Sei sulla pagina 1di 10

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio

____________________________________________________ Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 005 0000000000000000 000010001001

N de Inscrio MODELO

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos


INSTRUES
Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMAresposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHADE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHADE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. C D E - marcar essa letra na FOLHADE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

FUNDAO CARLOS CHAGAS Maio/2007

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 005


1. CONHECIMENTOS GERAIS LNGUA PORTUGUESA (A) Ateno: As questes de nmeros 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo. (B) (C) Pressa. Ansiedade. E a sensao de que nunca possvel fazer tudo alm da certeza de que sua vida est passando rpido demais. Essas so as principais conseqncias de vivermos num mundo em que para tudo vale a regra do quanto mais rpido, melhor. Psiquiatras j discutem a existncia de um distrbio conhecido como doena da pressa, cujos sintomas seriam a alta ansiedade, dificuldade para relaxar e, em casos mais graves, problemas de sade e de relacionamento. Para ns, ocidentais, o tempo linear e nunca volta. Por isso queremos ter a sensao de que estamos tirando o mximo dele. E a nica soluo que encontramos aceler-lo, afirma o jornalista canadense Carl Honor. um equvoco. A resposta desse dilema qualidade, no quantidade. Para outros especialistas no assunto, a acelerao uma escolha que fizemos. Somos como crianas descendo uma ladeira de skate. Gostamos da brincadeira, queremos mais velocidade. O problema que nem tudo ao nosso redor consegue atender demanda. Os carros podem estar mais rpidos, mas as viagens demoram cada vez mais por culpa dos congestionamentos. Semforos vermelhos continuam testando nossa pacincia, obrigando-nos a frear a cada quarteiro. Mais sorte tm os pedestres que podem apertar o boto que aciona o sinal verde uma tima opo para controlar a ansiedade, mas com efeito muitas vezes nulo. um exemplo do que os especialistas chamam de botes de acelerao. Na teoria, deixam as coisas mais rpidas. Na prtica, servem para ser apertados e s. O que fazermos com os dois segundos, no mximo, que economizamos ao acionar aquela tecla que fecha a porta do elevador? E quem disse que apert-la duas, quatro, dez vezes vai melhorar a eficincia? Elevadores, alis, so os cones da pressa em tempos velozes. Os primeiros modelos se moviam a vinte centmetros por segundo. Hoje, o mais veloz sobe doze metros por segundo. E, mesmo acelerando, esto entre os maiores focos de impacincia. Engenheiros so obrigados a desenvolver sistemas para conter nossa irritao, como luzes ou alarmes que antecipam a chegada do elevador e cuja nica funo aplacar a ansiedade da espera.
(Adaptado de Srgio Gwercman, Superinteressante, maro de 2005, p. 54-55)

... e cuja nica funo aplacar a ansiedade da espera. O pronome grifado acima substitui corretamente, por seu sentido no contexto, a expresso dos focos de impacincia. da chegada do elevador. dos engenheiros. da nossa irritao. das luzes ou alarmes.

(D) (E) 2.

_________________________________________________________

um exemplo do que os especialistas chamam de boo tes de acelerao. (2 pargrafo) O emprego das aspas na frase acima indica (A) (B) (C) (D) (E) introduo desnecessria de um juzo de valor num contexto de carter objetivo. reproduo de expresso utilizada por conhecedores do assunto desenvolvido. criao de expresso nova, com incorporao de palavras de origem estrangeira. emprego de palavras em sentido diverso do habitual dentro do idioma, como gria. aproximao de palavras de sentido oposto ao desenvolvimento do pargrafo.

_________________________________________________________

3.

um equvoco. A resposta desse dilema qualidade, no o quantidade. (final do 1 pargrafo) De acordo com a afirmativa acima, (A) preciso aproveitar melhor o tempo de que dispomos, de uma forma menos agitada e mais prazerosa, dentro das comodidades oferecidas pela vida moderna. tentar realizar o maior nmero de coisas num espao mnimo de tempo um engano, diante das inmeras opes oferecidas pela vida moderna. tudo deve ser feito o mais rapidamente possvel, pois a maneira segura que tm as pessoas de acompanhar o estgio atual de desenvolvimento tecnolgico. a pressa que caracteriza o mundo moderno constitui a nica possibilidade de usufruir tudo aquilo que ele pode nos oferecer. devemos adequar-nos ao modo de vida atual, adaptando nosso ritmo s caractersticas modernas, que imprimem maior velocidade a todas as coisas.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

4.

Identifica-se o efeito de uma ao e sua causa, respectivamente, no segmento: (A) (B) (C) (D) (E) Na prtica, servem para ser apertados e s. E, mesmo acelerando, esto entre os maiores focos de impacincia. Para ns, ocidentais, o tempo linear e nunca volta. ... mas as viagens demoram cada vez mais por culpa dos congestionamentos. uma tima opo para controlar a ansiedade, mas com efeito muitas vezes nulo. TJUPE-Conhecimentos-Gerais1

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 005


5. A concordncia verbo-nominal est correta na frase: (A) O uso abusivo dos recursos oferecidos pela internet podem at mesmo comprometer o equilbrio necessrio a uma vida saudvel. A velocidade com que colocado venda os novos produtos, cada um sempre mais rpido que o antecessor, alteraram os hbitos de consumo. Na Revoluo Industrial, com mquinas que trabalhavam mais rpido que o homem, tornaram-se bem mais velozes muitas atividades rotineiras. Toda a tecnologia que se encontra ao nosso alcance internet, televiso, celulares nos levam a fazer coisas sempre mais e mais velozmente. Os avanos tecnolgicos que do impulso ao mundo moderno est provocando uma onda de consumo, com trocas cada vez mais rpidas. Ateno: As questes de nmeros 9 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo. Antes de os telescpios existirem, os olhos definiam o que existia nos cus. Apenas a imaginao podia criar outras realidades para alm da escurido. Poucos na Histria ousaram propor que existiam outros mundos, camuflados pelas sombras. Foi o caso de Giordano Bruno, que por essas e outras heresias acabou seus dias na fogueira. Tudo mudou quando Galileu provou, em 1610, que o telescpio permitia enxergar mundos que, sem ele,

(B)

(C)

(D)

(E)

permaneceriam desconhecidos para sempre: a realidade material no se limitava ao imediatamente visvel. Era inegvel mesmo que alguns tenham se recusado a acreditar que Galileu havia descoberto quatro luas girando em torno de Jpiter, que jamais haviam sido vistas antes. A conseqncia dessa descoberta foi profunda: os segredos ocultos nos cus podem ser desvendados com o uso de tcnicas de observao e telescpios mais sofisticados. Galileu iniciou uma nova tradio astronmica, a da caa aos mundos. Em meados do sculo XX, vrios outros mundos haviam sido descobertos. Girando em torno do Sol, os planetas Urano, Netuno e Pluto; em torno dos planetas, dezenas de luas; entre Marte e Jpiter, um cinturo de asterides, restos rochosos de um planeta que nunca se formou. Os astrnomos no tinham dvida de que, com telescpios mais poderosos, novos mundos seriam descobertos. O mistrio, no entanto, permanecia. Que mundos seriam esses? E o que poderiam nos dizer sobre a formao do Sistema Solar e sobre o passado da Terra o nosso passado?
(Adaptado de Marcelo Gleiser, Folha de S. Paulo, Mais!, 5 de maro de 2006, p. 9)

_________________________________________________________

6.

A tecnologia gera demanda por velocidade. A velocidade leva ao desenvolvimento de novas tecnologias com resultados cada vez mais rpidos. Vivemos hoje um crculo vicioso aparentemente inquebrvel. As frases acima articulam-se em um nico perodo com clareza, correo e lgica, da seguinte maneira: (A) A tecnologia gera demanda por velocidade que, por nossa vez, vivemos hoje um crculo vicioso aparentemente inquebrvel, com a velocidade que leva ao desenvolvimento de novas tecnologias resultantes de cada vez mais rpidas. (B) A velocidade que leva ao desenvolvimento de novas tecnologias de resultados cada vez mais rpidas, de cuja tecnologia gera demanda por esta, por vivermos hoje um crculo vicioso aparentemente inquebrvel. (C) A tecnologia gera demanda por velocidade, onde ela leva ao desenvolvimento de novas tecnologias de resultados sempre mais rpidos, pois vivemos hoje um crculo vicioso aparentemente inquebrvel. (D) A velocidade leva ao desenvolvimento de novas tecnologias de resultados cada vez mais rpidos: conquanto a tecnologia gera demanda por ela, onde vivemos hoje um crculo vicioso aparentemente inquebrvel. (E) Vivemos hoje um crculo vicioso aparentemente inquebrvel: a tecnologia gera demanda por velocidade, que, por sua vez, leva ao desenvolvimento de novas tecnologias que resultam em maior rapidez. ... a acelerao uma escolha que fizemos. (2 pargrafo) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima, est em: (A) (B) (C) (D) (E) ... cujos sintomas seriam a alta ansiedade ... Os primeiros modelos se moviam a vinte centmetros ... E quem disse que ... ... queremos mais velocidade. ... deixam as coisas mais rpidas.
o

9.

Conclui-se corretamente do texto que (A) a astronomia um ramo do conhecimento humano que oferece poucas bases realmente cientficas, pois seu campo de estudos infinito e cheio de mistrios. a existncia de outros corpos celestes, alm da Terra, foi um assunto sempre deixado de lado, por causa da perseguio religiosa aos primeiros astrnomos. o desenvolvimento de novas tcnicas de observao, alm de aparelhos mais possantes, permitiu aos astrnomos decifrarem os inmeros mistrios do espao sideral. a ampliao do conhecimento humano sobre o Universo tornou-se possvel com a inveno de novos instrumentos que propiciaram inmeras descobertas. o espao sideral sempre constituiu a fonte de indagaes sobre o mistrio da vida humana na Terra e, possivelmente, em outros planetas. 3

_________________________________________________________

7.

(B)

(C)

_________________________________________________________

8.

... que antecipam a chegada do elevador. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal correta passa a ser: (A) (B) (C) (D) (E) tinha antecipado. foram antecipadas. antecipa. antecipada. foi antecipada. (D)

(E)

TJUPE-Conhecimentos-Gerais1

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 005


10. mesmo que alguns tenham se recusado a acreditar (2 pargrafo)
o

14.

... que, sem ele, permaneceriam desconhecidos para semo pre ... (2 pargrafo) O emprego da forma verbal grifada acima indica, no contexto, (A) (B) (C) (D) (E) possibilidade de realizao de um fato, na dependncia de uma condio. declarao real com limites imprecisos de tempo. prolongamento de um fato que se realiza at o momento presente. admirao concreta por ter sido possvel a realizao de um fato. idia aproximada a realizar-se num futuro prximo.

A frase isolada pelos travesses denota, considerando-se o contexto, (A) (B) (C) (D) (E) 11. proporcionalidade. ressalva. condio. concluso. finalidade.

_________________________________________________________

... que por essas e outras heresias acabou seus dias na fogueira. (1 pargrafo) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) (B) (C) (D) (E) ... de que, com telescpios mais poderosos, novos mundos seriam descobertos. O mistrio, no entanto, permanecia. ... que existia nos cus. A conseqncia dessa descoberta foi profunda ... Galileu iniciou uma nova tradio astronmica, a da caa aos mundos.
o

_________________________________________________________

15.

Resultados da observao do espao comearam ...... chegar com o desenvolvimento de dispositivos capazes de detectar luz bem fraca, pondo em questo a definio de planeta, como Pluto, e de alguns corpos celestes cujas rbitas em torno do Sol esto ...... distncias bem maiores do que ...... existente entre a Terra e o Sol. As lacunas da frase acima esto corretamente preenchidas, respectivamente, por (A) (B) (C) (D) a a a - a - - a - a - - - - a

(E) - - a _________________________________________________________ _________________________________________________________ 12. Uma possvel resposta para o mistrio colocado nas questes finais do texto : (A) Estudar novos mundos nos remete s nossas origens, pois dividimos o mesmo passado, que se encontra na origem do Sistema Solar. Imaginar outras possveis realidades no infinito espao csmico foi uma atitude sempre apoiada na f professada pelos primeiros astrnomos. Observar luas em torno de planetas leva concluso de que tcnicas de observao mais modernas e adequadas abrem o caminho para uma realidade material. Identificar novos mundos e nome-los sempre foi a maneira como os primeiros cientistas tentaram explicar a realidade em que viviam. Esclarecer os segredos ocultos nos mundos perdidos no espao foi o objetivo dos astrnomos, desde o incio dos tempos. LEGISLAO APLICADA: LEI N 6.123 de 20.07.68 Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Pernambuco 16. O funcionrio empossado em cargo pblico de provimento efetivo que no entrar em exerccio no prazo de (A) 15 (quinze) dias improrrogveis, cujo termo a quo corresponde ao dia da nomeao, dever ser afastado de suas funes. at 20 (vinte) dias, cujo termo inicial corresponde data da homologao do concurso pblico, se sujeitar invalidao do ato de sua designao. 30 (trinta) dias, contados da data da posse, perder o cargo, salvo motivo de fora maior devidamente comprovado. at 45 (quarenta e cinco) dias, poder ser punido com pena disciplinar de advertncia, aps regular processo administrativo. 60 (sessenta) dias, contados da data da aprovao em concurso pblico, ser demitido do cargo, salvo motivo de fora maior.
o

(B)

(C)

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

13.

Antes de os telescpios existirem, os olhos definiam o que existia nos cus. A frase inicial do texto significa corretamente, em outras palavras, (A) (B) (C) (D) (E) A definio de cu existia ainda antes de serem inventados os telescpios. Observando o espao com a ajuda de telescpios, os olhos os definiram bem antes. Antes da inveno de telescpios, a observao do espao limitava-se ao alcance da vista humana. Com instrumentos como telescpios, foi possvel aos olhos humanos descobrir todo o espao celeste. Tudo o que existia nos cus era determinado pelas pessoas, antes que elas tivessem os telescpios.

_________________________________________________________

17.

Por meio do regular processo administrativo, comprovouse que determinado funcionrio pblico civil retirou, sem prvia autorizao da autoridade competente, documentos da repartio que versavam sobre procedimentos licitatrios. Em virtude deste fato, referido funcionrio poder ser, em tese, punido com pena disciplinar de (A) (B) (C) (D) (E) multa na base de 15 % (quinze por cento) por dia de vencimento. exonerao ou destituio do cargo, critrio da autoridade superior. suspenso por at 30 (trinta) dias. demisso a bem do servio pblico. repreenso e disponibilidade a bem do servio pblico. TJUPE-Conhecimentos-Gerais1

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 005


18. O funcionrio pblico civil poder acumular, de forma remunerada, (A) dois cargos de professor de biologia em estabelecimentos estaduais de ensino mdio, desde que haja compatibilidade de horrios. at dois cargos em comisso providos mediante concurso pblico de provas e ttulos. um cargo junto a uma autarquia estadual e outro perante determinada empresa pblica federal, independente da compatibilidade de horrios, mas condicionado correlao de matrias. um cargo de professor com outro de tcnico ou cientfico, independente da compatibilidade de horrios, mas condicionado comprovao de relevante interesse pblico. at trs cargos pblicos, cujo exerccio fica condicionado autorizao do chefe do executivo estadual. 21. RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO Aquele policial cometeu homicdio. Mas centenas de outros policiais cometeram homicdios, se aquele policial cometeu. Logo, (A) (B) (C) nenhum policial cometeu homicdio. centenas de outros policiais cometeram homicdios. centenas de outros policiais no cometeram homicdios. aquele policial no cometeu homicdio. aquele policial cometeu homicdio.

(B) (C)

(D)

(D) (E) 22.

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Assinale a alternativa que substitui corretamente a interrogao na seguinte seqncia numrica: 6 11 ? 27 (A) 57 17 15 13 18

19.

No que tange s licenas, observe as afirmaes abaixo.

I. Aps cada binio de servio efetivo prestado ao


Estado, poder ser concedida ao funcionrio licena prmio por dois meses, com todos os direitos e vantagens do cargo efetivo. (B) (C) (D) (E) 23.

II. Depois de cinco anos de efetivo exerccio, o servidor poder obter licena sem vencimentos, para tratar de assunto de interesse particular, por prazo no superior a dois anos.

_________________________________________________________

III. Ao funcionrio convocado para o servio militar e


outros encargos da segurana nacional, ser concedida licena com vencimento integral.

Considere a seqncia de figuras abaixo.

IV. Ser sempre integral o vencimento do funcionrio


licenciado para tratamento de sade. correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 20.

II e III. I e IV. I, III e IV. III e IV. I, II e III.


(A) (B) A figura que substitui corretamente a interrogao :

_________________________________________________________

Com relao ao processo administrativo, INCORRETO afirmar que (C) (A) o funcionrio indiciado em inqurito administrativo s poder ser exonerado se reconhecida a sua inocncia. durante o inqurito administrativo, o indiciado ser citado para apresentar defesa no prazo improrrogvel de 15 (quinze) dias. da sindicncia poder resultar, dentre outros casos, a aplicao da pena de repreenso, quando comprovada a desobedincia ou falta de cumprimento do dever. o inqurito administrativo ser promovido por uma comisso composta de trs funcionrios, designada pela autoridade competente. a sindicncia ser instaurada quando a falta funcional no se revele evidente ou quando for incerta a autoria. (D)

(E)
_________________________________________________________

(B)

24.

(C)

Todas as estrelas so dotadas de luz prpria. Nenhum planeta brilha com luz prpria. Logo, (A) (B) (C) (D) (E) todos os planetas so planetas. todas as estrelas so estrelas. todos os planetas so estrelas. nenhum planeta estrela. todas as estrelas so planetas. 5

(D)

(E)

TJUPE-Conhecimentos-Gerais1

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 005


25. H cinco objetos alinhados numa estante: um violino, um grampeador, um vaso, um relgio e um tinteiro. Conhecemos as seguintes informaes quanto ordem dos objetos: O grampeador est entre o tinteiro e o relgio. O violino no o primeiro objeto e o relgio no o ltimo. O vaso est separado do relgio por dois outros objetos. (B) 27. O envio do arquivo que contm o texto, por meio do correio eletrnico, deve considerar as operaes de (A) de desanexao de arquivos e de insero dos endereos eletrnicos dos destinatrios no campo Cco. de anexao de arquivos e de insero dos endereos eletrnicos dos destinatrios no campo Para. anexao de arquivos e de insero dos endereos eletrnicos dos destinatrios no campo Cco. de desanexao de arquivos e de insero dos endereos eletrnicos dos destinatrios no campo Para. de anexao de arquivos e de insero dos endereos eletrnicos dos destinatrios no campo Cc.

(C)

Qual a posio do violino? (A) (B) (C) (D) (E) Segunda posio. Terceira posio. Quarta posio. Quinta posio. Sexta posio. NOES DE INFORMTICA Ateno: Para responder s questes de nmeros 26 a 30 considere integralmente o texto abaixo: 28. (E) (D)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

A pesquisa das palavras-chave (A) (B) (C) envolve o uso de ferramentas de busca. s logra sucesso com o uso do Windows Explorer. s logra sucesso se for feita por meio da Intranet do rgo. deve ser feita por meio de ferramentas de apresentao. no logra sucesso se no for usado o correio eletrnico.

Todos os textos produzidos no editor de textos padro devero ser publicados em rede interna de uso exclusivo do rgo, com tecnologia semelhante usada na rede mundial de computadores. Antes da impresso e/ou da publicao os textos devero ser verificados para que no contenham erros. Alguns artigos digitados devero conter a imagem dos resultados obtidos em planilhas eletrnicas, ou seja, linhas, colunas, valores e totais. Todo trabalho produzido dever ser salvo e cuidados devem ser tomados para a recuperao em caso de perda e tambm para evitar o acesso por pessoas no autorizadas s informaes guardadas. Os funcionrios sero estimulados a realizar pesquisas na internet visando o atendimento do nvel de qualidade da informao prestada sociedade, pelo rgo. O ambiente operacional de computao disponvel para realizar estas operaes envolve o uso do MS-Windows, do MS-Office, das ferramentas Internet Explorer e de correio eletrnico, em portugus e em suas verses padres mais utilizadas atualmente.
Observao: Entenda-se por mdia removvel disquetes, CDs e DVDs gravveis, Pen Drives (mdia removvel acoplada em portas do tipo USB) e outras funcionalmente semelhantes.

(D)

(E)

_________________________________________________________

29.

As clulas que contm clculos feitos na planilha eletrnica, (A) s podem ser copiadas para o editor de texto uma a uma. quando integralmente selecionadas, copiadas e coladas no editor de textos, sero exibidas na forma de tabela. quando coladas no editor de textos, apresentaro resultados diferentes do original. no podem ser coladas no editor de textos. somente podem ser copiadas para o editor de textos dentro de um limite mximo de dez linhas e cinco colunas.

(B)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

30.

O arquivo com o texto (A) se no for salvo em uma pasta, no ter referncia de tamanho. no poder ser acessado posteriormente se for salvo dentro de uma pasta. no poder ser acessado posteriormente se no for salvo dentro de uma pasta. ao ser salvo ter regularmente referncia de tamanho, tipo e data de modificao. se no for salvo em uma pasta, no ter referncia de data de modificao. TJUPE-Conhecimentos-Gerais1

26.

O arquivo que contm o texto, tendo sido gravado no disco rgido, (A) (B) (C) (D) (E) em funo das restries do enunciado, pode ser salvo em um Pen Drive sem o uso de senha. deve ser salvo tambm em uma mdia removvel com senha. no precisa ser gravado em nenhuma outra mdia. no precisa de senha, se for gravado em CD. no pode ser salvo em uma mdia removvel mesmo com senha.

(B)

(C)

(D)

(E)

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 005


34. CONHECIMENTOS ESPECFICOS (A) 31. No que concerne ao negcio jurdico, correto afirmar: (A) o silncio importa anuncia, inclusive quando o negcio jurdico exigir declarao de vontade expressa. os negcios jurdicos, que trazem algum benefcio, devem ser interpretados de forma extensiva. a impossibilidade inicial do objeto no invalida o negcio jurdico se cessar antes de realizada a condio a que ele estiver subordinado. a validade da declarao de vontade, em regra, depende de forma especial para produzir efeitos. a manifestao de vontade, em regra, no subsiste se o seu autor fez reserva mental de no querer o que manifestou. (B) (C) no subsistir para fins de liquidao aps a sua dissoluo. ter assegurada a proteo dos direitos da personalidade, no que couber. que tiver administrao coletiva, ter suas decises tomadas, em regra, por dois teros dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser de modo diverso. pode ser exclusivamente de direito pblico interno e de direito privado. estar obrigada pelos atos de seus administradores, exercidos ou no no limite de seus poderes definidos no ato constitutivo. A pessoa jurdica

(B)

(C)

(D) (E)

(D)

_________________________________________________________

(E)

35.

So incapazes, relativamente, a certos atos, ou maneira de os exercer: (A) (B) os indivduos com dezessete anos de idade, emancipados pelos pais. os menores de dezesseis anos. os que, por enfermidade, no tiverem o discernimento necessrio para a prtica de atos da vida civil. os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.

_________________________________________________________

32.

O prazo de prescrio (A) no pode ser renunciado pelas partes, havendo expressa vedao neste sentido. pode ser interrompido mais de uma vez por protesto cambial. pode, em regra, ser alterado por acordo das partes. de dez anos, quando a lei no lhe haja fixado prazo menor. iniciado contra uma pessoa no continua a correr contra o seu sucessor.

(C)

(B)

(D) (E)

(C) (D)

_________________________________________________________

36. (E)

Considere as afirmativas abaixo sobre responsabilidade civil.

_________________________________________________________

I. responsvel pela reparao civil, desde que


comprovada a culpa de sua parte, o empregador pelos atos praticados pelos seus empregados, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele.

33.

Considere as afirmativas abaixo sobre domiclio civil.

I. Ter-se- por domiclio da pessoa natural, que no


tenha residncia habitual, o lugar onde for encontrada.

II. O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se


as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes.

II. Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos


em lugares diferentes, apenas sua sede ser considerada domiclio para quaisquer atos praticados.

III. Tm domiclio necessrio o incapaz, o servidor


pblico, o militar, o martimo e o preso.

III. O dono ou detentor do animal ressarcir o dano por


ele causado, se no comprovar culpa da vtima ou fora maior.

IV. Nos contratos escritos, o domiclio deve ser necessariamente o local da residncia dos contraentes. correto o que se afirma APENAS em: (A) (B) (C) (D) (E)

IV. Aquele que ressarcir o dano causado por seu


descendente relativamente incapaz poder reaver o que houver pago daquele por quem pagou. correto o que se afirma APENAS em: (A) (B)

I e II. I, II e III. I e III.

I, II e III. I, II e IV. I, III e IV. II e III. III e IV.


7

(C)

II e III. III e IV.

(D) (E)

TJUPE-Tcnico-Judicirio-A01

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 005


37. Intervindo como fiscal da lei, o Ministrio Pblico ter vista dos autos (A) concomitantemente com o ru, sendo intimado de todos os atos do processo. depois das partes, sendo intimado de todos os atos do processo. antes das partes, sendo intimado apenas dos atos decisrios do processo. antes das partes, sendo intimado de todos os atos do processo. concomitantemente com o autor, sendo intimado de todos os atos do processo. 40. Indeferida a petio inicial, o autor poder (A) (B) (C) (D) (E) (D) 41. (E) apelar, sendo defeso ao juiz reformar sua deciso. interpor agravo de instrumento, sendo defeso ao juiz reformar sua deciso. interpor embargos infringentes, facultado ao juiz reformar sua deciso. interpor agravo de instrumento, facultado ao juiz reformar sua deciso. apelar, facultado ao juiz reformar sua deciso.

(B)

(C)

_________________________________________________________

A reconveno ser oferecida, em regra, (A) em pea autnoma, no prazo de 5 dias aps o oferecimento da contestao, contados da sua protocolizao. simultaneamente com a contestao, em peas autnomas, no prazo de 15 dias. simultaneamente com a contestao, em forma de preliminar de mrito, no prazo de 30 dias. simultaneamente com a contestao, em forma de preliminar de mrito, no prazo de 15 dias. em pea autnoma, no prazo de 10 dias aps o oferecimento da contestao, contados da sua protocolizao.

_________________________________________________________

38.

Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando (A) no processo estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu consangneo. for cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, colateral, at o terceiro grau. interveio no processo como mandatrio da parte, oficiou como perito ou funcionou como rgo do Ministrio Pblico. alguma das partes for credora ou devedora de seu cnjuge ou de parentes deste, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau. conheceu do processo em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso.

(B) (C) (D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

42.

Os atos meramente ordinatrios, como a juntada e a vista obrigatria, (A) independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. dependem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo juiz, no se admitindo qualquer tipo de reviso em razo da caracterstica ordinria do ato. dependem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo juiz e revistos pelo servidor quando necessrios. independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo juiz e revistos pelo servidor quando necessrios. dependem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios.

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

39.

Considere as afirmativas abaixo a respeito da capacidade processual.

(C)

I. O cnjuge somente necessitar do consentimento


do outro para propor aes que versem sobre direitos reais imobilirios. (D)

II. Ambos os cnjuges sero necessariamente citados


para as aes que tenham por objeto a extino de nus sobre imveis de um ou de ambos os cnjuges.

(E)

_________________________________________________________

III. A herana jacente ou vacante ser representada


em juzo, ativa e passivamente por seu curador.

43.

Com relao a antecipao dos efeitos da tutela de mrito, correto que (A) presentes os pressupostos legais, se conceder a antecipao da tutela, inclusive quando houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado. a tutela antecipada poder ser modificada por deciso fundamentada, mas no poder, em regra, ser revogada. concedida ou no a antecipao da prosseguir o processo at final julgamento. tutela,

IV. As sociedades sem personalidade jurdica, quando


demandadas, podero opor a irregularidade de sua constituio.

(B) correto o que se afirma APENAS em: (A) (B) (C) (D) (E) 8

I, II e III. I, II e IV.

(C) (D)

II e III. II, III e IV. III e IV.


(E)

o juiz poder de ofcio antecipar parcialmente os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, quando se convencer da verossimilhana da alegao. a tutela antecipada no poder ser concedida quando um ou mais dos pedidos cumulados, ou parcela deles, mostrar-se incontroverso. TJUPE-Tcnico-Judicirio-A01

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 005


44. Se o ru no contestar a ao, reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. O ru revel (A) s poder intervir no processo aps a prolao de sentena, podendo interpor o recurso cabvel da deciso. s poder intervir no processo aps a realizao de todas as provas requeridas pelo autor e desde que no tenha sido proferida sentena. no poder, em qualquer fase, intervir no processo, sendo este um dos efeitos da revelia. poder intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar. s poder intervir no processo antes da realizao de qualquer espcie de prova, por expressa determinao legal. 49. 48. Nos termos da Lei n 8.429/92, o agente pblico que pratica ato de improbidade administrativa que cause prejuzo ao errio, est sujeito, dentre outras sanes, suspenso dos direitos polticos de (A) (B) cinco a oito anos e perda da funo pblica. seis a dez anos e integral ressarcimento do dano patrimonial efetivo, acrescido da multa de vinte por cento sobre o prejuzo. quatro a sete anos e indisponibilidade dos bens por dois anos. trs a seis anos e multa civil de at 100 vezes o valor da remunerao pelo agente pblico improbo. dois a cinco anos e proibio de contratar com o Poder Pblico pelo prazo de trs anos.
o

(B)

(C) (D) (E)

(C) (D) (E)

__________________________________________________________________________________________________________________

45.

Da deciso que no admitir os embargos infringentes caber (A) (B) (C) (D) (E) agravo, em cinco dias, para o rgo competente para o julgamento do recurso. apelao, em dez dias, para o rgo competente para o julgamento do recurso. apelao, em quinze dias, para o rgo competente para o julgamento do recurso. agravo, em quinze dias, para o rgo competente para o julgamento do recurso. apelao, em cinco dias, para o rgo competente para o julgamento do recurso.

O agente pblico que NO pode ser considerado sujeito o ativo do crime de responsabilidade, nos termos da Lei n 1.079/50, (A) (B) (C) (D) (E) Procurador-Geral de Justia dos Estados. Presidente Nacional e das Seces Estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil. Juiz Diretor de Foro ou funo equivalente no primeiro grau de jurisdio. Advogado-Geral da Unio. Secretrio de Estado.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

50.

Considere as afirmativas abaixo.

46.

Em tema de crimes e contravenes, correto afirmar que (A) a existncia de causas concorrentes para o resultado de um fato, preexistentes ou concomitantes com a do agente, sempre excluem a sua responsabilidade. para haver crime necessrio que exista relao de causalidade entre a conduta e o seu autor. s contravenes cominada, pela lei, a pena de recluso ou de deteno e multa, esta ltima sempre alternativa ou cumulativa com aquela. fato tpico o comportamento humano positivo ou negativo que provoca, em regra, um resultado, e previsto como infrao penal. so elementos do crime, apenas a antijuridicidade e a punibilidade.

I. Est consumado o crime quando o fato concreto se


subsume ao tipo abstrato descrito na lei penal.

II. So elementos da tentativa, a cogitao do crime,


os atos preparatrios e os atos de execuo.

(B) (C)

III. No arrependimento eficaz, o agente, embora tenha


iniciado a execuo do crime, no a leva adiante, abandonando a sua realizao.

IV. Para a caracterizao da desistncia voluntria,


imprescindvel que o agente esgote os atos de execuo e em seguida atue evitando que o resultado ocorra.

(D)

(E)

V. Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa


com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. correto APENAS o que se afirma em: (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

47.

Em relao ao Dolo e a Culpa, INCORRETO afirmar que (A) na culpa consciente o agente prev o resultado, mas espera, sinceramente, que no ocorra, enquanto na culpa inconsciente o agente no prev o resultado que previsvel. no dolo eventual ou tambm chamado de culpa prpria, o agente realiza a conduta com a vontade firme e definida de obter o resultado pretendido. age com culpa por negligncia, o agente que por inrcia psquica ou indiferena, podendo tomar as cautelas exigveis, no o faz por displicncia. salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente. a quantidade da pena para o crime no varia segundo a espcie de dolo.

(B)

I e V. I, II e IV. I, III e V. II, III e IV. IV e V.

(C)

_________________________________________________________

51.

Exclui a punibilidade do sujeito do crime (A) (B) (C) (D) (E) o estrito cumprimento do dever legal. o exerccio regular de direito. o estado de necessidade. a legtima defesa. a embriaguez fortuita. 9

(D)

(E)

TJUPE-Tcnico-Judicirio-A01

MODELO Caderno de Prova, Cargo A01, Tipo 005


52. A ao penal condenatria transitada em julgado (A) (B) (C) no impede que, atravs de outros meios de prova, o ru prove no ter sido o autor do fato. impede o ru de discutir o montante do ressarcimento devido a ttulo de reparao do dano. no impede a discusso da existncia do fato, em virtude da responsabilidade civil ser independente da criminal. no impede a discusso do dolo no cvel, pois a responsabilidade civil independente da criminal. ttulo executrio civil, apesar da responsabilidade civil ser independente da criminal. (E) 57. De acordo com o Cdigo de Processo Penal, (A) a interposio de um recurso por outro no impede o respectivo conhecimento, mesmo que interposto fora de prazo. a interposio fora de prazo e a m-f no justificam o no recebimento de recurso interposto erroneamente pela parte. a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro, salvo a hiptese de m-f. a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro, ainda que tenha agido de m-f. a interposio de um recurso por outro impede o respectivo conhecimento, tenha ou no a parte agido de m-f.

(B)

(C) (D)

(D) (E)

_________________________________________________________

53.

As omisses da queixa podero ser supridas a todo tempo antes (A) (B) (C) (D) (E) do encerramento da instruo. do trnsito em julgado da sentena. do respectivo recebimento. da sentena final. do incio da instruo.

_________________________________________________________

58.

Considere os recursos abaixo.

_________________________________________________________

54.

Quando a ao penal pblica for condicionada representao do ofendido, o exerccio desta pelo ofendido ou por quem tenha qualidade para represent-lo (A) (B) (C) (D) (E) impede o Ministrio Pblico de requerer o arquivamento do inqurito policial. torna obrigatrio o recebimento da denncia oferecida pelo Ministrio Pblico. exclui o direito destes de exercerem a ao penal pblica subsidiria. impede o Ministrio Pblico de requisitar diligncias autoridade policial. no torna obrigatrio o oferecimento de denncia pelo Ministrio Pblico.

I. Apelao. II. Recurso em Sentido Estrito. III. Protesto por Novo Jri. IV. Agravo de Petio. V. Recurso Especial. VI. Recurso Extraordinrio.
So cabveis, dentre outros, no mbito do processo penal brasileiro, os indicados APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 59.

I, III, IV e V. I, II, III, V e VI. I, II, IV, V e VI. II, III, IV e VI. II, IV, V e VI.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

A respeito das nulidades no processo penal, correto afirmar que (A) a nulidade de ato processual ser declarada ainda que no houver infludo na apurao na verdade substancial. as nulidades relativas considerar-se-o sanadas se, praticado de outra forma, o ato tiver atingido o seu fim. a nulidade de ato processual ser declarada ainda que no houver infludo na deciso da causa. a nulidade de um ato, uma vez declarada, no causar a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam conseqncia. da deciso que anula o processo, no todo ou em parte, no cabe qualquer recurso.

55.

A ao penal pblica ser promovida por (A) (B) (C) (D) (E) denncia do Ministrio Pblico. requisio judicial. queixa do ofendido. requisio do Ministro da Justia. representao do ofendido.

(B)

_________________________________________________________

(C) (D)

56.

Considere:

I. II. III. IV. V.

Juiz. Escrivo. Oficial de Justia. Ministrio Pblico. Acusado. 60. (E)

_________________________________________________________

O Ministrio Pblico no poder (A) (B) (C) (D) (E) desistir de recurso que haja interposto. deixar de recorrer da sentena que rejeitar a denncia. deixar de recorrer de sentena que tenha aplicado a pena mnima. deixar de recorrer de sentena absolutria. recorrer da sentena em ao penal privada subsidiria. TJUPE-Tcnico-Judicirio-A01

So sujeitos da relao processual os indicados APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 10

I, IV e V. I e V. II, III e IV. III, IV e V. IV e V.

Potrebbero piacerti anche