Sei sulla pagina 1di 14

ADOO HOMOAFETIVA

Mariana Macalli1

RESUMO O objetivo deste trabalho discorrer sobre a adoo homoafetiva. De princpios constitucionais que regem e do o molde necessrio, para que possamos entender que a dignidade da pessoa humana a base fundamental para a constituio e formao de uma famlia, sem preconceitos, visando o afeto, o melhor para criana e o adolescente e uma humanidade justa, que reconhece que a felicidade est acima de qualquer discriminao. Palavras-chave: adoo, adoo homoafetiva, princpios constitucionais.

Sumrio: 1. Introduo. 2. Conceito de famlia. 3. Notas sobre a evoluo do Direito de Famlia. 4. A proteo da famlia na Constituio Federal de 1988. 5. Conceito de Adoo. 6. Evoluo histrica da Adoo. 7. Adoo no ECA. 8. Requisitos e Efeitos da Adoo. 9. Homoafetividade. 10. Adoo Homoafetiva. 11. Histrico. 12. Consideraes Finais. 13. Referncias.

1. INTRODUO
Adoo j no mais tida como um contrato de simplesmente inserir uma criana na famlia, o vnculo afetivo a natureza desse ato. As relaes sociais so marcadas pela heterossexualidade, e enorme a resistncia em aceitar a possibilidade de homossexuais ou parceiros do mesmo sexo habilitar-se para a adoo. Na lei existe uma lacuna em relao ao assunto, mas princpios constitucionais encaminham solues que buscam sempre o melhor interesse da criana e do adolescente. O tema de suma importncia, devido s inmeras e rpidas transformaes que a sociedade sofreu e vem sofrendo nos ltimos tempos e que no podem ser ignorados pelos meios jurdicos. A inteno exposta neste trabalho tratar da adoo homoafetiva conforme preceituado na Constituio Federal, no Novo Cdigo Civil, no Estatuto da Criana e do Adolescente, bem como no entendimento

Mariana Macalli, acadmica da 7 fase do Curso de Direito, na Universidade do Contestado, Campus Curitibanos, estagiria da 3 Promotoria de Justia.

jurisprudencial. O assunto deve ser lido sem nenhum preconceito e sim revestido de que todos somos iguais e no devemos recriminar, como no queremos ser recriminados.

2. CONCEITO DE FAMLIA Ao classificar o conceito de famlia, analisamos o conceito do nosso dicionrio e o jurdico. Conceitualmente falando, famlia so pessoas do mesmo sangue que vivem, geralmente, na mesma casa, particularmente os pais e os filhos. Para o mundo jurdico, famlia natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus ascendentes. Enquanto a famlia extensa ou ampliada aquela que se estende para alm da unidade pais e filhos ou do casal, composta por parentes prximos com os quais a criana ou adolescente convive e mantem laos de afinidade e afeto. Srgio Resende de Barros2:
O que define a famlia o afeto que conjuga intimamente, enquanto ele existe, da origem ao fim da sua existncia, para uma vida em comum. o afeto que define a entidade familiar, mas no um afeto qualquer. Se fosse qualquer afeto, uma simples amizade seria famlia, ainda que sem convvio. O conceito de famlia seria estendido com inadmissvel elasticidade. O que identifica a famlia um afeto especial. Com ele se constitui a diferena especfica que define a entidade familiar. o afeto entre duas ou mais pessoas que se afeioam pelo convvio em virtude de uma origem comum ou em razo de um destino comum, que conjuga suas vidas intimamente, tornando-as cnjuges quanto aos meios e aos fins de sua afeio, at mesmo gerando efeitos patrimoniais, seja patrimnio moral, seja patrimnio econmico. Este o afeto que define a famlia: o afeto conjugal.

Maria Helena Diniz3 conceitua famlia como sendo o grupo de pessoas, composto dos pais e filhos, e, para efeitos limitados, de outros parentes, unidos pela convivncia e afeto numa mesma economia e sob a mesma direo. 3. NOTAS SOBRE A EVOLUO DA FAMLIA
2

Bacharel em Cincias Jurdicas e Sociais pela Universidade de So Paulo - USP e em Administrao pela Universidade Mackenzie. Tm artigos publicados em jornais e revistas nas reas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Teoria Geral do Estado, Cincia Poltica, Direitos Humanos e Direito de Famlia. 3 Maria Helena Diniz paulista, professora Titular de Direito Civil na PUC/SP. Leciona Direito Civil Comparado, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito nos cursos de Ps-Graduao em Direito na PUC/SP, Ps Graduao em Direito. autora de mais de quarenta livros e artigos na rea do Direito, principalmente na rea civil.

At a promulgao da Constituio Federal de 19884, a famlia era algo muito limitado e taxativo. Antigamente, com moldes no que dizia o Cdigo Civil de 1916, o que era importante era a manuteno do patrimnio familiar, pouco importando, a felicidade dos membros daquela famlia, bem como o preo a se pagar por isso. No Cdigo Civil de 1916 a famlia era tratada no "modelo matrimnio, hierrquica e heterossexual" as funes e a conduta do homem para com a sua mulher eram preestabelecidas. A mulher era includa no rol taxativo de relativamente incapaz, causando assim uma srie de dificuldades, como a perda dos filhos advindos de outro matrimnio, dificuldades na adoo, bem como o reconhecimento somente de filhos legtimos, naturais. A adoo no Cdigo Civil de 1916, tratada nos artigos 368 ao 378, era feito por escritura pblica e no tinha interveno judicial, alm disso, o vnculo dos pais biolgicos no era rompido, podendo assim ficar com o nome j recebido e receber alimentos dos pais consanguneos. No ano de 1965, surge a Lei n 4655, onde houve a legitimao adotiva, que equiparava o filho legtimo do filho adotado, que durou at a vinda do Cdigo de Menores de 1979 sob a Lei n 6.679/1979, extinguindo a legitimao adotiva e tratou dos menores com duas formas de adoo, a simples e a plena. Nas dcadas seguintes, surge uma grande mudana na nossa legislao, com o surgimento de novas leis, que aos poucos vo mudando e moldando o direito de famlia brasileiro, como o Estatuto da Mulher Casada, a Lei do Divrcio e a Constituio Federal de 1988. Aps a elaborao da Constituio Federal, alguns diplomas legais foram editados, e estes tem ligao direta com o Direito de Famlia, que o Estatuto da Criana e do Adolescente em 1990, as leis sobre Unio Estvel de 1994 e 1996, o Cdigo Civil de 2002 e o Estatuto do Idoso de 2003.

4. A PROTEO DA FAMLIA NA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988

Constituio Federal, disponvel http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

em:

A Constituio Federal em seu captulo VII trata da famlia, da criana, do adolescente, do idoso. A unio estvel reconhecida no pargrafo 3 do artigo 226, dispondo o artigo da seguinte redao: Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre homem e mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. Adiante, o artigo 227 caput, da referida Constituio, relata os deveres da famlia, da sociedade e do Estado, conforme texto constitucional a seguir:
Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Alm dos artigos citados, temos princpios que regem as normas familiares, classificando como princpios fundamentais, o da dignidade da pessoa humana e o da solidariedade; e como princpios gerais, a igualdade, liberdade, afetividade, convivncia familiar, melhor interesse da criana.

5. CONCEITO DE ADOO A palavra adoo vem do latim adoptione, adoptare significando escolher, perfilhar, dar seu nome a, optar, ajuntar, desejar. Entende-se por adoo quando ocorre colocao da criana e do adolescente em famlia substituta, e alguns critrios devem ser observados. Acredita-se que a adoo vlida, em face dos seus direitos, onde se preceitua que de direito ter uma famlia. O princpio do melhor interesse da criana e do adolescente vem firmar essa ideia. Estabelece um vnculo de filiao com algum que antes era um estranho. Adoo, segundo Clvis Bevilqua5, " o ato civil pelo qual algum aceita um estranho na qualidade de filho". Na concepo de Pontes de Miranda, a "adoo o

Clvis Bevilqua (1859-1944) foi jurista, legislador, professor e historiador brasileiro. Foi autor do projeto do Cdigo Civil brasileiro, de 1900. Foi consultor Jurdico do Ministrio das Relaes

ato solene pelo qual se cria entre o adotante e o adotado relao fictcia de paternidade e filiao". No Brasil tanto o Cdigo Civil6 quanto o Estatuto da Criana e do Adolescente7 regulam a adoo. Maria Berenice Dias8 entende que adoo um ato jurdico em sentido estrito, cuja eficcia est condicionada chancela judicial:
A adoo constitui um parentesco eletivo, pois decorre exclusivamente de um ato de vontade. A verdadeira paternidade funda-se no desejo de amar e ser amado, mas incrvel como a sociedade ainda no v a adoo como deve ser vista. Precisa ser justificada como razovel para reparar a falha de uma mulher que no pode ter filhos.

Adoo j no mais tida como um contrato de simplesmente inserir uma criana na famlia, o vnculo afetivo a natureza desse ato. A Constituio Federal reconhece os mesmos direitos assegurados pelos filhos havidos dentro ou fora do casamento ou por adoo. A partir do momento em que constitudo, pela sentena judicial e pelo registro de nascimento, o adotado assume a condio de filho. O art. 1626 assim versa: A adoo atribuir a situao de filho ao adotado, desligando-o de qualquer vnculo com os pais e parentes consanguneos, salvo quanto aos impedimentos para o casamento.

6. EVOLUO HISTRICA DA ADOO Antes do Cdigo Civil de 19169, o que vigorava no Brasil eram as Ordenaes Filipinas10, e praticamente no se falava em adoo. Apenas com o Cdigo Civil de 1916, traduzindo o ideal republicano de secularizao da vida familiar, a
Exteriores, durante vinte e oito anos. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira n 14. Era membro do Instituto Histrico e Geogrfico. 6 Cdigo Civil 2002- http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm 7 ECA - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm 8 advogada especializada em Direito Homoafetivo, Direito das Famlias e Sucesses. Foi primeira Desembargadora do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul, tendo sido a primeira mulher a ingressar na magistratura gacha. Vice-Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Famlia - IBDFAM, do qual uma das fundadoras. Presidenta da Comisso Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB. 9 Cdigo Civil de 1916 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l3071.htm 10 As Ordenaes Filipinas - o mais bem-feito e duradouro cdigo legal portugus - foram promulgadas em 1603 por Filipe I, rei de Portugal, e ficaram em vigncia at 1830.

adoo passa a ser disciplinada de forma sistemtica, segundo o modelo minus plena dos romanos. Nessa poca, a adoo era feita por escritura pblica, sem interveno judicial e sem o rompimento do vnculo com os pais biolgicos. A adoo plena, introduzida no Brasil sob a modalidade de legitimao adotiva da Lei n. 4.655 de 196511, ser consolidada com o princpio da igualdade total entre os filhos, inclusive os adotados. Antes da Constituio Federal de 1988, existia o filho adotivo. Com a promulgao da Magna Carta, o termo correto passou a ser adoo. Vale ressaltar que o filho adotado passa a ter os mesmos direitos e qualificaes do filho biolgico. Antigamente, existia sim uma discriminao e diferenciao entre os filhos. O Cdigo Civil de 2002 institui um sistema de adoo plena que se equipara ao Estatuto da Criana e do Adolescente. Para Paulo Lbo12: A total igualdade de direitos entre os filhos biolgicos e os que foram adotados demonstra a opo da ordem jurdica brasileira, principalmente constitucional, pela famlia socioafetiva.

7. A ADOO NO ECA
O Estatuto da Criana e do Adolescente importante no que tange a respeito da adoo, tendo em vista resguardar os direitos do menor. O artigo 39, da referida lei, fala que a adoo um ato jurdico em sentido estrito, de natureza complexa, pois ficam na dependncia da deciso judicial para ter os seus efeitos vlidos. um ato personalssimo, no sendo admitido o uso de procurao. O Estatuto uma norma especial, prevalece sua incidncia sobre a adoo da criana ou adolescente, aplicandose supletivamente as normas do Cdigo Civil.

http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1965/4655.htm Doutor em Direito pela USP, advogado, professor dos programas de Mestrado e Doutorado em Direito da UFPE, UFAL e UnB, membro do Conselho Nacional de Justia.
12

11

8. REQUISITOS E EFEITOS DA ADOO Com a promulgao da Lei n. 12.010/2009, o procedimento da adoo passou a ser exclusivamente regulamentado pelo Estatuto da Criana e do Adolescente. A adoo uma medida de carter excepcional e irrecorrvel. Ela ocorre depois de esgotados todos os recursos para a manuteno da criana na sua famlia. Alguns requisitos obrigatrios so estabelecidos, conforme exposto nos artigos 1.618 a 1.629 do Cdigo Civil. Vejamos: A idade mnima para se adotar de 21 anos/ irrelevante o estado civil; O menor a ser adotado deve ter no mximo 18 anos de idade, salvo quando j convivia com aqueles que o adotaro, caso em que a idade limite de 21 anos; O adotante deve ser pelo menos 16 anos mais velho que a criana ou adolescente a ser adotado; Os ascendentes (avs, bisavs) no podem adotar seus descendentes, irmos tambm no podem; A adoo atribui a condio de filho ao adotado, com os mesmos direitos, desligando-se do vnculo biolgico, com exceo no que diz respeito ao impedimento matrimonial; O cnjuge pode adotar o filho do outro; O cnjuge s poder adotar o filho de sua esposa se no constar em sua Certido de Nascimento o registro de seu pai biolgico, caso este no poder ser adotado; O direito sucessrio entre adotante e adotado recproco, na forma estabelecida para a filiao biolgica; Os civilmente capazes podem adotar independente do estado civil; possvel ocorrer chamada adoo conjunta, exigindo-se para tanto que eles sejam casados no civil, ou vivam em unio estvel; A adoo s ser deferida aps manifestao de vontade do adotante, mesmo que ele morra antes da sentena;

A ao depende de existir a manifestao de vontade dos pais para a sua procedncia, sendo dispensado se os pais no forem conhecidos ou estiverem destitudos do poder familiar; O adotando somente se manifesta se tiver idade igual ou superior a 12 anos; deve-se respeitar o estgio de convivncia conforme exposto acima, sendo o mesmo dispensado nos casos em que o adotante exerceu a tutela do menor, ou se j tiverem a guarda do mesmo; ato personalssimo, irrevogvel. A adoo implica no surgimento de alguns efeitos, como o desligamento da famlia biolgica, a atribuio do nome do adotante para com o nome do adotado e constitui relao de parentesco do adotado para com o adotante e seus demais familiares. Como se pode observar no se busca, e nem se poderia, verificar a opo sexual do adotante, pois essa questo de foro ntimo, alheia premissa sobre estar ou no habilitado adoo. Fazer tal valorao seria desrespeitar o preceito constitucional que probe preconceitos em razo de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

9. HOMOAFETIVIDADE
Homoafetividade quando duas pessoas do mesmo sexo se relacionam de forma afetiva. Indica a presena de um vnculo amoroso, onde ambas se entrelaam com o intuito de um convvio familiar. Os homoafetivos buscam o reconhecimento dos seus direitos, e esperam atravs de lei, o direito de casar e poder realizar todos os atos e direitos de uma sociedade natural, conforme o casamento de um homem e uma mulher, conforme os bons costumes. Atualmente h o debate sobre a possibilidade de casais homoafetivos adotarem uma criana ou um adolescente. Os argumentos mais frequentes sobre o tema que os mesmos influenciariam a orientao sexual da criana e adolescente, existindo uma tendncia dos menores optarem pela homossexualidade. Alm disso, os mesmos

seriam vistos pela sociedade com a figura de dois pais ou de duas mes havendo possibilidade da criana sofrer severas discriminaes. Segundo Maria Berenice Dias, as unies homoafetivas no so novidades, tampouco modismo. Unies desta natureza sempre existiram na histria da humanidade, a modificao fora no contexto histrico, cultural e, sobretudo, na mudana das reinvindicaes perante a sociedade e ao Poder Judicirio.
O certo que, indiscutivelmente, a homossexualidade no uma doena. Tambm no se pode consider-la hereditria ou muito menos uma atitude consciente ou deliberativa. Napoleo Dagnese sustenta que a homossexualidade enriquecedora da diversidade humana, no havendo como tolher desta minoria a felicidade maior do homem, qual seja, segundo Freud, a satisfao sexual, inserida no contexto de Maslow, isto , facultando s pessoas, sem distino de orientao sexual, a Asceno na pirmide de necessidades humanas.

10.ADOO HOMOAFETIVA
Esse tipo de adoo ainda bastante polmica, bastante discutida e com muitas contradies. Seja no meio jurdico, religioso ou social. A adoo tem por finalidade a proteo integral da criana e do adolescente. No artigo 43 do ECA dispe: A adoo ser deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legtimos. Ou seja, muito melhor para uma criana que vive na rua, em abandono ou sobe maus tratos ter uma famlia a continuar vivendo em condies precrias. Como define a jurisprudncia:
ADOO DE ADOLESCENTE COM DESTITUIO DE O PTRIO PODER O pedido inicial deve ser acolhido porque o Suplicante demonstrou reunir condies para o pleno exerccio do encargo pleiteado, atestado esse fato, pela emisso de Declarao de Idoneidade para a Adoo com parecer favorvel do Ministrio Pblico contra o qual no se insurgiu no prazo legal devido, fundando-se em motivos legtimos, de acordo com o Estudo Social e parecer psicolgico, e apresenta reais vantagens para o Adotando, que vivia h 12 anos em estado de abandono familiar em instituio coletiva e hoje tem a possibilidade de conviver em ambiente familiar, estuda em conceituado colgio de ensino religioso e frequenta um psicanalista para que possa se adequar nova realidade e poder exercitar o direito do convvio familiar que a CF assegura no art. 227. JULGADO PROCEDENTE O PEDIDO NA INICIAL. 1 VARA DA INFNCIA E DA JUVENTUDE DO RIO DE JANEIRO PROCESSO N 97/1/03710-8/ JUIZ SIRO DARLAN DE OLIVEIRA. Julgado em 20 de agosto de 1998.

Se em uma unio entre duas pessoas, os parceiros, ainda que do mesmo sexo, tiverem um lar duradouro, onde cumpram com os deveres de fidelidade e assistncia recproca e convivam num ambiente digno e tranquilo, no se pode negar uma real vantagem para o adotando. Para que a adoo seja deferida indispensvel que a criana e o adolescente sejam beneficiados, no apenas no quesito financeiro e material, mais tambm no psquico e o afetivo. dar ao adotado uma famlia, onde lhe d proteo, segurana e amor. E com os casais homoafetivos, a famlia no diferente. Os desejos e vontades tambm fazem parte do relacionamento, onde os integrantes tm a vontade de serem pais e mes, de realizarem o sonho de ter filhos como qualquer outra pessoa, de exporem sua opinio sem medo e sem preconceito, de serem felizes, sem serem julgados, respeitando acima de tudo a dignidade da pessoa humana. Duas pessoas do mesmo sexo, que se amam, se completam e possuem uma convivncia familiar, podem ter a capacidade e condies, que vo muito alm da financeira, para constituir uma famlia, para adotar uma criana ou adolescente, fazendo com que os mesmos tenham um lar, um aconchego de afeto e tenham para o si o melhor, o que ressalta o princpio do melhor interesse da criana. No devemos levar em conta opinies preconceituosas, que explanam que uma criana ou adolescente sendo adotado por um casal homoafetivo, tenha problemas psicolgicos que afetem sua formao de carter e de conduta. Todas as pessoas so capazes de desempenhar o papel materno ou paterno, dependendo de sua personalidade. Deve o Direito reconhecer aos pares homoafetivos, acima de tudo, o direito famlia, garantiram concretizao da justia para aqueles a quem toda a sociedade relega o segundo plano ou a singela invisibilidade. Durante muito tempo o procedimento adotado era de que um dos companheiros exercia seu direito de filiao, sendo apenas um o adotante. Porm, as consequncias desse ato so desastrosas, ou seja, o filho perde eventuais direitos sucessrios, uma convivncia familiar, alimentos, o direito ao nome.

No existe previso legal, quer autorizando, quer vedando, a adoo por casais do mesmo sexo. A intensa reao contra o deferimento de adoo a homossexuais apenas reflete a face mais aguda do preconceito. O que melhor, ter uma famlia, independente do sexo dos pais ou viver desamparado, sem uma famlia, sem afeto e sem proteo? A adoo por casais homoafetivos tem fundamento em nossa Constituio, pois no existe a excluso do direito de paternidade e maternidade aos gays, lsbicas, travestis e transexuais, excluso essa, que estaria infringindo a dignidade humana, pois vedado o tratamento discriminatrio de qualquer natureza. O Estatuto da Criana e do Adolescente, no faz nenhuma restrio quanto ao sexo, estado civil ou a orientao sexual do adotante. O referido Estatuto determina que, no assento do adotado, os adotantes sejam inscritos como pais, onde ocorre a substituio da famlia biolgica. Falar em adoo no apenas uma questo jurdica, e sim uma questo de escolha, um ato de amor, onde os adotantes querem dar o melhor para o adotado, independente de cor, raa, religio e orientao sexual. O Judicirio tem demonstrado apoio aos casais homoafetivos e temos alguns casos em que a adoo j vem sendo aceita, como no precedente julgado pelo STF no RE. 28621: RECURSO
DECISO. RECURSO EXTRAORDINRIO RAZES DESCOMPASSO COM O ACRDO IMPUGNADO - NEGATIVA DE SEGUIMENTO. 1. Contra a sentena proferida pelo Juzo, houve a interposio de recurso somente pelos autores. Pleitearam a reforma do decidido a fim de que fosse afastada a limitao imposta quanto ao sexo e idade das crianas a serem adotadas. A apelao foi provida, declarando-se terem os recorrentes direito a adotarem crianas de ambos os sexos e menores de 10 anos. Eis o teor da emenda contida folha 257: [...]. Delimitar o sexo e a idade da criana a ser adotada por casal homoafetivo transformar a sublime relao de filiao, sem vnculo biolgico, em ato de caridade provido de obrigaes sociais e totalmente desprovido de amor e comprometimento. 2. H flagrante descompasso entre o que foi decidido pela Corte de origem e as razes do recurso interposto pelo Ministrio Pblico do Estado do Paran. O Tribunal local limitou-se a apreciar a questo relativa idade e ao sexo das crianas a serem adotadas. No extraordinrio, o recorrente aponta violado o artigo 226 da Constituio Federal, alegando a impossibilidade de configurao de unio estvel entre pessoas do mesmo

sexo, questo no debatida pela Corte de origem. 3. Nego seguimento ao extraordinrio. 4. Publiquem. Braslia, 16 de agosto de 2010. Ministro

11. HISTRICO:
Em julho/agosto de 2005, o casal gay Toni Reis e David Harrad 13 deu entrada na Vara da Infncia e da Juventude de Curitiba, para adoo conjunta. Em seguida, o casal recebeu a visita da psicloga e da assistente social da Vara, participou dos cursos de orientao proferidos pela mesma, respondeu os diversos mandados de intimao e disponibilizou literatura e jurisprudncia para auxiliar a anlise da promotora e do juiz da Vara. Passados dois anos e meio, o juiz deu sentena favorvel adoo conjunta, com as seguintes ressalvas:
Julgo procedente o pedido de inscrio de adoo formulado (...). Com fundamento no artigo 50, pargrafos 1 e 2 do diploma legal, que estaro habilitados a adotar crianas ou adolescentes do sexo feminino na faixa etria a partir dos 10 anos de idade.

O casal, embora feliz pelo reconhecimento da procedncia do pedido, considerou as ressalvas discriminatrias e recorreu da sentena. O Tribunal de Justia do Paran determinou que a: Limitao quanto ao sexo e idade dos adotados em razo da orientao sexual dos adotantes inadmissvel. Ausncia de previso legal. Apelo conhecido e provido. A deciso foi unnime, em 11 de maro de 2009. Toni, que presidente da Associao Brasileira de Lsbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), disse:
Sinto orgulho do STF ter respeitado os artigos 3 e 5 da Constituio Federal, que afirmam que no haver discriminao no Brasil e que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza.

J David se disse: Emocionado depois de cinco anos de espera. Agora vou realizar meu sonho de exercer a paternidade e ser feliz ao lado do meu marido e nossos filhos, acrescentou.
13

http://www.agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=19499

Aos poucos as mudanas e adaptaes diante dos costumes da nossa sociedade vo ganhando forma e destruindo em pequenas escalas o preconceito, este que h muitos anos foi bem citado em uma frase de Albert Einstein: Triste poca! mais fcil desintegrar um tomo que um preconceito.

12. CONSIDERAES FINAIS


Livre de todo o preconceito e de tudo que insinua discriminao, temos a certeza que o melhor para uma criana e um adolescente viver com amor, afeto, carinho, sobre condies dignas e inerentes ao ser humano. A adoo ainda engatinha pela medocre viso preconceituosa da sociedade que no nega absolutamente o direito aos homossexuais de unirem-se e tambm adotarem filhos, mas os torna invisveis e doentes negando-lhes respeito e direitos fundamentais de viverem ao seu modo. um assunto que merece ser bem mais discutido e ter mais ateno do meio jurdico, porque enquanto prolongamos essa discusso, muitas crianas esperam por lar, enquanto muitos casais esperam por filhos. A sociedade vem mudando e com ela seus reflexos. Mais no devemos esquecer que adoo deve ser vista como um ato de amor, prevalecendo felicidade e o bem estar do adotado.

BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Dimas Messias de. Adoo e guarda. Belo Horizonte: Del Rey, 2010. CORRA, Mrcio Eduardo Denck. Artigo sobre: A adoo por casal Homossexual. Acesso em 22 de abril de 2013. Atualizado em Junho de 2007. Disponvel em: http://jus.com.br/revista/texto/11010/a-adocao-por-casal-homossexual-nobrasil#ixzz2R3QqQJZR.

LIMA, Ana Cristina Quint de; ROSA, Conrado Paulino da; FREITAS, Douglas Phillips. Adoo por casal homoafetivo. Florianpolis: Voxlegem, 2012. P. 24 LBO, Paulo. Direito civil. So Paulo: Saraiva 2008. P. 40. DIAS, Maria Berenice. Unio Homoafetiva: o preconceito & a justia. 5. Ed. So Paulo: RT, 2012. P. 93. SEM AUTOR. Artigo sobre: Adoo Homoafetiva. Acesso em 22 de abril de 2013. Atualizado em Julho de 2010. Disponvel em:

http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4129.

Potrebbero piacerti anche