Sei sulla pagina 1di 2

O bem de famlia, segundo Caio Mrio da Silva Pereira, uma forma de afetao de bens a um destino especial que ser

er a residncia da famlia, e, enquanto for, impenhorvel por dividas posteriores sua constituio.1 A coisa afetada, no tem alterao em sua natureza, continua ser propriedade do beneficirio, mas adquire a qualidade de bem de famlia quando atingida por uma finalidade que ao mesmo tempo condio: ser o domicilio da famlia. Esse o entendimento de Carlos Roberto Gonalves, que considera o bem de famlia um direito, no se confundindo com o imvel residencial sobre o qual reside. 2 No Brasil, temos duas modalidades de bem de famlia, o voluntrio e o legal. O primeiro o previsto no artigo 1.711 do Cdigo Civil e prev que os cnjuges, ou entidade familiar estabeleam, no cartrio ou por testamento, que at um tero de seu patrimnio seja definido como bens de famlia. O bem de famlia legal aquele institudo pela Lei 8009/1990, imposto pelo estado, com fins de defesa da entidade familiar. A finalidade de se constituir esse direito tornar o lugar mais importante para uma famlia, impenhorvel, muitas vezes defendendo o direito de pessoas mais fracas dentro de uma relao, como os filhos menores, constituindo isso, exceo ao principio do direito obrigacional, de que o patrimnio do devedor responde por suas dividas frente aos credores. O bem de famlia voluntrio subsidirio ao legal, que impe em seu artigo 1:
Art. 1 O imvel residencial prprio do casal, ou da entidade familiar, impenhorvel e no responder por qualquer tipo de dvida civil, comercial, fiscal, previdenciria ou de outra natureza, contrada pelos cnjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietrios e nele residam, salvo nas hipteses previstas nesta lei

Portanto, temos como regra a impenhorabilidade do bem de familia, assim definido como o imvel onde reside a entidade familiar, salvo as excees previstas na prpria lei 8009/1990. A hiptese mais importante, que afasta a qualidade de bem de familia, a prevista no Art. 3, inciso VII, que foi includo pelo artigo 82 da lei do inquilinato e prev que a penhorabilidade no oponvel se o processo for decorrente de fiana prestada em contrato de locao. Para Silvio Capanema de Souza, essa iniciativa tomada pelo legislador era necessria, pois, em suas palavras:
1 2

PEREIRA, Caio Mrio da Silva, Instituies de direito civil, v. 5, p; 557-558. GONALVES, Carlos Roberto, Direito Civil Brasileiro, V. 6, p. 674.

A nova exceo, acrescida ao artigo 3 da Lei n 8.009, se impunha, no interesse do mercado, pois estava se tornando quase impossvel o oferecimento da garantia da fiana, j que raramente o candidato locao conseguia um fiador que tivesse, em seu patrimnio, mais de um imvel residencial.3

A lei do inquilinato comentada. 5 edio. Rio de Janeiro: GZ, 2009, p. 390)

Potrebbero piacerti anche