Sei sulla pagina 1di 168

No co es elementares

MODULO 1 - AULA 1

Aula 1 No co es elementares

Objetivos Criar os alicerces para que o aluno possa acompanhar todo o restante da disciplina. Introduzir elementos primitivos e alguns axiomas b asicos da Geometria Euclidiana.

Geometria Geometria signica medida da terra. A palavra geometria vem do grego geo, terra, e metrein, medir, que remonta a ` origem da Geometria, nascida da necessidade pr atica de medir o tamanho das propriedades agr colas. Desenvolveu-se, incialmente, no Egito, onde as cheias do rio Nilo cancelavam as divisas entre as glebas. As primeiras no co es geom etricas surgiram quando o homem teve necessidade de realizar medidas; como por exemplo, comparar dist ancias e determinar dimens oes de corpos que estavam a ` sua volta. Mas o que se tem de mais interessante ao se estudar a hist oria, e que os primeiros passos no estudo da Geometria foram dados com base numa hip otese falsa: acreditava-se que a Terra era plana. Todas as pesquisas foram feitas segundo essa cren ca, mas isso n ao impediu o desenvolvimento da Geometria.

Introdu c ao
O estudo profundo da natureza e a mais fecunda fonte de descobertas matem aticas Joseph Fourier (1768-1830)

Fig. 1: A. Zelsing, Leipzig, Alemanha, 1854.

CEDERJ

No co es elementares

Os elementos b asicos do estudo da Geometria s ao as id eias de ponto, reta e plano. No nosso dia-a-dia usamos essas palavras em diversas ocasi oes, e com diversos signicados diferentes, tais como: - A que ponto chegamos! - Estamos na reta nal do trabalho. - Eu tenho um plano! Sob o ponto de vista da Geometria, no entanto, essas palavras t em signicados muito espec cos. Contudo, apesar de serem conceitos importantes e intuitivos, s ao dif ceis de denir. Tente dar uma deni ca o de um deles: - O que e reta? uma coisa que n -E ao e curva. - O que e curva? - Ah, e uma coisa que n ao e reta. Opa! O ponto, a reta e o plano n ao existem no mundo real, s ao instrumentos que usamos para modelar a natureza. Um gr ao de areia, uma vareta ou um tampo de mesa nos d ao a id eia de ponto, reta e plano, mas nunca vimos um gr ao de areia que n ao tenha volume (mesmo pequeno), uma vareta que n ao tenha espessura e se prolongue indenidamente, ou um tampo de mesa que se prolongue em todas as dire co es... Podemos, por em, imaginar esses elementos e estudar suas propriedades. Indo mais al em, podemos imaginar partes desses elementos (semi-retas, segmentos, semiplanos, etc.), composi co es dessas partes ( angulos, tri angulos, circunfer encias, etc.) e estudar suas propriedades.

Fig. 2: Elementos do mundo real na Geometria. CEDERJ 8

No co es elementares

MODULO 1 - AULA 1

Em nosso estudo da Geometria, n ao deniremos ponto, reta e plano: esses ser ao elementos primitivos. Usaremos letras mai usculas (A, B , C , etc.) para designar pontos, letras min usculas (a, b, c, etc.) para designar retas, e letras do alfabeto grego (, , , etc.) para designar planos. Veja na gura 3 como ser ao representados no papel os elementos primitivos ponto, reta e plano.

Fig. 3: Ponto, reta e plano representados no papel.

Para evoluir em nosso estudo da Geometria Euclidiana precisamos estabelecer algumas rela co es entre os elementos primitivos, rela co es que chamaremos de axiomas. Axiomas s ao verdades primitivas, aceitas a priori, e que reetem propriedades observ aveis dos objetos do mundo real que estamos modelando. Mais a frente voc e entender a mais sobre o signicado dos axiomas. A partir dos elementos primitivos, ponto, reta e plano e das verdades intuitivas, os axiomas, usamos argumentos logicamente consistentes para decidirmos se novas propriedades s ao verdadeiras ou falsas. Justamente porque pontos, retas e planos s ao modelos abstratos do mundo real e os axiomas verdades auto-evidentes, e importante sermos extremamente criteriosos na escolha dos axiomas. Eles devem, a princ pio, serem de f acil aceita ca o como verdades evidentes. Felizmente, estamos estudando uma disciplina que tem mais de 2.400 anos de exist encia. A fase criativa mais importante da Geometria Euclidiana ocorreu no s eculo IV a.C., onde foram enunciados a quase totalidade dos axiomas na impressionante obra Os Elementos de Euclides. Escolher um axioma e longe de ser tarefa f acil. Temos que usar a intui ca o e nosso conhecimento do mundo. No entanto, e preciso sermos muito criteriosos. Freq uentemente, nossos sentidos, nosso bom senso, nos levam a conclus oes equivocadas, como voc e experimentar a nos exemplos a seguir.
9

CEDERJ

No co es elementares

Exemplo 1 Observe a gura 4 e responda se as linhas que ligam M a N e P a Q s ao linhas retas.

M P

N Q

Fig. 4: Ilus ao de o tica?

Exemplo 2 Na gura 5, qual das linhas e maior: a horizontal ou a vertical ? Conra as respostas com sua r egua.

Fig. 5: Qual e a maior linha?

Bom, se por um lado n ao podemos conar apenas no bom senso e na intui ca o, por outro lado eles s ao muito importantes. Como j a lhe contamos, o estudo da Geometria come ca por admitir como propriedades verdadeiras apenas algumas arma co es simples, chamadas axiomas ou postulados, que s ao bastante intuitivas. A partir dos axiomas e poss vel provar (ou demonstrar) outras arma co es. A essas arma co es, que ser ao provadas, daremos o nome de proposi co es ou teoremas. O que entendemos por provar car a mais claro ao longo do curso.
CEDERJ 10

No co es elementares

MODULO 1 - AULA 1

Veja, a seguir, alguns dos axiomas da Geometria plana, chamados axiomas de incid encia: Axiomas de incid encia: Existem innitos pontos no plano. Por dois pontos distintos (ou seja, diferentes) passa uma u nica reta. Dada uma reta, existem innitos pontos pertencentes a ela, e innitos pontos fora dela.

correto armar que o E plano e constitu do de pontos e que as retas s ao subconjuntos de pontos do plano.

Axioma Chama-se axioma ou postulado toda arma ca o aceita sem demonstra ca o.

Usando a forma de representar utilizada na gura 3, podemos repre claro que n sentar esses axiomas no papel. E ao podemos desenhar innitos pontos, mas, ao buscar colocar as id eias no papel, desenvolvemos nossa vis ao geom etrica. Para indicar que um ponto est a em uma reta, plano, etc., usaremos o s mbolo (pertence). Assim a express ao A r signica que o ponto A pertence a ` reta r, ou est a na reta r. Nesse caso, diz-se tamb em que r passa pelo ponto A. A reta que passa pelos pontos A e B ser a denotada por AB . Para indicar que uma reta est a contida em um plano, usaremos o s mbolo . Assim a express ao r signica que a reta r est a contida no plano .
B

M etodo dedutivo O m etodo de provar (ou demonstrar) resultados a partir de axiomas utilizando apenas o racioc nio l ogico e chamado m etodo dedutivo e e atribu do aos gregos. Atrav es dele, os gregos levaram a Geometria a um est agio bem avan cado.

Fig. 6: A, B e C s ao pontos n ao-colineares.

Geometria Euclidiana Existem v arias geometrias distintas, dependendo do conjunto de axiomas xado. A Geometria que estamos estudando e chamada de Geometria Euclidiana, em homenagem a Euclides.

O segundo axioma acima diz que, dados dois pontos distintos A e B , sempre existe uma ( unica) reta que passa pelos dois. Se forem dados tr es pontos, ao inv es de dois, pode ser que n ao exista uma reta que passe pelos tr es, como e o caso dos pontos A, B e C na gura 6. Pontos A, B , C como tais s ao chamados de pontos n ao-colineares.

11

CEDERJ

No co es elementares

Voc e deve ter observado que os axiomas anteriores parecem bastante razo aveis, no sentido de que parecem verdadeiros e indiscut veis. Justamente por causarem essa impress ao, foram escolhidos como axiomas. A busca de axiomas, no entanto, n ao foi sempre uma tarefa f acil. Em diversos momentos da Hist oria, os ge ometras (e tamb em outros grupos de matem aticos) tiveram discuss oes acaloradas sobre esse assunto. Na leitura desta primeira aula, n ao se preocupe em xar ou decorar axiomas. O mais importante, por enquanto, e formar uma boa id eia de ponto, reta e plano e do que est a sendo dito a respeito deles. Ao ler os axiomas, procure desenhar guras, fazer imagens mentais, discutir com outras pessoas e se convencer de que fazem sentido. Dadas duas retas no plano, h a tr es possibilidades: elas se intersectam em um u nico ponto (retas concorrentes), elas n ao se intersectam (retas paralelas) ou elas t em todos os pontos em comum (retas coincidentes). Observe na gura 7 esses tr es casos.

s r s r r s

Fig. 7: Retas coincidentes, retas concorrentes e retas paralelas.

Retas paralelas: Nenhum ponto em comum. Retas concorrentes: Apenas um ponto em comum. Retas coincidentes: Mais de um ponto em comum.

CEDERJ

12

No co es elementares

MODULO 1 - AULA 1

Segmentos de reta, semi-retas e semiplanos


Deni c ao 1 (Pontos colineares) Se um determinado conjunto de pontos est a contido em uma mesma reta, dizemos que esses pontos s ao colineares. Nosso objetivo, agora, e introduzir a no ca o de ordem para pontos de uma mesma reta. Para isso, considere uma reta r e sobre ela tr es pontos distintos A, B e C (veja gura 8). Observe que o ponto B encontra-se entre A e C . Al em disso, existem outros pontos entre A e C (al em de B ); s o n ao est ao destacados na gura e n ao designamos letras para eles. Existem tamb em pontos que n ao est ao entre A e C .
r C

Euclides de Alexandria 325-265 (?) a.C. um dos Matem atico grego. E mais famosos matem aticos da antig uidade. N ao se sabe ao certo o local e nem as datas de seu nascimento e de sua morte, e quase nada se sabe sobre sua vida. E poss vel que tenha recebido ensinamentos dos primeiros disc pulos de Plat ao. A u nica certeza e que fundou em Alexandria, durante o reinado de Ptolomeu I (323 a.C.-285 a.C.), a primeira escola de Matem atica. No tempo de Euclides (cerca de 300 a.C.), a Geometria alcan cou um est agio bem avan cado. Do conhecimento acumulado, Euclides compilou Os elementos, um dos mais not aveis livros j a escritos. Al em de ser uma exposi ca o sistem atica da Geometria elementar, Os Elementos tamb em cont em tudo que era conhecido na epoca sobre Teoria dos N umeros. Consulte: http://www-groups.dcs. st-nd.ac.uk/~history/ Mathematicians/Euclid. html

B A

Fig. 8: B entre A e C .

Esses fatos s ao bastante intuitivos e fazem parte do que chamamos axiomas de ordem: Axiomas de ordem: Dados tr es pontos colineares e distintos dois a dois, um deles, e apenas um, est a entre os outros dois. Dados dois pontos distintos A e B , existe sempre um ponto C que est a entre A e B , e um ponto D tal que A est a entre D e B .

Enfatizamos que a no ca o de ordem e para pontos que est ao sobre uma mesma reta. Assim, quando dizemos que B est a entre A e C , em particular, estamos armando que A, B e C s ao colineares e diferentes. Al em disso, dizer que B est a entre A e C e o mesmo que dizer que B est a entre C e A. Com a no ca o de ordem que acabamos de introduzir, podemos denir alguns subconjuntos ou partes de uma reta que s ao muito importantes.

13

CEDERJ

No co es elementares

Deni c ao 2 (Segmento de reta) Chamamos segmento de reta AB ao conjunto formado por A, B e todos os pontos que est ao entre A e B , ou seja, o peda co da reta que come ca em A e termina em B (ou que come ca em B e termina em A). Veja a gura 9.
Dizer que os pontos A , B e C s ao distintos dois a dois signica que A = B , A = C e B = C.
B

Fig. 9: Segmento de reta AB .

Com o intuito de denir outros elementos importantes para nosso estudo (semiplano e semi-reta), introduzimos mais um axioma:

Uma reta r do plano separa o conjunto dos pontos desse plano que n ao pertencem a r em dois conjuntos, e , tais que: e s ao disjuntos (n ao t em elementos em comum). Se A e B , ent ao AB intersecta r (o segmento AB e a reta r t em um elemento em comum). Se A e B est ao ambos em (ou em ), ent ao o segmento AB n ao intersecta a reta r.

Deni c ao 3 (Semiplano) Os conjuntos e referidos anteriormente s ao chamados semiplanos determinados pela reta r. Na gura 10, A e B pertencem a um mesmo semiplano, pois o segmento AB n ao intersecta r. Dizemos que A e B est ao em um mesmo lado de r. Os pontos C e D est ao em semiplanos opostos, pois CD intersecta r. Dizemos que C e D est ao em lados opostos de r.
B

Fig. 10: A e B pertecem a um mesmo semiplano. C e D est ao em semiplanos opostos. CEDERJ 14

No co es elementares

MODULO 1 - AULA 1

Da mesma forma, um ponto pertencente a uma reta separa essa reta em dois conjuntos. Mais precisamente, se A est a entre B e C e r e a reta que cont em esses tr es pontos, o ponto A separa a reta r em duas partes, uma contendo o ponto B e outra contendo o ponto C . Deni c ao 4 (Semi-reta) As partes da reta, referidas acima, s ao chamadas semi-retas determinadas pelo ponto A. A semi-reta que cont em o ponto B e denotada por AB (veja a gura 11), e a que cont em o ponto C e denotada por AC . Dizemos que a semi-reta AC e oposta a ` semi-reta AB (e vice-versa).

A C

Fig. 11: Semi-retas AB e AC . As nota co es utilizadas para semi-reta e para reta s ao bastante sugestivas. A seta em apenas uma dire ca o em AB signica que a semi-reta tem come co e n ao tem m. A seta nas duas dire co es em AB signica que a reta n ao tem come co nem m.

Deni c ao 5 (Angulo) Angulo e uma gura formada por duas semi-retas distintas e n ao-opostas com a mesma origem. Se AB e AC s ao semi-retas denindo um a ngulo, diz-se que A e o v ertice , do a ngulo. Para designar esse a ngulo, usa-se a nota ca o B AC , ou apenas A se n ao houver mais de um a ngulo sendo considerado com v ertice em A. As semi-retas AB e AC s ao os lados do a ngulo.

B C A

. Fig. 12: Representa ca o do a ngulo B AC

15

CEDERJ

No co es elementares

Deni c ao 6 (Interior de um angulo) , dene-se o interior de B AC como o conjunto de Dado um a ngulo B AC todos os pontos que pertencem a ` interse ca o entre o semiplano determinado por AB que cont em C e o semiplano determinado por AC que cont em B . (Veja a gura 13).
B

C A
. Fig. 13: Interior do a ngulo B AC

Resumo
Nessa aula voc e aprendeu... Que ponto, reta e plano s ao elementos primitivos da Geometria Euclidiana. Que axioma ou postulado e uma arma ca o aceita sem prova. O enunciado de alguns axiomas. As deni co es de a ngulo, segmento de reta, semiplano, semi-reta e interior de um a ngulo.

Exerc cios
1. Retorne ao in cio do texto da aula e releia apenas os axiomas. 2. Diga se cada uma das arma co es abaixo e verdadeira ou falsa. Por um ponto passam innitas retas.

Por tr es pontos dados passa uma reta.

Quatro pontos dados, todos distintos, determinam duas retas.

Se dois pontos distintos A e B pertencem a `s retas r e s, ent ao r = s.

Duas retas distintas que t em um ponto em comum s ao concorrentes. Quatro pontos distintos, sendo apenas tr es deles colineares, determinam quatro retas.
CEDERJ 16

No co es elementares

MODULO 1 - AULA 1

3. Dados tr es pontos distintos de uma reta, quantos segmentos distintos eles determinam? 4. Dados dois pontos distintos A e B , quantos segmentos h a com extremidades A e B ? Quantos segmentos h a que passam pelos pontos A e B? 5. Fa ca um desenho onde constem pontos A, B , C , D e E , e retas r e s, satisfazendo ao mesmo tempo os itens a seguir: r e s n ao s ao coincidentes, A r e A s, B r e C r, B e C est ao em semiplanos opostos com respeito a s, D e E est ao em semiplanos opostos com respeito a r, e nenhum dos dois pontos pertence a s. Existem v arios desenhos poss veis com essas propriedades. Entretanto, todos t em algumas coisas em comum. Por exemplo, em todos os de senhos poss veis, r e s n ao s ao paralelas, e se voc e tra car a reta DE , esta ser a concorrente com r. Se DE ser a concorrente ou n ao com s, vai depender do desenho que voc e zer. Desenhe as duas possibilidades. 6. Desenhe dois segmentos AB e CD tais que a interse ca o de AB e CD e o conjunto vazio, mas AB e CD t em um ponto em comum. 7. Desenhe dois segmentos AB e CD tais que a interse ca o de AB e CD e o conjunto vazio, mas AB = CD. 8. Escreva o que signica dizer que tr es pontos n ao s ao colineares.

17

CEDERJ

Congru encia de segmentos e angulos

MODULO 1 - AULA 2

Aula 2 Congru encia de segmentos e angulos


Objetivos Introduzir um conceito fundamental em Geometria: o conceito de congru encia. Estudar congru encia de segmentos e de a ngulos.

Introdu c ao
Vamos agora estudar um conceito fundamental em Geometria: o conceito de congru encia. Intuitivamente, podemos dizer que duas guras planas s ao congruentes se e poss vel sobrep o-las exatamente, ou seja, sem faltar nem sobrar um ponto em nenhuma das duas, mesmo que para isso seja necess ario virar uma delas ao avesso (o que ocorre quando uma e a imagem da outra reetida num espelho). Fa ca uma experi encia desenhando a m ao livre a mesma gura em dois pap eis transparentes. Procure juntar os dois e olh a-los contra a luz. Provavelmente as guras n ao car ao exatamente sobrepostas: e muito dif cil desenhar guras congruentes a m ao livre. A gura 14 mostra tr es guras congruentes.

Figuras planas Uma gura plana e formada por um conjunto de pontos no plano.

Fig. 14: Figuras congruentes.

Congru encia de segmentos


No caso espec co de segmentos, a congru encia e relacionada ao tamanho. Assim, intuitivamente, dois segmentos de reta s ao congruentes se t em o mesmo tamanho. Partindo dessa no ca o intuitiva, podemos formular os seguintes axiomas:
19

CEDERJ

Congru encia de segmentos e angulos

Todo segmento e congruente a si mesmo. Se AB e congruente a CD, ent ao CD e congruente a AB . Se AB e congruente a CD e CD e congruente a EF , ent ao AB e congruente a EF .

Congru encia de segmentos O primeiro axioma sobre congru encia de segmentos diz que a congru encia de segmentos e reexiva. O segundo diz que a congru encia de segmentos e sim etrica e o terceiro diz que a congru encia de segmentos e transitiva. Uma rela ca o em Matem atica, que satisfaz a `s tr es propriedades acima, e chamada de rela ca o de equival encia.

Para indicar que dois segmentos s ao congruentes, usaremos o s mbolo . Assim, se AB e CD s ao dois segmentos congruentes, vamos escrever AB CD (l e-se AB e congruente a CD). Nos desenhos, a indica ca o de segmentos congruentes e feita com alguns riscos curtos transversais, de modo a indicar que todos os segmentos cortados com um risco s ao congruentes entre si; todos aqueles cortados com dois riscos s ao congruentes entre si, e assim por diante, como voc e pode ver na gura 15.
P

Fig. 15: Segmentos congruentes.

O pr oximo axioma (ilustrado na gura 16) diz que a congru encia de segmentos e aditiva:
F

No co es comuns Alguns axiomas por n os colocados est ao relacionados com o que Euclides chamou de no co es comuns. Como exemplo, podemos citar o axioma que diz que a congru encia de segmentos e aditiva. Esse axioma est a relacionado com a seguinte no ca o comum: se iguais s ao adicionados a iguais ent ao os resultados s ao iguais.
C

E B D A

Fig. 16: A congru encia de segmentos e aditiva.

Se B est a entre A e C , E est a entre D e F , AB DE e BC EF ent ao AC DF .


CEDERJ 20

Congru encia de segmentos e angulos

MODULO 1 - AULA 2

Dado um segmento de reta AB , a nossa intui ca o nos diz que existem v arios segmentos que s ao congruentes a ele e que se voc e considerar uma reta r qualquer, e um ponto C nessa reta, v ao existir exatamente dois segmentos de reta congruentes a AB contidos em r e come cando em C (um para cada lado de C ). O axioma a seguir formaliza essa id eia.

Desenho geom etrico e Geometria Como linguagem de comunica ca o e express ao, a arte do desenho antecede em muito a escrita. Atrav es de desenhos feitos nas paredes das cavernas, o homem pr e-hist orico registrou fatos relacionados com o seu cotidiano, deixando registros para que possamos conhecer um pouco seu modo de vida. Podemos dizer que a arte do desenho e algo inerente ao homem. O Desenho Geom etrico nasceu na Geometria grega. Entre os gregos era t enue a diferen ca entre Desenho Geom etrico e Geometria. Podemos dizer que o Desenho Geom etrico e uma parte da Geometria que se prop oe a resolver problemas com o aux lio de instrumentos.

Axioma de transporte de segmentos. Dados um segmento AB e uma semi-reta CD, existe um u nico ponto E CD tal que AB CE (veja a gura 17).
D

C A B

Fig. 17: Transporte do segmento AB para a semi-reta CD .

Como j a dissemos, o que temos visto at e agora s ao propriedades e caracter sticas de objetos ideais. Em Desenho Geom etrico estuda-se como obter boas aproxima co es dessas id eias, usando apenas r egua e compasso para desenhar no papel retas, circunfer encias, segmentos congruentes, etc. Algumas dessas constru co es geom etricas ser ao vistas na se ca o de exerc cios desta aula e ao longo das pr oximas. Veja o exemplo a seguir onde dois segmentos AB e CD s ao somados sobre uma semi-reta EF . Pelo axioma de transporte de segmentos, existe um u nico ponto G EF tal que AB EG. O mesmo axioma garante que existe um u nico ponto H na semi-reta oposta a GE tal que GH CD. Veja a gura 18. O segmento EH obtido representa a soma dos segmentos AB e CD.
F H

Fig. 18: Soma dos segmentos AB e CD.

21

CEDERJ

Congru encia de segmentos e angulos

Do mesmo modo, podemos obter m ultiplos de um segmento AB dado, somando-o repetidas vezes a ele mesmo. Veja na gura 19 um caso particular em que somamos 4 c opias do segmento AB . Neste caso, podemos escrever que CE = 4AB . Quando ocorre de um segmento CD conter exatamente n segmentos 1 CD. congruentes a AB , escrevemos simplesmente CD nAB ou AB n Dizemos que um segmento CD e m ultiplo de AB se CD nAB para algum n umero natural n n ao-nulo. Nesse caso, diz-se tamb em que AB e um subm ultiplo de CD.

Fig. 19: M ultiplo de um segmento.

Consideramos N = {0, 1, 2, . . .} o conjunto dos n umeros naturais. Observe que inclu mos o 0 (zero) no conjunto dos n umeros naturais. Representamos o conjunto dos n umeros naturais, excluindo o 0 (zero), por N . O conjunto Z = {. . . , 2, 1, 0, 1, 2, . . .} e chamado de conjunto dos n umeros inteiros. Dizer que um n umero e inteiro positivo e o mesmo que dizer que esse n umero e natural n ao-nulo. Um n umero e dito racional se ele pode ser escrito na forma

Essas considera co es nos conduzem naturalmente a ` id eia de medir segmentos. A id eia de medir segmentos servir a para fundamentarmos a no ca o de congru encia. Para medir segmentos adotamos um segmento AB como unidade de medida e vericamos simplesmente quantas vezes ele cabe em um outro segmento dado. A id eia e de fato simples, mas o processo pode trazer surpresas como veremos adiante. Por exemplo, o segmento a ser medido pode n ao ser um m ultiplo de AB . Fa ca um teste com os segmentos da gura 20, usando o segmento AB como unidade de medida, para medir os demais segmentos (voc e pode usar uma r egua ou um palito com o mesmo comprimento de AB ).
A B

n umeros inteiros e q = 0.

p , sendo p e q q

Fig. 20: Medida de um segmento.

CEDERJ

22

Congru encia de segmentos e angulos

MODULO 1 - AULA 2

Note que, na gura 20, o segmento CD e congruente a 2AB e o segmento EF e congruente a 3AB . Adotando AB como unidade de medida, dizemos que a medida de CD e 2 e que a medida de EF e 3. Por em, o segmento GH n ao e um m ultiplo de AB . Esse segmento e congruente a tr es 3 1 e 2 . Em geral, quando vezes 2 AB . Nesse caso, dizemos que a medida de GH 1 ocorre de um dado segmento ser congruente a m vezes n AB , dizemos que m sua medida e n. Considere agora um segmento CD. Ainda pensando no segmento AB como unidade de medida, podem acontecer tr es situa co es: a medida de CD e um n umero inteiro positivo, ou a medida de CD e um n umero racional positivo ou CD n ao e congruente a nenhum m ultiplo de nenhum segmento 1 da forma n AB , para nenhum n inteiro. Nos dois primeiros casos, dizemos que AB e CD s ao comensur aveis. No u ltimo, dizemos que AB e CD s ao incomensur aveis. A exist encia de segmentos que n ao s ao comensur aveis e atribu da aos pitag oricos. Voltaremos a falar de tais segmentos na aula 11. Considerando essa no ca o de medida de segmento que acabamos de introduzir, e xando uma unidade de medida, apresentamos os seguintes axiomas:

A cada segmento AB est a associado um n umero real positivo que chamamos medida de AB , e escrevemos m(AB ). Dois segmentos s ao congruentes se, e somente se, suas medidas s ao iguais. Do mesmo modo, se considerarmos um n umero real positivo qualquer, digamos c, ent ao existem segmentos com medida igual a c. Se B est a entre A e C , ent ao m(AC ) = m(AB ) + m(BC ).

Se AB e CD s ao incomensur aveis, a medida de CD, usando AB como unidade de medida, ser a um n umero irracional positivo. Usando essa no ca o de medida, denimos dist ancia entre pontos: Deni c ao 7 (Dist ancia entre dois pontos) A dist ancia entre dois pontos distintos X e Y e a medida do segmento XY .

Pit agoras, l osofo e matem atico grego, nasceu na ilha de Samos, na costa oeste da Asia Menor. Foi estudioso na juventude e ent ao viajou cerca de 30 anos. Aos mais ou menos 50 anos de idade emigrou para a col onia grega de Crotona, no sul da It alia, onde come cou sua vida p ublica. Ele se estabeleceu como professor e fundou a Escola Pitag orica, uma associa ca o semi-secreta com centenas de alunos e que disputa a honra de ser a primeira universidade do mundo. O movimento fundado por Pit agoras chamou-se pitagorismo e tinha prop ositos religiosos, pol ticos e los ocos. Os pitag oricos aconselhavam obedi encia, sil encio, abstin encia de certos alimentos, simplicidade no vestir e nas posses e o h abito da auto-an alise. Acreditavam na imortalidade e na transmigra ca o da alma. Pit agoras foi o primeiro a conceber a Matem atica como um sistema de pensamento mantido coeso por provas dedutivas. Foi mesmo o primeiro a usar a palavra Mathematike para designar a Matem atica. Antes dele, havia apenas a palavra mathemata, que designava conhecimento ou aprendizado em geral. Consulte: http://catanduvas.g12.br/ desgeo/

23

CEDERJ

Congru encia de segmentos e angulos

Atividade 1: (Tra cando segmentos congruentes) Para esta atividade voc e dever a usar r egua e compasso. O objetivo e construir na semi-reta CD da gura 21 um segmento de reta come cando no ponto C e congruente ao segmento AB dado. Ou seja, vamos marcar um ponto E em CD tal que AB CE .

Fig. 21: Atividade 1.

Primeiro m etodo: Use uma r egua graduada para medir o segmento AB e depois marcar o ponto E de forma que m(AB ) = m(CE ). Segundo m etodo: Coloque uma das pontas do compasso no ponto A e a outra no ponto B , ao mesmo tempo. Ao fazer isso, voc e estar a xando uma abertura do compasso. Veja gura 22. Sem modicar essa abertura, coloque a ponta de metal do compasso no ponto C e fa ca um risco com a ponta de grate cruzando a semi-reta CD. Aten ca o! Se o compasso abrir ou fechar um pouquinho nessa opera ca o, voc e deve come car de novo. O ponto E que ca determinado pela interse ca o da semi-reta CD com o tra co do compasso e o ponto procurado.

Fig. 22: Fixando uma abertura do compasso.

CEDERJ

24

Congru encia de segmentos e angulos

MODULO 1 - AULA 2

Congru encia de angulos


No caso de a ngulos, a congru encia e relacionada a ` abertura de seus lados. Assim, intuitivamente, dois a ngulos s ao congruentes se eles t em a mesma abertura. Partindo dessa no ca o intuitiva, formulamos o seguinte axioma: Axioma de transporte de angulos e uma semi-reta Dados um a ngulo B AC DE , em cada semi plano determinado pela reta DE (que e o prolongamento de DE ) existe uma u nica semi-reta DF tal que B AC e congru ente a E DF . Veja a gura 23.

F B

. Fig. 23: Transporte do a ngulo A

Finalizamos os axiomas sobre congru encia de a ngulos com os pr oximos dois axiomas. O primeiro deles formaliza a nossa pr atica de medir a ngulos com ajuda de um transferidor (veja a Atividade 2 desta aula) e o u ltimo diz que a medida de a ngulos e aditiva. do plano est A cada a ngulo B AC a associado um n umero real , e positivo menor que 180 chamado medida do a ngulo B AC ), tal que dois a denotado por m(B AC ngulos s ao congruentes se, e somente se, t em a mesma medida. Reciprocamente, para todo n umero real positivo c menor que 180, existe um a ngulo cuja medida e c. , ent ) = Se AD e uma semi-reta que divide B AC ao m(B AC ) + m(C AD ), veja gura 24. m(B AD

Usaremos tamb em o s mbolo para indicar a congru encia de a ngulos. escreveremos simplesAssim, para denotar que B AC e congruente a E DF E DF . mente B AC

25

CEDERJ

Congru encia de segmentos e angulos

B D
Voc e sabia que... A base de numera ca o hindu era decimal, exatamente como utilizamos hoje. Por em, a base de numera ca o babil onica era sexagesimal. Isto signica que eles utilizavam 60 s mbolos (algarismos) distintos para escrever todos os n umeros. Infelizmente o zero era representado por uma lacuna, o que tornava a leitura de alguns n umeros confusa. Talvez essa tenha sido a diculdade essencial, que levou esse sistema a n ao ser absorvido pelas civiliza co es que sucederam a civiliza ca o babil onica. Para esse povo, que utilizava um sistema de numera ca o de base 60, foi muito natural dividir o c rculo em 360 partes (grau), e cada uma destas partes em 60 partes (minuto) e repetir o processo para essas subpartes. Assim, o grau e uma inven ca o dos babil onios, que entraram para a hist oria da ci encia matem atica tendo dado a ela uma contribui ca o importante que utilizamos at e hoje.

C A

) = m(B AD ) + m(D AC ). Fig. 24: m(B AC

Nota: No segundo axioma enunciado acima usamos a no ca o de semi-reta que divide um a ngulo. Uma semi-reta divide um a ngulo se ela tem como origem a origem do a ngulo e est a contida no interior do a ngulo. Outro modo equivalente de denir este conceito seria: uma semi-reta divide um a ngulo se possui origem coincidente com a origem do a ngulo, e intersecta qualquer segmento cujas extremidades perten cam aos lados distintos do a ngulo. Veja a gura 24. Atividade 2: (Tra cando angulos congruentes) Para esta atividade voc e dever a usar r egua, compasso e transferidor. O objetivo e construir um a ngulo a dado. partir da semi-reta BC da gura 25 que seja congruente ao a ngulo A
B

Fig. 25: Atividade 2.

Primeiro m etodo: Neste m etodo use um transferidor. O primeiro passo usando esse instrumento. Observe que o transferidor e medir o a ngulo A e transparente e tem o formato de um meio c rculo (ou de um c rculo). Pr oximo ao meio do lado reto (ou no centro do c rculo), est a marcado um ponto. Chame esse ponto de centro do transferidor. Coloque o transferidor sobre de forma que o centro do transferidor que em cima do ponto oa ngulo A A, e o zero do bordo do transferidor que em cima de uma das semi-retas . Veja gura 26. A outra semi-reta determina a que determinam o a ngulo A medida do a ngulo no bordo circular do transferidor.
CEDERJ 26

Congru encia de segmentos e angulos

MODULO 1 - AULA 2

Fig. 26: Transporte de um a ngulo usando transferidor.

O segundo passo e transportar o a ngulo. Coloque o transferidor sobre a semi-reta BC de modo que seu centro que sobre o ponto B . Fa ca o zero da borda cair sobre a semi-reta BC e marque um ponto na posi ca o da borda correspondente a ` medida que voc e tomou. Chame esse ponto de D. O a ngulo ter . C BD a a mesma medida de A Segundo m etodo: Neste m etodo use um compasso e uma r egua (que n ao precisa ter marca ca o de medida). Fixe a ponta de metal do compasso sobre o ponto A e, com qualquer abertura, trace com a outra ponta uma curva em dois pontos, E e F . que corte as duas semi-retas que formam o a ngulo A Agora mantenha a abertura do compasso e xe-o com a ponta de metal no ponto B . Trace com a outra ponta uma curva que corte BC (em um ponto que chamaremos G) e seja grande o bastante para cortar o a ngulo depois de transportado (voc e deve ter uma estimativa do tamanho que ele vai car). Agora marque com o compasso a dist ancia entre E e F e transporte para a curva no segundo desenho come cando em G, determinando um ponto H . ser . Conra usando Trace a semi-reta BH . O a ngulo GBH a congruente a A um transferidor. Veja a gura 27.
H B E A G

Fig. 27: Transporte de a ngulo usando compasso.

Unidade de Medida de angulo


Observe que...

Por motivos hist oricos, usa-se o grau para indicar a medida de um a ngulo. Assim, se a medida de B AD e 50, por exemplo, dizemos que B AC mede 50o (cinq uenta graus).

A congru encia de a ngulos tamb em e uma rela ca o de equival encia.

27

CEDERJ

Congru encia de segmentos e angulos

um a Seja B AC ngulo e D um ponto tal que A est a entre C e D (veja gura 28). O a ngulo B AD e chamado a ngulo suplementar adjacente ao . a ngulo B AC
B

e B AD s Fig. 28: B AC ao a ngulos suplementares adjacentes.

Usando os axiomas anteriores, pode-se mostrar que a soma das medidas de dois a ngulos suplementares adjacentes e 180o . Em vista disso, estendemos a no ca o de a ngulos e de medida de a ngulos para o caso em que seus lados s ao semi-retas coincidentes e para o caso em que seus lados s ao semi-retas opostas. No primeiro caso dizemos que o a ngulo e nulo, e no segundo caso dizemos que o a ngulo e raso. A medida de um a ngulo nulo e zero e a medida de um a ngulo raso e 180o . Dois a ngulos s ao chamados suplementares se a soma de suas medidas o for 180 , e s ao chamados complementares se a soma de suas medidas for 90o .
Al em do grau, h a tamb em outras unidades para medir a ngulos, como o radiano e o grado. Um a ngulo mede um grado quando corresponde a 1/400 de uma circunfer encia. Falaremos sobre o radiano na aula 17.

Se dois a ngulos suplementares adjacentes s ao congruentes (ou seja, t em a mesma medida), eles s ao chamados retos , e indicados como o a ngulo B AC na gura 29. Como a soma das medidas de dois a ngulos suplementares o adjacentes e 180 , tem-se que a medida de um a ngulo reto e 90o .

A
B AD s Fig. 29: B AC ao a ngulos retos.

Com rela ca o a ` gura 29, tome um ponto E pertencente ao interior do (veja gura 30). O a a ngulo B AC ngulo E AC e menor que o a ngulo B AC . Um a eoa ngulo E AD e maior que o a ngulo B AD ngulo e chamado agudo se ele for menor que um a ngulo reto e e chamado obtuso se for maior que um a ngulo reto. Assim, a medida de um a ngulo agudo e menor que 90 o e a medida de um a ngulo obtuso e maior que 90o .
CEDERJ 28

Congru encia de segmentos e angulos

MODULO 1 - AULA 2

Angulo reto e angulo raso

B E

e B AD s Fig. 30: B AC ao a ngulos retos, E AC e agudo e E AD e obtuso.

importante enfatizar que voc E e n ao deve decorar os axiomas e sim se convencer de que eles s ao naturais. Muitas das propriedades que est ao nestas duas primeiras aulas em forma de axiomas v ao ser usadas nas aulas seguintes sem justicativa e, muitas vezes, nem notaremos que estamos usando um desses axiomas. Vamos resumir a nomenclatura sobre a ngulos e suas medidas: Angulos e suas medidas Angulo reto - Um a ngulo cuja medida e 90 graus. Angulo agudo - Um a ngulo cuja medida e menor que 90 graus. Angulo obtuso - Um a ngulo cuja medida e maior que 90 graus. Angulo nulo - Um a ngulo cuja medida e 0 grau. Angulo raso - Um a ngulo cuja medida e 180 graus. Angulos suplementares - Angulos cuja soma das medidas e 180 graus. Angulos complementares - Angulos cuja soma das medidas e 90 graus.

Oa ngulo reto mede 90o e o a ngulo raso mede 180o . Mas qual e a raz ao para os valores serem justamente 90 e 180? Para entendermos isso, retornaremos ao ano de 4000 a.C., quando eg pcios e a rabes estavam tentando elaborar um calend ario. Nessa epoca, acreditava-se que o Sol girava em torno da Terra numa o rbita que levava 360 dias para completar uma volta. Desse modo, a cada dia o Sol percorria uma parcela dessa o rbita, ou seja, um arco de circunfer encia de sua o rbita. A esse arco fez-se corresponder um a ngulo cujo v ertice era o centro da Terra e cujos lados passavam pelas extremidades de tal arco. Assim, esse a ngulo passou a ser uma unidade de medida e foi chamado de grau ou a ngulo de um grau. Pode-se concluir, ent ao, que para os antigos eg pcios e a rabes o grau era a medida do arco que o Sol percorria em torno da Terra durante um dia. Hoje, sabemos que e a Terra que gira em torno do Sol, mas, manteve-se a tradi ca o e convencionou-se dizer que o arco de circunfer encia mede um grau quando corresponde a 1/360 dessa circunfer encia.

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... O signicado de congru encia em Geometria. Alguns axiomas de congru encia de segmentos e de a ngulos. As no co es de medida de a ngulo e de medida de segmento.
29 CEDERJ

Congru encia de segmentos e angulos

Exerc cios
1. Fa ca um desenho onde constem pontos A, B , C e D e retas r e s, satisfazendo ao mesmo tempo a todos os itens abaixo: r e s s ao concorrentes, A r e B r, C s e D s, AB CD, AB e CD n ao se intersectam. 2. Desenhe sobre uma reta r tr es pontos diferentes A, B e C (n ao necessariamente nessa ordem). Diga se e verdadeira ou falsa cada arma ca o abaixo, de acordo com seu desenho. m(AB ) = m(BC ), CB AB , Se B est a entre A e C , ent ao m(AB ) = m(BC ), m(AB ) = 2m(BA). Alguma das arma co es depende do desenho que voc e fez para ser falsa ou verdadeira? Alguma delas e sempre falsa (independentemente do seu desenho)? Alguma delas e sempre verdadeira? 3. Considere tr es pontos A, B e C tais que B esteja entre A e C. Se m(AC ) = 18cm e m(BC ) = 2m(AB ), determine m(AB ) e m(BC ). 4. Considere quatro pontos A, B, C e D tais que B esteja entre A e C e C esteja entre B e D. Se m(AD) = 30cm, m(AB ) = 2m(BC ) e m(BC ) = 3m(CD), determine m(AB ), m(BC ) e m(CD). 5. Sejam AB, CD e EF segmentos tais que CD 2AB e CD 5EF. Adotando AB como unidade de medida, determine a medida de EF. 6. Considere quatro pontos A, B, C e D dispostos nessa ordem sobre uma reta r (ou seja, B est a entre A e C e C est a entre B e D). Se AB CD, mostre que AC BD.

CEDERJ

30

Tri angulos: classica c ao e congru encia

MODULO 1 - AULA 3

Aula 3 Tri angulos: classica c ao e congru encia


Objetivos Introduzir o conceito de tri angulo. Classicar os tri angulos segundo lados e a ngulos. Discutir o signicado de congru encia de tri angulos. Apresentar alguns casos de congru encia de tri angulos.

Introdu c ao
Os tri angulos, assim como as retas, os a ngulos, os segmentos etc. s ao objetos ideais, nascidos da observa ca o de objetos materiais com forma triangular (como um guardanapo de papel dobrado, a vista de lado de um calend ario de mesa, etc.). Identique alguns tri angulos na gura 31.

Fig. 31: Objetos com forma triangular.

Deni c ao 8 (Tri angulo) Um tri angulo e a uni ao de tr es segmentos de reta AB , AC e BC , em que A, B e C s ao tr es pontos que n ao pertencem a uma mesma reta, ou seja, que n ao s ao colineares.
31

CEDERJ

Tri angulos: classica c ao e congru encia

Os pontos A, B e C , referidos na deni ca o anterior, s ao chamados v ertices do tri angulo, enquanto os segmentos AB , AC e BC s ao ditos lados , ABC e ACB (ou A , B eC ) s do tri angulo, e os a ngulos B AC ao os a ngulos internos do tri angulo. Veja gura 32.
B

Fig. 32: Tri angulo.

O interior do tri angulo ABC e a interse ca o dos interiores dos a ngulos internos do tri angulo ABC . Veja a gura 33.
B

Fig. 33: Interior do tri angulo ABC .

Classica c ao dos tri angulos


Existem tri angulos com diversos formatos. Podemos classic a-los de acordo com o tamanho de seus lados e de seus a ngulos. Quanto aos lados, podemos classicar os tri angulos em equil ateros, is osceles e escalenos.

Tri angulo equil atero - Os tr es lados s ao congruentes. Tri angulo is osceles - Dois dos seus lados s ao congruentes. O terceiro lado e chamado base do tri angulo. Tri angulo escaleno - O tri angulo n ao tem nenhum par de lados congruentes.

CEDERJ

32

Tri angulos: classica c ao e congru encia

MODULO 1 - AULA 3

(a)

(b)

(c)

Fig. 34: a) Tri angulo equil atero. b) Tri angulo is osceles. c) Tri angulo escaleno.

Podemos, tamb em, classicar os tri angulos quanto aos a ngulos. aquele que possui um a Tri angulo ret angulo - E ngulo reto. aquele que possui um a Tri angulo obtus angulo - E ngulo obtuso. aquele em que os tr Tri angulo acut angulo - E es a ngulos s ao agudos.

(a)

(b)

(c)

Fig. 35: Tri angulos segundo seus a ngulos. a) acut angulo. b) obtus angulo. c) ret angulo.

Atividade 1: Responda falso ou verdadeiro a `s arma co es abaixo e procure apresentar uma justicativa atrav es de um desenho. Use compasso e transferidor se desejar. poss a) E vel desenhar um tri angulo acut angulo escaleno. b) N ao existe um tri angulo obtus angulo is osceles. Procure vericar quais as combina co es poss veis de acordo com seus desenhos. c) Todo tri angulo possui um a ngulo agudo.

33

CEDERJ

Tri angulos: classica c ao e congru encia

Congru encia de tri angulos


No in cio da aula 2, vimos o que signica dizer intuitivamente que duas guras planas s ao congruentes. Mas, aquela forma de apresentar o conceito de congru encia n ao nos oferece ferramentas para avan carmos no nosso estudo de Geometria. A deni ca o a seguir torna bastante preciso o signicado da congru encia no caso de tri angulos. Deni c ao 9 (Tri angulos congruentes) Dois tri angulos, ABC e DEF , s ao congruentes se houver uma correspond encia entre seus v ertices, de modo que os lados correspondentes e os a ngulos correspondentes sejam congruentes. Mais precisamente, os tri angulos ABC e DEF s ao congruentes segundo a correspond encia A D, B E e C F se as seis seguintes condi co es E , C F , e A D . s ao satisfeitas: AB DE , AC DF , BC EF , B
C E

B F

Fig. 36: ABC DEF .

Observe na gura 36 que os a ngulos congruentes est ao marcados com o mesmo n umero de linhas indicativas. Utilizaremos essa marca ca o sempre que formos representar a ngulos congruentes. A congru encia de tri angulos signica que eles t em o mesmo tamanho e forma ou, como dissemos na aula 2, que e poss vel sobrepor um ao outro com exatid ao. Usaremos a nota ca o ABC DEF para indicar que os tri angulos ABC e DEF s ao congruentes e que a correspond encia e dada na ordem em que as letras est ao escritas (A corresponde a D, B a E e C a F ). Na verdade, n ao e preciso vericar as seis congru encias dadas na deni ca o para garantir que dois tri angulos s ao congruentes. Existem condi co es m nimas que, se vericadas, garantem essa congru encia. Essas condi co es s ao chamadas casos de congru encia de tri angulos.
CEDERJ 34

Tri angulos: classica c ao e congru encia

MODULO 1 - AULA 3

Inicialmente, apresentaremos como axioma o caso de congru encia ladoa ngulo-lado, ou simplesmente caso L.A.L.: Caso L.A.L. E Se dois tri angulos ABC e DEF s ao tais que AB DE , B e BC EF , ent ao ABC DEF . O que esse axioma diz e que, se dois lados de um tri angulo e o a ngulo entre eles (que se diz incluso aos dois lados) est ao xados, s o e poss vel completar esse tri angulo de uma u nica maneira (e isso voc e pode constatar com exemplos). Ou seja, todos os tri angulos que t em os mesmos dois lados ea ngulo incluso s ao congruentes. Aten c ao: segundo esse crit erio, n ao e preciso vericar seis congru encias, mas apenas tr es, desde que estejam nessa ordem: lado, a ngulo, lado. Por exemplo, pelo caso L.A.L., os tri angulos da gura 37 s ao congruentes (ABC DEF ). Essa congru encia garante que temos tamb em AC DF , A D e C F.
E A

B F

Fig. 37: Caso L.A.L.

Futuramente veremos outros casos de congru encia. Enquanto isso, voc e pode ir pensando em quais devem ser esses casos. Por exemplo, ser a que A.L.A. (dois a ngulos e o lado incluso congruentes) ou A.A.A. (tr es a ngulos congruentes) s ao casos de congru encia de tri angulos? Ou pensando noutra dire ca o, ser a que existem tri angulos nessas condi co es que n ao sejam congruentes? Como conseq u encia do caso de congru encia L.A.L. faremos agora a primeira prova (ou demonstra ca o) deste curso. A proposi ca o a seguir diz que os a ngulos da base de um tri angulo is osceles s ao congruentes. Para fazer a prova de forma mais clara, vamos usar o desenho de um tri angulo para obter ind cios do caminho a seguir. No entanto, todas as nossas arma co es e conclus oes devem valer para qualquer outro tri angulo is osceles que voc e considere.
35 CEDERJ

Tri angulos: classica c ao e congru encia

Prova (ou demonstra c ao) Uma proposi ca o em Matem atica e uma verdade universal. Quando dizemos, por exemplo, que para qualquer tri angulo is osceles os a ngulos da base s ao congruentes, chegamos a essa conclus ao usando apenas o nosso racioc nio e as verdades universais j a conhecidas (que podem ser axiomas ou outras proposi co es j a demonstradas). A esse tipo de argumenta ca o chamamos prova ou demonstra ca o. N ao poder amos ter chegado a ` mesma conclus ao que chegamos realizando medi co es em tri angulos is osceles, simplesmente porque existem innitos deles, e n ao poder amos medir todos eles.

Prova: Nossa estrat egia para provar esse fato e considerar um tri angulo is osceles ABC e, usando o caso L.A.L., tentar mostrar que ele e congruente a ACB (lembrando que a ordem em que escrevemos os pontos no nome do tri angulo e muito importante para o conceito de congru encia). Uma vez que eC s isso que provado, como conseq u encia conclu mos que os a ngulos B ao congruentes. Vamos provar ent ao que ABC ACB .
A A

Proposi c ao 1 C . Se ABC e um tri angulo is osceles de base BC , ent ao B

Fig. 38: ABC ACB

Como terminar uma prova Podemos terminar uma prova (ou demonstra ca o) com Q.E.D., que signica Quod Erat Demonstrandum (em latim) ou com C.Q.D., que signica Como Quer amos Demonstrar (em portugu es).

Do fato que ABC e is osceles com base BC , os lados AB e AC s ao congruentes. Ora, o lado AB do primeiro tri angulo e correspondente ao lado AC do segundo tri angulo. Do mesmo modo, o lado AC do primeiro tri angulo e correspondente ao lado AB do segundo. O a ngulo incluso a esses lados e o mesmo nos dois tri angulos. Ent ao, pelo caso L.A.L., os tri angulos ABC e ACB s ao congruentes. Portanto, os a ngulos B e C s ao congruentes. Q.E.D. Voc e pode estar se perguntando se n ao eo bvio que o tri angulo ABC verdade, de fato todo tri e congruente a si mesmo. E angulo e congruente a si mesmo, mas o que acabamos de mostrar e que um tri angulo is osceles e congruente a si mesmo de duas maneiras diferentes. Se voc e recortar dois tri angulos is osceles iguais num papel, ser a poss vel sobrepor tanto o primeiro ao segundo, como tamb em o verso do primeiro ao segundo. Note que isso n ao acontece com um tri angulo que n ao seja is osceles. Veja gura 39.

CEDERJ

36

Fig. 39: Congru encia de tri angulo is osceles.

Tri angulos: classica c ao e congru encia

MODULO 1 - AULA 3

Atividade 2: Recorte em papel cartolina 4 tri angulos, sendo 2 deles is osceles e iguais e 2 deles escalenos e iguais. Pinte as faces de cada um dos tri angulos com as cores verde e amarela, respectivamente. Observe que o par de tri angulos is osceles pode se sobrepor perfeitamente tanto pela justa posi ca o de faces de mesma cor como de cores diferentes. Observe o que acontece com o par de tri angulos escalenos! Qual ea explica ca o? O pr oximo caso de congru encia de tri angulos e o caso a ngulo-ladoa ngulo (A.L.A.):

Caso A.L.A. Se um tri angulo possui dois a ngulos e o lado incluso congruentes a dois a ngulos e ao lado incluso de outro tri angulo, ent ao, obrigatoriamente, esses tri angulos s ao congruentes.
Voc e sabia que... A gura do cientista prossional surgiu na Gr ecia. Alguns dos nomes mais representativos dessa classe, durante a civiliza ca o grega, viveram em Alexandria, onde Ptolomeu fez erigir um grande centro de pesquisas denominado Museo. Ali, a tradi ca o grega em Ci encia e Literatura foi preservada e desenvolvida. Entre os primeiros pesquisadores associados com o Museo de Alexandria est a Euclides, um dos matem aticos mais inuentes de todos os tempos.

A veracidade desse caso de congru encia pode ser demonstrada usando o caso L.A.L.. Prova: E , BC EF e Considere dois tri angulos ABC e DEF tais que B F . Queremos provar que ABC DEF . Nossa estrat C egia ser a provar que AB DE (uma vez provado isso, seguir a que o tri angulo ABC tem dois lados e o a ngulo incluso a esses lados, congruentes a dois lados e ao a ngulo incluso de DEF . Do caso L.A.L. obteremos que ABC DEF ). Para isso, suponha que AB e DE n ao sejam congruentes. Ent ao um dos segmentos e menor que o outro. Suponha que o menor deles seja AB . Assim, existe um ponto G entre E e D tal que AB GE (veja a gura 40).
A D

Fig. 40: ABC e GEF satisfazem L.A.L.

37

CEDERJ

Tri angulos: classica c ao e congru encia

A hip otese e o conjunto das proposi co es que se admitem vericadas, e a tese e o que se pretende concluir como conseq u encia da hip otese. O conjunto de racioc nios feitos para concluir a tese constitui a demonstra ca o do teorema.

Com essas observa co es constatamos que os tri angulos ABC e GEF t em dois lados e o a ngulo incluso congruentes, sendo, de acordo com o caso L.A.L., GF E (aqui damos os tri angulos congruentes. Da conclu mos que ACB nomes completosdos a ngulos, para evitar confus ao). Como, por hip otese, DF E , conclui-se que o a E E , o que ACB ngulo GF e congruente a D F e um absurdo. Logo, devemos ter AB DE (para que n ao seja poss vel fazer a constru ca o acima). Comparamos agora os tri angulos ABC e DEF temos que AB DE DEF (por hip (como acabamos de mostrar), ABC otese) e BC EF (por hip otese). A partir do caso L.A.L., podemos concluir que ABC DEF . Q.E.D. A demonstra ca o da proposi ca o anterior foi feita usando um argumento de contradi ca o: em linhas gerais, o que zemos foi supor que a proposi ca o era falsa, e com isso chegamos a uma conclus ao absurda (ou contradit oria). Com isso, conclu mos que a proposi ca o tem mesmo que ser verdadeira. A pr oxima proposi ca o e o caso de congru encia lado-lado-lado (L.L.L.).

Comparando os tri angulos ABC e GEF , tem-se AB GE (por cons GEF (por hip tru ca o do ponto G), ABC otese) e BC EF (por hip otese).

Caso L.L.L. Se os tr es lados de um tri angulo s ao congruentes aos tr es lados de outro tri angulo, ent ao esses tri angulos s ao congruentes (ou seja, ter ao tamb em a ngulos congruentes).

O caso L.L.L. pode ser demonstrado usando os dois casos anteriores. Prova:(do caso L.L.L.) Considere dois tri angulos ABC e DEF tais que AB DE , BC EF D , B E eC F . e AC DF . Queremos provar que A

Nossa estrat egia para essa prova e mostrar que um dos a ngulos de ABC e congruente ao a ngulo correspondente de DEF . Como os lados correspondentes s ao congruentes, estaremos ent ao no caso L.A.L., e ca provada a congru encia dos tri angulos.
CEDERJ 38

Tri angulos: classica c ao e congru encia

MODULO 1 - AULA 3

Fig. 41: Proposi ca o : caso L.L.L..

Vamos supor que nenhum par de a ngulos correspondentes e congruente n , B n eC n (ou seja, A ao e congruente a D ao e congruente a E ao e congru ). Note que, nesse caso, um dos tri ente a F angulos tem dois a ngulos menores que os a ngulos correspondentes do outro (por qu e?). Vamos supor ent ao que <D eC <F . A
B H I G E

Fig. 42: ABC DGF .

A e HF D C e Tome pontos I EF e H DE tais que I DF seja G o ponto de encontro entre os segmentos DI e F H (veja gura 42). De acordo com o caso A.L.A., os tri angulos ABC e DGF s ao congruentes.
B E

Fig. 43: Observa co es da proposi ca o .

Pelo que conhecemos sobre os tri angulos, e usando a congru encia ABC DGF que acabamos de construir, podemos escrever que m(DG) = m(AB ) = m(ED) e m(GF ) = m(BC ) = m(EF ). Ent ao no tri angulo EDF vale m(DG) + m(GF ) = m(DE ) + m(EF ). Ser a que e poss vel uma igualdade como acima ser v alida em algum tri angulo, para algum ponto G no interior do tri angulo?
39 CEDERJ

Tri angulos: classica c ao e congru encia

Intuitivamente creio que voc e concorda que a igualdade e absurda! E voc e est a certo. Ela n ao pode acontecer. Em qualquer situa ca o sempre o lado esquerdo e inferior. Este resultado pedimos que voc e aceite como verdadeiro. Ele ser a provado no exerc cio 5 da Aula 4. Como a igualdade n ao pode acontecer ent ao nosso ponto de partida para conseguir esta igualdade era falso. Ou seja, pelo menos um par de a ngulos correspondentes e congruente. Como observamos no in cio desta demonstra ca o, isso basta para termos ABC DEF . Q.E.D. O caso de congru encia L.L.L. explica por que os tri angulos s ao t ao utilizados em diversas aplica co es: os tri angulos s ao guras r gidas. Vamos explicar este conceito de rigidez com exemplos. Se voc e juntar quatro varetas, unindo cada duas com um alnete ou parafuso atravessado, de forma a obter um quadril atero, voc e vai notar que e poss vel modicar a forma do quadril atero de diversas maneiras (veja a gura 44).

Fig. 44: A forma do quadril atero pode ser modicada, mas a do tri angulo n ao.

Essa deforma ca o n ao e poss vel quando se trata de tri angulos, justamente porque n ao existem duas formas diferentes poss veis para tri angulos com lados de mesma medida. Voc e j a deve ter notado que algumas estantes de livros t em no fundo uma ou duas barras atravessadas na diagonal. Essa e uma aplica ca o desse princ pio: as barras s ao colocadas para evitar que a estante que balan cando, ou seja, mude de formato. A barra diagonal tamb em e usada em porteiras. A gura 45 a seguir ilustra essas situa co es.

CEDERJ

40

Fig. 45: Aplica co es do caso L.L.L.

Tri angulos: classica c ao e congru encia

MODULO 1 - AULA 3

Outros casos de congru encia de tri angulos


poss E vel provar com os instrumentos que dispomos at e agora, dois novos casos de congru encia de tri angulos. Estes casos est ao descritos abaixo. No entanto, preferimos deixar a prova do primeiro destes casos para ser apresentado no nal da Aula 5 e o segundo ap os o estudo de semelhan cas, no momento em que estudarmos tri angulos ret angulos. Caso de congru encia L.A.A E e Se dois tri angulos ABC e DEF s ao tais que BC EF , B D , ent A ao ABC DEF . O caso de congru encia L.A.A. assegura que se dois tri angulos ABC e E eA D , como indicado na gura 46, DEF s ao tais que BC EF , B ent ao ABC DEF . Ou seja, que tamb em temos AB DE , AC DF e F . C
A D

Fig. 46: Caso L.A.A.

Caso de congru encia de tri angulos ret angulos Se um tri angulo ret angulo tem a hipotenusa e um cateto congruentes a ` hipotenusa e a um cateto de outro tri angulo ret angulo, ent ao os tri angulos s ao congruentes. Este caso de congru encia assegura que se ABC e DEF s ao tri angulos ret angulos de hipotenusas AB e DE , respectivamente, tais que AB DE e AC DF (veja gura 47), ent ao os dois tri angulos s ao congruentes.
A D

Fig. 47: 41 CEDERJ

Tri angulos: classica c ao e congru encia

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... O que signica a congru encia entre tri angulos. Que os a ngulos da base de um tri angulo is osceles s ao congruentes. Os casos de congru encia L.A.L., A.L.A. e L.L.L.

Exerc cios
1. Considere a gura 48.
A 3 3 13 E D 60 o 4

60

o 4 C F

Fig. 48: Exerc cio 1.

a) Pode-se dizer que ABC DEF ? b) Pode-se dizer que ABC EDF ? c) Determine o valor de m(EF ). 2. Considere os tri angulos ABC e DEF na gura 49. Determine m(BC ) e m(DF ). Enfatizamos que as indica co es da gura 49 signicam que F , AC F E e C E ). A
E B

Fig. 49: Exerc cio 2.

CEDERJ

42

Tri angulos: classica c ao e congru encia

MODULO 1 - AULA 3

e DBA s 3. Na gura 50, os a ngulos C AB ao retos. Como determinar o B ED ? ponto E AB em que AEC
C D A B

Fig. 50: Exerc cio 3.

4. Na gura 51, ABC e is osceles de base BC e BD DC . Mostre que C AD e que os a e ADC s B AD ngulos ADB ao retos.
A

Fig. 51: Exerc cio 4.

C AD . Mostre 5. Na gura 52, ABC e is osceles de base BC e B AD e ADC s que BD DC e que ADB ao retos.
A

Fig. 52: Exerc cio 5.

6. Na gura 53, BD DC e ADC e reto.


A

Fig. 53: Exerc cio 6.

Prove que ABC e is osceles de base BC .


43 CEDERJ

Tri angulos: classica c ao e congru encia

C AD e ADC 7. Na gura 54, B AD e reto.


A

Fig. 54: Exerc cio 7.

Prove que ABC e is osceles de base BC . C AD e BD DC . Prove que ABC 8. Na gura 55, B AD e is osceles de base BC .
A

Giovanni Saccheri 1667-1733 . It alia. Giovanni Saccheri entrou para a Ordem dos Jesu tas em 1685. Cinco anos depois ele estudou Filosoa e Teologia em um col egio jesu ta. Foi nesse per odo que come cou a se dedicar a ` Matem atica. Saccheri fez importantes trabalhos em Geometria n ao-euclideana e em L ogica Matem atica. Consulte: http://www-groups.dcs. st-nd.ac.uk/~history/ Mathematicians/Saccheri. html

Fig. 55: Exerc cio 8.

e B CD s 9. Na gura 56, AD BC , ADC ao a ngulos retos e M e N s ao os pontos m edios de AB e DC , respectivamente.


A M B

Fig. 56: Exerc cio 9.

N e DN M s Prove que os a ngulos AM ao retos. Esse ret angulo e conhecido como ret angulo de Saccheri.

CEDERJ

44

Angulos externos de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 4

Aula 4 Angulos externos de um tri angulo


Objetivos Introduzir o teorema do a ngulo externo. Apresentar algumas conseq u encias do teorema do a ngulo externo.

Introdu c ao
Come caremos esta aula denindo o que chamamos ponto m edio de um segmento. Deni c ao 10 (Ponto m edio) Ponto m edio de um segmento e um ponto que divide o segmento em duas partes congruentes. Nesse caso, a medida de cada parte e metade da medida total do segmento dividido. A proposi ca o a seguir e bastante natural e admitiremos como verdadeira nesta aula. Convido voc e no entanto a, assim que tiver uma folguinha, consultar e aprender sua demonstra ca o que est a no Ap endice. Proposi c ao 2 Todo segmento possui um u nico ponto m edio (Veja a gura 57).
B

Fig. 57: Ponto m edio do segmento AB .

Assim como o ponto m edio de um segmento o divide em duas partes qualquer, pode-se tamb iguais, dado um a ngulo B AC em provar que existe em duas partes iguais. Tal semi-reta recebe uma semi-reta que divide B AC . o nome de bissetriz do a ngulo B AC
45

CEDERJ

Angulos externos de um tri angulo

Proposi c ao 3 Todo a ngulo possui uma u nica bissetriz. Prova: como mostrado na gura 58. Assinale pontos B e C Seja o a ngulo A sobre lados distintos do a ngulo, de modo que BA CA. Em seguida, trace o segmento BC . Seja D o ponto m edio de BC e trace AD (veja gura 58).

D A

Fig. 58: Bissetriz de a ngulo.

Como o segmento AD e comum aos tri angulos ABD e ACD, segue C AD , ou seja, por L.L.L. que ABD ACD. Conseq uentemente, B AD em dois a a semi-reta AD divide o a ngulo B AC ngulos congruentes. Est a evidente que a semi-reta AD provada a exist encia da bissetriz. E eau nica que tem a propriedade de dividir o a ngulo em dois a ngulos de mesma medida. Tente considerar uma outra possibilidade de bissetriz, e encontre que os a ngulos obtidos n ao tem a mesma medida. Dessa forma, provamos a proposi ca o 3.

Angulos externos de um tri angulo


Deniremos, a seguir, um conceito muito importante associado aos tri angulos. Deni c ao 11 Chamamos de a ngulo externo de um tri angulo ABC um a ngulo formado por um lado de ABC e pelo prolongamento de outro lado.
CEDERJ 46

Angulos externos de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 4

Note que cada tri angulo possui seis a ngulos externos, como voc e pode , E AB , ABF , GBC , ACH e B CI . observar na gura 59. S ao eles: D AC n Marque esses a ngulos na gura. Observe que F BG ao e um a ngulo externo. Identique outros a ngulos na gura que n ao s ao a ngulos externos do tri angulo ABC .
F B G

Lembre-se de que... Dizemos que dois a ngulos s ao complementares quando a soma de suas medidas e igual a 90o . Dizemos que s ao suplementares quando a soma de suas medidas e igual a 180o .

Fig. 59: Angulos externos de ABC .

e E AB s Os a ngulos D AC ao congruentes, pois ambos s ao suplementa GBC res adjacentes ao mesmo a ngulo interno B AC . Assim tamb em ABF B CI . e ACH e E AB , da gura 59, s Nota: Angulos como D AC ao ditos opostos pelo v ertice. Um a ngulo e dito oposto a outro a ngulo pelo v ertice se as semi-retas que o formam s ao opostas a `s semi-retas que formam o outro a ngulo. Angulos opostos pelo v ertice s ao sempre congruentes. Mas, voltemos aos a ngulos externos. Cada a ngulo externo possui dois e B CA s a ngulos internos que n ao lhe s ao adjacentes. Por exemplo, B AC ao (e tamb ). a ngulos internos n ao adjacentes ao a ngulo externo ABF em a GBC O pr oximo resultado que veremos e conhecido como teorema do a ngulo externo. Teorema do Um a ngulo interno que Prova: Sejam ABC um tri angulo e D um ponto tal que C esteja entre B e D. Provaremos que o a ngulo externo ACD e maior que cada um dos a ngulos e B . Para isso, tome M , o ponto m internos A edio de AC , e trace BM . Identique o ponto E da semi-reta BM tal que BE 2BM . Ligue C a E , como na gura 60.
47

Aprendendo um pouco mais... Teorema e uma proposi ca o que se deduz de axiomas e de proposi co es j a conhecidas. O cojunto de racioc nios feitos para concluir o que o teorema diz constitui a demonstra ca o do teorema. Consulte: http://www.terra.com.br /matematica/arq13-2.htm

Angulo Externo externo de um tri angulo e maior que qualquer a ngulo n ao lhe seja adjacente.

CEDERJ

Angulos externos de um tri angulo

B C D

Fig. 60: Teorema do a ngulo externo.

Os tri angulos AM B e CM E s ao congruentes por L.A.L. (observe que B e CM E s os a ngulos opostos pelo v ertice, AM ao congruentes). Como E CM . Como ACD , segue que ACD conseq u encia, A e maior que E CM . e maior que A Fazendo uma constru ca o como essa, usando o ponto m edio de BC ao inv es do ponto m edio de AC , podemos tamb em concluir que A CD e maior . que B Q.E.D.

Conseq u encias do teorema do angulo externo


Dado um tri angulo ABC , dizemos que o a ngulo A e oposto ao lado BC (ou que op A oe-se ao lado BC ). Analogamente dizemos que B e oposto a AC e C e oposto a AB .

Se voc e desenhar um tri angulo ABC em que o lado AC e maior que o >C , lado AB , voc e poder a vericar, com a ajuda de um transferidor, que B ou seja, que o a ngulo oposto a AC e maior que o a ngulo oposto a AB . O resultado a seguir diz que isso sempre ocorre. Proposi c ao 4 Dados dois lados de um tri angulo, ao maior lado op oe-se o maior a ngulo. Reciprocamente, dados dois a ngulos de um tri angulo, ao maior a ngulo op oese o maior lado. Prova: Seja ABC um tri angulo tal que AB > AC , como na gura 61. O nosso > B . Para isso, marque um ponto D em AB tal objetivo e provar que C que AD AC . Pelo fato de ADC ser um tri angulo is osceles com base DC , temos ADC ACD. Mas ADC e um a ngulo externo do tri angulo CDB , e o Teorema do a >B . n ao adjacente a ABC ngulo externo arma que ADC > ACD ADC >B . Provamos, ent Logo, podemos concluir que ACB ao que AB > AC implica que C > B , que e a primeira parte da proposi ca o.

CEDERJ

48

Angulos externos de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 4

Fig. 61: Maior a ngulo oposto ao maior lado.

> ABC implica que Vamos provar a segunda parte. Isto e, ACB > AB > AC . Portanto, suponha que ABC seja um tri angulo em que ACB . A partir do que foi dito antes, se tiv ABC essemos AC > AB , concluir amos que ABC > ACB , o que n ao acontece. Se tiv essemos AC AB , ABC , o que tamb seria is osceles com base BC , e ter amos ABC ACB em n ao acontece. Como AC n ao e maior nem congruente a AB , conclu mos que AC < AB . Q.E.D. Com o intuito de simplicar a nota ca o, usaremos daqui em diante B AC para indicar tanto um a ngulo quanto sua medida. Assim, para indicar que a = 30o . medida de B AC e 30o , escreveremos simplesmente B AC Proposi c ao 5 (Desigualdade triangular) Em qualquer tri angulo, a medida de cada lado e sempre menor que a soma das medidas dos outros dois lados. Prova: Considere um tri angulo ABC . Na semi-reta BA marque um ponto D tal que A esteja entre B e D, e AD seja congruente a AC , como na gura 62. O tri angulo ACD assim formado e is osceles de base CD, e portanto temos ACD . ADC
D

Fig. 62: Prova da proposi ca o 5. 49

CEDERJ

Angulos externos de um tri angulo

Como conseq u encia, no tri angulo BDC o a ngulo B CD e maior que o , e, portanto, op a ngulo B DC oe-se a um lado maior. Da BC < BD. Por constru ca o, temos m(BD) = m(BA) + m(AD) = m(BA) + m(AC ). Assim, conclu mos que m(BC ) < m(AB ) + m(AC ). Essa mesma constru ca o pode ser feita com base em qualquer lado. Q.E.D.

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... Que todo segmento possui um u nico ponto m edio. Que todo a ngulo possui uma u nica bissetriz. Que um a ngulo externo de um tri angulo e maior que qualquer a ngulo interno a ele n ao adjacente. Que, num tri angulo, ao maior lado op oe-se o maior a ngulo e vice-versa. Que cada lado de um tri angulo e menor que a soma dos outros dois lados.

Exerc cios
poss 1. E vel construir um tri angulo cujas medidas sejam 3cm, 4cm e 8cm? Em caso armativo, diga como constru -los. poss 2. E vel construir um tri angulo cujas medidas sejam 3cm, 4cm e 6cm? Em caso armativo, diga como constru -los.
Per metro de um tri angulo O per metro de um tri angulo e a soma das medidas dos seus lados. Falaremos sobre per metros de outras guras na aula 7.

3. O semiper metro de um tri angulo e a metade da soma das medidas de seus lados. Por exemplo, se os lados de um tri angulo medem 4cm, 6cm e 8cm, ent ao o semiper metro desse tri angulo vale 9cm. Prove que a medida de qualquer lado de um tri angulo e menor que o semiper metro.

CEDERJ

50

Angulos externos de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 4

4. Seja ABC um tri angulo qualquer e seja D um ponto do segmento BC. Prove que m(AD) < m(AB ) ou m(AD) < m(AC ). 5. Na gura 63, P e um ponto interno qualquer do tri angulo ABC . Prove que m(P B ) + m(P C ) < m(AB ) + m(AC ).
A

Fig. 63: Exerc cio 5.

Prove que 6. Na gura 64, m(AB ) < m(AC ) e AD e bissetriz de B AC. m(BD) < m(DC ).
A

Fig. 64: Exerc cio 6.

7. Pode-se concluir que os tri angulos ABC e DEF da gura 65 s ao congruentes? Justique sua resposta.
E B

Fig. 65: Exerc cio 7.

51

CEDERJ

Angulos externos de um tri angulo

8. Observe a gura 66.


E

D C B

Fig. 66: Exerc cio 8.

Determine: a) Os a ngulos menores do que o a ngulo ABD b) Os a ngulos maiores do que o a ngulo C DB c) Os a ngulos menores do que o a ngulo B DF Voc e deve ser capaz de justicar suas respostas sem usar a gura.

CEDERJ

52

Angulos externos de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 4

Ap endice: Para saber mais...


Neste ap endice apresentamos uma prova da seguinte proposi ca o: Proposi c ao 6 Todo segmento possui um u nico ponto m edio. Prova: Considere um segmento de reta AB . De acordo com os axiomas de medida de segmentos vistos na aula 2, existe um n umero real positivo que representa a medida de AB . Chamemos esse n umero de c. Ainda de acordo com aqueles axiomas, existe um segmento de reta, que chamaremos CD, cuja medida e exatamente c/2. Transportando CD para a semi-reta AB , obtemos um ponto M entre A e B tal que AM tem medida c/2 (veja a gura 65). Da , M B tamb em tem medida c/2, ou seja, AM M B , e M e ponto m edio do segmento AB .
B

Fig. 67: Ponto m edio do segmento AB .

Tomando um outro ponto N pertencente ao segmento AB , temos que N est a entre A e M ou entre M e B . Em ambos os casos a medida de AN e diferente da medida de N B ; isto e, N n ao e um ponto m edio de AB . Provamos ent ao que o segmento AB possui um u nico ponto m edio. Q.E.D.

53

CEDERJ

Angulos externos de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 4

Aula 4 Angulos externos de um tri angulo


Objetivos Introduzir o teorema do a ngulo externo. Apresentar algumas conseq u encias do teorema do a ngulo externo.

Introdu c ao
Come caremos esta aula denindo o que chamamos ponto m edio de um segmento. Deni c ao 10 (Ponto m edio) Ponto m edio de um segmento e um ponto que divide o segmento em duas partes congruentes. Nesse caso, a medida de cada parte e metade da medida total do segmento dividido. A proposi ca o a seguir e bastante natural e admitiremos como verdadeira nesta aula. Convido voc e no entanto a, assim que tiver uma folguinha, consultar e aprender sua demonstra ca o que est a no Ap endice. Proposi c ao 2 Todo segmento possui um u nico ponto m edio (Veja a gura 57).
B

Fig. 57: Ponto m edio do segmento AB .

Assim como o ponto m edio de um segmento o divide em duas partes qualquer, pode-se tamb iguais, dado um a ngulo B AC em provar que existe em duas partes iguais. Tal semi-reta recebe uma semi-reta que divide B AC . o nome de bissetriz do a ngulo B AC
45

CEDERJ

Angulos externos de um tri angulo

Proposi c ao 3 Todo a ngulo possui uma u nica bissetriz. Prova: como mostrado na gura 58. Assinale pontos B e C Seja o a ngulo A sobre lados distintos do a ngulo, de modo que BA CA. Em seguida, trace o segmento BC . Seja D o ponto m edio de BC e trace AD (veja gura 58).

D A

Fig. 58: Bissetriz de a ngulo.

Como o segmento AD e comum aos tri angulos ABD e ACD, segue C AD , ou seja, por L.L.L. que ABD ACD. Conseq uentemente, B AD em dois a a semi-reta AD divide o a ngulo B AC ngulos congruentes. Est a evidente que a semi-reta AD provada a exist encia da bissetriz. E eau nica que tem a propriedade de dividir o a ngulo em dois a ngulos de mesma medida. Tente considerar uma outra possibilidade de bissetriz, e encontre que os a ngulos obtidos n ao tem a mesma medida. Dessa forma, provamos a proposi ca o 3.

Angulos externos de um tri angulo


Deniremos, a seguir, um conceito muito importante associado aos tri angulos. Deni c ao 11 Chamamos de a ngulo externo de um tri angulo ABC um a ngulo formado por um lado de ABC e pelo prolongamento de outro lado.
CEDERJ 46

Angulos externos de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 4

Note que cada tri angulo possui seis a ngulos externos, como voc e pode , E AB , ABF , GBC , ACH e B CI . observar na gura 59. S ao eles: D AC n Marque esses a ngulos na gura. Observe que F BG ao e um a ngulo externo. Identique outros a ngulos na gura que n ao s ao a ngulos externos do tri angulo ABC .
F B G

Lembre-se de que... Dizemos que dois a ngulos s ao complementares quando a soma de suas medidas e igual a 90o . Dizemos que s ao suplementares quando a soma de suas medidas e igual a 180o .

Fig. 59: Angulos externos de ABC .

e E AB s Os a ngulos D AC ao congruentes, pois ambos s ao suplementa GBC res adjacentes ao mesmo a ngulo interno B AC . Assim tamb em ABF B CI . e ACH e E AB , da gura 59, s Nota: Angulos como D AC ao ditos opostos pelo v ertice. Um a ngulo e dito oposto a outro a ngulo pelo v ertice se as semi-retas que o formam s ao opostas a `s semi-retas que formam o outro a ngulo. Angulos opostos pelo v ertice s ao sempre congruentes. Mas, voltemos aos a ngulos externos. Cada a ngulo externo possui dois e B CA s a ngulos internos que n ao lhe s ao adjacentes. Por exemplo, B AC ao (e tamb ). a ngulos internos n ao adjacentes ao a ngulo externo ABF em a GBC O pr oximo resultado que veremos e conhecido como teorema do a ngulo externo. Teorema do Um a ngulo interno que Prova: Sejam ABC um tri angulo e D um ponto tal que C esteja entre B e D. Provaremos que o a ngulo externo ACD e maior que cada um dos a ngulos e B . Para isso, tome M , o ponto m internos A edio de AC , e trace BM . Identique o ponto E da semi-reta BM tal que BE 2BM . Ligue C a E , como na gura 60.
47

Aprendendo um pouco mais... Teorema e uma proposi ca o que se deduz de axiomas e de proposi co es j a conhecidas. O cojunto de racioc nios feitos para concluir o que o teorema diz constitui a demonstra ca o do teorema. Consulte: http://www.terra.com.br /matematica/arq13-2.htm

Angulo Externo externo de um tri angulo e maior que qualquer a ngulo n ao lhe seja adjacente.

CEDERJ

Angulos externos de um tri angulo

B C D

Fig. 60: Teorema do a ngulo externo.

Os tri angulos AM B e CM E s ao congruentes por L.A.L. (observe que B e CM E s os a ngulos opostos pelo v ertice, AM ao congruentes). Como E CM . Como ACD , segue que ACD conseq u encia, A e maior que E CM . e maior que A Fazendo uma constru ca o como essa, usando o ponto m edio de BC ao inv es do ponto m edio de AC , podemos tamb em concluir que A CD e maior . que B Q.E.D.

Conseq u encias do teorema do angulo externo


Dado um tri angulo ABC , dizemos que o a ngulo A e oposto ao lado BC (ou que op A oe-se ao lado BC ). Analogamente dizemos que B e oposto a AC e C e oposto a AB .

Se voc e desenhar um tri angulo ABC em que o lado AC e maior que o >C , lado AB , voc e poder a vericar, com a ajuda de um transferidor, que B ou seja, que o a ngulo oposto a AC e maior que o a ngulo oposto a AB . O resultado a seguir diz que isso sempre ocorre. Proposi c ao 4 Dados dois lados de um tri angulo, ao maior lado op oe-se o maior a ngulo. Reciprocamente, dados dois a ngulos de um tri angulo, ao maior a ngulo op oese o maior lado. Prova: Seja ABC um tri angulo tal que AB > AC , como na gura 61. O nosso > B . Para isso, marque um ponto D em AB tal objetivo e provar que C que AD AC . Pelo fato de ADC ser um tri angulo is osceles com base DC , temos ADC ACD. Mas ADC e um a ngulo externo do tri angulo CDB , e o Teorema do a >B . n ao adjacente a ABC ngulo externo arma que ADC > ACD ADC >B . Provamos, ent Logo, podemos concluir que ACB ao que AB > AC implica que C > B , que e a primeira parte da proposi ca o.

CEDERJ

48

Angulos externos de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 4

Fig. 61: Maior a ngulo oposto ao maior lado.

> ABC implica que Vamos provar a segunda parte. Isto e, ACB > AB > AC . Portanto, suponha que ABC seja um tri angulo em que ACB . A partir do que foi dito antes, se tiv ABC essemos AC > AB , concluir amos que ABC > ACB , o que n ao acontece. Se tiv essemos AC AB , ABC , o que tamb seria is osceles com base BC , e ter amos ABC ACB em n ao acontece. Como AC n ao e maior nem congruente a AB , conclu mos que AC < AB . Q.E.D. Com o intuito de simplicar a nota ca o, usaremos daqui em diante B AC para indicar tanto um a ngulo quanto sua medida. Assim, para indicar que a = 30o . medida de B AC e 30o , escreveremos simplesmente B AC Proposi c ao 5 (Desigualdade triangular) Em qualquer tri angulo, a medida de cada lado e sempre menor que a soma das medidas dos outros dois lados. Prova: Considere um tri angulo ABC . Na semi-reta BA marque um ponto D tal que A esteja entre B e D, e AD seja congruente a AC , como na gura 62. O tri angulo ACD assim formado e is osceles de base CD, e portanto temos ACD . ADC
D

Fig. 62: Prova da proposi ca o 5. 49

CEDERJ

Angulos externos de um tri angulo

Como conseq u encia, no tri angulo BDC o a ngulo B CD e maior que o , e, portanto, op a ngulo B DC oe-se a um lado maior. Da BC < BD. Por constru ca o, temos m(BD) = m(BA) + m(AD) = m(BA) + m(AC ). Assim, conclu mos que m(BC ) < m(AB ) + m(AC ). Essa mesma constru ca o pode ser feita com base em qualquer lado. Q.E.D.

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... Que todo segmento possui um u nico ponto m edio. Que todo a ngulo possui uma u nica bissetriz. Que um a ngulo externo de um tri angulo e maior que qualquer a ngulo interno a ele n ao adjacente. Que, num tri angulo, ao maior lado op oe-se o maior a ngulo e vice-versa. Que cada lado de um tri angulo e menor que a soma dos outros dois lados.

Exerc cios
poss 1. E vel construir um tri angulo cujas medidas sejam 3cm, 4cm e 8cm? Em caso armativo, diga como constru -los. poss 2. E vel construir um tri angulo cujas medidas sejam 3cm, 4cm e 6cm? Em caso armativo, diga como constru -los.
Per metro de um tri angulo O per metro de um tri angulo e a soma das medidas dos seus lados. Falaremos sobre per metros de outras guras na aula 7.

3. O semiper metro de um tri angulo e a metade da soma das medidas de seus lados. Por exemplo, se os lados de um tri angulo medem 4cm, 6cm e 8cm, ent ao o semiper metro desse tri angulo vale 9cm. Prove que a medida de qualquer lado de um tri angulo e menor que o semiper metro.

CEDERJ

50

Angulos externos de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 4

4. Seja ABC um tri angulo qualquer e seja D um ponto do segmento BC. Prove que m(AD) < m(AB ) ou m(AD) < m(AC ). 5. Na gura 63, P e um ponto interno qualquer do tri angulo ABC . Prove que m(P B ) + m(P C ) < m(AB ) + m(AC ).
A

Fig. 63: Exerc cio 5.

Prove que 6. Na gura 64, m(AB ) < m(AC ) e AD e bissetriz de B AC. m(BD) < m(DC ).
A

Fig. 64: Exerc cio 6.

7. Pode-se concluir que os tri angulos ABC e DEF da gura 65 s ao congruentes? Justique sua resposta.
E B

Fig. 65: Exerc cio 7.

51

CEDERJ

Angulos externos de um tri angulo

8. Observe a gura 66.


E

D C B

Fig. 66: Exerc cio 8.

Determine: a) Os a ngulos menores do que o a ngulo ABD b) Os a ngulos maiores do que o a ngulo C DB c) Os a ngulos menores do que o a ngulo B DF Voc e deve ser capaz de justicar suas respostas sem usar a gura.

CEDERJ

52

Angulos externos de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 4

Ap endice: Para saber mais...


Neste ap endice apresentamos uma prova da seguinte proposi ca o: Proposi c ao 6 Todo segmento possui um u nico ponto m edio. Prova: Considere um segmento de reta AB . De acordo com os axiomas de medida de segmentos vistos na aula 2, existe um n umero real positivo que representa a medida de AB . Chamemos esse n umero de c. Ainda de acordo com aqueles axiomas, existe um segmento de reta, que chamaremos CD, cuja medida e exatamente c/2. Transportando CD para a semi-reta AB , obtemos um ponto M entre A e B tal que AM tem medida c/2 (veja a gura 65). Da , M B tamb em tem medida c/2, ou seja, AM M B , e M e ponto m edio do segmento AB .
B

Fig. 67: Ponto m edio do segmento AB .

Tomando um outro ponto N pertencente ao segmento AB , temos que N est a entre A e M ou entre M e B . Em ambos os casos a medida de AN e diferente da medida de N B ; isto e, N n ao e um ponto m edio de AB . Provamos ent ao que o segmento AB possui um u nico ponto m edio. Q.E.D.

53

CEDERJ

Perpendicularidade e paralelismo

MODULO 1 - AULA 5

Aula 5 Perpendicularidade e paralelismo


Objetivos Introduzir os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo. Introduzir o quinto postulado de Euclides, ressaltando sua grande import ancia hist orica e te orica. Apresentar os primeiros resultados decorrentes do quinto postulado.

Introdu c ao
Discutiremos nesta aula os importantes conceitos de perpendicularidade e paralelismo entre retas. J a vimos, na aula 1, que duas retas s ao paralelas quando n ao se intersectam. A seguir, veremos o que signica dizer que duas retas s ao perpendiculares. Deni c ao 12 Duas retas s ao ditas perpendiculares se elas se intersectam formando a ngulos retos.
Observe o desenho abaixo. As retas s ao paralelas ou n ao?

(a)

(b)

As retas s ao paralelas. Verique com uma r egua.

Fig. 68: a) Retas paralelas. b) Retas perpendiculares.

Usando os resultados das aulas anteriores, e poss vel provar as seguintes proposi co es:
55

CEDERJ

Perpendicularidade e paralelismo

Proposi c ao 7 Dados uma reta r e um ponto P , existe uma u nica reta s perpendicular a r passando por P .
P

r s
Fig. 69: Reta s perpendicular a r passando por P .

Proposi c ao 8 Dados uma reta r e um ponto P fora de r, existe uma reta s paralela a r contendo P .

s r

Fig. 70: Reta s paralela a r contendo P .

As provas dessas proposi co es est ao no Ap endice que aparece no nal da aula, e voc e deve estud a-las num segundo momento, ap os ter dominado o uso destas proposi co es para resolver problemas. Observe a gura 71.
P

Fig. 71: O ponto Q e o p e da perpendicular.

O ponto Q e chamado de p e da perpendicular baixada do ponto P a ` reta r e o ponto T pertencente a ` reta s e chamado de reexo do ponto P em rela ca o a ` reta r, desde que P Q QT .
CEDERJ 56

Perpendicularidade e paralelismo

MODULO 1 - AULA 5

Note que a palavra u nica no enunciado da proposi ca o 7 n ao aparece no enunciado da proposi ca o 8. Na verdade, n ao e poss vel provar, usando apenas os axiomas e os resultados anteriores, que s o existe uma reta com a propriedade desejada. Apresentamos, agora, o axioma que e conhecido como o Quinto Postulado de Euclides. Quinto Postulado de Euclides Por um ponto fora de uma reta passa uma u nica reta paralela a ` reta dada.
Voc e sabia que... A unicidade da paralela (chamado de Quinto Postulado de Euclides) foi proposta por Euclides como um axioma. Por muitos anos (mais de 2.000!) v arios matem aticos tentaram provar, sem sucesso, que a unicidade da paralela decorria dos outros axiomas. Foi somente na primeira metade do s eculo XIX que os matem aticos chegaram a ` conclus ao de que o quinto postulado n ao era demonstr avel a partir dos outros quatro. Isso ocorreu com a descoberta das chamadas geometrias n ao-euclidianas em que o quinto postulado de Euclides e substitu do por uma outra arma ca o que lhe e contradit oria. Essa descoberta est a associada ao nome de dois matem aticos que a obtiveram independentemente: J anos Bolyai (1802-1860) e Nikolai I. Lobachevsky (1793-1856).

Antes de obter algumas conseq u encias do Quinto Postulado de Euclides, deniremos o importante conceito de mediatriz de um segmento. Deni c ao 13 A mediatriz de um segmento e a reta perpendicular a esse segmento em seu ponto m edio (veja gura 72).
A

r
B

Fig. 72: A reta r e mediatriz do segmento AB .

Agora considere duas retas r e s; suponha que t e uma reta que corta as duas. A reta t e chamada transversal a `s retas r e s. Considere os oito a ngulos indicados na gura 73, numerados para facilitar a explica ca o.

2 1 4 3

s 5

6 8 7

Fig. 73: Paralelas cortadas por uma transversal. 57 CEDERJ

Perpendicularidade e paralelismo

Voc e sabia que...

Os a ngulos 3e 6, bem como os a ngulos 4e 5, s ao chamados alternos internos (pois cam em lados alternados de t, entre as retas r e s), enquanto os pares 1e 8e 2e 7 s ao ditos alternos externos. Chamam-se correspondentes os seguintes pares de a ngulos: 1e 5, 2e 6, 3e 7, e 4e 8. Note que, se um dos pares acima for congruente, os outros tamb em o ser ao. Proposi c ao 9 Se duas retas cortadas por uma transversal determinam um par de a ngulos alternos internos congruentes, ent ao as retas s ao paralelas. Prova:

J anos Bolyai 1802-1860 d.C., Rom enia. J anos Bolyai nasceu na Transilv ania, naquela epoca parte da Hungria e do Imp erio Austr aco. Entre 1820 e 1823, ele preparou um tratado sobre um sistema completo de Geometria n ao-euclidiana. Antes de o trabalho ser publicado, ele descobriu que Gauss tinha antecipado muito do seu trabalho. Embora Gauss nunca tivesse publicado seu trabalho nessa a rea, isso era um ponto de honra para Bolyai. Por em, o trabalho do Bolyai foi publicado em 1832 como ap endice de um ensaio, por seu pai. Consulte: http://www-groups.dcs. st-nd.ac.uk/~history/ Mathematicians/Bolyai. html

Suponha que r e s s ao cortadas por t, como na hip otese da proposi ca o. Se r e s n ao fossem paralelas, elas teriam um ponto em comum, como na gura 74.
t

Fig. 74: Proposi ca o 9.

Ter amos ent ao um tri angulo para o qual um a ngulo externo seria igual a um a ngulo interno n ao adjacente, o que seria contradit orio com o teorema do a ngulo externo. Logo r e s s ao paralelas. Q.E.D. Na proposi ca o seguinte utilizaremos pela primeira vez o Quinto Postulado de Euclides. Proposi c ao 10 Se duas retas paralelas s ao cortadas por uma transversal, os a ngulos alternos internos s ao congruentes. Prova: Sejam r e s duas retas paralelas cortadas por uma transversal t nos pontos A e B , respectivamente. Sejam C e F pontos de r e G e D pontos de s dispostos como na gura 75.

A proposi ca o 10 e quivalente a ` proposi ca o 29 do livro I dos Elementos, em que Euclides usou o Quinto Postulado pela primeira vez.

CEDERJ

58

Perpendicularidade e paralelismo

MODULO 1 - AULA 5

Voc e sabia que...


C F A

Fig. 75: t e transversal a `s retas paralelas r e s.

e ABD s Provaremos que os a ngulos BAC ao congruentes. Para isso, > ABD ou ABD > vamos supor que tal fato n ao aconte ca, ou seja, que B AC . B AC Em qualquer caso, no semiplano determinado por t que cont em C , tra camos a semi-reta AE tal que BAE ABD, como na gura 76. O lado > ABD , enquanto que o lado esquerdo da gura 76 representa o caso B AC > B AC . direito, o caso ABD
t
G E C A F B D G

t
B D

C E A

Fig. 76: Proposi ca o 10.

Nikolai I. Lobachevsky (1793-1856 d.C., R ussia) foi o primeiro a publicar um relato sobre Geometria n ao-euclidiana (1829). Seu trabalho atraiu pouca aten ca o quando apareceu porque foi publicado em russo e os russos que o leram zeram severas cr ticas. Em 1840, ele publicou um tratado em alem ao, atrav es do qual suas descobertas chegaram ao conhecimento de Gauss. Em uma carta a Schumacher, Gauss elogiou o trabalho de Lobachevsky, mas ao mesmo tempo reiterou sua prioridade nesse assunto. Lobachevsky n ao teve o merecido reconhecimento durante sua vida. De fato, em 1846 ele foi demitido da Universidade de Kazan, apesar dos vinte anos de not aveis servi cos prestados como professor e administrador. Somente ap os a morte de Gauss (1855), quando suas correspond encias foram publicadas, o mundo come cou a reconhecer os trabalhos de Lobachevsky sobre Geometria n ao-euclidiana.

As retas AE e s s ao cortadas por t de forma que os a ngulos alternos internos BAE e ABD s ao congruentes. Usando a proposi ca o 9, conclu mos que AE e paralela a s, e portanto existem duas paralelas a s (AE e r) passando pelo ponto A, o que contraria o Quinto Postulado de Euclides. n Chegamos a essa contradi ca o porque assumimos que B AC ao e congruente a ABD. Logo, devemos ter B AC ABD. Q.E.D.

O teorema a seguir e um dos mais utilizados da Geometria euclidiana.


59

CEDERJ

Perpendicularidade e paralelismo

Lei Angular de Tales A soma dos a ngulos internos de qualquer tri angulo e 180o .

Voc e sabia que... Considerado o primeiro l osofo grego, introdutor da Geometria na Gr ecia. Como rico negociante de azeite da cidade de Mileto, litoral da Asia Menor (atual Turquia), Tales percorreu in umeras vezes o litoral do Mediterr aneo, entre 600 a.C. e 550 a.C., e conheceu as obras de v arios matem aticos e astr onomos da regi ao, principalmente no Egito. Ao aposentar-se, dedicou-se a ` Matem atica e estabeleceu os primeiros postulados b asicos atribu da Geometria. E do a ele o c alculo da altura de uma pir amide a partir do comprimento de sua sombra, em determinado hor ario do dia e dependendo da posi ca o do sol. Na Filosoa, Tales defendeu a exist encia de uma subst ancia fundamental que d a origem ao movimento ea ` transforma ca o da vida. Para ele, o princ pio de tudo eaa gua. O morto resseca, enquanto os germes s ao u midos, e os alimentos cheios de seiva, ele dizia. At e Tales, todas as explica co es sobre o Universo eram mitol ogicas. Consulte: http://www-groups.dcs. st-nd.ac.uk/~history/ Mathematicians/Tales.html

Prova: Seja ABC um tri angulo e seja s a reta que passa por A e e paralela a ` reta BC , como na gura 77.

Fig. 77: Reta s paralela a ` reta que cont em os pontos B e C .

Sobre s marque pontos D e E . Como a reta AB e transversal a `s retas paralelas s e BC , podemos concluir, a partir da proposi ca o 10, que ABC DAB . Analogamente, considerando a transversal AC , podemos E AC . Logo, concluir que ACB + B AC + ACB = DAB + B AC + E AC = 180o ABC Q.E.D. Notas: 1) Como os a ngulos internos de um tri angulo equil atero t em todos a mesma medida, segue da Lei Angular de Tales que cada um deles mede 60o . E e 2) Se dois tri angulos ABC e DEF s ao tais que BC EF , B D , ent A ao ABC DEF . +B +C =D +E +F = 180 , ent D, B E De fato, como A ao A F e estamos no caso A.L.A. de congru eC encia, as vezes e referida como caso A.L.A . (l e-se a ngulo, lado, a ngulo oposto).

CEDERJ

60

Perpendicularidade e paralelismo

MODULO 1 - AULA 5

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... O que signica dizer que duas retas s ao paralelas ou perpendiculares. Que s o existe uma reta passando por um ponto e perpendicular a uma reta dada. Que s o existe uma reta passando por um ponto e paralela a uma reta dada. Que a ngulos alternos internos s ao congruentes. Que a soma dos a ngulos internos de um tri angulo e 180o .

Exerc cios
1. (PUC-SP, 1983) Considere a senten ca: Num plano, se duas retas s ao..........., ent ao toda reta............... a uma delas e..........` a outra A alternativa que preenche corretamente as lacunas e: (a) Paralelas, perpendicular, paralela (b) Perpendiculares, paralela, paralela (c) Perpendiculares, perpendicular, perpendicular (d) Paralelas, paralela, perpendicular (e) Perpendiculares, paralela, perpendicular 2. (UFMG, 1992) Com base nos dados da gura 78, pode-se armar que o maior segmento e:
A 70 o E

70 o 55 B o 65o C D

Fig. 78: Exerc cio 2.

(a) AB

(b) AE

(c)EC

(d) BC

(e) ED
61 CEDERJ

Perpendicularidade e paralelismo

= 25 e AE 3. Determine os a ngulos x e y indicados na gura 79 onde D e BD s ao segmentos de reta. (Lembre-se de que as indica co es dadas pelos tra cos curtos transversais signicam que AB AC CD e BC BE ).
A

y
E

Fig. 79: Exerc cio 3.

E na gura 80, sendo B = 20 . 4. Determine D P


P

Fig. 80: Exerc cio 4.

e . 5. Na gura 81, A e reto, BD e bissetriz de B CE e bissetriz de C C. Determine a medida de BF


A

E F D

Fig. 81: Exerc cio 5.

no tri 6. Determine o valor do a ngulo A angulo ABC da gura 82.


B

A
Fig. 82: Exerc cio 6.

CEDERJ

62

Perpendicularidade e paralelismo

MODULO 1 - AULA 5

7. Na gura 83 , B AC e reto e D e o ponto m edio de BC. Mostre que m(AD) =


m(BC ) . 2
B

A
Fig. 83: Exerc cio 7.

8. Determine a medida de AB na gura 84.


B 60 o 10

30

Fig. 84: Exerc cio 8.

eC na gura 85. 9. Determine as medidas dos a ngulos B


B

6 3

A
Fig. 85: Exerc cio 9.

C. 10. Na gura 86, o a ngulo B AC e reto e M N e bissetriz do a ngulo AM M. Determine o valor de AN


A

Fig. 86: Exerc cio 10.

63

CEDERJ

Perpendicularidade e paralelismo

11. Na gura 87, B AC e reto e M e o ponto m edio de BC . Determine . M AN


A

30 o M N

o 60

Fig. 87: Exerc cio 11.

. 12. Na gura 88, AB AC . Determine o valor de A


A

F E

D C
Fig. 88: Exerc cio 12.

13. Considere os tri angulos T1 , T2 , . . . , T12 da gura 89. Assinale os pares de tri angulos congruentes e indique o caso de congru encia.
o 35

3
o 70

2 T1 4 T2
60 o

8
35 o

10 T4

T3

25 o

3
35 o

3 T5 8 T6 6

oT 60 7

T8 4

70

3 5

20 o

3
o

T9
80

T 10 4

5
25 o

T 11 10

35 o

o 80

T12

20o

Fig. 89: Exerc cio 13. 64

CEDERJ

Perpendicularidade e paralelismo

MODULO 1 - AULA 5

14. Na gura 90 tem-se m(AC ) = m(P R) = 4, m(AB ) = m(RS ) = 3 e m(BC ) = 6.


A P 4 R

4 3

Fig. 90: Exerc cio 14.

Considere os casos: P , a) C S b) B e R c) C

Em que casos podemos determinar a medida de PS? 15. Seja ABC um tri angulo is osceles de base BC . Prove que a mediatriz de BC passa pelo ponto A. 16. (Dist ancia de ponto a reta) Sejam r uma reta e P / r. Se Q eo p e da perpendicular baixada de P a ` reta r, prove que Q e o ponto de r mais pr oximo de P . A medida do segmento P Q e denida como a dist ancia de P a r. 17. Prove que a medida de um a ngulo externo de um tri angulo e igual a ` soma das medidas dos a ngulos internos a ele n ao-adjacentes. 18. (Desao) Na gura 91, as retas r e s s ao perpendiculares.
s A

Fig. 91: Exerc cio 18.

Qual e o caminho mais curto para ir do ponto A ao ponto B tocando-se nas duas retas?
65

CEDERJ

Perpendicularidade e paralelismo

19. Seja ABC um tri angulo e r uma reta que n ao corta ABC . Sejam A , B e C os reexos de, respectivamente, A, B e C em rela ca o a r, como na gura 92.
B A C

C' A' B'

Fig. 92: Exerc cio 19.

Prove que o tri angulo A B C e congruente a ABC . 20. (FUVEST-2001) Na gura 93, tem-se que AD AE , CD CF e BA BC .
B

F E 80 A

o C

D
Fig. 93: Exerc cio 20.

mede 80o , ent mede: (a) 20o Se o a ngulo E DF ao o a ngulo ABC (b) 30o (c) 50o (d) 60o (e) 90o

CEDERJ

66

Perpendicularidade e paralelismo

MODULO 1 - AULA 5

Ap endice: Para saber mais...


Neste Ap endice vamos apresentar uma prova das proposi co es 7 e 8 que enunciamos nesta aula. Proposi c ao 7 Dada uma reta r e um ponto P , existe uma u nica reta s perpendicular a r passando por P . Prova: Temos dois casos a considerar: P r e P / r. O caso em que P r pode ser demonstrado facilmente a partir dos axiomas sobre medi ca o de a ngulos (veja a aula 2). No caso em que P / r, tome pontos distintos A e B em r e trace AP . No outro semiplano determinado por r, trace uma P AB (gura 94). semi-reta AC de modo que B AC
P

A E

Fig. 94:

Sobre AC marque o ponto D tal que AD AP . Seja E o ponto em DEA . que P D intersecta r. Prove que P AE DAE . Segue da que P EA Logo, P EA e reto e, portanto, P E e perpendicular a r. Est a provado, assim, que existe uma reta passando por P e perpendicular a r. Falta provar que n ao existe outra reta com essa propriedade. Suponha que exista outra reta P F que seja perpendicular a r (gura 95).
P

Fig. 95:

Use o teorema do a ngulo externo para mostrar que isso e um absurdo.


67

CEDERJ

Perpendicularidade e paralelismo

Proposi c ao 8 Dados uma reta r e um ponto P fora de r, existe uma reta s paralela a r contendo P . Sejam r uma reta e P / r. Seja P A a reta passando por P e perpendi B cular a r. Trace a semi-reta P B tal que AP e reto. Prove, por contradi ca o, que P B e paralela a r. (Se P B e r n ao fossem paralelas, elas se intersectariam em um ponto C , formando um tri angulo com dois a ngulos retos). Prova:

CEDERJ

68

Pol gonos

MODULO 1 - AULA 6

Aula 6 Pol gonos


Objetivos Introduzir o conceito de pol gono. Estabelecer alguns resultados sobre paralelogramos.

Introdu c ao
Deni c ao 14 Chamamos de pol gono uma gura plana formada por um n umero nito de segmentos de reta tais que: Cada extremo de cada segmento e extremo de exatamente dois segmentos; Os segmentos intersectam-se apenas nos extremos; Lados consecutivos n ao est ao contidos na mesma reta. Veja alguns exemplos na gura 96.

Fig. 96: Exemplos de pol gonos.

Na gura 97, voc e pode ver exemplos de outras guras planas que n ao s ao pol gonos (voc e deve dizer por que cada uma delas n ao satisfaz a ` deni ca o de pol gono).

Fig. 97: Exemplos de guras planas que n ao s ao pol gonos.

69

CEDERJ

Pol gonos

Cada extremo de cada segmento e chamado v ertice do pol gono, e os segmentos s ao chamados lados do pol gono. Um pol gono divide o plano em duas regi oes, uma limitada e outra ilimitada. A regi ao limitada e chamada interior do pol gono. Observe que n ao faz sentido falarmos de pol gonos com somente um lado ou somente dois lados. Deni c ao 15 O per metro de um pol gono e a soma das medidas de seus lados. Deni c ao 16 Uma diagonal e um segmento que liga dois v ertices do pol gono que n ao pertencem a um mesmo lado. Deni c ao 17 Um pol gono e dito convexo se, dados dois pontos quaisquer A e B no interior do pol gono, o segmento de reta AB est a contido no interior do pol gono. Na gura 98, os pol gonos (a) e (b) s ao convexos, enquanto o pol gono (c) n ao e convexo.

(a)

(b)

(c)

Fig. 98: (a) e (b) s ao convexos e (c) n ao e convexo.

Um tri angulo (que e um pol gono de tr es lados) e sempre convexo. O mesmo n ao acontece com outros pol gonos. Observe as guras 98 e 99. Alguns pol gonos com mais de tr es lados tamb em recebem nomes especiais.

Quadril atero - pol gono de quatro lados Pent agono - pol gono de cinco lados Hex agono - pol gono de seis lados Hept agono - pol gono de sete lados e assim sucessivamente.
CEDERJ 70

Pol gonos

MODULO 1 - AULA 6

Voc e sabia que... O Pent agono (Minist erio da Defesa dos EUA) tem esse nome porque o pr edio que o abriga tem esse formato.

(a)

(b)

Fig. 99: a) Quadril atero convexo. b) Quadril atero n ao-convexo.

Alguns quadril ateros recebem nomes especiais. Um paralelogramo e um quadril atero que tem os lados opostos paralelos. Um ret angulo e um quadril atero com todos os a ngulos retos. Um trap ezio e um quadril atero que possui um par de lados opostos paralelos, chamados de bases do trap ezio. Segue da proposi ca o 9 que todo ret angulo e um paralelogramo. Observe a gura 100.

(a)

(b)

(c)

Fig. 100: a) Paralelogramo. b) Ret angulo. c) Trap ezio.

Um losango e um paralelogramo que possui todos os seus lados congruentes. Um quadrado e um ret angulo que possui todos os lados congruentes. Veja a gura 101. Observe que todo quadrado e losango.

(a)

(b)

Fig. 101: a) Losango. b) Quadrado.

71

CEDERJ

Pol gonos

A Matem atica guarda uma rela ca o com o esteticamente agrad avel. Um exemplo disto encontra-se no chamado ret angulo a ureo, utilizado na arquitetura e nas artes, h a muito tempo. Um ret angulo a ureo e aquele no qual, ao se destacar um quadrado de lado igual ao menor lado do ret angulo, obt em-se um ret angulo menor que guarda propor ca o com o ret angulo original. Para construirmos um ret angulo a ureo, partimos de um quadrado (ABCD na gura). Localizamos o ponto m edio (M) de um lado do quadrado e medimos a dist ancia deste at e um de seus v ertices mais distantes (comprimento de M B ).
A B

Propriedades dos pol gonos


Usando os fatos que j a conhecemos a respeito de tri angulos, podemos mostrar algumas propriedades de outras guras planas, como veremos a seguir e at e o nal desta aula. Proposi c ao 11 Os lados opostos de um paralelogramo s ao congruentes. Prova: Considere um paralelogramo ABCD. Queremos mostrar que AB CD e BC AD. Para isso, vamos tra car a diagonal BD, e considerar os tri angulos DAB e BCD. Veja a gura 102.
A B

C
Fig. 102: Proposi ca o 11.

Quadrado ABCD e ponto m edio M . A essa medida somamos metade do lado do quadrado, obtendo, assim, o comprimento do ret angulo a ureo.

Temos que as retas AB e CD s ao paralelas e que a reta que cont em BD e transversal a `s duas. De acordo com a proposi ca o 10, os a ngulos A BD s e C DB ao congruentes. Do mesmo modo, mudando o ponto de vista, como e C BD AD e BC s ao paralelas e BD e transversal a `s duas, os a ngulos ADB s ao congruentes. O lado BD e comum aos dois tri angulos considerados. Juntando essas informa co es, conclu mos que, de acordo com o caso A.L.A., os tri angulos ADB e CBD s ao congruentes. Isso nos d a AB CD e BC AD. Q.E.D. Usando os mesmos argumentos utilizados na proposi ca o anterior, podese mostrar que os a ngulos opostos de um paralelogramo s ao congruentes (veja o exerc cio 9 desta aula). De acordo com a deni ca o, para vericar se um dado quadril atero e um paralelogramo, seria preciso constatar que os seus lados opostos s ao paralelos. As proposi co es a seguir d ao outras maneiras de chegar a essa conclus ao. Proposi c ao 12 Se um quadril atero possui os lados opostos congruentes, ent ao ele e um paralelogramo.

Ret angulo aureo. Comprimento de M B e igual ao comprimento de M E. Consulte: http://www.terravista.pt /Bilene/4331/geomcuriosidades.htm

CEDERJ

72

Pol gonos

MODULO 1 - AULA 6

Prova: Seja ABCD um quadril atero tal que AB CD e BC AD. Quere mos mostrar que a reta AB e paralela a ` reta CD e que a reta BC e paralela a ` reta AD. Para isso, vamos tra car o segmento BD, como na gura 103. Note que, de acordo com o caso L.L.L., os tri angulos ABD e CDB s ao congruentes.
A B

Simetria num rosto

Fig. 103: Proposi ca o 12.

e C DB s Da conclu mos que os a ngulos ABD ao congruentes, como tamb em s ao congruentes ADB e C BD. A reta BD e transversal a `s retas e C DB . AB e CD , e determina com elas a ngulos alternos internos ABD De acordo com a proposi ca o 9, como esses a ngulos s ao congruentes, podemos concluir que AB e CD s ao paralelas. Da mesma forma, como a reta BD tamb em e transversal a `s retas BC e AD, e forma com elas a ngulos e C BD , pela mesma proposi alternos internos ADB ca o conclu mos que BC e AD s ao paralelas. Isso prova que ABCD e de fato um paralelogramo. Q.E.D. Proposi c ao 13 Se um quadril atero possui um par de lados opostos paralelos e congruentes, ent ao esse quadril atero e um paralelogramo. Prova: Seja ABCD um tal quadril atero, com os lados AB e CD paralelos e congruentes. Trace a diagonal BD (gura 104). Queremos provar que os lados AD e BC s ao tamb em paralelos. Observe que a reta BD e transversal a `s retas paralelas AB e CD.
A B

Simetria num rosto. No desenho de Leonardo da Vinci representando um velho, o artista sobrep os ao esbo co um quadrado dividido em ret angulos, alguns dos quais se aproximam do ret angulo a ureo. O ret angulo a ureo e considerado a forma geom etrica mais agrad avel a ` vista.

D A B

C B

Fig. 104: AB CD, AB e CD paralelas. 73 CEDERJ

Pol gonos

e CDB Segue da proposi ca o 10 que os a ngulos alternos internos ABD s ao congruentes. Pelo caso de congru encia L.A.L., os tri angulos ABD e CDB s ao congruentes. e C BD s Como conseq u encia, ADB ao congruentes. A reta BD tamb em e transversal a `s retas AD e BC . Com essas retas, BD forma a ngulos alternos e C BD ; usando a proposi internos ADB ca o 9, segue que AD e BC s ao paralelas. Com isso, podemos concluir que ABCD e um paralelogramo. Q.E.D. Encerraremos esta aula apresentando um resultado sobre quadril ateros convexos. Proposi c ao 14 A soma dos a ngulos internos de qualquer quadril atero convexo e 360 o . Prova: Seja ABCD um quadril atero convexo; trace a diagonal AC (gura 105).
Presen ca do ret angulo aureo no Partenon O Partenon de Atenas se encaixa quase perfeitamente no ret angulo a ureo, reconstituindo-se a c upula retangular de sua fachada. Embora seja dotado de v arias propor co es geometricamente equilibradas, provavelmente seus construtores, no s eculo V a.C., n ao tinham sen ao conhecimento intuitivo da propor ca o a urea.
A B

Fig. 105: Proposi ca o 14.

Note que a soma dos a ngulos internos de ABCD e a soma dos a ngulos internos de ABC mais a soma dos a ngulos internos de ADC . Mas a soma dos a ngulos internos de qualquer tri angulo e 180o (veja a lei angular de Tales na Aula 5). Logo, a soma dos a ngulos internos de ABCD e 360o A Lei Angular de Tales tamb em permite calcular a soma dos a ngulos internos de qualquer pol gono convexo (veja exerc cio 16 desta aula).

CEDERJ

74

Pol gonos

MODULO 1 - AULA 6

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... O que e um pol gono. As deni co es de paralelogramo, de ret angulo, de trap ezio, de losango e de quadrado. Que os lados opostos de um paralelogramo s ao congruentes. Que um quadril atero que tem os lados opostos congruentes e um paralelogramo. Que um quadril atero que tem um par de lados opostos paralelos e congruentes e um paralelogramo.

Exerc cios
1. Diga se cada uma das arma co es abaixo e verdadeira ou falsa: a) Todo quadrado e losango. b) Todo losango e quadrado. c) Se dois a ngulos opostos de um quadril atero s ao congruentes, ent ao esse quadril atero e um paralelogramo. d) Todo paralelogramo que tem dois lados adjacentes congruentes e losango. 2. Na gura 106, ABCD e um paralelogramo, m(AB ) = 7 cm, m(P C ) = 3 cm e os a ngulos destacados s ao congruentes. Determine o per metro do paralelogramo.
B P C

Fig. 106: Exerc cio 2.

75

CEDERJ

Pol gonos

3. Na gura 107, ABCD e um quadrado e ABP e um tri angulo equil atero. . Determine ADP
D P C

Fig. 107: Exerc cio 3.

4. Na gura 108, ABCD e um quadrado. Prove que DEF e equil atero.


C E B

o 15

F D 15 o A

Fig. 108: Exerc cio 4.

5. Prove que as diagonais de um paralelogramo intersectam-se em um ponto que e ponto m edio de cada diagonal. 6. Na gura 109, ABCD e um paralelogramo, m(AD) = 20 cm, m(BQ) = 12 cm e BF BQ. Determine o per metro desse paralelogramo.
D A

Fig. 109: Exerc cio 6.

7. Na gura 110, ABC e ret angulo de hipotenusa BC , AN e BC s ao paralelos, BN e AM s ao paralelos e M B M C . Prove que AM BN e um losango.
B M

Fig. 110: Exerc cio 7. CEDERJ 76

Pol gonos

MODULO 1 - AULA 6

8. (UFMG-1990) Na gura 111, ABC e equil atero com 8 cm de lado e MN e paralelo a BC .


A

Fig. 111: Exerc cio 8.

A medida de M N para o qual o per metro de M N CB e igual ao per metro de AM N e: a) 2 cm b) 3 cm c) 4 cm d) 5 cm e) 6 cm 9. Prove que os a ngulos opostos de um paralelogramo s ao congruentes. 10. Prove que as diagonais de um losango s ao perpendiculares. 11. Um trap ezio e chamado is osceles se os lados n ao paralelos s ao congruentes. Se ABCD e um trap ezio is osceles em que AB e uma base, prove B eC D . que A 12. Prove que as diagonais de um paralelogramo se intersectam em um ponto que e ponto m edio das duas diagonais. 13. As diagonais de um quadril atero convexo s ao bissetrizes dos a ngulos dos v ertices. Prove que esse quadril atero e um losango. 14. Prove que retas paralelas s ao equidistantes. Mais precisamente, se r e s s ao retas paralelas, prove que a dist ancia de A a s e igual a ` dist ancia de B a s, quaisquer que sejam A , B r. 15. Prove que as diagonais de um trap ezio is osceles s ao congruentes. 16. Prove que a soma dos a ngulos internos de um pol gono convexo de n lados e (n 2)180o . Sugest ao: Divida o pol gono em n 2 tri angulos usando as diagonais que partem de um ponto. 17. Prove que o n umero de diagonais de um pol gono de n lados e dado n(n 3) . pela f ormula 2
77 CEDERJ

C rculos

MODULO 1 - AULA 7

Aula 7 C rculos
Objetivos Apresentar as posi co es relativas entre retas e c rculos. Apresentar as posi co es relativas entre dois c rculos. Determinar a medida de um a ngulo inscrito.

Introdu c ao
O c rculo e considerado por muitos como a forma geom etrica plana mais perfeita poss vel. Relacionados aos c rculos est ao grandes problemas da Geometria, como o da quadratura do c rculo e o da determina ca o do valor do n umero . Daremos, agora, a deni ca o formal de c rculo. Deni c ao 18 C rculo e uma gura geom etrica formada por todos os pontos do plano que est ao a uma mesma dist ancia de um ponto xado no plano. O ponto xado e chamado centro do c rculo, e a dist ancia de qualquer ponto do c rculo ao centro e chamada raio do c rculo. Tamb em chamamos de raio a qualquer segmento que liga o centro a um ponto do c rculo. Veja a gura 112.

c
O

Fig. 112: C rculo de centro O e raio c

79

CEDERJ

C rculos

Qualquer segmento ligando dois pontos de um c rculo e chamado de corda. Uma corda que passa pelo centro e chamada de di ametro. A medida de um di ametro e tamb em chamada de di ametro. Veja a gura 113.
D B
O n umero e a quadratura do c rculo O e um n umero com caracter sticas muito especiais. Uma delas e ser transcendente, ou seja, n ao e um n umero alg ebrico, pois n ao e raiz de nenhum polin omio com coecientes racionais. A possibilidade de constru ca o com r egua e compasso de um quadrado de a rea igual a de um c rculo dado e chamado de problema da quadratura do c rculo. A solu ca o desse problema dependia inteiramente de o ser ou n ao alg ebrico. O teorema de Lindemann provou ent ao a transcend encia do e que o problema da quadratura do c rculo e imposs vel pelas regras da Geometria grega. Portanto, a transcend encia do implica que n ao existe uma constru ca o com r egua e compasso para construir um quadrado com a rea igual a ` de um c rculo dado.

C O A

Fig. 113: Cordas de um c rculo.

Um c rculo divide o plano em duas regi oes: interior do c rculo e exterior do c rculo. Um ponto est a no interior (ou dentro) de um c rculo de raio r se a dist ancia desse ponto ao centro do c rculo for menor do que r. Se essa dist ancia for maior do que r, o ponto est a no exterior (ou fora) do c rculo.

Arcos e medida de arcos


e, com centro em A, trace um c Considere um a ngulo BAC rculo de raio qualquer, como na gura 114.
B B 1

C1 C

divide o c Fig. 114: O a ngulo B AC rculo em dois arcos.

em pontos B1 e C1 . O a Esse c rculo intersecta os lados de BAC ngulo BAC divide o c rculo em dois arcos. Como denotar cada um desses arcos? Note que os dois t em como extremidade os mesmos pontos B1 e C1 . Quando houver d uvida, consideraremos dois outros pontos, X e Y , um em cada arco, e usaremos a nota ca o B1 XC1 para designar o arco que cont em X , e B1 Y C1 para designar o arco que cont em Y (veja a gura 115).
CEDERJ 80

C rculos

MODULO 1 - AULA 7

X
A

Voc e sabia que...


C1 C

. Fig. 115: Arcos determinados pelo a ngulo A

mede 180o , dizemos que o arco B1 XC1 (e tamb Quando BAC em B1 Y C1 ) assim determinado e um semic rculo. Melhor dizendo, cada um dos arcos determinados por uma reta que corta o c rculo passando pelo centro e um semic rculo. A medida de um semic rculo, por deni ca o, e 180 o e de um claro que essa maneira de medir c rculo inteiro (de raio qualquer) e 360o . E n ao d a o comprimentodo c rculo (que certamente depende do tamanho do raio, e que est a relacionado com o n umero que mencionamos anteriormente - para entender melhor, veja a gura 116).
X

Carl Louis Ferdinand von Lindemann 1852-1939 d.C. Alemanha. Lindemann foi o primeiro a provar que e transcendental. Naquela epoca j a havia sido provado que o n umero e e transcendental. Usando m etodos similares aos usados para o n umero e, Lindemann provou que e transcendental. Consulte: http://www-groups.dcs. st-nd.ac.uk/~history/ Mathematicians/Lindemann. html

B1

180 o
A

C1

Y
Fig. 116: Medida em graus de um c rculo: 360o .

Deniremos, a seguir, a medida de um arco qualquer. Deni c ao 19 e um c Dado um a ngulo agudo B AC rculo centrado em A, a medida do e a medida menor arco determinado por B AC e a mesma medida de B AC . do maior arco determinado por B AC e 360o B AC Usaremos a mesma nota ca o para designar o arco e a sua medida. Por exemplo, chamaremos a medida do arco B1 XC1 de B1 XC1 .
81

CEDERJ

C rculos

Posi co es relativas entre retas e c rculos


Voc e sabia que...

Dados uma reta r e um c rculo no plano, existem tr es possibilidades: r n ao intersecta ( r e exterior a ), r intersecta em dois pontos (r e secante a ) ou r intersecta em apenas um ponto (r e tangente a ). Veja essas possibilidades na gura 117.

Hipparkhus (ou Hiparco) nasceu em Nic eia, na Bit nia, viveu em Alexandria, mas trabalhou sobretudo em Rodes, entre 161 e 126 a.C. Destacou-se pelo m etodo e rigor de suas observa co es. Hipparkhus foi um dos cientistas mais representativos da epoca alexandrina. Como os babil onios, ele tamb em acreditava que a melhor base para realizar contagens era a base 60. Os babil onios n ao haviam escolhido a base 60 por acaso. O n umero 60 tem muitos divisores e pode ser facilmente decomposto num produto de fatores, o que facilita muito os c alculos, principalmente as divis oes. Consulte: http://www-groups.dcs. st-and.ac.uk/~history/ Mathematicians/ Hipparchus.html

(a)

(b)

(c)

Fig. 117: a) Reta exterior. b) Reta tangente. c)Reta secante.

Considere agora um c rculo de centro no ponto O, um ponto A e o segmento OA que liga o centro do c rculo ao ponto A. Seja r a reta que passa por A e e perpendicular ao segmento OA (veja gura 118). Vamos mostrar a seguir que r e tangente ao c rculo . De fato, se tomarmos qualquer outro ponto B em r e considerarmos o tri angulo OAB , veremos que o a ngulo o B AO, que mede 90 , e o seu maior a ngulo. Como o lado oposto a ele e OB , esse segmento e maior que OA. Como a medida de OA e o raio do c rculo, o ponto B est a fora de . Mostramos ent ao que um ponto de r que n ao seja A est a fora de , ou seja, que A e o u nico ponto na interse ca o de r e . Portanto r e tangente a .
r

A O B

Fig. 118: Reta que passa por A e e perpendicular a OA.

Qualquer reta que passe por A diferente de r intersecta em dois pontos. Embora esse fato seja bastante intuitivo, ele necessita de uma prova. No Ap endice apresentamos uma prova deste fato. Podemos ent ao armar que uma reta passando por A e tangente a se, e somente se, e perpendicular a OA. Destacamos este resultado logo a seguir.
CEDERJ 82

C rculos

MODULO 1 - AULA 7

Toda reta tangente a um c rculo e perpendicular ao raio no ponto de tang encia. Toda reta perpendicular a um raio em sua extremidade e tangente ao c rculo.

Trataremos, agora, das posi co es relativas entre c rculos.

Posi co es relativas entre c rculos


Dados dois c rculos, temos as seguintes possibilidades: os dois c rculos n ao se intersectam, os dois c rculos se intersectam em um ponto ou os dois c rculos se intersectam em dois pontos. Por em, cada um desses casos pode ser subdividido, como veremos a seguir. C rculos que n ao se intersectam Para o caso em que os c rculos n ao se intersectam, h a duas possibilidades: cada c rculo est a contido no exterior do outro (veja gura 119) ou um dos c rculos est a contido no interior do outro (veja gura 120).
1 2 O'

Fig. 119: C rculo exterior a outro c rculo.

1 2 O O'

Fig. 120: C rculo interior a outro c rculo.

C rculos secantes Dizemos que dois c rculos s ao secantes quando eles se intersectam em dois pontos (veja gura 121).
83 CEDERJ

C rculos

1 A 2 O' B

Fig. 121: C rculos secantes.

Nesse caso, prova-se que a reta que liga os dois centros O e O e a mediatriz do segmento determinado pelos pontos de interse ca o dos c rculos. Com efeito, tra cando-se os segmentos OA, OB , O A, O B e AB , formamos os tri angulos is osceles OAB e O AB , ambos de base AB (veja gura 122). Mas sabemos do exerc cio 15 da aula 6 que num tri angulo is osceles a mediatriz da base passa pelo v ertice oposto. Assim, a mediatriz de AB passa por O e por O , ou seja, a reta OO e mediatriz de AB .
1 A O B O' 2 O B
Fig. 122: A reta contendo O e O e mediatriz de AB .

1 A 2 O'

1 A O' B 2

C rculos tangentes Dizemos que dois c rculos s ao tangentes quando eles se intersectam em um ponto. Para c rculos tangentes temos dois casos a considerar: c rculos tangentes exteriormente e c rculos tangentes interiormente. No primeiro caso, os dois c rculos intersectam-se em um ponto e todos os outros pontos de cada um deles est a no exterior do outro (veja gura 123).

O'

Fig. 123: C rculos tangentes exteriormente. CEDERJ 84

C rculos

MODULO 1 - AULA 7

Nesse caso, o ponto de encontro pertence ao segmento OO e a reta perpendicular a ` reta OO no ponto de encontro e tangente aos dois c rculos (veja o exerc cio 7). O ponto de encontro e chamado de ponto de tang encia. Veja a gura 124.
r

T O

O'

Fig. 124: r e tangente aos dois c rculos.

No caso de c rculos tangentes interiormente, os dois c rculos intersectamse em um ponto e todos os outros pontos de um deles est a no interior do outro (veja a gura 125).

O'

Fig. 125: C rculos tangentes interiormente.

Nesse caso, O, O e o ponto de encontro s ao colineares e a reta tangente a um dos c rculos no ponto de encontro e tamb em tangente ao outro (veja o exerc cio 8). O ponto de encontro e chamado ponto de tang encia (veja a gura 126).
r

O'

Fig. 126: r e tangente aos dois c rculos. 85 CEDERJ

C rculos

Angulos centrais e angulos inscritos


Vamos agora ver algumas deni co es de a ngulos relacionadas a c rculos.
Voc e sabia que...

Deni c ao 20 (Angulo central) Um a ngulo central de um c rculo e um a ngulo com v ertice no centro do c rculo.

Deni c ao 21 (Angulo inscrito) Um a ngulo inscrito e um a ngulo com v ertice sobre o c rculo e cujos lados s ao semi-retas tangentes ou secantes ao c rculo (veja a gura 127).
Erat ostenes 276-194 a.C. Cirene, Gr ecia.
C

Ge ografo, matem atico, astr onomo, poeta e l osofo grego. Erat ostenes viveu parte da juventude em Atenas. Foi um atleta bastante popular, destacando-se em v arias modalidades esportivas. Autor de muitos livros de Astronomia e Geometria, escreveu ainda poesias e textos para teatro. Nenhuma de suas obras, por em, chegou at e n os. Tudo o que sabemos sobre Erat ostenes e atrav es de outros autores. Uma das quest oes que desaaram os matem aticos e astr onomos da Antig uidade foi a determina ca o do tamanho do Sol e da Lua. Para chegar a essas medidas, era necess ario conhecer o tamanho da circunfer encia da Terra. Muitos matem aticos daquela epoca se dedicaram a medir a Terra, mas foi Erat ostenes quem fez a demonstra ca o mais interessante. Consulte: http://www-groups.dcs. st-and.ac.uk/~history/ Mathematicians/ Erastostenes.html

Fig. 127: Angulos inscritos.

de um c Dado um a ngulo inscrito B AC rculo , o arco de c rculo contido na uni ao do interior com os lados de B AC e chamado arco subentendido por . Diz-se tamb subentende tal arco (veja gura 128). B AC em que B AC
B

. Fig. 128: BDC e o arco subentendido por BAC

CEDERJ

86

C rculos

MODULO 1 - AULA 7

Medida do angulo inscrito


Podemos agora determinar a medida de um a ngulo inscrito atrav es da seguinte proposi ca o:

Proposi c ao 15 A medida de um a ngulo inscrito e a metade da medida do arco que ele subentende. Prova: um a Seja B AC ngulo inscrito em um c rculo centrado em O. Dividiremos a prova em v arios casos, dados pela gura 129. Faremos a prova de alguns casos e deixaremos os demais como exerc cio.

B B B C O C

A O

A O

B C

O C

O C

Fig. 129: Diversas congura co es de a ngulos inscritos.

Caso 1: Um dos lados do angulo B AC e tangente ao c rculo e o outro passa pelo centro. Suponha que AB seja o lado tangente e AC o lado que passa por O. mede 90o . Como o arco subentendido por Nesse caso j a vimos que B AC ao h a o que provar. B AC e um semic rculo (mede 180o ), n s Caso 2: Os dois lados de B AC ao secantes ao c rculo e um deles passa pelo centro. Suponha que AC seja o lado que passa por O e trace o segmento BO, como na gura 130.
87

CEDERJ

C rculos

Fig. 130: Caso 2.

+ ABO + AOB = 180o . Assim, Sabemos que B AO + ABO = 180o AOB = B OC B AO Como B OC e um a ngulo central, sua medida e a mesma do arco que ele subentende. Como o tri angulo OAB e is osceles com base AB (pois AO e mede a metade BO s ao raios), temos que B AO = ABO, e, portanto, B AC do arco que ele subentende. Caso 3: Um dos lados de B AC e tangente ao c rculo e o ponto O est a fora de B AC . Suponha que AB seja o lado tangente e trace a semi-reta AO. Seja D o ponto em que essa semi-reta intersecta e escolha um ponto X em que (gura 131). esteja no interior de DAC
B C

X
A

Fig. 131: Caso 3.

= 90o . Pelo caso 2, CAD = Pelo caso 1, BAD = BAD CAD , temos BAC

m( CXD ) . 2

Da , como

= 90o m( CD ) = m(ACD) m(CXD) . BAC


2 2

Da conclu mos que a medida de B AC e a metade da medida do arco que ele subentende.
CEDERJ 88

C rculos

MODULO 1 - AULA 7

Caso 4: Um dos lados de B AC e tangente ao c rculo e o ponto . O pertence ao interior de B AC Suponha que AB seja o lado tangente e trace a semi-reta AO. Chame de D ao outro ponto onde AO intersecta (gura 132).
B

X
C

Fig. 132: Caso 4.

= 90o e DAC = Segue dos casos 1 e 2 desta demonstra ca o que B AD


m(DXC ) . , onde X e um ponto de no interior do a ngulo D AC 2

Logo, + DAC B AC = B AD = 90o + = =


m(DXC ) 2

m(AY D) m(DXC ) + 2 2 m(ADC ) . 2

Os dois pr oximos casos t em demonstra ca o muito parecida com a deste caso: em ambos deve ser tra cada a semi-reta AO. Vamos deixar as demonstra co es como exerc cio. Procure usar os casos anteriores para prov a-los. Abaixo seguem os enunciados. s Caso 5: Os dois lados de B AC ao secantes e o ponto O est a no interior de B AC (gura 129). s Caso 6: Os dois lados de BAC ao secantes e o ponto O est a (gura 129). no exterior de B AC s Caso 7: Os dois lados de B AC ao tangentes a . Nesse caso, BAC e um a ngulo raso (180o ) e o arco subentendido por B AC e a circunfer encia inteira (3600 ). Veja a gura 129.
89

CEDERJ

C rculos

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... Quais as posi co es relativas entre retas e c rculos. Quais as posi co es relativas entre dois c rculos. Que uma reta e tangente a um c rculo em um ponto se, e somente se, ela e perpendicular ao raio que passa por esse ponto. Qual a medida de um a ngulo inscrito.

Exerc cios
1. Fa ca as provas dos casos 5 e 6 da proposi ca o 15. 2. Na gura 156, o arco AXD mede 110o e o arco BY C mede 40o . De. termine a medida do a ngulo E
E

Y C

A D X

Fig. 133: Exerc cio 2.

3. Na gura 157, o arco BXD mede 90o e o arco AY C mede 40o . Deter . mine a medida do a ngulo BED
C Y E A D X B

Fig. 134: Exerc cio 3.

CEDERJ

90

C rculos

MODULO 1 - AULA 7

na gura 135, sabendo que AB 4. Determine o valor do a ngulo A e tangente ao c rculo.

130

90o

D C
Fig. 135: Exerc cio 4.

eB da gura 136. 5. Determine os valores dos a ngulos A

B D
o 60 70 o

C
Fig. 136: Exerc cio 5.

6. Na gura 158, O e o centro do c rculo, AB , AC e P R s ao tangentes ao o = 28 . Determine P OR . c rculo e A

A Q R

Fig. 137: Exerc cio 6.

91

CEDERJ

C rculos

7. Sejam 1 e 2 c rculos tangentes exteriormente em um ponto T . Sejam O o centro de 1 e O o centro de 2 . Prove que T pertence ao segmento OO e que a reta perpendicular a OO em T e tangente aos dois c rculos.

8. Sejam 1 e 2 c rculos tangentes interiormente em um ponto T . Sejam O o centro de 1 e O o centro de 2 . Prove que O, O e T s ao colineares e que a reta tangente a 1 em T e tamb em tangente a 2 . 9. Seja AB uma corda (que n ao e um di ametro) de um c rculo. Prove que a mediatriz de AB passa pelo centro do c rculo. 10. Sejam AB uma corda de um c rculo centrado em O e A B uma corda de um c rculo centrado em O . Se os dois c rculos t em o mesmo raio e B s AB A B , prove que os a ngulos centrais AOB e A O ao congruentes. 11. Sejam um c rculo e r uma reta. Seja a gura formada pelos reexos de todos os pontos de em rela ca o a r. Prove que e um c rculo. 12. (Desao) Seja AB um segmento e r uma reta paralela a ` reta AB , como na gura 138.
C

Fig. 138: Exerc cio 12.

seja o maior poss Determine o ponto C r para que o a ngulo ACB vel.

CEDERJ

92

C rculos

MODULO 1 - AULA 7

Ap endice: Para saber mais...


Nos argumentos abaixo, voc e encontra uma prova do seguinte fato: Se uma reta r corta um c rculo de centro O no ponto A, e r n ao e perpendicular ao segmento OA ent ao r corta o c rculo tamb em em um outro ponto C . seja um Seja OA um segmento e seja AB uma semi-reta tal que O AB a ngulo agudo (gura 139). Mostre que existe um ponto C = A em AB tal que OA OC .
B

Fig. 139:

Como conseq u encia, se A e um ponto de um c rculo centrado em O e r for qualquer reta que passe por A e n ao seja perpendicular a OA, ent ao r corta o c rculo em dois pontos (gura 140).

O r C r

Fig. 140:

93

CEDERJ

Teorema de Tales

MODULO 1 - AULA 8

Aula 8 Teorema de Tales


Objetivos Apresentar o Teorema de Tales. Preparar o estudo de semelhan ca de tri angulos.

Introdu c ao
O objetivo central desta Aula 8 e provar o Teorema de Tales. Pela primeira vez neste curso aparece uma id eia nova envolvida nos argumentos a id t ecnicos que usaremos para a prova desse Teorema. E eia de limite ou converg encia de n umeros reais. Pela sua import ancia na matem atica, e pelo papel fundamental que representam, estas id eias deveriam ser estudadas e maturadas desde o jardim de inf ancia. Pode-se dizer que grande parte da Matem atica trata de conjuntos, estruturas nos conjuntos e fun co es entre conjuntos que preservam estas estruturas. A abordagem que expressa estes assuntos e a converg encia e o limite. Mas voltemos ao nosso ch ao de f abrica, nossa pedreira, ap os estas divaga co es. Como tudo em matem atica, para chegar ao nosso objetivo temos toda uma seq u encia de tijolinhos ou cap tulos a serem preenchidos, preparados, at e o ato nal, que e a prova do Teorema. Por isso, Matem atica n ao e como novelas de televis ao: se voc e perde um cap tulo, possivelmente perde a conex ao com a trama e pode correr o risco de torcer pelo vil ao! Vamos ao nosso primeiro tijolinho. Nesta proposi ca o e nas seguintes, as propriedades que conhecemos sobre paralelogramos ser ao muito utilizadas. Proposi c ao 16 Sejam tr es retas paralelas m, n e r cortadas por retas transversais s e t. Sejam A, B, C e E, F, G os pontos de interse ca o de s e t, respectivamente, com as retas m, n e r. Se AB = BC ent ao EF = F G (veja gura 141).
s A B C t E F G m n r
Nota: No texto, desta aula, estamos usando nota co es do tipo AB = 2 para signicar que a medida do segmento AB e 2. Isto e estamos substituindo a nota ca o mais pesada m(AB ) = 2. Do mesmo modo escrevemos DM = M N para expressar que os segmentos tem a mesma medida.

Fig. 141: 95 CEDERJ

Teorema de Tales

Prova: Se t e paralela a s n ao precisamos provar nada, porque nesta situa ca o ABF E e BCGF seriam paralelogramos (lados opostos paralelos). Isto garantiria que AB = EF e BC = F G. Como AB = BC , todos os segmentos seriam iguais. Em particular BC = F G. Vamos supor ent ao que t n ao e paralela a s. Construimos pelos pontos E e F as retas t1 e t2 , respectivamente, ambas paralelas a s. Veja a gura 142.
s t t1 t2 A B C I L
Fig. 142:

E H F G

m n r

H, I e F, L s ao os pontos de interse ca o de t1 e t2 com n e r, respectivamente. A conclus ao agora e conseq u encia direta da seguinte congru encia de tri angulos: EHF F LG Antes de continuar, interrompa a leitura, examine a gura 142 com suas propriedades, pegue um papel para rascunho e tente antecipadamente responder a duas quest oes: - Qual caso de congru encia garante EHF F LG? - Por que a congru encia encerra a prova da proposi ca o? Insista numa resposta sua... encontrou alguma pista... use propriedades de paralelas e transversais... releia os argumentos at e aqui desenvolvidos... lute um pouco com as duas quest oes propostas... se passaram 15 minutos e voc e n ao avan cou venha conosco no caminho da resposta! De fato, ABHE e paralelogramo (lados paralelos) e ent ao AB = HE . Tamb em BCIH e HILF s ao paralelogramos e ent ao BC = HI = F L. Conclus ao: O lado L que aparece no caso A.L.A. est a garantido, pois EH = F L A congru encia EHF F LG e garantida pelo caso A.L.A.

CEDERJ

96

Teorema de Tales

MODULO 1 - AULA 8

Tamb em, usando n e r como paralelas e t como transversal encontramos que = EF H ( F GL angulos correspondentes) Tamb em, usando t1 e t2 como paralelas e t como transversal encontramos que G = HEF LF ( angulos correspondentes). Ora, a soma dos a ngulos internos de um tri angulo e 180 . Com dois a ngulos coincidindo em medidas, o terceiro tamb em coincidir a. Isto e, = F LG. E HF Portanto a congru encia vale pelo caso A.L.A. Est a respondida a primeira quest ao. Vamos a ` segunda quest ao: por que a congru encia EHF F LG encerra a prova? Pedimos que voc e leia o enunciado da proposi ca o de novo para ver que a conclus ao salta aos olhos! Ora EHF F LG EF = F G, onde quer amos chegar. Vamos agora explorar o resultado que acabamos de provar para tirarmos uma importante consequ encia. - Voc e sabe o que e um feixe de paralelas no plano? Um feixe de paralelas e um conjunto de retas do plano onde quaisquer duas delas s ao paralelas. O conjunto de retas formando o feixe deve possuir no m nimo duas retas, podendo ter um n umero nito ou mesmo innito de retas. Na gura 143 abaixo representamos um feixe de paralelas com 5 retas.

Fig. 143: .

Estamos em condi ca o de enunciar um resultado que e conseq u encia direta da Proposi ca o 16.
97

CEDERJ

Teorema de Tales

uma proposi Corol ario: E ca o obtida como conseq u encia direta de outra proposi ca o

Corol ario 1 Considere um feixe de paralelas no plano, contendo um n umero nito de retas e duas retas transversais s e t intersectando o feixe. Se a transversal s determina segmentos consecutivos de mesmo comprimento, o mesmo ocorrer a com os segmentos consecutivos determinados no feixe pela reta transversal t. Prova: Na gura 144, representamos um feixe com 4 retas. Vamos provar o resultado neste caso.
A B C D s t H G F E r m n p

Fig. 144: .

O enunciado garante que AB = BC = CD e pede para provar que EF = F G = GH . evidente que o resultado E e verdadeiro, basta usar a proposi ca o 16 duas vezes. Primeiro, considerando as retas r, m e n para concluir que AB = BC EF = F G; e em seguida usar as retas m, n e p, para concluir que e verdadeira a seguinte implica ca o: BC = CD F G = GH. - Voc e j a percebeu que chegamos, n ao? A partir de agora talvez estejamos malhando em ferro frio, tudo est a dito e mais nada se acrescenta. Mas vamos l a! As duas conclus oes acima reunidas mostram que AB = BC = CD EF = F G = GH. Apesar da prova ter sido feita para um feixe com 4 retas, e evidente que vale para 52 ou 52 milh oes de retas, ou um n umero qualquer n N de retas.
CEDERJ 98

Teorema de Tales

MODULO 1 - AULA 8

Mais uma vez, recordamos que nosso objetivo central nesta aula e provar o Teorema de Tales (se tiver curiosidade leia o enunciado no texto adi um resultado muito importante, ferramenta de primeira linha, que ante). E abre muita portas. No entanto quero convidar voc e a reetir sobre um argumento crucial que aparecer a na prova do Teorema de Tales. Em primeiro lugar considere on n umeros naturais N = {0, 1, 2, ...}, os quais podem ser representados sobre a parte positiva da reta real R. A reta R e onde representamos todos os n umeros reais. veja gura 145 .
x

n+1

Fig. 145:

Na parte positiva da reta real R, est ao localizados todos os n umeros reais positivos. Temos a seguinte propriedade: dado um n umero real x > 0, existe um n umero natural n, tal que n > x . Esta propriedade e chamada de Princ pio Arquimediano em homenagem ao grande matem atico e engenheiro grego Arquimedes (s ec IV a.C.) Usando o Princ pio Arquimediano como base, pe co para voc e pensar sobre a seguinte pergunta. Considere um n umero real B que possui duas propriedades: B0 B<

1 , para todo n umero natural n > 0. n

- Quem e o n umero B ? Reita um pouco sobre as propriedades de B . S ao duas camisas de for ca obrigando B a revelar sua identidade, seu lugar na reta real R, gura 145. Releia a pergunta e insista numa resposta sua... Voc e respondeu corretamente se cravou B = 0. De fato, eau nica alternativa para o DNA de B . Por que? Em primeiro lugar B 0. Vamos provar que a suposi ca o B > 0 e absurda e nos leva a contradi co es, deixando-nos como u nica alternativa B = 0. 1 De fato, se B > 0 ent ao > 0 e pelo Princ pio Arquimediano existe um B 1 umeros positin umero natural n > 0, tal que n > . Como tratamos com n B vos, podemos inverter as posi co es dos n umeros para concluir que 1 B> . n
99 CEDERJ

Teorema de Tales

Este resultado diz que existe um n umero natural n, para o qual a segunda propriedade de B n ao e satisfeita. Esta contradi ca o mostra que B > 0 n ao e poss vel. Logo B = 0. Vamos, sem mais delongas ao n umero principal de nosso espet aculo, aquele pelo qual pagamos o ingresso: Teorema de Tales Sejam tr es retas paralelas r, m e n cortadas pelas retas transversais s e t. Suponha que A, B, C e E, F, G sejam os pontos de interse ca o das retas s e t com r, m e n, respectivamente (veja gura 146). Nestas condi co es EF AB = . BC FG
s A B C t E F G n
Fig. 146:

Voc e sabia que... O nome de Tales est a associado com um n umero de teoremas em Geometria: 1. Um c rculo e bissectado por um di ametro 2. Os a ngulos da base de um tri angulo is osceles s ao iguais 3. Angulos opostos pelo v ertice s ao iguais 4. Caso L.A.A. de congru encia 5. Dado um tri angulo ABC , inscrito em um semic rculo, oa ngulo oposto ao lado que est a sobre o di ametro e reto. 6. A soma dos a ngulos internos de um tri angulo e 180o . Todos esses teoremas eram conhecidos pelos eg pcios e babil onios. A raz ao pela qual eles est ao associados a Tales e porque ele foi o primeiro a oferecer provas para esses teoremas.

r m

Prova: Vamos provar uma forma equivalente da igualdade enunciada. Note EF BC FG BC FG AB = = +1= +1 BC FG AB EF AB EF F G + EF BC + AB = AB EF AC EG = . AB EF Ent ao para efeito da prova do teorema e suciente mostrar que AC EG = . AB EF Para prosseguir xe um n umero natural n > 0 qualquer (n pode ser 5 trilh oes por exemplo). Posicione, consecutivamente, pontos igualmente espa cados no interior do segmento AB , de modo a dividi-lo em n partes iguais. Seja U o comprimento de cada um desses segmentos. Com esta medida U e a partir do ponto B , continuamos a marcar pontos consecutivos agora sobre o segmento BC , de modo que o comprimento de cada segmento formado por pontos consecutivos tenham comprimento U . (Veja a gura 147). que

CEDERJ

100

Teorema de Tales

MODULO 1 - AULA 8

Agora vamos soltar uma frase que merece aten ca o: Suponha que este processo permitiu que coloc assemos n pontos sobre AB e at e m pontos sobre AC , com m > n. Epa, a frase acima guarda mist erios! O que queremos dizer? Vamos com calma. Primeiro a frase quer dizer que se damos nome aos pontos consecutivos, por exemplo P1 , P2 , ..., Pn sobre AB , quer dizer que AP1 e o primeiro segmento de AB e Pn1 Pn eou ltimo segmento de AB . Neste caso Pn = B . A coisa foi constru da para se ajustar perfeitamente sobre AB . No entanto, prosseguindo com os pontos agora Pn+1 , Pn+2 , ... em BC , ocorre um fen omeno. Ou o u ltimo ponto, que estamos chamando Pm , coincide com C , ou ele est a antes de C . Qualquer que seja o caso o pr oximo ponto P m+1 estaria fora de AC (veja a gura 147). Tra camos agora retas paralelas a r, m e n e passando pelos pontos que denimos sobre o segmento AC . Estas retas formam com r, m e n um feixe de paralelas e determinam sobre EF e EG segmentos de reta de mesmo comprimento. o comprimento de cada um desses segmentos. Denomine por U O fato que o comprimento dos segmentos determinados pelas paralelas decorre do corol sobre o segmento EG s ao de mesmo comprimento U ario da Proposi ca o 16.
s t
Voc e sabia que... Por volta do ano 600 a.C., o s abio grego Tales de Mileto fez uma viagem ao Egito. O fara o j a conhecia sua fama de grande matem atico. Ouvira dizer at e que Tales era capaz de uma incr vel fa canha: podia calcular a altura de uma constru ca o, por maior que fosse, sem precisar subir nela. Por ordem do monarca, alguns matem aticos eg pcios foram ao encontro do visitante e pediram-lhe que calculasse a altura de uma das pir amides. Tales ouviu-os com aten ca o e se disp os a atend e-los imediatamente. J a no deserto, pr oximo a ` pir amide, o s abio ncou no ch ao uma vara, na vertical. Observando a posi ca o da sombra, Tales deitou a vara no ch ao, a partir do ponto em que foi ncada, marcando na areia o tamanho do seu comprimento. Depois, voltou a vara a ` posi ca o vertical. Vamos esperar alguns instantes, disse ele. Daqui a pouco poderei dar a resposta. Ficaram todos ali, observando a sombra que a vara projetava. Num determinado momento, a sombra cou exatamente do comprimento da vara. Tales disse ent ao aos eg pcios: V ao depressa at e a pir amide, me cam sua sombra e acrescentem ao resultado a medida da metade do lado da base. Essa soma ea altura exata da pir amide. Como Tales descobriu isso? Tales usou semelhan ca de tri angulos. Esse assunto estudaremos mais tarde.

Pn=B

F=Qn

Pm C G Pm+1
Fig. 147:

101

CEDERJ

Teorema de Tales

Ent ao podemos escrever que AB = nU, EF = nU EG < (m + 1)U mU AC < (m + 1)U, mU , encontramos que, Dividindo e cancelando os termos U e U AC m+1 m < n AB n e m EG m+1 < n EF n (1)

m m+1 AC Represente na reta real R, os n umeros e . e os n umeros n n AB EG . e EF


AC AB m n
Fig. 148:

EG EF

R
m+1 n

A gura 148 e tamb em as desigualdades mostram que n umeros que pertencem ao intervalo dist ancia entre m m+1 , n n

AC EG e s ao AB EF

R. Isto signica que a

AC EG e e menor que a amplitude do intervalo. AB EF Em outras palavras EG 1 m+1 m AC = . < AB EF n n n

Note que a desigualdade acima poderia ter sido deduzida diretamente de (1). Preferimos a explica ca o acima de natureza mais geom etrica. EG AC =0 Ora a desigualdade acima diz AB EF AC EG Logo = , como almejamos provar. AB EF Vamos provar mais dois resultados, muito u teis para resolver problemas.
CEDERJ 102

Teorema de Tales

MODULO 1 - AULA 8

Proposi c ao 17 O segmento que une os pontos m edios de dois lados de um tri angulo e paralelo ao terceiro lado e tem medade de seu comprimento. Prova: Seja ABC um tri angulo e sejam M e N os pontos m edios dos lados AB e AC respectivamente. Trace o segmento M N , como na gura 149.
A

B
Fig. 149: Proposi ca o 17.

Queremos provar que as retas M N e BC s ao paralelas, e que m(M N ) = m(BC ) . Para isso, vamos construir um quadril atero da seguinte forma: na reta 2 M N marcamos um ponto D tal que M esteja entre D e N , e DM M N , e ligamos D a B (veja gura 150). Vamos mostrar que DN CB e um paralelogramo.
A

Fig. 150: Prova da proposi ca o 17.

Como os a ngulos D M B e N M A s ao congruentes (por serem opostos pelo v ertice), segue de L.A.L. que AM N BM D. Como conseq u encia, temos AN M B DM e AN BD, como indicado na gura 151.
A

b M B DM b Fig. 151: AN e AN BD. 103 CEDERJ

Teorema de Tales

A reta DN e transversal a `s retas DB e N C , formando um par de a ngulos alternos internos congruentes, que s ao AN D e B DN . Segue da proposi ca o 9, da aula 5, que as retas DB e N C s ao paralelas. O quadril atero DN CB possui assim um par de lados opostos paralelos e congruentes: DB e N C . Pela proposi ca o 12, da aula 6, podemos concluir que DN CB e um paralelogramo. Por esse fato, DN e BC tamb em s ao paralelos e, segundo a proposi ca o 11, da aula 6, congruentes. Finalmente, podemos concluir da que M N e paralelo a BC e tem metade de seu comprimento. Q.E.D.

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... A propor ca o entre segmentos determinados por transversais cortando feixes de paralelas, s o depende do feixe de paralelas e n ao da posi ca o da transversal. Que o segmento que une os pontos m edios de dois lados de um tri angulo e paralelo ao terceiro lado e tem metade do seu comprimento.

Exerc cios
1. (Constru c ao da paralela.) Sejam r uma reta e P um ponto n ao pertencente a r. Sabemos que existe uma u nica reta s passando por P e que e paralela a r. O objetivo deste exerc cio e provar como se pode obter a reta s usando-se apenas r egua (sem marca ca o de medida) e compasso. Para isso, trace tr es c rculos, sempre com o mesmo raio: o primeiro com centro em P , determinando um ponto A na reta r; o segundo com centro em A, determinando um ponto B na mesma reta, e o terceiro com centro em B , determinando um ponto C sobre o primeiro c rculo (veja gura 152).
P C s

CEDERJ

104

Fig. 152: Exerc cio 1.

Teorema de Tales

MODULO 1 - AULA 8

2. Divis ao de segmentos em partes iguais. O objetivo deste exerc cio e indicar um m etodo para que voc e possa permite dividir, usando apenas r egua (sem marca ca o) e compasso, um dado segmento em um n umero qualquer de segmentos congruentes. Constru ca o: Suponha que desejemos dividir o segmento AB da gura 153 em sete partes iguais.
A B

Fig. 153: Segmento AB .

Para isso, vamos tra car uma semi-reta AC de forma que o a ngulo C AB seja agudo (essa condi ca o n ao e decisiva, mas torna o desenho mais f acil). Sobre a semi-reta AC , tra camos os pontos D1 , D2 , . . ., D7 de modo que AD1 D1 D2 . . . D6 D7 . Isso pode ser feito marcando-se um ponto D1 e usando o compasso para transportar o segmento AD1 para a semi-reta D1 C , e assim sucessivamente, como na gura 154. O tamanho de AD1 n ao e importante.
D6 D4 D2 D1 A E1 E 2 E 3 E 4 E 5
E6 B

D7 C

D5

D3

Fig. 154: Divis ao de AB em 7 partes iguais.

3. Prove que os pontos m edios dos lados de um quadril atero qualquer formam um paralelogramo. 4. Na gura 155 temos: m(AB ) = 4 cm, m(BC ) = 6 cm, m(AC ) = 8 cm, m(DC ) = 3 cm, F D//BC e DE//AB . Determine as medidas dos lados de F DEB .
A

F B

E C

Fig. 155: Exerc cio 4. 105 CEDERJ

Teorema de Tales

5. Na gura 156, ABC e is osceles de base BC , M e o ponto m edio de BC , M P//AC e M Q//AB . Prove que AP M Q e um losango.

Fig. 156: Exerc cio 5.

6. Na gura 157, BM M C , AF F B e F D//BC . Prove que E eo ponto m edio de F D.

Fig. 157: Exerc cio 6.

7. Determine x e y na gura 158, sabendo que r, s, t e u s ao paralelas.

r 2 3 7 3 x t y u s

Fig. 158: Exerc cio 7.

CEDERJ

106

Teorema de Tales

MODULO 1 - AULA 8

DAC . 8. Na gura 159, E AD


E A 3 2 B 4 C
Fig. 159: Exerc cio 8.

Usando apenas o teorema de Tales, determine x. 9. (ITA-1989) Considere um quadril atero ABCD cujas diagonais AC e BD medem, respectivamente, 5 cm e 6 cm. Se R, S , T e U s ao os pontos m edios dos lados do quadril atero dado, determine o per metro do quadril atero RST U . 10. (U.C. Salvador, 1992) Sejam P : o conjunto dos ret angulos Q: o conjunto dos quadrados L: o conjunto dos losangos A gura que melhor representa as rela co es existentes entre eles e:
L P L Q P

L Q

Q (a) (b) (c)

L Q

L P

(d)
Fig. 160: Exerc cio 9.

(e)
107 CEDERJ

Pontos not aveis de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 9

Aula 9 Pontos not aveis de um tri angulo


Objetivos Apresentar os pontos not aveis de um tri angulo. Estabelecer alguns resultados envolvendo esses elementos.

Pontos not aveis de um tri angulo


Nesta aula veremos alguns segmentos e retas relacionados aos tri angulos que s ao importantes no estudo da Geometria: medianas, bissetrizes, mediatrizes e alturas relativas aos lados do tri angulo. Algumas das no co es envolvidas j a s ao nossas conhecidas.

Deni c ao 22 Seja ABC um tri angulo qualquer e seja D o ponto m edio de BC . O segmento AD e chamado mediana de ABC relativa ao lado BC . (veja gura 161).

Fig. 161: AD e mediana relativa ao lado BC .

Da mesma forma, se E e o ponto m edio de AC e F e o ponto m edio de AB , os segmentos BE e CF s ao as medianas relativas aos lados AC e AB , respectivamente. Al em das medianas, um tri angulo ABC tem outros elementos importantes que ser ao descritos a seguir.
109

CEDERJ

Pontos not aveis de um tri angulo

Deni c ao 23 Seja ABC um tri angulo e D um ponto do lado BC tal que, B AD C AD. O segmento AD e chamado bissetriz interna relativa ao lado BC . Da mesma forma, deni-se bissetriz interna relativa aos outros dois lados. Observe a gura 162.

Fig. 162: AD e bissetriz interna relativa ao lado BC .

AD.

Usaremos tamb em a palavra bissetriz interna para designar a semi-reta

Deni c ao 24 As mediatrizes de AB , de AC e de BC s ao chamadas simplesmente de mediatrizes de ABC . Observe a gura 163.

Fig. 163: DH e mediatriz.

Deni c ao 25 Dado um tri angulo ABC , trace a reta r que passa por A e que e perpendicular a ` reta BC . Seja R o ponto em que r e BC se cortam. O segmento AR e chamado de altura relativa ao lado BC .

CEDERJ

110

Pontos not aveis de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 9

O ponto R pode pertencer ao interior BC , coincidir com B ou C , ou estar fora do segmento BC , como mostrado na gura 164. Ele e tamb em chamado p e da altura relativa ao lado BC . Da mesma forma, dene-se a altura relativa ao lado AC e a altura relativa ao lado AB . Por simplicidade de linguagem, tamb em chamamos de altura a medida e a reta suporte de uma altura de qualquer tri angulo.
A A A

C R

C B

Fig. 164: Altura relativa ao lado BC .

Bissetrizes de um tri angulo Dado um tri angulo ABC , considere as bissetrizes internas AD e BE . Estas se encontram em um ponto F no interior de ABC , como na gura 165.

A E

Fig. 165: Encontro de duas bissetrizes internas.

tamb Um fato surpreendente e que a bissetriz de C em passa pelo ponto F . Nosso objetivo agora e provar que, de fato, isso acontece, ou seja, mostrar que as bissetrizes internas de ABC passam todas por F . Dizemos que F eo ponto de encontro das bissetrizes internas, ou que as bissetrizes internas s ao concorrentes (em F ).
111

CEDERJ

Pontos not aveis de um tri angulo

Para mostrar que, de fato, as bissetrizes internas s ao concorrentes, usaremos o seguinte resultado: Proposi c ao 18 Seja B AC um a ngulo e seja AD a bissetriz de B AC . Se P AD, ent ao P e equidista de AB e de AC . Reciprocamente, se P est a no interior de B AC equidista de AB e de AC , ent ao P AD. Prova: Suponha que P perten ca a ` bissetriz AD de B AC . Trace as perpen diculares P X e P Y a `s retas AB e AC , respectivamente, como na gura 166.
D B P

Fig. 166: Proposi ca o 18.

Compare os tri angulos P AY e P AX . Segue de LAA que P AY P AX (note que P A e comum aos dois tri angulos). Da , obtemos que P X P Y , ou seja, que a dist ancia de P a ` reta AB e igual a ` dist ancia de P a ` AC . Deixaremos como exerc cio desta aula a prova de que, se P equidista de AB e de AC , ent ao P AD. Q.E.D. Provaremos, agora, como se utiliza essa proposi ca o a m de provar que as bissetrizes internas de um tri angulo s ao concorrentes. Para isso, retornemos a ` gura 165. Como F pertence a ` bissetriz de ABC , pela proposi ca o 18, garantimos que F equidista de AB e de BC . A mesma proposi ca o assegura que F equidista de AB e de AC (pois F pertence a ` bissetriz de B AC ). Logo, F equidista das retas AC e BC . A segunda parte da proposi ca o 18 garante que F pertence a ` bissetriz de ACB , ou seja, que a bissetriz de ACB tamb em passa por F . Provamos, assim, a seguinte proposi ca o:
CEDERJ 112

Pontos not aveis de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 9

Proposi c ao 19 As bissetrizes internas de um tri angulo s ao concorrentes. Deni c ao 26 O ponto de encontro das bissetrizes internas de um tri angulo e chamado de incentro (veja gura 167).

Fig. 167: F e o Incentro de ABC .

Neste ponto e oportuno voc e reler os axiomas e comparar as suas arma co es com a arma ca o da proposi ca o 19. Provavelmente, voc e n ao questionou nenhuma arma ca o de qualquer axioma, simplesmente porque os considerou bastante naturais. Ser a que voc e aceitaria, com a mesma na por isso turalidade, a arma ca o da proposi ca o 19? Provavelmente n ao. E que tivemos de prov a-la. E o impressionante e que a prova utilizou apenas os axiomas e os resultados deles decorrentes. Segue da proposi ca o 18 que o incentro de um tri angulo e equidistante dos seus lados. Mais precisamente, se P e o incentro de um tri agulo ABC e os segmentos P R, P S e P T s ao perpendiculares aos lados AB , AC e BC , respectivamente, ent ao P R P S P T ( veja gura 168).
A

R P

Fig. 168: P incentro de ABC P R P S P T .

113

CEDERJ

Pontos not aveis de um tri angulo

Como conseq u encia, o c rculo com centro em P e de raio P R ser a tangente aos tr es lados de ABC . Esse c rculo e chamado de c rculo inscrito no tri angulo ABC (veja gura 169).
A

R P

Fig. 169: C rculo inscrito.

Medianas de um tri angulo Trataremos, agora, de mostrar que as medianas de um tri angulo s ao tamb em concorrentes. Para isso, considere um tri angulo qualquer ABC e trace as medianas AD e BE . Essas medianas encontram-se em um ponto G (gura 170).
A

E G

Fig. 170: Encontro das medianas AD e BE .

Mostraremos que a mediana CF tamb em passa por G. Com esse objetivo, trace o segmento ED e considere os pontos m edios H , de AG, e I , de BG. Trace os segmentos HE , HI e ID, formando o quadril atero HEDI (veja a gura 171).
A

H F G

I
B D C

Fig. 171: Encontro das medianas AD e BE . CEDERJ 114

Pontos not aveis de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 9

Como E e o ponto m edio de AC e D e o ponto m edio de BC , temos . Da mesma forma, como H que ED e paralelo a AB e que m(ED) = 2 e o ponto m edio de AG e I e o ponto m edio de BG, tem-se que HI e paralelo a AB e que m(HI ) = 2 e que m(HI ) = m(ED).
m(AB ) m(AB )

. Desses fatos resulta que HI e paralelo a ED

O quadril atero HEDI tem ent ao um par de lados opostos paralelos e congruentes. Isso implica que HEDI e um paralelogramo. Logo, temos tamb em HE//ID e HE ID. Segue que H EG DIG. Como os a ngulos H GE e DGI s ao congruentes (opostos pelo v ertice), segue por L.A.A. que HGE DGI (veja gura 172).
A

H F G I B D

Fig. 172: Encontro das medianas AD e BE .

Assim, HG DG e GE GI . Mas n ao esque ca que AH HG e BI IG (pois H e o ponto m edio de AG e I e o ponto m edio de BG).

Logo, m(AH ) = m(GH ) = m(GD) e m(BI ) = m(IG) = m(GE ). Assim, m(AG) = 2m(GD) e m(BG) = 2m(GE ), ou seja, o ponto G de encontro das medianas AD e BE divide cada mediana em dois segmentos de forma que o segmento que cont em o v ertice mede o dobro do outro. Considere, agora, as medianas AD e CF e seja T o ponto de encontro entre elas (gura 173).
A

F T

Fig. 173: Encontro das medianas AD e CF .

Da mesma forma que zemos antes, prova-se que m(AT ) = 2m(T D) e m(CT ) = 2m(T F ). Mas provamos anteriormente que m(AG) = 2m(GD). Isso obriga que T = G. Portanto, CF tamb em passa por G. Provamos, assim, que as medianas de um tri angulo s ao concorrentes. De fato, provamos mais que isso. Veja o que diz a proposi ca o a seguir.
115 CEDERJ

Pontos not aveis de um tri angulo

Proposi c ao 20 As medianas de um tri angulo s ao concorrentes. Al em disso, o ponto de encontro entre elas divide cada mediana em dois segmentos de modo que o segmento que cont em o v ertice mede o dobro do outro. Deni c ao 27 O ponto de encontro das medianas de um tri angulo e chamado de baricentro. A (Veja gura 174).
F E G

Centro de Massa, Baricentro, Centro de Gravidade e Centr oide H a v arias deni co es para Centro de Massa de um corpo. Podemos denir Centro de Massa de um corpo como o ponto do corpo sobre o qual poder amos concentrar toda a massa do corpo ou o ponto do corpo pelo qual podemos pendurar o corpo de modo que que em equil brio. Do grego, B aros (pesado) + k entron (centro), o baricentro e o centro de massa de um corpo. Esse tema, muito importante na F sica, tem seu maior conte udo no trabalho de Ferdinand M obius (1287): Der Baricentrische Calcul. No caso do tri angulo, o Baricentro (e conseq uentemente o Centro de Massa) est a localizado no ponto de encontro das medianas do tri angulo. Quando um corpo est a sujeito a ` for ca da gravidade, o Centro de Massa e o ponto em que podemos representar a resultante das for cas que atuam sobre todos os pontos o ponto onde do corpo. E marcamos a for ca peso. Nesse caso o ponto e chamado de Centro de Gravidade. No caso do corpo ser homog eneo, o centro de massa recebe o nome de Centr oide.

Fig. 174: G e o baricentro de ABC .

O baricentro de um tri angulo tem uma propriedade f sica interessante: ele e o centro de massa do tri angulo. Uma experi encia a ser feita e a seguinte: recorte um tri angulo de papel ao e fa ca um furo no seu baricentro. Passe um barbante por esse furo e estique-o na posi ca o horizontal. Se o papel ao for sempre da mesma espessura (sem pontos mais pesados que outros), voc e poder a girar o tri angulo e par a-lo em qualquer posi ca o, sem que ele se mexa mais. Parece normal? S o que se voc e furar o tri angulo fora do baricentro e zer a mesma coisa, o tri angulo vai ter uma posi ca o preferida, uma parte que sempre vai tender a car para baixo, por ser mais pesada. O baricentro e para o tri angulo, nesse sentido, como o ponto de encontro das diagonais e para o quadrado. Mediatrizes e Alturas de um tri angulo Nos exerc cios desta aula, faremos juntos a prova da seguinte proposi ca o: Proposi c ao 21 As mediatrizes de um tri angulo s ao concorrentes. Deni c ao 28 O ponto de encontro das mediatrizes de um tri angulo e chamado de circuncentro. Faremos tamb em, nos exerc cios desta aula, a prova da proposi ca o: Proposi c ao 22 As alturas de um tri angulo s ao concorrentes. Deni c ao 29 O ponto de encontro das alturas de um tri angulo e chamado de ortocentro.

CEDERJ

116

Pontos not aveis de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 9

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... As deni co es de mediana, bissetriz interna, mediatriz e altura de um tri angulo. Que as medianas, as bissetrizes internas, as mediatrizes e as alturas de um tri angulo s ao concorrentes. Que todo tri angulo possui um c rculo inscrito.

Exerc cios
1. (Restante da prova da proposi c ao 18.) Na proposi ca o 18 provamos que, se um ponto pertence a ` bissetriz de um a ngulo, ent ao ele equidista dos lados desse a ngulo. O objetivo deste exerc cio e provar o inverso: se um ponto pertence ao interior de um a ngulo e equidista dos lados desse a ngulo, ent ao esse ponto pertence a ` bissetriz desse a ngulo. Para isso, considere um a ngulo B AC e um ponto P no interior de B AC e equidistante dos lados desse a ngulo. Trace os segmentos P D e P E perpendiculares respectivamente aos lados AC e AB (veja gura 175).
P B

E A D C

Fig. 175: Exerc cio 1.

Agora prove que a semi-reta AP e bissetriz de B AC . 2. Na gura 176, m(AC ) = 30 cm e B e reto. Determine a medida de P O.
C P O A Q
Fig. 176: Exerc cio 2.

117

CEDERJ

Pontos not aveis de um tri angulo

3. Na gura 177, ABCD e um paralelogramo. Determine x.

A x P 16 D

C
Fig. 177: Exerc cio 3.

4. Na gura 178, ABCD e um paralelogramo. Determine x.

A 8 P D x

Fig. 178: Exerc cio 4.

5. Na gura 179, ABCD e um ret angulo e ABM e um tri angulo equil atero. Se m(AB ) = 15 cm, determine m(AP ).
D M C

A
Fig. 179: Exerc cio 5.

6. Na gura 180, P pertence a ` mediatriz de AB . Prove que P equidista de A e B (ou seja, m(P A) = m(P B )).
P

Fig. 180: Exerc cio 6.

CEDERJ

118

Pontos not aveis de um tri angulo

MODULO 1 - AULA 9

7. Este exerc cio e o rec proco do exerc cio 6. Se P e equidistante dos pontos A e B , prove que P pertence a ` mediatriz do segmento AB . 8. (Circuncentro de um tri angulo.) O objetivo deste exerc cio e mostrar que as mediatrizes de um tri angulo s ao concorrentes, ou seja, passam pelo mesmo ponto. Para isso, considere as mediatrizes r e s dos lados BC e AC , respectivamente, as quais encontram-se em um ponto P (gura 181). Use os exerc cios 6 e 7 para mostrar que P pertence a ` mediatriz de AB .
A r s

P B C

Fig. 181: Exerc cio 8.

9. (C rculo circunscrito.) O objetivo deste exerc cio e provar que todo tri angulo possui um c rculo circunscrito. Seja ABC um tri angulo e seja P o circuncentro de ABC (gura 182).
A

P B C

Fig. 182: Exerc cio 9.

Prove que P A P B P C . Ent ao o c rculo com centro em P e de raio P A passa pelos tr es pontos de ABC . Esse c rculo e chamado de c rculo circunscrito ao tri angulo ABC (gura 183).
A

P B C

Fig. 183: Exerc cio 9 (C rculo circunscrito).

119

CEDERJ

Pontos not aveis de um tri angulo

10. (Ortocentro de um tri angulo.) O objetivo deste exerc cio e mostrar que as alturas de um tri angulo s ao concorrentes. Para isso, considere um tri angulo ABC e, por cada v ertice, trace a reta paralela ao lado oposto. Essas retas determinam um tri angulo DEF (gura 184).

t r

B s

Fig. 184: Exerc cio 10.

Prove que A, B e C s ao os pontos m edios de DE , DF e EF , respectivamente. Em seguida, mostre que as alturas de ABC s ao as mediatrizes de DEF . Use o exerc cio 8 para concluir que as alturas de ABC s ao concorrentes. 11. Seja O o centro do c rculo circunscrito a um tri angulo ABC . Prove que O pertence ao interior de ABC se e somente se o tri angulo ABC e acut angulo.

CEDERJ

120

Semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 10

Aula 10 Semelhan ca de tri angulos


Objetivos Introduzir a no ca o de semelhan ca de tri angulos Determinar as condi co es m nimas que permitem dizer que dois tri angulos s ao semelhantes.

Introdu c ao
Vimos na aula 3 a no ca o de congru encia de tri angulos. Intuitivamente falando, dois tri angulos s ao congruentes quando apresentam o mesmo tamanho e a mesma forma. Veremos, nesta aula, a no ca o de semelhan ca entre dois tri angulos que, intuitivamente falando, signicar a que os mesmos t em a mesma forma. Deni c ao 30 Dizemos que dois tri angulos s ao semelhantes se existe uma correspond encia entre seus v ertices de modo que a ngulos correspondentes sejam congruentes e lados correspondentes sejam proporcionais. O que a deni ca o anterior quer dizer e que ABC e DEF s ao semelhantes (segundo a correspond encia A D, B E e C F ) se B AC E DF , ABC DEF , B CA E F D e
m(AC ) m(BC ) m(AB ) = = . m(DE ) m(DF ) m(EF )

Usaremos a nota ca o ABC DEF para indicar que ABC e DEF s ao semelhantes segundo a correspond encia A D, B E e C F . Como na congru encia de tri angulos, a ordem em que as letras est ao escritas e importante (veja gura 185).
D A

Fig. 185: ABC DEF . 121 CEDERJ

Semelhan ca de tri angulos

claro A raz ao comum entre os lados e chamada raz ao de semelhan ca. E que dois tri angulos congruentes s ao semelhantes, com raz ao de semelhan ca igual a 1. Mas existem tri angulos semelhantes que n ao s ao congruentes: considere dois tri angulos equil ateros em que a medida do lado de um deles seja o dobro da medida do lado do outro. Como os tr es a ngulos dos dois ao semelhantes com raz ao de tri angulos medem 60o , conclui-se que eles s semelhan ca 1/2 (ou 2). Obviamente os dois tri angulos n ao s ao congruentes. Veja gura 186.
D A

Fig. 186: Tri angulos equil ateros semelhantes, mas n ao congruentes.

claro que todo tri E angulo e semelhante a si mesmo (propriedade reexiva) e que se ABC DEF ent ao DEF ABC (propriedade sim etrica). Al em disso, se ABC DEF e DEF GHI ent ao ABC GHI (propriedade transitiva). Analogamente a ` congru encia de tri angulos, em que determinamos condi co es m nimas (casos de congru encia) para garantir a congru encia entre dois tri angulos, existem tamb em condi co es m nimas que garantem que dois tri angulos s ao semelhantes. Essas condi co es m nimas s ao os casos de semelhan ca de tri angulos. Come caremos com a seguinte proposi ca o: Proposi c ao 23 Se um tri angulo tem dois de seus a ngulos correspondentemente congruentes a dois a ngulos de outro tri angulo, ent ao os dois tri angulos s ao semelhantes.
D A

Fig. 187: Proposi ca o 23.

Prova: Sejam ABC e DEF tri angulos tais que ABC DEF e B CA E F D (gura 187). Queremos provar que B AC E DF e
m(AB ) m(AC ) m(BC ) = = . m(DE ) m(DF ) m(EF )
CEDERJ 122

Semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 10

Como a soma dos a ngulos internos de qualquer tri angulo e 180 o , segue da hip otese que tamb em se tem B AC E DF . Se os segmentos BC e EF forem congruentes, segue que ABC DEF pelo caso de congru encia A.L.A.. Logo, ABC e DEF s ao semelhantes (com raz ao de semelhan ca igual a 1). Suponha agora que os segmentos BC e EF n ao sejam congruentes. Por exemplo, suponha que BC < EF . Marque um ponto G no segmento EF de modo que BC EG e por G trace uma reta paralela a ` reta DF . Seja H o ponto em que essa reta corta o segmento ED (Figura 188).
D A H

Fig. 188: Proposi ca o 23.

Segue da proposi ca o 10, da aula 5 que H GE DF E . Mas os a ngulos ACB e DF E s ao congruentes por hip otese. Ent ao H GE ACB e obtemos do caso de congru encia A.L.A. que ABC HEG. Conseq uentemente, os segmentos AB e HE s ao tamb em congruentes. Usando o Teorema de Tales, conclui-se que m(AB ). Logo,
m(AB ) m(BC ) = . m(DE ) m(EF ) m(HE ) m(EG) = . Mas m(EG) = m(BC ) e m(HE ) = m(DE ) m(EF )

(I )

Para completar a prova, considere um ponto I EF tal que IF BC e, por I, trace uma reta paralela a DE . Seja J o ponto em que essa reta corta DF (gura 189).
D A J

Fig. 189: Proposi ca o 23.

Raciocinando como antes, obt em-se J IF DEF ABC e ABC JIF . Segue que AC JF e
m(JF ) m(IF ) m(BC ) m(AC ) = = = m(DF ) m(DF ) m(EF ) m(EF )

(II )

123

CEDERJ

Semelhan ca de tri angulos

Juntando (I) e (II) conclu mos nalmente que


m(BC ) m(AC ) m(AB ) = = m(DE ) m(EF ) m(DF )

Voc e seria capaz de descobrir como Tales determinou a altura da pir amide? (Veja a primeira nota lateral da aula 9.)

Portanto, ABC DEF . Q.E.D. A pr oxima proposi ca o traz mais um caso de semelhan ca de tri angulos. Proposi c ao 24 m(AB ) Se dois tri angulos ABC e DEF s ao tais que ABC DEF e =
m(DE ) m(BC ) , ent ao ABC e DEF s ao semelhantes. m(EF )

Prova: Se AB e DE forem congruentes, ent ao m(AB ) = m(DE ) e


m(AB ) = 1. Segue que BC e EF tamb em s ao congruentes. m(DE ) m(BC ) = m(EF )

Como ABC DEF por hip otese, conclui-se por L.A.L. que ABC e DEF s ao tri angulos congruentes. Assim, ABC e DEF s ao semelhantes (com raz ao de semelhan ca igual a 1). Suponha agora que AB e DE n ao sejam congruentes. Por exemplo, suponha que AB < DE . Nesse caso tem-se tamb em BC < EF (pela nossa hip otese). Marque um ponto G no segmento DE de modo que AB GE . Pelo ponto G trace uma reta paralela a ` reta DF e seja H o ponto em que essa reta corta o segmento EF (gura 190).
D A G

Fig. 190: Proposi ca o 24.

Usando o Teorema de Tales obt em-se que m(GE ) m(EH ) = . m(DE ) m(EF ) Mas m(AB ) = m(GE ) por constru ca o do ponto G. Assim, m(AB ) m(EH ) = . m(DE ) m(EF )

CEDERJ

124

Semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 10

Como m(BC ) m(AB ) = m(DE ) m(EF ) por hip otese, segue que m(EH ) = m(BC ), ou seja, BC e EH s ao tamb em congruentes. Como j a temos que AB GE e ABC DEF , segue do caso L.A.L. de congru encia de tri angulos que ABC e GEH s ao tri angulos congruentes. Em particular tem-se GHE ACB . Mas GHE DF E pois GH//DF , donde se conclui que ACB DF E . Ent ao os tri angulos ABC e DEF s ao tais que ABC DEF e ACB DF E . A semelhan ca entre os tri angulos ABC e DEF segue agora da proposi ca o 23. Q.E.D. A hip otese da proposi ca o anterior signica que os lados AB e BC do tri angulo ABC s ao proporcionais aos lados DE e EF do tri angulo DEF . O que a proposi ca o 24 diz ent ao e que, se dois lados de um tri angulo s ao proporcionais a dois lados de outro tri angulo e os a ngulos inclusos a esses lados s ao congruentes, ent ao esses tri angulos s ao semelhantes. Encerraremos os casos de semelhan ca com a seguinte proposi ca o:

Podemos relacionar semelhan ca com a redu ca o ou amplia ca o de fotos ou imagens.

Proposi c ao 25 Se dois tri angulos ABC e DEF s ao tais que m(AC ) m(BC ) m(AB ) = = , m(DE ) m(DF ) m(EF ) ent ao ABC e DEF s ao semelhantes. Prova: Se B AC E DF , ABC DEF ou ACB DF E , obtemos a semelhan ca entre os tri angulos ABC e DEF a partir da proposi ca o 24. Caso contr ario, teremos dois a ngulos de um dos tri angulos menores que os seus correspondentes do outro tri angulo. Suponha, por exemplo, que tenhamos ABC < DEF e ACB < DF E . Nesse caso, tra camos semi- retas EG e F H de forma que ABC GEF e ACB H F E . Sejam I o ponto em que a semi-reta EG intersecta o segmento DF , J o ponto em que a semi-reta F H intersecta o segmento DE e K o ponto de interse ca o entre as semi-retas EG e F H . Trace o segmento DK (gura 191).
125

CEDERJ

Semelhan ca de tri angulos

D J K I

Fig. 191: Proposi ca o 24.

Os tri angulos ABC e KEF s ao semelhantes pela Proposi ca o 23. Temse portanto que m(AC ) m(BC ) m(AB ) = = . m(KE ) m(KF ) m(EF ) m(AB ) m(AC ) m(BC ) = = m(DE ) m(DF ) m(EF ) por hip otese. Portanto, m(KE ) = m(DE ) e m(KF ) = m(DF ), ou seja, KE DE e KF DF . Mas o exerc cio 8 da aula 2 diz que essa situa ca o n ao pode ocorrer (compare com a prova do caso L.L.L. de congru encia de tri angulos). Essa contradi ca o prova que devemos ter B AC E DF , ABC DEF ou ACB DF E , o que implica, como vimos no in cio desta prova, que ABC e semelhante a DEF . Q.E.D. O que a proposi ca o 25 diz e que, se os tr es lados de um tri angulo s ao proporcionais aos tr es lados de outro tri angulo, ent ao esses tri angulos s ao semelhantes. Mas

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... O que signica dizer que dois tri angulos s ao semelhantes. Que, se dois a ngulos de um tri angulo s ao congruentes a dois a ngulos de outro tri angulo, ent ao esses tri angulos s ao semelhantes. Que, se dois lados de um tri angulo s ao porporcionais a dois lados de outro tri angulo e os a ngulos inclusos a esses lados s ao congruentes, ent ao esses tri angulos s ao semelhantes. Que, se os tr es lados de um tri angulo s ao proporcionais aos tr es lados de outro tri angulo, ent ao esses tri angulos s ao semelhantes.
CEDERJ 126

Semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 10

Exerc cios
1. Determine os valores de x e de y na gura 192.
8 3 x 4 y 6

Fig. 192: Exerc cio 1.

2. Determine o valor de x na gura 193.

12 4 6
Fig. 193: Exerc cio 2.

x 8

3. Na gura 194, ABCD, EF GC e HIJG s ao quadrados. Determine o valor de x.


A B E H 9 D C 6 G x J

Fig. 194: Exerc cio 3.

4. Na gura 195, ABCD e um ret angulo, m(BC ) = 12 e M e o ponto m edio de AB . Determine m(EF ).
D C

Fig. 195: Exerc cio 4.

127

CEDERJ

Semelhan ca de tri angulos

5. (U.F.SE - 1984) Na gura 196, m(AC ) = 8 cm e m(CD) = 4 cm.


A

Fig. 196: Exerc cio 5.

A medida de BD, em cm, e: (a) 9 (b) 10 (c) 12 (d) 15 (e) 16

6. (Pot encia de um ponto em rela c ao a um c rculo.) Em qualquer uma das guras 197, prove que m(P A).m(P B ) = m(P C ).m(P D).
A D A B P C B C P D

Fig. 197: Exerc cio 6.

O valor comum do produto m(P A).m(P B ) e chamado de pot encia do ponto P em rela ca o ao c rculo . 7. Determine o valor de x na gura 198
6 7 10 x
Fig. 198: Exerc cio 7.

8. Na gura 199, P A e tangente ao c rculo.


A

P C D

Fig. 199: Exerc cio 8.

Prove que m(P A) = m(P C )m(P D).


CEDERJ 128

Semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 10

9. Na gura 200, m(AB ) = 4, m(BC ) = 6, m(AC ) = 8 e o per metro de DEF vale 27.
E B

Fig. 200: Exerc cio 9.

Determine as medidas dos lados de DEF . 10. Calcule o raio do c rculo da gura 201, sabendo que BC e tangente ao c rculo.
9 D 16 A O B C

Fig. 201: Exerc cio 10.

11. (FATEC-1978) Dado o tri angulo ABC na gura 202, constru mos a poligonal L = BCB1 C1 B2 C2 B3 C3 . . ..
C 60 C 1
o o

n
C C A 3

60

60 B 3 B 2

60 B 1

Fig. 202: Exerc cio 11.

O comprimento de L e: (a) 2p (b) m + n + p (c) 2(m + n) (d) 2(m + p) (e) m+n +p 2


129 CEDERJ

Semelhan ca de tri angulos

12. (UFF, 1994) O hex agono regular da gura 203 possui lado medindo L.
M M M M M
5 4 3 2 1

N1 N2 N3 N4 N5

N6
7

N7
8

N8
9

N9

Fig. 203: Exerc cio 12.

Sabendo que os 9 segmentos M1 N1 , M2 N2 , . . . , M9 N9 s ao todos paralelos e dividem o segmento M1 M9 em 8 partes iguais, pode-se armar que a soma m(M1 N1 ) + m(M2 N2 ) + . . . + m(M9 N9 ) e igual a: (a) 11 L (b) 12 L (c) 13 L (d) 14 L (e) 15 L

13. Determine o raio do c rculo circunscrito ao tri angulo ABC da gura 204, sabendo que m(AB ) = 4, m(AC ) = 6 e m(AH ) = 3.
A

Fig. 204: Exerc cio 13.

14. (UFF, 1996) O quadril atero M N P Q, est a inscrito no c rculo de centro O e raio 10 cm, conforme a gura 205.
M Q

P
Fig. 205: Exerc cio 14.

Sabendo que a diagonal M P passa por O, QM = 8 cm e M N = 12 cm, pode-se armar que o valor do segmento M H , em cm, e: (a) 4, 0 (b) 4, 5 (c) 4, 8 (d)5, 0 (e) 5, 3
CEDERJ 130

Semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 10

15. (FUVEST - 1979) Na gura 206, ABC e um tri angulo ret angulo em A, ADEF e um quadrado, m(AB ) = 1 e m(AC ) = 3.
B

Fig. 206: Exerc cio 15.

Pode-se armar que o lado do quadrado mede: (a) 0,70 (b) 0,75 (c) 0,80 (d) 0,85 (e) 0,90

16. (UFF, 1993) Considere o tri angulo is osceles P QR da gura 207, de lados congruentes P Q e P R, cuja altura relativa ao lado QR e h.
P

M1 K Q

M2

Fig. 207: Exerc cio 16.

Sabendo que M1 e M2 s ao, respectivamente, os pontos m edios de P Q e P R, a altura do tri angulo KM1 M2 , relativa ao lado M1 M2 e: 2h h h 3 h 3 h 3 (a) (b) (c) (d) (e) 3 6 2 3 6

131

CEDERJ

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 11

Aula 11 Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos


Objetivos Apresentar o Teorema de Pit agoras Apresentar o teorema da bissetriz interna.

O Teorema de Pit agoras


Com os casos de semelhan ca de tri angulos j a estabelecidos, podemos agora provar o famoso teorema de Pit agoras:

Teorema de Pit agoras Em todo tri angulo ret angulo, o quadrado da medida da hipotenusa e igual a ` soma dos quadrados das medidas dos catetos.

Prova: Seja ABC um tri angulo ret angulo com a ngulo reto no v ertice A. Queremos provar que [m(BC )]2 = [m(AB )]2 + [m(AC )]2 . Para isso, considere a altura AD do tri angulo ABC a partir do v ertice A (gura 208).

Voc e sabia que... Segundo uma lenda, como prova de sua gratid ao pela descoberto do teorema que leva o seu nome, Pit agoras sacricou 100 bois aos deuses. Na verdade, o Teorema de Pit agoras j a era conhecido pelos babil onios atrav es da observa ca o e da experimenta ca o, mas a primeira prova formal e atribu da aos pitag oricos. N ao se sabe, contudo, se o teorema foi provado por Pit agoras pessoalmente.

Fig. 208: Prova do teorema de Pit agoras.

133

CEDERJ

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

Os tri angulos ABC e ABD s ao tri angulos ret angulos e possuem o em comum. Segue da proposi a ngulo B ca o 23 que ABC DBA (n ao se esque ca de que quando escrevemos ABC DBA queremos dizer que ABC e DBA s ao semelhantes segundo a correspond encia A D, B B e C A). Logo,
m(BD) m(AB ) = . m(BC ) m(AB )

A prova dada aqui para o Teorema de Pit agoras n ao e a mesma dada por Euclides. A prova de Euclides faz uso da teoria de a rea de guras planas.

Da mesma forma, conclui-se que os tri angulos ABC e DAC s ao semelhantes e que
m(AC ) m(DC ) = . m(BC ) m(AC )

Segue das igualdades acima que [m(AB )]2 = m(BC ).m(BD) e [m(AC )]2 = m(BC )m(DC ). Somando membro a membro essas igualdades, obtemos

O Teorema de Pit agoras e t ao famoso que inspirou um quadro humor stico do comediante Agildo Ribeiro nos anos 80.

[m(AB )]2 + [m(AC )]2 = m(BC ).m(BD) + m(BC ).m(DC ) = m(BC ).[m(BD) + m(DC )] = m(BC ).m(BC ) = m(BC )2

Q.E.D.
Voc e sabia que... A m edia geom etrica entre dois n umeros m e n e denida como a raiz quadrada do produto desses n umeros.

A rec proca do Teorema de Pit agoras e tamb em verdadeira, ou seja, se um tri angulo ABC tem lados de medidas a, b e c com a2 = b2 + c2 , ent ao ABC e um tri angulo ret angulo (veja exerc cio 2 desta aula). Existe outra rela ca o v alida para tri angulos ret angulos que e bastante usada. Ela est a destacada na proposi ca o que se segue. Proposi c ao 26 Em todo tri angulo ret angulo, a medida da altura relativa a ` hipotenusa e igual a ` m edia geom etrica das medidas dos segmentos que ela determina sobre a hipotenusa. Prova: Em rela ca o a ` gura 208, queremos provar que [m(AD)]2 = m(BD).m(DC ).

CEDERJ

134

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 11

+ Para isso, novamente utilizaremos semelhan ca de tri angulos. Como B +C = 90o (pois B AC B AD = 90o (pois B DA e reto) e B e reto) segue que . Da mesma forma, como D AC + C = 90o e B +C = 90o , obtemos B AD = C (veja gura 209). DAC = B
A

Fig. 209: ABD CAD.

Logo,

A proposi ca o 23 nos garante que ABD CAD.

m(AD) m(BD) = . m(DC ) m(AD) Da conclui-se que [m(AD)]2 = m(BD).m(DC ). Q.E.D. Usando o Teorema de Pit agoras, podemos mostrar agora a exist encia de segmentos incomensur aveis. Considere um quadrado ABCD e trace a diagonal DB (gura 210).
A B

A escola pitag orica tinha como lema que tudo poderia ser explicado pelos n umeros inteiros. Em particular, a raz ao entre dois segmentos quaisquer seria sempre igual a um n umero racional (raz ao entre dois n umeros inteiros), ou seja, quaisquer dois segmentos seriam comensur aveis. A descoberta da inscomensurabilidade entre o lado e a diagonal de um quadrado colocou em cheque o lema da Escola. Segundo uma lenda, Hiparcus (400 a.C.) foi expulso da Escola e depois afogado no mar como puni ca o por ter se tornada p ublica a descoberta de grandezas incomensur aveis.

Fig. 210: Exist encia de segmento incomensur avel.

O tri angulo BCD e ret angulo com a ngulo reto no v ertice C . Usando-se o segmento CB como unidade de medida, obt em-se do Teorema de Pit agoras 2 2 2 que [m(DB )] = [m(DC )] + [m(CB )] = 1 + 1 = 2, ou seja, m(DB ) = 2. A conclus ao e que a medida de DB , usando como unidade o segmento CB , e um n umero irracional, o que mostra que os segmentos DB e CB s ao incomensur aveis.
135

CEDERJ

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

O teorema da bissetriz interna


Apresentamos, agora, um resultado que se mostra u til em muitas situa co es: Teorema (da bissetriz interna) Uma bissetriz interna de um tri angulo divide o lado oposto em segmentos proporcionais aos lados adjacentes. Prova: Seja ABC um tri angulo qualquer e considere a bissetriz interna AD (gura 211). Queremos provar que
A

m(DC ) m(BD) = . m(AB ) m(AC )

Fig. 211: Teorema da bissetriz interna.

Se AB AC , tem-se por L.A.L. que ABD ACD. Como conm(DC ) m(BD) = . Suponha agora que AB seq u encia, BD DC e, ent ao, m(AB ) m(AC ) e AC n ao sejam congruentes. Por exemplo, suponha que AB < AC . Nesse caso, ACB < ABC . Existe ent ao uma semi-reta BE tal que ABE ACB . Seja F o ponto em que essa semi-reta intersecta AD (gura 212).
A

F C

Fig. 212: Teorema da bissetriz interna.

CEDERJ

136

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 11

Pela proposi ca o 24, os tri angulos ABF e ACD s ao semelhantes, pois ABF ACD e B AF C AD. Em conseq u encia, AF B ADC e
m(AB ) . m(AC ) m(BF ) = m(DC )

Substituindo na equa ca o, obtemos nalmente que equivalentemente, que Q.E.D.


m(DC ) m(BD) = . m(AB ) m(AC )

Como AF B ADC , segue que B F D B DF e, assim, BF BD.

m(BD) m(AB ) = , ou, m(DC ) m(AC )

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... Que em qualquer tri angulo ret angulo o quadrado da medida da hipotenusa e igual a ` soma dos quadrados das medidas dos catetos (Teorema de Pit agoras). Que a medida da altura relativa a ` hipotenusa e a m edia geom etrica das medidas dos segmentos que ela determina sobre a hipotenusa. Que uma bissetriz interna de um tri angulo divide o lado oposto em segmentos proporcionais aos lados adjacentes (Teorema da Bissetriz Interna)

Exerc cios
1. Determine o raio do c rculo inscrito e o raio do c rculo circunscrito em um tri angulo equil atero de 10 cm de lado. 2. (Rec proca do Teorema de Pit agoras.) Prove que se em um 2 tri angulo ABC tem-se [m(BC )] = [m(AB )]2 + [m(AC )]2 , ent ao ABC e ret angulo de hipotenusa BC .

137

CEDERJ

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

3. Seja ABC um tri angulo ret angulo de hipotenusa BC e seja AD a altura relativa a ` hipotenusa. Para facilitar, fa camos c = m(AB ), b = m(AC ), a = m(BC ), h = m(AD), m = m(BD) e n = m(DC ) (veja a gura 213).
A c m D a
Fig. 213: Exerc cio 3.

h n

Prove que b2 = a.n , c2 = a.m e a.h = b.c. Essas equa co es, juntamente com o Teorema de Pit agoras e a proposi ca o 26, constituem o que chamamos de rela co es m etricas em um tri angulo ret angulo. 4. Determine x no tri angulo ret angulo da gura 214.

2 7

2x

Fig. 214: Exerc cio 4.

5. Determine x na gura 215, sabendo que AB e tangente aos dois c rculos.

O'

x A

Fig. 215: Exerc cio 5.

CEDERJ

138

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 11

6. Determine x na gura 216.


A

10

x
B D

Fig. 216: Exerc cio 6.

7. Na gura 217, AD e mediana, AE e altura e B AC e reto. Determine o per metro de ABC .


A

Fig. 217: Exerc cio 7.

8. Determine a medida do segmento AD da gura 218, sabendo que AD e bissetriz e B AC e reto.


A

4 3

Fig. 218: Exerc cio 8.

9. Um observador v e um edif cio, constru do em um terreno plano, sob o um a ngulo de 60 . Se ele se afastar do edif cio mais 30 m, passar a a v e-lo sob um a ngulo de 45o . Determine a altura do edif cio. OBS: N ao use trigonometria.
139

CEDERJ

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

10. Na gura 219, ABCD e um quadrado de 4 cm de lado, m(AE ) = 1 1 m(AD) e m(CF ) = m(BC ). Determine m(GH ). 3 4
A G B

E H F

Fig. 219: Exerc cio 10.

11. Na gura 220, AS e bissetriz de B AC e AP e bissetriz de C AD. Determine m(SP ).


D

A 40

20 P

S 30

Fig. 220: Exerc cio 11.

12. Determine x na gura 221.

E 6 B 7 G F

x
C

Fig. 221: Exerc cio 12.

CEDERJ

140

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 11

13. (U. MACK- 1975) Um ponto P dista 5 cm do centro de um c rculo de 13 cm de raio. Pelo ponto P tra ca-se a corda AB de 25 cm. Os comprimentos dos segmentos que P determina sobre a corda AB s ao iguais a:

(a) 11 cm e 14 cm (d) 5 cm e 20 cm

(b) 7 cm e 18 cm (e) 8 cm e 17 cm

(c) 16 cm e 9 cm

14. (UFMG-1982) Num c rculo, a corda CD e perpendicular ao di ametro AB no ponto E . Se m(AE ).m(EB ) = 3, a medida de CD e: (a) 3 (b) 2 3 (c) 3 3 (d) 3 (e) 6

15. (VUNESP-1991) Na gura 222, o tri angulo ABD e reto em B e AC e bissetriz de B AD.
B C

Fig. 222: Exerc cio 15.

Se m(AB ) = 2m(BC ), fazendo m(BC ) = b e m(CD) = d, podemos concluir que:

(a) d = b 6 5

(b) d =

5 2 5 4

(c) d =

5 3

(d) d =

(e) d =

141

CEDERJ

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

16. (UFGO-1980) O per metro de um tri angulo is osceles de 3 cm de altura e 18 cm. Os lados desse tri angulo, em cm, s ao: (a) 7, 7, 4 (b) 5, 5, 8 (c) 6, 6, 6 (d) 4, 4, 10 (e) 3, 3, 12

17. (CESGRANRIO-1991) Uma folha quadrada de papel ABCD e dobrada de modo que o v ertice C coincida com o ponto m edio de AB (veja gura 223).
D C D P A M B A B MC

Fig. 223: Exerc cio 17.

Se o lado de ABCD e 1, o comprimento de BP e igual a: (a) 0, 300 (d) 0, 450 (b) 0, 325 (e) 0, 500 (c) 0, 375

18. (FATEC-1978) Na gura 224, as circunfer encias C1 e C2 tangenciam-se no ponto P e a reta t tangencia C1 e C2 nos pontos A e B , respectivamente.
A B t

P C2 C1

Fig. 224: Exerc cio 18.

Se o raio de C1 e 8 cm e o raio de C2 e 2 cm, ent ao: (a) m(AB ) = 8cm (d) m(AB ) = 12 cm (b) m(AB ) = 13 cm (c) m(AB ) = 10 cm

(e) Nenhuma das respostas anteriores

CEDERJ

142

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

MODULO 1 - AULA 11

19. (COVEST - 1990) Na gura 225, temos duas circunfer encias conc entricas, com raios medindo 4 cm e 5 cm, respectivamente. Por um ponto P da circunfer encia menor, tra ca-se a reta tangente a ` mesma, a qual determina pontos A e B na circunfer encia maior.
A
P

Fig. 225: Exerc cio 19.

O comprimento do segmento AB e: (b) 6 cm (c) 3 3 cm (a) 3 2 cm

(d) 6, 1 cm

(e) 5, 8 cm

20. (CESGRANRIO, COMCITEC-1973) Na gura 226, as circunfer encias de centros P e S s ao ambas tangentes a ` reta u no mesmo ponto Q, e a reta que passa por P e R tangencia a circunfer encia menor no ponto T.
R

T
P S

Fig. 226: Exerc cio 20.

Sendo os raios das circunfer encias 8 m e 3 m, respectivamente, a medida do segmento QR e igual a: (a) 4 m (d) 2 m (b) 6 m (c) 8 m

(e) diferente dos quatro valores anteriores

143

CEDERJ

Conseq u encias da semelhan ca de tri angulos

21. (EPUSP-1966) Os lados de um tri angulo est ao na raz ao 6 : 8 : 9. Ent ao: (a) O tri angulo e obtus angulo (b) O tri angulo e acut angulo (c) Os a ngulos est ao na raz ao 6 : 8 : 9 (d) O a ngulo oposto ao lado maior e o dobro do a ngulo oposto ao lado menor (e) Nenhuma das respostas anteriores 22. (UFF, 1993) No tri angulo is osceles P QR da gura 227, RH e a altura relativa ao lado P Q, m(P Q) = m(RQ) = 10 cm e m(P R) = 6 cm.
Q

H T P R

Fig. 227: Exerc cio 22.

Se M e o ponto m edio de P R, ent ao o semic rculo de centro M e tangente a RH tem raio igual a: (a) 0, 50 cm (e) 1, 50 cm (b) 0, 75 cm (c) 0, 90 cm (d) 1, 00 cm

CEDERJ

144

Introdu c ao ao conceito de area

MODULO 1 - AULA 12

Aula 12 Introdu c ao ao conceito de area


Objetivos Introduzir o conceito de a rea de uma gura plana Apresentar as f ormulas para o c alculo da a rea de algumas guras planas

Introdu c ao
Dentre as guras abaixo, qual voc e diria que e a maior?

Fig. 228: Figuras planas.

Note que os formatos das guras s ao diferentes. Quando se trata de guras semelhantes, e natural saber qual e a maior, mas para comparar o tamanho de guras de formatos diferentes e preciso um cuidado especial. Nesta aula vamos iniciar o estudo de a reas de guras planas. Vamos ver que o conceito de a rea nos permitir a decidir qual o tamanho do espa co que uma gura ocupa no plano. Vamos primeiro ver alguns exemplos. Considere uma parede quadrada e suponha que um pintor utilize uma claro que a quantidade de tinta lata de tinta para pintar tal parede. E necess aria para pintar uma parede depende do tamanho da parede. Se o pintor cobre as paredes com camadas de tinta sempre da mesma espessura, ent ao a quantidade de tinta para pintar uma parede ca bem determinada. Tal quantidade de tinta pode ser vista como uma medida do tamanho da parede.

145

CEDERJ

Introdu c ao ao conceito de area

Devemos concordar que: Dada qualquer parede, utiliza-se uma quantidade bem determinada de tinta para pint a-la (com uma camada de tinta da espessura referida). Se duas paredes t em o mesmo tamanho e a mesma forma (ou seja, s ao congruentes), utiliza-se a mesma quantidade de tinta para pintar cada uma delas. Se uma parede e a uni ao de dois peda cos de parede, de forma que esses dois peda cos se juntam apenas em beiradas, ent ao a quantidade de tinta necess aria para pintar tal parede e a soma das quantidades de tinta necess arias para pintar cada peda co. Vejamos um outro exemplo. Suponha que um agricultor utilize uma por ca o de sementes para semear um terreno que tem a forma de um quadrado. Dado qualquer outro terreno de qualquer tamanho e forma, e claro que existe uma quantidade bem determinada de sementes necess aria para seme a-lo (com a mesma concentra ca o de sementes do primeiro). Essa quantidade de sementes, comparada com a quantidade de sementes para semear o terreno quadrado, d a uma medida de qu ao maior (ou menor) esse terreno e em rela ca o ao primeiro. Devemos concordar que: Dado qualquer terreno, existe uma quantidade bem determinada de sementes necess aria para seme a-lo. Para semear dois terrenos congruentes (mesmo tamanho e forma), utilizase a mesma quantidade de sementes em cada um deles. Se um terreno e dividido em dois peda cos, a quantidade de sementes necess aria para semear o terreno e a soma das quantidades de sementes necess arias para semear cada peda co. Com rela ca o ao primeiro exemplo anterior, o pintor gasta uma lata de tinta para pintar uma parede quadrada. Ent ao, se um pintor utiliza 3,5 latas de tinta para pintar uma determinada parede, pode-se dizer que esta parede e 3,5 vezes maior que a parede quadrada inicial. Dizemos que a a rea da parede e 3,5. Assim, para determinar a a rea de uma parede, bastaria pint a-la e vericar a quantidade de tinta utilizada.
CEDERJ 146

Introdu c ao ao conceito de area

MODULO 1 - AULA 12

Da mesma forma, se um agricultor utiliza 1 por ca o de semente para semear um terreno quadrado e utiliza 5,8 por co es de sementes para semear um determinado terreno, pode-se dizer que tal terreno e 5,8 vezes maior que o terreno quadrado inicial, ou que esse terreno ocupa 5,8 vezes mais espa co que aquele. Dizemos que a a rea do terreno e 5,8. Assim, para determinar a a rea de um terreno, bastaria seme a-lo e vericar a quantidade de sementes utilizada. Na pr atica, por em, deseja-se muitas vezes fazer o caminho contr ario: o pintor gostaria de saber o quanto de tinta seria necess ario comprar para pintar uma parede, e o agricultor gostaria de saber quantas por co es de sementes v ao ser necess arias para semear um dado terreno. Devemos, ent ao, ser capazes de determinar a a rea de paredes e terrenos sem que seja necess ario recorrer a m etodos pr aticos, como pintar ou semear. Para isso, xamos uma unidade de comprimento, e escolhemos um quadrado de lado 1 como unidade de medida de a rea. Dizemos que esse quadrado tem a rea igual a 1: se o lado do quadrado mede 1cm, por exemplo, sua a rea e 1cm2 (l e-se um cent metro 2 quadrado), se o lado do quadrado mede 1m, sua a rea e 1m (um metro quadrado), e assim por diante. A determina ca o da a rea das guras planas ser a feita com base nas tr es propriedades a seguir:

P1 : Toda gura plana limitada tem uma a rea. A medida da a rea e expressa por um n umero real positivo. P2 : Figuras planas congruentes t em a mesma a rea (por exemplo, dois tri angulos congruentes ou dois c rculos de mesmo raio). P3 : Se uma gura plana F e a uni ao de duas guras planas F1 e F2 , onde F1 e F2 se intersectam somente em linhas, ent ao a a rea de F e a soma das a reas de F1 e F2 .

Partindo dessas propriedades, vamos fazer o c alculo da a rea das principais guras planas. Primeiramente, tomemos o quadrado que escolhemos como unidade de a rea. Se dividirmos os lados do quadrado em tr es partes iguais, e tra carmos paralelas aos lados, estaremos dividindo o quadrado inicial em nove partes iguais (veja a gura 229).
147

CEDERJ

Introdu c ao ao conceito de area

Observe que... Na gura 230, quando l e h s ao n umeros naturais, o ret angulo cont em exatamente l h quadrados de lado 1.

Fig. 229: Figura para o c alculo da a rea de um quadrado.

Como todas as nove partes s ao congruentes, pelas propriedades anteriores, cada uma delas tem a rea igual a um nono da a rea do quadrado inicial. Como consideramos a a rea do quadrado inicial igual a 1, cada uma das partes 1 obtida ter aa rea igual a . 9 Em geral, dividindo-se os lados do quadrado inicial em n partes iguais, e tra cando-se paralelas aos lados, como no exemplo, obt em-se n2 quadrados 1 de mesma a rea. Cada um dos quadrados obtidos ter aa rea igual a 2 . Com n 1 isso provamos que a a rea de um quadrado cujo lado mede 1/n e igual a 2 . n Determinaremos agora a a rea de um ret angulo ABCD cujos lados medem l e h (veja a gura 230). Indicaremos tal a rea por AABCD .
A B

D l

Fig. 230: Figura para c alculo da a rea de um ret angulo.

Para fazer o c alculo da a rea, vamos escolher um n umero natural n e 1 vericar quantos segmentos de comprimento cabem nos segmentos AB n e AD. Pelas extremidades desses segmentos, tra camos retas paralelas aos lados do ret angulo ABCD. Seja p o n umero de segmentos de comprimento 1/n que cabem em AB e q o n umero desses segmentos que cabem em AD (na gura 231, por exemplo, tem-se p = 7 e q = 4). Note que nesta gura 231, tomada como exemplo, temos 4 segmentos de comprimento 1/n est ao dentro de AD, enquanto que o quinto segmento n ao est a totalmente contido em AD. O mesmo tipo de situa ca o ocorre no segmento AB (7 segmentos dentro e um oitavo saindo).
148

CEDERJ

Introdu c ao ao conceito de area

MODULO 1 - AULA 12

A h
1 n

1 n

D l

Fig. 231: C alculo da a rea do ret angulo.

Ent ao, de modo geral, num ret angulo gen erico, teremos as seguintes desigualdades envolvendoseus lados: p e q 1 1 l < (p + 1) n n

1 1 h < (q + 1) . n n

Usando as desigualdades acima conclu mos que pq 1 1 lh < (p + 1)(q + 1) 2 . 2 n n (2)

Por outro lado, considerando o ret angulo globalmente, existem pq quadrados de lado 1/n inteiramente contidos no ret angulo ABCD (marcados na gura 231). Como cada um desses quadrados tem a rea 1/n2 , conclu mos que aa rea do ret angulo ABCD satisfaz AABCD pq 1 . n2 (3)

Al em disso, o ret angulo ABCD est a inteiramente contido no ret angulo formado pela uni ao dos (p + 1)(q + 1) quadradinhos (veja de novo a gura 231), e, portanto 1 AABCD < (p + 1)(q + 1) 2 . (4) n Juntando as inequa co es (3) e (4), obtemos pq 1 1 A < ( p + 1)( q + 1) . ABCD n2 n2 (5)

Das inequa co es (2) e (5), vemos que os dois n umeros AABCD e lh est ao 1 1 compreendidos entre pq 2 e (p + 1)(q + 1) 2 . Disso conclu mos que n n |AABCD lh| < (p + 1)(q + 1) 1 1 1 pq 2 = (p + q + 1) 2 . 2 n n n
149 CEDERJ

Introdu c ao ao conceito de area

Como

q 1 p l, h e 1, conclu mos que n n n |AABCD lh| < (l + h + 1) 1 . n

Au ltima desigualdade vale qualquer que tenha sido a escolha inicial de n. Bom, se o n for escolhido muito grande, o lado direito da inequa ca o ser a muito pequeno, e a u nica possibilidade para que a inequa ca o seja verdadeira para qualquer escolha de n e se |AABCD lh| = 0 (lembre-se de que um m odulo nunca e negativo). Da , tem-se AABCD = lh. Provamos assim a seguinte proposi ca o: Proposi c ao 27 A a rea de um ret angulo e o produto da medida da base pela medida da altura. Area de um tri angulo Voc e conhece como calcular a a rea de um ret angulo. Vamos partir para outras guras geom etricas? a) Tri angulos Ret angulos Considere um tri angulo ret angulo ABC , com a ngulo reto no v ertice A e portanto com catetos b = AC e c = AB . Ent ao ABC = b c . Area 2 A prova desta f ormula segue-se facilmente da observa ca o que um tri angulo ret angulo e a metade de um ret angulo cujos lados s ao os catetos do tri angulo. Na gura 232, a seguir, est a representado o tri angulo ret angulo ABC como parte de um ret angulo. Ent ao,
C D

b
.

c
Fig. 232:

ABCD = 1 b c. ABC = 1 Area Area 2 2


CEDERJ 150

Introdu c ao ao conceito de area

MODULO 1 - AULA 12

b) Area de um Tri angulo Qualquer Aa rea de um tri angulo arbitr ario pode ser calculado como metade do produto de um lado (referido como base) pela altura do v ertice oposto a este lado. Na gura 233 abaixo, temos dois tri angulos que cobrem os dois casos poss veis para os tri angulos. Em rela ca o a ` base BC do tri angulo ABC , com altura h em rela ca o a ` base, temos situa co es onde o p e da altura pertence a base do tri angulo ou est a fora do segmento que representa a base.
A

h
.

h
.

D
Fig. 233:

No primeiro caso, ABC = Area BDA + Area ADC Area = BD h DC h BC h + = . 2 2 2

No segundo caso, ABC = Area ADC Area ADB Area = BC h DC h DB h = . 2 2 2

Ent ao em qualquer caso, a a rea do tri angulo e igual a ` metade do produto da base pela altura. Acabamos de provar uma proposi ca o. Proposi c ao 28 A a rea de um tri angulo e a metade do produto de uma base pela altura relativa a essa base.
151

CEDERJ

Introdu c ao ao conceito de area

Area de um Paralelogramo Antes de encontrarmos uma f ormula para calcular a a rea de um paralelogramo, vamos a algumas id eias de base. A dist ancia entre duas retas paralelas r e s e o comprimento AB do segmento obtido pela interse ca o das paralelas com uma reta perpendicular t. Veja a gura abaixo.
t A
.

B
Fig. 234:

Note que qualquer que fosse a reta perpendicular o resultado da dist ancia entre as paralelas n ao muda. Estamos em condi co es de provar a pr oxima proposi ca o. Proposi c ao 29 Dado um paralelogramo ABCD, a a rea pode ser calculada pelo produto de um lado, pela dist ancia deste lado ao lado oposto. Nota: A dist ancia referida acima e tamb em denominada altura do paralelogramo. Prova: Observe a gura 235 abaixo, onde est a representado um paralelogramo ABCD, a diagonal BD e a dist ancia (altura) entre os lados opostos AB e DC .

C h
.

B
Fig. 235:

CEDERJ

152

Introdu c ao ao conceito de area

MODULO 1 - AULA 12

Ent ao, ABCD = Area ABD + Area BCD . Area Mas, BCD = 1 DC h. ABD = 1 AB h , Area Area 2 2 Note que h representa, ao mesmo tempo, a altura do tri angulo ABD relativa ao lado AB e a altura do tri angulo BCD relativa ao lado DC . Como DC = AB , ent ao ABCD = AB h. Area

Para concluir esta aula, vamos calcular a a rea de um tipo especial de quadril atero: o trap ezio. O trap ezio, como vimos na aula 7, e um quadril atero que possui dois lados paralelos. Esses dois lados s ao chamados bases do trap ezio. A altura do trap ezio e sempre tomada com rela ca o a `s bases. Proposi c ao 30 Aa rea de um trap ezio e o produto da sua altura pela m edia aritm etica das medidas de suas bases. Prova: Seja ABCD um trap ezio cujos lados paralelos s ao AB e DC . Pelo ponto B , tracemos a perpendicular a ` reta DC , obtendo o ponto F , e pelo ponto D, tracemos a perpendicular a ` reta AB , obtendo o ponto E , como na gura 236.
E A B

Curiosidade A f ormula que os babil onicos usavam para calcular a a rea de um quadril atero convexo ABCD qualquer era
m(AB ) + m(CD ) 2 . m(BC ) + m(AD ) 2 .

Pode-se provar que essa f ormula s o e correta no caso em que o quadril atero e um ret angulo.

F Fig. 236: Prova da proposi ca o 4.

O quadril atero EBF D e um ret angulo, e da se conclui que os segmentos BF e DE s ao congruentes. Sua medida e a altura do trap ezio. Queremos provar que AABCD = m(BF ) m(AB ) + m(DC ) . 2
153 CEDERJ

Introdu c ao ao conceito de area

Para isso, tracemos a diagonal DB , dividindo o trap ezio ABCD nos tri angulos ABD e DCB (veja a gura 237).
E A B

F Fig. 237: Prova da proposi ca o 4.

Usando a f ormula da a rea do tri angulo, que j a deduzimos, e a propriedade P3 de a reas, obtemos 1 1 AABCD = AABD + ADCB = m(AB )m(DE ) + m(DC )m(BF ). 2 2 Lembrando que os segmentos DE e BF s ao congruentes, conclu mos que AABCD = m(BF ) Q.E.D. m(AB ) + m(DC ) . 2

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... O conceito de a rea. As f ormulas para o c alculo das a reas das seguintes guras planas: ret angulo, paralelogramo, tri angulo e trap ezio.

CEDERJ

154

Introdu c ao ao conceito de area

MODULO 1 - AULA 12

Exerc cios
1. Se dois tri angulos ABC e DEF s ao semelhantes com raz ao de semeAABC = k2. lhan ca igual a k , mostre que ADEF 2. Na gura 238, ABCD e um ret angulo, EG//BC e HF//AB .
A H E P B F

Fig. 238: Exerc cio 2.

(a) Mostre que os ret angulos EBF P e HP GD t em a mesma a rea, qualquer que seja P AC . (b) Determine P para que EBF P tenha a rea m axima. 3. Na gura 239, AF//EB e AEDCF = 20 cm2 .
A E D C B F

Fig. 239: Exerc cio 3.

Determine AABCDE . 4. Na gura 240, ABCD e EF GH s ao quadrados, AM F N R = 1 e AQRP H = 4.


A L I B E Q M R F N

J D K C H P G

Fig. 240: Exerc cio 4.

Determine ALIJK .
155 CEDERJ

Introdu c ao ao conceito de area

5. Determine a a rea de um losango, sabendo que o lado mede 5 cm e uma das diagonais mede 8 cm. 6. Na gura 241, ABCD e um quadrado, QC BC , m(RD) = 3 cm, 2 AP QR = 75 cm e a altura de P AB relativa ao lado AB e igual a 4 cm.
P

Fig. 241: Exerc cio 6.

Determine a medida do lado do quadrado. 7. Na gura 242, ABC e um tri angulo equil atero de lado medindo 4 cm, e DEGF e um quadrado.
A

Fig. 242: Exerc cio 7.

Determine a a rea de DEGF . 8. Prove que as medianas de um tri angulo determinam nele seis tri angulos de a reas iguais. 1 1 9. Na gura 243, m(BD) = m(BC ), m(AE ) = m(AC ), m(F C ) = 4 3 1 2 m(AC ) e AABC = 20 cm . 6
A E

F B D C

Fig. 243: Exerc cio 9.

Determine a a rea de EDF .


CEDERJ 156

Introdu c ao ao conceito de area

MODULO 1 - AULA 12

10. Na gura 244, ABCD e um paralelogramo de a rea igual a 10 cm2 e M e o ponto m edio de DC .
A E D B

Fig. 244: Exerc cio 10.

Determine AEM C . poss 11. E vel determinar a a rea dos seguintes tri angulos? Em caso armativo, determine-as.
B 4
30
o

D 5
o

45

30

(a)

6 (b)

Fig. 245: Exerc cio 11.

12. (CESGRANRIO-1977) Cinco quadrados de lado gura 246.


D

formam a cruz da

Fig. 246: Exerc cio 12.

Aa rea do quadril atero ABCD e: (b) 4 2 (c) 4 3 (a) 2 5 2

(d) 5

(e) 6

2 157 CEDERJ

Introdu c ao ao conceito de area

13. (CESGRANRIO-1980) A base de um ret angulo de a rea S e aumentada de 20% e sua altura e diminu da de 20%. A a rea do novo ret angulo formado e: (a) 1, 04 S (b) 1, 02 S (c) S (d) 0, 98 S (e) 0, 96 S

14. (U.MACK-1980) A altura do trap ezio da gura 247 e 4.

5
Fig. 247: Exerc cio 14.

A diferen ca entre as a reas dos tri angulos assinalados e: (a) 1 (b) 2 (c) 3 (d) 4 (e) 5

15. (CESGRANRIO-1985) Os tri angulos ABC e BDC da gura 248 s ao ret angulos is osceles.
A

Fig. 248: Exerc cio 15.

A raz ao

AABC vale: ABDC (b) 2 (c) 2 (a) 3

(d)

5 2

(e)

3 2

16. (FGV-1988) Em um tri angulo is osceles, os lados de mesma medida medem 2 e o a ngulo formado por eles mede 120o . A a rea desse tri angulo e: 1 1 (d) (e) N.R.A. (a) 2 (b) 1 (c) 2 4
CEDERJ 158

Introdu c ao ao conceito de area

MODULO 1 - AULA 12

17. (UFRJ, 2001) O ret angulo ABCD est a inscrito no ret angulo W XY Z , como mostra a gura 249.
X

A W D

B Y C

Fig. 249: Exerc cio 17.

Sabendo que m(AB ) = 2 e m(AD) = 1, determine o a ngulo para que aa rea de W XY Z seja a maior poss vel. 18. (UFF, 1996) A gura 250 representa dois ret angulos XY ZW e P QZX , de a reas S1 e S2 , respectivamente.
P

Y Q

Fig. 250: Exerc cio 18.

Pode-se armar que (a) 0, 6

S1 e igual a: S2 (b) 0, 7 (c) 0, 8

(d) 0, 9

(e) 1, 0

19. (UFF, 1999) Na reprodu ca o de uma gura, a primeira c opia obtida reduziu em 30% a a rea dessa gura. A seguir, essa c opia foi reproduzida com amplia ca o de 40%. A a rea da gura obtida na segunda c opia, comparada com a a rea da gura original, e: (a) 98 % menor (d) 2 % menor (b) 90 % maior (e) 10 % menor (c) exatamente igual

159

CEDERJ

Introdu c ao ao conceito de area

20. (F ormula de Her ao.) O objetivo deste exerc cio e provar a f ormula de Her ao, segundo a qual a a rea A de um tri angulo de lados medidno a, b e c e dada por
Her ao de Alexandria. 10 d.C. - 75 d.C. Her ao de Alexandria foi um importante pesquisador de Geometria e Mec anica. Um grande n umero de trabalhos de Her ao tem sobrevivido at e hoje, embora a autoria de alguns deles seja disputada. Os trabalhos est ao relacionados com v arias categorias: trabalhos t ecnicos, trabalhos sobre Mec anica e sobre Matem atica. Dentre seus trabalhos podemos destacar o chamado M etrica, dividido em tr es volumes. No volume I, Her ao calcula a a rea do tri angulo usando as medidas dos lados e do semi-per metro. Consulte: http://www-groups.dcs. st-and.ac.uk/~history/ Mathematicians/Heron.html

A=

p(p a)(p b)(p c)

onde p = (a + b + c)/2. Para isso, considere um tri angulo ABC com m(AB ) = c, m(AC ) = b e m(BC ) = a. Podemos supor que a e o maior dos tr es n umeros a, b e c. Seja AD a altura de ABC relativa a BC e sejam n = m(BD), m = m(DC ) e h = m(AD) (veja a gura 251).
A c n D b h m C

Fig. 251: Exerc cio 20.

Use o Teorema de Pit agoras nos tri angulos ret angulos ABD e ACD para provar que b2 c 2 + a 2 2a

m=

Use novamente o Teorema de Pit agoras para obter [(a + b)2 c2 ][c2 (a b)2 ] 4a2

h2 = segue que

[(a + b)2 c2 ][c2 (a b)2 ] 1 A2 = a 2 h 2 = 4 16 = a + b + c a + b c a b + c a + b + c . . . 2 2 2 2 = p(p c)(p b)(p a)


160

CEDERJ

Introdu c ao ao conceito de area

MODULO 1 - AULA 12

21. Determine as alturas de um tri angulo de lados medindo 3 cm, 5 cm e 7 cm. 22. Prove que o raio do c rculo inscrito em um tri angulo de lados medidno a, b e c e dado por a+b+c (p a)(p b)(p c) onde p = . p 2

r=

Sugest ao: Use o incentro do tri angulo para divid -lo em tr es tri angulos menores. Cada um desses tri angulos tem altura r. Use a f ormula de Her ao. 23. Prove que o raio do c rculo circunscrito a um tri angulo de lados medindo a, b e c e dado por R= abc 4 p(p a)(p b)(p c)

Sugest ao: Seja ABC um tri angulo com m(BC ) = a, m(AB ) = c e m(AC ) = b. Seja AD a altura relativa ao lado BC e seja o c rculo circunscrito a ABC . Considere o tri angulo ABE , onde AE e di ametro de (veja gura 252).
A B

Fig. 252: Exerc cio 23.

Use a semelhan ca entre os tri angulos ADC e ABE para obter bc . Agora use a f ormula de Her ao para obter m(AD). R= 2m(AD)

161

CEDERJ

Pol gonos regulares

MODULO 1 - AULA 13

Aula 13 Pol gonos regulares


Objetivos Determinar a a rea de pol gonos regulares.

Introdu c ao
Um pol gono e chamado equil atero se todos os seus lados s ao congruen tes. E chamado equi angulo se todos os seus a ngulos internos s ao congruentes. Um pol gono que e ao mesmo tempo equil atero e equi angulo e chamado regular. Veja na gura 253 alguns exemplos de pol gonos regulares.

Fig. 253: Pol gonos regulares.

Voc e pode estar se perguntando se as duas deni co es n ao signicam a mesma coisa. Na verdade, se estivermos falando de tri angulos, as duas propriedades s ao equivalentes. Isso acontece por causa da propriedade que t em os tri angulos de o maior a ngulo se opor ao maior lado, e vice-versa. Assim, se um tri angulo e equil atero, ent ao, como conseq u encia, todos os seus a ngulos s ao iguais e ele e equi angulo. Da mesma forma, se um tri angulo tem todos os a ngulos congruentes, prova-se que seus lados tamb em s ao congruentes. Portanto, para mostrar que um dado tri angulo e regular, basta mostrar que ele e equil atero ou que ele e equi angulo, n ao sendo necess ario vericar as duas coisas. No caso de pol gonos com mais de tr es lados isso n ao e verdade, nem mesmo para quadril ateros. Um ret angulo com base e altura n ao congruentes e equi angulo, pois todos os seus a ngulos s ao retos, mas n ao e equil atero. Um losango que n ao seja quadrado e equil atero, mas n ao e equi angulo (gura 254).

(a)

(b)

Fig. 254: (a)Equi angulo mas n ao equil atero. (b) Equil atero mas n ao equi angulo. 163 CEDERJ

Pol gonos regulares

Quando acontece de existir um c rculo contendo todos os v ertices de um pol gono, dizemos que esse pol gono est a inscrito em tal c rculo, ou que ele e inscrit vel. Quando ocorre de existir um c rculo que e tangente a todos os lados de um pol gono, dizemos que esse pol gono est a circunscrito a tal c rculo, ou que ele e circunscrit vel. Veja a gura 255.

(a)

(b)

(c)

Fig. 255: a) Pol gono inscrito (o pol gono n ao e regular)). b) Pol gono circunscrito (o pol gono n ao e regular). c) Pol gono regular inscrito.

Vamos provar que todo pol gono regular e inscrit vel e circunscrit vel. Para isso considere um pol gono regular P = A1 A2 . . . An qualquer. Tracemos as mediatrizes dos lados A1 A2 e A2 A3 , as quais encontram-se num ponto O. A gura 256 mostra um caso particular em que P e um pent agono.
A2

1
o

A3

A5

A4

Fig. 256: Pent agono regular A1 A2 A3 A4 A5 .

Como O est a na mediatriz do lado A1 A2 , ent ao a dist ancia de O aos v ertices A1 e A2 e a mesma, que chamaremos r. Pelo mesmo motivo, a dist ancia de O a A3 e a mesma dist ancia r de O a A2 . Os tri angulos OA1 A2 e OA2 A3 s ao, assim, is osceles. Al em disso, OA1 A2 OA2 A3 , por L.L.L.. Se 2 A3 e OA 3 A2 s gue que os a ngulos O A1 A2 , OA2 A1 , OA ao todos congruentes.
CEDERJ 164

Pol gonos regulares

MODULO 1 - AULA 13

2 A3 A2 A 3 A4 (pois o pol Como A1 A gono e equi angulo), conclui-se que 3 A4 OA 3 A2 . Por L.A.L., os tri OA angulos OA3 A4 e OA3 A2 s ao congruentes, donde se conclui que OA4 OA2 . Assim, tem-se que a dist ancia entre O e A4 e tamb em r. Da mesma forma se prova que a dist ancia do ponto O aos outros v ertices do pol gono P e tamb em r. Conseq uentemente, o c rculo de centro O e raio r passa por todos os v ertices do pol gono P . Al em disso, os tri angulos OA1 A2 , OA2 A3 , . . ., OAn A1 s ao todos congruentes. Segue que os segmentos unindo o ponto O aos pontos m edios de cada lado s ao todos congruentes. Chamemos de a a medida desses segmentos. Como esses segmentos s ao perpendiculares aos lados do pol gono P , conclu mos que o c rculo de centro O e raio a e tangente a todos os lados de P . Provamos, assim, que: Todo pol gono regular e inscrit vel e circunscrit vel O ponto O considerado na demonstra ca o anterior e chamado centro do pol gono regular, e o n umero a e chamado ap otema. Tamb em chamaremos de ap otema a todo segmento ligando O ao ponto m edio de um dos lados. Veja na gura 257 um hex agono regular e os c rculos em que est a inscrito e circunscrito.

Fig. 257: C rculos inscrito e circunscrito a um hex agono regular.

Um pol gono, contudo, pode ser inscrit vel ou circunscrit vel sem ser regular, como mostra a gura 255. Por outro lado, existem pol gonos que n ao s ao inscrit veis, ou circunscrit veis. Veja a gura 258.

(a)

(b)

Fig. 258: a) Pol gono n ao inscrit vel. b) Pol gono n ao circunscrit vel. 165 CEDERJ

Pol gonos regulares

Veremos a seguir um crit erio que permite decidir se um quadril atero qualquer e inscrit vel ou n ao. Primeiro consideremos um quadril atero ABCD inscrito no c rculo , como na gura 259.
D A

G
Fig. 259: AQuadril atero inscrito.

e BCD s Os a ngulos BAD ao a ngulos inscritos em , e os arcos determinados por esses a ngulos comp oem o c rculo completo, intersectando-se + 2BCD = 360o , ou seja, apenas nos extremos. Da , conclui-se que 2BAD + BCD = 180o e esses a BAD ngulos s ao suplementares. Do mesmo modo, . s ao suplementares os a ngulos ADC e ABC Reciprocamente, suponhamos que ABCD seja um quadril atero tal que os a ngulos opostos s ao suplementares. Tracemos o c rculo que cont em os pontos A, B e C . Vamos mostrar que o ponto D tamb em est a em . Suponhamos que o ponto D n ao esteja no c rculo . Nesse caso, h a duas possibilidades: D est a no interior de ou D est a no exterior de (veja as duas possibilidades na gura 260).
A B B

D D C C

(a)

(b)

Fig. 260: (a) D no interior de . (b) D no exterior de .

Em qualquer das possibilidades, seja E o ponto em que a semi-reta BD intersecta , como na gura 261.
CEDERJ 166

Pol gonos regulares

MODULO 1 - AULA 13

A B

A B

D D C

E C

G
(a)

G
(b)

Fig. 261: (a) D no interior de . (b) D no exterior de .

> AEB e CDB > CEB , Se D est a no interior de , temos ADB > AEC . Mas ADC e ABC s donde se conclui que ADC ao suplementares, e ABC s por hip otese, e AEC ao suplementares porque ABCE est a inscrito . em . Logo ADC AEC . Mas j a t nhamos conclu do que ADC > AEC Essa contradi ca o mostra que D n ao pode estar no interior de . Deixamos como exerc cio a prova de que D n ao pode estar no exterior de . Com isso mostramos a seguinte proposi ca o: Proposi c ao 31 Um quadril atero e inscrit vel num c rculo se e somente se seus a ngulos internos opostos s ao suplementares. Veja na proposi ca o seguinte como ca a a rea de um pol gono regular. Proposi c ao 32 A a rea de um pol gono regular e a metade do produto do per metro pelo ap otema. Prova: Se A1 A2 . . . An e um pol gono regular de n lados, ligando cada um de seus v ertices ao centro O do pol gono, cam determinados n tri angulos is osceles congruentes de base igual a m(A1 A2 ) e altura igual ao ap otema do pol gono, que denotaremos por a. A a rea de cada um desses tri angulos e
m(A1 A2 )a . Pelas propriedades de a rea, conclu mos que 2

AA1 A2 ...An = n

m(A1 A2 )a 2

nm(A1 A2 )a 2

Como nm(A1 A2 ) e justamente o per metro do pol gono, j a que seus n lados s ao todos congruentes a A1 A2 , ca demonstrada a proposi ca o. C.Q.D.

167

CEDERJ

Pol gonos regulares

Sejam e c rculos com o mesmo centro O (dizemos nesse caso que s ao conc entricos ) e seja P = A1 A2 . . . An um pol gono regular inscrito em . Denamos um pol gono P inscrito em da seguinte forma: B1 = OA1 , B2 = OA2 etc. O pol gono assim denido e chamado proje ca o radial de P sobre . Veja na gura 262 o caso particular em que P e um hex agono.
B
Nota: na gura 262, eo c rculo externo e eo c rculo interno. Os ap otemas a e a s ao, respectivamente, a dist ancia do centro O at e os lados dos pol gonos P e P .

1 A 1

A 6

6 O

A A B 5

4 B

Fig. 262: Proje ca o radial do hex agono.

Deixaremos como exerc cio a prova de que P tamb em e regular. Determinaremos agora a rela ca o entre as a reas de P e P . Para isso, chamemos de r e r os raios de e , a e a os ap otemas, A e A as a reas e p e 1 p os per metros de P e P , respectivamente. J a sabemos que A = ap e 2 em comum, podemos concluir que is osceles e t em o a ngulo central A1 OA s ao semelhantes. Como conseq u encia dessa semelhan ca, decorre que
m(A1 A2 ) a r = = r m(B1 B2 ) a 2 1 A = a p . Considere os tri angulos A1 OA2 e B1 OB2 . Como ambos s ao 2

(6)

onde a u ltima igualdade vem do fato de a e a serem as alturas de A1 OA2 e B1 OB2 com respeito a `s bases A1 A2 e B1 B2 . Como P e P s ao regulares, temos p = nm(A1 A2 ), e p = nm(B1 B2 ), o que nos d a
p m(A1 A2 ) = . p m(B1 B2 )

Substituindo na equa ca o (6), obtemos


r p a = = . r p a
CEDERJ 168

Pol gonos regulares

MODULO 1 - AULA 13

Da conclu mos que


ap A = = A ap r r
2

Um racioc nio an alogo pode ser feito para os pol gonos circunscritos. A f ormula acima ser a muito u til na pr oxima aula, quando faremos o c alculo da a rea do c rculo.

Resumo
Nesta aula voc e aprendeu... O que s ao pol gonos regulares. Que todo pol gono regular e inscrit vel e circunscrit vel. Que um pol gono pode ser inscrit vel ou circunscrit vel sem ser regular. Que existem pol gonos que n ao s ao inscrit veis ou circunscrit veis. Um crit erio para vericar se um quadril atero e inscrit vel ou n ao. A f ormula para calcular a a rea de um pol gono regular.

Exerc cios
1. Prove que todo tri angulo equi angulo e tamb em equil atero. 2. Prove que um pol gono regular circunscrito a um c rculo tangencia o mesmo no ponto m edio de cada lado. 3. Prove que a soma dos a ngulos externos de um pol gono convexo e 360 o . 4. Na gura 263, ABP e um tri angulo equil atero e ABCDE e um pent agono regular. D

E P

Fig. 263: Exerc cio 4.

e BP C. Determine D AP

169

CEDERJ

Pol gonos regulares

5. Determine os pol gonos regulares para os quais os a ngulos internos e externos s ao iguais. 6. Determine o n umero de lados de um pol gono regular, sabendo que seus o a ngulos internos medem 144 . 7. Determine os raios dos c rculos inscrito e circunscrito em um hex agono regular de 6 cm de lado. 8. Determine a medida do lado e o ap otema de um hex agono regular inscrito em um c rculo de raio 2 3 cm. 9. Prove que a a rea de um tri angulo e dada pelo produto do semi-per metro pelo raio da circunfer encia inscrita. 10. Prove que a soma das dist ancias de um ponto interno de um tri angulo equil atero aos lados n ao depende do ponto interno considerado. 11. Determine a maior a rea que um tri angulo pode ter se ele est a inscrito em um c rculo de raio R. 12. Na gura 264, ABCDEF e um hex agono regular. Sobre seus lados foram constru dos quadrados.
G R H I

Q F P

B C

O N M

Fig. 264: Exerc cio 12.

Prove que o pol gono GHIJKLM N OP QR e um dodec agono regular. 13. (EPUSP-1966) As bases de um trap ezio is osceles circunscrito a um c rculo medem 9 cm e 6 cm. Cada um dos outros dois lados do trap ezio mede: (a) 4,5 cm
CEDERJ 170

(b) 6 cm

(c) 7,5 cm

(d) 8 cm

(e) N.R.A.

Pol gonos regulares

MODULO 1 - AULA 13

14. (FUVEST-1989) Os pontos A, B e C s ao v ertices consecutivos de um hex agono regular de a rea igual a 6. Qual a a rea do tri angulo ABC ? (e) 3 (a) 1 (b) 2 (c) 3 (d) 2 15. (COVEST-1991) Se todos os lados de um hept agono regular forem aumentados em 50%, em quanto aumenta a sua a rea ? (a) 50% (b) 75% (c) 100% (d) 125% (e) 150%

16. (U.C. SALVADOR-1991) Na gura 265, ABCD e um losango e A eo centro do c rculo de raio 4 cm.
C

Fig. 265: Exerc cio 16

Aa rea desse losango, em cent metros quadrados, e: (a) 4 3 (b) 8 (c) 12 (d) 8 3 (e) 12 3 17. (FESP-1991) Um tri angulo equil atero ABC est a inscrito em um c rculo. O tri angulo e interceptado por um di ametro do c rculo, formando um trap ezio, conforme a gura 266.
A

P O B

Fig. 266: Exerc cio

A raz ao entre a a rea do tri angulo ABC e a do trap ezio e igual a: 5 9 9 9 8 a) (b) (c) (d) (e) 4 5 8 4 5
171 CEDERJ

Pol gonos regulares

18. Prove que o pol gono P da f gura 262 e regular. 19. Seja Q = A1 A2 . . . An um pol gono regular circunscrito a um c rculo e sejam T1 , T2 , . . . , Tn os pontos em que A1 A2 , A2 A3 , . . . , An A1 tangen ciam . Considere um c rculo conc entrico a e sejam T1 = OT1 , etc. Por T1 , T2 , . . . , Tn trace tangentes a , obtendo um pol gono Q = B1 B2 . . . Bn (veja gura 267).
B1 T 1

'
1 A2 T

B2

T' n

A1 T n

T' 2 2 A B 3

Bn

An

Fig. 267: Exerc cio

Prove que Q e tamb em regular. Se r e r s ao os raios de e , respectivamente, prove que a raz ao entre a a rea A de Q e a a rea de Q A r 2 e dada por = . A r Sugest ao: Prove que OT1 A2 OT2 A2 e OT1 B2 OT2 B2 e conclua que O, A2 , e B2 s ao colineares. Da mesma forma s ao colineares os termos O, A3 , B3 , . . . , O, A1 , B1 . Use o exerc cio 1 desta aula e a semelhan ca entre os tri angulos OA1 A2 e OB1 B2 , . . . , OAn A1 e OBn B1 para provar que OT1 B2 OT1 B1 , OT2 B3 OT2 B2 , . . . , OTn B1 OTn Bn . Lembrando que j a sabemos que OTn B1 OT1 B1 , OT2 B2 OT1 B2 , r 2 A = etc, prove que Q e regular. Para provar que , observe que A r OA1 A2 e semelhante a OB1 B2 , OA2 A3 e semelhante a OB2 B3 , etc, com r raz ao de semelhan ca igual a . r

CEDERJ

172

Potrebbero piacerti anche