Sei sulla pagina 1di 4

Filosofia A origem da filosofia A palavra Filosofia de origem grega. composta por philos e sophia.

a. Philos significa amizade, amor, enquanto Sophia significa sabedoria. Podemos dizer que filosofia quer dizer amor sabedoria e fil sofo aquele que tem amizade ao saber, o amigo do saber, aquele que preza o conhecimento. A filosofia nasceu da vontade do homem entender melhor a natureza, entender melhor o mundo e os seus problemas. !asceu da refle"#o sobre a vida. O que a filosofia? A filosofia nasceu da vontade do homem entender melhor a natureza, entender melhor o mundo e os seus problemas. !asceu da refle"#o sobre a vida. Filosofia pensamento, indaga$#o, intrigar%se, interrogar%se, colocar%se no lugar do outro, querer saber, ter curiosidade. A filosofia n#o a posse da verdade, mas sim a busca dela, a filosofia uma atitude constante daquele que procura ser s&bio. A filosofia uma atividade que incide no mundo e em n s pr prios. A filosofia n#o espec'fica de uma idade, tanto filosofam os velhos como os novos. A procura dos velhos o re(uvenescimento e a procura dos (ovens a seguran$a, int)emporal, uma atitude praticada pelo *omem desde que este *omem capaz de pensar. A filosofia cuidar da alma, um meio de adquirir a felicidade. uma atividade de questionar o real e as evid+ncias. A estranheza aquilo que vai levar o *omem a filosofar. ,stranhar espantar%se e o espanto o inicio da filosofia. O espanto e a origem do filosofar Foca e torna mais n'tido o problema que nos espantou, Provoca e incomoda o *omem -porqu+./ P0e o *omem a pensar, dei"a de ser um problema vulgar e torna%se e"traordin&rio.

1e facto, devido ao seu espanto que os homens come$am a filosofar, isto v&lido tanto para os homens de ho(e, como para aqueles que primeiro se dedicaram filosofia. ,stes espantaram%se de in'cio com as dificuldades mais bvias e, depois, avan$aram a pouco e pouco e levantaram problemas sobre assuntos mais importantes, tais como os fen menos da lua, do sol e das estrelas e, tambm, acerca da origem do 2niverso. , um homem que se sente confundido e se espanta considera%se ignorante. Sendo assim, uma vez que eles filosofavam para fugirem ignor3ncia, evidente que perseguiam o saber simplesmente para conhecer e n#o com um qualquer fim utilit&rio.

Atitude e disposio filosficas Atitude questionar e duvidar 1isposi$#o criticar e organizar5estruturar e ordenar Objetivos da filosofia A descoberta de si A procura do sentido de vida A forma$#o das personalidades e do car&ter A aprendizagem da arte de viver 6 desenvolvimento do pensamento l gico e discursivo e do pensamento meditativo, ou se(a, encontrar respostas para as nossas inquieta$0es, at mesmo para as nossas ideias mais b&sicas A Filosofia assim inevit&vel, pois n#o mais do que a procura sistem&tica s perguntas mais simples 7 mesmo acerca da pr pria filosofia.

A filosofia em comparao com outros saberes Filosofia 6b(eto Arte Religio 6 sagrado -a divindade/ Ci ncia 6 S,9 dividido em partes :todo ;nterroga$#o e refle"#o, origina respostas diversas 9esposta >inguagem Sub(etiva <orrente e cuidada Sub(etiva Pl&stica Sub(etiva :etaf rica <riatividade e imagina$#o ;nterroga$#o, refle"#o e ora$#o 9igorosos -uma =nica resposta/, e"perimental 6b(etiva :atem&tica, l gica e simb lica 6b(etivos Procurar compreender a e"ist+ncia atravs da l gica e raz#o A filosofia e a ci+ncia, sendo saberes distintos, t+m, contudo, muitas caracter'sticas em comum@ ambas s#o saberes racionais e, portanto, op0em%se ao senso comum. ?anto a filosofia como a ci+ncia s#o saberes antidogmticos e assentam na problematiza$#o. <ontudo, a forma como colocam os problemas muito diferente@ a ci+ncia s coloca problemas que possam ser investigados atravs da e"peri+ncia -observa$#o e5 ou e"perimenta$#o/, enquanto que a interroga$#o filos fica n#o conhece limites. ?anto a filosofia como a ci+ncia s#o saberes metdicos, mas enquanto que na ci+ncia todos os cientistas, dentro de uma mesma &rea, seguem o mesmo mtodo, em filosofia cada fil sofo tem um mtodo adaptado s suas prefer+ncias pessoais e sua vis#o do mundo. 6 saber cient'fico, por ser ob(etivo, confirmvel, ao passo que os enunciados da filosofia s podem ser fundamentados atravs da argumenta$#o e s#o ob(eto de debate constante. Agradar ?ranquilizar o *omem atravs da cren$a -irracional/ ,"plica$#o fundamentada

6 S,9 -tudo o 6 S,9, tal como que /, e"iste para o artista

*& ainda um ponto em que a filosofia e a ci+ncia divergem@ a rela$#o com o seu passado. Para a ci+ncia o passado est& morto, constitui uma hist ria de teorias ultrapassadas que, se bem que tenham sido importantes enquanto apro"ima$0es s teorias atualmente em vigor, (& nada t+m de verdadeiro. !o caso da filosofia (& n#o assim@ o passado continua a dar sentido ao presente, pois o que os fil sofos pensaram nas pocas anteriores continua a ter atualidade, continua a fazer sentido, quanto mais n#o se(a devido radicalidade da sua problematiza$#o e originalidade das suas respostas.

Potrebbero piacerti anche