educao de um jovem acompanhado por um preceptor ideal e afastado da sociedade corruptora. Jean-Jacques divide a educao em trs momentos: o da infncia, o da adolescncia e o da maturidade. primeira fase ele chama idade da natureza (at os 12 anos); segunda, idade da fora e das paixes ( dos 12 anos aos 20 anos), e terceira ele chama idade da sabedoria e do casamento ( dos 20 aos 25 anos). Kant tambm teve influencias na educao, acreditava que a razo no capaz de conhecer as realidades que no se oferecem sensveis nossa experincia sensvel. E tambm acreditava que o individuo possua uma conscincia moral estabelecida pela razo pratica, que orienta a ao humana, a vida pratica e moral. Educao Nacional Com o advento da Revoluo Francesa ps-se fim ao regime absolutista que concentrava o poder no clero e na nobreza. At essa poca existiam escolas autoritrias, que obedeciam poder supremo da igreja e usavam o latim e a gramtica para aperfeioar a moral, a lingustica e as doutrinas catlicas. O ler e o escrever tinham suas funes divididas onde o ler era voltado para as questes religiosas (aculturao moral e religiosa) e o escrever centrado nas questes materiais e preparo para o ofcio (profisses artesanais e mercantis).

Surge nesse contexto os Iluministas como Pestalozzi, Herbart e Froebel, homens que se apegavam racionalidade e a luta em favor das liberdades individuais, contra o obscurantismo da igreja e a prepotncia dos governantes. A Revoluo Francesa baseou-se tambm nas exigncias populares de um sistema educacional. A assembleia constituinte de 1789 elaborou vrios projetos de reforma escolar e de educao nacional. O mais importante o projeto de CONDORCET (1743-1794) props o ensino universal como meio para eliminar a desigualdade. Houve uma expanso de no nmero de escolas elementares, da rede secundria e superior, alm da instituio da pr-escola. De acordo com Aranha (2006) Na organizao da rede secundria, mantinha-se a dicotomia que destina elite burguesa a formao clssica e propedutica, enquanto para o trabalhador diferenciado da indstria e do comercio reservada a instruo tcnica. No ensino universitrio, ampliado e reformulado, foram criadas as escolas politcnicas para atender s necessidades decorrentes do avano da tecnologia. Iniciados por Froebel, surgiram os jardins de infncia. O interesse pela educao estendeu -se s escolas normais, denominao genrica dada aos cursos de preparao para o magistrio. (ARANHA, 2006, p. 201)

Os positivistas, idealistas e materialistas dividiam as criticas relativas educao e sociedade. O que se buscava com essas diversas teorias era um ensino global, integral e direcionado a todas as classes.

REFERNCIAS

Potrebbero piacerti anche