Sei sulla pagina 1di 23

Fundao Francisco Mascarenhas Faculdades Integradas De Patos Programa De Ps-Graduao Lato Sensu Curso de Especializao em Histria do Brasil e da Paraba

rea de Concentrao em Histria

UM SOPRO DE VIDA: PULSAES DE UMA ESCRITA LISPECTOREANA

ANNE MICHELINE SOUZA GAMA

CAMPINA GRANDE PB 2013

ANNE MICHELINE SOUZA GAMA

UM SOPRO DE VIDA: PULSAES DE UMA ESCRITA LISPECTOREANA

Trabalho de Concluso de Curso Artigo Cientfico, apresentado ao Programa de Ps-Graduao Lato Sensu do Curso de Especializao em Histria do Brasil e da Paraba, em cumprimento s exigncias para a obteno do ttulo de Especialista.

ORIENTADORA: Prof. Msc. Manuela Aguiar de Arajo

CAMPINA GRANDE PB 2013

RESUMO

O estimulante e promissor dilogo entre a histria e a literatura uma das mudanas no fazer historiogrfico, verificadas a partir de meados do sculo XX. Objetivamos neste trabalho apresentar essa modificao da historiografia refletindo sobre a escrita de si, uma nova abordagem historiogrfica atravs da qual todos os autores podem revelar em suas obras um pouco de si mesmos. Obras literrias podem servir como fontes para o estudo da escrita de si. Escolhemos o romance Um sopro de vida: pulsaes de Clarice Lispector para anlise. Nossa anlise partir de uma reviso bibliogrfica. Trabalharemos com uma bibliografia especfica de historiadores que apontam para a confluncia interdisciplinar no discurso literrio e historiogrfico, bem como faremos uso de uma bibliografia especfica sobre o debate terico-metodolgico do que se costuma chamar de escrita de si. O presente trabalho dispe de dois momentos. No primeiro deles procuramos traar algumas consideraes tericas sobre as mudanas ocorridas na historiografia, bem como apresentar as possveis concepes de escrita de si. Em seguida, adentraremos na anlise de Um Sopro de Vida buscando apresentar possveis indcios de uma escrita de si lispectoreana.

Palavras-chave: literatura; escrita de si; Clarice Lispector.

ABSTRACT

The exciting and promising dialogue between history and literature is one of making changes in historiographical, taking place from mid-twentieth century. This paper sets show that alteration of historiography reflecting on writing itself, a new historiographical approach through which all the authors in their works can reveal a little of themselves. Literary works can serve as sources for the study of writing itself. Choose novels of Clarice Lispector for analysis. Our analysis will start with a bibliographic review. We will work with a specific bibliography of historians who point to the confluence interdisciplinary literary discourse and historiography, and will make use of a specific literature on the theoretical and methodological discussions of what is usually called the writing itself. This paper has two parts. In the first one we trace some theoretical considerations about the changes in historiography, as well as presenting the possible conceptions of writing itself. Then enter analysis of "A Breath of Life" seeking to present evidence of a possible self writing lispectoreana.

Keywords: literature; self writing; Clarice Lispector.

INTRODUO

Como desdobramento da renovao do fazer historiogrfico, observamos atualmente uma nova proposta terico-metodolgica nesse campo: as articulaes, denominadas leituras cruzadas, do saber histrico com diversas linguagens, tais como iconografias, recursos audiovisuais, entre outras linguagens. Nas ltimas dcadas a literatura, inserida nessas articulaes no campo historiogrfico, tem se desenvolvido expressivamente e estimulado grande interesse dos pesquisadores. Diante desta verificao fomos incitados para a investigao que tem por objeto de pesquisa a relao histria e literatura. Em um segundo momento aps a escolha do objeto nos direcionamos a escolha por um (a) escritor (a) a ser trabalhado (a). Por uma simpatia pessoal, a escolha recaiu sobre a autora Clarice Lispector. Da leitura da mesma abriu-se um leque de possibilidades de anlise, dentre as quais a questo da identidade (as mltiplas identidades de um mesmo personagem numa obra) e a questo dos esteretipos (a construo de um mesmo tipo feminino em algumas obras da autora). Outra opo, e a a que suscitou nosso maior interesse, a questo da escrita de si mesmo, por perceber de forma inicial a leitura da obra lispectoriana enquanto introspectiva, por conseguinte, muito reveladora da pessoa Clarice. Mas, como se torna pertinente a escrita de si de uma escritora como Clarice Lispector na anlise historiogrfica atualmente? Os textos auto-referenciais vm ganhando terreno nos trabalhos de Histria, sendo isto fruto da nova relao estabelecida entre o individuo moderno e seus documentos, pois os indivduos so incitado a produzir sobre seu eu, para atribuir sentido ao mundo que ele se insere marcado pelo individualismo que permite a qualquer individuo poder ser lembrado. Clarice no demonstra atravs de seus textos meramente a sua solido profunda ou sua introspeco pois a todo instante vemos personagens extremamente ss, tendo como companhia somente a si e o mergulho no seu eu mas, justamente desses elementos, atualmente despontam temticas possveis na pesquisa em histria sendo estes o individualismo, a identidade e a subjetividade, conceitos outrora impensveis na historiografia. Tem momentos que Clarice se fecha tal qual uma ostra que carrega dentro de si uma prola. Alm das questes do prprio individualismo moderno ocidental, devemos salientar que boa parte de seus escritos foram produzidos durante o regime militar (1964-1985) que censurava a liberdade de imprensa, censurava manifestaes artsticas, censurava a liberdade de ser. A represso perseguia a escritora, sua famlia era judia e ela ainda um beb fugira da Ucrnia justamente por conta da perseguio dos nazistas aos judeus que j delineava na

Europa. Agora adulta e uma escritora reconhecida, por causa da represso da ditadura, teve que escrever bem ao seu estilo das entrelinhas. Os fatos pareciam limo na ostra: Eu costumava pingar limo em cima da ostra viva e via com horror e fascnio ela se contorcer toda (...) No gosto quando pingam limo nas minhas profundezas e fazem com que eu me contora toda (LISPECTOR, 1998b, p.28)

UM SOPRO DE VIDA: PULSAES DE UMA ESCRITA LISPECTOREANA Atualmente no fazer historiogrfico situa-se uma nova proposta terico-metodolgica, a saber, as articulaes do saber histrico com diversas linguagens, tais como iconografias e recursos audiovisuais. Dentro dessas articulaes denominadas leituras cruzadas, a literatura tem suscitado grande interesse. Mas nem sempre foi assim. A literatura que durante o sculo XIX, tinha na historiografia um papel secundrio e complementar e era tratado assim pelo paradigma positivista porque a prioridade dos historiadores estava nos documentos oficiais. A relao entre histria e literatura era conturbada, perpassada pela desconfiana por parte dos historiadores orientados pela exacerbada dicotomia literatura-fico e histriacincia (verdade). Sobre esta postura dos historiadores White (1994, p.139) nos lembra que:
Foi no inicio do sculo XIX que tornou-se convencional, pelo menos entre os historiadores, identificar a verdade como o fato e considerar a fico o oposto da verdade, portanto um obstculo ao entendimento da realidade e no um meio de apreend-la.

Com a renovao historiogrfica ao longo do sculo XX, a noo de documento histrico ser ampliada, a literatura desconstruir seu papel de mera auxiliar para passar a ser aceita como objeto de pesquisa podendo oferecer entendimento sobre o passado. Para buscar na literatura fragmentos de uma verdade histrica preciso, primeiramente, aceitar os desafios tericos entre histria e literatura. Com isso, a desconstruo de verdade para a historiografia foi essencial, ainda que isso significasse mergulhar no imprevisvel, na reelaborao de valores e convenes da prpria disciplina. Segundo Ferreira (1996, p. 31) os historiadores tiveram que aceitar que a literatura, igualmente como outros documentos, poderia estar carregada de fragmentos histricos do seu tempo e, tambm ser uma ferramenta para o estudo da Histria. Atualmente o estimulante dilogo entre a Histria e a Literatura possibilitado pelo fato de que ambas as esferas lidam com a verossimilhana. Oliveira afirma que:
Se verdade que a verdade no existe e que no possvel apreender o passado como ele realmente aconteceu, o que resta para a Histria lidar apenas com o plausvel (...) Por sua vez a Literatura poderia oferecer condies semelhantes Histria no sentido de oferecer entendimento acerca do passado. (Oliveira, 2003, pp. 88-89)

O historiador tambm pode produzir a partir de elementos literrios. A preocupao de outrora da histria em descrever a realidade, de estabelecer uma verdade, d espao atualmente ao entendimento da existncia no de uma verdade, mas verdades. Aps a dcada de 1980 a Histria sofrer novas modificaes com o surgimento de novas tendncias que vm justamente preencher o espao dos antigos paradigmas que nesse perodo entram em

crise por esgotarem sua capacidade de explicao da realidade que os cerca. 1 Dentre estas vertentes dado destaque redescoberta da Histria Cultural que se tornou uma das principais posturas no mbito da historiografia devido ao fato da multiplicao de novos campos de investigao que so validados. Dentre estes expressiva a relao entre a histria e a literatura atravs da qual, feitos os devidos distanciamentos com relao s noes de verdade e fico, obras literrias podem servir como boas fontes de pesquisa em diferentes sentidos, podendo, por exemplo, nos permitir o acesso ao clima de uma poca, transmitindo sensibilidades e valores como as obras de Machado de Assis que falam de seu tempo. At mesmo de obras literrias que versam sobre uma fico cientfica de uma temporalidade que ainda no transcorreu, o historiador cultural pode extrair delas como uma poca pensava o futuro (PESAVENTO, 2006, p. 81). Atualmente o litgio histria e literatura vm passando por releituras. Para Chartier, os historiadores tm conscincia que seu discurso seja qual for sua forma, estruturalista ou cultural, se constitui sempre enquanto uma narrativa. Citando Paul Ricoeur, Chartier expe que mesmo a histria mais estrutural tem sua elaborao norteada por produo narrativa onde as entidades tais como a sociedade e classes so como quase personagens (CHARTIER, 2002, p. 86). Chartier aponta um grande desafio no que tange a discusso histria x literatura que a de se pensar/tomar a histria enquanto uma narrativa construda por figuras e frmulas que guiam as narraes imaginrias. Por conseguinte, inexistiriam diferenas entre histria e fico, sendo uma iluso querer classificar a produo historiogrfica a partir de ditames epistemolgicos. No obstante, imprescindvel atentarmos para o fato que, se pretendendo a histria ser uma cincia, esta possui intencionalidades prprias, uma meta de conhecimento, estando os historiadores fadados aos critrios de cientificidade e s operaes tcnicas que so prprias de seu oficio (CHARTIER, 2002, p. 98). Mesmo que por caminhos distintos carregam em si um carter de cientificidade, um saber que ambiciona enunciar o que aconteceu, embora no seja mais possvel se pensar o saber histrico instalado na ideia de verdade absoluta. Outrossim, seria um reducionismo se pensar a histria restritamente como uma atividade literria de simples curiosidade, livre e aleatria. Segundo Chartier, Michel de Certeau formula essa tenso fundamental da histria: oscilar entre uma prtica produtora de conhecimento sob a gide cientificidade e uma prtica delineada por variaes nos procedimentos tcnicos que depender entre outras coisas do
1

Ver ARANHA, Gervcio Batista. A Histria renovada: a emergncia de novos paradigmas. In: Revista de Histria Saeculum. UFPB. Jan./ Dez./ 1998/1999.

lugar social de quem a produz: a histria um discurso que coloca em ao construes, composies, figuras que so aquelas da escritura narrativa, logo, tambm da fbula, mas que, ao mesmo tempo, produz um corpo de enunciados cientficos (CHARTIER, 2002, p. 100). O ofcio do historiador por meio da sua investigao do passado pode transformar traos em fontes. Fontes que por sua vez so portadoras de significados e significaes. O uso da literatura como fonte pela histria torna-se possvel partindo de uma postura epistemolgica que aproximando tais narrativas num mesmo patamar, leva em considerao a existncia do diferencial entre ambas. Os historiadores intencionam uma historicidade dos documentos literrios, conseguindo isto atravs de suas pesquisas e anlises de fontes com um mtodo prprio na investigao de uma possvel realidade acontecida. J os escritores de literatura, mesmo pretensiosos em serem convincentes nas suas produes, ambientando seus personagens esto isentos do compromisso de buscar a veracidade do acontecido. Feitas as devidas leituras sobre a relao entre a histria e a literatura, para delimitar o presente objeto de estudo, dentre as mltiplas possibilidades de trabalhar com as citadas esferas podemos visualizar em alta os estudos sobre a escrita de si. Da vem o questionamento: o que seria a escrita de si? Seria possvel um escritor, ao narrar suas estrias e a de seus personagens, revelar-se ao leitor? Trazer para sua obra traos e pedaos de sua prpria histria, de sua poca e de seu contexto social? Para Foucault, todos os autores sejam de cartas ou de romances revelam em suas obras um pouco de si mesmos. Em seu texto A escrita de si, Foucault apresenta seu estudo de si, em que analisa o papel de autores. Nele, muito mais do que simples exerccio para fugir da solido ou trabalho comum, o filsofo nos revela que o ato de escrever desempenha um papel de companheiro e confessor exerccio para a revelao e reflexo de atos e pensamentos:
A escrita aparece regularmente associada meditao, a esse exerccio do pensamento sobre si mesmo que reactiva o que ele sabe, se faz presente um princpio, uma regra ou um exemplo, reflecte sobre eles, os assimila, e se prepara assim para enfrentar o real. (FOUCAULT, 1992, p.133)

Para Foucault, o escritor e a coisa escrita misturam-se de forma unssona, transfigurando-se num s corpo:
O papel da escrita constituir, com tudo o que a leitura constitui um corpo. E, este corpo, h que entend-lo no como um corpo de doutrina, mas sim de acordo com a metfora tantas vezes evocada da digesto como o prprio corpo daquele que, ao transcrever as suas leituras, se apossou delas e fez sua a respectiva verdade: a escrita transforma a coisa vista ou ouvida em fora e sangue. Ela transforma -se, no prprio escritor, num princpio de aco racional (FOUCAULT, 1992, p.143)

Outra contribuio acerca do debate terico-metodolgico referente escrita de si situa-se a obra Escrita de si, escrita da Histria organizada pela historiadora ngela de

10

Castro Gomes, a qual apresenta uma amostra expressiva das diversas possibilidades e limites do trabalho historiogrfico que se utiliza do conjunto de documentos sobre o eu tais como dirios, cartas, biografias e autobiografias, seja como fonte ou como objeto de pesquisa. Gomes (2004) afirma que as pesquisas referentes utilizao da escrita de si at ento no so frequentes. A autora esclarece que embora tal documentao sempre tenha sido usada como fonte, apenas mais recentemente foi considerada fonte privilegiada e, principalmente, tornada, ela mesma, objeto de pesquisa histrica (GOMES, 2004, p.10). Neste sentido, observamos que somente neste ltimo decnio que os textos auto-referenciais vm suscitando crescente interesse pelos historiadores no Brasil. Para Gomes a escrita auto-referencial ou escrita de si integra um conjunto de modalidades do que se convencionou chamar produo de si no mundo moderno ocidental partindo da ideia de uma relao que se estabelece entre o indivduo moderno e seus documentos (GOMES, 2004, p.10). A divulgao da prtica de escrita de si datada de desde o sculo XVIII, tendo em vista a produo de uma memria de si por indivduos comuns. pertinente sabermos as motivaes que incitaram as prticas de produo de si na modernidade ocidental:
Os indivduos e os grupos evidenciam a relevncia de dotar o mundo que os rodeia de significados especiais, relacionados com suas prprias vidas, que de forma alguma precisam ter qualquer caracterstica excepcional para serem dignos de ser lembrados (...) atravs desses tipos de prticas culturais, o individuo moderno est constituindo uma identidade para si atravs de seus documentos, cujo sentido passa a ser alargado. Embora o ato de escrever sobre a prpria vida e a vida dos outros, bem como escrever cartas, seja praticado desde h muito, seu significado ganha contornos especficos com a contribuio do individualismo moderno (GOMES, 2004, p.11).

A ideia de indivduo apresentado por Gomes vincula-se s mudanas arroladas nas sociedades ocidentais que passavam das chamadas tradicionais de lgica coletiva e sob a gide da tradio em contraposio s modernas nas quais o individuo se sobrepe podendo construir uma identidade singular para si no interior do todo social, afirmando-se como valor distinto e constitutivo desse mesmo todo (GOMES, 2004, p.12). O que podemos constatar que as sociedades modernas so concebidas enquanto individualistas, dessa forma, possibilitam novas intenes sobre o eu moderno, sendo os tempos modernos so de consagrao do lugar do individuo na sociedade e novas dimenses so conferidas vida individual que passam a ser valorizadas em narrativas como uma histria que pode sobreviver na memria de si e dos outros (GOMES, 2004, p.12). A documentao da produo do eu perpassada pela procura do efeito de verdade que se manifesta pela primeira pessoa do singular e que traduz a inteno de revelar dimenses ntimas e profundas do individuo que assume sua autoria (GOMES,

11

2004, pp.14-15). A escrita de si traz um tipo de texto no qual a introspeco o alicerce da narrativa e um dos seus enfrentamentos a questo da dimenso subjetiva dessa documentao, onde se estabelecem procedimentos metodolgicos de crticas s fontes histricas. descartada a possibilidade de se saber o que realmente aconteceu ou, a verdade dos fatos, mas sim como essa escrita de si pode assumir a subjetividade de seu autor como dimenso integrante de sua linguagem, construindo sobre ela a sua verdade.
O que passa a importar para o historiador exatamente a tica assumida pelo registro e como seu autor a expressa. Isto , o documento no trata de dizer o que houve, mas de dizer o que o autor diz que viu, sentiu e experimentou, retrospectivamente, em relao a um acontecimento (GOMES, 2004, p.15).

Tal documentao requer equilbrio necessrio como em qualquer outra fonte de anlise. No obstante, devemos levar em considerao determinadas caractersticas prprias da escrita de si, tais como as relaes do texto com seu autor, seus objetivos e perspectivas na construo voluntria ou involuntria do eu. A questo mais complexa e discutida hoje a tortuosa relao entre representao literria e experincia vivida. O trao percorrido aqui justamente observarmos a escrita de si, levando-se em conta os pontos que promovem a leitura de possveis indcios de uma narrativa confessional: Clarice faz uma releitura de si mesma, onde escrever mostrar-se, fazer-se ver e fazer aparecer prpria face diante do outro? Neste sentido, Clarice faz o que os estudiosos chamam de revista a si mesmo. A escrita de si uma escrita que tem como objeto o si prprio, a anlise, isto , a autoanlise da histria de uma vida, a vida do prprio sujeito narrada por ele prprio. Assim sendo, seria possvel ler nos textos de Clarice Lispector uma narrativa confessional? At se tornar uma escritora consagrada, Clarice Lispector teve que enfrentar um caminho tortuoso. Como era difcil as pessoas lhe entenderem, alis, como era difcil os editores lhe entenderem. Desde menina, por volta dos sete anos Clarice j escrevia, e enviava seus textos para revistas infantis, no entanto, desde o inicio da carreira foi difcil para a escritora mirim. Digamos que a escritura de Clarice, desde a infncia j se mostrava fora do habitual, por conseguinte, fora da compreenso sensitiva. Eu cansava de mandar meus contos, mas nunca publicavam, e eu sabia por qu. Porque os outros diziam assim: Era uma vez, e isso e aquilo... E os meus eram sensaes (LISPECTOR, 2005, p. 139). As sensaes sobressaam-se aos fatos, eventos consecutivos. Nos fala Olga Borelli, grande amiga de Clarice, que a mesma compunha seus textos por notas que escrevia em guardanapos, tales de cheque, prospectos, pedaos de papel e s

12

depois ia estruturando o material escrito.2 Tais fragmentos podem denotar uma escrita estilhaada, no entanto, aos poucos, Clarice ia dando organicidade ao conjunto de sensaes, o que importava para ela eram os instantneos fotogrficos das sensaes pensadas, e no a pose imvel dos que esperam que eu diga: olhe o passarinho! Pois no sou fotgrafo de rua. (LISPECTOR, 1999, p.20) atravs da expresso das sensaes que Clarice deixa transparecer uma aparente interioridade que nos faz deduzir uma escritura intimista, pessoal, qui autobiogrfica. O leitor seduzido de forma constante quando penetra no mundo ficcional lispectoreano e talvez tenha sido complicado, inclusive para ela, instituir a distncia entre si e suas personagens em sua obra. Quando em uma nova produo literria, em cartas que envia de Washington para Fernando Sabino, ela expe tal inquietude:
Eu queria me pr completamente fora do livro, e ficar de algum modo isenta dos personagens, no queria misturar minha vida com a deles. Isso era difcil. Por mais paradoxal que seja, o meio que achei de me pr fora foi colocar-me dentro claramente. Como um indivduo parte, foi separar-me com eu dos outros. (Est confuso?) Hesitei muito em usar a primeira pessoa (apesar desse tipo de iseno me atrair), mas de repente me deu uma rebeldia e uma espcie de atitude de todo mundo sabe que o rei est nu, por que ento no dizer? que, na situao particular, se traduziu como: todo mundo sabe que algum est escrevendo o livro, por que ento no admiti -lo? (SABINO, 2002, p. 139)

Nosso entendimento que a bibliografia lispectoreana no deve ser tomada como autobiografia, mas que pode deixar escapar escritas de si, escritas do eu seja o eu feminino, seja o eu Clarice. Lejeune (2008) elucida o frtil cenrio das escritas do eu. O mesmo se utiliza do termo autofico, surgido na Frana, sendo meio de realizao da narrao da experincia vivida, sem o nus da incmoda etiqueta autobiografia, pensando as escritas do eu, sem perderem seu valor como objetos estticos passam a ser consideradas uma prtica, um ato social. Segundo Lejeune h distanciamentos entre o que chamaramos de autobiografia e romance autobiogrfico. A definio de autobiografia seria a narrativa retrospectiva em prosa que uma pessoa real faz de sua prpria existncia, quando focaliza sua histria individual, em particular a histria de sua personalidade (LEJEUNE, 2008, p. 14). O texto deve ser principalmente uma narrativa em perspectiva retrospectiva e o assunto a vida individual, a gnese da personalidade. Esclarece que:
A autobiografia (narrativa que conta a vida do autor) pressupe que haja identidade de nome entre o autor (cujo nome est estampado na capa), o narrador e a pessoa de quem se fala (...) pseudnimo simplesmente uma diferenciao, um desdobramento do nome, que no muda absolutamente nada no que tange identidade. (LEJEUNE, 2008, p. 24)

Olga Borelli foi a responsvel por organizar os manuscritos escritos de 1974 a 1977 e que foram publicados postumamente.

13

Autobiografia e o Romance autobiogrfico se distanciam no sentido que o primeiro representa identidade quanto ao segundo se estabelece na semelhana. Identidade e semelhana so duas coisas distintas: A identidade um fato imediatamente perceptvel aceita ou recusada, no plano da enunciao; a semelhana uma relao sujeita a discusses e nuances infinitas, estabelecida a partir do enunciado. (LEJEUNE, 2008, p.35). Neste sentido, Clarice no estaria fazendo autobiografia, suas personagens apenas apresentam algumas semelhanas com a personagem Clarice. Para ilustrarmos uma possvel produo de si mesmo em Clarice Lispector construda transversalmente pelos seus personagens, culminando uma memria de si, tomaremos como alicerce em nossa discusso o romance Um sopro de vida: pulsaes mostrando, medida do possvel, como Clarice se mostra, dar-se a ver. ISTO NO UM LAMENTO, um grito de ave de rapina. Irisada e intranquila. O beijo no rosto morto. Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de algum. Provavelmente a minha prpria vida. (LISPECTOR, 1999, p.13). Com estas palavras que Clarice comea o seu romance Um sopro de vida: pulsaes iniciado em 1974, concludo pouco antes da morte de sua morte em 1977 e publicado postumamente em 1978 aps organizao da sua amiga Olga Borelli. Romance considerado rico em introspeco, produzido nos ltimos anos de Clarice que estava acometida por cncer e falece no dia 9 de dezembro de 1977, na vspera do seu 57 aniversrio. Na obra Um Sopro de vida narra a histria de um personagem que s reconhecemos pelo nome de Autor que faz vrias divagaes sobre a vida. Ele tambm o narrador da histria. Ao narrar suas reflexes acaba por criar um personagem que seu alter-ego, ou seja, que seu exposto ensaiando desse modo afastar-se de si. Seu nome ngela Pralini, e o seu reflexo. TIVE UM SONHO NTIDO inexplicvel: sonhei que brincava com o meu reflexo. Mas meu reflexo no estava num espelho, mas refletia uma outra pessoa que no eu. Por causa desse sonho que inventei ngela como meu reflexo? (LISPECTOR, 1999, p.37) Clarice Lispector de forma primorosa mostra-nos o rduo mergulho em uma identidade deriva que busca uma definio para a sua existncia: Escolhi a mim e ao meu personagem ngela Pralini para que talvez atravs de ns eu possa entender essa falta de definio da vida. Vida no tem adjetivo (LISPECTOR, 1999, p. 19). Como difcil a busca de uma definio para vida, Clarice e seus personagens passavam esta dificuldade sendo impossvel o to almejado distanciamento:
Eu sei que este livro no fcil, mas fcil apenas para aqueles que acreditam no mistrio. Ao escrev-lo no me conheo, eu me esqueo de mim. Eu que apareo neste livro no sou eu. No autobiogrfico, vocs no sabem nada de mim. Nunca te disse e nunca te direi quem sou. Eu sou vs mesmos. Tirei deste livro apenas o que me

14

interessava deixei de lado minha histria e a histria de ngela. O que me importa so instantneos fotogrficos das sensaes (LISPECTOR, 1999, p.20-21)

Eu vou me acumulando, me acumulando, me acumulando at que no caibo em mim e estouro em palavras (LISPECTOR, 1999, p.71). Assim era Clarice, tinha tanto a dizer que um dia estourava em palavras e deixava mostrar atravs de seus personagens, escrevendo mostrava um pouco do oculto, um pouco sobre si:
Tenho medo de escrever. to perigoso. Quem tentou, sabe. Perigo de mexer no que est oculto e o mundo no est tona, est oculto em suas razes submersas em profundidades do mar. Para escrever tenho que me colocar no vazio. Neste vazio que existo intuitivamente. Mas um vazio terrivelmente perigoso: dele arranco sangue. Sou um escritor que tem medo da cilada das palavras: as palavras que digo escondem outras quais? Talvez as diga. Escrever uma pedra lanada no poo fundo. (LISPECTOR, 1999, p.19)

Que poo fundo Clarice, na figura do Autor, queria falar? Seria o ntimo de cada vivente? So inquietudes lispectoreanas que perpassam a sua escrita. E como difcil escrever para Clarice tendo que distanciar-se de seus personagens, tentando no se fazer ser vista atravs deles:
Se sou um escritor h muito tempo, s posso dizer quanto mais se escreve mais difcil escrever. Fao concorrncia comigo mesmo? Estou, por exemplo, querendo escrever sobre uma pessoa que inventei: uma mulher chamada ngela Pralini. E difcil. Como separ-la de mim? Como faz-la diferente do que sou? Uma coisa certa e intil tentar modificar: que ngela herdou de mim o desejo de escrever e de pintar. E se herdou esta parte minha, que no consigo imaginar uma vida sem a arte de escrever ou de pintar ou de fazer msica. (LISPECTOR, 1999, p.89)

Escrever para Clarice Lispector fazer intercursos na introspeco de cada ser. D vida aos seus personagens e tambm mostrar o pouco do interior dos mesmos, e porque no dizer de seu prprio interior:
Eu vivo em carne viva, por isso procuro tanto dar pele grossa a meus personagens. S que no agento e fao-os chorar toa. Razes semoventes que no esto plantadas ou a raiz de um dente? Pois tambm eu solto as minhas amarras: mato o que me perturba e o bom e o ruim me perturbam, e vou definitivamente ao encontro de um mundo que est dentro de mim, eu que escrevo para me livrar da carga difcil de uma pessoa ser ela mesma. Em cada palavra pulsa um corao. Escrever tal procura de ntima veracidade de vida. Vida que me perturba e deixa o meu prprio corao trmulo sofrendo a incalculvel, dor que parece ser necessria ao meu amadurecimento amadurecimento? At agora vivi sem ele! (LISPECTOR, 1999, p.17)

Clarice precisa se inventar, assim cria seus personagens, assim seus personagens auto criam-se. Viver tedioso s vezes. Poderamos criar personagens que vivessem a vida pela gente. s vezes tambm, criamos o outro para que possamos nos inventar, nos fazermos ser vistos. Por isso Clarice inventa o Autor que por sua vez inventa a ngela Pralini:
Eu sempre quis achar um dia uma pessoa que vivesse por mim pois a vida to repleta de coisas inteis que s a aguento com astenia muscular in extremis, tenho preguia moral de viver. Pretendi fazer com que ngela vivesse em meu lugar mas tambm ela s quer o clmax da vida. Ser que criei ngela para ter um dilogo

15

comigo mesmo? Eu inventei ngela porque preciso me inventar - ngela uma espantada. (LISPECTOR, 1999, pp. 30-31)

De sbito Clarice Lispector nos apanha. Admiradores da obra lispectoriana no deixariam passar despercebidos pequenos detalhes na sua escritura. Em Um Sopro de Vida de cara a autora, atravs do narrador, fala sobre a questo da mudana de nome: Me deram um nome e me alienaram de mim. (LISPECTOR, 1999, p.16). Como sabido, quando sua famlia vinda da Ucrnia aqui aportou no Brasil tiveram que seus membros transfigurarem suas identidades por uma questo de familiaridade idiomtica. Nesse sentido, como nos informa Oliveira, o pai, Pinkouss, virou Pedro; a me Mania. Marieta; sua irm Lia, de 9 anos, tornou-se Elisa; e Tania, de 5, foi a nica a manter o prenome. A prpria Clarice era originalmente Haia (OLIVEIRA, 2007, p 36). Clarice se situa em suas obras. Na presente obra em anlise ela cita algumas de suas prprias obras, mas que coloca como sendo de seus personagens. ngela Pralini fala o seguinte:
O objeto a coisa sempre me fascinou e de algum modo me destruiu. No meu livro A Cidade Sitiada eu falo indiretamente no mistrio da coisa. Coisa bicho especializado e imobilizado H anos tambm descrevi um guarda-roupa. Depois veio a descrio de um imemorvel relgio chamado Sveglia: relgio eletrnico que me assombrou e assombraria qualquer pessoa viva no mundo. Depois veio a vez do telefone. No "Ovo e a Galinha" falo no guindaste. uma aproximao tmida minha da subverso do mundo vivo e do mundo morto ameaador. (LISPECTOR, 1999, pp.104-105)

A Cidade Sitiada o titulo do terceiro romance de Clarice Lispector tendo sua primeira edio no ano de 1949 que a inquieta trajetria da personagem Lucrcia Neves, moradora da cidade de So Geraldo, que passa por uma transformao nos trilhos da modernizao, concomitantemente ao processo de autonomia de Lucrcia, ambas, outrora sitiadas. J O ovo e a galinha um conto de um conjunto de contos que permaneceram inditos at 1978 quando so publicados postumamente na antologia A bela e a fera.3 Outros apontamentos sobre obras de Clarice ela deixa ser passados por seus personagens: Eu j falei isso no meu livro chamando esse grito de it. Ser que eu j morri e no notei? (LISPECTOR, 1999, p.159) o it, que Clarice nomeia enquanto o instante j foi pauta do livro gua Viva. A prpria personagem ngela Pralini de Um sopro de vida, j foi nome de outra personagem de Clarice Lispector do conto A partida do trem do livro Onde estiveste de noite? de 1974. A moa tinha 37 anos e com suas valises chega na hora de pegar o trem s 06:00hs da manh na Central. J no trem tem como uma companheira de viagem uma senhora idosa
3

O conto tambm aparece em Outros escritos, 2005, p.10.

16

que se apresenta por Dona Maria Rita Alvarenga Chagas Souza Melo a quem ngela tambm se apresenta e diz o motivo de sua viagem: - Meu nome ngela Pralini. Vou passar seis meses na fazenda de meus tios. E a senhora? (LISPECTOR, 1998 c, p.19). A senhora Clarice Lispector novamente dar-se a ver na sua escritura. Clarice no se restringiu ao papel de escritora, mas tambm mostrou profundo interesse s distintas manifestaes artsticas, fazendo incurses, por exemplo, pela pintura, inclusive com a qual manteve bastante familiaridade. Clarice pinta e escreve com o corpo inteiro (SOUZA, 2007. p.347). Como esclarece Souza, fato a experincia de Clarice com as tintas e o reconhecimento de limitaes pela prpria, entretanto, o exerccio de pintura era um passatempo. O que descontrai, por incrvel que parea, pintar. Sem ser pintora de forma alguma, e sem apresentar nenhuma tcnica. Pinto to mal que d gosto e no mostro meu, entre aspas, quadros a ningum. (VIANNA, 2003. p.08). Esse experimento artstico teve como resultado um acervo de 17 quadros em formato 40 cm X 30 cm, estando 14 quadros na Fundao Casa Rui Barbosa, um presenteado a escritora Nlida Pion, e os dois restantes por sua precariedade esto sob a guarda da sua famlia (SOUZA, 2007. p.348). Tal nota sobre a Clarice pintora, pode soar como mero dado informativo, no obstante, nosso entendimento situa a experienciao com a pintura como meio para ficcionalizar esse exerccio. o que Clarice faz transparecer em suas personagens. Vrias tambm so pintoras, chegando a desenvolver tcnicas como exemplo a narradora de gua Viva, uma pintora que declara que o mtodo que utiliza para pintar o mesmo que utiliza na escrita: Quando pinto, respeito o material que uso, respeito-lhe o primordial destino. Ento quando te escrevo respeito as slabas. (LISPECTOR, 1998b, p.65) A maneira singular de pintar apresentada tambm em Um Sopro de Vida, atravs da personagem ngela Pralini. Para ela a pintura nasce como que submissa s linhas de composio da superfcie aliada a uma onda de criatividade, sendo neste momento que ela, no ato de pintar, concomitantemente, se submeta ao material e mantenha a sua liberdade, uma tcnica de liberdade:
Vivo to atribulada que no aperfeioei mais o que inventei em matria de pintura. Ou pelo menos nunca ouvi falar desse modo de pintar: consiste em pegar uma tela de madeira pinho de riga a melhor e prestar ateno s suas nervuras. De sbito, ento vem do subconsciente uma onda de criatividade e a gente se joga nas nervuras acompanhando-as um pouco mas mantendo a liberdade. Fiz um quadro que saiu assim: um vigoroso cavalo com longa e vasta cabeleira loura no meio de estalactites de uma gruta. um modo genrico de pintar. E, inclusive, no se precisa saber pintar: qualquer pessoa, contanto que no seja inibida demais, pode seguir essa tcnica de liberdade. E todos os mortais tm subconsciente. (LISPECTOR, 1999, p.53)

17

Ao ler Um Sopro de Vida nos deparamos com um personagem coadjuvante citado por ngela Pralini. Este personagem um cachorro chamado Ulisses. Da veio o questionamento: ser que Clarice teve algum animal de estimao? Ser que era um cachorro tal qual a personagem? Pois bem, a entrevista de outubro de 1976 na sede do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, j citada anteriormente a jornalista Marina Colasanti pergunta Clarice Voc tem um cachorro chamado Ulisses, no ? e Clarice responde: Tenho um cachorro chamado Ulisses, sim. (LISPECTOR, 2005, p. 144) . Desvendando um dos tantos mistrios lispectoreanos: O cachorro Ulisses, citado em Um Sopro de vida como cachorro da ngela o prprio cachorro de Clarice.
Eu e meu cachorro Ulisses somos vira-latas. Ah que chuva boa que est caindo. o man dos cus e s Ulisses tambm sabe disso. Ulisses bebe cerveja gelada to bonitinho. Um dia desses vai acontecer: meu cachorro vai abrir a boca e falar. Era a glria (...) Procuro entender meu co. Ele o nico inocente (LISPECTOR, 1999, p.60)

E ainda nos revela sua relao com o animal de estimao:


Ter contacto com a vida animal indispensvel minha sade psquica. Meu co me revigora toda. Sem falar que dorme s vezes aos meus ps enchendo o quarto da clida vida mida. O meu co me ensina a viver. Ele s fica "sendo". "Ser" a sua atividade. E ser minha mais profunda intimidade. Quando ele adormece no meu colo eu o velo e sua bem ritmada respirao. E ele imvel ao meu colo formamos um s todo orgnico, viva esttua muda. quando sou lua e sou os ventos da noite. s vezes, de tanta vida mtua, ns nos incomodamos. Meu cachorro to cachorro como um homem to homem. Amo a cachorrice e a humanidade clida dos dois. (LISPECTOR, 1999, p.59)

Ser palavras: curiosa a sensao de escrever. Ao escrever no penso nem no leitor nem em mim: nessa hora sou mas s de mim sou as palavras propriamente ditas. (LISPECTOR, 1999, p.95). Vale salientar que na sua escritura Clarice Lispector no se mostrou meramente nos traos de personalidade, de trabalho, de pessoa. Observe o seguinte o rosto que supostamente seria o de ngela Pralini:
Meu rosto um objeto to visvel que tenho vergonha. Entendo as belas mulheres rabes que tm a sabedoria de esconder nariz e boca com um vu ou um crepe branco. Ou roxo. Assim ficam de fora apenas os olhos que refletem outros objetos. O olhar ganha ento um to terrvel mistrio que parece um vrtice de abismo. Uso batom escarlate nos meus lbios: isto a minha provocao. Tenho sobrancelhas que perguntam sem parar, mas no insistem, so delicadas. Esse rosto-objeto tem um nariz pequeno e arredondado que serve a esse objeto que sou para farejar que nem co de caa. Tenho uns segredos: meus olhos so verdes to escuros que se confundem com o negro. Em fotografia desse rosto de que eu vos falo com certa solenidade os olhos se negam a ser verdes: fotografada sai uma cara estranha de olhos pretos e levemente orientais. (LISPECTOR, 1999, p.109)

Para quem j de alguma forma viu a imagem de Clarice Lispector, indubitavelmente afirmaria ser dela prpria o rosto que ela d a sua personagem. Um rosto misterioso, um olhar misterioso que nunca se apagou. Poucos sabem, mas verdade que os olhos da Clarice eram

18

verdes, mas como ela colocou so de um verde to escurecido que demonstram ser negros um engano! E j disse Oliveira: A riqueza e acuidade dos olhos verdes de Clarice Lispector penetraram todas as camadas do ser e do estar no mundo (OLIVEIRA, 2003, p. 35) Como no poderia deixar de ser, Clarice Lispector se dedica nas pginas derradeiras de Um Sopro de Vida temtica morte morte que sempre assunto pertinente em suas obras em contraposio incessante busca pela vida. Agora, a morte aparece de forma mais entranhada na escrita lispectoriana sendo este seu ltimo romance, escrito nos seus ltimos momentos de vida. Morte que aparece aqui j como uma certeza: h anos Clarice Lispector estava acometida de cncer
O que me separa do mundo a minha futura morte. A morte ser o meu maior acontecimento individual: a pessoa se despe de si mesma para morrer sozinha de si. A morte uma atitude bblica. E sem histria discursiva: ela um instante. Morrer-se de uma vez s. A parada do corao no dura nada. a mais nfima frao de um segundo. (LISPECTOR, 1999, p.153)

Artistas do teatro da vida, assim Clarice denominava cada vivente. Clarice Lispector tambm nos momentos finais de seu livro, e de sua vida, revela suas angstias mais uma vez.
Ento sonhei um sonho to bom: sonhei assim: na vida ns somos artistas de uma pea de teatro absurdo escrita por um Deus absurdo. Ns somos todos os participantes desse teatro: na verdade nunca morreremos quando acontece a morte. S morremos como artistas. Isso seria a eternidade? (...) No pense que escrevo aqui o meu mais ntimo segredo pois h segredos que eu no conto nem a mim mesma. E no s o ltimo segredo que no revelo: h muitos segredinhos primrios que eu deixo que se mantenham em enigma. Entrego-me ao doce convvio da eternidade. Mas esta eu no sei se mereo (LISPECTOR, 1999, p.155).

Assim como no fundo de cada ser humano, Clarice Lispector temia seu fim, a morte de sua carne. ngela, personagem que tambm est morrendo aos poucos com o desfecho de sua histria demonstra possveis inquietaes lispectoreanas: Na hora de minha morte que que eu fao? Me ensinem como que se morre. Eu no sei. Diante da morte, Clarice no entrega os pontos, e afirma que a grandiosidade da vida lanar-se lanar-se at mesmo na morte. (LISPECTOR, 1999, p.157) Clarice se lanou, e como dissera algumas vezes o clmax de minha vida ser a morte (LISPECTOR, apud BORELLI, 1981, p. 65) e indiscutivelmente mesmo com sua morte carnal Clarice Lispector vive em esprito e nos espritos sedentos por viver e por descobrir quem so em seu interior. Apesar de se mostrar em suas obras, era uma simples amostra e como tal no nos mostrou por completo a Clarice. Descobrir que mistrios tem Clarice um frtil caminho a se percorrer: Viver o meu cdigo e o meu enigm a. E quando eu morrer serei para os outros um cdigo e um enigma (LISPECTOR, 1999, p.154). Clarice Lispector ainda nos enigma.

19

CONSIDERAES FINAIS

Aps este breve rastro da obra Clarice Lispector, constatamos que o trao biogrfico uma marca recorrente na construo da escrita literria lispectoreana, soando este como linha condutora dos seus textos, nos quais vo sendo desferidos estilhaos do eu. Na nossa compreenso viver e escrever para Clarice Lispector acomoda um processo unvoco de busca pelo autoconhecimento. O mundo ficcional lispectoreano se apropria do mundo digamos real, da sua vida, transversalmente a um pacto biogrfico nem sempre autorizado pela escritora, porque sabemos que muito tambm se diz na fico revelia daquele que escreve, e Clarice vez por outra afirmava em alguns de seus escritos que no era autobiogrfica, como j colocamos. No nosso modo de ver Clarice Lispector faz exatamente o que Gomes aponta quando trata do indivduo singular. O indivduo singular ou em busca de uma singularidade aquele que busca sua liberdade e este princpio de liberdade guarda a ideia de indivduo singular, ao mesmo tempo nico em relao a todos os demais e mltiplo no que diz respeito a seus papis sociais e possibilidades de realizao pessoal. (GOMES, 2004, p.12) Concordamos com Gomes, quando esta afirma que a noo de verdade numa escrita de si se amplia sem necessariamente ser factual, objetiva e submetida prova. O que podemos conceber que a verdade do indivduo se reinventa, pois o que a baliza a sinceridade. A possibilidade de lermos um texto literrio acreditando na verdade do que o autor nos quis passar sobre si, sobre seu tempo sobre os outros homens. Esta documentao de produo do eu nortea-se pela busca de um efeito de verdade como a literatura tem designado que se exprime pela primeira pessoa (C.L) do singular que traduz a inteno de revelar dimenses ntimas e profundas do indivduo que assume sua autoria Poderamos tranquilamente dizer como Gomes que Clarice Lispector elabora Um tipo de texto em que a narrativa se faz de forma introspectiva, de maneira que nessa subjetividade se possa assentar sua autoridade, sua legitimidade como prova. Assim, a autenticidade da escrita de si torna-se inseparvel de sua sinceridade e de sua singularidade (GOMES, 2004, p. 15). Acreditamos que assim como outros autores, aqui estou pensando em Jorge Amado e Machado de Assis, Clarice Lispector possivelmente tambm cria Um tipo de discurso que produz uma espcie de excesso de sentido do real vivido pelos detalhes que pode registrar, pelos assuntos que pode revelar e pela linguagem intimista que mobiliza (GOMES, 2004, p. 15). As obras de Clarice Lispector so um vasto terreno a ser explorado e possibilitam para si vrias leituras de desvelamento.

20

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARANHA, G. B. A Histria renovada: a emergncia de novos paradigmas. In: Revista de Histria Saeculum. UFPB. Jan./ Dez./ 1998/1999. BORELLI, O. Clarice Lispector: Esboo para um possvel retrato. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. CHARTIER, R. beira da falsia: a histria entre certezas e inquietudes. Trad. Patrcia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS, 2002. FERREIRA, A. C. Histria e literatura: fronteiras mveis e desafios disciplinares. So Paulo: UNESP, 1996. FOUCAULT, M. O que um Autor? So Paulo: Vegas Passagens, 1992.

GOMES, . de C.(org). Escrita de si, escrita da Histria. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

LEJEUNE, P. O pacto autobiogrfico: de Rousseau Internet. Traduo Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Ins Coimbra Guedes Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. LISPECTOR, C. Um Sopro de Vida. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

________, C. A cidade sitiada. Rio de Janeiro: Rocco, 1998a

________, C. gua Viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998b.

________, C. Onde estivestes de noite?. Rio de Janeiro: Rocco, 1998c

MANZO, L e MONTERO, T (org). Clarice Lispector - Outros Escritos. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. MIRANDA, A. Clarice Lispector: o tesouro da minha cidade. Rio de Janeiro: RelumeDumar, Prefeitura, 1996. OLIVEIRA, C. B. de. Fnix das palavras. In: Discutindo Literatura. Ano 3. N14, 2007.

21

OLIVEIRA, C. F. de. Histria e Literatura: Relao dos sentidos e Possibilidades. In: VASCONCELOS, J; G. & MAGALHES JNIOR, A. G. (org). Linguagens da Histria. Fortaleza: Imprec, 2003. PESAVENTO, S. J. Histria & Histria Cultural. Belo Horizonte: Autntica, 2006. SABINO, F. Cartas perto do corao. Fernando Sabino Clarice Lispector. 4 ed. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 139 (Washington, 21 setembro 1956, sexta-feira.). SOUZA, S. F. de. O pincel e a pena em Clarice. In: SOUBBOTNIK, Olga Maria Machado Carlos de Souza (org). O corpo e suas fic(xa)es. Vitria: PPGL/MEL, 2007. VIANNA, Lucia Helena. Tinta e sangue: o dirio de Frida Kahlo e os quadros de Clarice Lispector. Revista de Estudos Femininas. V. 11, n 1. Florianpolis, Janeiro de 2003. WHITE, H. As fices da representao factual: tpicos do discurso. So Paulo: EDUSP, 1994.

22

AGRADECIMENTOS

A solido, vez por outra, insiste em ser o meu cigarro. Um vcio. Ser s prejudicial sade. Preciso consumir a companhia de gente, de gente que me faa bem... Gosto muito das pessoas por egosmo: que elas se parecem no fundo comigo. Queria pr em palavras todas as sensaes da minha alma diante de um momento to faiscante. Parece-me difcil. E o . Mas estou respirando e a nsia, e a angstia esto perto de acabar... De sfrega estou passando tranquilizada. A vida uma Odissia, cheia de obstculos, cheia de peripcias. Um dia chegamos enfim ao destino esmerado! Agradeo primeiramente por estar viva e tentar fazer da vida uma felicidade a ser desfrutada. J ouvi dizer que a felicidade feita de momentos: este mais um momento do meu mosaico Felicidade. Sou um corao batendo no mundo, apenas um. Mesmo aparentar ser amalgamada com a solido eu precisei/preciso de muitos coraes batendo no mundo. De um corao maior veio o meu, minha mainha, Artemia agradeo por ter este to grande corao. Um coraozinho eu senti bater dentro de mim alm do meu velho corao. Pasmem: no era apenas um corao, era uma vida inteira, era a multiplicao do meu eu. Agradeo a meu filho Thiago por ser meu companheiro de puro corao. No mbito acadmico a gente pode levar um pensamento negativo atravs do qual pensamos ser um espao para insensibilidade. Que engano o meu! Eu senti o calor de diversos coraes que pulsam, em ritmos diferentes mais pulsam. Ah o corao! Ele cisma, ele tem coisas de simpatia. Eu senti simpatia por alguns coraes. Agradeo aos professores Iranlson, Keyla, Herry, Giuseppe, Silvia, Cladia por fazerem seus fortes coraes pulsarem um pouco das suas seivas no meu corao. Nasci numa sexta-feira 13, e tenho a sensao que isso me deu sorte boa na vida. Deparei-me com dois coraes, vastos coraes. Agradeo pela competncia profissional a professora Kyara. Agradeo a tambm competente com ares de doura professora Manuela. Grata por todas as orientaes que s me fizeram crescer. Descobri que o doce corao de Man virginiano como o meu. E coincidentemente do mesmo dia do meu tambm orientador. Da entendi as afinidades dos coraes. Agradeo ao professor Clarindo por sempre acreditar em mim e pelo corao indescritvel. Fico extasiada, pois vejo vrios coraes pulsando. Eles so de um colorido mpar. Eles so de meus amigos e colegas: Sunara, Bad, Leo Lacerda, Davison, Leo Alves,

23

Rosicleide, Alanny, Erilane, Isaias, Ebenezer, Rosane, Laudenira, Martinha, Sunio, Elys, Dario, Jamerson, Luana, Goretti, Severino, Maracaj, Incio, Crislito, Gilmar, Sandra, Carlos, Adele. Agradeo a estes e outros tantos coraes que fizeram a minha vida ficar cheia de cor. Atravs de um corao, passei a dar outras matizes a meu corao. Sem se conter esse corao ousou adentrar na caverna obscura onde jazia o meu corao. Tive espasmos, no nego. Mas depois relaxei. No sei exprimir o que no exprimvel. Mas eu senti, eu entrei em contato, e acho que consegui tocar seu corao, pois o meu corao j tocou. Agradeo Clarice Lispector por ser um corao inspirador. Uma das coisas que aprendi que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes o prprio apesar de que nos empurra para a frente. Apesar de tantos eus cindidos em mim me, mulher, professora, estudante, funcionria pblica, dona-de-casa entre outras mesmo assim eu fui luta e apesar de tanta correria na minha existncia consegui dar um passo mais a frente. Peo a Deus que do fundo do corao nos abenoe, agradeo a Ele por isso!

Potrebbero piacerti anche