Sei sulla pagina 1di 7

ELEMENTOS DE MQUINAS

Definio: Elementos que constituem equipamentos mecnicos, utilizados para fixao ou transmisso de movimentos. Confere ao operador a capacitao necessria para operar mquinas, identificar possveis defeitos e ate mesmo corrigi-los.

Podem ser classificados em Elementos de unio e fixao, transmisso, apoio, elsticos, vedao e lubrificao

Fonte: TELECURSO 2000

ELEMENTOS DE FIXAO
Definio: So elementos de unio mvel ou permanente entre componentes presentes nas mquinas. Podem agir como canal de transmisso de potncia. Para melhor aplicao dos elementos preciso conhecer suas caractersticas, o material de que feito, suas aplicaes, representao, simbologia e alguns clculos necessrios para seu emprego. No tipo de unio mvel, os elementos de fixao podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar qualquer dano s peas que foram unidas. ocaso, por exemplo, de unies feitas com parafusos, porcas e arruelas. No tipo de unio permanente, os elementos de fixao, uma vez instalados, no podem ser retirados sem que fiquem inutilizados. o caso, por exemplo, de unies feitas com rebites e soldas.

Fonte: TELECURSO 2000 e SENAI

PARAFUSOS
Definio: So elementos de fixao formados por um corpo cilndrico roscado, que podem ter vrios formatos e dimenses normalizadas. Podem ser diferenciados pelo formato da rosca, cabea, haste e formas de acionamento.

O parafuso empregado para unir e manter juntas peas de mquinas, geralmente formando conjuntos com porcas e arruelas. Em geral, os parafusos so fabricados em ao de baixo e mdio teor de carbono, por meio de forjamento ou usinagem. A carga total que um parafuso suporta a soma da tenso inicial, isto , do aperto e da carga imposta pelas peas que esto sendo unidas.

Fonte: Apostila SENAI

PORCAS
Definio: So peas de forma prismtica ou cilndrica, providas de um furo roscado onde so atarraxadas ao parafuso. Podem ser So hexagonais, sextavadas, quadradas ou redondas e servem para dar aperto nas unies de peas ou, em alguns casos, para auxiliar na regulagem.

As roscas fazem parte dos parafusos e porcas que so elementos de unio com fechamento de foras, isto , caracterizados pelo aperto de uma pea sobre a outra, criando uma rea de grande atrito.

Fonte: TELECURSO 2000

ARRUELAS
Definio: um disco metlico com um furo no centro. O corpo do parafuso passa por esse furo. A maioria das arruelas so fabricadas em ao, mas o lato tambm empregado. As arruelas de cobre, alumnio, fibra e couro so extensivamente usadas na vedao de fluidos.

As arruelas servem basicamente para: proteger a superfcie das peas, evitar deformaes nas superfcies de contato, evitar que a porca afrouxe, suprimir folgas axiais (isto , no sentido do eixo) na montagem das peas, evitar desgaste da cabea do parafuso ou da porca.

Fonte: apostila SENAI

REBITES PINOS E CAVILHAS


Definio: So tipos de unies permanentes. A fabricao de rebites segue normas tcnicas que indicam medidas da cabea, do corpo e do seu comprimento til. Pinos so usados para junes de peas que se articulam entre si e cavilhas so utilizadas em conjuntos sem articulaes.

Os rebites so utilizados em peas ou chapas, principalmente, em estruturas metlicas, de reservatrios, caldeiras, mquinas, navios, avies, na fixao panelas, lonas e cintas. Outro tipo de pino a chaveta, em geral, apresenta formato retangular em cunha ou semicircular. A chaveta se interpe numa cavidade de um eixo e de uma pea. A chaveta tem por finalidade ligar dois elementos mecnicos.

Fonte: LOSEKANN e FERROLI

SOLDA ELETRODO REVESTIDO


Definio: A soldagem a arco com eletrodo revestido um processo que produz a coalescncia entre metais pelo aquecimento destes com um arco eltrico estabelecido entre um eletrodo metlico revestido e a pea que est sendo soldada. . A seleo do tipo de eletrodo feita com base no tipo metal de base, posio de soldagem, equipamento disponvel, na espessura da chapa, montagem e custos da soldagem. Uma das vantagens desse tipo de solda o baixo custo , alm de apresentar um cordo de solda com bom acabamento e permitir a soldagem em difceis locais de acesso.

Fonte: ESAB MIG Welding Handbook

SOLDA MIG/MAG
Definio: (MIG Metal Inert Gs e MAG Metal Active Gs). O arco eltrico estabelecido entre a pea e um consumvel na forma de arame. O arco funde continuamente o arame medida que este alimentado poa de fuso. O metal de solda protegido da atmosfera pelo fluxo de um gs (ou mistura) inerte ou ativo.

O processo de soldagem funciona com corrente contnua, normalmente com o arame no polo positivo. Essa configurao conhecida como polaridade reversa. usada em materiais numa ampla faixa de espessura, tanto em metais ferrosos como no ferrosos.

Fonte: ESAB MIG Welding Handbook

SOLDA TIG
Definio: Soldagem a arco com eletrodo de tungstnio e proteo gasosa (gs inerte). Aquecimento e fuso de peas metlicas atravs de um arco eltrico estabelecido entre um eletrodo de tungstnio e as peas a unir.

Possui grande utilidade na indstria que utiliza materiais no ferrosos, bem como peas pequenas e chapas finas que requer uma soldagem mais precisa. Contudo um processo de alto custo e que requer maior necessidade de destreza e coordenao do operador.

Fonte: ESAB MIG Welding Handbook

POLIAS E CORREIAS
Definio: Correias so elementos de mquina que transmitem movimento de rotao entre eixos por intermdio das polias. As correias podem ser contnuas ou com emendas. As polias so cilndricas, fabricadas em diversos materiais. Podem ser fixadas aos eixos por meio de presso, de chaveta ou de parafuso.

As correias mais usadas so planas e as trapezoidais. Na transmisso por polias e correias, a polia que transmite movimento e fora a polia motora ou condutora. A polia que recebe movimento e fora a polia movida. A transmisso de potncia se d por meio do atrito que pode ser simples quando existe somente uma polia motora e uma polia movida, ou mltipla, quando existem polias intermedirias com dimetros diferentes

Fonte: LOSEKANN e FERROLI

ENGRENAGENS
Definio: So elementos de mquina com dentes padronizados, utilizadas na transmisso de movimento e fora entre eixos. Podem ser usadas para variar o nmero de rotaes e o sentido da rotao de um eixo para o outro. Esto presentes desde produtos pequenos como relgios, at grandes mquinas de usinagem.

A transmisso de movimento ocorre quando as rodas se engrenam quando os dentes de uma engrenagem se encaixam nos vos dos dentes da outra engrenagem. As engrenagens de um mesmo conjunto podem ter tamanhos diferentes. As engrenagens podem ser classificadas em cilndricas com dentes helicoidais ou com dentes inclinados, em engrenagens trapezoidais e engrenagens cnicas. Fonte: LOSEKANN e FERROLI

MANCAIS
Definio: So definidos como sendo suportes ou guia em que se apoiam o eixo. No ponto de contato entre a superfcie do eixo e a superfcie do mancal, ocorre atrito. Dependendo da solicitao de esforos, os mancais podem ser de deslizamento ou de rolamento.

Mancais de deslizamento so constitudos de uma bucha fixada em um suporte. Esses mancais so usados em mquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotao, . Quando necessitar de um mancal com maior velocidade e menos atrito, o mancal de rolamento o mais adequado. Os rolamentos so classificados em funo dos seus elementos rolantes.

Fonte: TELECURSO 2000

LUBRIFICANTES
Definio: Lubrificantes so substncias que, colocadas entre superfcies, diminuem a resistncia ao movimento, alm de formar uma superfcie que conduz calor, protege a mquina da ferrugem e aumenta a vida til das peas. Os lubrificantes podem ser lquidos (leos), pastosos (graxas) ou slidos (grafita, etc.). Podem ser de origem orgnica (animal ou vegetal) e de origem mineral (produtos extrados do petrleo). As principais caractersticas dos lubrificantes so: a capacidade de manter separadas as superfcies durante o movimento, a estabilidade nas mudanas de temperatura e no atacar as superfcies metlicas e a capacidade de manter limpas as superfcies lubrificadas. A SAE classifica os leos lubrificantes para motores de combusto e caixas de engrenagens (caixa de marcha e diferencial), utilizando como critrio a viscosidade, assim como a ISSO, com a diferena de que essa classifica leos lubrificantes industriais, enquanto que a SAE, classifica os leos lubrificantes para automveis. Fonte: TELECURSO 2000

Potrebbero piacerti anche