Sei sulla pagina 1di 25

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

Diretrizes para elaborao de Tradues Pblicas

Elaboradas pela ATP-MG Associao dos Tradutores Pblicos de Minas Gerais

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

"Traduzir como cruzar um rio transportando palavras, imagens, sentimentos, metforas, ideias, histrias, culturas. Em cada margem est um povo, uma lngua, uma cultura, cada qual com seu modo de ver e interpretar o mundo."
Rainer Schulte

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

OBJETIVO

Este pequeno manual se prope a ser fonte de referncia e modelo para Tradutores Pblicos tanto do Estado de Minas Gerais quanto de outros Estados, servir de fonte de consulta para as Juntas Comerciais que regulam o trabalho dos Tradutores Pblicos em todo o Brasil e ser orientao para toda a sociedade. As diretrizes ora apresentadas devem ser observadas pelos Tradutores Pblicos de Minas Gerais, tanto em tradues como em verses juramentadas. Belo Horizonte, janeiro de 2012.

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

SUMRIO Prefcio 1. Consideraes sobre o ofcio do Tradutor Pblico 2. Apresentao da Traduo Juramentada 3. Termo de abertura e de encerramento de uma TJ 4. Cabealho e rodap 5. Tipos de documentos 6. Integridade e exatido 7. Singularidades 8. Apresentao grfica 9. Designaes/nomes de autoridades pblicas 10. Armas, carimbos, selos e assinaturas 11. Indicaes de endereos 12. Nmeros e datas 13. Abreviaes 14. Erros de ortografia 15. Histricos escolares e diplomas 16. Nomes prprios e de lugares 17. Referncias bibliogrficas 18. A unio das pginas 19. Encerramento e autenticao 20. Segunda via de TJ 21. Livro de registro de tradues 21.1. 21.2. 21.3. Termo de abertura Termo de fechamento Termo de ocorrncia 05 06 07 07 10 10 11 12 14 14 14 16 16 16 16 17 17 17 18 18 18 19 20 20 21 22 23 24 25

22. Clculo de emolumentos para fins de oramento 23. Recibo 24. Documentos emitidos em pases de Lngua Portuguesa Membros da ATP-MG que participaram da elaborao das diretrizes

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

PREFCIO
Aps a posse dos novos Tradutores Pblicos de Minas Gerais em 2009, verificou-se a ausncia de parmetros ou referncias escritas que normatizassem as tradues juramentadas e auxiliassem o Tradutor Pblico no exerccio de seu ofcio. A discrepncia entre formatos e contagem de linhas, a existncia de linhas potencialmente consideradas "fabricadas" e as reclamaes de clientes por discrepncia nos preos apresentados nos oramentos realizados por diferentes TPICs foram alguns dos fatores determinantes para a necessidade de se padronizar a prtica tradutria de documentos oficiais. As diretrizes para a elaborao e montagem de Tradues Juramentadas aqui apresentadas so o resultado de vrios meses de trabalho, inmeras revises e discusses e representam o compndio do que consideramos mais pertinente e importante. Este manual inspirou-se nas normas elaboradas pela Associao Catarinense de Tradutores Pblicos e nas discusses dos TPICs de Minas Gerais no Grupo Yahoo!, as quais foram compiladas e organizadas por Dulce Castro. Nina Arajo, Marisol Mandarino, Laerte J. Silva e Marilurdes Nunes realizaram vrias revises prvias dessas normas, que foram posteriormente discutidas com a Diretoria da ATP-MG e, finalmente, apresentadas no I Encontro de Tradutores Pblicos de Minas Gerais, em Juiz de Fora, em 26 de setembro de 2010. Aps todo esse processo, Marisol Mandarino, Nina Arajo e Dulce Castro realizaram a reviso final e a TPIC Carolina Diniz organizou tudo em formato de manual, que tem guiado o trabalho da maioria dos TPICs desde ento. Poder apresentar ao cliente as pautas que guiam nosso ofcio diminui a vulnerabilidade no s do TPIC, mas tambm do cidado que precisa de nossos servios. Alcanamos, por conseguinte, um objetivo maior, que muitas vezes parece ser dicotmico: cliente bem informado e tradutor resguardado. Agora h um documento formal que clarifica e explica aspectos diversos da traduo juramentada. Agora h um manual de referncia para instruir todos os envolvidos: ns, Tradutores Pblicos, as Juntas Comerciais - rgos reguladores desse ofcio, e nossos clientes. Temos a alegre certeza de que todos iro se beneficiar desse Manual. Dulce Castro Presidente da ATP-MG Associao dos Tradutores Pblicos do Estado de Minas Gerais

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

1. CONSIDERAES SOBRE O OFCIO DO TRADUTOR PBLICO

A maioria das pessoas, inclusive alguns Tradutores Pblicos, pensam que nosso trabalho uma simples traduo em papel timbrado do TPIC, o que uma concepo errnea. Uma traduo juramentada equivale, em verdade, emisso de um documento para que seu original, escrito em outro idioma, tenha validade no pas onde for apresentado. A Constituio de 1988 declara que A lngua portuguesa o idioma oficial da Repblica Federativa do Brasil; por conseguinte, um documento emitido no estrangeiro em idioma diferente da lngua portuguesa ter que ser traduzido para o portugus para que seja aceito como documento oficial aqui. E vice-versa: um documento emitido no Brasil ter que ser traduzido para o idioma do pas a que se destina. O ofcio de Tradutor Pblico no Brasil tem muitos pontos em comum com o ofcio de um notrio: todos os documentos que traduzimos devem ser resguardados para conferncia e comprovao junto Junta Comercial; temos f pblica em todo o territrio nacional e os documentos traduzidos por ns so validados por consulados, embaixadas, cartrios e outras entidades oficiais.

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

2. APRESENTAO DA TRADUO JURAMENTADA Quanto a aspectos de formatao de documentos, o papel utilizado deve ser A4 ou carta, em formato retrato, com margens direita e esquerda de 3 cm e superior e inferior de 2,5 cm. Sugerimos as fontes: Courier New, Arial/Arial Narrow ou Times New Roman. A primeira linha antes do introito e a primeira linha de todas as folhas do documento traduzido devero conter o nmero da traduo, do livro e da pgina nos quais ficou registrada a traduo. Essas informaes podem ser includas na ltima linha do cabealho, a fim de que sejam automaticamente repetidas em todas as pginas.

Traduo n: _____

Livro n: _____

Pgina: (nmero da pgina )

3. TERMO DE ABERTURA E DE ENCERRAMENTO DE UMA TJ A traduo juramentada comea com um introito (termo de abertura) no qual o tradutor deve fazer constar seu nome completo, o nmero de matrcula na Junta Comercial ou portaria que o nomeou, seu CPF e o idioma para o qual est habilitado. No termo de abertura o tradutor pode informar o tipo de documento que lhe foi apresentado para traduo*, conforme se v no modelo a seguir: Eu, abaixo assinado(a), <nome do TPIC>, Tradutor(a) Pblico(a) Juramentado(a) e Intrprete Comercial de <idioma mencionado no ttulo de habilitao>, matriculado(a) na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais sob o nmero <matrcula do TPIC e ano da posse>, com CPF <mencionar N . CPF>, certifico que recebi o(a) <mencionar o tipo de documento recebido> exarado(a) em <nome do idioma estrangeiro> para ser traduzido(a) para o vernculo, o que cumpri em razo do meu ofcio na forma que se segue: * O tradutor pode optar por fazer nota explicativa sobre o tipo de documento recebido logo no incio da traduo. Isto evita que o tradutor tenha que refazer seu introito a cada tipo diferente de documento que receber. Ver Item 5 abaixo.
o

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

Ao terminar a traduo do documento, deve-se encerrar o trabalho da seguinte maneira: Nada mais continha o referido documento, que fielmente traduzi para o vernculo, conferi, achei conforme e dou f. Esta traduo no implica julgamento sobre a forma, a autenticidade e/ou o contedo do documento traduzido. Local, data, nome completo, assinatura e emolumentos.

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

Observaes: (i) De acordo com a RESOLUO N RP/9/2011, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2011,


Artigo 14: O Tradutor Pblico e Intrprete Comercial dever, na ltima folha da traduo ou verso, apor seu carimbo em modelo a ser definido pela Gerncia de Agentes Auxiliares, ou chancela e fazer constar o valor cobrado pelo servio prestado ao usurio, devendo mencionar esta condio em caso de cobrana de adicional de urgncia.

(ii) O reconhecimento da firma do tradutor tambm opcional, devendo ser providenciado pelo cliente, caso assim o deseje. (iii) Devem-se declarar o nmero de laudas de 25 linhas (no caso de rabe/chins/russo) ou laudas de 1100 caracteres (no caso dos demais idiomas) e os emolumentos, incluindo e discriminando as taxas de urgncia, quando for o caso. (iv) Deve-se separar sempre o texto traduzido da TJ dos termos de abertura e encerramento com algum tipo de sinal grfico. Sugere-se: //

Os modelos sugeridos so para referncia; cada tradutor pode fazer seu introito e fechamento com o texto que lhe parecer melhor. Contudo, deve-se respeitar sempre o limite mximo de 20 linhas (rabe/chins/russo) / 1000 caracteres (outros idiomas) no total.

Nmero de linhas do termo de abertura + nmero de linhas do termo de encerramento = 1000 caracteres (no mximo)

Observao: Na hiptese de, apesar de todos os esforos de formatao, apenas a data e a assinatura do tradutor ficarem para uma prxima pgina, sugerimos incluir uma Nota do Tradutor. Por exemplo:

Nota do Tradutor: Certifico e dou f de que esta pgina faz parte da traduo juramentada da certido de nascimento de Fulana Beltrana, traduo feita em 02 (duas) pginas, sendo esta a segunda.

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

4. CABEALHO E RODAP O cabealho e o rodap devem estar presentes em todas as pginas da traduo e apresentar o endereo e os dados para contato com o tradutor. ATENO: O cabealho e o rodap NO so contabilizados no clculo dos emolumentos. Devem-se colocar no cabealho os seguintes dados:
NOME COMPLETO DO TRADUTOR TRADUTOR JURAMENTADO E INTRPRETE COMERCIAL - N MATRCULA 999999

O rodap, por sua vez, apresenta-se da seguinte maneira: R./Av.: _______________, n ____. Bairro _____. Cidade ______. MG Brasil. Telefax: Celular: E-mail: Website: (opcional)
o

Observao: O tradutor pode optar por colocar todos os dados obrigatrios no cabealho e eliminar o rodap. 5. TIPOS DE DOCUMENTOS: Aps o termo de abertura da traduo juramentada ou no prprio termo de abertura, deve-se identificar o tipo de documento apresentado ao tradutor em nota explicativa. Os tipos de documentos podem ser: a) ORIGINAL: quando apresentar assinatura, carimbo, chancela ou outro elemento que o caracterize, indiscutivelmente, como tal; b) FOTOCPIA SIMPLES: quando no apresentar autenticao; c) FOTOCPIA AUTENTICADA: quando houver autenticao oriunda de

cartrio/repartio ou pessoa que possua o direito legal para tanto, no pas de emisso. d) FAX: com transcrio dos respectivos dados do remetente. e) ARQUIVO ELETRNICO: deve-se citar o formato (por exemplo: imagem jpg, pdf, xls, ptt, doc, docx, etc., e-mail ou pgina da Internet, etc.). Em caso de e-mail e pginas da Internet, devero ser citados os dados de identificao pertinentes. 5.1. Observaes:
Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

10

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012


(i) Nos dois ltimos casos, a saber, em d e e, recomenda-se imprimir o documento e carimb-lo no verso com seu carimbo pessoal e anotar os dados da TJ (nmero da traduo, livro e pginas). importante mencionar a origem e o tipo de documentobase no corpo da TJ. (ii) Em TODOS os casos, recomenda-se o arquivamento de cpias digitalizadas dos documentos originais, bem como carimbar e anotar os dados da TJ no verso do documento que foi traduzido, de maneira discreta.

6. INTEGRIDADE E EXATIDO A traduo deve ser sempre o mais fiel possvel ao texto original, tanto em seu contedo, como em sua forma. a) Observe a integridade do documento. O sentido declaratrio original ter que ser conservado. b) Texto repetido na traduo: deve-se traduzir apenas uma vez e mencionar a repetio. Exemplo: Verso de histrico escolar de uma universidade com legendas. Traduz-se a pgina apenas uma vez e menciona-se na TJ que todas as pginas contm aquele mesmo texto no verso. c) Em geral, lista de departamentos de rgos emissores do referido documento, ou menes editoriais e de tcnica de impresso no so traduzidas Exemplo: Modelo DOC 0600684 impresso pela grfica XXXX. d) Em caso de mltiplos documentos, observar a sequncia cronolgica dos mesmos. e) Se o cliente pedir uma traduo parcial (extrato) de um documento ou texto, mencione sempre e claramente as partes no traduzidas logo no incio da traduo, aps o termo de abertura. Pode-se fazer uma cpia da parte do original que foi traduzida, carimb-la como se fosse o seu original e grampe-la com a traduo. Exemplo: "A pedido da parte interessada, foi traduzida somente a 5 clusula deste estatuto social contendo 20 clusulas". f) Observao: Quando um contrato redigido em lngua estrangeira vai ser utilizado para instruir ao judicial, a parte interessada deve providenciar sua traduo completa.

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

11

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012


g) Os documentos encadernados ou integrantes de processos devem ser identificados como tal, descrevendo-os de forma sucinta. Exemplo: nmero de pginas, nmero do processo, vara em que tramita, pginas traduzidas, etc. Em caso de processos judiciais, o que ocorre que somente um ou outro documento juntado ao processo est em idioma estrangeiro. Obviamente o processo em portugus e no cabe fazer a traduo. No caso de carta rogatria, somente os documentos que a compem devero ser traduzidos, conforme determinao do prprio juiz. Em caso de textos com duplo sentido, deve-se fazer uma anotao/observao, esclarecendo as possibilidades de interpretao. h) No caso de se traduzir uma traduo juramentada (um tradutor juramentado traduz do francs para o portugus, e outro tradutor traduz essa traduo juramentada do portugus para o ingls, por exemplo), deve-se traduzir, na ntegra, o documento traduzido, ou seja, inserir o introito e o fechamento do primeiro tradutor.

7. SINGULARIDADES a) Como na RESOLUO N RP/9/2011, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2011, Artigo 1 Item III:


Documentos de Alta Complexidade Tcnica ou Dificuldade de Leitura original dificilmente compreensvel, devido gramtica ou ortografia deficientes, ou lacunas etimolgicas, original em dialeto, disposies jurdicas que se diferenciam consideravelmente no idioma de origem e no de destino, texto que trata de mais de uma rea tcnica especializada, quando for necessria a decodificao de inmeras abreviaturas, texto de difcil compreenso devido a estilo antiquado ou informaes codificadas, cpia parcialmente ilegvel e caligrafia parcialmente ilegvel. Observao: O Tradutor dever mencionar a razo pela qual tal documento foi

categorizado dessa maneira logo no incio da traduo. b) Se o texto original apresentar singularidades como rasuras, correes manuscritas, riscos que anulem palavras, estilo fora do comum, erros graves de ortografia, inscries em outro idioma, etc., ter que ser chamada a ateno sobre o fato por meio de uma nota explicativa [Nota do Tradutor]. c) Partes riscadas, porm legveis, tambm tero que ser traduzidas, citando-se na traduo: [palavra/frase riscada].

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

12

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012


d) Se palavras (ou frases) riscadas no estiverem legveis, ter que ser feita uma observao a respeito: [palavra/frase riscada e ilegvel]. e) Igualmente, devem-se mencionar eventuais palavras riscadas que no foram traduzidas. f) As notas explicativas do tradutor devem constar entre colchetes, precedidas de expresso "Nota do Tradutor" ou NT. g) No caso de haver carimbo ou pequeno trecho em outro idioma (o que ocorre com muita frequncia): - pode-se colocar uma nota explicando que sero ignoradas as expresses escritas em outros idiomas que no aquele para o qual estamos habilitados. Exemplo: (i) nas carteiras de motorista da Blgica, a expresso "carteira de motorista" vem escrita em 20 idiomas diferentes (texto repetido); (ii) referncias bibliogrficas: observar instrues mais adiante. - pedir para um colega traduzir e atestar que foi ele quem traduziu. Exemplo: "Nota da Tradutora: Certifico e dou f de que a expresso "whatever it is", constante em idioma ingls no texto foi traduzida por <nome do colega TPIC>, tradutor pblico e intrprete comercial do idioma ingls, matriculado na Jucemg sob o n <matrcula do colega TPIC>".

7.1. Observaes: (i) No usar esse artifcio sem o devido acordo do colega em questo. (ii) O cliente deve ser advertido de que a autoridade que vai receber o documento poder no aceitar esse "artifcio", apesar de declararmos (com f pblica) que foi o colega que traduziu aquela parte. J aconteceu de se traduzir um carimbo para um colega, e depois o cliente dele voltar, solicitando a traduo daquela parte, exatamente a mesma coisa, porque no aceitaram a afirmao dele. (iii) Sugerimos que j se avise previamente ao cliente que o texto em outro idioma inserido no documento original dever ser traduzido por tradutor juramentado do idioma em questo.

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

13

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

8. APRESENTAO GRFICA Uma lauda de traduo/verso corresponde a 1100 caracteres COM ESPAOS.

Excepcionalmente, para os idiomas rabe, chins e russo, a lauda corresponde a 25 linhas datilografadas ou digitadas. A apresentao grfica da traduo deve ser, tanto quanto possvel, semelhante do texto original. a) Caso necessrio, alguns elementos do texto tero que ser citados em forma de notas explicativas. Exemplo: direita, em cima, na margem inferior esquerda, em sentido vertical, etc.. b) Os campos ou espaos no preenchidos tero que ser assinalados com as palavras [em branco]. c) Caso a linha no seja preenchida completamente, o seu final dever ser assinalado por meio de duas barras (/ /) apenas, para no aumentar o nmero de caracteres a serem cobrados.

9. DESIGNAES/NOMES DE AUTORIDADES PBLICAS As designaes/nomes de autoridades pblicas tero que ser citadas em sua forma original quando no houver equivalente traduzvel e devero ser explicadas em observao.

10. ARMAS, CARIMBOS, SELOS E ASSINATURAS a) As armas, os brases, os selos, os selos-taxa, os lacres, os sinetes, as chancelas, os logotipos e similares devem ser mencionados e explicados, no necessariamente traduzidos ou detalhadamente descritos. O selo de fiscalizao emitido pelo Poder Judicirio de Minas Gerais deve ser mencionado juntamente com o seu respectivo nmero. b) Os carimbos devem ser mencionados, localizados e traduzidos. Caso o mesmo carimbo aparea mais de uma vez, o fato deve ser mencionado, acrescentando que so do mesmo teor. O mesmo se aplica a rubricas.

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

14

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012


c) As assinaturas e as rubricas devem ser mencionadas como esto, assinalando se forem ilegveis. Caso sejam claramente legveis, deve-se mencionar que consta assinatura. d) Todos os selos, carimbos, nmeros de srie, etc., devem constar da traduo. O tradutor deve identific-los utilizando colchetes [Carimbo], descrevendo suas caractersticas (posio, cor e formato), se necessrio (por exemplo, em caso de inmeros carimbos ), e deve traduzir o seu contedo. e) A legalizao consular, assim como todos os selos, carimbos, etc., deve constar no corpo da TJ, conforme exemplo a seguir: Anexa/em apenso ao documento se encontra a respectiva legalizao feita pelo Consulado-Geral do Brasil em (cidade/pas), assinada por (nome e cargo) e datada de (data por extenso). Cdigo de barra N ___________ e Selo de autenticao N _____. Os dois documentos esto presos pelo selo dourado oficial do referido Consulado (se for o caso).

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

15

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

11. INDICAES DE ENDEREOS Os endereos no devem ser traduzidos, sendo somente transliterados ou transcritos, precedidos pela palavra "Endereo" ou seu equivalente no idioma estrangeiro.

12. NMEROS E DATAS a) Os nmeros so repetidos sem alterao (por exemplo: algarismos romanos ou arbicos). b) Para se evitar equvocos, datas devero obedecer o seguinte formato: DIA/MS /ANO . Exemplo: 02/MAR/2011 . c) Se a data for citada em outro sistema de datas, a converso poder ser mencionada em observao. d) Ao traduzir nmeros de/para ingls, tambm deve ser feita a troca de vrgulas por pontos e de pontos por vrgulas. e) Dados numricos citados por extenso no original tambm tero que ser repetidos por extenso na traduo.

13. ABREVIAES As abreviaes tero que ser decodificadas e traduzidas, sempre que possvel. Entretanto, sua forma original deve constar na traduo. Exemplo: CPF [Cadastro de Pessoa Fsica] Nem sempre h necessidade de se manter a forma original. Por exemplo, Lic. Alberto Ferreira, basta colocar Dr. Alberto Ferreira. Ing. Ricardo Matoli, basta traduzir Eng. Ricardo Matoli.

14. ERROS DE ORTOGRAFIA Os erros do texto original devem ser mantidos e deve-se chamar a ateno em uma Nota do Tradutor quanto a erros grosseiros, ou assinal-los com [sic].
Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

16

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012


15. HISTRICOS ESCOLARES E DIPLOMAS Histricos Escolares e Diplomas tero que ser traduzidos com a mxima fidelidade ao original: tipo de escola, notas e denominao profissional ou grau acadmico, devendo-se fazer uma nota explicativa relacionada denominao nacional/estrangeira, caso seja necessrio. Observao: A equivalncia de ttulos, diplomas e tipos de escolas atribuio das autoridades competentes e NO do tradutor.

16. NOMES PRPRIOS E DE LUGARES a) Nomes prprios e de lugares, via de regra, no devem ser traduzidos, e sim repetidos na escrita original com todos os sinais diacrticos (= letras e acentos). Pode-se fazer uma nota explicativa entre colchetes declarando que tipo de instituio aquela e, se possvel, uma traduo aproximada do nome da mesma. b) Os nomes de cidades, estados ou pases s devem ser traduzidos se houver um correspondente comumente usado. Exemplo: Londres, Berlim, Moscou. c) Se algum nome de lugar ou denominao geogrfica houver sofrido alguma modificao, e isto for do conhecimento do tradutor, o fato ter que ser citado em forma de observao, com o adendo "antigamente", "agora", "de ... at". 16.1 Observaes: (i) Se a lngua estrangeira usar um alfabeto diferente do latino, os nomes prprios tero que ser transliterados (isto , copiados fielmente letra por letra). (ii) Se a lngua estrangeira no permitir uma transliterao (como o rabe), o nome ter que ser transferido conforme as regras fonticas da lngua para a qual se est traduzindo.

17. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Normalmente, padro no se traduzirem as referncias bibliogrficas. No entanto, sugerimos que se pea ao cliente orientao da entidade que receber o documento. H casos em que o rgo solicita a traduo dos ttulos apenas para orientao deles sobre o assunto a que se
Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

17

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012


refere a obra. Nesse caso, mantenha as referncias no original e coloque a traduo da informao em itlico e entre colchetes.

18. A UNIO DAS PGINAS a) Se a traduo contiver diversas pginas, essas devero ser numeradas e unidas de forma tal que a unio no possa ser desfeita sem deixar marcas visveis, ou seja, a numerao das pginas tem que ser contnua. Podem-se carimbar as folhas grampeadas de tal maneira que o texto do carimbo fique alinhado apenas se as pginas estiverem juntas. Ou ainda, alternativamente, fixar todas as pginas com selo tipo consular.

19. ENCERRAMENTO E AUTENTICAO O tradutor deve empenhar-se ao mximo para que a traduo seja clara, objetiva, de fcil compreenso, no dando margem ambiguidade. Deve, ainda, utilizar materiais e formas que dificultem, ao mximo, a possibilidade de fraudes, como chancelas, selos, entre outros. RESOLUO N RP/9/2011, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2011, Art. 14 - O Tradutor Pblico e Intrprete Comercial dever, na ltima folha da traduo ou verso, apor seu carimbo em modelo a ser definido pela Gerncia de Agentes Auxiliares, ou chancela e fazer constar o valor cobrado pelo servio prestado ao usurio, devendo mencionar esta condio em caso de cobrana de adicional de urgncia.

20. SEGUNDA VIA DE TJ Se outras vias da TJ forem solicitadas juntamente com a original (20% dos emolumentos da original, de acordo com a Tabela), basta mencionar os emolumentos referentes cpia da traduo na ltima linha do documento. Exemplo: Emolumentos: 20% de R$ 100,00 = R$ 20,00 Se uma cpia for solicitada em data posterior, faz-se a abertura com o seguinte texto: Revendo o Livro de Registro de Tradues nmero (nmero), pginas (intervalo de pginas) sob o nmero (nmero da traduo), consta a seguinte traduo: <texto integral da traduo (se possvel, em itlico), incluindo a data original da traduo>

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

18

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012


O referido verdade e dou f. <Cidade do tradutor>, <data da emisso da cpia>. <Nome do tradutor>, tradutor pblico juramentado de <idioma> Emolumentos: <colocar os 50% dos emolumentos da traduo original> Os emolumentos referentes cpia da traduo devem ser mencionados na ltima linha do documento. Exemplo: Emolumentos: 50% de R$ 100,00 = R$ 50,00 Observao: Hoje em dia, com os recursos tecnolgicos, aceitvel tambm, alternativamente, imprimir cpia da TJ a partir dos arquivos eletrnicos do tradutor, mencionando os emolumentos referentes cpia da traduo e a data da emisso da cpia na ltima linha do documento.

21. LIVRO DE REGISTRO DE TRADUES a) O Livro de Registro de Tradues, depois de encadernado, dever ser rubricado pela Jucemg. A encadernao em capa dura, com lombada/capa de identificao: (Exemplo: LIVRO DE REGISTRO DE TRADUES 001) - o tradutor pode optar por incluir seu nome na identificao do livro. Ateno: o livro para ser retido pelo TPIC; ele levado Junta apenas para ser carimbado. Os Livros de Tradues sero armazenados pela Junta Comercial somente em caso de transferncia ou falecimento do TPIC. b) O tradutor, quando habilitado para mais de um idioma, dever manter um Livro de Registro de Tradues para cada idioma. c) Cada livro composto por, no mximo, 400 pginas, sendo que a pgina 01 para abertura do livro e a pgina 400, para o fechamento. Conforme a lei, o Livro de Registro de Tradues dever conter entre 250 e 400 folhas. A primeira folha utilizada para o Termo de Abertura, a ltima folha para o Termo de Encerramento. A penltima folha utilizada para o Termo de Ocorrncia, o qual utilizado para registrar saltos e erros na numerao das pginas, por exemplo. Cada traduo tem que estar assinada, assim como a abertura e o fechamento do livro. Recomenda-se que o TPIC assine cada cpia da traduo assim que entregar o original ao cliente. Assim, em caso de falecimento do tradutor, o cliente ter seu direito de cpia resguardado.
Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

19

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012


21.1. Termo de abertura:

TERMO DE ABERTURA Este Livro contm XXX folhas, seguidamente numeradas de 002 a XXX, que servir de Registro de Tradues n <nmero do livro> do idioma <idioma> do Tradutor Pblico e Intrprete Comercial <nome do TPIC>, matriculado na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais sob N <matrcula do TPIC> em <data da posse por extenso>, CPF <nmero do CPF do TPIC> e escritrio Rua <endereo completo do TPIC>, Estado de Minas Gerais. <Cidade do TPIC>, <data do termo de abertura>. <assinatura do TPIC>

21.2. Termo de fechamento: Por ocasio do fechamento, ser lavrado o respectivo termo e, aps a encadernao, o livro ser submetido fiscalizao da Junta Comercial.

TERMO DE FECHAMENTO Este Livro contm XXX folhas, seguidamente numeradas de 002 a XXX, que serviu de Registro de Tradues n <nmero do livro> do idioma <idioma> do Tradutor Pblico e Intrprete Comercial <nome do TPIC>, matriculado na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais sob N <matrcula do TPIC> em <data da posse por extenso>, CPF <nmero do CPF do TPIC> e escritrio Rua <endereo completo do TPIC>, Estado de Minas Gerais. <cidade do TPIC>, <data do termo de fechamento>. <assinatura do TPIC>

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

20

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

21.3. Termo de ocorrncia Relatam-se quais foram os erros de numerao de pgina, repetio de nmero de traduo, etc., e acrescenta-se sempre: "A segunda traduo que recebeu o nmero 25 (por exemplo) passa a ser denominada 25A. O mesmo se aplica ao nmero da folha. No necessrio fazer um Termo de Ocorrncia cada vez que se percebe um erro desses. Basta fazer um ao final, relatando tudo. A data deve ser a data da traduo que antecede ao termo. 21.3.1. Outro tipo de ocorrncia Quando se comete um engano de numerao de pgina, no se pode mudar o nmero das pginas; por exemplo, o nmero da pgina deveria ser 163 e foi colocado 193 e os nmeros das tradues tambm prosseguiram, porm corretamente. O que est no livro (encadernado) precisa corresponder ao que o cliente tem em mos, seno, no teria sentido esse livro de registro. A soluo (e tambm o mais fcil a se fazer) imprimir essas 30 folhas, com o nmero da pgina no rodap, no papel timbrado do tradutor, escrevendo em cada uma delas FOLHA EM BRANCO. Coloque a data da ltima traduo correta, ou da primeira incorreta; a data precisa estar entre essas duas tradues. Obs.: Para evitar esse tipo de erro, sugerimos que seja criado um arquivo com numerao contnua de pginas para cada Livro de Tradues, com quebra de seo do tipo "Prxima Pgina" (Layout da pgina > Quebras > Prxima pgina) a cada nova traduo. O nico nmero a ser atualizado ser o nmero da traduo.

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

21

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

22. CLCULO DE EMOLUMENTOS PARA FINS DE ORAMENTO O introito e o fechamento so partes integrantes da traduo juramentada e devem ser includos na contagem para fins de clculo de emolumentos. Esto excludos da contagem para clculos de emolumentos o cabealho e o rodap com os dados do tradutor. Como calcular os emolumentos por nmero de caracteres: Para obter o valor final do trabalho, divida o total de caracteres com espao (TCE) (a fim de encontrar esse nmero no Word 7, clique no Boto do Office, que se encontra no canto superior esquerdo, depois em Preparar > Propriedades > Propriedades do Documento > Propriedades Avanadas > Estatsticas) por 1100, sempre respeitando as regras de arredondamento (isto , se a terceira casa decimal for igual ou superior a 5, acrescente uma unidade segunda casa decimal). Em seguida, multiplique o resultado pelo valor da lauda (VL) do servio realizado (traduo ou verso). Arredonde o valor final, mantendo apenas duas casas decimais. Exemplo 1: TCE = 36.000; VL = R$ 41,15 36000 / 1100 = 32,72 laudas X 41,15 (VL) = 1.346,727273 => R$ 1.346,73 Exemplo 2: TCE = 6.500; VL = R$ 45,99 6500 / 1100 = 5,90 X 45,99 = 271,759090 => R$ 271,76

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

22

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

23. RECIBO

O tradutor juramentado est obrigado a emitir recibo, mesmo que o cliente no o solicite, conforme orientao da Jucemg. Modelo sugerido:

RECIBO

Recebi de ____________________________________, CPF/CNPJ N ____________ a quantia de R$__________ (valor por extenso) referente traduo/verso para o (idioma) do seguinte documento exarado em portugus: - Listar os documentos traduzidos, descrevendo valores dos emolumentos; se foi cobrada taxa de urgncia e qual o valor da mesma. <cidade do TPIC>, <data> <assinatura do TPIC> <CPF do TPIC> - <Matrcula do TPIC na Jucemg>

Emolumentos cobrados pela (traduo ou verso) N. ........., Livro N ........, Fls N.......

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

23

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012


Observao: O Tradutor Pblico essencialmente autnomo; portanto, est desobrigado de emitir Nota Fiscal.

24. DOCUMENTOS EMITIDOS EM PASES DE LNGUA PORTUGUESA De acordo com a Embaixada de Portugal no Brasil: a) Um documento emitido por uma entidade brasileira tem validade em Portugal? S tem validade em Portugal quando a autenticao feita por um Cartrio Notarial brasileiro for reconhecida por um Consulado Portugus no Brasil. b) Um documento emitido por uma entidade portuguesa tem validade no Brasil? S tem validade no Brasil quando a autenticao feita por um Cartrio Notarial portugus for reconhecida por um Consulado Brasileiro em Portugal. Quando um documento se destinar a ser apresentado num Posto Consular de Portugal no Brasil, no ser preciso autentic-lo. Portanto, no se traduz portugus para portugus, mas o documento emitido em pases de idioma portugus tem que ser legalizado pelo Consulado do Brasil do pas emissor. Em caso de dvida, envie seu cliente ao Consulado de Portugal mais prximo. Consulado de Portugal - Belo Horizonte - MG Endereo: Av. lvares Cabral 1366, 9 andar - Lourdes - Belo Horizonte - CEP: 30170-001 Telefone: (0xx31) 3291-8192 Fax: (0xx31) 3291-8064 Site: http://www.secomunidades.pt/web/belohorizonte Email: mail@cnbel.dgaccp.pt

fato que as instituies brasileiras tm exigido a traduo juramentada de documentos emitidos em outros pases de fala portuguesa. Nesse caso, entendemos que as instituies esto seguindo a lei federal que assim rege o assunto, considerando que cada pas, mesmo usando teoricamente o mesmo idioma, tem suas prprias instituies, expresses e termos que so muito diferentes do portugus falado ou escrito no Brasil.

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

24

Diretrizes para Elaborao de Traduo Pblica - JUNHO DE 2012

Membros da Diretoria da Associao dos Tradutores Pblicos de Minas Gerais que participaram da elaborao destas diretrizes:

Verso 2010 Dulce Maria da Silveira de Castro - Matrcula Jucemg 760 de 28/05/2009 Marisol Dominguez Alonso Mandarino - Matrcula Jucemg 710 de 28/05/2009 Nina Maria de Melo Franco Sarieddine Arajo - Matrcula Jucemg 726 de 28/05/2009 Laerte Jos Silva - Matrcula Jucemg 768 de 28/05/2009 Marilurdes Nunes - Matrcula Jucemg 49 de 21/10/1977 Formatao e Organizao: Carolina Ribeiro Diniz - Matrcula Jucemg 708 de 28/05/2009

Reviso Final em 2010 e 2011: Dulce Maria da Silveira de Castro Marisol Dominguez Alonso Mandarino Nina Maria de Melo Franco Sarieddine Arajo Reviso de Formatao: Carolina Ribeiro Diniz - Matrcula Jucemg 708 de 28/05/2009 Submetido aos TPICs associados via e-mail para comentrios e sugestes em dezembro de 2011. As mudanas pertinentes foram acatadas e implementadas.

Av. do Contorno, 2786 30110-014 Belo Horizonte MG www.atpmg.com.br

25

Potrebbero piacerti anche