Sei sulla pagina 1di 2

IMPORTANCIA DA VISITA PR-OPERATRIA AO CLIENTE DE PROSTATECTOMIA

AUTORES: Jamilla Alves Capanema, Elias Marcelino da Rocha, Tiago Silva Peres. 1- Acadmico de enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. 2- Docente, Universidade Federal de Mato Grosso UFMT.

Palavras Chave: Prostatectomia. Pr-operatrio. Ansiedade.

INTRODUO E OBJETIVOS: O pr-operatrio um perodo de deteco das necessidades fsicas, emocionais e psicolgicas do cliente que ser submetido a cirurgia. O cliente internado devido uma intercorrncia prosttica poder apresentase ansioso e temeroso pela expectativa do ato cirrgico. Muitas so as dvidas, por se tratar de um procedimento que envolve o sistema geniturinrio e reprodutor. A enfermagem deve considerar que o machismo e preconceito pode dificultar a compreenso das informaes prestadas. Cabe aos profissionais o preparo adequado de cuidados no pr-operatrio no sentido de dirimir as dvidas. O objetivo foi compreender a importncia da visita pr-operatria dos profissionais da enfermagem e equipe multidisciplinar ao cliente de prostatectomia radical. METODO: Realizou-se um estudo do tipo exploratrio, descritivo e bibliogrfico, com a busca no banco de dados, onde foram selecionados os seguintes artigos: Reflexes sobre cuidados de enfermagem para alta de pacientes prostatectomizados, 2009; o papel do enfermeiro educador: ao educativa do enfermeiro no pr e ps operatrio, 2004; assistncia de enfermagem a pacientes cirrgicos: avaliao comparativa, 2005; validao por peritos de internao de enfermagem para a alta de pacientes submetidos prostatectomia, 2011. RESULTADOS E DICUSSO: Neste estudo foi possvel verificar que os clientes submetidos prostatectomia radical relataram problemas psicolgicos, alteraes da funo intestinal e urinria e relacionadas sexualidade, devem constituir foco de ateno dos enfermeiros. Identificar barreiras de comunicao, conhecer de que a idade e a localizao da neoplasia dentro da prstata influenciam diretamente os resultados em relao

preservao da potncia sexual aps os procedimentos cirrgicos. O enfermeiro, considerando-se as provveis expectativas dos clientes acerca da funo sexual, deve buscar uma atuao integrada com cirurgies, psiclogos e terapeutas sexuais. Dialogar com os clientes e familiares sobre suas expectativas acerca do que poder acontecer no ps-operatrio, em relao ao tratamento, disfuno urinria e sexual, poder auxiliar para sua compreenso e reduzir a ansiedade. CONCLUSO: Identificou-se que a visita pr-operatria de extrema relevncia aos clientes submetidos prostatectomia e pode-se afirmar que as intervenes de enfermagem podem contribuir fortemente para enfrentamento cirrgico e uma melhor recuperao.

REFERNCIAS VIANNA, M. C. et al. Reflexos sobre cuidados de enfermagem para alta de pacientes prostatectomizados. Revista Cincia Cuidado Sade, So Paulo-SP, v.8, n.2, p. 269-273, 2009.

MAGALHES, C. R. et al. O papel do enfermeiro educador: ao educativa do enfermeiro no pr e ps operatrio. Revista Cuidado Fundamental, Rio de Janeiro-RJ, ano 8, n. 1/2, p. 115-119, 2004.

JORGETTO, G. V. et al. Assistncia de enfermagem a pacientes cirrgicos: avaliao comparativa. Revista Eletrnica De Enfermagem, v.07, n.03, p. 273277, 2005.

MATA, L. R. F. et al. Validao por peritos de internao de enfermagem para a alta de pacientes submetidos prostatectomia. Revista Texto Contexto Enfermagem, Florianpolis-SC, 20: 36-44, 2011.

Potrebbero piacerti anche