Sei sulla pagina 1di 3

A Caten aria

Inspira c ao das aulas do Prof. Fleming

Introdu c ao

O formato de uma corda suspensa por suas extremidades a chamado caten aria. Mas qual e exatamente seu perl? Vamos resolver este problema partindo de um princ pio bem simples: dentre todos os poss veis formatos que unem os dois pontos, a corda assumir a aquele que tem a menor energia armazenada. Isso se resume a resolver o problema de m nimo, E m nimo onde E e a energia total da corda suspensa.

Energia Total da Corda

Como a corda est a parada, sua energia ser a somente potencial, que para um elemento de corda de massa dm pode ser escrita como, dV = (dm)gh, onde g e a gravidade e h a altura do elemento de corda com respeito ao eixo x. Se a corda tem densidade , e lembrando que o comprimento de uma curva e ds = 1 + y (x)2 , podemos escrever o elemento de massa como, dm = ds = 1 + y (x)2 , e a energia potencial de um peda co de corda ca, dV = 1 + y (x)2 gh,

Como h e a altura do elemento de corda, em cada ponto a altura ser a h = y (x), pelo que a energia potencial total da corda suspensa ca, V = dV = g 1 + y (x)2 y (x)dx (1)

Essa e a fun ca o que queremos minimizar: dentre todas as poss veis formas que a corda pode assumir (todas as fun co es y (x) que unem os pontos onde a corda foi suspensa), queremos aquela que confere a menor energia potencial ` a corda (aquela que minimiza a fun ca o V = 1 + y 2 ydx)1 .
1 Deixaremos

de lado, por enquanto, os par ametros e g .

Variando Curvas

1 + y 2 ydx. Sabemos do A problema agora consiste em determinar y (x) que minimiza V = 2 ao c alculo variacional que, se y (x) e a curva que minimiza o funcional f (y, y ) = 1 + y 2 y , ent ela deve satisfazer a equa ca o de Euler-Lagrange, f f =0 y x y Como, no nosso caso, f n ao depende explicitamente de x, a equa ca o de Euler-Lagrange pode ser escrita como, y f f =C y (2)

f ca o (2), vamos obter uma equa ca o onde C e uma constante. Calculando y e plugando na equa diferencial que a solu ca o do problema (o formato da corda suspensa, y (x)) dever a satisfazer. f A derivada y e, f yy = , y 1 + y 2

portanto a equa ca o de Euler-Lagrange ca, yy 2 1 + y 2 1 + y 2 y = C (3)

O que acabamos de descobrir e que, se o formato da corda suspensa, y (x), minimizar a energia potencial, ela dever a satisfazer a equa ca o diferencial (3). O trabalho agora consiste em achar uma solu ca o para essa equa ca o.

A Solu c ao

O problema de determinar o formato de uma corda suspensa por suas extremidades se resumiu, portanto, a resolver a equa ca o diferencial, yy 2 1 + y 2 1 + y 2 y = C

Poder amos, nesse momento, evocar t ecnicas elaborad ssimas para achar a solu ca o dessa equa ca o. Entretanto, infelizmente irei desapont a-lo e simplesmente apresentar a solu ca o. Assim, veriquemos que a fun ca o y (x) = cosh(x) satisfaz a supracitada equa ca o diferencial (3).
2 Funcional e s o um nome pomposo para uma fun ca o que tem como vari avel outras fun co es; neste caso, f depende de y (x) e sua derivada.

yy 2 1 + y 2 cosh(x) sinh(x)2 1 + sinh(x)2

1 + y 2 y =

1 + sinh(x)2 cosh(x) =

cosh(x) sinh(x)2 cosh(x) cosh(x) = cosh(x) sinh(x)2 cosh(x)2 = 1 = C A constante C da equa ca o de Euler-Lagrange, neste caso, e C = 1. Conclu mos, portanto, que a fun ca o cosh(x) minimiza a energia potencial de uma corda suspensa por suas extremidades. No entanto, a hip otese que usamos para chegar nesse resultado estar a correta? Ou seja, ser a que o formato que a corda assume e de fato aquele que minimiza sua energia potencial? Para responder esta pergunta, n ao temos outra alternativa sen ao recorrer ` a pr opria Natureza.

Verdade! E

1.8 1.6 1.4 1.2 1 0.8 0.6 0.4 0.2

Titulo
0 0.2 0.4 0.6 0.8 1 1.2 1.4

Figure 1: Ajuste com cosh(x) sobre pontos experimentais de uma corda suspensa.

Potrebbero piacerti anche