Sei sulla pagina 1di 55

Guia de instalao Pladur

Reabilitaes, remodelaes e obras pequenas


rebaixar o tecto

Trasdosado

futuro salo

Porta de acesso

Guia de instalao PLADUR


Reabilitaes, remodelaes e obras pequenas
Este guia oferece-lhe, passo a passo, as recomendaes e uso dos diferentes elementos que configuram os SISTEMAS PLADUR para levar a cabo remodelaes e reabilitaes em edifcios. A PLADUR coloca sua disposio todos os materiais e ferramentas necessrios para realizar o seu projecto de remodelaes, garantindo-lhe os melhores resultados em qualidade, acabamento e durabilidade. Em cada um dos seguintes pontos encontrar a informao inicial necessria para realizar revestimentos de parede, levantar divisrias ou montar tectos. E para qualquer consulta poder contactar o Servio de Apoio ao Cliente (902 023 323) e assim contar com a assessoria do Departamento Tcnico da PLADUR. Quem quer as mximas garantias utiliza a gama de produtos PLADUR. Visite-nos em www.reformaconpladur.com

Guia de instalao PLADUR


Reabilitaes, remodelaes e obras pequenas

Produtos

Placas Perfis Pastas Fita de juntas Acessrios

Produtos
PLACA PLADUR N
Descrio Placa na qual os seus componentes (gesso e celulose) so de composio standard. Apresenta a alma de gesso em cor branca, a face exterior que ser decorada em cor creme e a face oposta em cinzento-escuro. Placa base para todos os SISTEMAS PLADUR que no requerem especificaes especiais. Unidades de construo interior em geral e em todos os tipos de obras, tectos, isolamentos, remodelaes, decorao, etc.

Aplicao
Producto Certificado

PLACA PLADUR WA
Descrio Esta placa, graas ao tratamento hidrfugo da sua alma, diminui de forma considervel a sua absoro, tanto superficial como por imerso em gua, reforando assim a resistncia aco directa da gua nos diferentes SISTEMAS PLADUR. Divisrias de quartos de banho, vestirios, lavandarias, chuveiros colectivos, etc., em hospitais, hotis, colgios e nos edifcios pblicos em geral.

Aplicao
Producto Certificado

PLACA PLADUR TERM-N (XPE)


Descrio Aplicao Placa PLADUR transformada atravs da incorporao no seu reverso de um painel de poliestireno expandido do tipo III. Em unidades de revestimentos de parede directos interiores de paredes de fachadas em todos os tipos de obras.

PLACA PLADUR DECOR


Descrio So placas PLADUR de 10 mm de espessura pr-cortadas para incorporao nos Tectos em Quadrcula PLADUR. Estas placas tm um revestimento vinlico decorativo com diferentes texturas e cores. So especialmente indicadas para projectos de construo de carcter comercial ou empresarial: hotis, cinemas, centros comerciais, restaurantes, etc. So adequadas para criar ambientes relacionados com a actividade do espao (jardins de infncia, salas de jogo...).

Aplicao

Produtos

PLACA PLADUR TRILLAJE


Descrio Painel formado por duas Placas PLADUR tipo N de 10 mm de espessura unidas pelo seu reverso com uma placa de celulose especial em forma de favo de abelha que confere rigidez ao conjunto. A sua configurao especial confere aos painis de PLADUR Trillaje uma elevada resistncia. Em particular em unidades de obra pr-cortadas e de decorao, assim como estantes.

Aplicao

CANAL
Descrio Perfil em forma de U que forma a estrutura horizontal de divisrias e revestimentos de parede. Neles so encaixados os montantes. Formam a estrutura portante das divisrias, revestimentos de parede e tectos PLADUR.

Aplicao

MONTANTE
Descrio Perfil em forma de C utilizado como elemento portante em divisrias e revestimentos de parede ou tectos. A alma apresenta perfuraes de forma oval (70 x 28) que permitem a passagem de instalaes. As faces laterais vm estriadas e os seus eixos marcados, para facilitar a operao de aparafusar. Aplicao Formam a estrutura portante dos divisrias, revestimentos de paredes e tectos PLADUR.

MESTRA DE 70 x 30
Descrio Perfil em forma de mega utilizado em sistemas de tectos e revestimentos de parede semi-directos. A face em contacto com a placa apresenta um estriado, de modo a facilitar o aparafusamento. Formam a estrutura portante dos SISTEMAS PLADUR METAL, revestimentos de parede ou tectos semi-directos.

Aplicao

PERFIL T-47
Descrio Elemento portante determinante do plano nos tectos contnuos. A face de contacto com a placa apresenta um estriado contnuo e marcao de eixo de modo a colocar e aparafusar as placas facilmente. Forma a estrutura portante dos tectos contnuos PLADUR.

Aplicao

PERFIL TECTO EM QUADRCULA


Descrio Gama de perfis de ao galvanizado revestidos por uma lmina pr-lacada na sua parte exterior. A ligao e unio entre os perfis so asseguradas pelo seu sistema especial de montagem. O sistema cosido tem um puncionamento ou costura na alma do perfil que lhe confere uma maior resistncia. Est disponvel em diferentes cores: bege, branco, castanho, preto e metlico. Em falsos Tectos em Quadrcula PLADUR, especialmente indicados para obras ou zonas onde seja necessria uma manuteno contnua.

Aplicao

PERFIL TF-38
Descrio Foi desenhado para permitir uma instalao mais rpida e simples. A sua base estriada para facilitar o aparafusamento. A costura da alma confere resistncia e estabilidade. Especfico para instalao de tectos do sistema PLADUR TF. Recomendado para reas com um vo de 3,60 m.

Aplicao

ANGULAR LF-32
Descrio Facilita a modulao, reduzindo o tempo de instalao. Tem umas linguetas de 10 em 10 cm nas quais se encaixa o Perfil TF, sem necessidade de aparafusar. Especfico para instalao de tectos do sistema PLADUR TF. Recomendado para reas com vo de 3,60 m. um complemento obrigatrio dos perfis TF-38.

Aplicao

Produtos

PERFIL ANGULAR L A-24


Descrio Elemento de permetro determinante do plano nos tectos contnuos. A face de contacto com a placa estriada.

Aplicao

Forma a estrutura perimetral dos tectos contnuos PLADUR.

PASTA DE ADESO E ESPECIAL ISOLANTE


Descrio So as pastas indicadas para a execuo de revestimentos de parede directos e colagem de acessrios em SISTEMAS PLADUR. Pasta de adeso: colagem de placas PLADUR sobre suportes secos e preparados. Colagem de acessrios e remates. Pasta de adeso especial isolantes: colagem de placas PLADUR transformadas, com isolantes sobre suportes secos e impermeabilizados.

Aplicao

PASTA MULTI-USOS
Descrio Aplicao Funo de adeso e juntas num s produto. Em pequenas remodelaes para a colagem de placas PLADUR sobre suportes secos e tratamento de juntas.

PASTA PARA JUNTAS: ENDURECIMENTO, SECAGEM E PRONTA A USAR


Descrio Pastas de endurecimento lento/rpido: adequada para terminar juntas num dia, no indicada para tratamentos de juntas com mquina. Pasta de secagem normal: adequada para tratamentos mecnicos de juntas. Pasta pronta a usar: facilita o trabalho ao instalador ao vir pr-misturada com gua. Para o tratamento de juntas dos SISTEMAS PLADUR.

Aplicao

FITA DE JUNTAS
Descrio Aplicao Fita de papel kraft com tratamento impermeabilizante, microperfurado. Execuo de juntas entre placas.

FITA PROTECTORA DE ARESTAS


Descrio Aplicao Fita de papel kraft com tratamento impermeabilizante, microperfurado. Com duas lminas de ao galvanizado. Proteco das arestas vivas dos SISTEMAS PLADUR.

FITA DE REFORO
Descrio Aplicao Fita de rede de fibra de vidro auto-adesiva. Utiliza-se para pequenas reparaes e aplica-se unicamente com pasta de endurecimento.

JUNTA ESTANQUE
Descrio Aplicao Fita auto-adesiva de polietileno reticulado de clula fechada. Selagem das junes entre perfilaria perimetral e elementos de arranque do sistema.

Produtos

PARAFUSO PM
Descrio Aplicao Parafuso auto-perfurante com ponta de prego e cabea trombeta. Fabricado em ao de cementao, fosfatado e oleado. Adequados para aparafusar as placas aos perfis.

PARAFUSO MM
Descrio Aplicao Parafuso com ponta broca e cabea "gota de sebo", em ao cadmiado. Adequado para aparafusar os perfis entre si.

FORQUILHA T-47
Descrio Aplicao Pea pivotante e de encaixe concebida para a suspenso do perfil atravs da haste roscada nos Tectos Contnuos PLADUR. Tectos Contnuos TC-47.

PEA DE SUPORTE TR
Descrio Aplicao Pea em forma de L especialmente criada para o encaixe correcto nos perfis de Tectos em Quadrcula e no Tecto Fcil (TF). Utiliza-se para suspender os Tectos em Quadrcula com haste roscada e tambm em Tecto Fcil (TF).

ALAPO DE PLACAS DE ALUMNIO E ALAPO METLICO


Descrio Alapo de placas de alumnio: Elemento composto por um caixilho de alumnio de grande resistncia que suporta uma ou mais placas de PLADUR WA ou FOC, conforme a aplicao. Alapo metlico: Elemento fabricado em ao galvanizado de alta resistncia, pintado em branco e com dobradia. Elementos que facilitam o registo interior das unidades PLADUR (tectos, revestimentos de parede e divisrias; pintados ou alicatados).

Alapo de placas de alumnio

Alapo metlico

Aplicao

Para mais informaes sobre a gama de produtos PLADUR, consultar en www.pladur.pt

Guia de instalao PLADUR


Reabilitaes, remodelaes e obras pequenas

Revestimentos de parede

Trasdosado directo Trasdosado semi-directo Trasdosado autoportante

Revestimentos de parede directo com transformados


Descrio
composto por placas transformadas PLADUR (na ilustrao PLADUR TERM-N (XPE)) de diferentes tipos e espessuras, recebidas directamente na parede suporte atravs de pasta de adeso especial isolantes.

Vantagens
Presena e estabilidade do isolamento asseguradas. Montagem rpida e simples. Diminuio do espao ocupado nas divises. Soluo tcnica que elimina as pontes trmicas habituais.

Tratamento de Juntas

Pasta de adeso especial isolantes PLADUR

Tira de poliestireno ou elemento elstico impermevel

Rodap

PLADUR TERM-N (XPE)

Revestimentos de parede directo com transformados

Instrues de montagem
1 Aps cortar a placa PLADUR TERM-N

40 cm

40 cm

(XPE) altura do solo ao tecto menos 1 cm ou 1,5 cm, aplicar punhados de pasta de adeso PLADUR formando uma quadrcula de 40 x 40 cm e colocando delimitadoras nas linhas superior e inferior de forma a ajudarem a obter planos perfeitamente alinhados que facilitaro a colocao de rodaps, tectos ou molduras.

2 Colocar as placas no topo na placa do


tecto e separadas do solo atravs de calos de placas de 1 a 1,5 cm.

Estes calos sero retirados uma vez seco o trabalho. Opcionalmente, preencher o espao deixado pelos calos com uma selagem elstica e impermevel ou de poliestireno.

Calo de madeira fixada parede de suporte

3 Introduzir um reforo de madeira entre

duas placas no caso de a altura solo/tecto ser superior a 3,60 m. A madeira dever estar tratada com um primrio anti-humidade.

4 Encaixe no canto.

5 O revestimentos de parede directo ser


feito cobrindo toda a parede do solo placa. Posteriormente sero feitos os tectos.

6 Quando o pavimento for executado

depois do revestimentos de parede PLADUR, necessrio prever a colocao de uma pelcula protectora (2 cm acima do solo terminado) que ser eliminada posteriormente.

Revestimentos de parede directo com transformados

Rendimento
Revestimentos de parede PLADUR TERM-N-XPE
Placa PLADUR TERM N-XPE Pasta de juntas PLADUR Fita de juntas PLADUR Pasta de adeso Especial Isolantes PLADUR

10 + 40
(m2) (Kg) (m) (Kg) 1,05 0,4 1,3 5,25

10 + 30
1,05 0,4 1,3 5,25

Caractersticas tcnicas
Revestimentos de parede PLADUR TERM-N-XPE
PLADUR TERM-N 10 + 30 PLADUR TERM-N 10 + 40

Altura mxima Espessura total(1) (m) (mm)


3,6 3,6 40 50

Isolamento trmico (2) (m2 K/W)


1,147 1,404

(1) - Considerando s o produto PLADUR TERM. (2) - Para se obter a resistncia total, h que somar a estes valores a resistncia trmica da parede suporte e resistncias superficiais.

Aplicao
Revestimentos de paredes de fachada. Revestimentos de paredes intermdias

Conselhos

ou elementos de separao vertical.


Revestimentos de divisrias para

Em zonas hmidas imprescindvel a aplicao de um primrio anti-humidade antes da aplicao do cimento cola ou da decorao. Nestes Sistemas, em geral, as instalaes que percorrem o seu interior devem localizar-se na parede, atravs do desgaste desta. A espessura a ter em conta para a colocao prvia de portas e janelas ser a soma da espessura total do painel com a espessura a utilizar de Pasta de Adeso, que nunca ser superior a 20 mm.

aumentar o seu isolamento, melhorar as suas propriedades ou por decorao.

Revestimentos de parede semi-directo PLADUR M-70 x 30


Descrio
Formado por uma estrutura base de mestras 70 x 30 firmemente fixadas parede, s quais se aparafusa uma ou vrias placas PLADUR de diferentes tipos e espessuras.

Vantagens
Placa PLADUR
Espessura do sistema reduzida. Instalao simples e rpida. Obra seca, sem desgaste. Qualidade de acabamento.

Fixao parede

Tornillo PM

Parede de tijolo

Rebocado

Mestra PLADUR

Mestra Delimitadora (contnua)

Revestimentos de parede semi-directos PLADUR M-70 x 30

Instrues de montagem
1 Partimos de uma parede suporte com

uma impermeabilizao, alisamento e nivelamento correctos. O primeiro passo ser realizar a implantao para a qual dever identificar-se, por um lado, no cho e tecto, o plano da perfilaria onde iro aparafusar-se as placas, e em todo o paramento, a localizao das mestras, segundo a modulao escolhida (400 ou 600 mm).

2 Na zona inferior e superior da parede

suporte, colocar-se-o umas peas delimitadoras para assegurar o plano e conseguir um perfeito acabamento ao colocar os rodaps e perfis perimetrais de tectos. Utilizar-se- uma fixao adequada parede base, ao peso do sistema e s cargas que dela sero suportadas. As separaes mximas entre fixaes das mestras parede sero de 600 mm.

3 De seguida, colocar-se-o as mestras


em funo da modulao escolhida, 400 ou 600 mm.

400 600 mm 400

600 mm

de 4 Aparafusar a placa estrutura base

25 cm

mestras, com parafusos PLADUR PM (a cada 25 cm), colocando-a topo-a-topo com o tecto, deixando uma distncia entre o solo e a base da placa de 1 cm ou 1,5 cm, podendo ajudar a utilizao de calos ou pequenos pedaos de placa. Aconselhamos a colocao de material isolante no seu interior.

Caso se opte por um revestimentos de parede semi-directo mltiplo (2 placas ou mais), necessrio um especial cuidado ao colocar as placas a mata-juntas relativamente placa j colocada. necessrio ter em conta que, ao ter um maior nmero de placas, o parafuso deve ter o comprimento adequado para essa espessura e deve ser sempre aparafusado estrutura metlica.

Revestimentos de parede semi-directos PLADUR M-70 x 30

Rendimento
Revestimentos de parede semi-directo PLADUR M-70 x 30 Placa PLADUR 15 Pasta de juntas PLADUR Fita de juntas PLADUR Mestra Parafuso PLADUR PM 3,5 x 25 mm Fita protectora de arestas Material isolante (m2) (Kg) (m) (m) (un) (m) (m2)

1 Placa Modulao 400 Modulao 600 1,05 0,4 1,3 3,4 20 0,15 1,05 1,05 0,4 1,3 2,6 14 0,15 1,05

Caractersticas tcnicas
Composio
MESTRA M-70 x 30/13 MESTRA M-70 x 30/15

Placas
1 x 13 1 x 15

Peso (1) Distncia entre fixaes (m) (Kg/m2) 400 600 400 600
12 14 -13,5 1,6 1,6 1,5 1,5

Cmara mnima (mm)


30 30

Isolamento trmico (2) (m2 K/W) com LV


0,885 0,893

(1) - O Isolamento est includo no peso. (2) - Para se obter a resistncia total, h que somar a estes valores a resistncia trmica da parede suporte e as resistncias superficiais. Clculos realizados com l mineral de 30 mm de espessura e =0,036 W/m.k

Aplicao

Conselhos

Revestimentos de parede nos quais seja necessria uma determinada espessura para passar instalaes de densidade mdia. Revestimentos de paredes de fachada ou elementos verticais de separao com as seguintes caractersticas: - com acabamento deficiente, que no garanta a correcta aderncia da pasta de adeso. - com necessidade de criar cmaras arejadas para a ocultao temporria de humidades ou eventual aparecimento das mesmas.

A parede suporte deve estar nivelada e plana; caso contrrio, os eventuais desnveis passaro para o revestimento de parede. Os parafusos PM a escolher devero ter um comprimento igual espessura das placas a aparafusar mais 10 mm (mnimo).

Revestimentos de parede autoportante


Descrio
Composto por uma estrutura autoportante base de elementos verticais (montantes) e horizontais (canais) de diferentes larguras, contraventados ou no parede suporte, ao mesmo tempo que se aparafusa uma ou mais placas PLADUR de diferentes tipos e espessuras.

Vantagens
Pode reformar-se qualquer tipo de parede: irregular, etc. Montagem rpida e simples. Obra seca, sem desgaste. As instalaes ficam ocultas na cmara que se forma com a parede. Admite qualquer decorao tradicional. A sua composio permite obter diferentes nveis de isolamento acstico e

trmico, em funo das necessidades de cada caso.


Proteco contra o fogo.
Canal superior

Junta estanque

Tornillo MM Reforo Montante

25 cm

Montagem Jamba Canal inferior

Junta estanque

Revestimentos de parede autoportante

Instrues de montagem
1 Instalar os canais PLADUR superiores e

inferiores, certificando-se de que esto a prumo. Sob ambos os canais colocar uma Junta Estanque PLADUR, tal como em todas as superfcies nos perfis que esto em contacto com as paredes.

2 Colocar os montantes encaixando-os nos


canais. Caso seja necessrio utilizar l mineral com barreira de vapor, esta colocar-se- contra a placa PLADUR ou pode utilizar-se directamente a placa PLADUR BV.

Os montantes que tiverem de ser fixados aos canais sero aparafusados com parafusos PLADURMM.

3 Cortar as placas PLADUR altura do

25 cm

solo ao tecto menos 1 ou 1,5 cm. De seguida, aparafusar com parafusos PLADURPM (a cada 25 cm). Colocam-se topo-a-topo no tecto. Caso seja necessrio, coloca-se um contraventamento entre o montante PLADUR e a parede suporte que servir de reforo.

4 Encaixe no canto.

5 Quando o pavimento for executado

depois do revestimentos de parede PLADUR, necessrio prever a colocao de uma pelcula protectora (2 cm acima do solo terminado) que ser eliminada posteriormente.

6 O revestimento de parede deve ser feito


cobrindo toda a parede do solo placa e os tectos PLADUR sero feitos posteriormente.

Caso se opte por um revestimento de parede autoportante mltiplo, necessrio um especial cuidado ao colocar as placas a mata-juntas relativamente placa j colocada. necessrio ter em conta que, ao ter um maior nmero de placas, o parafuso deve ter o comprimento adequado para essa espessura e deve ser sempre aparafusado estrutura metlica.

Revestimentos de parede autoportante

Rendimento
Revestimentos de parede PLADUR METAL Tipo de Montante Placa Pasta de juntas pronta a usar PLADUR Fita de juntas PLADUR Canal PLADUR 48 Montante PLADUR 46
1 placa 2 placa

61/600 (46) PLADUR 46 (m2) (Kg) (m) (m) (m) (m) (ud) (ud) (ud) (m2) (m) 1,05 0,40 1,30 0,95 2,33 1,72 15 3 1,05 0,15

76/600 (46) PLADUR 46 2,10 0,80 2,60 0,95 2,33 1,72 8 15 3 1,05 0,15

PLADUR 15

Junta Estanque PLADUR Tornillo PLADUR PM 3,5 x 25 mm Tornillo PLADUR PM 3,5 x 45 mm Tornillo PLADUR MM 9,5 mm L Mineral Fita Protectora de Arestas

Caractersticas tcnicas
Espessura total Placas Estrutura (mm)
59 (46)* 61 (46) 83 (70)* 85 (70)
(1) (2) *

Peso (1) (Kg/m2) 400 600 400 600 14 16 16 14 16 15 16 18 17 19 17 18

Altura limite (m)


4 4 10 10

Altura mxima (m) 400 600 400 600 1,9 2,7 1,7 2,4 2,6 2,8 2,4 2,7

1 x 13 1 x 15 1 x 13 1 x 15

Isolamento trmico (m2 K/W) com LV (2) 1,650


1,658 2,316 2,324

- O isolamento (l de vidro de baixa densidade) est includo no peso. - Alma com l de vidro. - Apenas em obra de reforma fora do mbito do CTE (Cdigo Tcnico da Edificao de Espanha).

Aplicao

Conselhos

Revestimentos de divisrias para aumentar o seu isolamento, melhorar as suas propriedades ou para decorao.

Em zonas hmidas recomenda-se a utilizao das placas PLADUR WA e da pasta PLADUR para juntas especial ambientes hmidos. Uma vez montado, recomenda-se evitar que haja contacto entre a parede e a perfilaria PLADUR. Os Revestimentos de parede nunca se executaro de forma contnua em duas vivendas consecutivas. A distncia mnima entre a parede e a perfilaria deve ser de 10 mm. Comprimento dos parafusos PM igual espessura das placas a aparafusar mais 10 mm.

Guia de instalao PLADUR


Reabilitaes, remodelaes e obras pequenas

Divisrias

Divisrias
Descrio
O Sistema de divisrias PLADUR Metal formado por uma estrutura de perfis de chapa em ao galvanizado de larguras diferentes base de elementos verticais (montantes) e horizontais (canais), de cada lado da qual se aparafusa uma placa PLADUR, de diferentes tipos e espessuras (tabique simples). No caso de se aparafusarem de cada lado da perfilaria duas ou mais placas PLADUR, passam a denominarse divisrias mltiplos. A alma da unidade deve incorporar material isolante.

Vantagens
uma soluo econmica e requer

menos tempo de execuo do que um sistema de divisrias tradicional. Obra seca, sem desgaste e montagem racional. As instalaes ficam ocultas na alma (interior) do divisria. Qualidade de acabamento. Admite qualquer tipo de decorao, pintura, telas, azulejos, etc. Em funo do sistema seleccionado, podemos obter diferentes nveis de isolamento acstico e trmico.

Canal PLADUR superior

Junta Estanque

25

cm

Montante de reforo Montante PLADUR

Junta Estanca

Instalaes Canal PLADUR inferior

Divisrias

Instrues de montagem
1 Instalar os canais PLADUR superiores

e inferiores, certificando-se de que esto "a prumo". Colocar Junta Estanque PLADUR em toda a superfcie da perfilaria em contacto com as placas e paredes.

2 Colocar os montantes PLADUR a cada

400 mm ou 600 mm (segundo a altura do divisria ou divisria seleccionado, ver quadro). Apenas os montantes de arranque so aparafusados ao canal, fixando-se tambm unidade de obra prxima.

3 Na zona da travessa colocar um


Canal superior
Parafuso MM Montante de reforo Parafusos MM Montante jamba
15-20 cm

canal dobrado nas extremidades (20 cm) fixado com parafusos PLADURMM. Em seguida, colocar na travessa dois montantes PLADUR de reforo e os correspondentes de modulao.

m 0c /2 15

Canal inferior
Junta estanque

4 Na zona inferior da porta,


dobrar os canais PLADUR (15/20 cm) e fix-los aos montantes jamba com parafusos PLADUR MM.

Unio de divisrias

5/6

segundo Primero

Cortar as placas PLADUR altura do solo ao tecto menos 1 - 1'5 cm, colocando a placa para aparafusar com parafusos PLADUR PM (a cada 25 cm), atravs de calos, a uma distncia entre o solo e a base da placa de 1 a 1'5 cm.

Encaixe no ngulo

Quando o pavimento for executado depois do divisria PLADUR Metal, necessrio prever a colocao de uma pelcula protectora (2 cm acima do solo terminado) que ser eliminada posteriormente.

Caso se opte por uma divisria mltiplo, necessrio um especial cuidado em colocar as placas a mata-juntas relativamente placa j colocada. necessrio ter em conta que, ao ter um maior nmero de placas, o parafuso deve ter o comprimento adequado para essa espessura e deve ser sempre aparafusado estrutura metlica.

Divisrias

Rendimento
Divisria PLADURMETAL
Tipo de Montante PLADUR Placa PLADUR Pasta de juntas PLADUR

divisrias sencillos

divisrias mltiples

1 placa 2 placa

(m2) (Kg) Fita de juntas PLADUR (m) Canal PLADUR (m) Montante PLADUR (m) Junta Estanque PLADUR (m) Parafuso PLADUR PM 3,5x25 mm (un) Parafuso PM 3,5x35 (placa 13 mm)(un) Parafuso MM 9,5 mm (un) Fita protectora de arestas L Mineral (m2)

76/400 76/600 100/400 100/600 98/400 98/600 (46) (46) (70) (70) (46) (46) 46 mm 46 mm 70 mm 70 mm 46 mm 46 mm 2,1 2,1 2,1 2,1 4,2 4,2 0,90 0,90 0,90 0,90 1,35 1,35 3,15 3,15 3,15 3,15 6,3 6,3 0,95 0,95 0,95 0,95 0,95 0,95 2,33 3,50 3,50 2,33 3,5 2,33 1,72 1,72 1,72 1,72 1,72 1,72 30 42 42 30 22 15 ----42 30 3 3 3 3 3 3 0,3 0,3 0,3 0,3 0,3 0,3 1,05 1,05 1,05 1,05 1,05 1,05

Caractersticas
Divisria: espessura/separao Altura de montantes (largura mxima (m) do montante) 76/400 (46) 76/600 (46) 100/400 (70) 100/600 (70) 98/400 (46) 98/600 (46) 2,80 2,60 3,60 3,20 3,30 3,00 Isolamento acstico Ra/Rw (C, Ctr) (dB) _ 43,5/1 ~ 43,5/46 (-3, -8) _ 46,9 ~ 46,9/48 (-1, -5) 52,3/56 (-3, -11) 52,3/56 (-3, -11) Resistncia ao fogo (mn.) Con Placa PLADUR Con Placa PLADUR N, WA, FOC EI-45 EI-60 (EI-45) (EI-60) EI-45 EI-60 (EI-45) (EI-60) EI-60 EI-90 EI-60 EI-90

_ com base em testes realizados. ( ) valores por extenso. Alma preenchida com l de vidro de baixa densidade. ~

Aplicao

Conselhos
Em zonas hmidas deve utilizar-se as placas PLADUR WA e a pasta PLADUR para juntas especial ambientes hmidos. Comprimento dos parafusos PM = espessura placas a aparafusar + 10 mm. Deve realizar-se o tratamento de juntas em todas as camadas das placas para um melhor comportamento acstico e resistncia ao fogo.

Divisrias de distribuio interior em recintos habitveis dentro de uma mesma unidade de uso, tanto em vivendas como noutros tipos de obras. No caso de separaes simples e rpidas que no exijam grandes prestaes, deve optar-se por uma divisria simples. Escolher uma divisria mltiplo para conseguir um maior nvel de prestaes.

Guia de instalao PLADUR


Reabilitaes, remodelaes e obras pequenas

Tectos

Tectos registrables Tectos continuos

Tectos em quadrcula
Descrio
Os tectos em quadrcula PLADUR so constitudos por perfilaria externa de ao galvanizado em cores diferentes e placas de gesso laminado PLADUR TR e PLADUR DECOR.

Vantagens
Dentro da gama PLADURDECOR existe uma ampla variedade de texturas e

cores, que permitem muitas possibilidades de decorao.


Fcil registo de instalao. Lavvel. Montagem rpida e simples.

Tectos registrables

Instrues de montagem
1 Desenhar nas paredes uma linha de nvel
a 1 m do solo terminado. Esta linha servir de referncia para a instalao do tecto PLADUR.

Uma vez definida a altura da sala, traar o nvel dos perfis angulares 24 x 24 e fix-lo parede a cada 0,60 m.
1m

2 Implantar os perfis primrios 24 x 40 SC


a cada 1,20 m: - trabalhar no sentido mais longo do local. - se as dimenses da sala no forem mltiplas de 0,60 m (comprimento e largura), coloc-los de forma a que o eixo principal do local seja o da placa central do tecto. Isto permitir que as placas de todos os extremos sejam da mesma dimenso. Marcar os pontos onde se colocaro os fixadores para as varos roscados (cada 1,20 m). Cortar as varos roscados medida pretendida e coloc-las com um fixador firme e resistente (escolher a bucha de acordo com o tipo de suporte).

3 Colocar os perfis primrios suspensos da


pea de suporte (para cada pea de suporte, duas porcas para segur-la haste). Os primrios sero cortados nos extremos tendo em conta que a modulao deve manter-se nas perfuraes que o perfil tem para os secundrios.

4 Primeiro, ligar aos primrios os perfis

secundrios 24 x 38 SC 1200 e depois os secundrios 24 x 38 SC 600 (se se tratam de placas de 1200 x 600, no so necessrios os de 600 mm).

Perfil Secundrio 24 x 38 SC 600

Perfil Secundrio 24 x 38 SC 1200

1200

5 Instalao das placas, comeando pelo


centro e terminando no permetro.

600

600

Tectos registrables

Rendimento
Tecto Registrable PLADUR Vinilo TR-10- 600 x 600 PLADUR TR Vinlica N-10 x 600 x 600 Perfil Primrio 24 x 40 x 3600 SC Perfil Secundrio 24 x 38 x 1200 SC Perfil Secundrio 24 x 38 x 600 SC Perfil Angular 24 x 24 x 3000 (m2) (m) (m) (m) (m) (un) (m2) 1,05 0,9 1,8 0,9 0,86 0,75 1,05

Pea de suporte Isolamento

Aplicao
Zonas com instalaes no plenum que

Conselhos
Os perfis devem apoiar no angular perimetral um mnimo

necessitem de permanecer acessveis.


Zona de manuteno contnua. Decorao.

de 12 mm e deixar 5 mm de separao da parede.


Dever comear-se por instalar os secundrios a partir

de um canto, colocando vrias placas medida que se avance para assegurar a esquadria do sistema.
As iluminaes apoiar-se-o directamente nos perfis,

directamente ou atravs de peas de apoio.


Em caso de cargas especiais, consultar o Depto. de

Assistncia Tcnica.

Tecto suspenso TC-47 com Forquilha


Descrio
Formado por uma estrutura de perfis de Tectos Contnuos T-47, suspensa da placa por meio de forquilhas T-47 e varo roscado M6, qual se aparafusam uma ou mais placas PLADUR de diferentes tipos e espessuras.

Vantagens
Permitem:
- Diminuir o consumo de energia j que se reduz o volume do local. - Melhorar o isolamento acstico e trmico. - Incorporar facilmente instalaes. - Qualidade de acabamento.

Buchas

Varo roscado
Placa PLADUR

Forjado Perfil T47 Forquilha T47

Tecto suspenso TC-47 com Forquilha

Instrues de montagem
1 Desenhar uma linha que sirva de nvel a
1 metro do solo terminado. Esta linha servir de referncia para a execuo do tecto PLADUR.

Uma vez definida a altura da sala, traar o nvel das suspenses PLADUR (Forquilha PLADUR).
1m

2/3 Colocar os perfis de permetro (ngulo


upo rtes

de 1/3

dist

nc

ia

e entr

os s

L A 24 TC) em todas as paredes, fixando-os a cada 0,60 m. Colocar os 4 suportes de canto, respeitando a distncia indicada nas imagens. Colocar os restantes suportes com a ajuda de uma corda ou ferramenta de nivelamento.

Md

ntr lo e

e pe

rfis

T47

4 Ter sempre que se respeitar uma separao mxima entre T-47 de 0,60 m e uma separao mxima entre suportes de 1,10 m (para uma placa PLADUR 13 mm).

Colocar os perfis PLADUR T-47. Para prolongar estes perfis utilizar a pea de Ligao T-47 PLADUR. A estrutura deve estar sempre paralela a uma das paredes. Quando se utiliza uma placa de 2,5 ou 3 m, recomenda-se a modulao da estrutura a cada 500 mm.

500 mm
1 2 3

5 Uma vez terminada a estrutura, pode


colocar-se a l mineral. Aparafusar, utilizando parafusos PLADUR PM 25 cada 20 cm. Em primeiro lugar colocar a placa n1, depois a 2 e 3 (ver imagem). Pode optar-se por uma modulao diferente da apresentada na imagem 5. (Consultar o quadro de caractersticas tcnicas).

Tecto suspenso TC-47 com Forquilha

Rendimento
Tecto suspenso TC-47 com Forquilha Placa PLADUR Pasta de juntas PLADUR Fita de juntas Angular L A24 Perfil T-47 Pea de ligao T-47 Forquilha T-47 Parafuso PM 3,5 x 25 (placa 13/15 mm) Material isolante (m2) (Kg) (m) (m) (m) (m) (un) (un) (m2) 400 1,05 0,47 1,89 0,7 2,6 0,32 2,16 17 1,05 modulacin 500 1,05 0,47 1,89 0,7 2,2 0,3 1,7 15 1,05 600 1,05 0,47 1,89 0,7 1,8 0,28 1,5 13 1,05

Caractersticas tcnicas
Composio Placas
TC-47/13 TC-47/15 1 x 13 1 x 15

Peso (Kg/m2) 400 600 11 11


13 13

Distncia entre suportes (1) 400 500 600 1,1 1,1 1


0,9 0,9 0,8

Plenum (mm) Mx. Mn. 2000* 50


2000* 50

Isolamento acstico RA Rw (C, Ctr) (dB)


13,6

* Para alturas superiores, contacte o nosso Departamento de Assistncia Tcnica. (1) Considerando peso sistema e uma sobrecarga de uso de 10 kg/m2.

Aplicao
Todo o tipo de tectos contnuos:

Conselhos

No se pode caminhar sobre um tecto contnuo PLADUR. Os produtos referidos neste exemplo de montagem foram desenhados para actuar como um sistema. A PLADUR no oferece garantias quanto aos sistemas que se executem com componentes que no estejam descritos na documentao tcnica da PLADUR. No caso de se prever aplicar cargas especiais num tecto contnuo PLADUR, dever contactar-se o Departamento de Assistncia Tcnica PLADUR. Comprimento do parafuso = espessura placa aparafusada + 10 mm. Recomenda-se a utilizao de uma junta estanque na unio entre o perfil de permetro e a parede suporte para melhorar o isolamento acstico.

vivendas, estabelecimentos, edifcios pblicos, imveis industriais, comerciais e escritrios.


Revestimentos para ocultar

instalaes.
Baixar tectos. Revestimentos decorativos.

Tecto suspenso PLADUR TF


Descrio
formado por uma estrutura perimetral base de angulares LF-32, nos quais encaixam os perfis TF-38 e nos quais de aparafusam as placas PLADUR do tipo e espessura necessrios.

Vantagens
Instalao simples e muito fcil. Melhora o rendimento. O sistema PLADUR TF torna os tectos fceis, simples e rpidos. Reduz o custo de material, eliminando fixaes e estrutura primria. Elimina ou reduz o nmero de suportes. Mais espao no plenum para instalaes. Isolamento trmico e acstico. Obra seca. Qualidade de acabamento.

Linguetas alinhadas

3mm

10cm

Tecto suspenso PLADUR TF

Instrues de montagem
1 Desenhar nas paredes uma linha de nvel
a 1 m do solo. Esta linha servir de referncia para a instalao do tecto PLADUR TF. Uma vez definida a altura do tecto, traar o nvel dos perfis angulares LF-32 e fix-lo na parede a cada 0,60 m no mximo. As paredes que suportam os angulares LF-32 devem ser paralelas e as linguetas dos angulares devem estar frente-afrente.

h techo

1m

2 Dependendo da luz a cobrir, se forem

necessrios suportes, estes sero efectuados com varo roscado e a pea de suporte TR. Marcar os pontos onde sero colocados os fixadores para as varos roscados (distncia em funo da modulao e do n de placas). Cortar as varos roscados medida pretendida e pendur-las com um fixador firme e resistente (escolher a bucha de acordo com o tipo de suporte). Colocar os perfis TF-38 suspensos da pea de suporte TR (cada pea de suporte necessita de uma porca e contra-porca para segur-la varo roscado).

3 - Os perfis TF-38 sero cortados 6 mm


Lengetas alineadas

menos do que a luz total a cobrir, deixando-se 3 mm de folga em ambos os extremos para possveis dilataes.

- Encaixar os perfis TF-38 nas linguetas dos angulares LF-32, respeitando a modulao.
3mm 10cm

1 2

Encaixe nas linguetas

200mm

Ligao de perfis TF-38


No caso de luzes superiores ao comprimento do perfil TF-38, a ligao feita aparafusando-se um troo de perfil TF-38 invertido como mostra a imagem ou colocando 2 suportes cada um a 5 cm dos extremos dos perfis.

Ligao

4 parafusos MM 3,5x25

utilizando parafusos 4 Aparafusar,


2 1 3

PLADUR PM 25 a cada 20 cm. Em primeiro lugar colocar a placa N1, depois a 2 e 3 e assim sucessivamente at completar o tecto. Quando for necessrio dever-se- colocar l mineral aps a instalao das placas. A l mineral ser colocada sobre a placa e os perfis de forma contnua, assegurando a sua estanqueidade.

Tecto suspenso PLADUR TF

Rendimento
Tecto suspenso PLADUR TF Placa PLADUR Pasta de juntas PLADUR Fita de juntas Angular LF-32 Perfil TF-38 Parafusos PM 3,5 x 25 (placa 13/15 mm) Haste M6 (no caso de haver suportes) Pea de suporte Material isolante (m2) (Kg) (m) (m) (m) (un) (un) (un) (m2) 400 1,05 0,47 1,89 0,70 2,60 17 1,5 x h 1,5 1,05

modulacin 500 1,05 0,47 1,89 0,70 2,20 15 1,3 x h 1,3 1,05 600 1,05 0,47 1,89 0,70 1,80 13 1,1 x h 1,1 1,05

Caractersticas tcnicas
Composicin Placas
TF/13 TF/15

Distncia entre Plenum Melhoria de Isolamento Reduo de rudo de suportes (m) (mm) impactos do rudo areo RA (dBA) LW (dB) 400 500 600 Mn. Mx.
80 2000* 12,6 12,6 17 17

1 x 13 1,8 1,65 1,5

1 x 15 1,75 1,6 1,45 80 2000*

Dados aproximados com base em testes realizados pela PLADUR. * Para alturas superiores, contacte o nosso Departamento de Assistncia Tcnica.

Aplicao

Conselhos

Todo o tipo de obras e, em especial, casas de banho, corredores e reas com luzes pequenas. - Zonas com grande densidade de instalaes. - Melhoria do isolamento acstico.

Sempre que possvel colocar os perfis TF-38 na direco mais curta do local. As paredes que suportam os Angulares LF-32 devem ser paralelas e as linguetas dos angulares devem estar frentea-frente. Recomenda-se a utilizao de uma junta estanque na unio entre o perfil de permetro e a parede suporte para melhorar o isolamento acstico.

Especialmente recomendado para:

Guia de instalao PLADUR


Reabilitaes, remodelaes e obras pequenas

Tratamento de juntas e suportes

Tratamento de juntas e suportes


A operao de pendurar todo o tipo de cargas em PLADUR, uma das vantagens mais valorizadas pelos utilizadores e instaladores, dada a sua facilidade de realizar esta operao, bem como pela sua limpeza, rapidez e fiabilidade. muito importante que se sigam as recomendaes includas nas documentaes tcnicas da PLADUR editadas para esse efeito e utilizar sempre as buchas apropriadas. O tipo e tamanho da bucha depende da parede e do tipo de carga.

(e)

(e)

Conselho
No momento de escolher as buchas ou fixaes mais apropriadas, pense na espessura da(s) placa(s). A extremidade lisa que as buchas costumam ter dever ser aproximadamente igual espessura das placas ((e) na figura).

Tratamento de juntas

Tratamento de juntas com fita. Sistema manual


Este tratamento pode efectuar-se entre placas com juntas afinadas, ou com junta afinada e com junta cortada, ou junta cortada com junta cortada. Os materiais a utilizar sero pasta de juntas (Secagem normal, Multiuso, Endurecimento rpido ou lento) e fita de juntas de celulose microperfurada.

1 Aplicar a pasta na junta com uma esptula, assegurando-se que


o material cobre bem toda a superfcie. Sobre ela, colocar a fita centrada, pressionando-a sobre a pasta com a esptula, de modo a que por baixo fique apenas a pasta adequada, distribuda uniformemente sobre toda a superfcie.

2 Alisar e tapar a fita at cobrir a zona, com uma esptula


larga.

3 Com uma plaina dar o nmero de mos de acabamento


necessrias at que a superfcie fique nivelada com a placa. Se necessrio pode ser lixada.

mnimo 2 vezes

4 importante verificar a secagem de cada uma das mos antes de


aplicar a seguinte ou da sua decorao final, j que pode causar retraces ou fissuras, bem como colocar pastas demasiado lquidas. Se necessrio poder lixar manualmente a zona tratada (nunca ultrapassar a celulose).

Suportes

Fixaes para cargas rasantes em divisrias e revestimentos de parede


Lembre-se que as cargas rasantes so aquelas cujos objectos no sobressaem excessivamente da parede e, por isso apenas exercem uma tenso at abaixo.

CARGAS PONTUAIS E LEVES


At 15 kg por ponto Elementos fixos: quadros, espelhos leves, molduras ou enfeites. Devero ser instalados directamente na placa atravs de: - Gancho para quadros ou ganchos tipo X. Mximo 5 kg por ponto de fixao. - Buchas de plstico normais. - Buchas de plstico tipo tulipa. Mximo 5 kg por ponto de fixao. - Buchas autoperfurantes. Para placas com uma espessura igual ou superior a 19 mm e paramentos compostos por duas ou mais placas. Elementos mveis: cabides, toalheiros, porta-rolos. Devero ser instalados directamente nas placas atravs de: - Buchas metlicas tipo guarda-chuva de tamanho pequeno ou mdio. - Buchas de plstico desdobrveis ou de abertura (tipo n ou abraadeira).

CARGAS PONTUAIS MDIAS


At 30 kg por ponto Lembre-se que chamamos cargas mdias s pequenas estantes, vitrinas, candeeiros de parede pesados, grandes quadros, espelhos pesados, vares pesados, etc. Tanto as cargas fixas como mveis podem ser fixadas directamente nas prprias placas, mas sempre com cunhas tipo guardachuva, desdobrveis, abraadeira, basculante, de inclinao ou outro modelo semelhante de tamanho mdio ou grande. Deixe uma separao mnima entre cada ponto de fixao de uns 40 cm (Fig.1 da pgina seguinte). Os mveis leves e as pequenas estantes que sobressaiam da parede mais de 25 cm devero ser consideradas cargas excntricas.

Suportes

CARGAS PONTUAIS PESADAS


Superiores a 30 kg por ponto Neste pargrafo referimo-nos a objectos como esquentadores, radiadores, estantes estreitas mas pesadas, etc. No geral, a instalao destes elementos j havia sido prevista durante a montagem dos sistemas PLADUR e para tal colocaram-se, dentro dos divisrias, os reforos necessrios. No caso de ser necessrio incluir um novo elemento no previsto anteriormente, consulte a rea Incorporar um reforo.

CARGAS CONTNUAS
Para tipos de cargas como cabides de grande comprimento, molduras pesadas, grandes quadros ou murais, etc. Devero ser tratadas e tomarse-o as mesmas precaues que com as cargas pontuais. Assim que determinado o peso do elemento, a sua carga dever ser distribuda pelas fixaes necessrias (Figura 2), de tal forma que no ultrapassem os 30 Kg por ponto fixado anteriormente e que cada ponto de fixao esteja separado pelo menos 40 cm (Figura 1). Escolha a bucha apropriada segundo o tipo de carga (fixa ou mvel), tal como indicado para as cargas pontuais.

Figura 1: Separao mnima entre fixadores.

Figura 2: Distribuio da carga.

Fixaes para cargas excntricas em divisrias e revestimentos de parede


As cargas excntricas so aquelas que por sobressarem excessivamente da parede ou devido ao seu elevado volume, sujeitam a parede a uma tenso para abaixo e para fora.

CARGAS LEVES
At 75 kg/ml As cargas excntricas geralmente contnuas so originadas por elementos de grande volume, cujo centro de gravidade est muito afastado da parede. esse o caso com armrios de cozinha, estantes com prateleiras muito largas, etc. Como tnhamos visto anteriormente, saem da parede porque actuam como uma bancada de alavanca. Neste pargrafo referimo-nos apenas a mveis que sobressaem da parede um mximo de 60 cm. Se o fundo for superior a esta medida, devero tomar-se outras precaues adicionais. Consulte os servios tcnicos de PLADUR.

Para pendurar estes elementos, siga os seguintes conselhos: 1.- Realize sempre as fixaes com as buchas dos modelos guardachuva, desdobrveis, abraadeiras, basculantes, etc. Podem ser instaladas directamente sobre a placa. 2.- Cada fixao deve suportar um mximo de 25 kg. 3.- Cada carga deve ser fixada com um mnimo de duas fixaes. 4.- No quadro seguinte pode verificar o nmero de fixaes recomendadas em funo do peso e da profundidade da carga.

NMERO DE FIXAES RECOMENDADAS SEGUNDO O PESO E PROFUNDIDADE PROFUNDIDADE DO MVEL OU PRATELEIRA 30 cm PESO MXIMO DO MVEL OU PRATELEIRA 50 Kg POR METRO LINEAR 40 Kg 30 Kg 60 Kg 3 3 2 2 40 cm x 3 2 2 50 cm x x 2 2 60 cm x x x 2

x = desaconselhada a instalao de um mvel ou prateleira com estas caractersticas por requerer um esforo excessivo da parede PLADUR. Em caso de instalao, imprescindvel o reforo da parede PLADUR como indicado no seguinte pargrafo.

Suportes

CARGAS MDIAS E PESADAS


Superiores a 75 Kg/ml Devero ser fixadas na periferia dos divisrias ou reforadas com elementos resistentes. Recomendamos a consulta dos servios tcnicos da PLADUR. Para este tipo de cargas costuma instalar-se um reforo no interior do divisria durante a montagem dos SISTEMAS PLADUR. No caso de ser necessrio colocar novos reforos, prefervel contar com a assistncia de um instalador especializado. Contudo, poder tambm seguir os seguintes passos.

Como fixar cargas mdias ou pesadas em paredes de fachadas?


En caso de unidades PLADUR pegadas directamente al muro, denominadas revestimentos de parede directo, puede actuar de estas dos maneras. a) FIXAO DIRECTA

1 Faa um furo at perfurar a parede, introduzindo uma bucha com


um parafuso suficientemente comprido para expandir a bucha.

2 Tambm poder introduzir uma bucha de plstico ou metlica com

mais de 4 ou 5 cm da espessura total do revestimento de parede PLADUR.

b) INCORPORAR UM REFORO SOBRE AS FACHADAS Quando precisar de incorporar um reforo numa placa PLADUR de fachada, siga as instrues das vinhetas anexas.
Nota: No caso de revestimentos de parede autoportantes a instalao de reforos ser igual dos divisrias. Deveremos localizar previamente os montantes seguindo as instalaes indicadas na pgina 10, vinheta 2.

uma serra de recorte, faa uma 1 Com a ajuda de um serrote ou de abertura na parede de PLADUR , de tamanho suficiente para colocar uma cunha ou uma ripa de madeira.

2/A Sustente-a na parede ou incorpore-a dentro dela. Agora j

poder fixar a mesma placa que cortou, aparafusando-a cunha de madeira e colocando quatro pores de pasta de adeso PLADUR nos quatro cantos.

2/B Caso no deseje sustentar a cunha de madeira, fixe-a parede


com buchas apropriadas e coloque a placa original, como indicado no caso anterior.

utilizando fita de 3 Betume as placas produzidas e os parafusos, reforo e pasta para juntas PLADUR .

Suportes

Como fixar cargas mdias ou pesadas em paredes de divisrias?


Aqui tambm poder agir de duas formas: a) FIXAO DIRECTA

1 A localizao dos montantes poder ser realizada com um pequeno


man ou algum elemento detector de metais (no so muito caros e encontram-se facilmente em serralharias).

2 Localize os perfis verticais do divisria e execute a fixao

directamente sobre eles atravs de buchas tipo guarda-chuva ou semelhantes.

b) INCORPORAR UM REFORO SOBRE OS DIVISRIAS serra de recorte faa uma abertura na 1 Com a ajuda de uma parede PLADUR desde o eixo de um perfil vertical at ao eixo do seguinte.

2 Encaixe e aparafuse um reforo de madeira entre ambos os perfis

(um extremo poder ser encaixado e o outro fixado). Verifique que o reforo fica firmemente fixado aos extremos.

3 Coloque nas partes superior e inferior do vo umas peas de


madeira, aparafusando-as s placas.

4 Volte a colocar a mesma placa que cortou inicialmente e aparafusea s peas de madeira e aos montantes. Posteriormente, betume as juntas e os parafusos, utilizando fita de reforo e pasta para juntas PLADUR.

Suportes

Cargas em tectos
Em todos os casos devero ser utilizadas fixaes ou buchas de tipo de inclinao, borboleta, de mola ou guarda-chuva de tamanho grande.

CARGAS AT 3 Kg POR PONTO


Instale-os pendurados da prpria placa, utilizando as buchas anteriormente mencionadas. As fixaes devero estar separadas pelo menos 40 cm entre elas.

CARGAS 3 A 10 Kg POR PONTO


Dever fix-las nos perfis metlicos que percorrem o interior dos tectos PLADUR. A separao das fixaes numa mesma linha de perfil ser de pelo menos 1,20 m. Utilize buchas iguais s indicadas anteriormente.

CARGAS SUPERIORES A 10 Kg POR PONTO


Estas cargas devero ser fixadas placa do edifcio.

Suportes
a) GANCHO PARA QUADROS X Recomendado para cargas de 5 Kg mximo nos de um prego, 10 Kg nos de dois e 15 Kg nos de trs pregos. Apenas cargas fixas e rasantes.

b) BUCHA DE PLSTICO NORMAL Recomendada para cargas de 5 Kg a 10 Kg por ponto, de acordo com o dimetro. Apenas cargas fixas e rasantes.

c) BUCHA DE GUARDA-CHUVA Recomendada para cargas de 10 Kg a 30 Kg por ponto, de acordo com o dimetro e em tectos. Cargas mveis e fixas.

d) BUCHA N OU DESDOBRVEL Recomendada para cargas de 10 Kg a 25 Kg por ponto, segundo o dimetro. Cargas mveis e fixas.

Suportes

Suportes
e) MOLA Recomendada para suportes em tecto.

f) BORBOLETA OU BASCULANTE Recomendada para suportes em tecto.

G) BUCHA AUTOPERFURANTE Para placas de 19 mm ou mais e paramentos com duas ou mais placas.

NOTA:

Estas fixaes podero ser facilmente encontradas em serralharias, grandes superfcies ou lojas especializadas em bricolage. Todos os valores de cargas e de escolhas de buchas indicados neste manual referem-se a trabalhos sobre paramentos compostos por uma placa (de 13 mm ou mais). No caso de se deparar com paramentos compostos por mais placas, siga tambm as limitaes e escolhas de buchas indicadas.

Servio de apoio ao cliente

902 023 323

Para contactar o representante da sua zona consulte "Rede Comercial" em

www.pladur.pt

www.reformaconpladur.com

Escritrios Centrais e Fbrica de Valdemoro, Madrid Placas de Gesso Laminado, Transformados e Pastas Adesivas

PLADUR uma marca registada em nome de Yesos Ibricos, S.A. do Grupo URALITA. Edio 6 de Setembro 2008. Esta Edio considerada vlida, salvo erros tipogrficos ou de transcrio. Todos os direitos reservados, inclusive a integrao de melhorias e modificaes. O presente documento possui um carcter exclusivamente orientador, referindo-se instalao e emprego dos materiais PLADUR em conformidade com as especificaes tcnicas nele contidas. Qualquer utilizao ou instalao de materiais PLADUR que no corresponda aos parmetros referidos no presente documento dever ser consultada previamente junto do Departamento Tcnico da Yesos Ibricos, S.A.

Potrebbero piacerti anche