Sei sulla pagina 1di 27

EMENDAS Introduo Em instalaes eltricas, o tcnico responsvel pelo servio tem de saber o uso correto das ferramentas e equipamentos

que auxiliam no trabalho, os materiais que esto sendo usados, reconhecendo-os se esto em tima qualidade e sendo usados corretamente de acordo com as indicaes do fabricante, entre outras preocupaes. O foco desse relatrio sobre emendas e conectores nas instalaes eltricas, a fim de esclarecer o mtodo correto de realizar uma emenda e quando se deve usar um conector e no uma emenda. As principais consequncias de realizar uma instalao de forma incorreta, com conexes frouxas, mal soldadas (se for necessrio) e usando cabos ou fios inadequados para dada corrente eltrica so as seguintes: Curto-circuito; Aquecimento (Efeito Joule); Vazamento de energia; Choques eltricos; Aumento do consumo de energia; Incndios, provocados por curtos; Maus funcionamentos de aparelhos, em alguns casos param de funcionar; Etc. Lembrando ao projetista ou instalador que os mesmo so os responsveis legais por qualquer acidente que venha a acontecer numa instalao, devido falha de projeto ou execuo, ou seja, preciso ter muita ateno e cuidado quando for realizar um projeto. Emendas o processo geralmente utilizado para unir dois ou mais fios quando o mesmo no satisfaz (curto) ao projeto que se encontra em execuo. Deve-se ter cuidado para no exagerar na emenda, tanto para ela no se romper por est acochado demais, ou para no se aquecer, chegando s vezes at se solta.

Emenda de Condutores entre si em Prosseguimento (Prolongamento). Consiste em unir condutores para prolongar linhas. A utilizao recomendada em instalaes de linha aberta. 1 Caso Conexo em linha aberta ou externa 1 PASSO: Desencape as pontas dos condutores, retirando com um canivete ou estilete a cobertura isolante em PVC, ou se preferir utilize um alicate descascador de fios. Excute sempre retirando a cobertura isolante em direo ponta, com o cuidado de no danificar o condutor. Obs.: o comprimento de cada ponta deve ser suficiente para aproximadamente umas 06 (seis) voltas em torno da ponta do outro condutor. 2 PASSO: Limpe os condutores, retirando os restos do isolamento. Caso o condutor apresente oxidao na regio da emenda, raspe o condutor com as costas da lmina, a fim de eliminar a oxidao. Obs.: Caso o condutor seja estanhado, no h necessidade da raspagem do mesmo. 3 PASSO: Emende os condutores, cruzando as pontas dos mesmos e em seguida tora uma sobre a outra em sentido oposto. Cada ponta deve dar aproximadamente seis voltas sobre o condutor, no mnimo. Complete a toro das pontas com ajuda de um alicate. As pontas devem ficar completamente enroladas e apertadas no condutor, evitando-se assim que estas pontas perfurem o isolamento. 4 PASSO: O isolamento da emenda deve ser iniciado pela extremidade mais cmoda. Prenda a ponta da fita e, em seguida, d trs ou mais voltas sobre a mesma, continue enrolando a fita, de modo que cada volta se sobreponha anterior. Continue enrolando a fita isolante sobre a camada iso- lante de PVC do condutor. A execuo de uma emenda bem feita deve garantir que a camada isolante do condutor seja ultrapassada por uns dois centmetros. Corte a fita isolante.

2 Caso - Dentro de caixas de derivao ou de passagem. Caso A: Entre Condutores Rgidos. 1 Passo - Remova a isolao, aproximadamente 30 vezes o dimetro (d) do condutor. Em seguida coloque-os um ao lado do outro. 2 Passo - Cruze os condutores, segurando-os com um alicate, fazendo com que formem um ngulo de 90a 120aproximadamente. 3 Passo - Continue segurando os condutores com auxilio de um alicate, e inicie as primeiras voltas (espirais) com os dedos. 4 Passo Termine a emenda com auxilio de outro alicate. Se necessrio trave a emenda na impossibilidade de soldagem

Caso B: Entre Condutor Rgido e Flexvel. 1 Passo Remova a isolao de ambos os condutores. 2 Passo Cruze os condutores, fazendo com que formem um ngulo de 90entre si, e que o condutor flexvel fique afastado da isolao do condutor rgido, em no mnimo 20 vezes a espessura do fio utilizado. A

B Fio A: Rgido; Fio B: Flexvel. 3 Passo Inicie a emenda pelo condutor flexvel fazendo as espiras at complet-las.

4 Passo Com auxilio de um alicate universal, dobre o condutor rgido sobre o flexvel. 5 Passo Dobre o condutor rgido. 6 Passo - Segure o condutor rgido pelo olhal, com auxlio de um alicate de presso, fazendo as espiras, at a concluso da emenda.

Figura A: 5 passo; Figura B: 6 Passo; Figura C: Concluso da emenda. Caso C: Entre Condutores Flexveis. 1 Passo - Remova a isolao dos dois condutores. Sendo que a remoo de um dos condutores deve ser no mnimo o dobro do outro.

2 Passo Enrole a pontas dos dois condutores, para melhor conduo de eletricidade use o alicate. Observao: No enrole todo o condutor com menor presena do material isolante. 3 Passo Apoie o enrolamento junto ao condutor para o lado onde fica amostra o fio condutor. Aps esse procedimento isole a regio com fita isolante.

Emenda De Condutores Em Derivao Este tipo de emenda (ou conexo) utilizado para unir o extremo de um condutor no meio de outro condutor para que possa receber energia eltrica. muito utilizado para ligar circuitos em paralelo ou tomadas fiao da casa. So possveis quatro tipos de derivao:

1 Caso: Entre Condutores Rgidos [Derivao Simples] 2 Caso: Entre Condutores Rgidos Derivao com Trava

3 Caso: De um Condutor Rgido com um Flexvel 4 Caso: De um Condutor Flexvel com um Rgido Observao: Deve-se sempre fazer o arremate final da emenda com auxlio de dois alicates. Concluso da emenda

Olhal Quando se deseja conectar condutores rgidos e flexveis diretamente aos bornes de elementos, tais como interruptores, tomadas, receptculos, dispositivos de proteo e controle, barramentos de quadros de luz ou quadros de distribuio e outros se executam essa operao por meio de olhal.

Borne Observao: Caso sejam usados condutores flexveis, a conexo s permitida com auxilio de terminais apropriados, conectados a esses condutores com ferramentas adequadas. Exemplo o alicate de compresso.

= 2 R p + d c = comprimento da circunferncia do olhal, em m. R p = raio do parafuso, em m. d c = dimetro do condutor, em m. = 3, 14 Observao: a volta no condutor deve esta no mesmo sentido de rotao do parafuso ao ser apertado. Quando o terminal for flexvel deve-se torna rgido a sua extremidade soldando ou usando um terminal apropriado (conector).

Conectores Os conectores so dispositivos que possuem a funo de estabelecer uma ligao eltrica e mecnica entre dois ou mais condutores, ou um condutor a um borne de interruptores, tomadas, disjuntores, etc. So utilizados para condutores com seco transversal maiores que 10 mm. Geralmente os conectores so classificados como conectores machos e fmeas. Os conectores machos so aqueles que apresentam rosca interna. A outra extremidade, onde haver a comunicao, precisa ser composta de conectores fmea; que so aqueles que possuem rosca externa onde devem ser encaixados os conectores machos. A maioria dos equipamentos eletrnicos e as instalaes eltricas necessitam de conectores para estabelecerem suas funes em conjunto com outros dispositivos. Dessa forma, podem ser encontrados inmeros modelos de conectores no mercado, para as mais diferentes funes e aplicabilidades.

Podemos classifica-los em: Soldveis No soldveis: Deformveis De presso por parafuso Terminais De derivao De emenda Conectores rpidos isolantes Modelos de conectores Conector Bimetlico

So destinados a manter a continuidade eltrica entre condutores de materiais diferentes. Exemplo disso que muitas vezes torna-se necessrio a conexo de condutores de cobre com os condutores de alumnio. Esses metais conectados, em contato com o ar ou submetidos variao de temperatura e umidade, causam um diferena de potencial entre os mesmos, causando corroso galvnica. A corroso galvnica pode ser evitada com a adoo das seguintes regras: A parte do cobre a ser conectada ao alumnio deve ser estanhada; Entre os metais, deve ser usado um inibidor metlico, cuja funo impedir a formao da pelcula de oxido que formada no alumnio. Geralmente utilizado o bronze estanhado como inibidor;

Deve ser evitada a penetrao de umidade no contato entre o cobre e o alumnio. A umidade na conexo bimetlica comporta-se como uma pilha, ou seja, existe um anodo, um ctodo e um eletrlito (gua); A conexo entre esses metais deve ser de tal maneira que a massa do alumnio seja maior do que a massa do cobre. Conector rpido isolante confeccionado em polipropileno, tendo com caracterstica isolar e no propagar a chama. Possui internamente uma mola de ao em formato quadrado, a qual garante firmeza da conexo, unindo com facilidade dois ou mais condutores rgidos e/ou flexveis, de seces iguais ou diferentes, proporcionados excelentes condutibilidade eltrica. O conector dispensa o uso de solda, alicate, chave de fenda e fita isolante.

12 Outros tipos

Ateno A escolha do tipo de conector que ser acoplado no condutor da instalao eltrica na qual se est trabalhando depende de vrios fatores. Se voc estiver lidando com baixa tenso, dever utilizar conectores para BT e se estiver trabalhando com alta tenso, dever fazer o uso de conectores para AT. Entre esses conectores existem algumas diferenas: Conectores para BT:

So conectores mais simples, j que so feitos para serem acoplados a condutores para baixa tenso (tais condutores possuem uma menor seco transversal); . So pequenos e no requerem muito de especializao para instal-los. Conectores para AT: So conectores mais robustos e mais rgidos na sua instalao; So especialmente projetados para suportar altas tenses e correntes. Bibliografia Cavalin, Geraldo, e Severino Cervelin. Instalaes Eltricas Prediais. 14. Edio: Antonio Marco Vicari Cipelli e Roasna Ap. Alves dos Santos. Vol. nico. So Paulo, SP: rica, 2006. Souza, Ronimack Trajano, e Edson Guedes da Costa. Instalaes Prediais. Tese, Campina Grande: No possui, 2004. Catlogo de produtos da INTELLI. Catlogo de produtos da CONIMEL

CONDUTES OU ELETRODUTOS

Tem como funo de ser o percurso pelo qual os fios e cabos sero instalados para interligarem os componentes eltricos da instalao. Sua funo principal proteger os condutores eltricos contra certas influncias externas (ex. choques mecnicos, agentes qumicos, etc.) podendo tambm, em alguns casos, proteger o meio ambiente contra perigos de incndio e de exploso, resultantes de faltas envolvendo condutores e, at mesmo, servir como condutor de proteo. Os eletrodutos, que, em funo do material usado podem ser metlicos ou isolantes ou ainda magnticos ou no magnticos, classificam-se, segundo a IEC, em rgidos, curvveis, transversalmente elsticos e flexveis. Os condutes e eletrodutos so encontrados em duas verses respectivamente: rgidos ou flexveis, metlicos ou plsticos.

Os rgidos so mais indicados para lajes e superfcies concretadas. Na maior parte das instalaes os mais usados so os flexveis, justamente por serem de mais fcil instalao; porm, deve-se evitar executar curvas com ngulos muito fechados pois podem impedir a passagem dos fios ou cabos. O PVC usado na fabricao de eletrodutos flexveis e rgidos. Possui propriedades de isolao trmica, eltrica e umidade, alm de ser um material antichama quando formulado adequadamente.

Dados importantes
1. Nos eletrodutos s devem ser instalados condutores isolados, cabos unipolares ou cabos multipolares, admitindo-se a utilizao de condutor nu em eletroduto isolante exclusivo, quando tal condutor destinar-se a aterramento. 2. As dimenses internas dos eletrodutos e respectivos acessrios de ligao devem permitir instalar e retirar facilmente os condutores ou cabos aps a instalao dos eletrodutos e acessrios. Para isso, necessrio que: (a) a taxa mxima de ocupao em relao rea da seo transversal dos eletrodutos no seja superior a: - 53% no caso de um condutor ou cabo; - 31% no caso de dois condutores ou cabos; - 40% no caso de trs condutores ou cabos;

( b) no haja trechos contnuos (sem interposio de caixas ou equipamentos) retilneos de tubulao maiores que 15 m, sendo que, nos trechos com curvas, essa distncia deve ser reduzida de 3 m para cada curva de 90.

3. Em cada trecho de tubulao, entre duas caixas, entre extremidades, ou extremidade e caixa, podem ser previstas no mximo trs curvas de 90 ou seu equivalente at no mximo 270. Em nenhuma hiptese devem ser previstas curvas com deflexo superior a 90. 4. As curvas feitas diretamente nos eletrodutos no devem reduzir efetivamente seu dimetro interno.

5. Devem ser empregadas caixas de derivao: (a) em todos os pontos de entrada ou sada dos condutores da tubulao, exceto nos pontos de transio ou passagem de linhas abertas para linhas em eletrodutos, os quais, nestes casos, devem ser rematados com buchas; (b) em todos os pontos de emenda ou derivao de condutores; (c) para dividir a tubulao em trechos no maiores do que o especificado em 2.b. 6. As caixas devem ser colocadas em lugares facilmente acessveis e ser providas de tampas. As caixas que contiverem interruptores, tomadas de corrente e congneres devem ser fechadas pelos espelhos que completam a instalao desses dispositivos. As caixas de sada para alimentao de equipamentos podem ser fechadas pelas placas destinadas fixao desses equipamentos. 7. Os condutores devem formar trechos contnuos entre as caixas de derivao; as emendas e derivaes devem ficar colocadas dentro das caixas. Condutores emendados ou cuja isolao tenha sido danificada e recomposta com fita isolante ou outro material no devem ser enfiados em eletroduto. 8. Os eletrodutos embutidos em concreto armado devem ser colocados de modo a evitar deformao durante a concretagem, devendo ainda ser fechadas as caixas e bocas dos eletrodutos com peas apropriadas para impedir a entrada de argamassas ou nata de concreto durante a concretagem.

9. As junes dos eletrodutos embutidos devem ser efetuadas com auxlio de acessrios estanques em relao aos materiais de construo. 10. Os eletrodutos s devem ser cortados perpendicularmente ao seu eixo. Deve ser retirada toda rebarba susceptvel de danificar as isolaes dos condutores. 11. Nas juntas de dilatao, os eletrodutos rgidos devem ser seccionados, devendo ser mantidas as caractersticas necessrias sua utilizao (por exemplo, no caso de eletrodutos metlicos, a continuidade eltrica deve ser sempre mantida). 12. Quando necessrio, os eletrodutos rgidos isolantes devem ser providos de juntas de expanso para compensar as variaes trmicas. 13. Os condutores somente devem ser enfiados depois de estar completamente terminada a rede de eletrodutos e concludos todos servios de construo que os possam danificar. A enfiao s deve ser iniciada aps a tubulao ser perfeitamente limpa.

14. Para facilitar a enfiao dos condutores, podem ser utilizados: (a) guias de puxamento que, entretanto, s devem ser introduzidos no momento da enfiao dos condutores e no durante a execuo das tubulaes; (b) talco, parafina ou outros lubrificantes que no prejudiquem a isolao dos condutores. 15. S so admitidos em instalao aparente eletrodutos que no propaguem a chama. 16. S so admitidos em instalao embutida os eletrodutos que suportem os esforos de deformao caractersticos do tipo de construo utilizado.

17. Em instalao embutida, os eletrodutos que possam propagar a chama devem ser totalmente envolvidos por materiais incombustveis.

Circuitos dedicados
recomendvel que equipamentos eltricos como fornos de microondas, geladeiras e mquinas de lavar contem com circuito dedicado

Resistncias
Circuitos que alimentam torneiras eltricas, chuveiros ou outros tipos de resistncia no podem ter emendas ou derivaes

Tenso eltrica
Tenso eltrica ou diferencial de potencial (ddp) a diferena de potencial entre dois pontos. A tenso eltrica tambm pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga eltrica. Vamos dar um exemplo de uma mangueira com gua, a qual no ponto entre a entrada de gua e a sada exista uma diferena na quantidade de gua, essa diferena trata-se da ddp entre esses dois pontos. J no condutor, por onde circula a carga de energia eltrica, a diferena entre o gerador (equipamento responsvel por gerar energia) e o consumidor (que pode ser seu computador ou outro equipamento) que simboliza qual a tenso que existe nesse condutor. Exemplos de geradores de tenso: as usinas hidreltricas, pilhas e baterias. Logo abaixo, temos um exemplo de um circuito eltrico, com um gerador e um consumidor.

No exemplo acima, o gerador, que a pilha, libera uma partcula eletrizada, esta percorre o condutor e faz acender a lmpada, depois essa partcula continua seu percurso at retornar pilha. Com isso, pode-se concluir que a tenso eltrica a quantidade de energia que um gerador fornece pra movimentar uma carga eltrica durante um condutor. Como j foi dito, a tenso eltrica quantidade de energia gerada para movimentar uma carga, portanto, o gerador necessita liberar energia eltrica para movimentar uma carga eletrizada. A frmula para calcular a tenso a partir desse conceito : U = Eel / Q Onde: U= Tenso eltrica Eel= Energia eltrica

Q= Quantidade de carga eletrizada Outra frmula para calcular a tenso eltrica a partir da energia eltrica utilizada e quantidade de carga: V=J/C Onde: J= Joule C= Coulomb A unidade de tenso ser dada em J/C Tambm possvel calcular a tenso eltrica de um circuito tendo as grandezas de corrente e resistncia: V= I.R Onde: V= tenso eltrica I= corrente eltrica R= resistncia eltrica Se analisarmos mais profundamente para calcular a tenso, poderemos calcular tambm atravs da potncia eltrica: V= P/I Onde: P= potncia eltrica I= corrente eltrica Todos esses clculos so para tenses contnuas (tenses que no mudam de polaridade de acordo o tempo), para calcular tenses alternadas (tenses que mudam a polaridade de acordo com o tempo), necessrio ter noes de nmeros complexos, visto que todas variveis so complexas. Frmula para clculo de tenso alternada: v(t)=V.sin(2ft.v) Onde: v(t)= funo tenso no tempo V= tenso de pico

Sin=seno F=frequncia T=tempo = ngulo de fase Esse clculo para casos de tenso em funo do tempo, entretanto, a tenso que medida na sua tomada, um valor eficaz, que o valor quadrtico mdio desse sinal. Vef= Vp/2 O que certo se falar, tenso ou voltagem? Muitos falam voltagem, mas isso errado, o certo a ser falado tenso. As pessoas usam muito o termo voltagem em decorrncia ao cientista que descobriu a tenso eltrica, Alessandro Volta. Referncias: http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_alternada http://pt.wikipedia.org/wiki/Tens%C3%A3o_el%C3%A9trica http://www.colegioweb.com.br/fisica/tensao-eletrica-u.html

QUADRO DE DISTRIBUIO

Quadro de distribuio Aloja dispositivos de proteo, chamados de circuitos terminais, cuja funo alimentar os pontos de consumo. Deve ficar em local de fcil acesso, preferencialmente junto porta de entrada, para permitir acesso rpido caso seja necessrio desligar a energia eltrica O Quadro de Distribuio ou Caixa de Fusiveis o local onde se reunem e partem todos os fios para todo o imovel. Fios para tomadas, para lampadas de teto, cozinha, etc.

Na caixa de Fusiveis ( Quadro de Distribuio) , se dividem as cargas eletricas, ou seja, onde se decide quanto cada fio pode suportar (tomada da cozinha, aparelhos eletricos, geladeira, microondas, etc) sem colocar em perigo a segurana (fogo) da instalao. Veja os itens abaixo para uma melhor compreeno da funo de quadro de fusiveis: 1 Qualquer instalao deve ser dividida, de acordo com as necessidades, em vrios circuitos, devendo cada circuito ser concebido de forma a poder ser seccionado sem risco de alimentao inadvertida, atravs de outro circuito. 2 Qualquer instalao deve ser dividida em tantos circuitos quantos forem necessrios, de forma a proporcionar facilidade de inspeo, ensaios e manuteno, bem como a evitar que, por ocasio de um defeito em um circuito, toda uma rea fique desprovida de alimentao. 3 Circuitos de distribuio distintos devem ser previstos para partes das instalaes que necessitem de controle especfico, de tal forma que estes circuitos no sejam afetados pelas falhas de outros (p. ex. minuterias, sistemas de superviso predial, etc.).

4 Em funo da ocupao do local e da distribuio de circuitos efetuada, deve-se prever a possibilidade de ampliaes futuras, com a utilizao de circuitos terminais futuros. Tal necessidade dever se refletir, ainda, na taxa de ocupao dos condutos eltricos e quadros de distribuio 5 Os circuitos terminais devem ser individualizados pela funo dos equipamentos de utilizao que alimentam. Em particular devem ser previstos circuitos terminais distintos para iluminao e tomadas de corrente. 6 Em unidades residenciais e acomodaes de hotis, motis e similares , devem ser previstos circuitos independentes para cada equipamento com corrente nominal superior a 10 A. 7 Nas instalaes alimentadas com duas ou trs fases, as cargas devem ser distribudas entre as fases, de modo a obter-se o maior equilbrio possvel. 8 Quando houver alimentao a partir de vrios sistemas (subestao, gerador, etc.), o conjunto de circuitos alimentados por cada sistema constitui uma instalao. Cada uma delas deve ser claramente diferenciada das outras, observando-se que: (a) um quadro de distribuio s deve possuir componentes pertencentes a uma nica instalao, com exceo de circuitos de sinalizao e comando e de conjuntos de manobra especialmente projetados para efetuar o intercmbio das fontes de alimentao; (b) os condutores fechados s devem conter condutores de uma nica instalao; (c) nos condutos abertos, bem como nas linhas constitudas por cabos fixados diretamente em paredes ou tetos, podem ser instalados condutores de instalaes diferentes, desde que adequadamente identificados.

Quadro de Distribuio exemplo

As cargas no quadro ao ladoso s exemplos para voce ter uma idia , no se aplicam a todas as necessidades. Cada imovel necessita de cargas especificas e uma distribuio destas cargas tambm especifica

Quadro de medio
O quadro de medio abriga o aparelho que mede o consumo e tambm o sistema de aterramento. Dele, sai o conjunto de condutores - at trs fases, alm de um neutro e um terra -, que segue at o quadro de distribuio

ATERRAMENTO
Muitos j ouviram falar sobre o aterramento e usa importncia em uma rede eltrica. No entanto, a maioria das pessoas no sabe como, e quanto, ele influencia no funcionamento dos aparelhos eletrnicos, como o computador. Antes, precisamos ter uma noo melhor sobre a eletricidade. REDE ELTRICA A rede eltrica composta, basicamente, por dois fios condutores de energia: o neutro, que possui potencial igual a zero; e o fase, por onde a tenso eltrica transmitida. Os dois so fornecidos pela concessionria de energia local e so suficientes para efetuar uma ligao eltrica em uma residncia. Porm, essa ligao no perfeita, pois existem variaes de tenso na rede eltrica. Provavelmente voc j deve ter ouvido que a voltagem de sua casa de 110V, 127V ou 220V. Apesar de ser tecnicamente incorreto, o termo voltagem muito usado para se referir tenso ou potencial eltrico, que medida em Volts e tem como smbolo a letra V (em maisculo).

Para existir eletricidade, necessrio que haja uma diferena de potencial. Ou seja, no caso de um fio fase com potencial de 127V e um neutro com 0V, por exemplo, a diferena de potencial entre eles de 127V e, portanto, existe eletricidade. No entanto, o valor do neutro em uma residncia nem sempre igual a zero, devido sujeira causada pelas fugas de energia dos aparelhos. COMPONENTES ELETRNICOS

Essa fuga de energia fica alojada nas extremidades metlicas dos equipamentos, o que normal. Em um computador, isso acontece com muita frequncia devido aos vrios componentes eltricos que funcionam em seu interior e pode ocasionar choques ao encostarmos em sua superfcie.

O choque acontece porque existe diferena de potencial entre a pessoa e o equipamento (geladeira, computador, etc.), o que ocasiona uma descarga eltrica. Esse choque no muito forte e no causa grandes danos sade. No entanto, ao conectar equipamentos que possuem diferena de potencial entre si, essa descarga eltrica (por menor que seja) pode danificar os componentes mais sensveis, como a porta paralela de uma impressora ou a placa de rede. O ATERRAMENTO O terra um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ou seja, seu valor no se altera, diferentemente do neutro. Dessa forma, ele o responsvel por eliminar a sujeira eltrica dos componentes, pois toda carga eletrosttica acumulada neles descarregada para a terra ( da que surgiu seu nome). O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variao de tenso de uma rede eltrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usurios de um possvel choque eltrico.

Voc j deve ter notado que o plug que liga o computador tomada tem trs pinos, ou pelo menos deveria ter. Pois bem, o terceiro pino chamado de terra e, muitas vezes, retirado pelas pessoas para que o plug encaixe em tomadas mais simples. possvel que sua residncia j possua um sistema de aterramento, porm, o fio no est conectado ao equipamento. Verifique as tomadas e os plugs de conexo para ter certeza que est tudo em ordem. Caso sua casa no possua

um sistema de aterramento, procure um eletricista predial para efetuar a instalao.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/fonte/2033-o-que-e-aterramento.htm#ixzz2k4BVEXCT

SOBRECARGA
A sobrecarga na instalao eltrica um problema enfrentado em

muitos imveis, prejudicando o bem estar e a qualidade de vida dos moradores. Este tipo de dano acontece por causa do excesso de eletrodomsticos e eletrnicos que esto conectados a rede eltrica. Um estudo realizado pela Universidade Tecnolgica Federal do Paran (UTFPR) comprovou que a sobrecarga da instalao eltrica acontece com mais frequncia do que se imagina. Das 45 pessoas entrevistadas na pesquisa, 40 afirmaram que o desarme do disjuntor ou a queima do fusvel ocorriam com a utilizao normal da rede O grande motivo para ocorrer os problemas na instalao eltrica residencial a falta de umaadequao da rede eltrica. Desta forma, tanto as casas novas como as antigas ficam vulnerveis ao consumo um pouco mais elevado de eletricidade.

Durante o Inverno, a incidncia de sobrecargas maior porque os aparelhos usados nesta poca do ano funcionam com mais corrente eltrica, como o caso do aquecedor, chuveiro e outros equipamentos voltados para o controle trmico. Quando a rede eltrica est mal instalada e apresenta danos frequentes por causa das sobrecargas, necessrio tomar alguns cuidados para no ser prejudicado ou colocar a famlia em perigo. Ao mexer nas instalaes eltricas sem entender sobre o assunto, o indivduo pode acabar levando choques srios e at corre o risco de morrer. O curto circuito causado pela sobrecarga pode deixar a casa sem energia e tambm causar incndios.

DICAS PARA EVITAR SOBRECARGA NA REDE ELTRICA

Reduza o nmero de extenses em casa.

Os primeiros sinais de que h algo errado com as instalaes devem ser levados a srio. Caso o morador veja fios desencapados, tomadas penduradas e fiao exposta, ele deve procurar um profissional qualificado para solucionar o problema; A sobrecarga de energia pode ser evitada ao reduzir o nmero de extenses e beijamins em casa. Os moradores costumam recorrer a estes acessrios devido falta de tomadas em casa; A casa antiga tem maiores chances de sofrer com a sobrecarga de energia, por isso recomendado realizar uma reforma no sistema eltrico a cada cinco anos. Esta avaliao permite diagnosticar problemas e repar-los; Quando os fios e cabos apresentam sinal de aquecimento, necessrio contratar um eletricista para fazer um check-up. Ele pode identificar que a instalao usada pela casa inadequada para as necessidades dos moradores; Os moradores devem comprar eletrodomsticos e eletrnicos com intensidade de corrente eltrica compatvel com a residncia. As pessoas que no reconhecem os limites da propriedade e acabam comprando vrios itens, sem antes fazer uma reviso nas instalaes, podem sobrecarregar a rede. Com os cuidados necessrio possvel evitar a sobrecarga na instalao eltrica e viver em um ambiente seguro.

Potrebbero piacerti anche