Sei sulla pagina 1di 5

A lenda de Ayrton Senna e seu carro recomea!

Norio KoikeASE.

Fotos: Sutton Motorsport Images, ASE, Norio Koike

O campeonato que deu a Ayrton Senna seu primeiro ttulo na Frmula 1

Manufactured under licence from McLaren Racing Limited.

Modelo em escala 1:8 com todos os detalhes elmente reproduzidos. Fundio em metal, ABS, HIPS (Poliestireno de Alto Impacto) e outros materiais para dar ao modelo a sensao de um carro de verdade. Colorido vermelho e branco reproduz os tons utilizados no carro original, proporcionando a elegncia de um verdadeiro veculo de competio. Fcil de montar mesmo para iniciantes, com os logotipos e componentes j pintados. (Alguns logotipos so adesivos.)

Em 1988, na ltima temporada de motores a diesel da F1, um carro superou todos os outros com incrveis 15 vitrias em 16 corridas. Foi o McLaren Honda MP4/4. Este foi o veculo com que Ayrton Senna venceu seu primeiro campeonato de F1, ainda hoje considerado por muitos o carro mais fantstico na histria das corridas automobilsticas. Graas total cooperao de McLaren e Honda, pudemos pesquisar em detalhes o MP4/4 e reproduzir elmente sua forma, os detalhes do seu motor, sua estrutura interior e suas cores.

Modelo do McLaren Honda MP4/4, vencedor do Campeonato Mundial de Frmula 1 de 1988, pilotado por Ayrton Senna.

O cap, o para-lama, o pneu, o chassi e o motor podem ser retirados mesmo aps a montagem.

Imagens ilustrativas.

Uma viso retrospectiva da vida e dos tempos do homem mais rpido do mundo,
A histria de Ayrton Senna
2

Ayrton Senna alm do MP4/4 e de todos os outros carros com os quais ele competiu.
O mundo de Ayrton Senna
As pessoas e os acontecimentos que inuenciaram Ayrton Senna
A faceta de piloto de Ayrton Senna foi moldada por amigos, rivais, o amor por sua famlia e acontecimentos importantes. Esta seo examina de perto esses elementos e a maneira como eles o inuenciaram de vrias perspectivas diferentes.

Pilotando o MP4/4
Conhecendo a histria do MP4/4 por meio das corridas que ele dominou em 1988
Esta seo oferece detalhes de todas as 16 corridas das quais o MP4/4 participou durante a temporada de 1988, incluindo as corridas de treino s sextas-feiras e as voltas de qualicao dos sbados. Todos os circuitos so descritos com ilustraes e textos claros.

Os carros de Ayrton Senna


Uma anlise detalhada da tecnologia de ponta presente nos vrios carros que Ayrton Senna pilotou
Esta seo oferece informaes detalhadas sobre os diferentes carros de F1 que Ayrton Senna pilotou durante sua carreira, desde o Toleman em que estreou na F1 at a Williams FW16, o ltimo carro que ele dirigiu. Inclui as especicidades tcnicas de cada veculo.

Guia de montagem
Instrues claras e de fcil entendimento
Cada fascculo oferece descries de cada componente que o acompanha, alm de instrues de montagem. Cada passo descrito com clareza para que mesmo os iniciantes no tenham diculdade para montar o modelo MP4/4 em escala 1:8. Descries de Em Foco Indica a qual segmento do carro real cada componente corresponde cada parte Dicas fceis de entender

Uma viso retrospectiva da brilhante carreira de piloto de Ayrton Senna


Esta seo acompanha a vida de Ayrton Senna, um campeo que dedicou toda a sua vida s corridas de veculos motorizados. Inclui uma anlise detalhada da sua rpida ascenso ao topo e muitas fotograas.

Norio Koike

ASE.

Ayrton Senna pilota um kart construdo por seu pai. Ele j sonhava em ser um campeo da F1.

Ayrton Senna na abertura da temporada no Brasil, onde ele conquistou a pole position .

Ayrton Senna com seu pai no GP do Mxico de 1990.

McLaren Honda (1988-92)

Fotograas inditas cedidas por cortesia do Instituto Ayrton Senna!

A equipe da McLaren observa de perto a atuao de Ayrton Senna.

Instrues passo a passo claras e ilustradas

Imagem nal para sua referncia

Toleman Hart (1984)


Ron Dennis celebra com champanhe a vitria de Senna em 1991. Ayrton Senna participando de uma corrida de kart brasileira, dando sinais da busca por velocidade e carros mais rpidos pela qual ele seria conhecido. Senna celebra a vitria do rival Alain Prost no GP da Austrlia de 1988.

Lotus Renault (1985-86) Lotus Honda (1987)

Ayrton Senna no GP do Japo de 1988, no qual ele derrotou seu rival Alain Prost ao vencer seu primeiro Campeonato de F1.

Observaes sobre os pontos principais relacionados ao prximo passo

Fotos: Sutton Motorsport Images, LAT Photographic

Fotos: ASE, Arquivo de famlia, LAT Photographic

Koik Norio

eASE.

Cada fascculo dividido

em cinco sees.

Um modelo dinmico detalhadamente reproduzido!


McLaren Honda MP4/4
Todos os detalhes de engenharia que impulsionaram este moderno carro de corrida foram reproduzidos.

Escala 1:8

Comprimento*:
*Medidas aproximadas.

552 mm

Altura*:

124 mm

Largura*:

268 mm

Motor
Honda RA168E: corao do MP4/4 e ltimo motor turbo usado na Frmula 1 antes de os regulamentos suspenderem seu uso. O turbo compressor, a cmara de admisso, os componentes auxiliares e o cano de descarga foram elmente reproduzidos para proporcionar realismo ao modelo.

Suspenso traseira
A forma, a cor e o brilho de cada componente foram meticulosamente recriados nesta unidade do amortecedor traseiro. Os suportes da mangueira do freio na bandeja de suspenso superior tambm foram reproduzidos.

Cabine (cockpit)
O interior do cockpit foi meticulosamente recriado. Manopla da alavanca de cmbio, alavanca de ajuste do amortecedor, placa com nmero do chassi, volante e pedais feitos sob medida para Ayrton Senna foram elmente reproduzidos.

Asa e difusor traseiros


A asa traseira inclui modicaes especcas para o GP do Japo, como o ap de Gurney (o componente preto anexado traseira). O difusor abaixo do tail bottom tambm foi meticulosamente recriado.

Pontes laterais
A sada de ar localizada nos pontes laterais so rplicas das modicaes realizadas no MP4/4 durante o GP de 1988 no Japo a corrida em que Ayrton Senna venceu seu primeiro campeonato de F1.

Nariz e asa dianteira


A seo dianteira removvel inclui uma asa dianteira com aps que pode ser ajustada da mesma forma que o MP4/4 real, e um nariz que apresenta um logotipo previamente pintado.

Potrebbero piacerti anche