Sei sulla pagina 1di 5

Minha parte

Conforme pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justia (CNJ) em 2010, cerca de de 4,5 mil detentos esto internados em todo o pas, distribudos em pelo menos 23 hospitais psiquitricos. De acordo com a mesma pesquisa, o pas apresentava aproximadamente 474 mil presos no mesmo ano. Mesmo sendo um nmero alarmante, a deficincia no investimento de melhorias prisionais no pas, tanto em prises regulares quanto em hospitais de custdia especfica para deficientes mentais e usurios de drogas faz com que muitos presos que sofrem distrbios psiquitricos/psicolgicos cumpram suas penas em meio aos demais detentos. De acordo com a legislao do Brasil e com o que j foi apresentado em nosso trabalho, aqueles que cometeram crimes devido a doenas mentais ou sob uso de drogas deveriam, em tese, ser encaminhados para hospitais de custdia e tratamento psiquitrico, o que na prtica nem sempre ocorre justamente pela falta de vagas nos ditos estabelecimentos. Em face a crimes de extrema brutalidade, sempre nos perguntamos se o agente realizou-os em s conscincia. No Brasil,temos exemplos de crimes brbaros que chocaram a opinio pblica. Alguns so atos isolados, esparsos. Outros parecem sersomente uma pea de um quebra-cabeas de condutas repetidasdo agente, que muitas vezes levam anos para serem encaixados pela polcia e formarem algum sentido, como o caso dos assassinos em srie. Dentro destes, no nosso pas, eis alguns exemplos: Francisco de Assis Pereira, o manaco do parque, em So Paulo; Marcelo Costa de Andrade, conhecido popularmente como o vampiro de Niteri, no Rio de Janeiro; Adriano da Silva, o monstro de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul; Jos Paz Bezerra, o estrangulador do Morumbi, de So Paulo (que, aps cumprir sua pena de 30 anos, est solto); Anestor Bezerra da Silva, o matador de taxistas; dentre outros. No momento dos mesmos conhecerem suas penas, aps o andamento do processo judicial, fica a dvida: o criminoso estava so quanto cometeu o(s) delito(s)? Apresenta(va) algum distrbio mental? Estava sob efeito de drogas ou lcool? E os sociopatas e psicopatas, que muitas vezes tm rotinas normais, inteligncia acima da mdia e vidas organizadas: devem ser encarcerados como presos comuns ou devem ser encaminhados a hospitais psiquitricos atravs de medida de segurana?

A inaptido social, a ausncia de identificao moral com a sociedade, a falta de compaixo frente aos outros, a vontade de fazer-lhes mal, a excitao sexual em causar-lhes dor, etc. podem ser consideradas uma forma de patologia e, portanto, tornar as pessoas mencionadas acima inimputveis diante da lei penal? Para que esta determinao seja feita, o juiz conta com o auxlio fundamental do laudo pericial. Idealmente, todo ano deveria ser realizada uma reavaliao do detento, que continua internado enquanto sua periculosidade persistir. Dentre os que cometeram atrocidades e foram considerados inimputveis, cumprindo, assim, suas respectivas penas em locais especiais, escolhemos trs sujeitos.

Trs criminosos famosos inimputveis Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niteri.

O primeiro j foi inclusive citado neste trabalho, e Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niteri. Conforme informaes obtidas via internet, entre os anos de 1991 e 1992 cometeu 14 assassinatos. Na poca em que foi descoberto tinha apenas 23 anos, e sua conduta tpica era a de violentar e matar meninos de at 13 anos. Admitiu ter bebido o sangue de algumas de suas vtimas, e alguns dos meninos foram encontrados sem o corao e decapitados. Marcelo teve uma infncia difcil, e segundo disse, foi violentado por um vizinho na favela da Rocinha, Rio de Janeiro, quando tinha apenas 10 anos. Aos 14 anos saiu de casa e passou a prostituir-se nas ruas do Rio de Janeiro. Retornou para casa aos 16 anos, e dizem que tentou violentar seu irmo mais novo. Nesta mesma poca empregou-se como entregador de panfletos e passou a frequentar cultos da igreja evanglica Universal do Reino de Deus. Ao ouvir as pregaes, entendeu que at os 13 anos as crianas eram puras e, se morressem, iam diretamente para o cu. Neste momento talvez j estivesse enquadrando seu comportamento em justificativas, mesmo que de forma inconsciente e deturpada. O seu primeiro deslize, que o levou a polcia, foi deixar uma de suas vtimas escapar com vida. Conheceu dois irmos pequenos, Altair e Ivan Abreu, sendo que o ltimo foi violentado e morto na frente do primeiro. Altair, porm, conseguiu escapar e, ao voltar para casa, seus pais procuraram a polcia a fim de procurar o pequeno Ivan e denunciar Marcelo, que foi preso na frente de seu trabalho, no Bairro de Copacabana. Inicialmente, Marcelo assumiu responsabilidade somente pela morte de Ivan. O que levou-o a confessar os outros treze crimes foi o depoimento de sua me, dona Sonia Andrade, que contou a polcia do desequilbrio mental do filho, da tentativa de estupro ao irmo mais novo e, alm disso, apresentou aos policiais uma faca ensanguentada que Marcelo mantinha em casa. Diante das evidncias, assumiu a autoria do assassinato de 14 meninos. Foi considerado inimputvel (*procurar laudo na internet*), internado no hospital psiquitrico Heitor Carrillo, de onde fugiu em janeiro de 1997, masfoi recapturado aps 12 dias em Guaraciaba do Norte, no Cear, local onde viveu durante algum tempo de sua infncia. Atualmente vive em recluso no hospital psiquitrico Henrique Roxo, no Rio de Janeiro.

Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho

Conforme informaes, Francisco Costa Rocha matou e esquartejou sua primeira vtima em 1966. Foi preso e, por bom comportamento, liberado 8 anos depois. A moa chamava-se Margareth Suida, era austraca e uma bailarina. Foi estrangulada e, aps, retalhada em pedaos. Questionado sobre o porqu de t-la matado, disse que a mesma parecia com a sua me. Em 1976 tornou a matar; desta vez a moa chamava-se ngela Souza da Silva e era garota de programa. Foi assassinada e seu corpo foi retalhado em vrios pedaos com faca, serrote e canivete, para depois ser colocado dentro de uma mala de viagem. A frieza dos seus crimes espantou a opinio pblica. Alm disto, as fotos dos corpos das vtimas aps o esquartejamento foram publicadas, gerando na populao medo e repulsa. Francisco foi considerado inimputvel; sua pena extinguiu-se em 1998, aps cumprir 22 anos, mas o mesmo segue internado na Casa de Tratamento de Taubat porque seus problemas psiquitricos persistem. Em 2010 foi submetido a nova avaliao, mas de acordo com o laudo, Francisco incapaz de viver em sociedade sem voltar a cometer crimes.

Roberto Aparecido Alves Cardoso, o champinha

Outro crime que chocou a opinio pblica pela alta dose de violncia e porque foi cometido por um menor, o que reacendeu a discusso sobre a reduo da maioridade penal no Brasil. As vtimas foram Felipe Caff e Liana Friedenbach, um casal de namorados que foi acampar no incio de novembro de 2003. Champinha e seus comparsas capturaram ambos, mataram Felipe com um tiro na nunca, mas mantiveram Liana por quatro dias como refm dos criminosos. Neste perodo a violentaram e torturam repetidas vezes, at que Champinha levou-a at a mata e assassinou-a com 15 facadas. Champinha encontra-se preso h dez anos. Passou trs anos cumprindo medida socioeducativa na Fundao Casa, antiga FEBEM, pois cometeu o crime quando ainda tinha 16 anos. Os outros quatro comparsas, todos adultos, foram presos e condenados na justia comum. No final de sua medida socioeducativa, em 2006, Champinha foi reavaliado por psiclogos forenses do Instituto Mdico Legal de So Paulo e o diagnstico dos mesmos foi o seguinte: tem um transtorno de personalidade que o leva a cometer atos irracionais para ter o que deseja, sem dilema e sem culpa. Este laudo foi essencial para que se determinasse a interdio civil de Champinha, que atualmente reside em uma casa criada especialmente para seu caso, a Unidade Experimental de Sade, em So Paulo. Agora, dia 28 de novembro de 2013, Champinha passar por nova avaliao, para que se averigue se ele tem condies de voltar sociedade. De acordo com o Ministrio Pblico Federal, que pediu a reavaliao, a casa que atualmente abriga Champinha e mais quatro pessoas com situao semelhante a dele no serve a seu propsito ressocializador, nem fornece as condies necessrias para melhoria psquica dos internados. Champinha tambm aguarda o resultado do julgamento no STJ de um habeas corpus que conta com um laudo de 2008 do ncleo de Psiquiatria Forense da USP, onde diz que Champinha no possui problemas mentais. O problema que o mesmo laudo no garante de forma alguma que o sujeito em questo no tornar a cometer crimes.

(<http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/11/imagens-exclusivasmostram-como-champinha-vive-atualmente.html> dia 4 de novembro, as 13:31 horas).

Potrebbero piacerti anche