Sei sulla pagina 1di 2

A mandioca uma planta originria da Amrica do Sul, provavelmente da Amaznia, cultivada desde o descobrimento do Brasil pelos indgenas que

e j a processavam. Hoje, explorada em todo o territrio nacional, em todos os pases sul e centro-americanos, nas Antilhas, e em outras regies do mundo de clima tropical e subtropical. Conhecida como aipim, macaxeira ou po de pobre, suas razes so a parte mais importante. De casca rugosa marrom e polpa branca ou amarela, uma planta muito verstil e de ampla utilizao, tanto na alimentao humana e animal, como para uso na indstria. Rica em amido, constitui um alimento energtico para mais de 500 milhes de pessoas no mundo, sobretudo nos pases em desenvolvimento, onde cultivada por pequenos agricultores, em reas reduzidas e com baixa produtividade. Alm do amido, contm razoveis teores de vitaminas do complexo B, principalmente a Niacina, que estimula o apetite, promove o crescimento e conserva a sade da pele. Sais minerais como o Clcio, o Fsforo e o Ferro, que participam da formao dos ossos, dentes e sangue, tambm esto presentes nessa raiz.

Conhecida como aipim, macaxeira ou po de pobre, suas razes so a parte mais importante. De casca rugosa marrom e polpa branca ou amarela, amplamente utilizada na alimentao e na indstria. Apesar do Brasil ser o segundo maior produtor mundial, com 12,7% do total, sua produtividade mdia baixa, somando 11,5 t/ha, o destaque do estado de So Paulo, com 23t/ha. Observa-se uma grande diferena no desempenho da cultura entre as regies brasileiras, o que explicado, principalmente, pelos sistemas de manejo inadequados, pela pouca orientao para o mercado e por causa da baixa ou da alta produtividade das variedades cultivadas. A regio Nordeste, tradicionalmente, caracteriza-se pelo sistema de policultivo, ou seja, mistura de mandioca com outras espcies alimentares de ciclo curto, principalmente feijo, milho e amendoim. A mandioca apresenta uma srie de vantagens em relao a outros cultivos, tais como: fcil propagao, elevada tolerncia a longas estiagens, rendimentos satisfatrios mesmo em solos de baixa fertilidade, pouca exigncia em insumos modernos, potencial resistncia ou tolerncia a pragas e doenas, elevado teor de amido nas razes, boas perspectivas de mecanizao, do plantio colheita, sem grandes perdas na matria seca. Permite, tambm, consrcio com inmeras plantas alimentcias e indstrias.

Nas indstrias, apresenta grande variedade de usos, como a farinha e a fcula. Pensando em melhorar a condio do cultivo da mandioca e mostrar que, com o uso de tecnologia, essa cultura pode ser um bom negcio, permitindo altos rendimentos, com baixo custo e pouco risco, o CPT Centro de Produes Tcnicas elaborou o curso Cultivo de Mandioca no qual voc estar recebendo informaes da professora Dr. Marney Pascoli Cereda da UNESP Botucatu e pesquisadora do CERAT Centro de Razes e Amidos Tropicais. A mandioca de mesa comercializada, na maior parte, na forma in natura. No entanto, o mercado de mandioca minimamente processada, pr-cozida e congelada, ou na forma de snack, est em crescimento. Nas indstrias, apresenta grande variedade de usos, sendo a farinha e a fcula os produtos mais importantes. A fcula e seus derivados so utilizados na alimentao humana ou como insumos em indstrias diversas, como de alimentos embutidos, embalagens, colas, minerao, txtil e farmacutica.

Leia mais: http://www.cpt.com.br/artigos/cultivo-mandioca-versatil-alimentacaohumana-animal-industria#ixzz2ILc58XVH

Potrebbero piacerti anche