Sei sulla pagina 1di 4

Revista Mackenzie de Engenharia e Computao, Ano 5, n. 5, p.

13-96

2 TRANSMISSOR E RECEPTOR DE TV DIGITAL


Neste captulo sero apresentadas, de forma genrica, as estruturas do transmissor e do receptor de TV Digital, visto que de um modo geral os transmissores e os receptores de todos os padres de TV Digital tm estruturas semelhantes, variando apenas em alguns detalhes.

2.1 Transmissor de TV digital


Os circuitos do transmissor tm a funo de converter a informao que se deseja levar da emissora at os telespectadores em sinais de caractersticas possveis de usar o espao livre como meio de transporte. Para isso, o contedo da informao convertido em um sinal que se possa propagar pelo ar sem dificuldade. Decidi-se enquadrar a transmisso de sinais de TV Digital nas mesmas condies j existentes para TV analgica, ou seja, a largura de banda de cada canal 6MHz e os canais so os mesmos j mostrados na Tabela 1 do Captulo 1. Embora no existam diferenas fundamentais entre os transmissores para TV analgicos e digitais, a maior mudana est no processo de modulao e demodulao. Os sinais de TV se propagando no espao livre esto sujeitos a vrias formas de degradao motivadas por interferncias, tais como o rudo impulsivo gerado por motores eltricos, e rudo de ignio de automveis, por sinais provenientes de multipercurso devido a reflexes em obstculos, por interferncia de canais adjacentes ou at mesmo freqncias de TV cocanais, problemas esses que se podem notar nos televisores analgicos como imagens fantasmas ou faixas horizontais no meio da tela. Nos televisores digitais esses efeitos so percebidos como artefatos (minsculos quadrados) que se espalham na tela. No desenvolvimento da TV Digital se procurou minimizar esses efeitos com o uso de modulao mais robusta com aplicao de recursos como distribuio aleatria dos bits, corretor de erros, embaralhamento do contedo dos dados etc. Os detalhes desses recursos sero vistos no Captulo 4. Na Figura 17 est mostrada a estrutura bsica de um transmissor de TV Digital.

30

Sistema de TV Digital

Figura 17 Diagrama do transmissor

Como foi visto no item 1.5.3, o sinal de vdeo de alta definio (HDTV) digitalizado tem uma taxa de bits muito elevada, da ordem de 1Gbit/s, incompatvel com o meio de transmisso via ar para o qual est reservada a limitada largura de banda de 6MHz. Assim sendo esse sinal passa por um processo de compresso usando mtodos tais como o MPEG2 (Moving Picture Expert Group). O som tambm digitalizado e comprimido por algoritmo prprio. Esse assunto ser visto em detalhes no Captulo 3. Todos esses sinais j comprimidos (vdeo, som e dados) so multiplexados pelo circuito multiplexador como pode ser visto na Figura 17. A taxa de bits na sada do multiplexador depende das caractersticas de cada sistema. Assim o sinal de modulao 8VSB (8 Vestigial Side Band) empregado no sistema ATSC usa a taxa fixa de 19,39Mbits/s enquanto os sistemas que usam a modulao COFDM tm taxas variveis conforme a configurao de transmisso escolhida. Os sinais digitais so muito mais sensveis aos problemas de distoro no linear comparados com os sinais analgicos, de forma que os filtros e os amplificadores devem operar na regio linear, longe do ponto de saturao. Como foi dito antes, cada padro de TV Digital trata os problemas de degradao provocada por rudos e interferncias de maneira diferente, e isso conseguido principalmente com diferentes mtodos de processamento do sinal no circuito modulador. O Captulo 4 descreve em detalhe a estrutura de modulao de cada padro de TV Digital. O amplificador de FI, na freqncia de 44 MHz, conectado sada do modulador dotado de um filtro passa faixa de 6 MHz de largura de banda, cujo objetivo eliminar as freqncias indesejveis geradas no processo de modulao. O amplificador possui tambm um controle automtico de ganho para garantir um nvel estvel na entrada do circuito misturador. O circuito Up converter mostrado na Figura 18 tem a funo de transladar a freqncia de FI (41~47MHz) para freqncia final de transmisso por meio de converso de freqncia. Geralmente constitudo de um misturador com um diodo de

31

Revista Mackenzie de Engenharia e Computao, Ano 5, n. 5, p. 13-96

alto grau de no-linearidade, o qual recebe o sinal de FI wi e freqncia do oscilador local wo, e gera como principais produtos os componentes da Equao 7: x(t)cos wi t. cos wo t = 1/2 x(t) cos(wo + wi )t + 1/2 x(t) cos(wo - wi ) t (7) onde wi = freqncia intermediria e wo = freqncia do oscilador Esse produto contm as componentes soma [wo + wi] e diferena [wo - wi], cada uma modulada por x(t). Essa multiplicao provoca a translao do espectro original para o entorno de duas novas portadoras diferentes: (fi+fo) e (fo-fi). Usando uma filtragem adequada, o sinal convertido portadora superior ou portadora inferior. A Figura 18 ilustra essa converso.
Up converter

Figura 18 Up converter

O oscilador local que ir gerar a freqncia de RF deslocado da freqncia para baixo ou para cima com um valor igual ao da freqncia central de FI (44MHz). Na TV Digital o filtro deve ter largura de banda de 6MHz e ser o mais linear possvel para evitar introduzir distoro no sinal gerado. O circuito excitador pr-amplifica o sinal de radiofreqncia a um nvel adequado para alimentar o amplificador de potncia. Normalmente dotado de filtro de RF para evitar enviar ao estgio final os produtos indesejveis gerados no circuito anterior. O estgio de potncia tem a finalidade de elevar o sinal ao nvel necessrio para o transmissor ter potncia capaz de cobrir determinada rea desejada. Pode variar desde a potncia de 100W at dezenas de KW. Pela tecnologia atual de semicondutor, possvel obter potncia de at 10KW em estado slido utilizando o processo de combinao de vrios circuitos em paralelo. Para potncias maiores, ainda so usadas vlvulas de emisso inica. A linearidade desse ltimo circuito tambm muito importante para garantir a qualidade do sinal transmitido. Cuidados especiais so necessrios com relao a perfeito casamento de impedncia entre este estgio e a antena, pois a reflexo pode causar degradao por distoro de fase e amplitude do sinal transmitido.

32

Sistema de TV Digital

2.2 Receptor de TV Digital


Os receptores exercem a funo inversa do transmissor, portanto os seus circuitos executam o processo exatamente inverso do que ocorre no transmissor. O grande desafio que os projetistas de receptores enfrentam conseguir desenvolver um equipamento que atenda s caractersticas tcnicas para uma boa recepo e, ao mesmo tempo, ser um produto de baixo custo. Isso porque, enquanto na transmisso necessrio um s aparelho por estao, portanto o custo um parmetro menos importante, do lado da recepo so necessrios milhares de unidades e ainda ser acessvel grande maioria da populao. Grande ajuda nesse sentido est sendo proporcionada pela grande evoluo tecnolgica na rea de semicondutores, principalmente no desenvolvimento de chips o qual possibilita executar tarefas complexas em um nico dispositivo. A Figura 19 ilustra os principais componentes de um receptor.

Figura 19 Diagrama do receptor de TV Digital

Como o nvel de sinal recebido pela antena extremamente baixo, da ordem de 30V, necessrio submet-lo a um estgio de amplificao com baixo rudo trmico. Ento, numa primeira etapa, o sinal depois de ser amplificado, da ordem de 30dB, vai para o circuito sintonizador de canal que seleciona o canal de interesse. A seguir o sinal passa por um circuito Down converter e por um filtro que tem a finalidade de efetuar a translao para a freqncia mais baixa, passando pelo processo inverso ao que foi efetuado no circuito Up converter da transmisso. A freqncia de FI assim obtida vai para os estgios de filtragem de canal, amplificao e demodulao. O demodulador executa as funes exatamente inversas s que ocorreram no modulador. Como o sinal recebido pela antena, dependendo da distncia, freqncia e condies de propagao, pode variar desde alguns V at vrios mV, esse circuito tem embutido um dispositivo de controle automtico de ganho (CAG) com faixa dinmica da ordem de 50dB, o que possibilita a entrega ao circuito demodulador de um nvel de sinal estvel e constante independentemente do sinal de entrada. A seleo do canal desejado depende unicamente da freqncia do oscilador local do Down converter. Essa mudana de freqncia do oscilador conseguida alterando-se a tenso de controle do diodo varicap existente dentro do circuito. No Captulo 4 est descrito mais detalhes a respeito desse tpico. O sinal demodulado, antes de ir para o display passa pelo processo de decompresso do sinal MPEG2.

33

Potrebbero piacerti anche