Sei sulla pagina 1di 3

O Propsito da Lei a Salvao!

H tempo para tudo, um tempo determinado por Deus. Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasio. Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que j aconteceram e as que ainda vo acontecer, porm no nos deixa compreender completamente o que ele faz. (Eclesiastes 3:1,11) Tudo o que acontece faz parte de um propsito, seja para aguardamos o tempo necessrio para o cumprimento de uma promessa, seja para que possamos aprender a no cometer os mesmos erros. Ainda assim, s vezes ficaremos sem entender o motivo ou o objetivo pelo qual algumas coisas acontecem. I. Entendendo sobre o tempo da lei 1) A lei e o pecado O que vamos dizer ento? Que a prpria lei pecado? claro que no! Mas foi a lei que me fez saber o que pecado. Pois eu no saberia o que a cobia se a lei no tivesse dito: No cobice. Porm o pecado se aproveitou dessa lei para despertar em mim todo tipo de cobia. Porque, se no existe a lei, o pecado uma coisa morta.

(Romanos 7:7-8) Houve um tempo em que vivamos no pecado, sem saber. Por isso veio a lei, para nos mostrar que ramos escravos do pecado. A passamos a viver como escravos da lei. Hoje somos livres do pecado e da lei, mas para isso precisamos ser dominados pelo Esprito Santo, que veio por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. 2) Lei ou f Os que confiam na sua obedincia lei esto debaixo da maldio de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: Quem no obedece sempre a tudo o que est escrito no Livro da Lei est debaixo da maldio de Deus. claro que ningum aceito por Deus por meio da lei, pois as Escrituras dizem: Viver aquele que, por meio da f, aceito por Deus. Mas a lei no tem nada a ver com a f. Pelo contrrio, como dizem as Escrituras: Viver aquele que fizer o que a lei manda. Porm Cristo, tornando-se maldio por ns, nos livrou da maldio imposta pela lei. Como dizem as Escrituras: Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz!

Cristo fez isso para que a bno que Deus prometeu a Abrao seja dada, por meio de Cristo Jesus, aos no judeus e para que todos ns recebamos por meio da f o Esprito que Deus prometeu. (Glatas 3:10-14) Seria impossvel algum viver segundo a lei, inclusive porque ningum conseguiria cumprir a lei em tempo integral, devido nossa natureza, e por isso a f seria nossa conduo Salvao. A Bblia nos relata que mesmo aqueles que nos servem de modelo de f e de obedincia, at estes deixaram de cumprir a lei em algum momento, como Davi e Sanso. 3) A lei e a promessa Meus irmos, vou usar um exemplo da vida diria: quando duas pessoas combinam alguma coisa e assinam um contrato, ningum pode quebr-lo ou acrescentar qualquer coisa a ele. Pois Deus fez as suas promessas a Abrao e ao seu descendente. Quando as Escrituras dizem que Deus fez as suas promessas a Abrao e sua descendncia, elas no querem dizer que se trata de muitas pessoas, mas de uma s, isto , Cristo. Ento, por que que foi dada a lei? Ela foi dada para mostrar as coisas que so contra a vontade de Deus. A lei devia durar at que viesse o descendente de Abrao, pois a promessa foi feita a esse descendente. A lei foi entregue por anjos, e um homem serviu de intermedirio. Porm no preciso haver intermedirio quando se est falando de uma s pessoa; e Deus um s.

(Glatas 3:15-16,19-20) Complementando o que j foi dito antes, a lei foi necessria at que se cumprisse a promessa feita a Abrao, e ela serviu de orientao para o povo de Deus, at que Jesus viesse, cumprindo mais um propsito de Deus, no tempo certo determinado por Ele. 4) A luta interior Sabemos que a lei divina; mas eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo. E isso mostra que, de fato, j no sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim que faz. Pois no fao o bem que quero, mas justamente o mal que no quero fazer que eu fao.

(Romanos 7:14,17,19) Nesta carta, o Apstolo Paulo bem claro quando nos diz que no fcil viver de modo correto, pois nossa natureza humana est sempre nos empurrando para o erro, pois dominada pelo pecado. II. O objetivo da lei

Mas, antes que chegasse o tempo da f, ns ramos prisioneiros da lei, at que fosse revelada a f que devia vir. Assim, a lei ficou tomando conta de ns at que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da f. Agora que chegou o tempo da f, no precisamos mais da lei para tomar conta de ns.

(Glatas 3:23-25) 1) A vida dominada pelo Esprito Santo Agora j no existe nenhuma condenao para as pessoas que esto unidas com Cristo Jesus. Pois a lei do Esprito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou voc da lei do pecado e da morte. Deus fez o que a lei no pde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu prprio Filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado. Portanto, meus irmos, ns temos uma obrigao, que a de no vivermos de acordo com a nossa natureza humana. Porque, se vocs viverem de acordo com a natureza humana, vocs morrero espiritualmente; mas, se pelo Esprito de Deus vocs matarem as suas aes pecaminosas, vocs vivero espiritualmente.

(Romanos 8:1-3,12-13) Paulo nos alerta para que no sejamos dominados por nossa natureza, que pecadora, mas que nos deixemos dominar pelo Esprito Santo, para que venamos a morte e alcancemos a Salvao. Martinho Lutero (1483-1546) declarava: A lei descobre a doena, o evangelho d o remdio. Aprendemos que houve um tempo em que foi necessria a utilizao de leis para orientarem e guardarem o povo dentro de um conjunto de regras e normas. Esse tempo passou, e chegou um tempo em que Jesus ensinava sobre o propsito desse tempo da lei, que nos mostrou o que pecado, nos apresentando a f, nos deixando o Esprito Santo e revelando toda a graa de Deus. Agora, vamos ao que mais interessa, que viver o tempo da graa, de acordo com a Palavra de Deus, pois Tempo de Salvao!
OBS: Textos bblicos extrados da Nova Traduo na Linguagem de Hoje. Sociedade Bblica do Brasil.

Esboo de Leandro Maia Gonalves 19 de fevereiro de 2013

Potrebbero piacerti anche