Sei sulla pagina 1di 10

Clculo Numrico

Engenharia Eletrotcnica

Rio de Janeiro, 07 de Novembro de 2013

Trabalho de Clculo Numrico

Anlise de Erros

NDICE
1. INTRODUO .................................................................................................... 4 2. OBJETIVO .................................................................................................. ........4 3. FONTES DE ERROS ............................................................................................. 5 3.1. Erros inerentes ao modelo matemtico .................................................... 5 3.2. Erros inerentes aos dados ......................................................................... 5 3.3. Erros de Arredondamento ......................................................................... 5 3.3.1. Arredondamento .................................................................................... 5 3.3.2. Algarismos significativos ......................................................................... 6 3.4. Erros de truncamento ................................................................................ 7 4. TIPOS DE ERROS ............................................................................................... 7 5. PROPAGAO DE ERROS .................................................................................. 8 6. REFERNCIAS.............................................................................................,........ 10

1. INTRODUO
A maioria dos problemas da matemtica originria da necessidade de resolver situaes da natureza. Numa primeira etapa tem-se que obter um modelo matemtico que represente de maneira conveniente um problema a ser analisado, assim, obtido o modelo matemtico procura-se encontrar a sua soluo. Muitas vezes precisamos de fundamentos de clculo numrico para soluciona-los. Em clculo numrico, utilizamos mtodos no analticos, que tem com o objetivo determinar um ou mais valores numricos, que so solues de um dado problema. Ao contrrio das metodologias analticas, que conduzem os problemas a solues exatas, os mtodos numricos produzem, em geral, apenas solues aproximadas. Por este fato, antes da utilizao de qualquer mtodo numrico necessrio decidir qual a preciso dos clculos com que se pretende obter a soluo numrica desejada. A preciso dos clculos numricos tambm, um importante critrio para a seleo de um algoritmo particular na resoluo de um dado problema. A diferena entre o valor obtido (aproximado) e o valor exato chama-se erro.

2. OBJETIVO
Dentre as cadeiras das engenharias, encontramos o Clculo Numrico. Quanto mais aprofundado se torna o estudo de fenmenos fsicos, modelos matemticos; mais se torna perceptvel a importncia dessa disciplina. Como dito anteriormente, muito problemas so bastante complicados para serem resolvidos de forma analtica, portanto as solues aproximadas do clculo numrico se tornam muito importantes na vida de qualquer engenheiro. Esse estudo tem como objetivo falar sobre uma parte muito importante dessa disciplina, o erro. Afinal, temos solues aproximadas, mas precisamos saber o quo longe do resultado analtico estamos.

3. FONTES DE ERROS
A resoluo de um problema de engenharia num computador, utilizando um modelo numrico produz, em geral, uma soluo aproximada do problema. A introduo de erros na resoluo do problema pode ser devida a vrios fatores. Entre eles, podemos apresentar: 3.1. Erros inerentes ao modelo matemtico: Um modelo matemtico raramente oferece uma representao exata dos fenmenos reais. Na grande maioria dos casos so apenas modelos idealizados, j que ao estudar os fenmenos da natureza nos vemos forados, em regras gerais, a aceitar certas condies que simplificam o problema de forma a torna-lo tratvel. 3.2. Erros inerentes aos dados: Um modelo matemtico no contem apenas equaes e relaes, tambm contem dados e parmetros que, frequentemente, so medidos experimentalmente e, portanto, aproximados. As aproximaes nos dados podem ter grande importncia no resultado final. 3.3. Erros de Arredondamento: Quase todo o clculo numrico realizado num computador ou numa calculadora. Como as mquinas tem capacidade finita para guardar informaes conseguem apenas representar exatamente um nmero finito de nmeros reais, cada um com um nmero fixo de dgitos (algarismos). 3.3.1. Arredondamento: Para a maioria dos nmeros reais a representao feita por arredondamento (a exceo de nmeros demasiado grandes ou demasiado pequenos, em valor absoluto, para poderem ser representados na mquina). Definem-se vrios tipos de arredondamento. Aqui faremos apenas referncia ao mais conhecido, e iremos apresent-lo atravs de um exemplo. Exemplo: Consideremos o nmero = 3.1415926535... .

Vamos definir um processo de representao deste nmero com 3, 4 e 5 algarismos. Comecemos por escrever = 3.1415926535... com 3 algarismos eliminando os dgitos a partir do quarto. Sendo o primeiro algarismo eliminado inferior a 5 consideramos = 3.14 como a representao, por arredondamento, de com 3 dgitos. Vamos agora escrever = 3.1415926535... com 4 algarismos eliminando os dgitos a partir do quinto. Sendo o primeiro algarismo eliminado igual a 5, consideramos = 3.142 como a representao, por arredondamento, de com 4 dgitos. Finalmente escrevemos = 3.1415926535... com 5 algarismos eliminando os dgitos a partir do sexto. Sendo o primeiro algarismo eliminado superior a 5, consideramos = 3.1416 como a representao, por arredondamento, de com 5 dgitos. O procedimento para representar um real com um n finito de dgitos por arredondamento o seguinte: Ignoram-se os algarismos direita do da ltima ordem decimal que se pretende reter; Se o primeiro dgito desprezado inferior a 5, o nmero obtido a representao desse real por arredondamento; Se o primeiro dgito eliminado superior ou igual a 5, adiciona-se uma unidade na ordem decimal do ltimo dgito conservado para obter a representao desse real por arredondamento. OBS: Observe-se, que se um nmero obtido de x por este procedimento (arredondamento), ento todos os nmeros de so significativos. 3.3.2. Algarismos significativos: Outra maneira de conhecer a preciso de um valor aproximado ter informao sobre o nmero de algarismos significativos dessa aproximao, isto , nmero de algarismos da esquerda para a direita e a partir do primeiro dgito diferente de zero. Exemplos: - O valor aproximado 3.14 para = 3.1415926535... tem 3 algarismos significativos. - A aproximao 0.333 para 1/3 =0.3333333333... tem 3 dgitos significativos.

- O valor aproximado 0.0498 para significativos. 3.4. Erro de Truncamento:

=0.049787068 tem 3 algarismos

Muitas equaes tem solues que apenas podem ser construdas no sentido que um processo infinito possa ser descrito com o limite da soluo em questo. Por definio, um processo infinito no pode ser completado, por isso tem de ser truncado aps certo nmero finito de operaes. Esta substituio de um processo infinito por um processo finito resulta num certo tipo de erros designado erro de truncamento. Os erros de truncamento dependem do mtodo numrico utilizado e por isso sero individualmente analisados ao estudar os vrios mtodos no decurso dos diferentes captulos da disciplina. A generalidade dos mtodos numricos baseada na aproximao de funes por polinmios. Por essa razo, quando um erro de um mtodo numrico questionado, temos de verificar a preciso com que o polinmio aproxima a verdadeira funo. Sabemos que o desenvolvimento de Taylor, que uma srie de potncias infinita, representa de forma exata uma funo no interior de um intervalo de convergncia. Comparando o desenvolvimento polinomial da soluo numrica com o desenvolvimento em srie de Taylor da soluo exata, particularmente determinado para que ordem ocorre discrepncia, torna-se possvel avaliar o erro de truncamento.

4. TIPOS DE ERROS
Erro absoluto: Diferena entre o valor exato de um nmero x e seu valor aproximado obtido a partir de um procedimento numrico.

Em geral apenas x conhecido, e o que se faz assumir um limitante superior ou uma estimativa para o mdulo do erro absoluto.

Erro relativo: Quociente entre o erro absoluto e o valor aproximado, sendo esta uma medida mais significativa que a do erro absoluto.

mais significativo dizer que o erro relativo pequeno ou grande comparado com o valor 1, pois quando significa que o erro absoluto da mesma ordem que o nmero que est sendo aproximado.

5. PROPAGAO DE ERROS
Se dois nmeros, exatos ou no, forem utilizados em operaes aritmticas, podem surgir erros de arredondamento devido a essas operaes, que correspondem aos: Erros na Adio: Sejam A= x + y e valores aproximados de x e y, respectivamente. Assim

= Desta forma,

= (x + y) (

)=

Erros na Subtrao: De forma semelhante ao erro na adio: S=x+y

= Ou seja,

Erros na Multiplicao: Neste caso, resulta:

Erros na Diviso: Aps simplificaes, obtm-se:

Portanto, torna-se complicado prever o erro quando um cdigo realiza um grande nmero de operaes aritmticas, o que frequente nas engenharias. Desta forma, nem toda sequencia de operaes (algoritmo) tem boa qualidade.

REFERNCIAS:
[1]http://www.estgv.ipv.pt/PaginasPessoais/lsousa/Teoria_actualMN/Cap %C3%ADtulo%201-erros.pdf [2] http://www1.univap.br/spilling/CN/apostila1.pdf [3]http://www.inf.ufrgs.br/~rlflupchinski/files/20112/NUMERICO/numerico -bortoli.pdf [4]http://home.utad.pt/~wmacedo/publicacoes/excerto_analise_erros.PDF [5]http://www.professores.uff.br/diomar_cesar_lobao/material/Metodos_ Numericos/UFF_Metodos_Numericos.pdf [6] http://pt.wikipedia.org/wiki/Erro_de_truncamento

10

Potrebbero piacerti anche