Sei sulla pagina 1di 39

CNCER DO COLO DO TERO

Discentes: Daniela Sartori Fernanda Santos Jssica Elisa Rheinheimer Jssica Silva Gonalves Victor Ribeiro

Curso de Farmcia UFMT

Cncer do colo uterino


Em 1982 o cientista alemo Harald zur Hausen no Centro Alemo de Pesquisa do Cncer (DKFZ), em Heidelberg descobriu a associao entre o vrus HPV (Papiloma Vrus Humano) e o cncer do colo do tero. Suas descobertas renderam parte do Prmio Nobel de Medicina. As pesquisas de Harald zur Hausen possibilitaram aperfeioar ainda mais as estratgias de preveno e controle do cncer do colo do tero, que comeam com o exame de Papanicolau.
2

JEC

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO TERO


epitlio glandular ou colunar epitlio escamoso

Pr-pbere JEC Idade frtil

Idade frtil

JEC

Idade frtil
JEC
Fonte: Falando sobre cncer do colo de utero. INCA. 2012.

Menopausa

Juno escamocolunar (JEC)

ANATOMIA DO TERO

4
http://labpath.blogspot.com.br/2012/05/carcinoma-de-colo-de-utero.html

Cncer do colo uterino


O colo do tero revestido, de forma ordenada, por vrias camadas de clulas epiteliais pavimentosas, que ao sofrerem transformaes intra-epiteliais progressivas, podem evoluir para o cncer do colo uterino em um perodo de 10 a 20 anos. A principal alterao celular que pode levar a esse tipo de cncer a infeco pelo Papiloma vrus humano, o HPV. Dentre todos os tipos de cncer feminino, o que apresenta um dos mais altos potenciais de preveno e cura, chegando perto de 100%, quando diagnosticado precocemente e podendo ser tratado em nvel ambulatorial em cerca de 80% dos casos.

Clulas normais X Clulas cancergenas

6
www.aula_conizaoreviso.com.br.

Clulas normais X Clulas cancergenas

www.aula_conizaoreviso.com.br.

Tipos de cncer do colo uterino:

8
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-colo-do-utero

Carcinoma Epidermide
o estgio inicial do cncer cervical e caracteriza-se por invaso mnima do estroma por clulas neoplsicas. Apresenta-se em 80% dos casos. Invaso at menos de 5mm abaixo da membrana basal. Ausncia de invaso vascular. Sem metstases para linfonodos.
http://screening.iarc.fr/colpochap.php?lang=4&chap=3

Carcinoma Epidermide
clulas com graus variados de diferenciao. Extensa infiltrao dos tecidos do colo Reao desmoplsica (produo de tecido fibroso induzida pelo tumor). Reao inflamatria crnica inespecfica.
http://labpath.blogspot.com.br/2012/05/carcinoma-de-colo-de-utero.html

10

Adenocarcinoma invasivo
Tumores exofticos apresentam padro papilar.

Disseminao- Invaso local.

Metstases linfticas.
Presente em 20% dos casos.

11

http://screening.iarc.fr/colpochap.php?lang=4&chap=3

Adenocarcinoma invasivo
Transformao do epitlio endocervical para epitliometaplsico(seta preta). Displasia no epitlio transformado,com presena de pleomorfismo celular e nuclear,hipercromatismo nuclear em toda a camada do epitliometaplasico(crculo azul).
Exocitose(seta amarela).

http://labpath.blogspot.com.br/2012/05/carcinoma-decolo-de-utero.html

12

Fatores de risco
Infeco persistente pelo vrus HPV o maior fator de risco.

Relaes sexuais desprotegidas


Diversidade de parceiros Incio precoce da atividade sexual Presena de outras DSTs (tambm no parceiro) Tabagismo
13

Uso de Contraceptivo Oral

Fatores de risco
Baixa Ingesto de Vitamina A e C A Organizao Mundial de Sade (OMS) considera que a persistncia da infeco pelo Vrus do Papiloma Humano (HPV) em altas cargas virais representa o principal fator de risco para o desenvolvimento da doena. A relao entre HPV e o cncer do colo do tero cerca de 10 a 20 vezes maior do que o tabagismo e o cncer de pulmo.

14

HPV Papiloma Vrus Humano


files.wordpress.com/2010/03/hpv-virus.jpg

Vrus que infectam as clulas do colo uterino e promovem um aumento da sua proliferao. Transmisso atravs do sexo. Apresenta diferentes subtipos que levam a maior ou menor risco do desenvolvimento de cncer. Pode ocorrer o surgimento de condilomas (verrugas) nos pequenos lbios e vagina.

A ausncia de leses visveis no significa que no h infeco, principalmente dos subtipos de alto risco para o desenvolvimento de cncer.

15

O que Condiloma acuminado (HPV)?


O condiloma acuminado, conhecido tambm como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, uma DST causada pelo Papilomavrus humano (HPV), podendo causar cncer, principalmente no colo do tero e do nus. Entretanto, a infeco pelo HPV muito comum e nem sempre resulta em cncer.

16
www.temtudonovidades.com

Tipos de HPV:

17

Fonte: Falando sobre cncer do colo de utero. INCA. 2012.

Sintomas
Em sua fase inicial, no costuma causar sintomas.

Em estgios bem avanados, os sintomas incluem: - Sangramento vaginal ou pequenos sangramentos entre as menstruaes -Sangramento aps as relaes sexuais -Secreo vaginal espessa que pode ter qualquer cheiro -Secreo vaginal aquosa -Dor na regio plvica
18

Diagnstico
O exame citopatolgico (Papanicolaou) o exame preventivo do cncer do colo do tero. Ele consiste na anlise das clulas oriundas da ectocrvice e da endocrvice que so extradas por raspagem do colo do tero. A coleta do exame realizada durante uma consulta ginecolgica de rotina, aps a introduodo espculo vaginal, sem colocao de nenhum lubrificante (pode ser usado apenas o soro fisiolgico). Normalmente no doloroso, mas um desconforto varivel pode acontecer. As mulheres devem ter sido previamente orientadas a no terem relaes sexuais ou fazerem uso de duchas, medicamentos ou exames intravaginais (como por exemplo a ultra-sonografia) durante as 48 horas que precedem o exame.

O exame deve ser realizado fora do perodo menstrual, pois o sangue dificulta a leitura da lmina, podendo at tornar o esfregao inadequado para o diagnstico citopatolgico.

19

Exame citopatolgico
Esptula e escovinha para a coleta do exame citopatolgico (Papanicolaou)

Fonte: Falando sobre cncer do colo de utero. INCA. 2012.

Coleta de material ectocervical

Fonte: Falando sobre cncer do colo de utero. INCA. 2012.

Coleta de material endocervical

20

Colposcopia
Consiste na visibilizao do colo atravs do colposcpio (um aparelho que possui iluminao e lentes de aumento), aps a aplicao de solues de cido actico, entre 3% e 5% e lugol. um exame usado para avaliar os epitlios do trato genital inferior e, quando necessrio, orientar bipsias e cirurgia de alta frequncia (procedimento que utiliza um bisturi eltrico de alta frequncia para a retirada de uma leso).

21

Biopsia cervical
A bipsia cervical um procedimento realizado para remover o tecido do colo do tero para a verificao de doenas prcancerosas ou anormais, ou cncer cervical. Tipos de bipsias do colo do tero: Punch - um procedimento cirrgico para remover um pequeno pedao de tecido do colo do tero. Uma ou mais bipsias de puno podem ser realizados em diferentes reas do colo do tero.

22
http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/cancer-de-colodo-utero/ref1238131525203.html

Tipos de bipsias do colo do tero:


Bipsia em cone ou conizao - um procedimento cirrgico que usa um laser ou bisturi para remover uma pea em forma de cone grande de tecido do colo do tero.

23

www.aula_conizaoreviso.com.br.

Tipos de bipsias do colo do tero:


curetagem endocervical (CEC) - um procedimento cirrgico no qual um instrumento chamado cureta estreita usada para raspar o revestimento do canal endocervical, uma rea que no pode ser visto a partir do exterior do colo do tero.

24

http://dr8027.com.br/gestacao/38/20--curetagem-x-amiu.html

Estgios que podem ser encontrados no exame citopatolgico:


Quando a desordenao ocorre nas camadas mais basais do epitlio estratificado, estamos diante de uma displasia leve ou neoplasia intra-epitelial cervical grau I (NIC I).
Fonte: Falando sobre cncer do colo de utero. INCA. 2012

Fonte: Falando sobre cncer do colo de utero. INCA. 2012

Se a desordenao avana at os trs quartos de espessura do epitlio, preservando as camadas mais superficiais, estamos diante de uma displasia moderada ou NIC II.

25

Estgios que podem ser encontrados no exame citopatolgico:


Na NIC III, o desarranjo observado em todas as camadas.

Fonte: Falando sobre cncer do colo de utero. INCA. 2012

. Quando as alteraes celulares se tornam mais intensas e o grau de desarranjo tal que as clulas invadem o tecido conjuntivo do colo do tero abaixo do epitlio, temos o carcinoma invasor.

26

Fonte: Falando sobre cncer do colo de utero. INCA. 2012

Cncer do colo uterino


No resultado compatvel com NIC I recomenda-se a repetio do exame citopatolgico aps 6 meses (Em torno de 80% dos casos h regresso espontnea das leses). Nos resultados compatveis com NIC II ou NIC III recomenda-se o encaminhamento imediato para a colposcopia.

27

Tratamento
As displasias podem ser tratadas com laser, conizao (retirada de uma poro pequena do colo uterino) ou at crioterapia (congelamento). Cirurgia ou radioterapia (penetrao da radiao criada pelo bombardeamento de eletrons acelerados, ou raios gama, emitidos pelo radium ou outro material radioativo, em um alvo), ou ate mesmo os dois juntos so usados em tratamentos quando o cncer est em estagio avanado. A quimioterapia (frmacos anti-neoplsicos usados no tratamento do cncer do colo do tero so geralmente administrados por via intravenosa). indicada em estgios mais tardios ainda, que s vezes so necessrias mais de um tipo de tratamento. Todas as mulheres com esta doena necessitam, em maior ou menor grau, de uma ajuda especializada do ponto de vista emocional com psiclogos.

28

Tratamento

RADIOTERAPIA
29

QUIMIOTERAPIA

Preveno
A preveno primria consiste na utilizao de preservativos. Fazer regularmente o exame citopatolgico a preveno secundria.

Deve-se evitar o tabagismo e o uso prolongado de plulas anticoncepcionais


30

Dados Epidemiolgicos
O cncer de colo do tero a segunda doena mais frequente na populao feminina,atrs apenas do cncer de mama. a quarta causa de morte de mulheres por cncer no Brasil. Segundo dados do INCA, por ano ocorrem 4.800 vitimas fatais e 18.430 novos casos.

No Brasil em 2012 foram constatados 17.540 casos novos de cncer do colo do tero, com um risco estimado de 17 casos a cada 100 mil mulheres.
Em geral, a razo mortalidade/incidncia de 52%, sendo responsvel pelo bito de 275 mil mulheres em 2008. A incidncia do cncer do colo do tero manifesta-se a partir da faixa etria de 20 a 29 anos, aumentando seu risco rapidamente at atingir o pico etrio entre 50 e 60 anos.
31

32

33

Dados Epidemiolgicos

34

Fonte: http://noticiasnaspec.blogspot.com.br/2012/12/estudo-indica-tendencia-de-queda-em_11.html

35

Consideraes Finais
O tratamento do cncer do colo do tero, sobretudo a radioterapia e a quimioterapia, provocam uma srie de consequncias fsicas e emocionais na mulher. importante observar que cada mulher portadora do cncer do colo de tero vivencia de forma diferente, sua experincia, sendo fundamental o apoio da famlia, atravs da aceitao e enfrentando da doena. Cabe aos profissionais de sade orientar a populao feminina quanto importncia da realizao peridica do exame Papanicolau para diagnstico precoce da doena, e consequentemente a diminuio da morbimortalidade em mulheres.
36

OBRIGADO!

37

Referncias Bibliogrficas
Ministrio da Sade. Secretaria Nacional de Assistncia Sade.Instituto Nacional de Cncer. Coordenao de Preveno e Vigilncia (Conprev).Falando sobre cncer do colo do tero. Rio de Janeiro: MS/INCA, 2002. Brigido, A.C, et al. Cncer do colo do tero. CURSO TCNICO EM AGENTE COMUNITRIO DE SADE. Pamital.2012. Jorge, A.O. Women and Cancer: Saving Lives and Avoiding Suffering. Ministrio da Sade Braslia, Brazil .May/2012. Ministrio da Sade.Preveno do Cncer do Colo do tero -Manual Tcnico Profissionais de Sade .Braslia, 2002. Disponvel em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/ho me/colo_utero>. Acesso em: 01 nov. 2013.

38

Referncias Bibliogrficas
Disponvel em: <http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/folder_colo_do_utero_201 2web.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2013. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAkAsAK/cancer-colouterino>. Acesso em: 01 nov. 2013. Disponvel em: < http://www1.inca.gov.br/estimativa/2012/ >. Acesso em: 01 nov. 2013. Disponvel em: <http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-ocancer/colo-do-utero/11/>. Acesso em: 01 nov. 2013. Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca../falando_cancer_ colo_utero.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2013.
39

Potrebbero piacerti anche