Sei sulla pagina 1di 2

Ana e Penina, a graa que prevalece

Estudo n 43 Texto: I Samuel 1:2 A persistncia a melhor ferramenta para se construir um projeto vitorioso

Personagens: Ana: Em hb. Hann significa Graa. Seu cntico de aes de graa sugere que ela teria sido profetisa. Con a primeira meno do rei como o Messias de Yahveh. Elcana: Ana e Penina eram mulheres de Elcana, um efrainita que vivia em Ramatain-Zofim. Conforme o cdigo de Hamurabi, se a primeira mulher fosse estril o homem poderia casar-se com a segunda. Este me dispositivo conjugal passou para a Lei Judaica (Dt. 21:15-17).

Introduo: O nome Ana significa Graa e Penina Prola. Aqui vemos duas mulheres, uma o retrato da graa; outra o d prosperidade. Isto porque, naquela poca em que a esterilidade era considerada um tipo de maldio, Peni tinha filhos e filhas, enquanto Ana era estril. Elcana era o marido destas duas mulheres, porm ele amava Ana apesar de ela no lhe dar filhos. Neste texto, podemos aprender trs lies bsicas de f: 1 Ana foi ao templo Ela no se conformou com sua sorte e buscou no lugar certo a resposta para sua aflio.

1.1 Creu em que Deus tinha algo para ela. No sou eu melhor do que dez filhos? Perguntou o seu mari Ela o amava, mas sabia que Deus tinha algo para ela. 1.2 - Fez da dificuldade um desafio. A tristeza de ser perturbada pela sua rival incentivou a sua f. Muitas vezes as tristezas nos desanimam e nos impedem de lutar pela beno, no devendo conformar-nos, mas u tribulao para desenvolver a nossa f. 1.3 Buscou no lugar certo. Ana foi ao templo buscar na presena de Deus misericrdia e resposta a sua aflio. Muitas vezes buscamos respostas nos lugares errados. Pode ser no espiritismo, na sorte, nos trabal mgicos e outros. O lugar da resposta no templo na presena de Deus. 2 Ana fez um voto ao Senhor.

2.1 Pediu com o propsito certo. Ela no barganhou com Deus, apenas mostrou que seu corao reconhe a atuao poderosa de Deus, e que a resposta de Deus a sua orao seria para glorifica-lo. Muitas vezes, queremos respostas para as nossas oraes, mas para glria de ns mesmos, para o nosso conforto, para no prazer, para nossa paz. Pedis e no recebeis porque pedis mal Tg 4:3. 2.2 Votos devem ser cumpridos. Quem faz voto ao Senhor deve cumpri-lo. Deus no pede que se paguem promessas nem negocia bnos, no entanto, quando algum faz um voto a Ele, deve cumpri-lo (Ec 5:4-5)

3 Ana orou a Deus Notem que Ana no revelou o seu pedido a ningum; isto era algo entre ela e Deus. At mesmo quando El questionou ela apenas falou da sua aflio, mas guardou com ela seu voto e sua splica. Depois de orar, descansou.

Concluso: Ana era uma mulher prspera, bem casada, amada, mas infeliz. Ela buscou no lugar certo, com propsito certo, de maneira que agradou ao Senhor que a ouviu e atendeu e ela recebeu do Senhor alm de Samuel, mais trs filhos e duas filhas.

Potrebbero piacerti anche