Sei sulla pagina 1di 2

11/03/13

Tempo histrico - S Histria

Material de A poio O rige m do Hom e m Evoluo Hum ana Te m po Histrico Pe rodos da Histria Grande s C ivilizae s De scobrim e nto do Brasil Te rritrio Brasile iro Tr s Pode re s Gue rra do Paraguai Gue rra Fria Prim e ira Gue rra Mundial Se gunda Gue rra Mundial R e voluo R ussa Gue rra dos C anudos R e voluo Farroupilha Inconfid ncia Mine ira Laifis de Histria Mais C onte dos [+] Pratique Ex e rccios R e solvidos Provas de Ve stibular Sim ulados O n-line Jogos O n-line A juda re a dos Profe ssore s Atualidade s Profisso Historiador Dicionrio de Histria Histria Ilustrada Pe rsonalidade s Histricas R e sum os Atividade s Pe daggicas Diversos C uriosidade s Le ndas & Mitos Link s te is Datas C om e m orativas Efe m ride s Hoje na Histria Indicao de Livros Indicae s de Film e s Vde os Te x tos dos usurios Hinos Mapas Histricos Fale C onosco

Tempo histrico
Assim como podemos contar o tempo atravs do tempo cronolgico , usando relgios ou calendrios, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geolgico, que se refere s mudanas ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histrico que est relacionado s mudanas nas sociedades humanas.

O tempo histrico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanas sociais, ao mesmo tempo em que so modificados por elas. O tempo histrico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. Nos anos 60, por exemplo, em quase todo o Ocidente, a juventude viveu um perodo agitado, com mudanas, movimentos polticos e contestao aos governos. O rock , os hippies, os jovens revolucionrios e , no Brasil, o Tropicalismo (C aetano Veloso, Gal C osta, Gilberto Gil, entre outros) e a Jovem Guarda (Roberto C arlos, Erasmo C arlos, entre tantos outros), foram experincias sociais e musicais que deram dcada de 60 uma histria peculiar e diferente dos anos 50 e dos anos 70.

Isto o tempo histrico: traamos um limite de tempo para estudar os seus acontecimentos caractersticos, levando em conta que, naquele momento escolhido, muitos seres humanos viveram, sonharam, trabalharam e agiram sobre a natureza e sobre as outras pessoas, de um jeito especfico. A histria no prisioneira do tempo cronolgico. s vezes, o historiador obrigado a ir e voltar no tempo. Ele volta para compreender as origens de uma determinada situao estudada e segue adiante ao explicar os seus resultados.

A contagem do tempo histrico


O modo de medir e dividir o tempo varia de acordo com a crena, a cultura e os costumes de cada povo. Os cristos, por exemplo, datam a histria da humanidade a partir do nascimento de Jesus C risto. Esse tipo de calendrio utilizado por quase todos os povos do mundo, incluindo o Brasil.

Busca Geral

O ponto de partida de cada povo ao escrever ou contar a sua histria o acontecimento que considerado o mais importante. O ano de 2008, em nosso calendrio, por exemplo, representa a soma dos anos que se passaram desde o nascimento de Jesus e no todo o tempo que transcorreu desde que o ser humano apareceu na Terra, h cerca de quatro milhes de anos. C omo podemos perceber, o nascimento de Jesus C risto o principal marco em nossa forma de registrar o tempo. Todos os anos e sculos antes do nascimento de Jesus so escritos com as letras a.C . e, dessa maneira, ento 127 a.C ., por exemplo, igual a 127 anos antes do nascimento de C risto. Os anos e sculos que vieram aps o nascimento de Jesus C risto no so escritos com as letras d.C ., bastando apenas escrever, por exemplo, no ano 127. O uso do calendrio facilita a vida das pessoas. Muitas vezes, contar um determinado acontecimento exige o uso de medidas de tempo tais como sculo, ano, ms, dia e at mesmo a hora em que o fato ocorreu. Algumas medidas de tempo muito utilizadas so: milnio: perodo de 1.000 anos; sculo: perodo de 100 anos; dcada: perodo de 10 anos; qinqnio: perodo de 5 anos; trinio: perodo de 3 anos; binio: perodo de 2 anos (por isso, falamos em bienal).

Vagas na Ambev
www.Catho.co Ambev Contrata Aqui! Veja o Nmero de Vagas na Ambev.

Entendendo as convenes para contagem de tempo


Para identificar um sculo a partir de uma data qualquer, podemos utilizar operaes matemticas simples. Observe. Se o ano terminar em dois zeros, o sculo corresponder ao (s) primeiro (s)algarismo (s) esquerda desses zeros. Veja os exemplos:
Mais produtos

ano 800: sculo VIII ano 1700: sculo XVII ano 2000: sculo XX

www.sohistoria.com.br/ef2/tempo/

1/2

11/03/13

ano 2000: sculo XX

Tempo histrico - S Histria

Se o ano no terminar em dois zeros, desconsidere a unidade e a dezena, se houver, e adicione 1 ao restante do nmero, Veja:

ano ano ano ano ano ano

5: 80: 324 1830 1998 2001

0+1= 1 0+1= 1 3+1=4 18+1=19 19+1=20 20+1=21

sculo I sculo I sculo IV sculo XIX sculo XX sculo XXI

Sobre ns | Poltica de privacidade | C ontrato do Usurio | Anuncie | Fale conosco C opyright 2009-2013 S Histria. Todos os dire itos re se rvados. De se nvolvido por Virtuous.

www.sohistoria.com.br/ef2/tempo/

2/2

Potrebbero piacerti anche