Sei sulla pagina 1di 26

Reproduo

Unidade 6
Prof.: Luciano Alves

Objectivos: Conhecer os processos responsveis pela unidade e pela variabilidade celular.


Luciano Alves

Reproduo

Cada individuo um elo na sucesso das geraes, visto que, ao reproduzir-se, permite a continuidade da espcie a que pertence.

Luciano Alves

Reproduo Assexuada Vs Sexuada


Os processos de reproduo so muito variados, podendo agrupar-se em dois tipos fundamentais:
Reproduo assexuada

Os descendentes so originados a partir de um nico progenitor, tendo por base o processo de mitose; Sem fuso de gmetas Os descendentes so clones do progenitor No contribui para a variabilidade gentica da populao Assegura o rpido crescimento da populao em ambientes favorveis.

Reproduo sexuada

Os descendentes so originados a partir de dois progenitores que produzem clulas sexuais (gmetas) que se unem por fecundao; Os descendentes so diferentes do progenitor Contribui para a variabilidade gentica da populao

Assegura uma maior capacidade adaptativa em ambientes desfavorveis. Luciano Alves

REPRODUO ASSEXUADA
Objectivos: Relacionar a reproduo assexuada com o rpido aumento das populaes de seres vivos. Avaliar implicaes da reproduo assexuada ao nvel da variabilidade e sobrevivncia de populaes. Conhecer os principais processos de reproduo assexuada. Relacionar a mitose com os processos de reproduo assexuada.

ESTRATGIAS DE REPRODUO ASSEXUADA


Processos
Bipartio Diviso Mltipla Fragmentao Gemulao

Algumas caractersticas
Diviso dum ser em dois com idnticas dimenses. O ncleo da clula multiplica-se vrias vezes ocorrendo depois a fragmentao mltipla da clula originando vrias clulas filhas. Separao de fragmentos do corpo, originando cada fragmento um novo individuo por regenerao. Formao de uma ou mais salincias, os gomos ou gemas, que se desenvolvem e separam, originando novos seres.

Partenogenese
Esporulao Multiplicao vegetativa

Formao de novos indivduos exclusivamente a partir do desenvolvimento de gmetas femininos.


Formao de clulas reprodutoras, os esporos, cada um dos quais pode originar um novo indivduo. Formao de novos seres a partir do desenvolvimento de certas estruturas vegetativas, como razes, caules e folhas.
Luciano Alves

Bipartio | Cissiparidade , diviso simples ou diviso binria

Um indivduo divide-se em dois com dimenses sensivelmente iguais. Comum entre os organismos unicelulares. (ex: bactrias, paramcias)

Luciano Alves

Diviso Mltipla | Pluripartio ou Esquizogonia

O ncleo divide-se repetidamente e apenas no fim o citoplasma se subdivide em volta de cada um deles. Cada clula assim formada crescer para formar um novo indivduo. Este processo, caractersticos de organismos que tenham que sobreviver a perodos longos de condies adversas, ocorre em protozorios como o Plasmodium, causador da malria e em alguns fungos.

Luciano Alves

Fragmentao

Este processo de reproduo assexuada comum em Platelmintes de vida livre e pode ocorrer em Cnidrios e Equinodermes mas apenas com interveno externa. O indivduo divide-se em diversos pedaos, independentemente da composio interna de cada um deles, e cada um ir regenerar um indivduo completo.

Luciano Alves

Actividade Pg. 76

Luciano Alves

Gemulao ou gemiparidade

Neste tipo de reproduo assexuada h a formao de expanses, chamadas gomos ou gemas, na superfcie da clula ou do indivduo que, ao separarem-se, do origem aos novos indivduos, geralmente de menor tamanho que o progenitor. Ocorre em seres unicelulares, como as leveduras, e em seres pluricelulares, como a esponja e a hidra.

Luciano Alves

Partenognese

Processo atravs do qual um ovcito se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundao. (ex: abelha, afdios, alguns peixes, alguns repteis, alguns anfbios)

Daphnia
Luciano Alves

Esporulao

Ocorre a partir de clulas especiais chamadas esporos, que diferem dos gmetas pela sua capacidade de germinao, reproduzindo-se atravs de mitoses at originar indivduos completos. Alguns esporos so mveis, pela presena de flagelos (zosporo) ou imveis (aplansporos). Ex. Algumas bactrias, algas e fungos.

Luciano Alves

Multiplicao Vegetativa ou Propagao Vegetativa


exclusivo das plantas. Existem vrios processos de multiplicao vegetativa, podendo este agrupar-se em dois grandes grupos:

multiplicao vegetativa natural multiplicao vegetativa artificial

Luciano Alves

Multiplicao vegetativa natural

A planta-me pode originar novas plantas a partir das vrias partes que a constituem, como as:
folhas, caules areos (estolhos), caules subterrneos (rizomas, tubrculos e bolbos).

Luciano Alves

Folhas | Multiplicao vegetativa natural

Certas plantas desenvolvem pequenas plntulas (propgulos) nas margens das folhas. Estas, ao cair no solo, desenvolvem-se e do origem a uma planta adulta.

Luciano Alves

Estolhos | Multiplicao vegetativa natural


Certas plantas, como o morangueiro, produzem plantas novas a partir de caules prostrados chamados estolhos. Cada estolho parte do caule principal e origina vrias plantas novas, indo o caule principal morrer assim que as novas plntulas desenvolvem as suas prprias razes e folhas.

Luciano Alves

Rizomas | Multiplicao vegetativa natural


Os lrios, o bambu, e os fetos, possuem caules subterrneos alongados e com substncias de reserva, denominados rizomas. Estes, alm de permitirem planta sobreviver em condies desfavorveis, podem alongar-se, originando gemas que se vo diferenciar em novas plantas.

Luciano Alves

Tubrculos | Multiplicao vegetativa natural

Os tubrculos so caules subterrneos volumosos e ricos em substncias de reserva, sendo a batata um dos mais conhecidos. Os tubrculos possuem gomos com capacidade germinativa e que originam novas plantas.

Luciano Alves

Bolbos | Multiplicao vegetativa natural


So caules subterrneos arredondados, com um gomo terminal rodeado por camadas de folhas carnudas, ricas em substncias de reserva. Quando as condies do meio so favorveis, formam-se gomos laterais, que se rodeiam de novas folhas carnudas e originam novas plantas. Alguns dos bolbos mais conhecidos so a cebola e a tlipa.

Gomo terminal

Bolbo Raiz
Luciano Alves

Multiplicao vegetativa artificial


Este tipo de reproduo assexuada tem sido largamente utilizado no sector agro-florestal para a multiplicao vegetativa de plantas. Os mais comuns so: a estacaria, a mergulhia a enxertia.

Luciano Alves

Estacaria | Multiplicao vegetativa artificial

Consiste na introduo de ramos da planta-me no solo indo, a partir destes, surgir razes e gomos que vo originar uma nova planta. A videira e a roseira reproduzem-se deste modo.

Luciano Alves

Mergulhia | Multiplicao vegetativa artificial

Consiste na induo de formao de razes, a partir de um ramo ainda jovem. A tcnica pode ser realizada sobre um ramo flexvel que se dobra, de modo a ficar uma parte enterrada, deixando o gomo apical no exterior (mergulhia). Quando os ramos no so suficientemente flexveis induz-se a formao de razes no ramo, colocando solo em volta do ramo e posterior envolvimento com tecido (mergulhia area ou alporquia). O meio escurecido induz o aparecimento de razes nessa zona.

mergulhia area ou alporquia

Luciano Alves

Enxertia | Multiplicao vegetativa artificial


Consiste na juno das superfcies cortadas de duas partes de plantas diferentes. As plantas utilizadas so da mesma espcie, ou de espcies muito semelhantes. A parte que recebe o enxerto chama-se cavalo ou portaenxerto e a parte dadora chama-se garfo ou enxerto. Existem vrios tipos de enxertia: a enxertia por garfo, a enxertia por encosto a enxertia por borbulha.

Luciano Alves

Enxertia por Garfo | Multiplicao vegetativa artificial


Na enxertia por garfo, o cavalo cortado transversalmente. Seguidamente faz-se uma fenda transversal nesse cavalo e introduzse nele o garfo. A zona de unio envolvida em terra hmida para ajudar cicatrizao da unio entre as duas plantas.

Luciano Alves

Enxertia por Encosto | Multiplicao vegetativa artificial

Juntam-se os ramos de duas plantas, que foram previamente descascados na zona de contacto, e amarram-se para facilitar a unio. Aps a cicatrizao, corta-se a parte do cavalo que se encontra acima da zona de unio e a parte da planta dadora que se encontra abaixo da mesma zona. A nova planta constituda pelo sistema radicular e tronco da planta receptora do enxerto e pelo ramo, ou ramos, da planta dadora do enxerto.

Luciano Alves

Enxertia por Borbulha |


Multiplicao vegetativa artificial

Efectua-se um corte em forma de T na casca do caule da planta receptora do enxerto. Depois levanta-se a casca e introduz-se no local da fenda o enxerto, constitudo por um pedao de casca contendo um gomo da planta dadora. Seguidamente, a zona de unio atada, para facilitar a cicatrizao.

Luciano Alves

Potrebbero piacerti anche