Sei sulla pagina 1di 128

FACULDADE DE CINCIAS E LETRAS DE ASSIS - UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA KARLA MARIA DA SILVA

A CRISE DA ECONOMIA COLONIAL: AS DIMENSES INTERNAS DAS PRTICAS MERCANTILISTAS NOS ESCRITOS DE BRITO E DE VILHENA

Assis 2007

KARLA MARIA DA SILVA

A CRISE DA ECONOMIA COLONIAL: AS DIMENSES INTERNAS DAS PRTICAS MERCANTILISTAS NOS ESCRITOS DE BRITO E DE VILHENA

Dissertao apresentada Faculdade de Cincias e Letras de Assis UNESP Universidade Estadual Paulista para a Obteno do ttulo de Mestre em Histria ( rea de Conhecimento: Histria do Brasil Colnia). Orientador: Prof. Dr. Claudinei Magno Magre Mendes

Assis 2007

KARLA MARIA DA SILVA

A CRISE DA ECONOMIA COLONIAL: AS DIMENSES INTERNAS DAS PRTICAS MERCANTILISTAS NOS ESCRITOS DE BRITO E DE VILHENA

Dissertao apresentada Faculdade de Cincias e Letras de Assis UNESP Universidade Estadual Paulista para a Obteno do ttulo de Mestre em Histria, Sob apreciao da seguinte banca examinadora:

Aprovado em ____/____/____

____________________________________________ Prof. Dr.

____________________________________________ Prof. Dr.

____________________________________________ Prof. Dr.

AGRADECIMENTOS:

Ao CNPq, cujo auxlio financeiro possibilitou a realizao deste trabalho; Ao professor Claudinei, pelo respeito, ateno e principalmente pela confiana; Aos professores das disciplinas cursadas na Unesp, pelas sugestes e estmulo; Aos funcionrios da Unesp campus de Assis, especialmente queles da Biblioteca e da seo de Ps-Graduao, pela solicitude e ateno; Aos colegas de disciplina, que contriburam com a troca de idias e indicaes bibliogrficas, alm dos momentos de descontrao entre uma aula e outra; Aos meus pais, Amilton e Ivania, que me apoiaram incondicionalmente em todos os momentos, pela dedicao e, principalmente, pelo incentivo e confiana; Ao meu filho, Luis Eduardo, que ainda pequenino serviu de inspirao ao senso de responsabilidade, pela maneira madura com que se comportou durante minha ausncia em muitos momentos; Ao Luprcio, mestre e companheiro que me introduziu nos pedregosos caminhos da Histria e se tornou interlocutor indispensvel, um agradecimento especial, pela imensurvel pacincia e copioso desprendimento que me dedicou em todas as horas.

A liberdade geral de comprar e vender , pois, o nico meio de garantir, de um lado, ao vendedor um preo justo capaz de estimular a produo e, de outro, ao consumidor a melhor mercadoria ao mais baixo preo. Isto no significa que no possa haver, em certos casos, um comerciante espertalho e um consumidor estpido, mas o consumidor enganado acabar aprendendo e no procurar mais o comerciante safado. Este, por sua vez, ficar desacreditado e, assim, punido por suas fraudes. Mas isto no pode acontecer com freqncia porque, em geral, as pessoas sabem quais so os seus interesses. (TURGOT, Elogio de Vicent de Gournay, 1759)

, pois, necessrio que uma mo poderosa e benfeitora aparea em todos os lugares, e tempo, em favor dos necessitados; e qual pode ela ser, se no a do Estado, cujos recursos so inexaurveis? (CONSELHEIRO ANTONIO RODRIGUES VELOSO DE OLIVEIRA, Memria sobre o Melhoramento da Provncia de So Paulo, 1822)

RESUMO

Com o objetivo de contribuir para a histria intelectual dos conflitos que antecederam a Independncia do Brasil, o presente trabalho analisa duas fontes impressas: A Economia Brasileira no Alvorecer do Sculo XIX (1807) e Recopilao de Notcias Soteropolitanas e Braslicas (1802), escritas na Bahia respectivamente pelo Desembargador Joo Rodrigues Brito e por Luiz dos Santos Vilhena. Os escritos de Vilhena so a expresso da mais genuna tradio mercantilista do mundo lusobrasileiro, para quem os dissabores enfrentados pelos colonos brasileiros derivavam da falta de ao mais enrgica do Estado no controle da produo e do comrcio colonial. No outro extremo do debate estava Brito, um atualizado estudioso da Economia Poltica, cujos escritos revelam aspectos surpreendentes do mal-estar experimentado por setores coloniais s vsperas da transferncia da Corte. A novidade apresentada por esse escrito reside no diagnstico feito pelo seu autor de que os problemas dos produtores brasileiros no radicavam na oposio de interesses entre metrpole e colnia, mas no excesso de interveno do Estado na economia colonial. Entretanto, por Estado Brito entendia no s a estrutura metropolitana, mas principalmente o sistema estatal instalado na prpria colnia como instncia de poder local, especialmente o Senado da Cmara. Assim, a anlise dessas fontes documentais projetam novas luzes sobre as tenses e conflitos que antecederam a Independncia do Brasil. O presente trabalho evidencia ainda que, alm dos conflitos colnia versus metrpole j fartamente documentados pela historiografia tradicional, haveria tambm a luta dos colonos contra as restries ditadas pelos prprios poderes locais dentro do esprito mercantilista que dominava a mente e oferecia meios de vida a amplos crculos da prpria colnia.

Palavras-chave: Economia Colonial. Poder Local. Mercantilismo. Liberalismo.

ABSTRACT

The aim of the present work is to contribute to the intellectual history of the conflicts that occurred before the Independence of Brazil, by analyzing two sources: A Economia Brasileira no Alvorecer do Sculo XIX (1807) and Recopilao de Notcias Soteropolitanas e Braslicas (1802), written in Bahia by Desembargador Joo Rodriques Brito and by Luiz dos Santos Vilhena, respectively. Vilhena, whose writings are the expression of the most genuine mercantilist tradition of the Portuguese-Brazilian world, believed that the annoyances faced by the Brazilian colonists were a reflect of the lack of a more energetic posture of the State on the control of the colonial production and commerce. On the other edge of the debate was Brito, a political economy researcher, whose writings reveal surprising aspects of the adversities faced by colonialists sectors on the eve of Courts transference. The novelty of this work was the analysis made by his author that the problems of the colonialist producers were not a consequence of the conflict of interests between metropolis and colony, but, in fact, a result of an excessive state intervention on the economy. However, by state Brito understood not only the metropolitan structure, but mainly the state system placed at the Colony as a part of the local power, specially the Senate and the Camera. Therefore, the analysis of these documental sources brings new lights on the conflict that preceded the Independence of Brazil. The present work also makes evident that beyond the conflicts between colony an metropolis, which have already been fully studied, there was also a struggle of the colonialists against the restrictions imposed by the local powers inside the mercantilist spirit that dominated the minds and provided means of life to wide intern circles of the Colony.

Key-Words: Colonial Economy. Local Power. Mercantilism. Liberalism.

APRESENTAO

Nossa proposta de pesquisa nasceu de um projeto de iniciao cientfica (PIBIC/ CNPq-UEM) desenvolvido nos anos de 2001 e 2002 no curso de graduao em Histria, realizado na Universidade Estadual de Maring-PR. Tratava-se de um projeto maior e coletivo, desenvolvido no mbito do PEPHES (Programa de Estudos e Pesquisas em Histrica Econmica e Social) do Departamento de Histria da UEM, no qual tomou-se como fonte de estudo algumas memrias, opsculos, ensaios e projetos de reforma escritos no mundo luso-brasileiro entre o crepsculo do sculo XVIII e as duas primeiras dcadas do sculo XIX, que faziam reflexo especialmente sobre: as condies gerais vividas pelos colonos brasileiros; as leis e instituies do mercantilismo portugus em sua relao com as condies de vida no Brasil; a repercusso no mundo luso-brasileiro das novas idias europias (Iluminismo, Economia Poltica, individualismo, liberalismo poltico); impacto da Revoluo Francesa no universo letrado e nas instituies luso-brasileiras; a insero da economia colonial no mundo e a posio a ser ocupada pelo Brasil nos projetos de remodelao do imprio lusitano; a crise da minerao e as novas perspectivas abertas economia colonial com o advento da revoluo industrial e das idias livre-cambistas; as relaes do Brasil com a frica; as opes estratgicas em torno de questes sensveis como escravido, trfico africano de escravos, legislao agrria, poltica de ocupao das terras devolutas, imigrao europia, imigrao asitica, sistemas de educao;

sistema de comunicaes entre as capitanias; legislao sobre o comrcio interno; regulamentaes sobre o trabalho e ofcios urbanos, etc.

A pesquisa tinha dois objetivos bsicos: entender o processo formador da idia de Independncia, bem como captar o ideal (ou ideais) de nao que foi emergindo entre a elite brasileira letrada naquelas trs dcadas cruciais para a histria do mundo e do Brasil (1790/1822). Nossa funo no projeto era o estudo de escritos selecionados de Azeredo Coutinho, Jos da Silva Lisboa (Visconde de Cairu), Joo Severiano Maciel da Costa, Jos Bonifcio e Joo Rodrigues de Brito. Assim, o presente trabalho um desdobramento e, ao mesmo tempo, um afunilamento temtico da pesquisa desenvolvida na iniciao cientfica.

SUMRIO

INTRODUO............................................................................................ CAPTULO I A HISTORIOGRAFIA E AS PRTICAS MERCANTILISTAS NO MUNDO COLONIAL................................................................................... 1.1 O processo de desencadeamento da emancipao do Brasil nas anlises histricas....................................................................................... 1.2 A historiografia e as Cmaras Municipais............................................

11

23 23 42

CAPTULO II 2 OS ESCRITOS DE RODRIGUES DE BRITO: OS P ROBLEMAS DA SOCIEDADE COLONIAL SOB UM OUTRO NGULO........................ 2.1 A origem dos escritos de Brito............................................................... 2.2 A apreciao de Brito acerca dos problemas enfrentados pela Capitania da Bahia......................................................................................

54 62

66

CAPTULO III A INTERVENO DO ESTADO NA ECONOMIA COLONIAL NA PERSPECTIVA DE VILHENA.................................................................... 3.1 A vida e a obra de Vilhena.................................................................... 3.2 Os problemas da capitania da Bahia na viso de Vilhena...................

88 89 94

4 CONCLUSO........................................................................................ FONTES................................................................................................ REFERNCIAS BILIOGRFICAS........................................................ BIBLIOGRAFIA CONSULTADA...........................................................

115 122 122 125

11

INTRODUO

A realizao da Independncia das colnias americanas, dando lugar a novas naes soberanas, foi resultado de um longo processo de transformaes ocorrido tanto nas metrpoles europias como nas colnias. Na Europa, trs grandes de acontecimentos favoreceram os movimentos de independncia das colnias: o movimento Iluminista e o nascimento da Economia Poltica; a Revoluo Industrial e a Revoluo Francesa. Como sabemos, o antigo sistema Colonial sofreu seu primeiro grande abalo com a Independncia dos Estados Unidos em 1776, ano em que tambm veios luz a primeira edio de A Riqueza das Naes , de Adam Smith (NOVAIS; MOTA, p. 1996). A essncia do absolutismo era o mercantilismo, e o pacto colonial era pea importante do mercantilismo praticado pelas potncias atlnticas. A ruptura de um desses elos significou a existncia de uma crise profunda, iniciada na Inglaterra com as revolues do sculo XVII e continuada no sculo seguinte com a Revoluo Industrial e a revoluo intelectual dos iluministas. Todos esses acontecimentos foram elementos de um mesmo processo; a crise do absolutismo e do mercantilismo teve seu ponto de culminncia na Revoluo francesa. Dessa maneira, a revoluo ocorrida na Frana em 1789 marcou o fim do absolutismo naquele pas e a subida da burguesia ao poder, preparando a consolidao do modo capitalista de produo. Porm, esta revoluo no ficou restrita aos

12

franceses: suas idias espalharam-se pelo resto da Europa e atingiram a Amrica Latina, cuja elite, inspirada nos ideais libertrios, comeou a ver as relaes com as metrpoles ibricas sob novos ngulos. Havia, tambm, uma parte da elite do mundo luso-brasileiro que se assustou com a virulncia da Revoluo Francesa. Para uns a Revoluo era um halo de esperana, para outros era a viso do caos. O fato que o mundo colonial no foi o mesmo depois dos acontecimentos de 1789. Como colocaram Ciro Flamarion Cardoso e Hector P. Brignoli (1983, p. 133), a independncia das treze colnias em 1776, a revoluo industrial na Gr-Bretanha, a agitada poltica e as guerras europias entre 1792-1815, constituem trs determinantes essenciais na evoluo do mundo colonial americano no final do sculo XVIII. Ento, a nova situao internacional derivada da Revoluo Francesa (formao do imprio napolenico, guerras, bloqueio continental, invaso da Espanha e Portugal pelas tropas francesas, etc.) somada ao descontentamento contra as metrpoles, criou um clima favorvel s rupturas que, no decorrer do sculo XIX, acabaram por resultar na independncia das colnias ibricas na Amrica. Todavia, em funo da transferncia da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, o Brasil viveu uma situao bastante particular. Como apontaram F. Novais e Carlos Guilherme Mota (1996, p. 25) com a instalao da Corte no Brasil, casam-se os interesses do senhoriato brasileiro com as perspectivas do Estado Metropolitano. Sua permanncia no Brasil durante treze anos provocou inmeras mudanas de muita importncia para o processo de transformao da Colnia em Nao (VIANNA, p. 1970). Embora Srgio Buarque de Holanda (1970) tenha colocado que, ao contrrio do que se imagina, as mudanas substanciais desencadeadas pela vinda da Corte em

13

1808 circunscreveram-se ao Rio de Janeiro, no se pode negar que a vinda da Famlia Real desencadeou novas possibilidades dentro da colnia. (GOUVA, 2000:314). Assim sendo, olhando do presente para o passado, quase instintivo que vejamos a independncia brasileira como um processo inevitvel, resultado natural e necessrio da combinao do amadurecimento interno da colnia (e conseqente ecloso do sentimento nativista) com os acontecimentos que abalavam a Europa e que, semelhana dos terremotos, estendiam seus efeitos para as colnias europias do Novo Mundo. Ou, ento, como j alertou ironicamente Caio Prado, s vezes somos tentados a supor que o destino fatal de uma colnia tornar-se politicamente independente da metrpole, e que isto j estava dado quando Cabral avistou os primeiros paus que boiavam no mar e faziam suspeitar da proximidade de terras. Entretanto, examinando diversas memrias contemporneas, verifica-se, sem muita dificuldade, que tal inexorabilidade no estava presente naqueles escritos. Notase, tambm, no sem alguma dose de surpresa, que os plos das tenses e conflitos nem sempre envolviam os interesses coloniais em seu conjunto, de um lado, e os interesses metropolitanos, de outro. A realidade que emerge nesses escritos parece bem mais complexa e nuanada do que faz imaginar o esquema explicativo baseado unicamente na oposio metrpole versus colnia. Assim sendo, nossa pesquisa partiu da hiptese de que havia uma dimenso ainda pouco estudada a respeito dos conflitos existentes no cenrio colonial no momento em que se desencadeia o processo de Independncia. Ao explorarmos alguns escritos contemporneos ao final do sculo XVIII e incio do XIX, notamos que se encontra presente neles uma discusso at agora pouco explorada pela historiografia. Essa discusso diz respeito ao mercantilismo tambm,

14

mas a questo enfocada refere-se organizao interna da produo colonial. O eixo da discusso no o esquema colnia versus metrpole, mas as imposies, regulamentos e encargos impostos aos produtores coloniais pelo sistema de poder instalado na prpria colnia. Nesse sentido, o presente trabalho consiste na verificao da discusso sobre o grau da necessidade de interveno do Estado na sociedade colonial brasileira de fins do sculo XVIII e incio do XIX, e na apresentao de uma outra dimenso dos conflitos que antecederam a independncia do Brasil em 1822. Para tanto, as bases de nossa pesquisa se assentaram sobre duas fontes contemporneas ao perodo mencionado:

Cartas Econmico-Polticas sobre a Agricultura e Comrcio da Bahia , de Joo

Rodrigues de Brito e outros. Texto escrito na Bahia em maio de 1807 e publicado originalmente em Lisboa, em 1821, por I. A. F. Benevides. Em 1923, foi reeditado na Bahia pela Livraria Progresso Editora sob o ttulo: A Economia Brasileira no Alvorecer do Sculo XIX .

- Recopilao de Notcias Soteropolitanas e Braslicas , de Luiz dos Santos Vilhena. O texto composto de Cartas elaboradas entre 1799 e 1802, tambm na Bahia. Permaneceram inditas at 1922, quando foram publicadas pela primeira vez pela Imprensa Oficial da Bahia.

Como veremos no decorrer do trabalho, a anlise dessas fontes documentais projetam novas luzes sobre as tenses e os conflitos que antecederam o processo de rompimento com Portugal. Esses escritos contemporneos, especialmente os de Rodrigues Brito, apontam para a possibilidade de pensarmos numa outra dimenso do intervencionismo estatal do imprio luso-brasileiro, a de que os supostos

15

constrangimentos que este causaria aos colonos no se referem apenas ao plano externo da produo e comercializao da colnia, ou seja, ao intercmbio econmico entre Brasil/Europa, Brasil/frica e o restante do mundo, mas tambm aos entraves gerados pelo sistema mercantilista dentro da prpria colnia e pelos prprios colonos Como a presente pesquisa aponta para uma outra face dos acontecimentos que antecederam o desencadeamento do processo de emancipao do Brasil, oferecendo, assim, novas possibilidades de leitura para esse perodo, a anlise da historiografia pertinente ao assunto tornou-se imperativa, pois antes de lanarmos novas formulaes era de fundamental importncia que apresentssemos o que j havia sido alvo de intensas discusses no meio historiogrfico. Dessa forma, antes de enveredarmos pelos caminhos da anlise dos documentos, realizamos um levantamento na bibliografia pertinente aos temas objeto de nossa pesquisa (natureza do sistema colonial, mercantilismo, mercado externo, mercado interno, liberalismo, mercantilismo), pois era necessrio situar nosso trabalho na produo historiogrfica j realizada. O resultado da anlise da historiografia apresentado no captulo I. A anlise das fontes mostrou que as prticas mercantilistas tinham ascendncia no s sobre os espritos metropolitanos e sobre a organizao da produo de gneros coloniais voltados para o comrcio transatlntico, mas estendia-se, tambm, sobre o esprito dos colonos e sobre a dinmica interna da colnia. Constatamos, tambm, que parte dessas prticas mercantilistas derivavam de medidas legais e administrativas tomadas pelas prprias instncias locais de poder, algumas vezes revelia do prprio poder metropolitano. Essas constataes nos obrigaram a estender

16

nossa pesquisa bibliogrfica para obras que trataram do papel representado pelas Cmaras Municipais no perodo colonial. No segundo captulo apresentamos a anlise dos escritos de Joo Rodrigues de Brito, que discute o excesso de interveno do Estado na economia colonial e levanta a idia de que as instncias locais de poder, representadas no caso pelo Senado da Cmara, tinham um alto grau de autonomia em relao administrao metropolitana, mas que essa autonomia era exercida dentro do figurino mercantilista. No por imposio externa, mas porque o mercantilismo tambm fazia parte do universo mental dos colonos. As cartas de Luiz dos Santos Vilhena encontram-se analisadas no terceiro captulo e, assim como os escritos de Rodrigues de Brito, apontam para a questo da interveno na economia colonial. Contudo, a perspectiva de Vilhena outra. Para ele, a sociedade colonial funcionava mal porque as leis mercantilistas no estavam sendo corretamente aplicadas. Assim, apresenta um discurso diametralmente oposto ao de Brito. Na ltima parte do trabalho, apresentamos um confronto entre as anlises de Brito e de Vilhena e, a partir desse confronto e do balano do que foi exposto nos trs captulos, fazemos algumas consideraes guisa de concluso, apontando para a existncia de um cenrio colonial mais tenso, mais nuanado e complexo do que

aquele apresentado pela historiografia que focou sua anlise apenas no conflito colnia versus metrpole. No entanto, antes de mergulharmos na exposio dos resultados de nossa pesquisa, julgamos pertinentes algumas consideraes de ordem metodolgica.

17

Como sabemos, ao realizar um estudo o historiador leva em considerao uma srie de questes relacionadas metodologia e teoria da Histria, ou seja, forma pela qual se realizam e se apresentam as anlises histricas; no mbito da produo historiogrfica recente, tais questes tm ocupado um grande espao e, nas discusses acerca do estudo da Histria, se apresentado com alguma freqncia. A incidncia de tais questes no meio historiogrfico um indicativo positivo de que os historiadores tm se mostrado bastante atentos para a necessidade de suas pesquisas estarem embasadas em estudos tericos, a partir dos quais seja possvel refletir sobre pontos importantes na elaborao da escrita da histria. Questes como a delimitao da pesquisa e a abordagem realizada, entre outras, tm sido sistematicamente consideradas numa investigao. Tambm em funo dos estudos tericos, as anlises histricas tm atentado para o risco do determinismo, em que uma nica varivel - seja a poltica, a economia ou a cultura - considerada como motor da histria e determinante de todas as outras variveis. Assim, os estudos tericos proporcionam aos historiadores uma maior capacidade de reflexo, anlise e interpretao da Histria, pois oferece condies para que se levantem algumas questes acerca das quais somente o historiador, calado pela experincia do conhecimento histrico, seria possvel refletir e ponderar. Assim, no intuito de adotarmos um procedimento terico-metodolgico plausvel, recorremos a alguns pensadores, os quais, a partir de suas formulaes, contriburam para a delimitao de nosso estudo e auxiliaram-nos na explorao, anlise e interpretao de nossas fontes.

18

Colocaes como as de Virgnia Fontes (1997), apontam para uma importante questo: aquela relacionada abrangncia e aos limites dos modelos tericos utilizados no processo do conhecimento cientfico. A autora colocou que,

paradoxalmente, a abrangncia e os limites dos modelos tericos so inversamente proporcionais, ou seja, quanto mais especfico o recorte realizado pelo modelo e maior o nmero de variveis ou elementos utilizados na anlise, a abrangncia menor, reduzindo sua capacidade explicativa. Nesse caso, tem-se um modelo extremamente restrito, incapaz de elaborar uma explicao generalizada ou fornecer uma viso de conjunto, contudo seria um modelo sobre o qual se poderia aplicar um maior nmero de elementos analticos, proporcionando um quadro que, apesar de pouco expansivo, seria bastante preciso. Por outro lado, ao se eleger um pequeno nmero de elementos para constituir um modelo terico de anlise, a capacidade de reunir sociedades ou espaos em um mesmo grupo bastante elevada, pois, com poucos elementos para formar um perfil, possvel chegar a um modelo generalizante passvel de aplicao em diferentes sociedades, perodos ou locais. Contudo, apesar dos modelos mais abstratos possibilitarem maior abrangncia, eles apresentam alguns problemas em sua aplicao. Essencialmente, tais modelos correm, segundo a autora, dois riscos principais: a perda da dimenso histrica e o determinismo. Ao se analisar uma sociedade em diferentes perodos histricos a partir de um modelo abrangente, seria possvel encontrar muitas semelhanas que, a princpio, apresentariam uma idia de continuidade ou permanncia, ao invs de transformaes e rupturas. Ainda de acordo com Fontes (1997, p. 368); uma

19

naturalizao de certos fatores sociais passa a procurar elementos a-histricos presentes em todas as sociedades. Desse modo, ao apontar para uma idia de continuidade, se construiria uma imagem de que a Histria pr-determinada ou previamente dada, e que apenas evolui dentro de um determinado processo, no apontando para transformaes ou rupturas. Alm disso, ao se estabelecer caractersticas generalizadas, tende-se a ignorar certas especificidades de

determinados grupos ou sociedades. Nesse sentido, realizamos um recorte temporal e espacial bastante especfico: as duas ltimas dcadas do sculo XVIII e as duas primeiras do incio do sculo XIX no Brasil, essencialmente na Bahia. O objeto de estudos tambm bastante preciso: a discusso sobre interveno do Estado na economia colonial, analisada a partir de duas memrias contemporneas ao perodo. Como apontou Fontes, com modelos mais restritos e especficos pode-se traduzir mais fielmente a realidade observada, que, nessa pesquisa, a Bahia da virada do sculo XVIII para o sculo XIX. Contudo, possumos conscincia da complexidade dos fenmenos sociais e reconhecemos que, embora em nossos estudos sejam aplicadas variveis importantes para a reconstruo de uma realidade, nosso trabalho no d conta de reproduzi-la sob todos os ngulos ou aspectos. Um outro grande pensador que se tornou referncia para os historiadores Le Goff. Entre outras formulaes, este colocou que o principal dever do historiador realizar a crtica do documento atravs do qual pretende obter elementos para compreender a histria. Ao historiador caberia a funo de considerar o documento

20

como um monumento1 no qual, atravs da crtica, preciso encontrar as condies de sua produo e sua intencionalidade consciente ou no. Para o autor, nenhum documento seria incuo ou desprovido de objetivos; eles seriam produtos da sociedade no seio da qual surgiram, constituindo-se ento, voluntria ou involuntariamente, como uma montagem da realidade de sua poca. Como colocou Le Goff (1990, p. 545): o documento no qualquer coisa que fica por conta do passado, um produto da sociedade que o fabricou segundo as relaes de fora que a detinham o poder. Tambm Peter Burke (2000) teceu algumas consideraes acerca da intencionalidade dos documentos, colocando que em relao tradicional esfera de ao do historiador, as memrias e outros relatos escritos, precisamos, claro, nos lembrar de que esses relatos no so atos inocentes da memria, mas antes tentativas de convencer, formar a memria de outrem (2000, p. 74). Dessa forma, ao se eleger um documento como fonte de estudos, imperativo que se trabalhe no apenas sobre o que ele traz escrito e explicito, mas necessariamente tambm que se volte a ateno para as entrelinhas, rompendo a cortina de fumaa e observando de onde parte o discurso e para quem dirigido. No entanto, se deve tambm estar atento para o fato de que apesar de o documento no ser desprovido de objetivos, ele no se configura somente como simples produto de intencionalidades; em ltima instncia, o documento um indicativo da realidade a partir da qual ele foi produzido.

Para Le Goff, como monumento se compreende tudo aquilo que pode evocar o passado e perpetuar a recordao; os testemunhos escritos so exemplos de monumentos, contudo, de acordo com o autor, os testemunhos escritos so parcelas mnimas dos testemunhos.

21

Como a principal fonte de nossa pesquisa se constitui de documentosmonumentos usando a feliz expresso de Le Goff ou seja, de dois escritos brasileiros contemporneos ao incio do sculo XIX, atentamos para a necessidade de submet-la a uma crtica mais radical. Como se sabe, o fim do sculo XVIII e o incio do XIX, no Brasil e no mundo, foi marcado por uma srie de transformaes polticas, culturais, econmicas e sociais, que criaram um cenrio extremamente conturbado, onde as presses internas e externas tiveram grande influncia e as disputas pelo poder eram travadas nos mais variados mbitos, inclusive no intelectual. Assim, como nossas fontes foram elaboradas por pensadores/personagens da Bahia daquele perodo, a prudncia recomendava ateno especial questo das intencionalidades implcitas naqueles discursos, de modo que no tomssemos como verdade absoluta as implicaes contidas em tais escritos, mas evitando, tambm, tom-los apenas como uma ao deliberada ou instrumento de manipulao. Desse modo, o que se deve fazer em relao ao documento , de acordo com Le Goff (1990, p. 548), desmistificar-lhe o seu significado aparente, pois preciso comear por desmontar, demolir esta montagem, desestruturar esta construo e analisar as condies de produo dos documentos-monumentos. Alm da necessidade de crtica do documento, uma outra questo importante se fez presente nas colocaes de Le Goff: a problemtica do determinismo histrico. O autor chama a ateno para a possibilidade de existncia de vrias dimenses numa anlise histrica, atentando para o fato de que nasceu, junto histria econmica,

22

social e tambm poltica, a histria das representaes (negligenciada durante muito tempo pelos historiadores). Entretanto, por outro lado, deve-se tambm atentar para o risco do relativismo, pois apesar de ao historiador no estar reservado o papel de rbitro da Histria, necessrio estabelecer alguns parmetros ou critrios, pois embora certas variveis no sejam totalmente descartadas, a partir do bom senso derivado da experincia do conhecimento histrico, naturalmente o que prevalecer ser uma dimenso analtica compatvel com o que est sendo investigado. Contudo, de acordo com Chartier (1990), muitos historiadores das

mentalidades, preocupados em enfrentar o reducionismo economicista que concebia o mundo das idias apenas como reflexo das determinaes scio-econmicas, cometeram um grande equvoco: acabaram por incorrer em um novo reducionismo, no qual as representaes definiriam a forma de ser do mundo scio-econmico. Diante do exposto, acreditamos que realizar estudos acerca da teoria e da metodologia da Histria tornou-se, no processo investigativo, uma ao to indispensvel e imperativa para o historiador quanto a prpria anlise das fontes. Alm de contriburem para questes como a delimitao da pesquisa e o tratamento a ser dado aos documentos, os estudos tericos funcionam, tambm, como sinal de alerta para as inmeras armadilhas que se colocam no caminho do historiador no processo de investigao do passado.

23

CAPTULO I

1 - A HISTORIOGRAFIA E AS PRTICAS MERCANTILISTAS NO MUNDO COLONIAL

Como j foi esclarecido na Introduo, este trabalho procura chamar a ateno para a prtica mercantilista que, por iniciativa das prprias instncias de poder locais, interferia nas relaes internas da sociedade colonial. Antes, porm, de iniciarmos a anlise de nossas fontes documentais que revelam essa faceta da histria do Brasil colnia, faremos um balano da produo historiogrfica para mostrar que, a despeito da grande renovao historiogrfica experimentada pelo Brasil a partir dos anos 30 do sculo XX, a historiografia passou ao largo dessa questo.

1.1

O processo de desencadeamento da emancipao do Brasil nas anlises

histricas: Ao lanarmos um olhar panormico sobre as anlises que tratam do perodo colonial, bem como dos conflitos que antecederam o processo da independncia brasileira, verificamos que tanto na historiografia poltica quanto na historiografia econmica, o acento se d nas relaes colnia versus metrpole, como veremos a seguir. Comecemos pelas anlises polticas. Ao se analisar as obras de Hlio Vianna (1970) e Pedro Calmon (1959), nota-se que a idia central de suas anlises a de que a vinda da Famlia Real portuguesa para o Brasil teria dado origem ao processo de Independncia, pois teria elevado politicamente o pas a uma condio da qual no mais poderia retroceder. Aps a

24

instalao da Corte no Rio de Janeiro, o Brasil havia se transformado em Reino e deixara de ser uma simples colnia; os dois autores privilegiaram notoriamente as questes relacionadas aos aspectos polticos. Oliveira Lima (1997) autor bastante citado por Hlio Vianna , apresentou o que chamamos de histria laudatria, na qual a figura de D. Joo VI emerge agigantada. Segundo o autor, o esprito de autonomia surgido no Brasil j no sculo XVIII, seria a reao natural contra a onipotncia do Estado, e o brado patriota elevara-se porque a formao da nossa nacionalidade o havia tornado possvel e legal. Para Oliveira Lima, foi a poltica das Cortes que acelerou a marcha dos acontecimentos do Brasil, pois a inteno destas, na percepo dos brasileiros, era recolonizar e fazer o pas retroceder condio pura e simples de antigo estado de colnia. Ao no explicitar o que vinha a ser esse estado de colnia, o autor passa a idia de que seria uma questo mais relacionada ao status poltico (o temor da perda da condio recm conquistada pelo Brasil de Reino Unido a Portugal e Algarves) que aos demais aspectos da situao do Brasil, como as condies prticas nas quais implicariam a recolonizao. Partindo dos mesmos pressupostos de Oliveira Lima, Joo Camilo de Oliveira Torres, em A Democracia Coroada (1957) aprofundou ainda mais a viso da histria brasileira tecida a partir dos acontecimentos polticos e, correlativamente, tomou-os como resultado da ao dos grandes homens pblicos. por isso que, em suas interpretaes, as figuras de Dom Joo VI, de Jos Bonifcio e de Dom Pedro I

projetam-se com a imagem de verdadeiros heris. A questo-chave para o autor estaria no fato de a Independncia ter sido uma revoluo legtima e de ter se estabelecido um pacto entre o Prncipe e o povo; a Independncia seria um ato de vontade nacional e nico. Ao pretender renegar a realidade brasileira, as Cortes assumiram uma postura

25

reacionria e rebelde; de acordo com Torres, a Independncia do pas foi uma revoluo legtima porque nada quis destruir, apenas construir e nada justificaria a permanncia do Brasil em situao inferior de Portugal. Como possvel perceber, nessas interpretaes prevalece a idia de que o grande problema, para o Brasil, seria o retorno subordinao em relao a Portugal. Assim, para esses expressivos representantes da historiografia poltica, a categoria explicativa fundamental seria a oposio colnia versus metrpole. Passemos agora para a anlise da historiografia econmica. Essa historiografia preocupou-se sobremaneira em analisar o envio de gneros tropicais e minerais da colnia para a metrpole, assim como as prticas mercantilistas adotadas por Portugal. No entanto, da mesma forma que a historiografia poltica, os autores mais expressivos da historiografia econmica focaram, principalmente, o plano externo do sistema mercantilista, ou seja, privilegiaram os aspectos relacionados s restries e s regulamentaes impostas por Portugal aos colonos brasileiros no que diz respeito produo e comercializao de gneros destinados ao mercado europeu, sem salientar o significado do sistema mercantilista nas relaes desenvolvidas no interior da colnia. Nesse sentido, os inmeros monoplios comerciais concedidos pela metrpole a grupos restritos, as pesadas taxas estabelecidas sobre a importao e a exportao de gneros, o constante conflito de interesses entre produtores coloniais e comerciantes reinis e as inmeras restries ditadas pela metrpole, formam a tessitura de

relaes sobre as quais se desenvolveram os muitos estudos histricos acerca do antigo sistema colonial e do processo poltico-intelectual da emancipao do Brasil.

26

Ao apontar para os limites histricos e estruturais do Brasil em sua interpretao da histria brasileira, Caio Prado Jnior (1997) representou um sopro de renovao historiogrfica. Em suas obras, ele negou a autonomia ou o determinismo das idias, mostrou a relatividade e os limites da vontade poltica e concebeu os indivduos como criaturas histricas que sofrem as contingncias de certas foras que extrapolam as vontades individuais. Em seus escritos, no lugar ocupado pelas idias e pela ao de indivduos extraordinrios dirigindo os grandes acontecimentos polticos, ganharam relevo categorias como estrutura, sistema, economia, sociedade, revoluo comercial, e seu af desvendar e identificar os acontecimentos capitais e as grandes e profundas foras que imprimem sentido histria dos povos. Em Formao do Brasil Contemporneo, Prado Jnior dedicou-se a esclarecer o fator capital que daria sentido colonizao brasileira. Esta concebida por ele como um captulo no grande painel formado pela expanso comercial e martima da Europa nos tempos modernos. Diz ele, com efeito:
Precisamos reconstituir o conjunto da nossa formao colocando-a no amplo quadro, com seus antecedentes, destes trs sculos de atividade colonizadora que caracterizam a histria dos pases europeus a partir do sculo XV... Processo que acabaria por integrar o Universo todo em uma nova ordem, que a do mundo moderno, em que a Europa, ou antes, a sua civilizao, se estenderia dominadora por toda parte. Todos esses acontecimentos so correlatos, e a ocupao e povoamento do territrio que constituiria o Brasil no seno um episdio, um pequeno detalhe naquele quadro imenso. (PRADO JUNIOR, 1997, p. 20)

Em seguida, ele define um elemento essencial em sua formulao, ou seja, a origem e o carter da expanso martima. Para ele, a expanso martima dos pases da Europa se origina de simples empresas comerciais levadas a efeito pelos navegadores daqueles pases (1997, p. 21), de modo que, no essencial, todos os grandes

27

acontecimentos

desta

era,

que

se

convencionou

com

razo

chamar

dos

descobrimentos, articulam-se num conjunto que no seno um captulo da histria do comrcio europeu (1997, p. 22). Na seqncia, ele esclarece qual o sentido da histria brasileira:
Aquele sentido o de uma colnia destinada a fornecer ao comrcio europeu alguns gneros tropicais ou minerais de grande importncia: o acar, o algodo, o ouro. [...] a nossa economia se subordina inteiramente a este fim, isto , se organizar e funcionar para produzir e exportar aqueles gneros. Tudo mais que nela existe, e que alis de pouca monta, ser subsidirio e destinado unicamente a amparar e tornar possvel a realizao daquele fim essencial. (PRADO JNIOR, 1997, p. 119)

O autor partiu da idia de que a ocupao do Brasil diferenciou-se das simples feitorias africanas ou asiticas, mas ainda assim no deixou de se subordinar aos fins mercantis da expanso martima europia. At ento, colonizar significava no mais que o estabelecimento de feitorias comerciais. Contudo, em funo de inmeras caractersticas da terra descoberta (territrio primitivo; disperso e nomadismo da populao indgena e conseqente ausncia de produo organizada de gneros exportveis), os descobridores tiveram que ir alm da simples instalao de feitorias. Para atender aos fins mercantis que se tinham em vista, os descobridores se obrigaram a implantar um sistema mais complexo que lhes possibilitasse organizar e controlar a produo (1997, p. 24). Assim, sem que isto fosse inteno original, os portugueses acabaram criando nos trpicos americanos uma sociedade estvel que, nas palavras de Gilberto Freyre citadas por Caio Prado, adquiriram, com o desenrolar do tempo, caractersticos nacionais e qualidades de permanncia (Prado Jnior, 1997, p. 31). Mas trata-se de uma sociedade original, que tomar rumo inteiramente diverso do de suas irms da zona temperada [as colnias de povoamento da Amrica do

28

Norte, que formaram sociedades semelhantes ao modelo europeu].

Deste

modo,

o carter permanente, orgnico e estvel dessa sociedade s se revelar aos poucos, dominado e abafado que pelo que o precede, e que continuar mantendo a primazia e ditando os traos essenciais da nossa evoluo colonial (1997, p. 31). E esse trao essencial da formao brasileira definido na seqncia:
Se vamos essncia da nossa formao, veremos que na realidade nos constitumos para fornecer acar, tabaco, alguns outros gneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodo, e em seguida caf, para o mercado europeu. Nada mais do que isto. com tal objetivo, objetivo exterior, voltado para fora do pas e sem ateno a consideraes que no fossem o interesse daquele comrcio, que se organizaro a sociedade e a economia brasileiras. Tudo se dispor naquele sentido: a estrutura, bem como as atividades do pas. (...) Este incio, cujo carter se manter dominante atravs dos trs sculos que vo at o momento em que ora abordamos a histria brasileira [incio do sculo XIX], se gravar profunda e totalmente nas feies e na vida do pas. Haver resultantes secundrias que tenderam para algo mais elevado; mas elas ainda mal se fazem notar. O sentido da evoluo brasileira...ainda se afirma por aquele carter inicial da colonizao. T-lo em vista compreender o essencial do sculo passado. (PRADO JUNIOR, 1997, p. 31-32)

Assim, se constitui na Amrica tropical portuguesa uma economia complementar e subordinada economia da Europa. Segundo Caio Prado, essa subordinao e complementaridade da economia colonial era algo consciente, pois essa funo atribuda colnia havia sido elevada categoria de um postulado na teoria econmica da poca. Por teoria econmica da poca, leia-se mercantilismo. Apoiando-se num escrito mercantilista do final do sculo XVIII, o Roteiro do Maranho a Gois , de autoria desconhecida, Caio Prado diz expressamente o seguinte:
O que o autor em suma procura expor e demonstrar, que as colnias existem e so estabelecidas em benefcio exclusivo da metrpole; este benefcio se realiza pela produo e exportao, para ela, de gneros de que necessita, no s para si prpria, mas para comerciar com o suprfluo no estrangeiro; que, finalmente, o povoamento e organizao

29

das colnias deve se subordinar-se a tais objetivos, e no lhes compete se ocuparem em atividades que no interessem o comrcio metropolitano. (...) Esta citao interessante naquilo em que seu autor, afirmando uma norma de poltica econmica, no faz mais que reconhecer um fato real. Tal era, efetivamente, o contedo essencial da economia brasileira. (PRADO JUNIOR, 1997, p. 125-126)

E prossegue, nessa mesma linha:


O Brasil existia para fornecer-lhe [a Portugal] ouro e diamantes, acar, tabaco e algodo. Assim entendia as coisas e assim praticava. Todos os atos da administrao portuguesa com relao colnia tm por objeto favorecer aquelas atividades que enriqueciam o seu comrcio, e pelo contrrio opor-se a tudo mais. Bastava que os colonos projetassem outra coisa que ocupar-se em tais atividades, e l intervinha violentamente a metrpole a cham-los ordem: o caso das manufaturas, da siderurgia, do sal, de tantos outros, bastante conhecido. (PRADO JUNIOR, 1997, p. 126)

Assim como se observa nas passagens selecionadas de A Formao do Brasil Contemporneo, o autor mantm nfase nos aspectos externos da prtica mercantilista. Embora aborde temas referentes s relaes desenvolvidas no interior da colnia e reconhea a existncia de atividades no ligadas diretamente exportao, estas so tidas ou como irrelevantes ou como complementares atividade exportadora. Assim, o acento mantm-se nas questes associadas ao exterior. Tendo em vista a premissa de onde partiu, a obra sequer cogita a existncia de obstculos internos ao desenvolvimento da sociedade colonial. Para ele, os grandes obstculos eram representados pelas limitaes estruturais da economia colonial - derivadas do sentido original da colonizao - e pelas restries impostas deliberadamente de fora para dentro pela poltica mercantilista da metrpole. No que diz respeito ao processo de rompimento com Portugal, Prado Jnior apontou que, alm dos fatores externos responsveis por impulsionar a independncia,

30

haveria ainda os internos, isto , os derivados do prprio amadurecimento da sociedade colonial combinado com a decadncia da metrpole, o que ensejou o aparecimento de uma crescente oposio entre os interesses metropolitanos e os da elite agrrioexportadora estabelecida na colnia (1997, p. 10). Como j colocou o mesmo Caio Prado em outra grande obra, Portugal j se tornara um intermedirio oneroso para a colnia:
A par destas foras exteriores e gerais que condicionam a libertao do Brasil, existem outras, internas, que lhes vieram ao encontro. (...) Portugal chegara nestas relaes ao limite extremo de sua capacidade realizadora e colonizadora. A sua obra, neste terreno, achava-se terminada; e o Reino se tornaram um simples parasito de sua colnia. Protegido pelo monoplio comercial, impunha-se como intermedirio forado das suas transaes, tanto na exportao como na importao. Simples intermedirio, de fato, porque o Reino no era nem consumidor aprecivel dos produtos coloniais que se destinavam sobretudo a outros mercados, nem fornecedor dos artigos consumidos no Brasil. Simples intermedirio imposto e parasitrio. (PRADO JNIOR, 1969, p. 123)

Entretanto, mesmo quando indica o amadurecimento interno da sociedade colonial como um dos fatores explicativos do processo da emancipao poltica brasileira, nota-se, na passagem transcrita acima, que, para o autor, esse fator no relevante por si mesmo, mas pelos seus desdobramentos para o comrcio externo, o que perfeitamente coerente com a sua tese de que a economia brasileira manteve seu carter colonial mesmo aps a independncia. Tambm Fernando A. Novais em O Brasil nos Quadros do Antigo Sistema Colonial (1969, p. 47), aprofundou e refinou o sentido mercantil da colonizao desenvolvido por Caio Prado Jnior, colocando-a, tambm, no quadro mais amplo da expanso comercial e colonial europia na poca moderna. De acordo com Novais, impossibilitada de crescer dentro de seus limites, a Europa expandiu seus capitais e

31

partiu para a conquista de mercados externos, desenvolvendo-se nesse contexto as colnias, das quais sorvia recursos para viabilizar de diferentes maneiras a revoluo industrial:
possvel assinalar as conexes que vinculam a colonizao europia e o antigo sistema colonial, seja como a poltica econmica mercantilista, seja como a etapa de formao do capitalismo moderno [...] desfrutar os estmulos oriundos do sistema colonial significava, de fato, elaborar os pr-requisitos do desenvolvimento das foras produtivas: pois o sistema colonial promovia, ao mesmo tempo, acumulao de capitais por parte dos grupos empresariais, e expanso dos mercados consumidores dos produtos manufaturados. (NOVAIS, 1969, p. 56)

Ao expor a idia de que a colnia preenchia sua funo histrica no processo de acumulao primitiva de capitais atravs dos monoplios e do exclusivismo comercial (1969, p. 51), Novais tambm apresenta uma idia de oposio entre Brasil e Portugal, alm de fixar-se, assim como Prado Jnior, nos efeitos das prticas mercantilistas sobre o plano externo da produo e da comercializao. Assim sendo, embora a anlise do perodo colonial de Novais em Portugal e Brasil na Crise do Antigo sistema Colonial - 1777-1800 (1981) tenha aprofundado e acrescentado novos elementos tese do carter mercantil da colonizao, sua chave conceitual ainda mantm-se, segundo Ronaldo Vainfas (2000, p. 299), no conflito colnia versus metrpole2.
2

Neste caso, a crtica de Ronaldo Vainfas incide no fato de Novais no ter considerado as relaes do Brasil com as demais pores do extenso imprio colonial portugus, ignorando as importantes contribuies de Charles Boxer, historiador ingls que, ainda nos 60, procurou entender o mundo colonial portugus a partir do conceito de imprio. O verbete dedicado, justamente, a discutir o conceito de imprio colonial. Nesta abordagem, Vainfas chega mencionar que, para alguns historiadores dos anos 1990, o prprio conceito de Antigo Sistema Colonial seria questionvel. Portanto, a crtica formulada por Vainfas no vai na mesma direo da nossa. A questo dos obstculos ao desenvolvimento derivados da prtica mercantilista adotada na colnia por iniciativa das instncias locais de poder, que o objeto de nossa pesquisa, no abordada por Vainfas nesse Dicionrio. No verbete dedicado especificamente ao Mercantilismo, Vainfas limita-se a consider-lo apenas em sua dimenso externa, de modo que, neste aspecto, ele no diverge dos demais autores analisados neste trabalho. Embora o Dicionrio seja uma obra coletiva, os dois verbetes aqui mencionados so de autoria do prprio Ronaldo Vainfas.

32

Assim, obras importantes e elucidativas como as de Caio Prado Jnior e Fernando Novais, apesar de lanarem novas perspectivas de anlise acerca da colonizao e do processo de independncia, ainda mantm a nfase no plano externo do sistema mercantilista, ou seja, no carter altamente especializado e mercantilexportador da economia colonial - imposto de fora para dentro pela poltica mercantilista da metrpole - e na correlata dificuldade de se formar a economia nacional, impedindo ou dificultando a acumulao interna de capitais. No caso de Fernando Novais, por exemplo, a inexistncia de um processo endgeno de acumulao de capitais encontraria sua explicao na imposio, de fora para dentro, daquilo que ele denominou exclusivo metropolitano no comrcio externo da colnia. O exclusivo metropolitano seria o mecanismo chave da poltica colonial mercantilista, pois era atravs dele que as potncias europias logravam promover a acumulao de capitais no territrio metropolitano e no nos territrios coloniais. O acento, portanto, estava nas relaes externas da sociedade colonial. A estaria a chave para as dificuldades do desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Uma outra interpretao da Histria do Brasil que reforou a idia de oposio entre Brasil e Portugal e leva a considerar o sistema mercantilista apenas dentro dos limites das relaes colnia/metrpole, a elaborada por Emlia Viotti da Costa. Como se pode verificar na transcrio abaixo, a autora apresenta a colnia numa posio de total subordinao, a partir da qual ela era espoliada. Assim como Caio Prado e Fernando Novais, a autora apontou a idia de que a funo da colnia era complementar a economia europia:

33

As colnias so vistas como fontes de riquezas minerais ou agrcolas, devendo especializar-se em produtos de difcil obteno no mercado europeu. Ao mesmo tempo so cerceadas as outras atividades, ficando as colnias obrigadas a adquirir na metrpole o que necessitam. A economia colonial organiza-se em funo do mercado externo e toda produo e comrcio esto sujeitos severa regulamentao por parte da metrpole. Um conjunto de regulamentos e disposies progressivamente restritivos prendem a colnia numa teia de monoplios, privilgios e taxas que resultam na sua total subordinao. (COSTA, 1969, p. 67)

Nesse sentido, o aspecto privilegiado na anlise da autora sobre os efeitos das prticas mercantilistas no perodo colonial o externo, ou seja, as relaes comerciais voltadas para o exterior, tanto no que diz respeito exportao de gneros tropicais quanto importao de produtos manufaturados, enfatizando a questo dos monoplios metropolitanos. Viotti da Costa (1974) abordou ainda as tenses ocorridas entre produtores e distribuidores e os que disputavam o usufruto dos privilgios em virtude do sistema mercantilista, e colocou que durante todo o perodo colonial, os monoplios foram alvo de numerosas crticas. (In: FENELON, 1974, p. 81-82) Para Viotti da Costa, na crtica aos monoplios e nas ingerncias nos negcios coloniais estaria concentrado o ponto nevrlgico do iderio emancipacionista no Brasil. Num primeiro momento, os colonos identificam a Coroa como o grande adversrio a ser combatido.
A tomada de conscincia, necessria a ao dos colonos em favor da emancipao dos laos coloniais, dar-se-ia atravs de um lento processo, em que nem sempre os significados eram claramente apreendidos pelos colonos que se insurgiam contra o poder da Coroa, manifestando sua repulsa s restries importao de escravos, aos impedimentos postos pela Coroa ao livre comrcio e circulao ou aos excessos do fisco. (COSTA, 1974, p. 82)

34

Na seqncia, os conflitos evoluem e permitem aos colonos a tomada de conscincia de que o inimigo verdadeiro no o Rei, mas a prpria metrpole e sua poltica restritiva:
Os conflitos de interesses, as sublevaes e as represses violentas revelariam, progressivamente, a alguns setores da sociedade, o antagonismo latente. Os colonos que a princpio se consideravam os portugueses do Brasil, acreditando que a nica diferena entre os habitantes do imprio era de rea geogrfica, percebem, cada vez mais claramente, a incompatibilidade existente entre seus interesses e os da metrpole. A luta, que inicialmente se manifesta como uma luta de vassalos contra o rei, muda de sentido, convertendo-se em luta de colonos contra a metrpole. (COSTA, 1974, p. 83)

Nota-se, a partir das transcries acima, que a anlise da autora est voltada para as implicaes do sistema mercantilista sobre o comrcio transatlntico. Quando a autora coloca que a luta de vassalos contra o rei se converte em luta de colonos contra a metrpole, transmite a idia de que os impactos negativos causados pelo sistema mercantilista recaam apenas sobre a produo e a comercializao de gneros coloniais voltados para o comrcio exterior, como se a concepo mercantilista fosse atributo exclusivo dos atores metropolitanos e, nesse sentido, as suas prticas restritivas fossem uma imposio apenas de fora para dentro, sempre revelia dos prprios colonos. Um outro exemplo de como a historiografia privilegiou apenas os aspectos externos das prticas mercantilistas encontra-se em Manuel Correia de Andrade. Assim como os autores j mencionados, em Histria Econmica e Administrativa do Brasil (1978), Andrade apontou para o fato de que os monoplios aumentavam a rivalidade entre colonos e reinis, pois influam no valor dos produtos importados e exportados:

35

O rgido monoplio estabelecido por Portugal prejudicava consideravelmente a colnia, uma vez que controlava os preos dos nossos produtos de exportao, rebaixando-os enquanto que elevava o preo dos produtos que importvamos. Aumentava, desse modo, a rivalidade entre luso-brasileiros (cujos interesses estavam implantados na Colnia) e portugueses que, compreendendo estar o Reino empobrecido, procuravam sugar o mais possvel os recursos coloniais. (ANDRADE, 1978, p. 86)

Tambm Nelson Werneck Sodr (1969) - em cujos escritos encontra-se uma interpretao acentuadamente economicista da Histria - manteve o foco nas relaes externas do sistema mercantilista. Para ele, a chave explicativa para o fim do sistema colonial dos tempos modernos estava na Revoluo Industrial. Esta exigiria uma expanso contnua dos mercados, coisa incompatvel com o sistema colonial fundado no monoplio do comrcio. O autor defendeu a tese de que, em ltima instncia, o processo de Independncia seria fruto da revoluo industrial burguesa e sua necessidade congnita de novos mercados. A partir da dcada de 1970 comearam a proliferar outros posicionamentos em relao interpretao histrica do perodo colonial no Brasil. As formulaes de Caio Prado e de seus seguidores foram alvos de muitas crticas. Estas foram formuladas a partir de novas pesquisas, cujo foco era dirigido para as dinmicas internas da sociedade colonial. Um dos expoentes dessa nova corrente historiogrfica Ciro Flamarion Cardoso que, apesar de no negar o carter externo da produo colonial, criticou, segundo Claudinei Magno Magre Mendes (1997, p. 43) , a viso monoltica de Caio e apontou para as brechas do sistema e para as reaes dos colonos, procurando dar nfase autonomia das estruturas scio-econmicas da colnia. Em Histria Econmica da

36

Amrica Latina (1983), Cardoso escreveu que se deve atentar para as diferenas existentes entre as estruturas e os processos internos das diversas regies da Amrica,
cuja dinmica, ainda que dependente em ltima instncia de impulsos metropolitanos, em nenhum caso se reduz a tais impulsos. H que se levar em considerao muito seriamente o estudo das contradies, potencialidades e limitaes internas presentes nas estruturas coloniais. (CARDOSO, 1983, p. 71)

Alm de Ciro F. Cardoso, outros pesquisadores voltaram-se para a dinmica interna da sociedade colonial, compulsando novas fontes como sries estatsticas, registros de coletas de impostos, escrituras de compra e venda, inventrios, testamentos, registro de entrada e sada de tropeiros, listas porturias de entradas e sadas de embarcaes (no s as ligadas ao comrcio atlntico, mas tambm as dedicadas navegao de cabotagem), almanaques comerciais. Assim, muitos estudiosos deixaram de olhar com exclusividade para as relaes externas do sistema colonial e voltaram suas atenes para o interior da colnia. Esses estudos focaram principalmente o Rio de Janeiro e a Bahia do final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, constituindo-se em ponto de partida para a formao de importantes ncleos de pesquisadores que deram seqncia a essas novas linhas de investigao.3 Um grupo significativo dessa nova corrente de pesquisadores, que fez a crtica do que alguns chamaram a escola paulista (FRAGOSO, 1998, p. 76), concentrou-se no Rio de Janeiro. O tom de acerto de contas com a escola paulista fica explcito no prefcio

Entre esse grupo de pioneiros dos anos 1970/1980, contam-se: LINHARES, Maria Yeda. Histria do Abastecimento: uma problemtica em questo (1530-1918). Braslia: Binagri, 1979. LENHARO, Alcir . As Tropas da Moderao. SP: Smbolo, 1979. MATTOSO, Ktia de Queiroz. Bahia, a Cidade de Salvador e seu Mercado no Sculo XIX. SP: Hucitec, 1978.

37

feito por Maria Yeda L. Linhares a um dos livros mais celebrados dessa nova tendncia historiogrfica:
Acredito que os anos 80 tenham sido uma espcie de dcada de ouro da pesquisa histrica realizada a partir das universidades federais sediadas no Rio de Janeiro. Naquele momento reativava-se, em novas bases, a disposio de rever as explicaes relativas aos fundamentos da sociedade brasileira, como se estivssemos tentando dar por encerrado o debate de idias sobre as estruturas scio-econmicas do Brasil, debate esse que prevaleceu nos anos 50 e 60. No final dos anos 70, levavam-se em conta propostas concretas de investigao cientfica. (...) Em pouco tempo, dez anos talvez, foram postos prova esquemas explicativos vigorantes de longa data. Entre eles, o de penetrao mais profunda ns mentalidades coletivas tinha como ponto inicial a noo, exposta por Caio Prado Jnior (1942), e difundida nos meios acadmicos paulistas por Fernando Antonio Novais, de que o Brasil nascera sob a gide do capitalismo mercantil, tendo sido desde os seus primrdios determinados de fora para dentro. Um pacto colonial definira as relaes colnia-Metrpole apoiado no trip sobre os quais se teriam fundado a sociedade e a economia, ou seja, a monocultura, o latifndio, o trabalho escravo como se fosse uma questo de f. (LINHARES, in: FRAGOSO, 1998, Prefcio, p. 11/12)

Na seqncia, Linhares suaviza um pouco sua crtica escola paulista e redimensiona, num nvel menos ambicioso, as pretenses da nova tendncia historiogrfica. Segundo ela, os novos historiadores no pretendem um rompimento radical com a tradio historiogrfica inaugurada por Caio Prado nem refundar a histria da colonizao, mas apenas nuanar e enriquecer a anlise de Caio Prado. Diz ela, com efeito:
Essa viso interiorizada da Colnia no passa pela rejeio simples das explicaes anteriores, nem tem pretenses messinicas. O que o autor faz conduzir o leitor para uma percepo ampla do quadro colonial no qual fomos gerados. Assim, o sentido da colonizao, na expresso de Caio Prado Jnior, perdeu a sua significao teleolgica de mo nica a situao do colono e suas determinaes externas para ganhar novas dimenses. O quadro apontado o da colnia que se move, com seus comerciantes e sua lgica prpria, forjando mecanismos de acumulao compatveis com seus universos. O conceito de acumulao endgena, que introduz e desenvolve, nos leva a perceber a lgica do sistema

38

voltada para o comrcio interno de abastecimento, imbricado no trfico negreiro atlntico... (LINHARES, in: FRAGOSO, 1998, Prefcio, p. 12)

Essa dificuldade de romper totalmente com o modelo de Caio Prado Jnior tambm est presente em Fragoso, a despeito de contundentes crticas feitas ao longo do livro ora em apreo4. Essa ambigidade est expressa, de forma bastante clara, na seguinte passagem:
Quando chegamos a esses resultados, j tnhamos realinhado nosso curso: o objeto de estudo continuava a ser o sistema agrrio escravistaexportador, s que, agora, ele devia ser apreendido sob um outro ngulo. A partir desse momento, passava a ser entendido como resultado do processo de reproduo de uma economia mais complexa do que a apresentada pelos modelos explicativos presentes na historiografia. Com isso, no queremos dizer que a economia colonial no fosse escravista e exportadora (esses so traos estruturais mais amplos) nem que no estivesse subjugada s conjunturas do mercado internacional. Entretanto, para alm desses traos, ela reunia outras caractersticas estruturais. Possua outras formas de produo (ao lado da escravista) e um mercado interno, espao no qual se realizariam acumulaes endgenas. A conjugao desses elementos lhe permitia uma dinmica interna e peculiar que no se reduzia s conjunes externas. (FRAGOSO, 1998, p. 25)

Sheila de Castro Faria tambm participou desse movimento historiogrfico revisionista. Em A Colnia Brasileira: economia e diversidade (1997), enfatizou a dinmica e a complexidade das relaes mercantis desenvolvidas no interior do mundo colonial. Nesse talentoso e inovador grupo de historiadores cariocas, merece destaque, tambm, o nome de Manolo Florentino. Em seu livro Em Costas Negras. Uma histria
4

Em outras passagens de seu livro, Fragoso procura mostrar que suas concluses o distanciam, em vrios pontos, dos modelos a que chegaram Gorender e Ciro Flamarion na interpretao da economia colonial.Em um nico ponto haveria alguma confluncia entre ele e esses dois autores: a negao da tese da escola paulista de que era o capital mercantil metropolitano que controlava e ditava o ritmo de reproduo da economia colonial e, sendo assim, tornava praticamente invivel a acumulao endgena de capital. Mas ele reconhece, tambm, que tanto Ciro Cardoso quanto Gorender fizeram reviso de alguns pontos de suas primeiras concluses a respeito da dinmica do escravismo colonial. (FRAGOSO, l998, p. 78)

39

do trfico de escravos entre a frica e o Rio de Janeiro - sculos XVIII e XIX (1997), ele estuda o papel desempenhado pelo trfico de escravos africanos no processo de acumulao de riqueza na praa mercantil do Rio de Janeiro, desvendando uma extensa rede de relaes comerciais que envolviam vrias regies brasileiras e estendendo-se para Portugal e para a frica e, em menor escala, para o que ainda restava da sia portuguesa. As concluses a que chega, examinando uma farta documentao, so bastante diferentes do modelo explicativo desenvolvido por Fernando A. Novais a respeito da relao entre o trfico africano e o processo de acumulao de capitais. Para Novais, o trfico africano era um mecanismo de apropriao da renda colonial pelos mercadores metropolitanos, enquanto para Florentino,
...o comrcio atlntico de almas constitua uma empresa afro-americana, j que, do ponto de vista formal, seu funcionamento global s pode ser compreendido quando se leva em conta as caractersticas especficas de cada uma das etapas da longa cadeia que se estendia desde o interior africano at os mercados regionais no Brasil.(...) (...) Assim, to intensa quanto a ligao com a Europa era a que se estabelecia com os portos africanos. Sugere-se aqui uma clara redefinio da prpria insero da economia colonial no interior do mercado-mundo. Ela deixava de se mover unicamente em um circuito marcado pela dicotomia capitalismo/no-capitalismo, e passava a movimentar-se em uma esfera caracterizada por economias e sociedades arcaicas em ambas as margens do Atlntico Sul. Ora, se antes provei que o trfico africano era controlado pelo capital mercantil carioca desde pelo menos a primeira metade do sculo XVIII; e se, alm disso, tratava-se de um dos mais lucrativos setores do comrcio colonial (20% em mdia), creio poder agora extrair concluses de trs ordens. A primeira que, ao falar de traficantes, se est frente prpria elite empresarial da colnia. Por outro lado, se o comrcio de almas possua uma dinmica especfica e era controlado internamente, natural que ele permitisse a essa periferia um imenso grau de adaptao s diversas conjunturas internacionais, de tal modo que, at certo ponto, a esfera Sul-Sul do mercado atlntico fosse marcada por um alto grau de autonomia (...) (FLORENTINO, 1997, p. 210-211)

40

Outro importante historiador que analisou as dinmicas internas da sociedade colonial foi Stuart B. Schwartz. Em Segredos Internos engenhos e escravos na sociedade colonial (1995), o autor estudou a sociedade da grande lavoura na Bahia, considerando suas particularidades, processos e prticas especficas. Ento, ao lanarmos um olhar panormico sobre a produo historiogrfica brasileira referente ao perodo que antecedeu o processo de emancipao poltica, possvel notar que, apesar das diferentes formas com que o tema em questo foi abordado, o que privilegiado nas anlises mais tradicionais so os aspectos externos do mercantilismo e a polaridade colnia versus metrpole. Sendo assim, a partir das anlises historiogrficas hegemnicas at os anos 1960/70, quase instintivo que se veja os conflitos que antecederam a independncia brasileira como um processo natural, como resultado ou do confronto de interesses entre colnia e metrpole ou do amadurecimento interno da colnia. Obviamente que no se pretende negar o potencial de conflito inerente subordinao poltica ou ao controle econmico exercido sobre o comrcio colonial pelas autoridades metropolitanas, mas, face ao prprio amadurecimento da sociedade colonial e circulao de novas idias de organizao social derivadas do Iluminismo, da Economia Poltica nascente, da Independncia dos Estados Unidos, da Revoluo Francesa e da Revoluo Industrial, plausvel pensar tambm na possibilidade da manifestao de outros tipos de conflito e tenses e acrescentar elementos ainda inditos discusso do tema e do perodo em questo. Nessa sucinta resenha vimos tambm que, a partir do final dos anos 1970, houve um sopro de renovao na historiografia brasileira sobre o perodo colonial e sobre o perodo que antecede imediatamente a independncia poltica do Brasil. Esses novos

41

estudos, como vimos, chegaram a problematizar o prprio conceito de antigo sistema colonial - e a nfase que este modelo explicativo d para a produo voltada para fora , considerando-o insuficiente para dar conta da complexidade da sociedade e da economia coloniais. Vimos tambm que esses novos estudos apontam para um mundo colonial mais complexo, no qual haveria: 1) uma diversificao maior da economia colonial, resultando na existncia de um mercado interno mais significativo do que o pensado pela chamada escola paulista; 2) relativizao da dependncia da economia colonial em relao Europa e correlata constatao de uma bem tecida rede comercial ligando a Amrica portuguesa frica; 3) existncia de um empresariado local poderoso em termos econmicos e bastante influente em termos sociais e polticos, relativizando, assim, a tese do domnio incontrastvel dos proprietrios agrrios na sociedade colonial; 4) existncia de um processo de acumulao endgena de riqueza, o que viabilizava a formao de uma rede de crditos prpria ao mundo colonial (sediada no Rio de Janeiro e Salvador, mas envolvendo, inclusive, a outra ponta do Atlntico Sul); 5) constatao de que o fator chave para a lucratividade da agricultura e do comrcio coloniais era a produo barata, em larga escala e regular de escravos na frica, da a ateno que alguns autores deram para o estudo das sociedades africanas. Entretanto, cabe destacar que, mesmo entre os autores que representaram um sopro de renovao na historiografia brasileira, houve uma certa dificuldade em se promover um rompimento radical e definitivo com o esquema interpretativo formulado por Caio Prado e seguidores da chamada escola paulista, o que ficou claro nas colocaes de Marie Yeda L. Linhares no Prefcio j citado e na prpria obra de Fragoso analisada h pouco. Essa nova historiografia lanou luzes sobre uma srie de

42

questes relativas dinmica interna da sociedade colonial, mas ela tambm passou ao largo dos obstculos produo e circulao de bens na colnia representados pelas ingerncias do poder local, ingerncias essas adotadas a partir da concepo mercantilista que, em nosso entendimento, estava presente, tambm, no universo mental dos colonos. Vimos, ainda, que o ponto de partida dessa renovao foi o salutar hbito de retorno aos arquivos e aos documentos. Como j salientou o conceituado A . J. RusselWood (2001), alguns historiadores tm se destacado por suas pesquisas nos arquivos pblicos da Bahia, em manuscritos e documentos relacionados, principalmente, ao Brasil do perodo colonial. Ainda de acordo com Russel-Wood (2001, p. 84), o Arquivo Nacional e a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, continuam a ser o bread and butter para os historiadores do Brasil colonial, ou seja, provedores vitais de fontes para todo estudioso do perodo, interessado em conhecer a Histria no somente por meio da discusso historiogrfica, mas tambm por meio das fontes, podendo, com isso, chegar a novas possibilidades de interpretao histrica.

1.2

A historiografia e as Cmaras Municipais: Ao se analisar alguns documentos contemporneos ao incio do sculo XIX,

possvel notar que se encontra neles uma questo ainda pouco desenvolvida pela historiografia. Tal questo refere-se tambm s prticas mercantilistas, mas seu enfoque se d no em torno da oposio entre colnia e metrpole, mas sim da discusso acerca do excesso de interveno da administrao local nas atividades desenvolvidas no interior do mundo colonial.

43

Esses escritos contemporneos os quais sero analisados nos captulos seguintes - apontam para a possibilidade de pensarmos numa outra dimenso do intervencionismo estatal do imprio luso-brasileiro, a de que os supostos

constrangimentos que este causaria aos colonos no se referem apenas ao plano externo da produo e comercializao da colnia, ou seja, ao intercmbio econmico entre Brasil/Europa, Brasil/frica e o restante do mundo, mas tambm aos entraves gerados pelo sistema mercantilista dentro da prpria colnia e pelos prprios colonos. Nesse sentido, existiria uma outra dimenso dos conflitos que antecederam a independncia do Brasil: alm da interveno do aparelho administrativo estar relacionada ao comrcio transatlntico, existiria tambm uma questo no plano interno, onde essa mesma interveno agiria em igual ou mais alto grau. Como colocamos no incio do presente captulo, o sistema mercantilista freqentemente apresentado e discutido de uma maneira que leva idia de que ele tenha sido concebido e aplicado de forma premeditada, com regras e prticas calculadas e estabelecidas previamente. Essa idia de que o mercantilismo um sistema fechado e foi imposto unilateralmente pela metrpole colnia, ofusca o fato de que a forma como os homens daquele perodo concebiam a economia e a sociedade era fruto da prpria poca em que viviam e que tanto os reinis quanto os colonos pertenciam ao mesmo universo mental, o que no exclua, evidentemente, a possibilidade de conflito de interesses entre eles. Sobre essa questo, Pierre Deyon (1973) colocou que o mercantilismo no pode ser reduzido sua dimenso econmica e que ele comporta tambm uma significao poltica e social. Para o autor, o mercantilismo era o que se encontrava no horizonte

44

compreendido entre os sculos XVI e XVIII, no era uma escolha, uma posio; no nasceu como uma doutrina social organizada desde o incio. O mercantilismo no se constitui como uma escolha arbitrria ou como a criao de um mtodo para gerir a poltica e a economia das naes; foi se apresentando aos poucos, se delineando, para s em fins do sculo XVIII, poder ser identificado e caracterizado. Surgiu o termo mercantilismo em contraposio ao termo liberalismo, incipiente e contudo progressivo, no sentido de se espalhar rapidamente (1973, p. 46). O prprio Adam Smith, considerado o pai do liberalismo, no usou o termo mercantilismo, e sim sistema mercantil para designar as prticas por ele contestadas. Em sintonia com as formulaes de Deyon, encontram-se as colocaes de Francisco Falcon (1981), para quem o mercantilismo nunca existiu como doutrina. De acordo com Falcon (1981, p. 9), o mercantilismo, no a palavra, mas aquilo que de fato significa, foi o produto das condies especficas de um determinado perodo histrico do Ocidente, caracterizado pela transio do feudalismo para o capitalismo. Nesse sentido, no se pode atribuir somente s instncias metropolitanas de poder o fato de as prticas mercantilistas terem sido adotadas durante todo o perodo colonial no Brasil; tambm as instncias locais assumiram-nas e fizeram com que essas prticas se configurassem por toda a sociedade colonial, extrapolando as relaes que envolviam o comrcio transatlntico, que era o mbito no qual o aparelho administrativo do Estado portugus atuava com maior rigor. Ao analisarmos algumas obras historiogrficas referentes ao assunto ou at mesmo documentos contemporneos quele perodo, facilmente verificamos que, no interior da colnia, as instncias locais de poder, representadas pelas Cmaras

45

Municipais ou Senado da Cmara, tinham um amplo poder de deliberao sobre uma variada gama de assuntos envolvendo a vida dos colonos, inclusive os que afetavam diretamente a produo e circulao de bens. Isto no de se estranhar pois, segundo Deyon, a prtica mercantilista nasceu nas comunas medievais e s mais tarde que foram aplicadas em escala nacional pelas monarquias europias:

A comuna medieval legou ao Estado moderno uma slida tradio de interveno na vida econmica e social. Ela no era indiferente a nenhuma das atividades profissionais e comerciais de seus burgueses, e exercia sobre os estrangeiros uma vigilncia sem indulgncia. Os Estados monrquicos dos sculos XV e XVI encontraram, pois, neste tesouro de experincias e de regulamentos, os primeiros elementos de sua poltica econmica; numa certa medida, o mercantilismo que comea a se afirmar ma Frana e na Inglaterra na segunda metade do sculo XV estendeu aos limites das jovens monarquias nacionais as preocupaes e as prticas das cidades da Idade Mdia. (DEYON, 1969, p. 14)

Na Amrica portuguesa, as Cmaras municipais possuam um patrimnio formado, principalmente, por terrenos pblicos, edificaes, terras aforadas e por parte do tributo real, alm daqueles tributos de carter local. Tinham seus cargos preenchidos atravs de eleies, as quais eram organizadas a cada trs anos, podendo contudo esse perodo ser dilatado. Nessas eleies, eram escolhidos entre os homens bons trs ou quatro vereadores, um escrivo, um tesoureiro e um procurador, alm de alguns oficiais de cmara, nomeados de acordo com as necessidades. Reunindo-se, em mdia, duas vezes por semana, seus membros deliberavam sobre vrios temas, configurando-se como os principais responsveis pela organizao e administrao local. Segundo Maria de Ftima Silva Guvea (In: VAINFAS, 2000, p. 88), embora a autonomia das cmaras tenha declinado ao longo do sculo XVIII, elas mantiveram,

46

contudo, seu prestgio poltico, tendo sido o texto de seu regimento alterado apenas depois da emancipao de Portugal. O poder desfrutado pelas Cmaras Municipais no perodo colonial assunto controverso na historiografia. Gilberto Freyre, por exemplo, concebe-as como uma extenso do poder do patriarcado rural. Numa colonizao promovida pela famlia portanto, nem pelo indivduo nem pelo Estado - a sombra do patriarca se projetava sobre a sociedade e, por meio do Senado das Cmaras, chegava a fazer sombra ao poder do prprio monarca:

A famlia, no o indivduo, nem tampouco o Estado, nem nenhuma companhia de comrcio, desde o sculo XVI o grande fator colonizador do Brasil, a unidade produtiva, o capital que desbrava o solo, instala fazendas, compra escravos, bois, ferramentas, a fora social que se desdobra em poltica, constituindo-se a aristocracia colonial mais poderosa da Amrica. Sobre ela o rei de Portugal quase que reina sem governar. Os senados de Cmara, expresses desse familismo poltico, cedo limitam o poder dos reis e mais tarde o prprio imperialismo, ou, antes, parasitismo econmico, que procura estender do reino s colnias seus tentculos absorventes. (Freyre, 1977, p. 121)

Para Faoro, entretanto, essa autonomia dos potentados rurais por meio das Cmaras no passou de um momento fugaz na histria colonial. Houve um momento, diz ele, que a metrpole confiou a colonizao ao morador e ao senhor de engenho, em compromisso de que logo se arrependeu, temerosa das conseqncias autonomistas e descentralizadoras (FAORO, 2000, vol. I, p. 210). Faoro chega a reconhecer que as Cmaras desfrutavam de um amplo leque de atribuies, mas entendia essas atribuies como delegaes do poder metropolitano, de quem o poder municipal era mero auxiliar.

47

As Cmaras se convertem, depois de curto vio enganador, em simples executoras das ordens superiores. De cabea do povo descem, passo a passo, a passivo instrumento dos todo-poderosos vice-reis, capitesgenerais e capites-mores. (FAORO, 2000, p. 210)

Interpretao semelhante j fora formulada por Capistrano de Abreu. Em Captulos de Histria Colonial (2000), Capistrano tambm reconhece que as Cmaras possuam algumas prerrogativas, mas no passavam de corporaes meramente administrativas. Nada, dizia ele, confirma a onipotncia das cmaras municipais descoberta por Joo Francisco Lisboa, e repetida porfia por quem no se deu ao trabalho de recorrer s fontes. Entretanto, mesmo negando a onipotncia poltica das Cmaras, Capistrano encontrou nos assentos da Cmara do Ic, no Cear, instalada em 1738, uma ampla gama de poderes que interferiam diretamente na produo e circulao da riqueza colonial. Capistrano informa ter encontrado em Ic posturas municipais relativas ao plantio de mandioca para farinha e de carrapateira para o fabrico de azeite, proibio de exportar farinha por causa da carestia, aos salrios que deviam cobrar alfaiates, sapateiros e outros oficiais, morte de periquitos, etc (2000, p. 159-160). Para Caio Prado Jnior, no seria muito fcil definir o papel das Cmaras Municipais no perodo colonial, dadas as recprocas invases das diversas esferas e instncias entre os poderes poltico, judicirio, administrativo e eclesistico do mundo luso-brasileiro. bom lembrar que, para Caio Prado Jnior, a administrao colonial

nada ou muito pouco apresenta daquela uniformidade e simetria que estamos hoje habituados a ver nas administraes contemporneas. Isto , funes bem discriminadas, competncias bem definidas, disposio ordenada, segundo um princpio uniforme de hierarquia e simetria, dos diferentes rgos administraes. (...) Percorra-se a legislao administrativa da colnia: encontrar-se- um amontoado que nos parecer

48

inteiramente desconexo, de determinaes particulares e casusticas, de regras que se acrescentam umas s outras sem obedecerem a plano algum de conjunto. Um cipoal em que nosso entendimento jurdico moderno, habituado clareza e nitidez de princpios gerais...se confunde e se perde. (PRADO JUNIOR, 1997, p. 299-300)

Mesmo diante dessa imensa dificuldade, Caio Prado Jnior no se furtou a entender o papel representado pelo poder municipal na administrao e na vida da colnia. Segundo ele, as municipalidades sofrem ingerncia do rei, de governadores, ouvidores e corregedores de Comarca, mas elas tambm interferem nos assuntos gerais (PRADO JUNIOR, 1997, p. 317). Portanto, as Cmaras exerceriam tanto funes gerais quanto locais, mas, no geral, elas funcionariam como apndice ou rgo executivo local do governador da capitania; seriam uma espcie de departamento administrativo do Governo Geral (1997, p. 318). Mas, na anlise de Caio Prado, as Cmaras Municipais exerceram importante papel poltico na histria do Brasil. Seus cargos eram de eleio popular, de modo que elas se colocaram como elo entre o povo e as autoridades gerais. Eram nas Cmaras que transitavam as queixas e os desejos do povo. Segundo ele, deriva da o papel poltico que assumem em momentos decisivos da histria brasileira. As Cmaras Municipais eram concebidas como a cabea do povo, o que lhes atribuiu um papel poltico de relevo na independncia poltica, na constitucionalizao e na fundao do Imprio, no sculo XIX. Alm disso, conclui Caio Prado, a Cmara Municipal ser o nico rgo da administrao que na derrocada geral das instituies coloniais, sobreviver com todo seu poder, qui engrandecido (1997, p. 319). Nas obras dedicadas mais diretamente histria administrativa, encontramos vrios trabalhos que apontam para o lugar de destaque ocupado por essas cmaras

49

que, em realidade, acabavam por desfrutar de um alto grau de autonomia em relao administrao metropolitana. Entre os historiadores que abordaram esta questo encontra-se Hlio Vianna (1955), o qual atentou para os excessos cometidos pelo poder municipal - representado pelo Senado da Cmara - entre outras coisas, em funo da distncia do Poder Real:

Agiam as Cmaras por intermdio de posturas e editais. De seus atos havia recurso para autoridades superiores, como o Conselho Ultramarino, os corregedores de comarca, ouvidores-gerais ou da prpria comarca. Em casos excepcionais, reuniam-se com outras autoridades administrativas e os homens bons (nobreza, milcia e clero), em importantes juntas gerais. Podiam, tambm, nomear procuradores na Corte. Muitas vezes determinava o rei que as Cmaras fossem ouvidas em assuntos de interesse comum ou prprio. Competia-lhes ainda registrar, em seus livros, os atos rgios que dissessem respeito administrao do Estado. Com tantas atribuies, era natural que muitas vezes delas exorbitassem, assumindo atitudes discricionrias, que tm sido interpretadas como manifestaes de autonomia. Tambm podia ocorrer que entrassem em conflito com governadores-gerais ou subalternos, capites-mores, ouvidores e outras autoridades. Vrias vezes foram, por seus excessos, censuradas pelos reis. Mas, tambm, noutras ocasies, prevaleceram os seus pontos de vista. Explica-se essa atitude de relativa liberdade pela distncia em que se encontravam, pelas dificuldades de comunicao ento vigentes, fraqueza dos governadores e seus prepostos, a que teoricamente deveriam submeter-se. (VIANNA, 1955, p. 38, grifos do autor)

Como podemos depreender das colocaes de Vianna, eram muitas as atribuies das Cmaras, fato que, somado distncia do Reino, como ressalta o autor, conferia a elas uma grande autonomia administrativa. Em sintonia com as formulaes de Vianna sobre as Cmaras, encontramos uma passagem bastante elucidativa em Nova Histria da Expanso Portuguesa, trabalho coordenado por Maria Beatriz Nizza da Silva (1986) que demonstra a

50

infinidade de atribuies delegadas ao poder municipal, assim como sua autoridade e autonomia:

Vereadores, escolhidos entre os homens bons locais, alcaides, juizes ordinrios, procuradores e almotacs constituam o governo das vilas, formando o Senado da Cmara e deliberando sobre abastecimento, segurana, prticas de ofcios, emprego de pesos e medidas, limpeza e conservao urbanas, multas e circulao, tendo tambm algumas atribuies judicirias e militares locais. Os membros das Cmaras gozavam de importantes privilgios, entre eles o de no poderem ser presos sem expressa ordem rgia. Tinham autoridade para convocar as chamadas juntas Gerais em tempos especiais de agitao poltica ou social, s quais se obrigavam a comparecer as autoridades executivas, judicirias, financeiras e militares. Alm disso, possuam relativa autonomia financeira, em razo dos tributos forais, e exploravam os seus respectivos rossios, destinados a postos pblicos ou ao aproveitamento que lhes conviesse dar. (SILVA, 1986, p. 280)

A partir da transcrio acima, possvel observarmos que as funes atribudas s Cmaras iam desde questes mais simples como a limpeza e conservao de ruas e logradouros pblicos urbanos, at aquelas relacionadas ao funcionamento da sociedade, como as referentes ao abastecimento, segurana e at mesmo ao emprego de pesos e medidas. O fato de possurem tantas atribuies e, consequentemente, terem o poder de deliberar sobre os mais variados assuntos, conferiu s Cmaras muita autoridade e contribuiu para que desfrutassem de certa autonomia em relao ao poder metropolitano. Esse poder das Cmaras Municipais, facilmente observado em inmeros estudos histricos, revela, entre outras coisas, que a administrao metropolitana exercia uma influncia relativa sobre as relaes estabelecidas no interior da colnia inclusive as econmicas. A interveno da administrao metropolitana pesava mais rigorosamente

51

sobre a organizao da produo voltada para o comrcio externo, como j observamos na primeira parte deste captulo. Como j alertamos, no iteno negar aqui o potencial de conflito inerente ao controle exercido sobre o comrcio colonial pelas autoridades metropolitanas; o que se pretende apenas discutir o papel representado pelas Cmaras nas prticas mercantilistas empregadas nas relaes desenvolvidas no interior da colnia. Um outro exemplo que chama a teno para o poder das Cmaras Municipais encontra-se nas colocaes do lusitano Marcelo Caetano (1940) que, ao estudar as reformas pombalinas e suas novas medidas administrativas no ultramar, investigou o papel da administrao local, apontando tambm para o poder exercido por essas Cmaras, assim como para sua importncia na organizao social:

Numa poca em que j o municpio levava existncia apagada na metrpole, as cmaras ultramarinas desempenharam papel relevantssimo na administrao e na vida social dos diversos domnios. [...] Onde e quando a Coroa, pelos seus delegados, no pode ou no sabe dar remdio eficaz e pronto s necessidades locais, as Cmaras assumem o encargo de que o Estado se desonerou e desempenham-se dele. [...] Vemos as Cmaras organizar a defesa militar das povoaes, cobrar tributos no permitidos, fazer alianas polticas entre si, representar o papel de pequenos Estados resistindo mesmo aos governadores e enviando emissrios seus Crte. Tais abusos do-se especialmente no Brasil. (CAETANO, 1940, p. 256/257)

Alm dessa questo do poder das Cmaras, Caetano apresentou tambm algumas formulaes acerca de prticas mercantilistas adotadas tanto pela

administrao metropolitana quanto pela administrao local. Em relao s suas colocaes acerca do sistema mercantilista, tambm este autor concebeu o mercantilismo como um conjunto das prticas que foram mostrando-se necessrias

52

para a manuteno das relaes coloniais.

Comungando dos preceitos de Pierre

Deyon, Caetano alertou para o fato de que a administrao metropolitana no aplicou deliberadamente um sistema preconcebido e organizado:

Quais eram as idias mestras da nossa poltica ultramarina? Engana-se quem julgar que na legislao, no governo e na administrao dos nossos domnios se ps em prtica, ordenada e deliberadamente, determinado sistema, concebido primeiro pela razo dos homens de Estado. [...] Vivemos a nossa experincia, fomo-nos adaptando s emergncias, inventando frmulas que satisfizessem necessidades prementes, e assim construmos empiricamente uma poltica colonial. (CAETANO, 1940, p. 258)

Em Histria Geral da Civilizao Brasileira (1970) - obra dirigida por Srgio Buarque de Holanda - encontramos um trecho extremamente interessante acerca da aniquilao dos corpos municipais logo aps a Independncia. Tal passagem, ao afirmar que imediatamente emancipao poltica de 1822 iniciou-se uma movimentao no sentido de enfraquecer as cmaras, nos possibilita dimensionar a latitude alcanada por elas nos sculos da colonizao:

fora de dvida, no entanto, que mesmo descontados os exageros possveis de Joo Lisboa, onde cuidou achar um tipo novo de concelho, incomensurvel com o das pobres cmaras lusitanas da mesma poca, o abatimento a que, depois da Independncia e principalmente depois de 1834 se reduziu o sistema municipal, faz realar, pelo contraste, o papel que entre ns ele assumira em pocas anteriores. (BUARQUE DE HOLANDA, 1970, p. 26)

Uma pesquisa na historiografia que trata do poder das Cmaras Municipais no poderia deixar de mencionar o estudo de Fernanda Bicalho (1998). Mesmo tratando mais especificamente das Cmaras do Rio de Janeiro, a autora nos deu uma idia

53

bastante precisa do grau de poder que elas desfrutavam por todo imprio portugus inclusive na frica assim como na cidade de Salvador. Atuando como rgo administrativo e fiscalizador, as Cmaras acabaram por desfrutar de uma autonomia poltico-administrativa to significativa que a autora chega a identificar, nelas, uma certa tendncia ao autogoverno:

As Cmaras Coloniais foram prdigas no apenas em administrar os tributos impostos pelo Reino, mas ainda em criar novos impostos. [...] O fato das Cmaras Coloniais, alm da simples administrao dos impostos criados pela metrpole, lanarem por sua conta taxas e arrecadaes, demonstra inegavelmente uma certa tendncia ao auto-governo. [...] Embora mais diretamente submetidos aos representantes do poder Real quer na pessoa do Governador-Geral, quer no Tribunal da Relao -, pode causar espanto a liberdade com que os oficiais da Cmara de Salvador intrometiam-se em assuntos polticos da capitania. (BICALHO, 1998, p. 258)

Como pudemos verificar ao longo deste captulo, a funo desempenhada pelas Cmaras Municipais matria controversa na historiografia. Para uns, elas rivalizam com o poder do monarca, enquanto para outros elas no passam de um poder subordinado aos ditames da metrpole. No prximo captulo, tentaremos dimensionar a extenso dos poderes municipais na Bahia por meio da anlise da obra do desembargador Rodrigues de Brito, escrita num momento particularmente importante para a histria do Brasil, ou seja, no incio do sculo XIX. Por meio dessa anlise, ser possvel verificar, tambm, at que ponto a concepo mercantilista estava presente na mente dos colonos e nas instituies de poder local da colnia. Assim, abre-se caminho para um redimensionamento das responsabilidades do poder local e do poder metropolitano no que tange existncia de obstculos ao desenvolvimento da sociedade colonial no final do sculo XVIII e incio do XIX.

54

CAPTULO II

2. OS ESCRITOS DE RODRIGUES DE BRITO: OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE COLONIAL VISTOS SOB UM OUTRO NGULO No presente captulo, analisaremos os escritos de Joo Rodrigues de Brito presentes em A Economia Brasileira no Alvorecer do Sculo XIX, obra de vrios autores escrita em 1807, publicada pela primeira vez em 1821, em Lisboa, e reeditada em Salvador em 1923. Trata-se de uma obra pouco conhecida no Brasil. Em nossa pesquisa, constatamos que o texto da lavra do desembargador Joo Rodrigues de Brito, o mais extenso e o mais importante daquela publicao, citado ligeiramente em algumas obras importantes da historiografia, mas no encontramos nenhum estudo especfico dedicado a ele. O texto de Brito citado, nesses casos, apenas como uma fonte entre outras. Tambm no h muitas informaes disponveis sobre o autor. Em Nordeste, por exemplo, Gilberto Freyre cita esse escrito de Rodrigues de Brito para mostrar a precariedade dos transportes na Bahia do incio do sculo XIX. A parte dedicada a Rodrigues de Brito, tido por Freyre como um duro fisiocrata, ocupa apenas 10 linhas. Caio Prado tambm citou a obra do desembargador Brito em algumas passagens de Formao do Brasil Contemporneo (1997). Mas dedicou-lhe pouqussimas linhas e nada de muito significativo. No captulo dedicado agricultura de subsistncia, ele cita Rodrigues de Brito para reforar sua tese da pouca importncia dada no perodo colonial a tal segmento da agricultura (PRADO JR, 1997, p. 160-161). Em outra passagem, no captulo sobre a pecuria colonial, utiliza a informao dada

55

por Brito da proibio legal de se criar gado numa faixa de dez lguas do litoral, tambm para mostrar que a estrutura legal que regia a colnia dava pouqussima importncia ao abastecimento interno (1997, p. 188). Em Segredos Internos , no captulo dedicado descrio e anlise da situao da Bahia no final do sculo XVIII, Stuart B. Schwartz dedica trs linhas a Rodrigues de Brito. Dada a escassez de informaes sobre o autor em tela, o sucinto trecho dedicado a ele por Schwartz relativamente significativo, dado que o vincula a um movimento intelectual e a uma conjuntura reformista vivida pelo mundo luso-brasileiro na virada dos sculos XVIII para o XIX. Com efeito, Rodrigues de Brito mencionado como integrante de um grupo de administradores e intelectuais dinmicos que, sob o influxo das novas idias e de um novo contexto internacional, tentaram reformar a metrpole e a Amrica portuguesa entre o final do sculo XVIII e o incio do XIX. Alm de Rodrigues Brito, identificado por Schwartz como juiz da Relao da Bahia, faziam parte desse grupo reformista o prelado Azeredo Coutinho e figuras importantes ligadas prpria administrao colonial, como os governadores da Capitania da Bahia, Dom Fernando Jos de Portugal (Marqus de Aguiar governador de 1788 -1801), Joo Saldanha da Gama de Mello e Torres (6 Conde da Ponte 1805 -1810) e Marcos de Noronha e Brito (conde dos Arcos 1810 -1818), bem como funcionrios de menor escalo como Manuel Ferreira da Cmara (o famoso Intendente Cmara, que tambm era proprietrio de engenho na Bahia e autor de um dos textos de A Economia Brasileira no Alvorecer do Sculo XIX), e Jos da Silva Lisboa (futuro Visconde de Cairu), etc. Segundo Schwartz, a figura central desse grupo era Dom Rodrigo de Souza Coutinho (Conde de Linhares), um herdeiro intelectual da Ilustrao portuguesa e um afilhado - no sentido literal da palavra - de Pombal, que viria a ocupar

56

importantes funes no ncleo duro de poder da monarquia portuguesa numa fase crucial para os destinos de Portugal e de sua principal colnia.5 Face s relaes intelectuais, poltica e familiares de Dom Rodrigo com a era de Pombal e face ascendncia poltica de Dom Rodrigo sobre o grupo, Schwartz diz, com certa dose de ironia, que aqueles homens eram afilhados de Pombal e enteados de Adam Smith. A ironia no gratuita, pois, com ela, Schwartz quer fortalecer sua tese de que, embora seus integrantes lessem Adam Smith, o grupo a que Rodrigues de Brito se vinculava tinha um horizonte poltico limitado - reivindicava reformas, mas sempre dentro do contexto do sistema colonial. (SCHWARTZ, 1995, p. 349-349) Kenneth Maxwell, em A Devassa da Devassa, tambm se ocupa ligeiramente do nosso autor e dedica cerca de uma pgina e meia Economia Brasileira no Alvorecer do Sculo XIX. Nessa abordagem, Maxwell limita-se a sumarizar as crticas de Manuel Ferreira da Cmara e de Rodrigues de Brito s restries impostas aos produtores coloniais. Quando tenta uma abordagem analtica, apressa-se a qualificar esses dois autores, juntamente com Azeredo Coutinho, de apologistas dos lavradores de cana-deacar, dos comerciantes e dos capitalistas. Segundo ele, o horizonte poltico dos lavradores de cana-de-acar era limitado, pois o fato de desejarem sua emancipao da interferncia governamental no queria dizer que quisessem se emancipar do relacionamento colonial com Lisboa. Essa limitao prtica de horizonte poltico e
5

Dom Rodrigo teve uma slida formao intelectual no esprito da Ilustrao e, desde tenra idade, freqentou os altos crculos do poder em Lisboa e Madri, onde seu pai era embaixador. A despeito de suas relaes familiares com Pombal, a queda deste no foi obstculo para Dom Rodrigo iniciar uma carreira longamente preparada por seu pai. Em plena Viradeira, foi nomeado embaixador de Portugal no ento Reino da Sardenha, cuja capital era sediada em Turin, onde exerceu a funo no perodo de 1779 a 1796, tendo sado para ser Ministro e Secretrio de Estado da Marinha e Domnios Ultramarinos (1796-1801). Na seqncia, foi Presidente do Real Errio e Ministro e Secretrio de Estado da Fazenda (1801-1803) e Ministro da Guerra e Negcios Estrangeiros (1808-1812). Cf. Introduo de Andre Mansuy Diniz da Silva aos Textos Polticos, Econmicos e Financeiros (1783-1811) de D. Rodrigo de Souza Coutinho. Lisboa, Banco de Portugal, 1993.

57

econmico dos lavradores de cana teria o seu correspondente no plano terico dos seus idelogos. Segundo Maxwell, para os apologistas Ferreira da Cmara, Rodrigues de Brito e Azeredo Coutinho, laissez-faire no era sinnimo de intercmbio internacional livre (MAXWELL, 1995, p. 249/250 e 251). Como se v, a leitura de Maxwell semelhante de Schwartz comentada linhas atrs. Nessa obra, Maxwell arrola na bibliografia duas obras de autoria de Rodrigues Brito. As Cartas econmico-polticas sobre a agricultura da Bahia (Lisboa, 1821), em coautoria com outros; e Memrias polticas sobre as verdadeiras bases da grandeza das naes, principalmente de Portugal (1803). (MAXWELL, 2000, p. 308). Parece que Maxwell cometeu um equvoco ao atribuir a autoria dessa ltima obra a Joo Rodrigues de Brito. Segundo dados catalogrficos da Biblioteca Nacional de Lisboa, essa obra de autoria de Jos Joaquim Rodrigues de Brito, o qual, como se esclarecer adiante, irmo do Desembargador Joo Rodrigues de Brito6. Autores que dedicaram um pouco mais de ateno aos escritos de Rodrigues Brito foram Heitor Ferreira Lima e Pinto de Aguiar, mas, mesmo assim, nada que pudesse acrescentar muita coisa ao conhecimento da obra e de seu autor. Em A Histria do Pensamento Econmico no Brasil, Heitor Ferreira Lima dedica cerca de trs pginas Economia Brasileira no Alvorecer do Sculo XIX, sendo duas delas referentes parte da obra escrita por Rodrigues de Brito. Lima, entretanto, no chega a fazer uma anlise propriamente dita da obra. O mximo a que chega sua anlise classificar o escrito de Brito como a melhor resposta dada ao questionrio feito pelas autoridades portuguesas, pois se tratava de um exame circunstanciado das

Consulta feita em 11/02/2005, via Internet, no endereo www.bn.pt, PORBASE Base Nacional de Dados Bibliogrficos (OPAC).

58

dificuldades legais que pesavam sobre a nossa lavoura naqueles dias. No mais, limitase a fazer um resumo da anlise de Brito, pondo nfase nas intromisses metropolitanas nos assuntos coloniais e silenciando a parte em que Brito toca nas restries impostas pelo poder local produo e circulao de riquezas na colnia (LIMA, 1976, p. 73 a 75). Esse procedimento de Lima no de se estranhar. Afinal de contas, tal como j colocamos no primeiro captulo, at os anos 1970 a historiografia econmica estava focada apenas nos aspectos externos da prtica mercantilista. Pinto de Aguiar, em A Abertura dos Portos, tambm faz referncias ligeiras a Rodrigues de Brito, incluindo-o entre os intelectuais que expressavam

descontentamento em relao s nossas condies sociais totalmente insatisfatrias (AGUIAR, 1960, p. 53/54). Nesse caso, Brito era arrolado ao lado de Cairu, Jos Bonifcio, Alexandre Rodrigues Ferreira, Balthasar da Silva Lisboa, Manoel Ferreira da Cmara etc. Mais adiante, a obra de Brito ser arrolada por Aguiar como uma das fontes contemporneas a comprovar que o nome de Cairu era citado

contemporaneamente, a cada passo, como pesquisador, como doutrinador, como consultor, e conselheiro de poltica econmica (1960, p. 72). Ainda uma vez mais Brito ser citado por Aguiar, desta vez em nota de rodap, como algum que avoca, nas Cartas Econmicas e Polticas, para si, a sugesto da criao da cadeira [de economia poltica] e seu provimento na pessoa de Cairu. (1960, p. 76). Como se v, o foco de Aguiar estava voltado para a Abertura dos Portos e para o papel desempenhado por Cairu nesse acontecimento, ficando para Brito apenas o papel de fonte a ser citada para realar o pensamento e a ao de Cairu na desmontagem do sistema colonial portugus.

59

Como se v, so raras as informaes sobre Brito e sua obra. Mesmo assim, porm, foi possvel, pelo que expusemos at agora, extrair alguns dados relevantes. Primeiro, ficou estabelecido que Brito era um alto magistrado em atividade na Bahia em 1807. Segundo, ele era membro, com certo destaque, de um grupo da elite intelectual que olhava a economia e a sociedade colonial sob a perspectiva inovadora da Economia Poltica e das novas possibilidades abertas ao mundo luso-brasileiro pelo novo contexto internacional daquele agitado incio de sculo. Em nossa pesquisa, procuramos, tambm, saber um pouco mais sobre a biografia de Joo Rodrigues de Brito, mas as informaes sobre ele tambm no so abundantes. As duas edies da obra, a portuguesa de 1821 e a brasileira de 1923, no so acompanhadas de um estudo crtico nem de notas biogrficas sobre os autores. Apesar disso, foi possvel obter algumas informaes relevantes. A informao mais relevante encontra-se na sucinta nota introdutria de I.A.F. Benevides, que ocupa apenas uma pgina e meia na edio lisboeta de 1821. O editor Benevides informa que um dos autores da obra era, na ocasio, um dos deputados das Cortes Constituintes. Eliminando algumas hipteses relativas aos outros co-autores7, inferimos que esse deputado seria Joo Rodrigues de Brito. A mesma edio lisboeta de 1821 , em nota do editor em rodap, informa-nos que a cadeira de Economia Poltica do Rio de Janeiro fora criada em 1808 a instncias do autor desta carta. O autor desta carta pode seguramente ser lido como sendo Joo Rodrigues de Brito, j que a nota foi inserida no trecho da obra da lavra deste (p. 126 da edio brasileira de 1923).

Para isso, consultamos CARVALHO, M. E. Gomes de Os deputados brasileiros nas Cortes Gerais de 1821 . Braslia, Senado Federal, 2003.

60

Um trecho encontrado na Histria do Brasil, de Joo Armitage, constitui um indcio a reforar a hiptese de que o deputado mencionado pelo editor no era outro seno Joo Rodrigues de Brito. Nessa obra , cuja primeira edio, em ingls, data de 1836, num trecho dedicado a descrever a ao hostil das Cortes de Lisboa em relao ao Brasil, Armitage afirma que, em toda a cmara, o desembargador Brito era o nico portugus que mostrava conhecimentos em economia poltica, e era considerado pelos seus colegas um visionrio, com quem se no argumentava (ARMITAGE, 1981, p. 5960). Heitor Ferreira Lima, na obra j citada, d como certo no s que Rodrigues de Brito foi deputado nas Cortes de Lisboa, mas o tem, tambm, como autor de um projeto de lei sobre a instituio do ensino de Economia Poltica na Universidade de Coimbra e em outros centros de estudos superiores de Portugal. (LIMA, 1976, p. 53 e 74). De fato, consultando arquivos portugueses digitalizados pela Biblioteca Nacional de Lisboa, encontramos o nome de Joo Rodrigues Brito como um dos deputados signatrios da Constituio Poltica da Monarchia Portugueza, decretada pelas Cortes Gerais e Extraordinrias, reunidas em Lisboa no anno de 1821, publicada em 1822 pela Imprensa Nacional. Nesse documento oficial, Joo Rodrigues de Brito aparece na condio de deputado pela Provncia do Alentejo8. Nos Princpios de Economia Poltica, de Cairu, obra publicada em 1804, encontramos uma outra informao relevante para esclarecer alguma coisa da origem familiar de Joo Rodrigues de Brito. Segundo Cairu, Joo Rodrigues de Brito era irmo

A Biblioteca Nacional de Portugal, por meio do projeto Biblioteca Nacional Digital, seo Materiais para a histria eleitoral e parlamentar portuguesa 1820/1926, disponibiliza, gratuitamente, cpias digitalizadas desse e de outros textos constitucionais portugueses, no endereo eletrnico: http://bnd.bn.pt/

61

de Joaquim Jos Rodrigues de Brito, um dos mais respeitados economistas portugueses naqueles tempos9. Joaquim Jos Rodrigues de Brito era professor de direito da Universidade de Coimbra e autor de Memrias Polticas sobre as verdadeiras bases da Grandeza das Naes (1803/1804). A extensa nota de rodap foi inserida por Cairu num trecho em que este est polemizando com Joaquim Jos Rodrigues Brito, a quem censura por ter insinuado
a suspeita de parecer SMITH um plagirio dos economistas franceses e de ter sacrificado a exactido dialtica ao esprito de singularidade e sistema... sugestes que inspiram to desfavorvel idia de um dos mais benemritos escritores da Repblica das Letras, e que tendem a apartar os compatriotas da leitura de uma obra, que s pode alar a Nao ao nvel dos seus destinos. (CAIRU, 1956).

Na nota, um Cairu pesaroso confessa certo desconforto por estar polemizando com uma pessoa douta e um autor que ele reverencia e, mais ainda, por ser o autor das Memrias Polticas , seu antagonista nessa polmica, irmo do desembargador Joo Rodrigues de Brito, pessoa a quem ele se diz ligado por laos de amizade e com quem mantm estreito intercmbio intelectual10. (CAIRU, 1956, p. 244) Sobre a carreira de Joo Rodrigues de Brito no Brasil, conseguimos apurar que, depois da Bahia, ele atuou como desembargador na ento recm criada Relao de So Luiz do Maranho, a partir de outubro de 181411.

Em Estudos do Bem Comum e Economia Poltica , no captulo dedicado aos escritores economistas portugueses no presente sculo, Cairu afirma que, naquela altura, a cincia econmica portuguesa contava apenas com dois nomes: Jos Joaquim Rodrigues de Brito e Jos Accurcio das Neves. (CAIRU, 1975, p. 111-112). 10 Eis a ntegra da nota: Bem sei que coisa desagradvel contrariar opinies de pessoas doutas. Mas a verdade no admite condescendncias em matrias graves. Reverenciando eu ao Autor das Memrias e prezando pela amizade com que me honra suas luzes e carter ao Desembargador Joo Rodrigues de Brito, irmo do mesmo Autor, a cuja censura, como de juiz competente, tenho submetido muitas partes principais da minha obra, com repugnncia que me extendo neste Captulo devendo-me servir de escusa tambm a paixo que tenho por Smith. (Cairu,, 1956, p. 244)

Cf. Memria da Justia Brasileira-Pgina oficial do Tribunal de Justia do Estado da Bahia. Consultas feitas na pgina oficial do Tribunal de Justia da Bahia em

11

62

Sobre as obras publicadas, uma consulta eletrnica Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa) revelou que Joo Rodrigues de Brito autor de mais duas outras obras: O dedo do gigante apontando ao alvo da pblica prosperidade a liberdade de comrcio (Lisboa, Imprensa Nacional, 1821); e Cartas Econmico-Polticas, estas em co-autoria com Joo Homem de Carvalho, Francisco Gonalves Junqueira, Manoel de Lima Pereira, Igncio de Mattos Telles de Menezes e Luiz da Costa Guimares (1821)12.

2.1 A origem dos escritos de Rodrigues de Brito: Os escritos de Brito foram elaborados na Bahia em maio de 1807 e editados em 1821, em Lisboa, sob a forma de livro, sob o ttulo Cartas Econmico- Polticas sobre a Agricultura, e Commrcio da Bahia, por I. A . F. Benevides. Ao publicar essa obra, o editor no estava propriamente interessado em discutir a situao particular da principal colnia portuguesa, mas sim exercer alguma influncia nos rumos das Cortes constituintes de Lisboa. Tratava-se, portanto, de uma publicao terica com claros propsitos polticos. Com efeito, diz o editor:
As cartas dadas em resposta constituem a presente Coleo; cuja importncia, visvel pela mera intuio dos quesitos, se no limita ao Brasil, mas transcendente a Portugal; porque as mesmas causas, que alm retardam os progressos da Agricultura, e Comrcio, os retardam igualmente neste Reino; sendo outrossim idnticos os remdios, que o Leitor achar expendidos com tal energia, e clareza, que os princpios da cincia econmica, at hoje incompreensveis maior parte dos homens, enquanto isolados em puras teorias, se apresentam agora na mais clara evidncia aplicados ao estado atual da nossa legislao econmica, e da nossa indstria...O tempo empregado na sua leitura no seria perdido, e a
10 de dezembro de 2006 e em 19 de janeiro de 2007: http://www.tj.ba.gov.br/publicacoes/mem_just/volume2/cap15.htm 12 Consulta feita em 11/02/2005, via Internet, no endereo www.bn.pt, PORBASE Base Nacional de Dados Bibliogrficos (OPAC).

63

Ptria teria muito que agradecer, se as interessantes matrias nelas indicadas merecessem a ateno, e discusso do Congresso Nacional, a quem um dos Autores hoje pertence, como um dos mais benemritos Jurisconsultos Portugueses, versado na Economia Poltica, que professa com profundos conhecimentos prticos. (BENEVIDES, In: RODRIGUES BRITO, 1923, p. 41-42)

No ano de 1923, prefaciada por Francisco Marques de Ges Calmon, a obra foi reeditada na cidade de Salvador pela Livraria Progresso Editora, com o ttulo: A Economia Brasileira no Alvorecer do Sculo XIX, sob o influxo da comemorao do centenrio da Independncia poltica do Brasil. A reedio baiana tambm no deixa de ter um cunho poltico. S que, neste caso, o contedo poltico de feio regionalista, pois o seu editor, Ges Calmon, num estudo introdutrio de 27 pginas, com o ttulo Contribuio para o estudo da vida econmico-financeira da Bahia no comeo do sculo XIX, reala os sacrifcios feitos pelos baianos no processo de independncia e na manuteno da unidade nacional, ao mesmo tempo em que lamenta a perda da antiga pujana da economia baiana no decurso sculo XIX. O enfraquecimento da Bahia comearia, segundo ele, com a perda, para o Rio de Janeiro, do status de capital do ento Estado do Brasil (1763). Depois de uma recuperao experimentada entre o final do sculo XVIII e incio do XIX, graas elevao do preo do acar face crise que se abatera sobre as colnias antilhanas em virtude de eventos naturais (furaces, inundaes) e polticos (Revoluo Francesa, rebelies escravas), a economia baiana sofreu inmeros percalos devidos, no entendimento de Ges Calmon, a motivos alheios vontade dos prprios baianos: a provncia mais sacrificada, em termos humanos e financeiros, no esforo de guerra no processo de independncia; rebelies de escravos (1835); sabinada (1837); epidemia de clera (1855); guerra do Paraguai (1865); secas (repetidas em ciclos decenais, notadamente nos anos terminados em 3 e

64

9); molstia da cana (1873); abolio da escravatura (1888); febre das empresas e encilhamento (1891); guerra de Canudos (1897), etc. Ele diz que a lio foi tremenda e dura, mas manifesta certeza de que a fibra dos homens do passado revigorou-se nos seus descendentes, a quem cabe o dever de estudar e conhecer a fundo a causa dos males, procurando corrigi-los para o bem e utilidade da terra. E termina o estudo em tom otimista, manifestando a crena de que est reservado ao sculo XX restituir Bahia o seu fulgor de outros sculos. (GOES CALMON, in: BRITO, 1923, p. 31, 37-38) A presente anlise se utiliza desta edio feita em Salvador, em 1923. Segundo seu editor, ela reproduz integralmente a edio original, com acrscimo do estudo introdutrio j mencionado. Os textos que compem essa obra originaram-se de um inqurito mandado realizar pelo ento Governador da Capitnia da Bahia, Conde da Ponte, a pedido do Prncipe Regente Dom Joo. Segundo I.A. F. Benevides, o editor da edio de 1823, o inqurito teria sido motivado por queixas de moradores da Bahia apresentadas ao Prncipe Regente. Diz a nota introdutria do editor portugus:
Tendo subido Real Presena algumas representaes relativas ao estado do Comrcio, e lavoura da Capitania da Bahia, e especialmente contra os exames, e qualificaes dos gneros que faz a Mesa da Inspeo de Agricultura, e Comrcio daquela Provncia, mandou Sua Majestade, ento Prncipe regente, que informasse o Governador, que ento era o Exmo. Conde da Ponte, aos Oficiais da Cmara, que adiante vai copiado, para que dessem a sua reposta em conformidade de cinco quesitos, que formalizou como outros tantos problemas, que oferecia deliberao do Senado. Este para melhor desempenhar o que se lhe incumbia, julgou convenientes os pareceres, no s dos principais Lavradores, e Comerciantes, mas tambm de algumas pessoas versadas no estudo da Economia Poltica, visto que a soluo dos quesitos propostos pendia dos conhecimentos desta cincia. (IN: BRITO, 1923, p. 41)

65

Tal como fora ordenado pelo Regente do trono, o Conde da Ponte encarregou o Senado da Cmara de Salvador de realizar um inqurito para apurar a procedncia ou no das queixas, bem como para obter sugestes que pudessem impulsionar a economia colonial. O Senado da Cmara, por sua vez, diante de negcio de tanta ponderao, deliberou socorrer-se das luzes e talentos dos principais lavradores, comerciantes e letrados moradores naquela Capitania, como consta no Ofcio enviado pelos vereadores s personalidades solicitadas a colaborar na consulta. Entre as autoridades e personalidades consultadas pelos vereadores daquela cmara, encontrava-se o desembargador Joo Rodrigues de Brito que, alm de conceituado jurista, gozava a fama de estudioso de Economia Poltica. Certamente foi a sua familiaridade com tal cincia que permitiu a Rodrigues de Brito redigir um trabalho de maior flego, indo muito alm de uma simples e burocrtica resposta a um questionrio. Alm de Rodrigues de Brito, o Senado da Cmara de Salvador escolheu ainda os seguintes nomes para responderem ao inqurito do Governador Conde da Ponte: Manoel Ferreira da Cmara, Jos Diogo Ferraz de Castelo Branco e ainda Joaquim Incio de Sequeira Bulco. Os trs acederam ao convite e suas respostas encontram-se na seqncia do texto de Rodrigues de Brito. Depois da de Brito, a resposta mais interessante a de Manoel Ferreira Cmara. Como consta no Ofcio do Governador Conde da Ponte, transcrito pelo editor lisboeta e mantido na edio brasileira, os consultados deveriam responder a 5 quesitos: 1) se existia na Bahia alguma causa opressiva lavoura, qual esta causa e o meio de evit-la.

66

2) se a lavoura recebia progressivo aumento, e qual o motivo favorvel ou no a este respeito.

3) se o comrcio da capital sofria algum vexame e, em caso positivo, qual era e o que fazer para desoprimi-lo dele sem risco de outro maior dano.

4) se os diferentes exames sobre a boa qualidade dos gneros de exportao da colnia, e mais cautelas que se praticam a respeito dos mesmos gneros, eram teis ou nocivas ao progresso do comrcio.

5) se o lavrador desobrigado de tais exames e o comerciante livre para convencionarse nos preos dos gneros, no promoveriam melhor seus interesses.

A carta-resposta de Rodrigues de Brito ao inqurito comps-se de 96 pginas e se apresentou dividida em artigos e quesitos, tendo o autor prolongado suas colocaes acerca dos assuntos que julgou merecer maior destaque; na mesma, Brito cuidou de tratar de inmeras questes, que fazem referncia no somente aos aspectos econmicos indicados pelo inqurito, mas tambm queles relacionados organizao poltica, social e cultural da colnia.

2.2 Bahia:

A apreciao de Brito acerca dos problemas enfrentados pela capitania da

Na resposta, o desembargador Rodrigues de Brito seguiu a ordem sugerida pelo Governador da Capitania. No primeiro quesito, os consultados eram instados a responder se reconheciam naquela cidade alguma causa opressiva contra a lavoura; qual seja esta causa, e o meio dela se evitar (p. 45).

67

A resposta desse quesito, foi a parte mais longa do texto que Brito escreveu. Dividiu sua argumentao em trs partes distintas que representavam, em sua opinio, as trs classes dos principais problemas: a primeira classe constitua-se na falta de liberdade dos lavradores; a segunda, na falta de facilidades para auxiliar a liberdade; a terceira classe, nas dificuldades que a falta de instruo causava aos lavradores:
E como, segundo os melhores economistas, tudo o que um Governo pode fazer a bem da Agricultura, se reduz a Liberdades, Facilidades, e Instrues, as classificarei conforme esta diviso; falando primeiro das que nascem da falta de Liberdade nos lavradores, para empregarem seus braos, e capitais da maneira que julgam mais conveniente. Em segundo lugar das que vem da falta das Facilidades prprias para auxiliar o exerccio daquela Liberdade; como estradas, pontes, e outras obras, e instituies, que diminuindo as despesas, e obstculos das comunicaes e transportes, aumentam em conseqncia os rditos da Lavoura. Em terceiro e ltimo das que resultam da falta das Instrues necessrias aos Lavradores para se aproveitarem daquelas Liberdades e Facilidades. (BRITO, 1923, p. 52)

A primeira crtica de Brito diz respeito aos Alvars13 que obrigavam os lavradores a plantar quinhentas covas de mandioca para cada escravo de servio. Algo semelhante pesava sobre os negociantes de escravatura, que estavam obrigados a

cultivar quanta mandioca fosse necessria para abastecer os seus navios. O autor reconhecia a nobreza dos objetivos de tais imposies, pois visavam evitar a carestia da farinha de mandioca e garantir a regularidade do abastecimento daquele gnero de primeira necessidade. Contudo, segundo o mesmo autor, tal imposio teve efeito oposto:
No duvidamos da pureza das intenes: como porm ela no basta para se alcanar o bem pblico, este ltimo objeto no se preencheu, e de fato aquelas Leis diretamente contrrias ao Comrcio das farinhas, prejudicam igualmente Lavoura da cana, e das farinhas sem proveito do Comrcio da escravatura. (BRITO, 1923, p. 54)
13

Alvar de 25 de janeiro de 1688, com disposies renovadas por outro Alvar em 27 de janeiro de 1701 e pela Proviso de 28 de abril de 1767, ainda vigentes quando Brito respondia ao inqurito econmico.

68

O plantador de cana era obrigado a ocupar com a mesquinha plantao de mandioca, que pode ser cultivada em terras de menor fertilidade, os raros e preciosos torres de massap, aos quais a natureza deu o privilgio de produzirem muito bom acar, e outros gneros de grande valor (1923, p. 54). O produtor de farinha, por sua vez, seria prejudicado porque a lei forando os lavradores de acar, tabaco e outros cidados a cultivar per si mais do que podem gastar em suas casas, j os prprios lavradores delas no acham to fcil sada s das suas lavras, sem que pudessem dar s suas terras outro destino, por no serem capazes de produzir acar, algodo, caf, etc. (p. 54/55). Para Brito, a excessiva interveno do Estado estaria na raiz da carestia nos centros urbanos, fenmeno to comum no Brasil colonial. Com a diminuio da produo, no s o lavrador era prejudicado, mas tambm o Estado, pois perdia na arrecadao de impostos, alm de eventualmente ter de enfrentar sublevaes da plebe urbana em funo das crises de abastecimento e conseqente elevao de preos dos gneros de primeira necessidade. Sobre a imposio do cultivo da mandioca pelos negociantes da escravatura, Brito tambm as julgou inconvenientes e de difcil cumprimento, pois os armadores de navios negreiros preferiam antes comprar a farinha pelo preo corrente no mercado, do que distrarem-se com a cultura dela. No entendimento do autor, os cidados no deveriam estar expostos a imposies relacionadas ao emprego de seus braos e capitais; o cidado e no o Estado quem sabe como melhor aplicar seus recursos, pois ele mesmo o maior interessado. O lavrador sofreria duplo prejuzo, pois tanto sofre o Lavrador em ser obrigado a cultivar um gnero que lhe rende menos, como deixa de cultivar outro, que lhe renderia mais (1923, p. 55). Nesse sentido, Brito criticou veementemente a interveno do Estado sobre a produo:

69

Em geral todas as vezes que a Administrao pblica se intromete a prescrever aos cidados o emprego, que eles ho de fazer de suas terras, braos e capitais, ela desarranja o equilbrio, e natural distribuio daqueles agentes da produo das riquezas, cujo uso ningum pode melhor dirigir que o prprio dono, que nisso o mais interessado, e que por essa razo faz deles o objeto das suas meditaes. (BRITO, 1923, p. 55/56)

Observe-se que, ao fazer tais colocaes, Brito apia-se expressamente nos princpios da diviso do trabalho desenvolvidos por Smith (p. 55). Com efeito, em A Riqueza das Naes (1983), Smith defendeu a idia de que a diviso social do trabalho uma condio essencial ao desenvolvimento da sociedade. Para o economista escocs, o aperfeioamento da produo e o aumento da produtividade seriam diretamente proporcionais ao grau de diviso do trabalho existente numa sociedade:
A diviso do trabalho, na medida em que pode ser introduzida, gera, em cada ofcio, um aumento proporcional das foras produtivas do trabalho. A diferenciao das ocupaes e empregos parece haver-se efetuado em decorrncia dessa vantagem. Essa diferenciao, alis, geralmente atinge o mximo nos pases que se caracterizam pelo mais alto grau de evoluo, no tocante ao trabalho e aprimoramento; o que, em uma sociedade em estgio primitivo, o trabalho de uma nica pessoa, o de vrias em uma sociedade mais evoluda. (SMITH, 1983, p. 66)

Nesse sentido, as colocaes do desembargador Brito alinham-se s de Smith; assim como o pensador escocs, Brito acreditava que se cada produtor se dedicasse apenas a uma nica atividade, a produo seria maior e melhor, o que consequentemente acarretaria numa oferta tambm maior e melhor desse produto, evitando assim a escassez e a carestia do mesmo. Mas a principal conseqncia dessa imposio seria, no entendimento de Brito, o retardamento da formao de uma economia de mercado na colnia. Caso aqueles alvars fossem cumpridos risca, o seu efeito prtico seria tornar autrquicas as unidades produtivas da colnia. Com isso, nunca se criaria um mercado de farinhas nem de qualquer outra coisa.

70

Brito tambm teceu duras criticas falta de liberdade dos lavradores em criar em suas propriedades estruturas como alambiques e engenhos sem prvia licena de inspetores, a qual somente era concedida aps o cumprimento de certos requisitos e formalidades dispendiosas. Para conseguir essa licena obrigatria, os lavradores tinham de enfrentar muita burocracia e morosidade:
Entre ns para estabelec-los na prpria casa, cumpre beijolar ao Governador, peitar o Ouvidor, e o Escrivo da Comarca, os quais sem exorbitantes salrios no vo fazer a indispensvel vistoria, que deve preceder a informao! Mseros Lavradores, em que mos estais metidos!! Os que s deveram empunhar a espada, e a pena para proteger vossa liberdade, so os que v-la tiram, ou v-la vendem! (BRITO, 1923, p. 57)

Essa condio favorecia alguns senhores de engenho que j possuam tais estruturas, pois aqueles que estavam impedidos de providenci-las, principalmente os que tm servido, eram obrigados a moer suas canas em engenhos determinados, agravando o problema dos monoplios. Esses donos de engenho no viam com bons olhos as novas edificaes, pois desejavam afastar a concorrncia dos que lhe vem diminuir suas vantagens. Contrariando essa concepo e comungando dos princpios livre-cambistas, Brito apreciava a concorrncia, pois ela o grmen fecundo da emulao, sem a qual se no deve esperar melhoramento de ramo algum da indstria humana (1923, p. 58). No bastasse os inconvenientes causados por imposies como as da Proviso de 1767 e as dificuldades relacionadas ao beneficiamento de sua produo, os produtores coloniais sofriam constantemente com a generalizada ausncia de infraestrutura que, na melhor das hipteses, fazia com que boa parte de sua produo se perdesse. Com a falta de pontes, estradas e demais facilidades para se transportar os

71

gneros a serem comercializados, os produtores ficavam merc dos fenmenos naturais, pois estes eram o fator determinante das condies em que se encontravam as vias de transporte. Se por ventura viesse a chover intensamente, principalmente em regies baixas, o produtor, para evitar a perda de animais alm de parte de seus gneros, via-se obrigado a empatar sua safra at o vero seguinte.
Estas obras nos faltam absolutamente, e estamos reduzidos quelas facilidades, que a natureza por si mesma nos fornece, ou a indstria dalguns particulares, que mesmo sua custas as fazem muitas vezes, quando algum privilgio exclusivo os no impede, como acontece no rio Joanes, que no tem ponte por causa do monoplio concedido a certo Padre para passar os gados a nado, e os homens em jangada. Que lstima! Que vergonha! Aqui mesmo nas vizinhanas desta populosa Cidade! no s o Governo falta ao dever de estabelecer barcas, ou pontes, mas ope obstculos ao seu estabelecimento. (BRITO, 1923, p. 83)

A precariedade dos meios de transporte no era um problema exclusivo das reas mais remotas da Capitania. Segundo ele, nas prprias vizinhanas de Salvador as estradas eram ngremes e impraticveis para os carros, fazendo-se o transporte s costas de escravos muito mais dispendiosamente. Esse excesso de despesa, acrescenta ele:
Encarece o preo dos frutos para o consumidor da cidade, sem proveito do produtor do campo, donde provm desfalecer a cultura sempre mesquinha, por falta de correspondentes lucros, e o mercado da cidade desprovido no oferecer aos consumidores seno poucos frutos, e caros, apesar da prodigiosa fertilidade do terreno os produzir excelentes com ligeira cultura. (BRITO, 1923, p. 83-84)

Outra conseqncia funesta dessa precariedade dos meios do transporte seria o encarecimento da habitao em Salvador. Segundo Brito, maior o gasto que se faz nos fretes dos materiais empregados na construo das casas, que o seu custo. E isto, acrescenta ele, encarece os alugueres proporo. Todo esse inconveniente para a

72

capital poderia ser contornado abrindo uma rua menos ngreme, pela qual subissem os carros carregados (p. 85). No entanto, no eram somente as estradas rurais que careciam de infraestrutura, tambm as vias de circulao urbana eram bastante problemticas e necessitavam da ao do Governo:
No muito que elas permaneam assim, quando mesmo dentro da Cidade no h uma s rua, por onde um carro possa subir da praia; fazendo-se igualmente cabea dos negros o transporte de todos os gneros que servem e consumo da Cidade. maior o gasto, que se faz nos fretes dos materiais empregados na construo das casa, que o seu custo. (BRITO, 1923, p. 84)

Mas a falta de infra-estrutura da cidade no se resumia s vias de acesso. So tambm alvos da crtica de Brito as ruas da praia lugar determinado para que se realizasse o comrcio de peixes, carnes e outros gneros - que alm de serem extremamente estreitas, eram ocupadas por algumas negras vendedeiras que compravam do Senado os direitos de ocup-las e que por serem poucas, acabavam elevando os preos em funo da falta de concorrncia, como discutiremos a diante (1923, p. 86). Este estreito espao designado para o comrcio e ocupado pelas vendedeiras era demasiadamente prejudicial ao vendedor e ao comprador, pois a falta de espao fazia com que os produtos que no coubessem nas ruas permanecessem nas embarcaes, obrigando o consumidor a se deslocar at o mar se quisesse comprar algo:
Os frutos que no cabem nas denominadas ruas, so obrigados a ficar a bordo das embarcaes, e estas empatadas com riscos, e despesas tanto do vivandeiro, que vem a vender, como do Consumidor da Cidade, que pretende comprar. Este se v precisado a fretar um saveiro para ir ao mar comprar o peixe, a carne e mais o que toda a parte se vende nos mercados. E aquele que paga tambm as gorjetas aos catraeiros para lhe

73

levarem os fregueses, porque de outra sorte no v l compradores estando no meio do mar. (BRITO, 1923, p. 86)

Uma questo importante a ressaltar que Rodrigues de Brito no era totalmente contrrio interveno do Estado sobre a produo. Ele aponta para situaes em que o Estado deveria intervir; em sua concepo, propiciar aos produtores o mnimo de infra-estrutura, como a construo de pontes e providenciar a disponibilidade de barcas, por exemplo, seria uma forma eficaz de interveno. Segundo o autor (1923, p. 82) , a primeira [facilidade], com que o Governo de qualquer pas a deve favorecer a construo, e conservao das pontes, e barcas para a passagem dos rios, estradas, canais , estivas. Segundo ele, bastaria a despesa que se gasta numa procisso para fazer desaparecer todas estas ladeiras, que impediam o uso de carros na ligao do porto parte alta de Salvador, mas nem assim o poder pblico municipal tomava essa iniciativa necessria e barata. Assim, as Cmaras Municipais se intrometiam onde no deviam e, ao mesmo tempo, deixavam de cumprir funes essenciais ao bom funcionamento da sociedade, como cuidar de transporte, saneamento, educao. Mas Brito no atribua essa falta apenas ao Estado, no caso, ao Senado da Cmara de Salvador. Esse descaso do poder pblico local seria expresso das limitaes culturais da prpria populao, no excetuando a chamada elite colonial. Brito queixa-se, tambm, de uma caracterstica dos habitantes de Salvador: sua atitude de indiferena e desateno ao que essencial. Diz ele que a populao da capital baiana gastava mais de meio milho com enterros e festas de Igreja e nem um vintm em caminhos, pontes, cais, fontes, pontes e obras teis. (1923, p. 124-125)

74

Ou seja, tratava-se, segundo ele, de um grave problema cultural que s poderia ser resolvido com a reeducao do povo. Nesse sentido, diz ele:
Se em vez de lerem vidas de Santos cheias de piedosas fraudes, lessem livros desta Cincia sublime [Economia Poltica], suas despesas se encaminhariam como na Gr Bretanha, para dockes e outras obras patriticas. (...) Ainda no se viu um Economista que fosse um mau cidado, diz o grande Say no Prefcio do seu insigne tratado. E esta considerao, ainda no desmentida, justifica ao clebre Dupont de Nemours, que primeiro entre os todos os Economistas demonstrou que este estudo pertencia a todas as classes de Cidados, sem excetuar o belo sexo... (BRITO, 1923, p. 125)

Contudo, os obstculos a serem encarados pelos lavradores da Capitania da Bahia, assim como por todo o restante da colnia, no se resumiam s questes j mencionadas acima; as dificuldades enfrentadas pelos colonos iam alm da ausncia de infra-estrutura. Existia ainda um outro problema bastante complexo, que era o excesso dos monoplios. Todavia, para Rodrigues de Brito praticamente todos os males que impediam o desenvolvimento da colnia tinham uma nica origem: a poltica mercantilista e sua tradio de intervencionismo estatal. Cercados de leis e restries por todos os lados, os lavradores se encontravam limitados e no tinham nem mesmo o direito de comercializar livremente os gneros por eles produzidos. Depois de terem de cultivar somente os gneros permitidos e de enfrentar os inconvenientes de seu beneficiamento, no poderiam vender livremente sua produo , pois pesava sobre esta, inmeras formalidades e encargos. Segundo Brito, tal situao no propiciava condies para que a sociedade prosperasse. De acordo com os princpios do livre-cmbio - os quais Brito demonstrou admirar em diversas passagens de seus escritos - na busca de seus prprios interesses, cada indivduo serviria melhor aos interesses da sociedade. Nesse sentido, como os

75

indivduos poderiam servir aos interesses da sociedade e consequentemente aos do Estado se seus prprios interesses eram tolhidos?
Sobre isso cumpre notar em primeiro lugar, que semelhantes constrangimentos so igualmente contrrios justia, e ao interesse pblico. Tolher aos lavradores a liberdade de vender os seus gneros no lugar, em que tem maior valor, o mesmo que roubar-lhes uma poro desse valor; isto priv-los das riquezas, que eles fizeram nascer com o suor de seu rosto, e emprego dos seus fundos. E esta privao tem infalveis, e fatais conseqncias contra a Lavoura; porque o lavrador no fez nascer aqueles frutos seno pela esperana de prprio interesse: lei universal da natureza, que se no pode violar impunemente. (BRITO, 1923, p. 58)

Para exemplificar o problema do excesso de leis e restries, convm citar o caso dos produtores de farinha, gros e legumes, que tinham que encaminhar sua produo para os celeiros pblicos predeterminados; sofriam assim as despesas de uma viagem desnecessria, o empate do seu capital e ainda a desvalorizao e at deteriorao de sua mercadoria que, no raras vezes, permanecia nos celeiros por mais de um ms. Mesmo que o comprador fosse vizinho seu, o produtor no poderia vender seu gnero pois no lhe era permitido comercializar sem autorizao:

Os miserveis Lavradores de farinhas, gros, e legumes, que pela sua pobreza mereciam at comiserao, no tm a liberdade de mandar vender seus frutos, onde ele tem melhor sada [...] umas vezes so inibidos de export-los por ordens arbitrrias das respectivas Cmaras [de vereadores], pretextadas com as necessidades do Povo, que dizem, no tem lei; outras vezes constrangidos a traz-los ao celeiro desta Cidade, ainda que s vezes o consumidor, que os h de gastar, more l bem perto do Lavrador, que o produziu, e ainda que eles venham j ensacados e destinados a serem embarcados para a Europa; e uma vez dada a entrada, no tm mais o arbtrio de os levar para fora, posto que lhes venha a notcia haver em outra parte maior preo, e falta do mesmo gnero. (BRITO, 1923, p. 60, grifos nossos)

76

Note-se, na transcrio acima, que as ordens arbitrrias originavam-se da prpria Cmara, vale dizer, do poder controlado pelos prprios colonos. Assim, alm dos males causados esfera da produo, o intervencionismo do poder local interferia tambm de forma nociva na comercializao da farinha e de outros gneros nos centros urbanos; como possvel perceber, os lavradores no tinham a liberdade de escolher quando, onde ou para quem considerassem mais conveniente vender sua produo. Brito terminantemente contra essas proibies e acredita que tanto o produtor quanto o consumidor so prejudicados com essas prticas, pois, segundo ele,
Quando aquele prefere antes vend-los [seus frutos] por junto no caminho, ou j no porto, porque acha nisso o seu interesse. porque lhe convm mais aproveitar o tempo, voltando prontamente sua lavoura... E este interesse do Lavrador o interesse geral mesmo dos consumidores das Cidades; porque a maior produo, que resulta deles assistirem nas suas terras, e das vendas favorveis, difunde a abundncia por toda a parte , e com esta o bom preo, que no pode vir constantemente seno dela. (BRITO, 1923, p. 75)

Outro bom exemplo da demasiada aplicao de restries e regulamentos, o caso do tabaco, gnero cuja exportao para a Europa causava inmeros constrangimentos e prejuzos aos seus produtores:
Os tabacos, pela Proviso de 27 de outubro de 1785, e outras ordens posteriores, no podem sair dos portos do Recncavo, seno passado dia 20 de janeiro, por se entender que antes no poderiam estar devidamente beneficiados [...] Sei porm que d aos estrangeiros um monoplio temporrio sobre os nossos compatriotas, porque os tabacos daqueles se acham na Europa livres da concorrncia dos nossos at o ms de abril de cada ano, chegando estes j quando o mercado se acha provido daqueles [...] A reteno forada dos tabacos nos portos do recncavo at o dia determinado, fazendo que venham ento juntos de uma vez os que alis poderiam ter vindo sucessivamente medida, que se fossem aprontando, faz que cheguem tambm quase ao mesmo tempo, e no possvel descarregarem todos, e recolherem-se na casa da arrecadao. (BRITO, 1923, p. 79/80)

77

Segundo Brito, a perda de qualidade do tabaco derivava de sua exposio s intempries, uma vez que a casa de arrecadao era pequena para receber toda a produo que, em funo da data marcada de embarque, chegava praticamente ao mesmo tempo, fazendo com que o tabaco ficasse nos barcos, exposto ao sol, chuva e s guas do mar, que lhes deterioram a qualidade, vindo por esta maneira a desacredit-los a mesma providncia estabelecida para os acreditar. (BRITO, 1923, p. 80) No entanto, os entraves aos quais o produtor de tabaco estava sujeito no se restringiam data de embarque para Europa; antes de ser comercializado, o produto necessitava receber o que se chamava de aprovao, a qual ficava a cargo de certos examinadores; sem tal aprovao o tabaco era proibido de embarcar para a Europa. Brito criticou essa condio de comrcio e se utilizou dos preceitos de Adam Smith e Jean-Batist Say, alegando que a compra ou a recusa de tabaco sem qualidade ou sem aprovao, deveria ficar a critrio do fregus:

Tal proibio fundada nos mesmos princpios do antigo sistema das corporaes, e mestranas, institudas para sustentar o crdito das manufaturas, sistema hoje completamente refutado assim pelos novos economistas, como por Smith e o Tribuno Say... E com efeito eu no vejo inconveniente atendvel em se permitir aos donos do tabaco refugado a liberdade de o mandarem para a Europa. Se se quer prevenir, que os compradores Europeus sejam iludidos pelos nossos vendedores, para isso basta a marca de reprovado, se eles confiam mais nela, que nos seus olhos; e se no confiam, porque razo confiaramos ns a ponto de tolher aos Lavradores a faculdade de enviar seus produtos ao mercado, onde tm maior valor? (BRITO, 1923, p. 71)

Contudo, um outro problema derivava da determinao da data de embarque do tabaco: sua reteno na casa de arrecadao gerava um certo acmulo, ocupando um grande espao, o que impedia que outros gneros dessem entrada, alm de

78

congestionar tambm os meios de transporte (ento carregados de tabaco espera de despacho), o que encarecia demasiadamente os fretes e ainda retardava o abastecimento de muitos gneros, gerando escassez e carestia. Assim, ao invs da abundncia, a tutela exercida pelo poder pblico sobre os produtores, em nome de um pretenso bem-estar coletivo, acabava provocando problemas de abastecimento, carestia e pobreza na colnia. Alm da reteno da produo nos celeiros pblicos causar a deteriorao de muitos gneros e prejudicar o comrcio com a Europa de outros tantos como no caso do tabaco ainda se exigia dos produtores muitas contribuies, a ttulo de benefcio das tulhas (de que eles no queriam servir-se), aluguel da sacaria, salrio da descarga, que se lhe no consente executar pelos seus escravos (BRITO, 1923, p. 61). Assim, mesmo depois de serem obrigados a encaminhar sua produo para os celeiros determinados, ainda tinham de pagar uma srie de taxas pelo seu uso. Mas o martrio do produtor no acabava a. Depois de vexados e humilhados no celeiro pblico, fora dele o produtor ainda seria esfolado por verdadeira gangue formada por meirinhos, rendeiros e outros funcionrios pblicos. Nota-se que o autor no teve receio de afirmar que o produtor era vtima de verdadeiros assaltos legalizados:
Fora do celeiro eles tm de mais a mais de sustentar os assaltos dos meirinhos e rendeiros, que lhes saem ao cais a pedir conta das licenas, fianas, entradas, guias, regimentos, cartas, exames, aferies legais, selos de pipas, lotaes, visitas, e mil outras formalidades, que o sistema regulamentrio tem inventado para surpreender coimas singeleza dos barqueiros, e lavradores rsticos, que em concluso de seus sofrimentos, e perdas, perdem at a vontade de voltar com outra carregao, e vo espalhar por toda a parte o descoroamento, desanimando aos que poderiam empreender iguais especulaes. (BRITO, 1923, p. 61)

79

O mesmo tormento aplicava-se aos que se atreviam a vender o gado em Salvador para fornecimento de carne verde. O pecuarista era obrigado a conduzir seu gado por uma nica estrada tralhada por muitos milhares de rezes onde s encontram uma grande parte do ano para comer poeira. Muitas rezes morriam pelo caminho, e de todas as cabeas que lhe faltavam naquele ermo desde que passa o primeiro registo (sic), obrigado a dar justificao perante o Superintendente da Feira, carecendo para isso do favor dos soldados da patrulha, criada para bloquear as boiadas (1923, p. 65). E da mesma forma como os lavradores eram espoliados pelos Meirinhos nos portos, nos sertes os condutores de gado o eram pelos soldados de patrulha, criada para bloquear as boiadas, ficando assim, o Comrcio bloqueado por mar e por terra (1923, p. 65). A ironia de Brito crescente. Sua descrio acompanha a escalada de abusos praticados pelos funcionrios pblicos contra os produtores. Mesmo depois de chegado a Salvador, continuava a via sacra do boi e do boiadeiro:
Quando finalmente o condutor chega cidade obrigado a meter nos currais o resto do gado... e nem ento se lhe faculta a liberdade de vender a sua carne em o lugar que lhe agrade. ...o pobre homem obrigado a entregar sua fazenda a uma administrao alheia, no lhe restando mais nem o arbtrio de eleger os aougues, onde lhe convm vender a sua carne, nem os Cortadores que ho de corta-la, nem mesmo a liberdade de pesa-la nas suas balanas, e cobrar o dinheiro pela sua mo. Ele a v ir conduzida para um aougue, onde no pode ordinariamente achar um nmero de compradores proporcionado ao das rezes, que se mataram no curral, e obrigado a v-la apodrecer, ou baixa-la ao preo nfimo, porque s os que obtm talhos privilegiados, chamados faculdades, podem vender a qualquer hora: os outros so obrigados a esperar pela pauta, que assina esse Senado, para a distribuio dos talhos, e sem esta chegar se no pode pesar as carnes. (BRITO, 1923, p. 65/66)

A passagem acima selecionada de causar perplexidade. O produtor de gado era obrigado a passar por caminhos determinados, a introduzi-lo nos currais pblicos

80

determinados e vender a carne nos aougues pblicos determinados! Como no bastasse, no podia escolher os seus Cortadores e nem mesmo tinha a liberdade de pesar a carne em suas balanas, fato que mereceu crtica de Brito, pois para ele, fazer delas monoplio parece exemplo funesto, praticar o que deve punir nos outros(923, p. 88). E como observamos na transcrio, at o horrio em que a carne poderia ser comercializada deveria esperar pelo parecer do Senado. Note-se que todas essas determinaes envolvendo a comercializao da carne partiam, segundo Rodrigues de Brito, do Senado da Cmara que, como j apontamos em diversas passagens deste trabalho, representava a instncia local de poder e executava funes administrativas e de fiscalizao, gozando de um alto grau de autonomia em relao esfera administrativa metropolitana. Em uma outra passagem, Brito aponta-nos o Senado como o responsvel pela concesso de privilgios a determinados marchantes:
E como de fato tambm obrigado a servir-se do ministrio daqueles [os marchantes], a quem esse Senado concedeu o privilgio exclusivo de cobrarem o dinheiro alheio contra a vontade de seus donos, a leso destes inevitvel, porque os tais cobradores no alcanam aquela faculdade seno mediante alguma soma de dinheiro. (BRITO, 1923, p. 67)

Brito faz a defesa dos intermedirios entre produtor e consumidor, mas intermediao livre, sem as licenas ou fianas, que tinham o efeito de limitar o nmero de intermedirios, gerando situao de monoplio. Mais adiante, em uma outra passagem, Brito colocou que o Senado, ao limitar o nmero de marchantes, acabou criando uma situao muito prejudicial aos criadores de gado, pois eles ficavam na dependncia de poucos compradores, que acabavam ditando as condies em que se daria a negociao:

81

Desde o momento, em que se limitou o nmero dos marchantes, direta ou indiretamente, ficaram os criadores de gados na sua dependncia; porque chegando feira, no encontram mais que os poucos compradores, que esse Senado autoriza a comprar. (BRITO, 1923, p. 77)

Sobre os monoplios na negociao do gado, Brito fez uma crtica extremamente clara, apontado para os prejuzos que eles causavam:
Por tanto, os poucos que alcanam a fortuna de poder comprar, e vender, logram de fato o monoplio deste importante ramo da subsistncia do povo, em dano grave tanto dos criadores, que so ento obrigados a vender-lhes os gados por menos do seu valor por falta de concorrncia de compradores, como dos consumidores da Cidade, que ho de forosamente comprar a carne mais cara, pela falta de concorrncia e vendedores. (BRITO, 1923, p. 77)

Ainda sobre os atravessadores, os quais desempenhavam o papel de intermedirios entre os produtores e os consumidores, vale ressaltar que Brito considerava-os benficos tanto para quem vendia quanto para quem comprava, sua restrio em relao a eles se dava em funo ao seu nmero reduzido. Por determinao do Senado, concedia-se permisso a apenas 8 ou 10 indivduos para atuarem naquele ramo, o que conferia aos licenciados uma espcie de monoplio na intermediao entre o produtor e o consumidor. Com isso, esses poucos privilegiados poderiam formar um cartel para controlar o preo nas duas pontas do negcio, na compra e na venda. Assim, o credenciamento de poucos atravessadores, ao contrrio do pretendido, era prejudicial tanto ao produtor quanto ao consumidor, vale dizer, prejudicial ao conjunto da sociedade. O sensato, segundo o autor, seria a atuao de muitos deles para que houvesse concorrncia, o que socorreria o lavrador e o comprador:

82

Os atravessadores no so teis seno quando o seu nmero indefinido sem limitao alguma, porque a prpria concorrncia de uns impede os outros de se locupletarem com ganhos exorbitantes, que s o no so quando qualquer outro Cidado pode concorrer a participar deles, fazendo livremente o mesmo giro; mas restringir o nmero de concorrentes monopolizar o comrcio do gnero. (BRITO, 1923, p. 77)

Todavia, Brito ainda apontaria para um outro segmento no qual a interveno estatal, ao invs de agir em favor do bem pblico, acabava por prejudic-lo: o sistema de crdito. Segundo o autor, tambm a tutela exercida pelo poder pblico sobre o crdito para financiar a produo e a circulao da riqueza era prejudicial prosperidade. O crdito era escasso e caro porque o Estado tentara no s fixar a taxa de juros, mas tambm se metera a proteger o devedor contra o credor. Herana, segundo ele, dos sculos da ignorncia e superstio em que se pensava que no era lcito pagar juro pelo uso do dinheiro alheio tomado de emprstimo. O resultado dessa interveno foi desastroso porque o favorecimento de uma das partes impediu a introduo dos capitais estrangeiros e fez com que os capitalistas nacionais achassem para seus capitais emprego mais lucrativo que o juro da lei.
O negociante, nas ocasies de urgncia, dificultosamente alcana dinheiro para remir uma letra, ou preciso extraordinria, e o lavrador pobre no pode obter seus suprimentos; seno em gneros fornecidos por preos exorbitantes, que em poucos anos o arruinam sendo obrigado a deixar ficar os Engenhos de fogo morto, como vemos um grande nmero deles. (BRITO, 1924, p. 104)

Alm dessa questo, outro problema oriundo da proteo concedida pela lei ao devedor, seria o estmulo ao calote. De acordo com Rodrigues de Brito, adotara-se o expediente de conceder aos lavradores o privilgio de no poderem rematar-se as fbricas de seus engenhos por execuo dos credores, falso remdio que s veio agravar o mal, porque lhe aumentou as causas, que consistiam na dificuldade de obterem capitais, e na facilidade de dissiparem em superfluidades os que possuam

83

(1923, p. 106). Assim, o meio circulante necessrio para financiar a lavoura escasseou mais ainda porque muitos [capitalistas] fugiram de contratar com uma classe de homens, que a Lei privilegiou com a faculdade de serem caloteiros impunemente (1923, p. 107). Mas tambm o funcionamento da Justia era responsvel pela escassez de crdito. O credor tinha dificuldade em reaver seus bens em caso de inadimplncia porque a justia era morosa e cara. O n da questo estaria no cdigo de processo e no sistema emolumentrio, o qual fazia com que

[...] todos os empregados na administrao da justia tenham interesses


em multiplicar, complicar, e prolongar os processos; porque quanto mais estes se multiplicam, complicam, e prolongam, mais crescem assinaturas para os julgadores, alegaes para os advogados, escritas para os escrives, e salrios para os solicitadores: sendo assim interessados em desunir, e enredar os cidados --- Deus desavenha quem nos mantenha -- Eis aqui a orao matutina que lhes inspira o tal sistema emolumentrio. (BRITO, 1923, p.116/117).

Para atalhar esse mal, Rodrigues de Brito props uma mudana no cdigo de processo e uma reforma completa nos cursos jurdicos das universidades para que estas adotassem um sistema de instruo pblica nivelada pelas luzes do sculo, abandonando, assim, o estudo dos Cdigos romano e cannico, to incompreensveis, contraditrios e alheios da filosofia dos tempos presentes (1923, p. 120). O desembargador Brito tambm refletiu acerca de como deveriam ser encaminhados os processos e ordenados forenses, e sugeriu que ao invs de o Estado taxar salrios, aluguis, preos e juros, deveria taxar o tempo dos pleitos:
Um ano para as causas ordinrias, um ms para as sumrias, e um dia para as causas verbais, seriam talvez prazos suficientes para a sua terminao, responsabilizando-se todos os Oficiais, que interviessem no processo pela pronta expedio, principalmente o Juiz, que seria

84

seqestrado logo que espirasse o prazo legal, sem estar julgada a causa. (BRITO, 1923, p. 118)

Alm da diminuio no tempo dos pleitos, para Brito uma outra questo era extremamente importante: as decises deveriam ser justas. Inundado pelo esprito das luzes, tocou em grandes questes presentes nos iluministas, como o direito de propriedade e a necessidade de cumprimento dos contratos, ambas consideradas fundamentais para a manuteno da sociedade civil:
Mas no basta que os processos sejam breves, cumpre tambm que as decises sejam justas; porque sem isto no se obtm uma perfeita segurana dos direitos de propriedade, e do cumprimento dos contratos, que o primeiro objeto da sociedade civil, e o mais interessante dos auxlios, com que um Governo pode facilitar aos Lavradores o exerccio da sua indstria, e a livre circulao dos capitais. (BRITO, 1923, p. 118)

Contudo, alm de todos os vexames j apresentados, o produtor e o comerciante ainda estavam expostos a outras dificuldades; para cada parada obrigatria, cada inspeo ou vistoria, despacho ou licena concedida, existia um funcionrio encarregado de receber uma taxa, um imposto, um tributo ou muitas vezes uma contribuio para facilitar e abreviar a liberao. Observe-se a passagem em que Brito aponta para essa questo:
Bem assim as visitas, selos das pipas lotaes, confrarias, registos, termos, listas, e todas as mais extorses, semelhantes que os Oficiais, encarregados de regular e favorecer o Comrcio contra a vontade dos comerciantes, se dignam exigir sempre debaixo de algum servio, que com tudo se dispensa comumente, se tem precedido a satisfao da competente esportula. (BRITO, 1923, p. 137)

85

Entretanto, no s de crticas se compe o escrito de Brito; prova disso o reconhecimento do autor da necessidade e da eficcia da Mesa de Inspeo, que segundo ele, era formada por homens desinteressados e competentes:
Suposta esta necessidade [de taxar o produto de acordo com sua qualificao], e a de se recolherem nos trapiches, segundo o atual sistema de arrecadao dos dzimos, e mais direitos, eu no descubro inconveniente atendvel nos exames praticados pela Mesa de Inspeo...Eles so feitos por uma corporao existente para outros objetos, que no interessada em gravar, nem aliviar o imposto, nem sujeita s paixes do dio, temor, respeito, ou afeio; pois qualifica o gnero sem conhecer a quem pertence. (BRITO, 1923, p. 139)

Nesse sentido, na concepo de Joo Rodrigues de Brito, a interveno do Estado sobre a produo e principalmente sobre a comercializao, apenas deveria se dar quando estritamente necessria, acreditando ser nocivas outras formalidades que possa haver, se no forem precisamente indispensveis para assegurar a exatido das qualificaes (1923, p. 142). Adepto do princpio livre-cambista do deixai fazer, deixar passar, deixai vender, colocou-nos que uma administrao sbia deixar sempre as mercadorias, e mesmo os gneros da primeira necessidade liberdade do Comrcio, concorrncia, que no conhea obstculos, pois no do ofcio do homem pblico o intrometer-se no Comrcio; deve ser espectador tranqilo (1923, p. 144). Neste sentido, era um adepto convicto dos pressupostos smithianos, pois acreditava que governa melhor aquele que menos governa (1923, p. 131). Assim sendo, diante do que foi exposto, nota-se que a economia estava engessada e que a herana mercantilista - que estava, tambm, na cabea e na prtica dos habitantes da colnia - pesava sobre a produo do Brasil; o mercantilismo se tornara um entrave. Contudo, a aplicao da liberdade comercial e da livre circulao

86

no era nem de longe empresa simples, mas implicava, entre outros problemas, em repensar a questo da colonizao. Assim, percebe-se mais uma vez que o problema dos produtores brasileiros no era apenas com a Metrpole ou com o fato de existir uma subordinao em relao a Portugal, mas sim com a poltica econmica, que dizia respeito no s s questes ligadas exportao, como tambm quelas ligadas circulao dos produtos dentro da prpria colnia. Contudo, mais uma vez alertamos para o fato de que Brito entendia no s a estrutura metropolitana como Estado, mas principalmente o sistema estatal instalado na colnia como poder local. Seu escrito assume um carter extremamente crtico em relao mirade de funcionrios, oficiais, meirinhos, juizes de inspeo,

arrecadadores, muitos deles organizados em corporaes, que no s parasitavam os produtores, mas impunham todo tipo de dificuldade produo e circulao de riqueza na colnia, criando uma estrutura estatal que plantava dificuldades para vender facilidades. Em seus escritos observamos, principalmente, que as imposies mais severas e os maiores vexames circulao interna de capitais e de mercadorias no partiam das instncias metropolitanas do Estado - em geral mais liberais e permissivas naquele incio do oitocentos, abolindo diversas restries14 - mas sim das estruturas locais de poder: a maior parte dos obstculos aos progressos da lavoura e comrcio desta

Alvar de abolio do contrato da pesca da baleia e do estanco de sal (1801); liberao da importao de ferro de Angola; permisso para instalao de mina de ferro em Sorocaba e de fbrica real de plvora, etc. Sobre essa inflexo na poltica metropolitana em relao ao Brasil, ver Textos Polticos, Econmicos e Financeiros- 1783/1811 de Dom Rodrigo de Souza Coutinho (SOUZA COUTINHO, 1990). Nesta obra, ver especialmente as pginas . XLI, XLII, XLVI E XLVII da Introduo de Andre Mansuy D. Silva e o texto completo do Alvar de 1801 (p. 247/256, Tomo II); Ver, ainda, PINTO DE AGUIAR (1960, p. 48 e 49).

14

87

capitania, que tenho observado, procede dos regulamentos e posturas desse respeitvel Senado (1923, p. 142). Apesar da anlise de Rodrigues de Brito limitar-se Bahia, acreditamos que as situaes e as prticas por ele descritas foram, em essncia, as mesmas em outras capitanias do Brasil colonial. Portanto, a partir dos escritos de Brito, podemos fazer a leitura de que os conflitos e tenses que marcaram a sociedade colonial no incio do sculo XIX no se restringiam polaridade colnia versus metrpole, mas tambm giravam em torno do grau considerado necessrio ou suportvel para a interveno do Estado na economia colonial15. Por sua vez, o conceito de Estado, como acabamos de ver na anlise da obra de Brito, no deve ser entendido apenas como expresso das instncias de poder situadas no outro lado do Atlntico. Por isso, essas tenses e o debate em torno delas ultrapassam o perodo colonial. Essa tradio estatal intervencionista e tutelar ser identificada, pelos publicistas liberais do sculo XIX, como um dos grandes legados negativos deixados pela colonizao portuguesa. Para estes, a escravido e essa tradio tutelar continuavam assombrando a vida dos brasileiros ao longo do sculo XIX e atrapalhando o desenvolvimento da nao16.

Para uma anlise mais aprofundada sobre o papel do Estado em diferentes momentos da colonizao, isto , na fase inicial e final do sistema colonial, ver MENDES (1996), especialmente os captulos II e III. 16 A respeito dessa questo, isto , a luta travada por publicistas do perodo imperial contra a tradio mercantilista herdada da colonizao portuguesa, ver o caso exemplar das obras de Aureliano Cndido de Tavares Bastos (1839/1875) e o estudo sobre este realizado por PEREIRA (2000).

15

88

CAPTULO III

INTERVENO

DO

ESTADO

NA

ECONOMIA

COLONIAL

NA

PERSPECTIVA DE VILHENA

De acordo com o que antecipamos na Introduo do presente trabalho, no intuito de trazer luz outros aspectos dos conflitos que antecederam a emancipao poltica do Brasil, apresentaramos duas vises distintas acerca da interveno do Estado na economia colonial brasileira de fins do sculo XVIII e incio do XIX: a de Joo Rodrigues de Brito e a de Luiz dos Santos Vilhena. Como o captulo anterior foi dedicado anlise dos escritos de Rodrigues de Brito, neste cuidaremos de expor e discutir as concepes de Vilhena. Tratando, assim como Brito, de alguns problemas que afligiam a capitania da Bahia naquela quadra histrica e apontando para possveis solues, em seus escritos Vilhena deixou transparecer suas concepes acerca da economia, da poltica e da sociedade colonial brasileira. Entretanto, ao analisarmos suas idias constatamos, sem grandes esforos, que elas esto em plo completamente oposto s de Rodrigues de Brito; o que no entendimento do desembargador Brito seria a causa dos problemas enfrentados pela capitania baiana, no de Vilhena seria a soluo. Desse modo, o que num primeiro momento se apresentaria como um grande problema para qualquer anlise histrica posies totalmente distintas de dois pensadores contemporneos acerca das mesmas questes -na verdade se constitui em algo imensamente revelador.

89

Contudo, para melhor compreender as concepes de Luiz dos Santos Vilhena se faz necessrio conhecer um pouco sobre sua vida e sua poca, atentando para a ebulio de conflitos e contradies em que os homens da passagem do sculo XVIII para o XIX encontravam-se inseridos, pois somente analisadas dentro dessa perspectiva que suas idias apresentam sentido e se constituem em importante fonte histrica.

3.1

A vida e a obra de Vilhena: No muito o que se sabe sobre Vilhena; o que se conhece de sua biografia

basicamente o que foi apresentado pelo acadmico Braz do Amaral em uma comunicao feita Academia de Letras da Bahia em 1917 e publicada mais tarde, em 1921, no Prefcio da primeira edio das cartas escritas por Vilhena. Na Introduo de uma edio de 1987 dessas mesmas Cartas, Emanuel Arajo acrescentou poucas informaes e salientou:
As informaes sobre a vida de Luiz dos Santos Vilhena so poucas e fragmentadas; o que sabemos sobre ele, na realidade, o que foi pesquisado por Brs do Amaral, primeiro editor de seu longo trabalho, complementado em escassos pormenores por dison Carneiro e Jos Honrio Rodrigues. (ARAJO, 1987, p. 30)

Assim, embora o que se conhea sobre a biografia de Vilhena seja essencialmente o que Braz do Amaral desvendou ainda no incio do sculo XX, j o suficiente para que possamos compreender um pouco do universo no qual se desenvolveram suas concepes. De acordo com Emanuel Arajo, Vilhena era portugus, nascido na vila de Santiago de Cassino no ano de 1744. Na juventude foi militar, tendo prestado servios

90

voluntariamente no regimento de infantaria de Setbal entre 1766 e 1777; durante esse mesmo perodo tambm estudou latim e grego, o que o possibilitou tornar-se professor mais tarde. Tendo cado doente, deixou o servio militar e obteve licena da Real Mesa Censria17 para ensinar lnguas na vila de Altivo, onde assumiu a cadeira de Gramtica Latina. Como sua sade no melhorou, ficou impossibilitado de lecionar quase um ano, o que o levou a exercer o magistrio na capital Lisboa. (AMARAL, 1922, p. 7-8) No ano de 1787, quando contava Vilhena com 43 anos de idade e com a sade abalada, foi nomeado, pelo perodo de seis anos, professor rgio de lngua grega em Salvador, para onde se mudou com sua jovem esposa de 18 anos. Embora tenha solicitado e obtido a prorrogao de sua nomeao por mais seis anos, a vida no Brasil certamente foi bastante difcil pois, em 1798, pediu a sua aposentadoria 18 (ARAJO, 1987, p. 31). Segundo Braz do Amaral (1922, p. 12), durante os anos em que esteve em Salvador, Vilhena exerceu com muita dedicao o magistrio, empenhando-se nas horas vagas que o emprego lhe deixava a observar o pas, os seus homens e os servios pblicos, assim como os costumes da terra. E foi a partir dos conhecimentos

17

Durante a poca pombalina (1750-1777) foram realizadas muitas reformas visando racionalizar a administrao; vrias medidas foram tomadas no sentido de suprimir privilgios fiscais, judicirios e eclesisticos como reflexo administrativo de um amplo movimento regalista (tambm ocorrido na Espanha e Frana), sustentando a prioridade do trono temporal sobre o espiritual. A partir dessa tendncia instituiu-se a Real Mesa Censria, que se configurou como um tribunal cujo objetivo era a secularizao da censura. 18 Consta na edio de Braz do Amaral das cartas de Vilhena, uma petio sua solicitando ao Prncipe Regente a jubilao de seu cargo, contendo a mesma a informao de que sentia-se desterrado, e que tanto ele quanto sua esposa padeceram de muitas doenas em funo do clima clido da Bahia. Alm disso, desde a reforma pombalina os professores rgios passaram a ser pagos por meio de um imposto denominado subsdio literrio, o qual nem sempre era empregado na manuteno das aulas, tendo alguns professores ficado at dois anos sem receber seus ordenados. (AMARAL, 1922, p. 8)

91

adquiridos nessas observaes que Luiz dos Santos Vilhena escreveu Notcias Soteropolitanas e Braslicas . Esta obra constitui-se de um conjunto de cartas escritas durante a passagem do sculo XVIII para o XIX, enquanto ainda ensinava grego na Bahia. Embora tenha sido elaborado naquele perodo, o texto s veio luz em 1922, em edio patrocinada pelo governo do Estado da Bahia, a partir de uma cpia extrada do original existente na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Braz do Amaral supe que o original tenha sido entregue ao Prncipe Regente Dom Joo, a quem a obra foi dedicada, e, por intermdio deste, foi parar nas mos de Dom Rodrigo de Souza Coutinho. Da em diante, nada se sabe alm de que o manuscrito foi parar num leilo realizado em Lisboa, onde foi arrematado pela quantia de cem mil reis, em moeda forte, por Jos Carlos Rodrigues, um colecionador de preciosidades sobre o Brasil. Informa ainda Braz do Amaral que a Biblioteca de Jos Carlos Rodrigues foi arrematada por um tal Sr. Ottoni e doada Biblioteca Nacional. (VILHENA, 1922, p. I e II) dessa edio de 1921, prefaciada por Braz do Amaral, que se utiliza a presente anlise19. Braz do Amaral, alm de prefaciar tal edio, escreveu tambm, ao fim de cada carta, um comentrio em que se encontram apontamentos de aspectos por ele considerados importantes. Assim, do prefcio ao ltimo comentrio, a obra compe-se de um total de 983 pginas, as quais apresenta-se divididas em trs tomos e quatro livros.

O Dicionrio do Brasil Colonial aponta a existncia de uma outra edio sob o ttulo A Bahia do Sculo XVIII, com Apresentao e Notas de Edison Carneiro e Braz do Amaral. Salvador, Itapu, 1969, 3 v. (VAINFAS, 2000, p. 354)

19

92

O trabalho de Vilhena constitui-se de 24 cartas. No entanto, inicialmente constou de apenas 20, escritas antes de ser jubilado, ou seja, antes de 1802; essas primeiras 20 cartas foram todas oferecidas ao Prncipe D. Joo, como se pode verificar nos dizeres da folha de rosto da obra:

RECOPILAO DE NOTCIAS SOTEROPOLITANAS E BRASLICAS Contidas em XX Cartas, Que da Cidade de Salvador Bahia de todos os Santos escreve hum a outro amigo em Lisboa, debaixo de nomes alusivos, notificando-o do estado daquella cidade, sua Capitania, e algumas outras do Brasil [...] Que ao Soberano e Augustssimo Prncipe Regente N. Sr. O Muito Alto e Muito Poderoso Senhor Dom Joo dedica e oferece o mais humilde dos seus vassalos Luiz dos Santos Vilhena

Posteriormente, Vilhena escreveu mais 4 cartas (tendo a 21 se perdido) que foram oferecidas a Filopono e Patrifile, parecendo, segundo Braz do Amaral, que este corresponde pessoa de D. Rodrigo de Souza Coutinho, futuro Conde de Linhares (AMARAL, 1922, p. 12). Todas as suas cartas, tanto as vinte primeiras dedicadas a Dom Joo quanto as outras quatro, foram assinadas sob o pseudnimo de Amador Verssimo de Aleteya.

93

Como se sabe, a quadra histrica em que Vilhena escreveu sua obra, ou seja, a passagem do sculo XVIII para o XIX, configurou-se como um perodo bastante efervescente, em que os espritos encontravam-se agitados. Em funo das inmeras transformaes que vinham ocorrendo tanto na Europa quanto nas Amricas, as estruturas social, poltica e econmica vigentes at ento haviam sofrido um grande abalo. A Revoluo Industrial, a emancipao norte-americana, o Iluminismo, a Revoluo Francesa e as invases napolenicas, o advento das prticas capitalistas e das idias liberais, entre outros fatores, desencadearam o processo que levaria derrocada do sistema colonial e a um questionamento cada vez maior das prticas estatais intervencionistas tpicas da era mercantilista. No entanto, embora as novas relaes emergissem naquela quadra histrica com uma grande fora, elas no se impuseram de uma hora para outra ou num s golpe. Assim, o velho e o novo coexistiram nas mesmas sociedades e essa coexistncia ajudava a formar, assim, um ambiente difuso e complexo, palco de renhidas lutas polticas e tericas. To complexa quanto a desarticulao das relaes em uma sociedade o desencadeamento e a afirmao de uma nova ordem das coisas. Sobre a sociedade colonial brasileira e esse processo de transio em que o velho e o novo ora se alternam ora se fundem nos espritos humanos, Carlos Guilherme Mota (1989) escreveu o seguinte:
A principal preocupao da colnia no fim do sculo XVIII est relacionada com a ordem das coisas. O ritmo da vida, que se acentua extraordinariamente no Brasil nos ltimos tempos do perodo colonial,

94

provoca a angstia que se insinua em todas as esferas. Reintroduzir o equilbrio o problema com o qual se defrontam nesse momento. (MOTA, 1989, p. 37, grifo do autor)

Assim sendo, a partir desse clima de intranqilidade pblica, de nebulosidade da feio caracterstica da organizao social, poltica e econmica, e principalmente do florescimento de um sentimento de estabilidade perdida, que Luiz dos Santos Vilhena registrou suas concepes. Dessa forma, na analise dos escritos de Vilhena necessrio ter em mente o momento histrico em que ele escreveu, pois somente dentro de tal contexto que sua obra oferece elementos e mostra-se relevante para que se possa compreender um pouco mais do tema e do perodo em questo.Assim, diante de inmeras manifestaes ocorridas no final do sculo XVIII, podemos entender os escritos de Vilhena como uma espcie de reao aos acontecimentos da poca.

3.2 Os problemas da capitania da Bahia na viso de Vilhena: Ao analisar os escritos de Vilhena encontramos inmeras passagens que apontam para a idia de que muitos dos problemas enfrentados pela capitania da Bahia, assim como pelo restante da colnia, residiam na falta de uma ao mais enrgica do Estado. Para o autor, faltavam leis mais rgidas e um controle maior das atividades desenvolvidas na colnia. O conjunto de suas cartas se configura como um alerta s autoridades metropolitanas, contendo diversas sugestes - todas indicando para uma administrao

95

mais rigorosa e firme que pode ser interpretado como um projeto de poltica colonial, o que poderemos constatar no decorrer da presente anlise. As cartas de Vilhena apresentam uma riqueza muito grande de detalhes. Alm de questes estruturais como as relacionadas economia e poltica, ele tambm se ocupou de particularidades e fatos pitorescos da vida e da sociedade daquele perodo. Com encantadora capacidade de descrio, ainda apresentou diversas plantas de fortificaes da Bahia, alm dos uniformes dos Corpos Militares da poca, tanto os de Linha quanto os de Milcia. Em cada carta procurou tratar de um tema especfico. Algumas delas, que abordam questes relacionadas descrio topogrfica, geolgica e de outros aspectos puramente fsicos da Bahia, no foram esmiuadas na presente anlise, uma vez que o objeto em foco so as questes referentes economia, poltica e sociedade de modo geral. Todavia, referncias a tais questes no se encontram totalmente ausentes, servindo de apoio em diversas passagens. Como ponto de partida para nossa anlise utilizamos a 24 carta que, nas palavras de Braz do Amaral (1922, p. 909), contm a recopilao de alguns apontamentos polticos aplicados em parte s colnias portuguesas no Estado do Brasil. Essa escolha em realidade didtica e se justifica pelo fato de que foi nessa carta que Vilhena fez uma sntese de suas concepes polticas e econmicas, oferecendo um quadro bastante claro acerca de suas posies e apresentando seu pensamento como uma espcie de programa para a colnia. Desse modo, a partir das questes levantadas em tal carta, buscaremos no restante da obra outras colocaes que a elas se relacionem.

96

Vilhena iniciou sua 24 carta com a seguinte afirmao:


Ningum haver que no conhea que a Populao, Agricultura e Comrcio so as colunas mais slidas e a base mais estvel das colnias que conservamos na Amrica, compreendidas no Principado do Brasil. (VILHENA, 1922, p. 909)

Em uma outra passagem dessa mesma carta, ao se referir a esses elementos, o autor escreveu:
Populao, Cultura, e ao mesmo tempo o Comrcio so os principais objetos das nossas Colnias da Amrica, estabelecimentos de que a administrao requer a maior vigilncia e cuidado, no s em relao aos interesses dos portugueses, como de uma grande parte da Europa, que olha para o Brasil como manancial o mais perene donde emanam as riquezas em que abundam, atrados pelos esforos da sua Indstria. (VILHENA, 1922, p. 959)

a partir desses trs elementos populao, comrcio e agricultura que se apresentam e se desenvolvem muitas das concepes do professor Vilhena. Em relao ao elemento Populao, Vilhena o considerou de extrema importncia e chegou a tecer crticas aos seus compatriotas portugueses por negligenciarem algumas regies no perodo da colonizao, especialmente o sul, o que resultou na perda de territrio para os espanhis (p. 913). Para ratificar a importncia da populao para o desenvolvimento da sociedade, buscou inmeros exemplos entre os povos antigos e escreveu com confiana:
axioma inegvel, que sem homens no h sociedade [...] entre as Naes antigas de mais nomes entre todos os Estados e qualidades de governo, atenderam sempre os Legisladores a necessidade da multiplicao de homens, como objeto o mais necessrio, motivo porque a ele aplicaram as primeiras atenes. (VILHENA, 1922, p. 928/929)

97

No entanto, a populao com a qual a capitania da Bahia contava no era exatamente aquela que o professor rgio desejava. A populao da Bahia era formada por massa heterognea, predominantemente composta por escravos, mulatos e ndios, que somente se dedicavam ao trabalho quando compelidos por fora ou extrema necessidade:
O comum do povo serem todos ociosos, no trabalhando a maior parte dos artfices, enquanto lhes dura o comer, a tempo que querendo apurarse, so em extremo habilidosos. O ordinrio serem conviventes e folgazes, e de comum bons homens. (VILHENA, 1922, p. 46)

Em uma outra passagem afirmou Vilhena:


Todo o mais povo a exceo de alguns lavradores aparatosos, como os senhores de engenho uma congregao de pobres; pois alm de serem muito poucas as artes mecnicas e fbricas em que possam empregar-se, nelas mesmas no o fazem pelo cio que professam, e a conseqncia que daqui pode tirar-se que infalivelmente ho de ser pobrssimos. (VILHENA, 1922, p. 927)

Diante de tal composio populacional, o autor (1922, p. 127) foi enftico: no Brasil sendo de gente sua maior preciso, o gnero que menos se aproveita. Quanto aos escravos, Vilhena considerava-os prejudiciais ao desenvolvimento do Estado por dois motivos principais: primeiro, pelo fato de julgar o trabalho feito por homens livres mais produtivo; segundo, por acreditar que corrompiam a moral das famlias e da sociedade. Para o autor, uma das causas do atraso da capitania da Bahia estaria na escravido, pois em sua concepo os cativos no possuam nenhum

comprometimento com a terra e eram desprovidos de conhecimentos das melhores

98

tcnicas, o que acabava culminado num baixo aproveitamento das terras cultivadas, como podemos observar na passagem selecionada:
Quanto produziriam, meu caro amigo, estas abenoadas terras se fossem cultivadas por outras mos que no fossem as de negros selvagens, que o mais que fazem arranhar-lhes a superfcie? Que utilidade se tirariam se elas fossem cultivadas por homens sensveis e de gnio? Se as vistas de polcia econmica fizessem trocar o sistema que se abraa e que se segue. Nenhuma terra se prezaria de mais opulenta e farta que a Bahia, se nela tivera havido governo econmico e poltico, e se jamais houveram entrado nela os escravos, causas estas do seu atrazamento e pobreza. (VILHENA, 1922, p. 142)

Em relao corrupo das famlias pelos escravos, de acordo com Vilhena ela se dava pela excessiva proximidade entre os cativos e seus senhores:

...so [os escravos] de comum os ministros da corrupo das famlias, ainda as mais bem morigeradas e honestas, introduzindo em suas casa, como e quando querem, a quem para isso lhes acena com uma vil paga, porque tudo lhes faz conta e com tudo se contentam. So igualmente perniciosos s famlias com os maus exemplos que neles observam as tenras e inocentes crianas de quem no ocultam muitas vezes as suas torpes aes. (VILHENA, 1922, p. 138. Grifos nossos)

Como podemos observar na transcrio acima, as crianas desde cedo observavam os maus exemplos e os costumes perniciosos dos negros, assim como os homens, principalmente os moos, que ficavam expostos aos apelos sexuais das negras e mulatas, causando grandes transtornos s suas famlias e motivando desgostos e talvez a morte a suas consortes (1922, p. 139). Contudo, a corrupo trazida pela escravido no se manifestava apenas dentro das casas; tambm no que diz respeito ao trabalho ela foi bastante perniciosa, pois desenvolveu uma idia de repulsa s atividades manuais. Mesmo os homens livres

99

pobres mulatos ou brancos - relutavam em desenvolver atividades mecnicas; por serem realizadas por negros, estas eram consideradas inferiores:
Por outro princpio so prejudiciais os negros no estado do Brasil, e que como todas as obras servis e artes mecnicas so manuseadas por eles, poucos so os mulatos e raros brancos que nelas se querem empregar, sem excetuar aqueles mesmos indigentes, que em Portugal nunca passaram de criados de servir, de moos de taboa, e cavadores de enxada. (VILHENA, 1922, p. 140)

Nos escritos de Vilhena (1922, p. 140), ainda encontramos outras passagens em que relata casos de resistncia ao trabalho at mesmo daqueles que j vieram de Portugal acompanhando as senhoras como criados, preferindo estes a misria e as ruas e sujeitando-se s suas conseqncias, que continuar a servi-las. Depois de descrever os inmeros problemas gerados pelos escravos, num desabafo escreveu o professor: Ora, meu Filopono, haver quem diga que h governo poltico onde se pratica tudo o que fica exposto? Eu creio que no; seno que agora h poltica nova (VILHENA, 1922, p. 141). Assim, pode-se perceber que, em relao escravido, a crtica de Vilhena radica no diagnstico de que esta transtorna a ordem tradicional no Brasil, onde criado deixa de ser criado, artfices fogem das artes manuais e at aqueles que em Portugal eram indigentes e realizavam as atividades mais vis para sobreviver, recusavam-se a desenvolver qualquer atividade mecnica. Esta questo da repulsa ao trabalho foi abordada por vrios autores contemporneos ao perodo, entre eles Eschwege, engenheiro alemo que no incio do sculo XIX veio para o Brasil - a pedido do prncipe Regente D. Joo - realizar pesquisas mineralgicas e desenvolver tcnicas de minerao. O engenheiro (1979, p.

100

265) escreveu que o fato incontestvel que a atual gerao de homens livres jamais se submeter ao trabalho rude, feito at agora pelos escravos e em outra passagem afirmou: os homens preferiam viver na pobreza, independentemente, a viver no luxo e na riqueza, caso fosse obrigados a trabalhar (1979, p. 249). Como apontamos, tambm os ndios compunham a populao e tambm os ndios no eram muito afeitos ao trabalho. De natureza e costumes diferentes em relao aos dos colonos, antes de introduzidos nos ofcios mecnicos, segundo Vilhena eles deveriam ser iniciados na sociedade, mas no atravs da coero, mas sim pacificamente. Assim como o Bispo Azeredo Coutinho (1966, p. 95) - seu contemporneo - Vilhena defendia a idia de que a melhor forma de domesticar os ndios seria atravs da persuaso, ou seja, despertando-lhes interesses e paixes, seduzindo-os, criando-lhes necessidades (1922, p. 145). Ainda de acordo com o professor rgio, o meio mais eficaz de estimul-los seria atravs do comrcio:
[...] brind-los a princpio com aqueles trastes a que se descobrisse tinham maior afeio, ou propenso: o que se deva coibir da a pouco e pedir aos que os pretendessem, trouxessem alguma coisa para dar por eles, ensinando-lhes desta forma o comerciar e descobrir-lhe o modo lcito e honesto de haverem o de que precisassem, sem fazer violncia a ningum; sondar-lhes a natureza e propenso e introduzir-lhes por esse modo, e por outros que o acaso fosse descobrindo, insensivelmente o luxo, por meio do comrcio, ainda que os gneros da troca para nada servissem por ento. (VILHENA, 1922, p. 144)

Diante de tais posturas em relao ao trabalho, o nmero de ociosos e vadios era bastante elevado, tanto nas cidades quanto no campo. Como forma de combater tal problema, o autor sugeriu em suas cartas a criao de um sistema que ordenasse esses ociosos, o qual determinaria o envio dos vadios que habitassem as cidades para trabalhar no campo sob forte vigilncia e aos que j habitassem o campo e se

101

recusassem a trabalhar na agricultura, a pena de degredo para a Angola. Vilhena propunha que o Governador designasse ao capito Mor que era a autoridade responsvel pela milcia das vilas - que fizesse um levantamento dos ociosos. Estes, depois de identificados, ficariam disposio do Intendente da Agricultura, que decidiria onde e em que iriam trabalhar:
...por eles devera ordenar o Governador, com especial recomendao aos Capites Mores de cada um distrito, que em observncia da Lei inquirissem primeiro os meios que tinham de subsistncia, e achando que no os havia proporcionado famlia, saber se era legtima aquela mulher: no o sendo, fazer com que o fosse no havendo obstculo legtimo dar de tudo parte ao Governador para o meter na regra de polcia que a lei determinasse, segundo o que daquela inquirio se soubesse, e achando-se nos termos, determinar ao Intendente da Agricultura para assinar-lhe distrito, e propriedade para agricultar, sabendo porm dos vigias do campo que devera ter, que no o fazia nem se dispunha a fazlo, como no havia onde sentar a pena pecuniria, devera logo sem carncia de mais crime envia-lo para Angola. (VILHENA, 1922, p. 942)

Na seqncia, Vilhena foi mais longe em suas formulaes intervencionistas. Sua idia de que ao Estado caberia nortear a sociedade extrapolou a esfera da vida pblica e invadiu a esfera privada, chegando mesmo a propor uma espcie de tutor que orientasse os homens que no possussem os atributos considerados necessrios para se adquirir propriedade e constituir famlia:

Como poderia haver indivduos sem os predicados para serem proprietrios, e estabelecerem famlia, seria preciso tomar outras vistas sobre eles e de que devero encarregar-se os Capites Mores dos distritos, obrigando-os no s a trabalhar de jornal como a que sempre tivessem que fazer, e se lhe pagasse prontamente o seu jornal [...] (VILHENA, 1922, p. 942)

Alm da questo relacionada composio da populao e sua falta de afeio ao trabalho, tambm preocupava Vilhena o grande nmero de religiosos que, via de

102

regra, se apresentavam como uma poro improdutiva da populao, fosse no que diz respeito ao trabalho, pois no desenvolviam nenhuma atividade que implicasse em retorno para a sociedade, fosse em relao reproduo humana, uma vez que eram celibatrios (1922, p. 169). Ainda na viso do autor, existia na Bahia um excessivo nmero desses religiosos que, em funo dos privilgios que tinham, absorviam as maiores riquezas e gozavam da iseno de impostos e outras obrigaes que recaiam sobre os demais cidados, o que prejudicava a arrecadao do Estado e, consequentemente, a prosperidade da colnia e do restante da populao. Como podemos depreender das passagens selecionadas e transcritas, Vilhena estava imensamente preocupado com a questo da populao. Entre os homens livres no havia a idia de trabalho fixo e constante; viviam de expedientes, eram perdulrios, obrigando-se ao trabalho apenas por urgente necessidade. Assim, por considerar a populao uma das colunas de sustentao da colnia, tal preocupao no se dava sem razo, pois como uma colnia poderia cumprir sua funo sem braos e consequentemente sem trabalho? Tambm foram objeto da observao de Vilhena as questes relacionadas agricultura, que juntamente com a populao e o comrcio formavam, em sua concepo, o alicerce da colnia, como j foi apontado. Contrrio idia de permitir ao agricultor plantar o gnero que julgasse mais rentvel, o autor criticou um publicista contemporneo que defendia um projeto cujo principal ponto consistia justamente na liberdade do lavrador cultivar o que lhe trouxesse melhores resultados, sem constrangimentos ou restries (1922, p. 157).

103

Vilhena acreditava que tamanha liberdade no traria nenhum benefcio populao, pelo contrrio, acabaria gerando escassez e alta de preos de muitos produtos, tais como a carne e a farinha de mandioca. No que diz respeito produo de mandioca, o autor (1922, p. 205) a considerava essencial para a manuteno da colnia pois, segundo ele, era a base fundamental em que podemos dizer, se apia a subsistncia do Brasil e muito especialmente as capitanias do Norte, por ser o po de que se alimentam todos os habitantes. Nesse sentido, em suas cartas o professor rgio atacou abertamente os agricultores que deixaram de plantar mandioca para se dedicarem exclusivamente lavoura de cana-de-acar, por ser essa cultura mais lucrativa que a farinha. Sua queixa maior recaiu sobre aqueles que sempre foram produtores de farinha e que, em funo dos resultados obtidos no mercado, abandonaram a mandioca e passaram tambm a produzir cana:
Tem o preo do acar chegado a um tal auge, por ser o Brasil a nica paragem onde se pode com mais liberdade manobrar este gnero na presente poca, motivo porque no h quem no queira ser lavrador de canas de acar, e esta a razo porque os lavradores que sempre foram de farinhas vo deixando de o ser, s para lavrarem acar, de que uma arroba lhes d para comprarem quatro alqueires de farinha. (VILHENA, 1922, p. 158)

Assim, segundo Vilhena, o Brasil era o lugar onde os agricultores mais tinham liberdades para manobrar sua produo e por esse motivo grande parte deles havia abandonado a cultura de mandioca, o que causava certo desequilbrio entre produo e consumo (1922, p. 158).

104

Como forma de fortalecer suas crticas, o autor reportou-se aos Alvars Rgios de 1688 e 1701; o primeiro obrigava o plantio de 5 mil covas de mandioca ao ano aos lavradores que habitassem a 10 lguas da cidade e proibia a quem possusse menos de sete escravos de se tornar produtor de cana, enquanto o segundo, determinava que os armadores de navio negreiro tivessem roas prprias de mandioca, de modo a atender o seu consumo. Tambm alegou existir uma lei que obrigava os produtores de cana-de-acar a produzirem a farinha necessria para o consumo de sua escravatura, a qual, h tempos, no era devidamente praticada no Recncavo da Bahia (1922, p. 158). Vilhena em sua 24 carta apontou para a capacidade de produo de inmeros gneros agrcolas nas colnias portuguesas do Brasil , como batata, milho, mandioca, carne, leite, arroz, trigo, entre outros. Entretanto, apesar de tamanha capacidade e abundncia, chamou a ateno para o fato de que a produo de tais gneros no recebia os cuidados necessrios, como o arroz, por exemplo, que em paragens h em que a terra o produz, e sem que o semeiem (1922, p. 926). Nesse sentido, encontramos uma dupla crtica de Vilhena: a falta de empenho, vontade e dedicao para os assuntos referentes agricultura e a idia de repdio ao trabalho, como j discutimos. Inconformado diante de tais constataes, refletiu (1922, p. 926): porm digno de reflexo e considerao, que sendo tal a natureza e propriedades desta regio seja ela a morada da pobreza; o bero da preguia, e o teatro dos vcios. Assim, perante o problema da displicncia da mo-de-obra e do pouco proveito que se fazia das terras da colnia do Brasil, Vilhena props uma Lei Agrria, a partir

105

da qual o Estado deveria vigiar e controlar o uso da terra. Vinculada a tal lei, estava a proposta de desapropriao de terras que no fossem povoadas ou cultivadas (1922, p. 936). Props tambm a criao de um Ministrio voltado para os assuntos da terra, que teria como uma de suas funes, designar o qu e onde deveria ser cultivado:
O mesmo Ministro seria o Intendente da agricultura com jurisdio para punir, e obrigar os proprietrios a faz-la proporcional s terras que cada um tivesse, e aos braos que nela pudesse empregar, havendo suma vigilncia em desterrar um abuso prejudicialssimo que h qual (sic) o de empregar em lavouras de canas aquelas terras que tem suma propriedade para produzirem mandioca, e plantar estas nas que s servem para cana de acar, querer que de tabaco o terreno que tem propriedade para algodo e vice versa, pois dessas incoerncias tem procedido a maior parte das faltas que em muitas partes do Brasil se tem experimentado nos viveres... Devera o mesmo exigir uma conta exata das colheitas de cada um proprietrio anualmente do numero, e produo dos seus gados, assim o numero de suas famlias, tanto filhos como escravos, jornaleiros, e agregados.(VILHENA, 1922, p. 937)

A partir dessas breves colocaes, possvel entendermos que, na concepo de Vilhena, as leis impostas pelo Estado aos colonos eram estritamente necessrias e uma forma de zelar por seus interesses, e que se existiam dificuldades como a carestia de alimentos, como a farinha por exemplo, esta no era provocada por tais leis, mas sim pelo no cumprimento delas. Vejamos uma passagem em que o autor exps claramente tal questo:
Se h ordens posteriores que revoguem estas [leis determinadas pelos Alvars Rgios], eu no tenho razes para o saber, porque estas se no cumprem, que na Bahia se compra hoje cada um alqueire de farinha por 1280 e 1600 rs., quando h menos de quatro anos no passava de 640 rs. a mais cara, por ser este o preo estipulado. (VILHENA, 1922, p. 159, grifos nossos)

Mais adiante, ele deixa mais clara ainda sua posio favorvel aplicao dos j citados Alvars e Provises que obrigavam o cultivo da mandioca: de necessidade devem ser constrangidos os lavradores a continuar nas lavouras de mandioca (p. 160).

106

No que tange ao comrcio o terceiro dos trs alicerces que na opinio de Vilhena formavam a base da colnia encontramos em suas cartas passagens bastante reveladoras de suas idias acerca do papel do Estado na manuteno e desenvolvimento da colnia. Como no confiava no livre arbtrio da populao e na iniciativa dos indivduos, acreditando assim que eles deveriam ser conduzidos, no entendimento do autor ao Estado caberia nortear e regular o comrcio, pois em sua concepo seria em torno da administrao pblica que se sustentaria a prosperidade do povo e se alcanaria a opulncia da Nao:
geral a opinio de que a liberdade o esprito dominante do comrcio, e que sem ela impossvel que este possa florescer, cada um porm entende a palavra liberdade, segundo o seu modo de pensar fazendo-a suscetvel de tantas definies quantos so os pareceres ou paixes dos que nelas tem exercitados os seus engenhos. No deixa de agradar-me o parecer de que faz consistir a liberdade na autoridade das leis, sabedoria e prudncia do Governo, e felicidade dos povos; a brevidade porm de uma carta no me permite o transcrever a sustentao desta opinio porm certo que em toda a parte deve a administrao do governo ser o sustentculo da prosperidade dos povos, da opulncia da nao: deve mostrar a sua influncia na explanao das vias porque os homens corram para a felicidade, pois que o meio principal que qualquer nao tem de engrandecer-se, pela Sabedoria e destreza de seu governo interior. (VILHENA, 1922, p. 958)

preciso esclarecer que quando Vilhena aborda questes relacionadas ao comrcio, est se referindo ao comrcio de produes naturais, ou seja, no de manufaturas, pois ele entendia que, na condio de colnia, caberia ao Brasil dedicarse aos gneros que a Europa necessitasse, formando assim, a base de todo o comrcio:
A cultura das terras no s das Colnias do Brasil como de todas as mais da Amrica, tem por objeto o mais essencial as produes naturais que

107

fazem a nica base do comrcio, e com especialidade aquelas a que a Europa d maior consumo. (1922, p. 959/960).

Defensor da idia de que o Brasil tinha a funo de ser o sustentculo do comrcio da Metrpole, criticava o desenvolvimento de fbricas na colnia de modo a proteger a produo metropolitana de produtos manufaturados, que teria assim, no Brasil, um mercado garantido:
Por vistas de bem ponderada poltica no so , nem devem ser permitidas muitas fbricas no Brasil, pois que do contrrio seria o seu comrcio ruinoso para a Metrpole de quem elas absorveriam toda a moeda pela exportao de gneros das suas produes [...] onde segundo o sistema presente se deve unicamente cultivar, e comerciar e onde, segundo o mesmo sistema no convm que as cincias e artes faam grandes progressos e muito pouco as mecnicas que tenham exerccio. (VILHENA, 1922, p. 962)

Vilhena tambm fez colocaes acerca do comrcio exterior, atentando para a necessidade de se manter uma balana comercial favorvel, assim como para a importncia do Brasil ser auto-suficiente em relao aos produtos estrangeiros:
... contenham-se inumerveis canos por onde continuadamente correm para fora as riquezas do Estado, sem mnima esperana de tornarem a voltar a ele. No se consinta que as leve o estrangeiro que no trouxer outras, no se lhes consinta estabelecimento no Estado sem que nele lance razes, como vemos muitos nessa Capital, e Reino que amontoando riquezas considerveis saem com elas levando o nosso ouro para sempre fazendo o mesmo todos os empregados na milcia, calculem se os direitos nas Alfndegas de forma que sejam mais os provenientes da exportao pela quantidade, e poucos os da importao e no passaro muitos sculos que os portugueses no Brasil podero imitar a frase chinesa dizendo A nossa terra do Brasil toda est empregada no provimento da nossa subsistncia. (VILHENA, 1922, p. 944)

Quanto ao comrcio interno da colnia, Vilhena no defendia idias menos intervencionistas. Ao contrrio do desembargador Rodrigues de Brito, que defendia o franqueamento do comrcio e a livre concorrncia, o professor rgio acreditava que os

108

preos deveriam ser controlados, como se pode depreender da seguinte passagem em que fez queixa contra os altos preos. Note-se que, no trecho abaixo, ele atribui a responsabilidade da carestia avareza dos vendeiros:
O receio que tenho de mortificar-te me faz coibir e no dizer-te at onde os avaros vendeiros tm subido com os gneros da segunda necessidade e para que pelo pouco venhas a inferir do todo, sabe que impunemente se tem aqui a libra de manteiga por 1200 ris e por 1600 ris, a do queijo por 800 ris, uma cebola do tamanho de um ovo por 60 ris, uma pipa de azeite por 250$000 e por 300$000. (VILHENA, 1922, p.145)

Tambm em relao a certos gneros comercializados, o professor Vilhena fez algumas colocaes. Em relao ao peixe fresco, por exemplo, no seu entendimento os pescadores deveriam ser obrigados a vender seu pescado em lugar determinado, num prazo mximo de uma a duas horas aps o desembarque, devendo ainda ser punidos aqueles pescadores que vendessem seu peixe em outro lugar. Deveria tambm haver uma casinha que passasse recibo aos compradores daquele peixe:
poder-se-ia ter feito uma praa do pescado de que a Bahia ainda carece, se bem que por muito clido por poucas horas havia ali conservar-se o peixe ainda que o lugar mais prprio para a pescaria devera ser na beira mar, onde os Pescadores devero ser obrigados a ter seu peixe exposto venda ao povo, por uma ou duas horas depois que desembarcassem, pois que o calor no permite maior demora, assim como devero ser punidos todos os que em outro lugar se achassem vendendo peixe; e da mesma forma as negras regateiras a que chamam ganhadeiras, que, comprando-o em outra parte no mostrassem despacho de sada da casinha, que devera haver, na qual se desse entrada, maneira das terras, onde h polcia e governo econmico; e se assim se praticara, no se comeria nesta cidade peixe pesado a dinheiro; o que inevitvel por passar por quatro ou cinco mos, antes de chegar s de quem o compra para com-lo. (VILHENA, 1922, p.127, grifos nossos)

A partir da transcrio acima nota-se que o autor propunha medidas que visavam uma regulamentao mais rgida e uma presena maior do Estado no comrcio de pescado, determinando inclusive o horrio e o local para a exposio e venda do

109

produto. Embora ele manifeste alguma preocupao com a conservao do pescado, na verdade ele est mais preocupado com a questo da intermediao das negras regateiras. No entendimento dele, o preo do pescado era elevado porque passava por quatro ou cinco mos antes de chegar mesa do consumidor. Contudo, as restries de Vilhena no que concerne ao comrcio no paravam a. Seu mpeto regulatrio se estendia a outros produtos, como o azeite de baleia:
menos oprimido aqui o povo pobre com o azeite de peixe que lhe vende nos estanques, grosso como iodo, feito de torresmo das baleias, que manda frigir, enviando impunemente para fora todo o azeite bom, ainda nos anos em que abundantssima a pesca das baleias, mandando abrir os estancos boca da noite e fech-las pelas oito horas com pouca diferena; e apesar do lucro indispensvel que da se h de tirar, escandaliza que se requeira o aumento daquelas fezes do azeite. (VILHENA, 1922, p. 134)

Como possvel depreender das colocaes apresentadas nesta anlise, Luiz dos Santos Vilhena tinha uma posio bastante clara em relao ao papel do Estado na sociedade colonial. Em seu entender, a atuao do Estado como guia nos assuntos referentes ao mundo colonial seria no apenas benfica aos colonos, mas tambm necessria, pois somente o Estado, atravs de suas polticas, seria capaz de conduzir a colnia a uma condio de desenvolvimento. Seus apontamentos em relao produo e comercializao na colnia no deixam dvidas acerca da natureza de suas concepes. Na medida em que, na busca da auto-suficincia, defende a resignao dos produtores no que diz respeito s determinaes do Estado quanto aos gneros a serem cultivados; delega colnia a funo de exportadora de matrias-primas e de gneros agrcolas e importadora de manufaturas; defende a regulamentao por parte do Estado no que se refere ao

110

comrcio no interior da colnia, controlando a qualidade, estipulando hora, lugar e preos; aponta para a necessidade de extremo rigor no trato dos assuntos referentes populao e seu aproveitamento como mo-de-obra; e, principalmente, afirma categoricamente que as produes naturais do Brasil descoberto e cultivado hoje bastariam para levantar o comrcio de Portugal ao mais alto grau de opulncia (1922, p. 958). Esses exemplos que acabamos de enumerar mostram que Vilhena encarava os problemas da colnia sob o ngulo de uma concepo mercantilista. Vale ressaltar que tal concepo estava compreendida no universo dos homens daquele perodo, pois ainda predominavam em Vilhena, assim como em muitos personagens contemporneos importantes, as idias de Estado auto-suficiente, de metalismo, de balana comercial favorvel e, principalmente, de intervencionismo estatal, embora estas estivessem desgastadas e em crise e j se acenasse com outras possibilidades e outras formas de administrao, como demonstra A Riqueza das Naes, de Adam Smith, e como verificamos nos escritos de Rodrigues de Brito. Em suas cartas, Vilhena apontou para uma srie de problemas pelos quais passava a capitania da Bahia pelos quais, provavelmente, tambm passavam as demais capitanias e apontou medidas que, em seu entendimento, os solucionariam. Apesar de apontar para solues bastante diferentes das apontadas por Rodrigues de Brito, os escritos do professor rgio, assim como os do desembargador, revelam que as prticas mercantilistas tambm foram pregadas e empregadas no interior do mundo colonial. Revelam tambm que tais prticas no foram desenvolvidas apenas com o objetivo de garantir a manuteno do exclusivo metropolitano, mas tambm porque aquela forma de administrar a economia e a sociedade j estava cristalizada na cabea

111

de grande parte dos homens, tanto os da metrpole quanto os do mundo colonial. Ser mercantilista no era um atributo exclusivo de quem morava no outro lado do Atlntico. Contudo, as colocaes de vilhena no se limitaram aos assuntos referentes populao, agricultura e ao comrcio. Assim como Rodrigues de Brito, o professor tambm abordou questes relacionadas administrao pblica da capitania da Bahia. Sobre os currais pblicos to criticados por Brito Vilhena escreveu o seguinte:
O segundo edifcio pblico que a Bahia tem deve ao Exmo. D. Rodrigo Jos de Menezes, penltimo Governador e Capito General desta Capitania, merecedor do epteto de Pai da Ptria, so os currais do Conselho, obra tal que daquele gnero se duvida a haja semelhante no s nas mais vilas e cidades da Amrica Portuguesa, como nem ainda nas de Portugal, sem excetuar a capital; de tal forma disposto que se forem vinte os marchantes, ou criadores que entrem com gados, os podem neles recolher em separado, sem o risco de confundir-se; ali se v o lugar destinado e prprio para matana, para a esfolao, para o peso, para depsito das carnes;... (VILHENA, 1922, p. 65)

Note-se, a partir da transcrio acima, que Vilhena no faz crticas aos currais pblicos, pelo contrrio, os exalta; descreve com entusiasmo as acomodaes do gado e aponta os servios realizados no aougue pblico, onde os criadores

necessariamente deveriam dar entrada de seus produtos. Quanto ao Celeiro Pblico, sua postura no foi diferente. Vilhena no apenas poupou esse estabelecimento de crticas, mas defendeu a sua existncia e procurou dar legitimidade s taxas cobradas para a sua manuteno. Nesse caso, sua crtica era dirigida aos produtores que comercializavam diretamente com os consumidores e, assim, evadiam-se da obrigao de recolher as taxas estipuladas pelo poder pblico.
...lembrando sempre que inumerveis casas de famlias numerosas no mandam comprar gnero algum daqueles ao celeiro pblico; e que so

112

infinitas as embarcaes carregadas de farinha que, sem abordar cidade, a vo vender pelas povoaes do recncavo e Engenhos, por no pagarem o vintm, que justamente se estipulou pagasse cada um alqueire dos gneros que entrassem no Celeiro; no s para pagar as suas despesas e suprir a sua conservao, como para fazer, conservar e manter um Hospital... (VILHENA, 1922, p. 67, grifos nossos)

Na seqncia, o professor vai relacionando o balano das rendas obtidas pelo Senado com os servios prestados tanto no celeiro quanto nos currais, dentre as quais se incluem a renda da Balana do Peso, a renda das Balanas dos Pescados nos Portos da cidade, e at mesmo a renda das Balanas e Machados que servem nos talhos dos Aougues da cidade (1922, p. 69) . Numa leitura mais atenta, as transcries referentes aos currais e ao celeiro pblicos revelam ainda uma questo tambm presente nos escritos de Rodrigues de Brito, qual seja a excessiva presena da administrao pblica local na produo e comercializao de gneros no interior da colnia. Em relao aos currais, observe-se que, ao introduzir l o seu gado, o criador perdia qualquer controle sobre suas rezes, uma vez que em tal estabelecimento encontrava-se tambm o aougue pblico, onde obrigatoriamente a carne deveria ser manuseada. Como colocou Vilhena, o aougue era destinado e prprio para matana, para a esfolao, para o peso, para depsito das carnes. Ainda de acordo com o professor, todos esses procedimentos eram taxados, como se depreende do j mencionado balano das rendas oriundas desses currais, no qual se encontra at mesmo referncia renda obtida com o machado utilizado no corte da carne! No que diz respeito ao celeiro, este tambm era parada obrigatria para o produtor agrcola. Observando ainda a transcrio em que Vilhena trata do balano da

113

renda do Senado, percebe-se que at mesmo para pesar seus produtos, o produtor era taxado. Ressalte-se que tanto a renda do celeiro quanto a dos currais, eram destinadas ao Senado da Cmara, logo o interesse deste em aumentar a burocracia e, consequentemente, as taxas incidentes sobre o comrcio que abastecia a capital baiana. Acerca do Senado da Cmara, a viso de Vilhena assemelhou-se de Brito ao criticar seus membros no que diz respeito ao predomnio de interesses particulares, desenvolvendo seus membros uma poltica dominada pelo clientelismo e pelo nepotismo. Criticou tambm sua ineficincia em atender as necessidades da populao em geral, e o hbito de dar ateno s necessidades de poderosos. Diz que o Senado arrecadava uma renda avultada, mas muitas execues (dispndios) pesavam sobre o tesouro. O pior, diz ele, que essas execues no pagavam obras de interesse pblico, denotando a
falta de Governo econmico e respeitos particulares de muitos dos que anualmente entram naquela governana, interessados mais nos cmodos de parentes e amigos do que zelosos do bem pblico; concorrendo para que o Senado mande fazer muitas e dispendiozssimas obras que s vem a resultar em utilidade de um particular, do Engenheiro ou Mestre que as dirige e do Empreiteiro que as toma; desta natureza so algumas caladas e desmontes, que importando em 12, 15 e 20 mil cruzados, s servem de utilidade a poderosos, a cujas portas vo finalizar, e isto aumentar-lhes o valor s suas casas de campo; tomando-se o pretexto de que por ali se pode fazer caminho para uma insignificante Fonte, ou charco dgua de gasto, quando os pretos que a vo carregar-lhes ficariam em grande obrigao se tais caladas se no fizessem, pelo muito que lhes molestam os ps descalos. (VILHENA, 1922, p. 76)

A passagem selecionada faz ver o poder que o aparelho administrativo local, nesse caso representado pelo Senado da Cmara, exercia sobre a produo e a comercializao no mbito regional, ou seja, no interior da colnia. Tal constatao

114

refora a idia revelada tambm pelos escritos do desembargador Brito, de que os conflitos que antecederam a emancipao do Brasil contm mais nuanas, no se restringindo polaridade colnia versus metrpole.

115

CONCLUSO Como possvel depreender do que foi exposto nos captulos anteriores, na passagem do sculo XVIII para o XIX a capitania da Bahia enfrentava uma srie de problemas sociais, polticos e econmicos. Embora divergissem em pontos

fundamentais, Brito e Vilhena convergiam num ponto: os problemas eram muitos e variados - desabastecimento, carestia, populao com baixo nvel de instruo, falta de saneamento, ociosidade, criminalidade, queixas de produtores e de consumidores, etc Vimos que, na viso de Rodrigues de Brito, a situao dos produtores e dos comerciantes coloniais era bastante delicada; enfrentavam desde obstculos gerados pela falta de infra-estrutura, escassez de crdito, alm de muitas restries e imposies atividade empreendedora. Por meio de seus escritos, tomamos conhecimento de que o produtor de alguns ramos era impedido de negociar livremente sua produo, uma vez que era obrigado a sair de sua localidade (embora l existissem compradores) e dar entrada com sua mercadoria no Celeiro Pblico no caso dos gneros agrcolas, ou no Curral Pblico, no caso do gado. Somente depois de seguidos os passos previamente desenhados pela administrao pblica, que lhe era facultado comercializar, embora ainda assim existissem inmeras regulamentaes determinando onde e quando vender, alm de taxas e tributos variados. No entendimento de Brito, essa via sacra percorrida pela produo e as amarras em torno da comercializao eram nocivas ao conjunto da sociedade. As formalidades e as taxas cobradas pelo fisco encareciam o produto e atrasavam a comercializao. O caso da carne verde era o mais grave de todos. Como vimos, o pecuarista, muitas vezes, era obrigado a fazer um deslocamento desnecessrio do seu rebanho, sujeitando-o perda de peso e morte de muitas rezes. No abate e na comercializao da carne, novas taxas e novas formalidades. Essas formalidades aumentavam o tempo entre o abate e a comercializao. Num clima tropical e numa poca em que no havia refrigerao, essas delongas comprometiam a qualidade da carne, que muitas vezes j chegava deteriorada aos consumidores. Com isso, produtores e consumidores acabavam lesados ao fim do processo.

116

Assim, na concepo de Rodrigues de Brito, a origem dos problemas por ele apontados estaria no excesso de interveno do Estado, que se dava atravs da imposio de inmeras restries e regulamentaes. Ele entendia que essa ingerncia do Estado, sempre feita em nome do interesse pblico, acabava, no fim, sendo extramente prejudicial sociedade e ao prprio Estado. Neste sentido, era um adepto do princpio do deixai fazer, deixai passar, deixar vender, pois governa melhor aquele que menos governa. Mas isto no significava que Brito fosse dogmtico. No captulo II, vimos que Brito no pregava a ausncia completa do Estado nas atividades coloniais, mas sim uma participao racional e empenhada em viabilizar a produo, garantindo segurana ao direito de propriedade, rapidez no julgamento dos processos judiciais e infra-estrutura para garantir a circulao de homens e riquezas. Quanto a Vilhena, este apontou para uma direo completamente oposta apontada por Brito. Foi possvel observar nas Cartas do professor rgio que, em sua concepo, a resoluo de problema como a carestia no estaria num afrouxamento das regulamentaes como defendia Brito, mas sim no emprego de um rigor maior dessas mesmas regulamentaes, aumentando-se a fiscalizao e criando novas leis, de forma a possibilitar ao Estado um controle ainda mais intenso das atividades desenvolvidas na colnia. Dessa forma, enquanto Brito criticava os alvars que obrigavam os produtores de cana-de-acar, tabaco e outros gneros, assim como os armadores de navio negreiro, a plantarem determinado nmero de covas de mandioca como forma de evitar a escassez da farinha, Vilhena criticava a inobservncia desses alvars e a falta de fiscalizao quanto ao cumprimento deles. Ainda no que tange as questes referentes ao cultivo de gneros, observou-se que Vilhena chegou mesmo a propor um Ministrio voltado para as questes da terra, o qual seria responsvel por decidir e determinar onde plantar e o que plantar. Defendeu tambm a criao de uma Lei Agrria que controlaria o uso da terra, divergindo notoriamente de Brito. Na viso do professor de grego, era no excesso de

117

liberdades de que gozavam os produtores da colnia que se originavam muitos dos problemas que afligiam a populao baiana. Outro ponto de discordncia entre os dois pensadores diz respeito aos preos dos produtos; enquanto Brito, j embriagado pelos princpios smithianos, defendia a lei da oferta e da procura e a liberdade de comrcio como forma de alcanar o desenvolvimento e a prosperidade do Estado, Vilhena apontava para a necessidade dos preos serem controlados. Como foi visto no captulo anterior, a concepo mercantilista de Vilhena foi alm dos temas relativos regulao das atividades econmicas pelo Estado. Para ele, seria legtimo que o Estado interferisse tambm na vida privada dos indivduos, tutelando aqueles que no se mostrassem capazes de dirigir adequadamente sua propriedade agrria ou at mesmo a prpria famlia. Em contrapartida, Brito defendia a idia de que somente o indivduo conhecia suas necessidades e interesses, e somente ele seria capaz de avaliar e decidir a melhor forma de governar sua vida, seus negcios ou sua propriedade, respeitando, obviamente, os limites inerentes vida social e s leis legitimamente estabelecidas. Tambm encontramos divergncias entre o desembargador e o professor rgio no que diz respeito atuao das negras regateiras e de outros atravessadores. Enquanto Brito propunha a disseminao de intermedirios entre produtores e consumidores, defendendo que em grande nmero eles evitariam o monoplio e fariam os preos carem em funo da concorrncia, Vilhena criticava a atividade deles e os relacionava carestia, alegando que o preo da mercadoria, ao passar por intermedirios, chegaria ao consumidor acrescido de gio.

118

Nesse sentido, as anlises de Joo Rodrigues de Brito e de Luiz dos Santos Vilhena evoluram em direes opostas. Enquanto o primeiro apontou a interveno do Estado como a causa dos males enfrentados pela capitania da Bahia, o segundo atribuiu falta de uma interveno mais rigorosa a causa desses mesmos males. Essa contraposio entre os dois pensadores evidencia a existncia de uma discusso em torno dos problemas e das dificuldades da capitania baiana daquele perodo, assim como do Brasil de um modo geral. tambm um indicativo da existncia de uma discusso acerca do papel do Estado no desenvolvimento da capitania e da intensidade necessria de sua interveno. Contudo, essa postura intervencionista assumida por Vilhena e o seu empenho na defesa da intensificao do controle exercido pela administrao pblica sobre a produo e o comrcio, no se configuram como um contraponto anlise do desembargador em relao conjuntura baiana da poca, mas fortalecem as colocaes de Rodrigues de Brito. Ao demonstrar, atravs de suas propostas, a propenso da administrao ao emprego do maior controle possvel, as Cartas do professor rgio, na medida em que apresentam passagens em que descreve as funes de determinados rgos pblicos, tambm refora a idia de que a administrao pblica local era bastante atuante, embora no tanto como Vilhena desejava. O grau de interferncia da administrao municipal pode ser verificada numa transcrio feita no captulo anterior, na qual Vilhena faz referncia receita oriunda do uso machado municipal para corte de carne, imposto aos vendedores de gado no aougue pblico. Assim, a partir dos escritos do desembargador Rodrigues, razovel pensar que o mal-estar experimentado por setores coloniais s vsperas da transferncia da Corte para o Brasil (momento em que Brito elaborou seus escritos), no radicavam exclusivamente da oposio de interesses entre a colnia e a metrpole como j foi

119

exaustivamente discutido pela historiografia, mas tambm do excesso de interveno praticado pelo aparelho administrativo local, cujos dirigentes, como o caso das Cmaras Municipais, eram escolhidos pelos prprios colonos entre os homens bons das respectivas localidades20. Como vimos no primeiro captulo, as atribuies das Cmaras eram bem amplas: iam desde a limpeza urbana, passando pela organizao da defesa militar, pela taxao de salrios de alfaiates e alcanava at, como colocou ironicamente Capistrano de Abreu, a morte de periquitos. Mas, s vezes, as Cmaras iam mais longe ainda, exorbitando de suas funes originais, j bastante numerosas. Como vimos, as atribuies das Cmaras, em princpio, deveriam estar circunscritas ao cotidiano da populao e manuteno da vida urbana, abrangendo ainda as questes referentes ao abastecimento de gneros e s condies de higiene21. No entanto, em funo da distncia do Reino, das dificuldades de comunicao ento vigentes, da fraqueza dos governadores e de seus prepostos como colocou Hlio Vianna (1955, p. 38), em muitas situaes exorbitaram de suas atribuies e adotaram atitudes arbitrrias. Entre suas arbitrariedades podemos citar a cobrana de tributos no permitidos, como foi possvel verificar nas colocaes de Marcelo Caetano (1940), comentadas no primeiro captulo. Rodrigues de Brito nos fornece um exemplo precioso dessa desenvoltura com que as Cmaras agiam no mundo colonial, s vezes revelia do prprio poder real:

20

GOUVA, Maria de Ftima Silva. In:VAINFAS, Ronaldo (org.).Dicionrio do Brasil Colonial (1500 1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. p. 89.
21

Id., bid., loc. cit.

120

Se lanarmos os olhos para os outros distritos da Capitania, o quadro no ser menos triste; por toda a parte no se v seno monoplios, subsdios, taxas, e impostos de toda a casta, estabelecidos sem legtima autoridade, nem conhecimento de S. A . R.; e se algum vai de fora estorvar aqueles rgulos os seus monoplios, concorrendo com a sua indstria, um tiro, ou pelo menos uma denncia de armas curtas o meio por que eles se desembaraam da sua concorrncia. (BRITO, 1923, p. 81)

Assim, fica patente que a administrao local tinha uma parcela pondervel de responsabilidade no engessamento da economia colonial descrito por Rodrigues de Brito. Dessa forma, alm das restries relativas ao comrcio externo derivadas do exclusivo metropolitano j apontadas por Caio Prado Junior (1997) e por Carlos Guilherme Mota e Fernando A. Novais (1983), podemos tambm lanar como

categoria explicativa da insatisfao dos colonos brasileiros, as restries impostas atividade colonial pelo prprio poder poltico local. Diante do que foi exposto no presente trabalho, evidencia-se que, s vsperas da Independncia, no universo colonial existia, tambm, um conflito de natureza interna. Evidencia-se ainda que novas idias j haviam chegado colnia e que o mercantilismo era uma concepo de mundo que no estava circunscrita apenas aos habitantes metropolitanos; tal concepo povoava tambm a mente dos colonos. Dessa forma, a crtica ao sistema mercantilista no era feita somente por colonos como o Visconde de Cairu22 (1810), mas tambm por letrados metropolitanos

22

Tido por alguns historiadores como o primeiro economista brasileiro e o introdutor da Economia Poltica no Brasil, o Visconde de Cairu ou Jos da Silva Lisboa nasceu na Bahia em 1756 e aos dezessete anos partiu para Portugal ingressando na Universidade de Coimbra. Formou-se em Cnones no ano de 1778, retornando logo aps sua terra natal. No Brasil, exerceu por dez anos o cargo de deputado e secretrio da Mesa de Inspeo e em 1808 foi nomeado deputado do Tribunal da Junta do Comrcio do Brasil e Domnios.Teve uma vida pblica extremamente ativa e escreveu algumas obras de grande relevncia.

121

residentes no Brasil, como Rodrigues de Brito. Portanto, na efervescente passagem do sculo XVIII para o XIX, os plos do conflito no Brasil no eram formados exclusivamente por colonos versus metropolitanos, mas igualmente por

intervencionistas versus no intervencionistas. Neste caso, o pensamento do metropolitano Brito estava mais alinhado com o do colono Cairu do que com o do metropolitano Vilhena, o que no deixa dvidas de que o quadro das tenses coloniais era mais complexo do que aquele apresentado pela historiografia focada no conflito metrpole versus colnia. Assim, possvel vislumbrar uma dimenso de conflitos e tenses ainda pouco explorada pelos estudos histricos. Por essa razo, conforme j indicamos no final do captulo II, essas tenses no cessaro com a ruptura poltica com Portugal, mas continuaro sendo objeto de renhidas lutas polticas e tericas travadas pela elite brasileira ao longo do sculo XIX. Na viso dos publicistas liberais do sculo XIX, a tradio mercantilista seria mais uma das heranas indesejadas da colonizao portuguesa. Estaramos, assim, diante de mais uma permanncia na histria brasileira, mas num sentido diverso do que j foi colocado pela historiografia at agora.

122

FONTES: BRITO, Joo Rodrigues de. A Economia Brasileira no Alvorecer do Sculo XIX. Salvador: Livraria Progresso Editora, 1923. VILHENA, Luiz dos Santos. Recopilao de Notcias Soteropolitanas e Braslicas. Bahia: Imprensa Oficial do Estado, 1921. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

ABREU, Capistrano de. Captulos de Histria Colonial: 1500 -1800. 7 ed. So Paulo: Publifolha, 2000. AGUIAR, Pinto de . A Abertura dos Portos no Brasil: Cairu e os ingleses. Salvador: Livraria Progresso Editora, 1960 ANDRADE, Manuel Correia de. Histria Econmica e Administrativa do Brasil. So Paulo: Editora Atlas, 1978. ARAJO, Emanuel. Introduo. IN: VILHENA, L. S. Pensamentos Polticos Sobre a Colnia. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional/Ministrio da Justia, 1987. ARMITAGE, Joo. Histria do Brasil. So Paulo: Ed. Da Universidade de So Paulo, 1981. BICALHO, Fernanda. As Cmaras Municipais no Imprio Portugus: o exemplo do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Histria. n. 36, vol. XVIII, 1998. BUARQUE DE HOLANDA, Srgio (dir.). Histria geral da Civilizao Brasileira O Brasil Monrquico. Tomo II. Vol. I. 3 ed. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1970. BURKE, Peter. Variedades de Histria Cultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. CAETANO, Marcelo. As reformas pombalinas e post-pombalinas respeitantes ao Ultramar. O novo esprito em que so concebidas. In: BAIO, Antnio (dir.). Histria da Expanso Portuguesa no Mundo. V. III. Lisboa: Editorial tica, 1940. CALMON, Pedro. Histria do Brasil. v. IV. Rio de Janeiro: Jos Olympo, 1959. CARDOSO, Ciro Flamarion ; BRIGNOLI, Hctor P. Histria Econmica da Amrica Latina. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1983. CHARTIER, Roger. A Histria Cultural: entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1990.

123

COUTINHO, Azeredo. Obras Econmicas de J. J. da Cunha de Azeredo Coutinho. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1966. DEYON, Pierre. O Mercantilismo. So Paulo: Editora Perspectiva, 1973. ESCHWEGE, Wilhen Ludwig von. Pluto brasiliensis . Trad. Domcio de Figueiredo Murta. Belo Horizonte: Itatiaia/So Paulo: Edusp, 1979. FALCON, Francisco J. C. Mercantilismo e Transio. So Paulo: Brasiliense, 1981. FARIA, Sheila de Castro. A Colnia Brasileira: economia e diversidade. So Paulo: Ed. Moderna, 1997. FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: formao do patronato brasileiro. 10 ed. So Paulo: Globo/Publifolha, 2000. FLORETINO, Manolo. Em Costas Negras: uma histria do trfico de escravos entre a frica e o Rio de Janeiro sculos XVIII e XIX. So Paulo: Companhia da Letras, 1997. FONTES, Virgnia. Histria e Modelos . IN: CARDOSO, C. F. : VAINFAS, R. (orgs.). Domnios da Histria: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997. FRAGOSO, Joo. A noo de economia tardia no Rio de Janeiro e as conexes econmicas do Imprio portugus: 1790-1820. IN: FRAGOSO, Joo; BICALHO, F.; GOUVA, M. F. (Orgs.). O Antigo Regime nos Trpicos. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. In: Obra Escolhida. Rio de Janeiro: Editora Aguilar, 1977. ______. Nordeste. In. Obra Escolhida. Rio de Janeiro: Aguilar, 1977. GUVEA, Maria de Ftima Silva. In: VAINFAS, Ronaldo (dir.). Dicionrio do Brasil Colonial (1500 1808). Rio e Janeiro: Objetiva, 2000. LE GOFF, Jacques. Histria e Mmria. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. LIMA, Heitor Ferreira. Histria do Pensamento Econmico do Brasil. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1976. LIMA, Oliveira. Formao Histrica da Nacionalidade Brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997. LISBOA, Jos da Silva (Visconde de Cairu). Estudos do Bem Comum e Economia Poltica. Rio de Janeiro: IPEA/INPS, 1975.

124

______. Princpios de Economia Poltica. Rio de Janeiro: Pongetti, 1956. MAXWELL, Kenneth. A Devassa da Devassa: a Inconfidncia Mineira, Brasil Portugal, 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. MENDES, Claudinei Magno Magre. Construindo um Mundo Novo. Os escritos coloniais do Brasil nos sculos XVI e XVII. Tese (doutorado). USP, SP, 1996. ______. Leituras do Brasil Colonial: um debate historiogrfico. IN: Alves, Paulo (org.). Ensaios Historiogrficos . Assis SP: Autores Associados, 1997. MOTA, Carlos Guilherme. Idia de Revoluo no Brasil (1789-1801). 2 ed. So Paulo: Cortez Editora, 1989. NOVAIS, Fernando A . IN: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Brasil em Perspectiva. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1969. ______. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808). 2 ed. Col. Estudos Histricos. So Paulo: HUCITEC, 1981. NOVAIS, F. A . & MOTA, C. G. A Independncia Poltica do Brasil. So Paulo: Ed. Hucitec, 1996. OLIVEIRA TORRES, Joo Camilo de. A Democracia Coroada. Rio de Janeiro: Jos Olympo Editora, 1957. PEREIRA. Luprcio Antonio. Para Alm do Po-de-Acar: uma interpretao histrica do livre-cambismo em Tavares Bastos. Tese (Doutorado) USP, So Paulo, 2000. PRADO JNIOR, Caio. Formao do Brasil Contemporneo. 23 ed. So Paulo: Brasiliense, 1997. ______. Histria Econmica do Brasil. 11 ed. So Paulo: Brasiliense, 1969. SCHWARTZ, Stuart B. Segredos Internos engenhos e escravos na sociedade colonial. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. SMITH, Adam. A Riqueza das Naes. So Paulo: Abril Cultural, 1983. SILVA, Maria Beatriz Nizza. (coord.) Nova Histria da Expanso Portuguesa Imprio Luso-Brasileiro 1750-1822. V. VIII. Lisboa: Editorial Estampa, 1986. SODR, Nelson Werneck. As Razes da Independncia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1969. RUSSEL-WOOD, A . J. Brazilian Archives and Recent Historiography on Colonial Brazil. Latin American Research Review. Vol. 36, number 1, 2001.

125

TORRES, Joo Camilo de O. Os Construtores do Imprio. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968. VAINFAS, Ronaldo (dir.). Dicionrio do Brasil Colonial (1500-1808).Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. VIANNA, Hlio. Histria Administrativa e Econmica do Brasil. So Paulo: Cia Ed. Nacional, 1955. ______. Histria do Brasil. So Paulo: Editora Melhoramentos, 1970. VIOTTI DA COSTA, Emilia. Introduo ao Estudo da Emancipao. IN; MOTA, Carlos Guilherme (org.). Brasil em Perspectiva. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1969. VIOTTI DA COSTA, Emlia. IN: FENELON, Dea (org.). 50 Textos de Histria do Brasil. So Paulo: HUCITEC, 1974.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: ALDEN, Dauril. O Perodo Final do Brasil Colnia, 1750-1808. IN: BETHEL, Leslie. Amrica Latina Colonial. Vol. II. Braslia: Ed. Universidade de So Paulo/FUNAG, 1999. ALVES, Gilberto Luiz. O Pensamento Burgus no Seminrio de Olinda (1800-1836). Campo Grande: Ed. UFMS, 2001. BARRETO, V.; PAIM, A. Evoluo do Pensamento Poltico Brasileiro. EDUSEP/Itatiaia, 1989. BOBBIO, N. et. al. Dicionrio de Poltica. Braslia: EDUNB: 1992. ______, Liberalismo e Democracia. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1988. BOUTIER, Jean.; JULIA, Dominique. (org.). Passados Recompostos: campos e canteiros da Histria. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/FGV, 1998. CARDOSO, J. L. O Pensamento Econmico em Portugal nos finais do sculo XVIII, 1780-1808. Lisboa: Editora Estampa, 1989. CARVALHO, Jos M. A Construo da Ordem: a elite poltica Imperial. Braslia: Ed. Univ. Braslia, 1981. COUTINHO, Rodrigo de Souza. Textos polticos, Econmicos e Financeiros 1783 1811. Lisboa: Banco de Portugal, 1993. BH/SP:

126

DOLHNIKOFF, Mrian (Org.). Jos Bonifcio de Andrada e Silva Projetos Para o Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. FALCON, F. J. A poca Pombalina (Poltica Econmica e Monarquia Ilustrada). So Paulo: tica, 1993. FERREIRA, Manoel R. A Ideologia Poltica da Independncia. So Paulo: Ed. Danee, 1972. FURTADO, Celso. Formao Econmica do Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1978. GOMES, ngela de Castro. Histria e Historiadores. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996. GORENSTEIN, R. Comrcio e Poltica: o enraizamento de interesses mercantis portugueses no Rio de Janeiro (1808-1830). IN: MARTINHO, L. M. ; GORENSTEIN, R. Negociantes e Caixeiros na Sociedade da Independncia. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, 1993. HILL, Henry. Uma Viso do Comrcio do Brasil em 1808. Bahia: Ed. Banco da Bahia, 1964. INCIO, I. C. & LUCA, T. R. Documentos do Brasil Colonial. So Paulo: Ed. tica, 1993. LENHARO, Alcir . As Tropas da Moderao. SP: Smbolo, 1979. LINHARES, Maria Yeda. Histria do Abastecimento: uma problemtica em questo (1530-1918). Braslia: Binagri, 1979.
LISBOA, Jos da Silva (Visconde de Cairu). Observaes Sobre a Franqueza da Indstria e Estabelecimento de Fbricas no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Rgia, 1810. ______, Observaes Sobre o Comrcio Franco no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Rgia, 1808.

LUCCOK, John. Notas Sobre o Rio de Janeiro e Partes Meridionais do Brasil. So Paulo: Ed. EDUSEP, 1975. MACIEL DA COSTA, Joo Severiano. Memria Sobre a Necessidade de Abolir a Introduo dos Escravos Africanos no Brasil... IN: Memrias Sobre a Escravido. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, Ministrio da Justia, 1988 MARTINS, Wilson. Histria da Inteligncia Brasileira. So Paulo: T. A. Queiroz Editor, 1992. MATTOSO, Ktia de Queiroz. Bahia, a Cidade de Salvador e seu Mercado no Sculo XIX. SP: Hucitec, 1978.

127

MERCADANTE, Paulo. A Conscincia Conservadora no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1972. NOVAIS, F. A. & MOTA, C. G. Estrutura e Dinmica do Antigo Sistema Colonial. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1977. PAIM, Antnio. Liberalismo Contemporneo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995. PEDREIRA, J. Estrutura Industrial e Mercado Colonial Portugal e Brasil (1780-1808). Lisboa: Difel, 1994. PEREIRA, Jos Flvio. Cairu Revisitado: Uma Contribuio ao Reformismo Liberal. 1994. Tese (Doutorado). FFLCH/USP, So Paulo, 1994. ______, Cairu e a Economia Poltica: Um Compromisso Com a Riqueza das Naes. Notcia Bibliogrfica e Histrica, Campinas: v. 162, p. 232-245, 1996. PEREIRA, Luprcio Antonio. Limites Histricos do Pensamento Abolicionista: Uma Contribuio ao Gradualismo Adotado na Abolio da Escravido no Brasil. 1987. Dissertao (Mestrado) UNESP, Assis, 1987. PRADO JNIOR, Caio. Evoluo Poltica do Brasil e Outros Estudos. 5 ed. So Paulo: Brasiliense, 1965. REIS, Joo Jos. As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000. ROCHA, Antonio Penalves (Org.). Visconde de Cairu. So Paulo: Editora 34, 2001. RODRIGUES, Jos Honrio. Independncia: revoluo e contra-revoluo. Rio de Janeiro: Francisco Alves,1975. SALGADO, Graa (org.). Fiscais e Meirinhos: A administrao no Brasil colonial. 2 ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, Ed. Nova Fronteira, 1985. SOBOUL, Albert. A Revoluo Francesa. 2 ed. SP/RJ: DIFEL, 1976. SOUZA, Iara Lis Carvalho. Ptria Coroada: O Brasil como corpo poltico autnomo, 1780-1831. So Paulo: Editora UNESP,1999. SOUZA, Otvio Tarqunio de. Histria dos Fundadores do Imprio. Rio e Janeiro: Jos Olmpio,1957. ______, A Democracia Coroada. Rio de Janeiro: Jos Olympo Editora,1957 VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. Histria Geral do Brasil. Tomo quarto. So Paulo: Ed. Melhoramentos, 1962.

128

VELOSO DE OLIVEIRA, Antonio Rodrigues. Memria Sobre o Melhoramento da Provncia de So Paulo. So Paulo, 1822. VIANA LYRA, Maria L. A Utopia do Poderoso Imprio. Rio de Janeiro: Ed. Sete Letras, 1994.

Potrebbero piacerti anche