Sei sulla pagina 1di 46

LEGISLAO TRABALHISTA E ROTINAS DE PESSOAL

Erika Pozo Almeida

A Consolida o das Leis do Tra!al"o #oi a$ro%ada $elo $residen&e Ge&'lio (ar)as* a&ra%+s do De,re&o-Lei n. /0/1 de 2. de maio de 2304* $assando a %i)orar a $ar&ir de 25 de no%em!ro de 23046 Es&a Consolida o se ,ons&i&7i7 de 7m ,on87n&o de normas 87r9di,as :7e re)7lam as rela;es en&re em$resas e #7n,ion<rios6 A&ra%+s da Consolida o des&as leis* o,orreram m7danas e #oram ins&i&79dos al)7ns ,ri&+rios :7e o!8e&i%am adminis&rar o ,a$i&al in&ele,&7al das Or)aniza;es* )aran&indo-l"es ,ondi;es mais sa&is#a&=rias de &ra!al"o* %isando es&a!ele,er se)7rana nas rela;es ,om a em$resa e %i,e-%ersa6

CONTRATOS DE TRABALHO A formao de um Contrato de Trabalho ocorre quando uma pessoa fsica presta servios no eventuais a outra (pessoa fsica ou pessoa jurdica), estando a esta subordinada hierarquicamente e recebendo um pa amento por conta dessa prestao de servios! O!ser%a o" #ara se firmar um contrato de trabalho com menores entre 1$ e 1% anos & necess'rio a autori(ao do representante le al) j' menores entre 1* e 1$ anos, no podem ser contratados mesmo com autori(ao le al, e+ceto se prestarem servios na condio de aprendi(es! Con&ra&o de Tra!al"o $or $razo Inde&erminado , o empre ado & contratado para prestar servios - empresa por um perodo indeterminado de tempo, no havendo previso e+pressa para o t&rmino do vnculo empre atcio, podendo inicialmente haver um perodo de e+peri.ncia (Contrato de Trabalho por pra(o determinado) que ao t&rmino, no havendo a cessao, passa automaticamente a pra(o indeterminado!

Con&ra&o de Tra!al"o $or $razo De&erminado , trata/se de Contrato de Trabalho cujo t&rmino j' & estabelecido inicialmente! 0 pra(o m'+imo de durao & de 12 (dois) anos, podendo ser prorro ado uma 3nica ve(, quando determinado por perodo inferior aos dois anos! #ara se firmar um novo Contrato de Trabalho por pra(o determinado com o mesmo empre ado ap4s a prorro ao, & necess'rio um intervalo de pelo menos 1$(seis) meses!

Con&ra&o de E>$eri?n,ia , situao de contrato de trabalho por pra(o determinado que dever' ter durao m'+ima de 81 (noventa) dias, podendo ser prorro ado uma 3nica ve(, considerando o primeiro perodo mais a prorro ao C durao m'+ima estabelecida! A 6e islao no prev. pra(o mnimo a ser fi+ado para o perodo de e+peri.ncia, devendo ser verificada a Conveno Coletiva de Trabalho da Cate oria, que poder' ter cl'usula a respeito! Cabe observar entendimento a respeito, no sentido de que o mnimo de tempo para um perodo de e+peri.ncia deve ser de 1B (quin(e) dias! O!ser%a;es@ 1! 81 dias no so 1< meses! 2! Duando se tratar de menor de 1% anos, conv&m a assinatura do pai ou respons'vel!

Es&<)io , 0 est' io profissional & re ulado pela 6ei n7 $!*8*9::, ;ecreto n7 <111 de 2$91<988 e ?edida #rovis4ria n7 1:2$ de 1198%, atualmente ?# 18B2/21 de 1<92111! Esta i'rio & o estudante de escola superior (inclusive mestrado e doutorado), de ensino m&dio, de cursos profissionali(antes de 27 rau ou supletivo ou de escolas de educao especial, que como parte do seu aprendi(ado, atua em determinada empresa, desenvolvendo atividades correlacionadas - sua 'rea de estudo! 0 esta i'rio no & considerado empre ado, portanto no tem os mesmos direitos deste, como AFT@, f&rias, 1<7 sal'rio etc! >a contratao de esta i'rio esto envolvidas" a escola (instituio de ensino), o estudante e a empresa (concedente)! 0 est' io poder' ser remunerado ou no, o que ficar' acordado entre as partes! Feralmente, este pa amento & feito sob a forma de GbolsaG (um valor fi+o pa o mensalmente ao esta i'rio), que ter' apenas a incid.ncia do =mposto de Henda, quando o valor ultrapassar o limite de iseno previsto na 6e islao!

Tra!al"o Tem$or<rio / 5 aquele em que a pessoa presta servios a uma empresa, estando a ela subordinado, mas vinculado profissionalmente a uma outra empresa (empresa de servios tempor'rios)! Caracteri(a/se pela necessidade transit4ria da empresa tomadora, como no caso de afastamento de empre ado efetivo por motivo de au+lio/doena, licena maternidade, f&rias etc) ou, acr&scimo e+traordin'rio de servios! 0 trabalho tempor'rio & re ulado pela 6ei n7 $1189:*, re ulamentada pelo ;ecreto n7 :<%*19:*, 6ei n7 %%$*98*, ;ecreto n7 <1*%988, =nstruo >ormativa n7 111982, 6ei n7 ::%89%8 e ::8%981, => ?tb n7 1<98:, 0@ =>@@ n7 $21988 e 0@ ;AA9=>@@ n7 21B988!

#ara que a relao de trabalho tempor'rio seja reconhecida, so necess'rios"


<

1! intermediao por meio de contrato de empresa de trabalho tempor'rio le almente re istrada 2! colocao de pessoal especiali(ado por tempo determinado <! com relao a um mesmo empre ado, o contrato no poder' e+ceder 1< (tr.s) meses, salvo autori(ao do 4r o local do ?inist&rio do Trabalho e desde que o perodo total de trabalho no ultrapasse os 1$ (seis) meses! 0s trabalhadores tempor'rios t.m os se uintes direitos" 1! jornada normal de oito horas di'rias e quarenta e quatro semanais 2! remunerao equivalente - percebida pelos empre ados da mesma cate oria da empresa tomadora , arantindo a percepo do sal'rio mnimo <! pa amento de f&rias proporcionais acrescidas de um tero constitucional, em caso de dispensa sem justa causa ou t&rmino normal do contrato de trabalho *! benefcios e servios da #revid.ncia @ocial B! vale/transporte $! descanso semanal remunerado :! adicional de insalubridade ou de periculosidade %! adicional noturno, no mnimo de 21I sobre a hora diurna 8! 1<7 sal'rio 11! licena/paternidade de 1B (cinco) dias 11! sal'rio maternidade, durante a vi .ncia do contrato de trabalho tempor'rio 12! sal'rio/famlia 1<! AFT@ 1*! na dispensa sem justa causa & devida a importJncia de *1I sobre o total dos dep4sitos do AFT@ efetuados durante a vi .ncia do contrato de trabalho Tra!al"o A7&Bnomo C Caracteri(a/se pela liberdade de ao, isto &, o trabalhador autKnomo no est' subordinado a qualquer norma da empresa contratante, quer de nature(a t&cnica ou disciplinar! As e+i .ncias feitas ao autKnomo di(em respeito - qualidade dos servios prestados e aos pra(os! 0s servios prestados pelo autKnomo no devem ser habituais, pois a habitualidade & uma caracterstica da relao de empre o! 0 trabalho autKnomo & re ulado pelo C4di o Civil, art! n7 1221 e os =A#A@9@AA n7 $$9%B!

Aenor A$rendiz / & o funcion'rio com idade entre 1* anos completos e 1% anos incompletos sujeito - formao t&cnico/profissional do ofcio ou ocupao, matriculado em curso mantido ou reconhecido pelos @ervios >acionais de Aprendi(a em, Escolas T&cnicas de Educao e Entidades sem fins lucrativos que tenham como objetivo a assist.ncia ao adolescente e a educao profissional! 0 contrato do ?enor Aprendi( & um contrato de aprendi(a em que poder' ter durao m'+ima de 12 (dois) anos, sendo por pra(o determinado e no podendo ser prorro ado! A situao de Aprendi( no setor de com&rcio de bens e servios & caracteri(ada pela simultaneidade de um contrato de aprendi(a em com o @E>AC e de sua matrcula nas conveniadas, j' sua situao no setor industrial & caracteri(ada pela simultaneidade de um contrato de aprendi(a em com o @E>A= e de sua matrcula no pro rama de aprendi(a em com ind3strias e f'bricas conveniadas!
*

0 ?enor Aprendi( poder' ter uma jornada di'ria m'+ima de 1$ (seis) horas, estando proibidas as compensaLes e prorro aLes de hor'rio, aliado ao fato de que a or ani(ao do hor'rio das aulas e das pr'ticas vivenciais nas entidades conveniadas (@E>AC, @E>A= e outras instituiLes) devem arantir a aprendi(a em adequada do aluno! 0 contrato pode ser e+tinto " por deciso do Aprendi( ao t&rmino do curso de Aprendi(a em , preferencialmente com a transformao em contrato por pra(o indeterminado, ap4s o jovem ter completado 1$ (de(esseis) anos quando o jovem completar 1% (de(oito) anos por inadaptao do Aprendi(, depois de es otados todos os esforos educacionais, tanto por parte do entidade educacional como da empresa conveniada falta disciplinar rave ine+ist.ncia de matrcula na escola re ular ou aus.ncia injustificada - mesma, que implique perda do ano coletivo 0s documentos necess'rios para efetuar a matrcula do ?enor Aprendi( nas entidades educacionais (@E>AC, @E>A= e outras) so os se uintes " =nstituio Educacional " M C4pia da 3ltima uia da #revid.ncia @ocial (F#@) M C4pia da uia @EA=# na qual consta o A#A@ (C4di o do Aundo de #revid.ncia e Assist.ncia @ocial) M #reenchimento da Aicha do ?enor Aprendi( Aprendi( " M Carta de apresentao da empresa contratante M Comprovante de matrcula em escola de Ensino Aundamental ou ?&dio M C4pia da c&dula de identidade M Hequerimento de matrcula Al&m dos documentos citados acima, para efetivao do contrato de aprendi(a em, devem tamb&m ser apresentados os documentos normais para uma admisso de funcion'rio, conforme relao de documentos para a admisso!

REGISTRO DE EAPREGADOS A empresa re ida pela C6T, ao admitir um empre ado, dever' re istr'/lo no 6ivro, Aicha de He istro de Empre ados ou no @istema EletrKnico! Atualmente a autenticao dos 6ivros ou das Aichas de He istro de Empre ado & reali(ada quando da fiscali(ao do ?inist&rio do Trabalho na empresa! Caso a empresa considere necess'ria a autenticao, a qualquer tempo poder' solicit'/la ao 4r o do ?inist&rio do Trabalho!

0 empre ado deve ser re istrado no dia do incio de suas atividades na empresa (no dia da sua admisso)! 0 pra(o para a devoluo e assinatura dos documentos & de *% (quarenta e oito) horas ap4s o incio de seu trabalho! (Art! 28 C6T) A Carteira de Trabalho e outros documentos devero ser entre ues - empresa mediante o HEC=N0 ;E E>THEFA ;A CAHTE=HA ;E THANA6O0 #AHA A>0TAPQE@ e devero ser devolvidos ao empre ado mediante o C0?#H0RA>TE ;E ;ER06SPT0 ;A CT#@ devidamente assinado pelo empre ado! Do,7men&os do em$re)ado ne,ess<rios $ara o se7 re)is&ro na em$resa@ CT#@ C&dula de =dentidade Ttulo de Eleitor C#A Certificado de Heservista Aoto rafias Certido de Casamento ou >ascimento Certido de >ascimento dos filhos menores de 1* anos ou inv'lidos de qualquer idade, ou at& 21 anos de idade Carteira de Racinao dos filhos menores de 1: anos de idade Comprovante de freqU.ncia escolar de filhos a partir de 1: anos de idade Certificados de Escolaridade >o caso de ?E>0H E@TS;A>TE, declarao da escola que comprove que o mesmo est' freqUentando al um curso e hor'rio do curso (Art! *2: C6T) Comprovante de Hesid.ncia Carta de Hefer.ncia H@C (Helao de @al'rios/de/Contribuio) E+ame ?&dico Admissional (>H 1:) C4pia de Hecolhimento da Contribuio @indical (profissional liberal) ou c4pia p' ina de Contribuio @indical da CT#@, para comprovao do desconto anual ou no da mesma #rocesso Vudicial de #enso Alimentcia (se for o caso) 0bs!" Al uns documentos podem ou no ser solicitados pela empresa, depende da sua administrao!

Do,7men&os :7e a em$resa de%er< $reen,"er no a&o da admiss o@ CT#@ Aicha ou 6ivro de He istro de Empre ado Contrato de Trabalho ;eclarao de ;ependentes para fins de =mposto de Henda Termo de responsabilidade para concesso do @al'rio/Aamlia Aicha de @al'rio/Aamlia ;eclarao de @olicitao do Rale/Transporte ou 0po de ;esist.ncia do mesmo Acordo de Compensao de Ooras (se for o caso) ;ocumento de Cadastramento do Trabalhador / ;CT (se for o caso) Duadro de Oor'rio de trabalho 6ivro ou Carto de #onto Comprovante de ;evoluo da CT#@ 0bs!" Tomar como base para o preenchimento dos formul'rios, a data de admisso do empre ado! CTPS D Car&eira de Tra!al"o e Pre%id?n,ia So,ial E #ara o re istro do empre ado, so necess'rias as se uintes anotaLes em sua Carteira de Trabalho" #' ina / Contrato de Trabalho #' ina / AFT@ (Aundo de Farantia por Tempo de @ervio) #' inas / AnotaLes Ferais" / Contrato de E+peri.ncia / Cadastro #=@9#A@E# A CT#@ ser' sempre atuali(ada ou dever' conter anotaLes sobre" Aumentos @alariais (;ata/base, e+pontJneos, e9ou promoLes) A&rias =ndividuais e Coletivas, e tamb&m as indeni(adas na Hesciso Contratual inclusive Contribuio @indical Hesciso Contratual de Trabalho ;ever' tamb&m ser atuali(ada, no caso de solicitao do empre ado, para comprovao perante a #revid.ncia @ocial! De,lara o es,olar do em$re)ado menor Art! *2: C6T / o empre ador que admite menores no seu quadro de empre ados Wser' obri ado a conceder/lhes o tempo que for necess'rio para a freqU.ncia de aulasX ! #or conta disso, se ele estudar, a declarao passa a ser importante como comprovao do curso e do hor'rio, que no coincida com o do trabalho!

PCASO C Norma Re)7lamen&adora - >H 1: 9 #ortaria <21*9:%

Todos os empre adores e instituiLes que admitam trabalhadores como funcion'rios esto obri ados a elaborar e implementar o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional / #C?@0, com o objetivo de promoo e preservao da sa3de de seus trabalhadores! Este #ro rama dever' ter como caractersticas a preveno, o rastreamento e o dia n4stico de doenas relacionadas ao trabalho, doenas profissionais ou danos irreversveis - sa3de dos funcion'rios! O custeio do Programa (incluindo avaliaes clnicas e exames complementares) deve ser totalmente assumido pelo empregador e, quando necessrio, dever ser comprovado que no houve nenhum repasse destes custos ao funcionrio! E>ame A+di,o , obri at4rio para a admisso, demisso e mesmo manuteno do Contrato de Trabalho, o e+ame m&dico tem por finalidade a verificao da capacidade fsica e mental do funcion'rio, para o desempenho de determinada atividade ou funo! Conforme a 6e islao vi ente o e+ame m&dico & obri at4rio nas se uintes situaLes "

Admiss o C a a%alia o ,l9ni,a de%er< ser realizada an&es :7e o &ra!al"ador ass7ma s7as a&i%idades6 Periodi,amen&e

1! #ara funcion'rios e+postos a situaLes de trabalho que ocasionem ou a ravem uma doena ocupacional, ou ainda, para portadores de doenas crKnicas" a cada 12 (do(e) meses ou perodos menores, a crit&rio m&dico ou resultado de ne ociao coletiva de trabalho! 2! #ara os demais funcion'rios" / a cada 12 (do(e) meses, quando menores de 1% e maiores de *B anos de idade! / a cada 12 (dois) anos, para os funcion'rios entre 1% e *B anos de idade!

Re&orno ao &ra!al"o , obri at4rio no primeiro dia do retorno ao trabalho do funcion'rio ausente por perodo i ual ou superior a <1 (trinta) dias por motivo de doena ou acidente(ocupacional ou no) ou parto! A7dana de #7n o , e+ame m&dico reali(ado antes da data da mudana! ?udana essa entendida como toda e qualquer alterao de atividade ou local de trabalho em que o funcion'rio fique e+posto a risco diferente daquele a que estava antes da mudana! Esse e+ame m&dico dever' ser reali(ado somente se houver alterao do risco a que o funcion'rio ficar' e+posto! Caso haja troca de funo sem mudana de risco, no haver' necessidade do e+ame! Demiss o , o!ri)a&oriamen&e realizado den&ro dos 2/ D:7inzeE dias :7e an&e,edem o desli)amen&o de#ini&i%o do #7n,ion<rio6

FORAGLHRIOS Fi,"a o7 Li%ro de Re)is&ro de Em$re)ados / Art!*1 da C6T Con&ra&o de Tra!al"o / #or pra(o determinado" / @ervios tempor'rios
%

/ Contrato de e+peri.ncia / #ra(o determinado / #or pra(o indeterminado De,lara o de de$enden&es $ara #ins de Im$os&o de Renda / preenchido em 11 3nica via pelo pr4prio empre ado, ficando em poder do empre ador e - disposio da fiscali(ao! 0 empre ador no tem responsabilidade sobre as informaLes constantes nesse documento! (6ei 2<B*9B* Art! 12 (Arts! B2* e B2B do H=H) ;ependentes para fins de =mposto de Henda CKnju e ou Companheira(o) com o qual o contribuinte tenha filho ou viva h' mais de B(cinco) anos! Ailho(a) ou enteado(a) at& completar 21 (vinte e um) anos ou, em qualquer idade, quando incapacitado fsica e9ou mentalmente para o trabalho! Ailho(a) ou enteado(a) universit'rio ou cursando escola t&cnica de Ensino ?&dio, at& completar 2* (vinte e quatro) anos! #ais, av4s e bisav4s que em 211<, receberam rendimentos, tribut'veis ou no, at& HY Z =rmo, neto ou bisneto sem arrimo dos pais, do qual o contribuinte det&m a uarda judicial, at& completar 21 anos ou, em qualquer idade, quando incapacitado fsica e9ou mentalmente para o trabalho! =rmo, neto ou bisneto sem arrimo dos pais, universit'rio ou cursando escola t&cnica de Ensino ?&dio, do qual o contribuinte det&m a uarda judicial, at& completar 2* anos! ?enor pobre, at& completar 21 anos, que o contribuinte crie e eduque e do qual detenha a uarda judicial! A pessoa absolutamente incapa(, da qual o contribuinte seja tutor ou curador! I (alor a ser de&erminado $ela le)isla o do IRPF* :7e no ano ,alend<rio 155/J e>er,9,io 1550 #oi de RK 216L3L*55 an7al6 Car& o o7 Li%ro Pon&o@ Empresas com mais de 11 empre ados, devem obri atoriamente, fa(er a anotao da hora de entrada e de sada do empre ado, como tamb&m do perodo de repouso e refeio! #oder' ser feito" atrav&s de re istro manual (6ivro #onto) atrav&s de re istro mecJnico (Carto de #onto) atrav&s de re istro eletrKnico (Carto ma n&tico) (Art! :*, [ 27 da C6T) >o caso de servios e+ternos, tamb&m devero ser feitas as anotaLes de hor'rio na #apeleta de @ervios E+ternos! Fi,"a de Sal<rio-Fam9lia@ 0 @al'rio/Aamlia & concedido aos filhos dos empre ados, at& 1* anos de idade, ou inv'lidos de qualquer idade, independente do estado civil do empre ado! @e pai e me trabalham na mesma empresa, ambos recebem o @al'rio/Aamlia!
8

#ara o preenchimento da ficha e recebimento do @al'rio/Aamlia so necess'rias a Certido de >ascimento dos filhos, a Carteira de Racinao dos mesmos at& 1: anos de idade e Comprovante de AreqU.ncia Escolar dos filhos a partir de 1: anos de idade (6ei n7 8%:$988 do =>@@)! Termo de Res$onsa!ilidade $ara ,on,ess o do Sal<rio-Fam9lia@ A concesso e manuteno do @al'rio/Aamlia, por ocasio da admisso do empre ado, ou da incluso de nova cota, devem ser efetuadas atrav&s desse formul'rio! 0 empre ado se compromete a comunicar - empresa ou ao =>@@, qualquer fato que determine a perda do benefcio! A,ordo de Com$ensa o de Horas" #ara a compensao do hor'rio semanal (s'bado), a durao normal de trabalho di'rio, que & de 1% horas, poder' ser acrescida de horas suplementares, em n3mero no e+cedente a 12 horas, conforme art! B8 da C6T! rt! "#, $nciso %$$$ &onstituio 'ederal, preceitua" W;urao da jornada normal de trabalho no superior a 1% horas di'rias e ** horas semanais, facultada a compensao de hor'rios e a reduo de jornada, mediante Acordo ou Conveno Coletiva de TrabalhoX! DCT C Do,7men&o de Cadas&ramen&o do Tra!al"ador Aormul'rio adquirido em papelarias que dever' ser preenchido em 12 (duas) vias e entre ue - uma A .ncia da Cai+a EconKmica Aederal para o cadastramento do empre ado no #ro rama #=@9#A@E#! 0 documento que comprova o cadastramento & o carto com o n3mero de inscrio, emitido pela CEA e entre ue ao empre ador! PIS J PASEP DPro)rama de In&e)ra o So,ial J Pro)rama de Forma o do Pa&rimBnio do Ser%idor P'!li,oE 0 empre ado deve ser cadastrado no #=@ 9 #A@E#, por ocasio do 17 empre o, atualmente na Cai+a EconKmica Aederal! #or ocasio do cadastro, a empresa dever' efetuar a respectiva anotao na CT#@ do empre ado, atrav&s de carimbo padroni(ado pela #ortaria n7 <<:% de 1*!12!:1 (1: cm + 1* cm), nas p' inas de A>0TAPQE@ FEHA=@! 0 trabalhador participante do pro rama #=@9#A@E# ou do C>=@ , Cadastro >acional de =nformaLes @ociais, desde outubro918%% e atende -s condiLes abai+o, tem direito ao saque anual (Abono ou Hendimentos)" Ter 1B anos de cadastramento no pro rama Ter recebido, de empre adores contribuintes do #=@9#A@E#, remunerao mensal de at& 12 sal'rios mnimos m&dios durante o ano base que for considerado para a atribuio do benefcio Ter e+ercido atividade remunerada, durante pelo menos <1 dias, consecutivos ou no, no ano base considerado para apurao Ter seus dados informados corretamente na HA=@ , Helao Anual de =nformaLes @ociais do ano considerado Notas" #erodo para sacar, de acordo com a data de nascimento do trabalhador!
11

0 Abono @alarial equivale a um @al'rio ?nimo vi ente na data do pa amento! >o & necess'rio requerer o benefcio! 0 cadastramento & importante, pois o n3mero de inscrio no #=@9#A@E#, possibilita o trabalhador, consultar e sacar os benefcios sociais administrados pela Cai+a EconKmica Aederal, caso tenha direito, como o #=@9#A@E#, o AFT@, o @e uro/;esempre o e o Abono @alarial! (e o tra)alhador foi cadastrado no P$( at* +,-.+-./00, rece)eu 1uotas de Participao P$(-P (2P, e encontra3se nas situaes a)aixo, o tra)alhador pode ter saldo de 1uotas! O saque das 1uotas pode ser solicitado a qualquer momento, exclusivamente nas g4ncias da &2'! (ituaes5 posentadoria 6orte do participante (aos seus dependentes ) $nvalide7 permanente 8eforma ou transfer4ncia para 8eserva 8emunerada (caso dos militares) $dade igual ou superior a "+ anos 9itular ou dependente(s) portador(es) do vrus :$; (($< - $<() =eoplasia 6aligna do titular ou de sus dependentes >enefcio assistencial ? pessoa portadora de defici4ncia e ao idoso

O)servaes5 .! atuali7ao do saldo de 1uotas de participao * efetuada anualmente, ao t*rmino do exerccio financeiro @ de .# de Aulho de um ano a B+ de Aunho do ano su)seqCente, com )ase nos ndices esta)elecidos pelo &onselho <iretor do 'undo P$(-P (2P! D! O pagamento pode ser reali7ado, em casos excepcionais, em at* +E dias Fteis apGs a solicitao do participante, e compreende a atuali7ao monetria e a parcela de 8endimentos do P$( no retirada no correspondente perodo de pagamento! As ,a&e)orias de &ra!al"adores rela,ionadas a!ai>o* n o #azem $ar&e do $ro)rama@ Tra!al"ador 7r!ano %in,7lado a em$re)ador Pessoa F9si,aM Tra!al"ador r7ral %in,7lado a em$re)ador Pessoa F9si,aM Dire&or sem %9n,7lo em$re)a&9,io* mesmo :7e a em$resa &en"a o$&ado $elo re,ol"imen&o do FGTS Em$re)ado Dom+s&i,o Aenor A$rendiz N7adro de Hor<rio dos Em$re)ados@ As empresas devem afi+ar em lu ar bem visvel o quadro de hor'rio, conforme modelo #ortaria n7 B:$ de 1$9119*1! (Art! :* da C6T) #ortaria <$2$ de 1<911981 Art! 1<" WA@ E?#HE@A@ DSE A;0TA? HEF=@TH0@ ?A>SA=@, ?EC\>=C0@ 0S E6ETH]>=C0@ =>;=R=;SA=@ ;E C0>TH06E ;E O0H^H=0, E@TT0 ;=@#E>@A;A@ ;0 S@0 ;0 DSA;H0 ;E O0H^H=0X!

11

CAGED DCadas&ro Geral de Em$re)ados e Desem$re)adosE - Lei 0314JL/ Como o pr4prio nome di(, a empresa atrav&s desse documento, informa ao 4r o (?inist&rio do Trabalho) competente, as admissLes e os desli amentos de empre ados ocorridos no m.s anterior ao m.s do envio, atrav&s da 7&iliza o de meio ele&rBni,o DIn&erne&* dis:7e&e o7 #i&a ma)n+&i,aE* de a,ordo ,om man7al de ins&r7;es6 #ra(o de encaminhamento do CAFE; ao ?inist&rio de Trabalho / at& dia 1: do m.s subseqUente ao m.s de compet.ncia! (ALE-TRANSPORTE 0bri atoriedade do preenchimento da @olicitao do Rale/Transporte ou opo de ;esist.ncia do mesmo, por pra(o indeterminado, podendo a situao ser alterada a qualquer momento! ;ecreto n7 8B2*: de 1:9119%: re ulamentou a 6ei n7 :*1%9%B, que instituiu o Rale/Transporte, com a alterao da 6ei n7 :$18 de <19189%:! @o benefici'rios do Rale/Transporte" 0s empre ados, definidos no art! <7 da C6T 0s empre ados dom&sticos 0s trabalhadores de empresas de trabalho tempor'rio E outros 0 Rale/Transporte constitui benefcio que o empre ador antecipar' ao trabalhador, para utili(ao efetiva em despesas de deslocamento resid.ncia 9 trabalho 9 resid.ncia! 0 Rale/Transporte & utili('vel em todas as formas de transporte coletivo p3blico urbano ou, ainda, intermunicipal e interestadual com caractersticas semelhantes ao urbano! 5 proibido - empresa substituir o Rale/Transporte por antecipao em dinheiro ou qualquer forma de pa amento! 0 Rale/Transporte no que se refere - contribuio do empre ador" = / >o tem nature(a salarial, == / >o constitui base de incid.ncia de =>@@ ou AFT@, === / >o & considerado para efeito de pa amento da ratificao natalina (1<7 sal'rio)! 0 Rale/Transporte ser' custeado" = / #elo benefici'rio, na parcela equivalente a $I de seu sal'rio b'sico ou vencimento, e+cludos quaisquer adicionais ou vanta ens, == / #elo empre ador, no que e+ceder a parcela referida no item anterior! A concesso do Rale/Transporte autori(ar' o empre ador a descontar, mensalmente do benefici'rio que e+ercer o respectivo direito, o valor da respectiva parcela, desde que entre ue ao mesmo o benefcio! 0 valor do desconto ser' proporcional - quantidade de Rale/Transporte concedida para o perodo a que se refere o sal'rio, salvo estipulao ao contr'rio mais ben&fica ao trabalhador, atrav&s de Acordo ou Conveno Coletiva de Trabalho! >o caso em que a despesa com Rale/Transporte for inferior a $I do sal'rio do empre ado, ser' descontado do mesmo, sempre em folha de pa amento, o valor real da despesa! FOLHA DE PAGAAENTO
12

Com o advento da inform'tica, a folha de pa amento foi uma das primeiras atividades de Administrao de #essoal a serem informati(adas! 0 processamento da folha de pa amento sofre, constantemente, alteraLes e complementaLes impostas pela le islao trabalhista, pelas normas coletivas de trabalho e pelas normas internas das empresas! @endo assim, & rande o n3mero e a comple+idade dos dados informados ao sistema de folha e conseqUentemente por ele erados! Al&m disso, recebe informaLes de outros departamentos da empresa e de terceiros, como tamb&m era informaLes para a pr4pria 'rea e outras da empresa! ;essa forma, & de vital importJncia que o sistema utili(ado proporcione qualidade, se urana e confiabilidade a todos, dentro da empresa! Al umas empresas efetuam o pa amento de seus empre ados no 3ltimo dia 3til do m.s de compet.ncia, outras reali(am esse pa amento na data limite e+i ida por lei, ou seja, no B7 dia 3til do m.s subsequente ao m.s vencido, se o pa amento for mensal) ou B7 dia subsequente, se o pa amento for semanal ou quin(enal (Art! *B8, [ 17 da C6T, alterado pela 6ei n7 :%BB9%8, Art! 17)! O!ser%a o" ?esmo no havendo e+pediente ou a empresa tenha um acordo de compensao de horas, o s'bado & considerado dia 3til (=nstruo >ormativa n7 11 de 1:!11!%8 / ;0S 1<!11!%8)! 0 pa amento dos empre ados pode ser efetuado em dinheiro, em cheque ou cr&dito em conta banc'ria! Em caso de fa(./lo em cheque, a empresa dever' tomar os se uintes cuidados" Oor'rio que permita o desconto do cheque, imediatamente ap4s a sua emisso! Evitar qualquer preju(o ao empre ado, para o desconto do cheque inclusive o de transporte! Evitar condio que impea qualquer atraso no recebimento do sal'rio (#ortaria n7 <2%19%*)

SALHRIO 5 o valor devido e pa o diretamente pelo empre ador a todo empre ado! #ode ser mensal, quin(enal, semanal ou di'rio! Com e+ceo do menor aprendi(, que ser' pa o valor no inferior a B1I do @al'rio/?nimo durante a 1_ metade da durao m'+ima para o aprendi(ado do ofcio) e na 2_ metade, pelo menos 29< do @al'rio/?nimo) o valor bruto do sal'rio do empre ado no poder' ser inferior ao @al'rio/?nimo! Feralmente, os sindicatos das cate orias profissionais, estipulam em Conveno Coletiva de Trabalho, um valor referente ao sal'rio, que chamamos de #iso da Cate oria, que normalmente & um valor maior que o @al'rio/?nimo! 0 pa amento dos sal'rios no deve ser efetuado por perodo superior a um m.s de trabalho, qualquer que seja a sua modalidade! OORNADA DE TRABALHO C Ar&6 P.* in,iso QIII da Cons&i&7i o Federal Vornada de trabalho di'ria de 1% horas, jornada de trabalho semanal de ** horas, jornada de trabalho mensal de 221 horas!

1<

ADICIONAL DE INSALGBRIDADE @o consideradas atividades ou operaLes insalubres, aquelas que, por sua nature(a, condiLes ou m&todos de trabalho, e+ponham os empre ados a a entes nocivos - sua sa3de, acima dos limites de tolerJncia fi+ados em ra(o da nature(a e da intensidade do a ente, e do tempo de e+posio aos seus efeitos! (Art!1%8 C6T)! O' tr.s raus de insalubridade" m'+imo, m&dio e mnimo) e os empre ados que trabalham em condiLes insalubres t.m asse urado o recebimento do adicional respectivamente de *1I, 21I e 11I do sal'rio mnimo, no importando o sal'rio que recebem (Art!182 C6T)! ADICIONAL DE PERICGLOSIDADE @o atividades ou operaLes peri osas, na forma da re ulamentao aprovada pelo ?=>=@T5H=0 ;0 THANA6O0) aquelas que por sua nature(a ou m&todos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflam'veis ou e+plosivos, em condiLes de risco de morte acentuado! (Art!18< C6T)! 0 empre ado que trabalha em condiLes de periculosidade recebe um adicional de <1I sobre o sal'rio recebido (nominal)! O!ser%a;es @ @e o empre ado trabalhar em servio insalubre e peri oso ao mesmo tempo, dever' optar por um dos dois adicionais! Ao menor & proibido o trabalho em servios e locais insalubres ou peri osos! (Art!*1B da C6T e Art! :7, inciso ```=== da Constituio Aederal 9 18%%)! A caracteri(ao e classificao de insalubridade e periculosidade, se undo normas do ?=>=@T5H=0 ;0 THANA6O0, so feitas atrav&s de percia a car o de m&dico do trabalho ou en enheiro do trabalho, re istrados no ?=>=@T5H=0 ;0 THANA6O0! 0correndo a eliminao da insalubridade, o recebimento do respectivo adicional ser' e+cludo! (Art!181 C6T)! ADICIONAL NOTGRNO Tem direito ao adicional noturno o empre ado que trabalha no perodo entre 22h de um dia e Bh do dia se uinte! 0 adicional noturno & de pelo menos 21I sobre a hora diurna! A hora do trabalho noturno & de B2 minutos e <1 se undos, portanto das 22h de um dia -s Bh do dia se uinte, equivale a %h de trabalho! A hora noturna equivale a 1,1*2%B:1 da hora diurna! E+emplo " Sm empre ado que tenha trabalhado das 22h11 as 2*h11 , calculamos as horas de adicional noturno, da se uinte maneira " ;as 22h11 as 2*h11 so 2 horas, ento " 2 + 1,1*2%B:1 C 2,2%B$1*2, arredondando 2,28! O!ser%a;es@ A transfer.ncia do empre ado para o perodo diurno implica a perda do direito ao adicional noturno! Ao menor de 1% anos de idade & vedado o trabalho noturno, considerado este o que for e+ecutado no respectivo perodo!

1*

PRORROGAO DE OORNADA J HORAS EQTRAS A prorro ao ocorre quando a jornada de trabalho, di'ria ou semanal, ultrapassa os limites estabelecidos no contrato de trabalho, erando hora e+tra! A Constituio Aederal 9 18%% determina que em se tratando de horas e+traordin'rias de trabalho ocorridas em dias normais de e+pediente, o empre ador dever' pa ar ao empre ado, pelo menos B1I a mais do valor da hora normal de trabalho) j', as horas e+traordin'rias ocorridas nas fol as e feriados, o empre ador dever' pa ar ao empre ado, pelo menos 111I a mais do valor da hora normal de trabalho! Acordos ou ;issdios Coletivos podem elevar esses percentuais! As horas e+tras habituais inte ram a remunerao do ;@H (;escanso @emanal Hemunerado), calculadas pela sua m&dia (6ei n7 :*1B de 129%B)! ;H@ s9horas e+tras C Ooras e+tras do m.s + n7 ;@H!s do m.s + sal'rio9hora + I da hora e+tra ;ias 3teis do m.s ou Ralor da hora e+tra ;ias 3teis do m.s + ; @H!s do m.s

6e almente, as horas e+tras no podem ultrapassar o limite de 12 (duas) horas di'rias, e+ceto quando t.m como objetivo atender - necessidade absoluta do servio, caso em que o ?inist&rio do Trabalho, atrav&s de suas ;ele acias He ionais, deve ser comunicado no pra(o de 11 (de() dias! 0 art! $1 da C6T determina que, em casos de necessidade imperiosa ou de fora maior (como inundaLes, inc.ndios etc) a remunerao das horas e+tras sejam feitas sem acr&scimo, podendo a prorro ao, nessas situaLes, ultrapassar o limite le al! COAPENSAO DE HORAS As horas que e+cedem a car a hor'ria normal, di'ria ou semanal, podem ser compensadas com a reduo de horas de trabalho em outro dia, sem que seja necess'rio o pa amento do adicional de horas e+tras! E+istem tr.s esp&cies de compensao de horas" &ompensao (emanal @ quando o empre ado trabalha mais de 1% horas em determinado dia da semana compensando com a reduo das horas de trabalho em outro dia, j' mencionado anteriormente, conforme art!B8 da C6T DA,ordo de Com$ensa o de HorasE! &ompensao de dias intermedirios a feriados / ocorre nos casos em que as empresas estabelecem Wfins de semana prolon adosX, quando feriados recaem em teras ou quintas/ feiras, sendo as se undas ou se+tas/feiras compensadas! 1! 0s crit&rios para essa compensao so estabelecidos pelo empre ador! 2! #ara a fi+ao dos crit&rios basta comunicao interna! <! 0s empre ados que, por necessidade do servio trabalham nesses dias, no iro compens'/los! Banco de Horas / a le islao trabalhista fle+ibili(ou em 188%, o procedimento adotado , com randes riscos / por muitas empresas, at& ento! 0 Ban,o de "oras tem como objetivo a compensao das horas trabalhadas a mais pelos empre ados, com fol as em dias subseqUentes! A 6ei n7 8$1198% e a ?edida #rovis4ria n7 1:1898% tratam do Nanco de Ooras! A primeira ampliou o pra(o da compensao , que pela C6T era semanal / para 121 (cento e vinte) dias e a se unda ampliou para 11 (um) ano! Em qualquer dos casos & mantida a obri atoriedade do limite m'+imo di'rio de 11 horas! Sltrapassado esse limite, salvo os dois tipos de compensao anteriores, j' & considerado horas e+tras!
1B

#ara o Nanco de Ooras, & necess'ria a validao da compensao por Acordo ou Conveno Coletiva de Trabalho da cate oria profissional! O!ser%a o " >o desli amento do empre ado, caso ele tenha cr&dito de horas no Nanco de Ooras, elas devero ser pa as na Hesciso Contratual de Trabalho, pelos crit&rios adotados no pa amento de horas e+tras ( com os acr&scimos le ais e seus refle+os)! V' os d&bitos $oder o - a crit&rio da empresa , ser descontados como horas normais / faltas e atrasos! SALHRIO AATERNIDADE 0 @al'rio ?aternidade & devido - empre ada urbana, rural, dom&stica ou avulsa, durante 121 dias, observadas as situaLes e condiLes previstas na 6e islao da proteo - maternidade) valor esse, pa o diretamente pela #revid.ncia @ocial, cujo incio do afastamento tenha ocorrido a partir de 28!11!88 (6ei 8%:$988)!

Ado o 0 Art! <82 da 6ei B*B2 de 1B918*<, determina " Em caso de adoo ou uarda judicial de criana at& 11 (um) ano de idade, o perodo da 6icena ?aternidade ser' de 121 (cento e vinte) dias! Em caso de adoo ou uarda judicial de criana a partir de 11 (um) ano at& 1* (quatro) anos de idade, o perodo da 6icena ?aternidade ser' de $1 (sessenta) dias! Em caso de adoo ou uarda judicial de criana a partir de 1* (quatro) anos at& 1% (oito) anos de idade, o perodo de 6icena ?aternidade ser' de <1 (trinta) dias! A 6icena ?aternidade s4 ser' concedida mediante apresentao do Termo Vudicial de Fuarda adotante ou uardi! #ara os afastamentos ocorridos anteriormente, mant.m/se as re ras anteriores, isto &, o @al'rio ?aternidade - empre ada urbana e rural continua a ser pa o pela empresa! A empresa ainda pode manter conv.nio com a #revid.ncia @ocial e assim efetuar os mesmos procedimentos anteriores a essa lei! Em casos e+cepcionais, o perodo de licena estante poder' ser aumentado, mediante atestado m&dico oficial, em duas semanas, isto &, 1* dias! Tamb&m em caso de parto antecipado, a mulher ter' direito - licena maternidade de 121 dias (Art!<82, [[ 17 e 27 da C6T)! Duando ocorrer aborto no criminoso, comprovado por atestado m&dico oficial, a mulher ter' um repouso remunerado de 12 semanas, isto & , 1* dias! (alor a $a)ar" 1! #ara a se urada empre ada / renda mensal i ual a sua remunerao inte ral, no sujeita ao limite m'+imo do sal'rio/de/contribuio! 2! #ara a empre ada dom&stica / em valor correspondente ao do seu 3ltimo sal'rio/de/contribuio, sujeito ao limite m'+imo do sal'rio/de/contribuio!
1$

<! #ara a contribuinte individual e facultativa / em 1912 da soma dos 12 3ltimos sal'rios/de/ contribuio, apurados em perodo no superior a 1B meses, sujeito ao limite m'+imo do sal'rio/ de/contribuio! *! Duando a remunerao for vari'vel, o sal'rio maternidade ser' calculado de acordo com a m&dia dos 1$ 3ltimos meses de trabalho, bem como os direitos e vanta ens adquiridos (Art!<8< da C6T)! B! @e possuir mais de 11 empre o, receber' o sal'rio/maternidade de cada um deles! >o retorno ao trabalho, a mulher tem direito, durante a jornada normal de trabalho, a 12 descansos di'rios especiais de <1 minutos cada um, para amamentar o filho, at& que ele complete 1$ meses de idade) esse tempo pode ser dilatado a crit&rio de autoridade competente, quando e+i ir a sa3de do filho (Art! <8$ da C6T)! Art! 11, =nciso ==, letra N do AT0 ;A@ ;=@#0@=PQE@ C0>@T=TSC=0>A=@ THA>@=TaH=A@ da Constituio Aederal, determina que fica proibida a dispensa arbitr'ria ou sem justa causa, da empre ada estante, desde a confirmao da ravide( at& 1B meses ap4s o parto!

SALHRIO-FAARLIA #a amento efetuado aos empre ados atrav&s da Aolha de #a amento, com base na remunerao mensal do empre ado! @e undo #T9?#@ **8982, a cota de @al'rio/Aamlia nos meses de admisso e de demisso, deve ser pa a em valor proporcional aos dias trabalhados!

Salrio-Famlia a partir de maio/2004


Salrio-de-Contribuio (R$) At 390,00 390,01 at 586,19 Cota por fil o (R$) 20,00 14,09

DESCONTOS EFETGADOS EA FOLHA DE PAGAAENTO A incid.ncia desses descontos sobre os valores correspondentes aos direitos dos empre ados esto sinteti(ados em tabela ane+a! INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social, rgo do Ministrio da Previd ncia Social! Tanto os empre ados quanto os empre adores t.m a obri ao de recolher suas contribuiLes para este or o, por iniciativa do empre ador! Des,on&o e Re,ol"imen&o@ #ara os empre ados, as contribuiLes so descontadas em folha de pa amento e recolhidas ao =>@@ pelo empre ador, no momento de sua pr4pria contribuio! 0 recolhimento & efetuado atrav&s da uia denominada F#@ / Fuia da #revid.ncia @ocial! 0s descontos em folha de pa amento obedecem tabela fi+ada pelo ?inist&rio da #revid.ncia @ocial e amplamente divul ada pela imprensa! Esses descontos ocorrem em < nveis, %I, 8I e 11I de acordo com as fai+as salariais (sal'rio/de/ contribuio) e obedecem um teto m'+imo, isto &, todos aqueles que recebem remunerao superior ao teto, por este recolhem, no contribuindo pelo seu e+cedente! #or conta da vi .ncia da C#?A, as alquotas desde junho988 so" :,$BI,%,$BI,8I e 11I! !abela de Contribuio do" Se#urado" $ empre#ado% empre#ado dom&"ti'o e trabal ador a(ul"o a partir de 0)/0*/200*
1:

Salrio-de-Contribuio (R$) At at at at 800,45 900,00 1.334,07 2.668,15

De 800,46 De 900,01 De 1.334,08

+l,uota para Re'ol imento ao -.SS (/) 7,65 8,65 9,00 11,00

fin"

de

Te&o @ 22S de RK 16LLT*2/ U RK 134*/5

!abela de Contribuio do" Se#urado" $ empre#ado% empre#ado dom&"ti'o e trabal ador a(ul"o a partir de 0)/0*/2004 Salrio-de-Contribuio (R$) At at at at 752,62 780,00 1.254,36 2.508,72 +l,uota para Re'ol imento ao -.SS (/) 7,65 8,65 9,00 11,00 fin" de

De 752,63 De 780,01 De 1.254,37

Te&o @ 22S de RK 16/5T*P1 U RK 1P/*3L Afi+ar em lu ar visvel da empresa (e+! quadro de avisos), c4pia da F#@ pa a do m.s de compet.ncia, devendo ser trocada todo m.s! Enviar tamb&m, uma c4pia dessa F#@ mensalmente ao sindicato da cate oria preponderante da empresa! IAPOSTO DE RENDA / =mposto de Henda & tributo que incide, tamb&m, sobre o rendimento do trabalho, recolhido ao Foverno Aederal, atrav&s da @ecretaria da Heceita Aederal, 4r o do ?inist&rio da Economia! A partir de 22912918%%, quando o Foverno Aederal publicou a 6ei n7 :!:1<, foi institudo o sistema chamado de Wre ime de cai+aX, isto &, a incid.ncia de =mposto de Henda (=H) ocorre no momento do pa amento dos valores sobre os quais incide, ou seja, se undo os crit&rios e a tabela do m.s correspondente! Des,on&o e Re,ol"imen&o@ 0s empre adores descontam de seus empre ados o valor referente ao =H, de acordo com a tabela publicada pela Heceita Aederal e amplamente divul ada pela imprensa, para posterior recolhimento atrav&s da uia ;AHA / ;ocumento de Arrecadao de Heceitas Aederais! 0 empre ador & respons'vel pelo recolhimento aos cofres p3blicos do =H descontado de seus empre ados, na fonte! ! !abela 0ro#re""i(a 1en"al 2 3e"'onto -mpo"to de Renda Retido na Fonte (-RRF) 2 4aneiro/200* 5a"e de Cl'ulo (R$) +l,uota (/) 0ar'ela a 3edu6ir do -mpo"to (R$) _________________
1%

At 1.164,00

Isento

De 1.164,01 Acima

at 2.326,00 de 2.326,00

15 27,5

174,60 465,35

;eduLes a serem efetuadas da base de c'lculo bruta do =mposto de Henda " Contribuio do m.s efetuada - #revid.ncia @ocial #enso Alimentcia Vudicial HY 11:,11 por dependente

FALTAS E ATRASOS Duando o empre ado, sem motivo justificado, faltar ou che ar atrasado ao servio, o empre ador poder' descontar/lhe da remunerao referente -quele m.s, o valor correspondente - falta, podendo inclusive descontar o ;@H (;escanso @emanal Hemunerado) de refer.ncia, j' que o mesmo no cumpriu o total da jornada de trabalho semanal! Ar& 0P4 CLT@ S o #al&as ,onsideradas 87s&i#i,adas* is&o +* sem $re879zo do sal<rio o7 DSR@ Em caso de falecimento do cKnju e, ascendente, descendente, irmo ou pessoa que declarada em sua CT#@, viva sob a sua depend.ncia econKmica, at& 12(dois) dias consecutivos! Em virtude de casamento, at& 1<(tr.s) dias consecutivos! Em caso de nascimento de filho, por B (cinco) dias (Art!11, [ 17 do Ato das ;isposiLes Constitucionais Transit4rias da Constituio Aederal)! Em cada 12 (do(e) meses de trabalho em caso de doao volunt'ria de san ue, devidamente comprovada, por 1 (um) dia! >o perodo de tempo em que tiver de cumprir as e+i .ncias do servio militar! #ara o fim de se alistar eleitor, nos termos da 6ei, at& 12(dois) dias consecutivos ou no! Duando o empre ado servir como testemunha, devidamente arrolada ou convocada! Duando do comparecimento - Vustia do Trabalho / Enunciado 1BB do Tribunal @uperior do Trabalho / T@T! Al+m dos i&ens da CLT* s o ,onsideradas #al&as le)ais" @e a aus.ncia for devidamente justificada, se undo os crit&rios da Administrao da empresa! Duando houver paralisao do servio e por conveni.ncia do empre ador, no tenha havido trabalho! @e a falta ao trabalho estiver fundamentada na 6ei sobre Acidente de Trabalho! Em caso de doena, devidamente comprovada por Atestado ?&dico oficial! CONTRIBGIO SINDICAL Este desconto est' relacionado com a vinculao dos empre ados ao @indicato representativo de sua cate oria profissional! 5 um desconto anual, que ocorre no m.s de maro e corresponde a um dia de sal'rio! 0s empre ados admitidos sem a anotao em Carteira de Trabalho da contribuio sindical no ano da admisso, sofrem este desconto no se undo m.s de trabalho!
18

0s profissionais liberais t.m a opo de contribuir para seu respectivo 4r o de classe, devendo para tanto, declarar esta opo junto ao empre ador, comprovando o pa amento ao sindicato pr4prio! Ap4s descontada em folha de pa amento, a contribuio sindical & recolhida pela empresa para o @indicato ao qual est' filiado o empre ado, atrav&s da uia FHC@ / Fuia de Hecolhimento da Contribuio @indical! CONTRIBGIO ASSISTENCIAL Esta contribuio est' vinculada a conquistas auferidas pelo sindicato em ne ociao coletiva e seu desconto ocorre, eralmente, nas &pocas de acordo coletivo ou sentena normativa (sentena proferida pelo Tribunal do Trabalho, em caso de no haver acordo)! 0 valor deste desconto & decidido em assembl&ia de empre ados! >os casos de sentena normativa, o Tribunal fi+a o valor da contribuio! Ap4s o desconto em folha de pa amento, a contribuio & recolhida pela empresa para o sindicato que com ela ne ociou as novas condiLes de trabalho conquistadas em acordo ou dissdio coletivo! O!ser%a o @ 0 empre ado contr'rio ao desconto deve manifestar/se por escrito - empresa e consequentemente ao sindicato, no devendo ser efetuado o desconto neste caso! PENSO ALIAENTRCIA #enso Alimentcia & dever de um parente para com o outro! Feralmente & devida pelo e+/marido e+/esposa ou aos filhos! A penso alimentcia pode ter duas ori ens" Ami)<%el" as partes (marido e mulher, eralmente) che am a um acordo a respeito da penso, acertando, inclusive, o valor e forma de pa amento! O7di,ial" uma sentena judicial determina o valor de penso e a forma de pa amento! 0 valor da penso alimentcia varia de caso a caso, assim como a sua forma de pa amento! A penso alimentcia pode ser lanada em folha de pa amento de duas formas" ;esconto" o valor do desconto & efetuado pelo empre ador em folha de pa amento, por fora de deciso judicial ou acordo entre as partes! Este valor & pa o diretamente ou creditado em conta corrente ao credor da penso! ;eduo para efeito de =H" quando h' determinao de desconto em folha o valor da penso & automaticamente dedu(ido da renda bruta! O' casos, contudo, em que o devedor da penso pa a diretamente ao benefici'rio, e apresenta o comprovante do pa amento, precedido do comprovante da e+ist.ncia de acordo ou sentena, para que a empresa opere a deduo, em folha de pa amento, para efeito de =H! ADIANTAAENTO SALARIAL 0corre, eralmente, por dois motivos" Geral" por fora de norma coletiva de trabalho, por liberalidade do empre ador ou em decorr.ncia de contrato de trabalho, o empre ador adianta uma parcela do sal'rio mensal de seus empre ados antes do vencimento do pa amento, normalmente, no 1B7 (d&cimo quinto) dia do m.s! Par&i,7lar" a pedido do empre ado e por motivos particulares deste, o empre ador pode adiantar/lhe o pa amento dos sal'rios no todo ou em parte! Este tipo de adiantamento no & previsto em lei, no sendo portanto o empre ador obri ado a reali('/lo) quando o fa( & por liberalidade!
21

0s adiantamentos de sal'rio so descontados em folha de pa amento! Rem crescendo enormemente o n3mero e diversidade de benefcios que as empresas oferecem aos seus empre ados, mediante o subsdio! #ode/se citar, al&m dos j' elencados" Assist.ncia ?&dica, #revid.ncia #rivada, @e uro de Rida, Empr&stimos, entre outros! Todos os descontos a eles referentes, precisam ser e+pressa e previamente autori(ados pelo empre ado!

TABELA DE CONVERSO DE HORAS


PARA CLCULO DE FOLHA DE PAGAMENTO E OUTROS
TURNO BASE DE CLCULO - 7,3333 7h20 7,33 14h40 14,67 22h00 22,00 29h20 29,33 36h40 36,67 44h00 44,00 51h20 51,33 58h40 58,67 66h00 66,00 73h20 73,33 80h40 80,67 88h00 88,00 95h20 95,33 102h40 102,67 110h00 110,00 117h20 117,33 124h40 124,67 132h00 132,00 139h20 139,33 146h40 146,67 154h00 154,00 161h20 161,33 168h40 168,67 176h00 176,00 183h20 183,33 190h40 190,67 198h00 198,00 205h20 205,33 212h40 212,67 220h00 220,00 227h20 227,33 ESPECIAL BASE DE CLCULO - 8,8000 8h48 8,80 17h36 17,60 26h24 26,40 35h12 35,20 44h00 44,00

1. 2. 3. . !. ". 7. 8. #. 10. 11. 12. 13. 1 . 1!. 1". 17. 18. 1#. 20. 21. 22. 23. 2 . 2!. 2". 27. 28. 2#. 30. 31.

Converso a ser utili(ada para m'quina de calcular, pois a mesma no possui teclas de horas e minutos, isto &, ela est' re ulada para 111 e no para $1!

21

FVRIAS INDI(IDGAIS Ap4s cada perodo de 12 meses de vi .ncia do Contrato de Trabalho, o empre ado ter' direito ao o(o de um perodo de f&rias, sem preju(o da remunerao, na se uinte proporo" Art! 1<1, =ncisos = a =R, da C6T" <1 (trinta) dias corridos, quando no houver faltado ao servio injustificadamente, mais de 1B (cinco) dias) 2* (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 1$ (seis) a 1* (quator(e) faltas injustificadas) 1% (de(oito) dias corridos, quando houver tido de 1B (quin(e) a 2< (vinte e tr.s) faltas injustificadas) 12(do(e) dias corridos, quando houver tido de 2* (vinte e quatro) a <2 (trinta e duas) faltas injustificadas) Acima de <2 (trinta e duas) faltas injustificadas perde o direito -s f&rias! Os em$re)ados ,on&ra&ados em 8ornada de &ra!al"o red7zida, conforme ?edida #rovis4ria n7 1:1898%, alterada pela n7 1::8988, t.m direito a f&rias nas se uintes proporLes" 2T Ddezoi&oE dias, para funcion'rios com car a hor'ria semanal de trabalho de 2<(vinte e tr.s) horas a 2B (vinte e cinco) horas) 2L DdezesseisE dias, para funcion'rios com car a hor'ria semanal de trabalho de 21(vinte e uma) horas e 22(vinte e duas) horas) 20 D:7a&orzeE dias, para funcion'rios com car a hor'ria semanal de trabalho de 1$ (de(esseis) horas a 21 (vinte) horas) 21 DdozeE dias, para funcion'rios com car a hor'ria semanal de trabalho de 11 (on(e) horas a 1B (quin(e) horas) 25 DdezE dias, para funcion'rios com car a hor'ria semanal de trabalho de $ (seis) horas a 11 (de() horas) 5T Doi&oE dias, para funcion'rios com car a hor'ria semanal de trabalho i ual ou inferior a 1B (cinco) horas! 0 empre ador tem o limite m'+imo dos 11 meses se uintes ao vencimento do perodo aquisitivo do empre ado, para conceder as f&rias ao mesmo) ultrapassando esse perodo que chamamos de perodo concessivo, a empresa dever' pa '/las em dobro! A lei determina que o empre ador deve conceder as f&rias ao seu empre ado conforme lhe seja conveniente, isto &, a empresa de acordo com sua pro ramao, concede f&rias ao empre ado, no limite m'+imo acima! H facultado ao empregado converter .-B (um tero) do perodo de f*rias a que tiver direito, em >O=O P2&I=$J8$O <2 'H8$ (, e rece)er o valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes! 0 Abono #ecuni'rio de A&rias deve ser solicitado 1B (quin(e) dias antes do t&rmino do perodo aquisitivo) solicitao essa, feita pelo empre ado! ([ 17, Art!1*< C6T)! 0 empre ado deve ser participado da data em que dever' sair de f&rias, <1 (trinta) dias antes da ocorr.ncia! (Art!1<B C6T)) participao essa, feita por escrito! ;e acordo com o disposto no =nciso `R== do Arti o :7 da Constituio Aederal, a empresa dever', por ocasio do pa amento das f&rias, pa ar 19< (um tero) a mais que o sal'rio normal, ao empre ado! 0 pa amento das f&rias deve ser efetuado dois dias antes do empre ado iniciar o perodo de o(o! (Art!1*B C6T)! O!ser%a;es @
22

0 empre ado estudante, menor de 1% anos, ter' o direito de fa(er coincidir suas f&rias com as f&rias escolares! 0 empre ado no poder' sair de f&rias sem que apresente ao empre ador sua CT#@, para que nela seja anotada a respectiva concesso, i ualmente sendo anotada no 6ivro ou Aicha de He istro! 0 Abono #ecuni'rio de A&rias no tem nada a ver com 19< constitucional sobre as f&rias! 0s membros de uma mesma famlia que trabalharem na mesma empresa, tero direito de o(ar f&rias no mesmo perodo, se assim o desejarem e se disto no resultar preju(o ao servio! 0 Abono #ecuni'rio a que se refere o Art! 1*< da C6T, no inte ra a remunerao do empre ado para os efeitos da 6e islao do Trabalho e #revid.ncia @ocial, conforme Art! 1** da C6T! AVISO A notificao da concesso das frias ser participada, por escrito, ao empre ado, com anteced!ncia de no m"nimo, 30 dias# $essa participao o interessado dar reci%o# &omo no e'iste mode(o oficia(, reprod)*imos, a se )ir, a t"t)(o de s) esto, mode(o por n+s e(a%orado#

2<

MODELO DE SOLICITA%O DE F$RIAS EM ABONO PECUNIRIO


SOLICITA%O DE F$RIAS EM ABONO PECUNIRIO ,ome da empresa ###################################### 8oca( e data ############################################################################1######1##### ,ome do empre ado ####################################################### 9 a%ai'o assinado /em re.)erer .)e (he se:a concedido o a%ono pec)nirio correspondente a )m tero 41135 das frias re(ati/as ao per"odo a.)isiti/o de #######1#######1####### a #######1#######1####### 777777777777777777777 7777777777777777777777 Assinat)ra do empre ado &iente do empre ador 4so% carim%o5 AVISO DE F$RIAS $o $ept; -essoa( ####################################################### -ara0 ########################### <eo0 ################################## ,otificamos .)e s)as frias, ad.)iridas no per"odo de #####1#####1##### a #####1#####1#####, tero in"cio no dia #####1#####1##### <o(icitamos a apresentao de s)a &arteira de =ra%a(ho e -re/id!ncia <ocia( > &=-<, at o dia #######1#######1#######, para as necessrias anota?es#

MODELO DE RECIBO DE ABONO DE F$RIAS ,a hip+tese de o empre ado con/erter 113 das frias em a%ono pec)nirio, recomend/e( .)e o empre ador faa o reci%o do a%ono separado, como no mode(o a se )ir0
RECIBO DE ABONO DE F$RIAS ,ome do empre ado####################################################### -er"odo a.)isiti/o0 de #######1#######1####### a #######1#######1####### 2ece%i de ##########################################, a import3ncia de 4empre ador5 26 ##################### 4##########################################################5 4/a(or por e'tenso5 referente ao a%ono pec)nirio de 113 de minhas frias 4#########dias5# 777777777777777777 77777777777777777777777777 $ata Assinat)ra do empre ado

777777777777777777 8oca( e data

777777777777777777777777 Assinat)ra do respons/e( e carim%o da empresa 7777777777777777777777777777777777777777777777 RECIBO DO AVISO 2ece%i a com)nicao antecipada de minhas frias 777777777777777777 8oca( e data 1@ /ia > Ampre ador 2@ /ia > Ampre ado 777777777777777777777777 Assinat)ra do respons/e( e carim%o da empresa

2*

2B

FVRIAS COLETI(AS 0 empre ador que, por qualquer motivo, desejar paralisar a atividade empresarial em determinada &poca do ano, poder' fa(./lo mediante a concesso de A&rias Coletivas a todos os seus empre ados ou a determinados setores ou estabelecimentos da empresa! As A&rias Coletivas devero abran er necessariamente todos os empre ados da unidade considerada, seja ela um estabelecimento ou apenas um setor!(WCaputX do Art!1<8 C6T)! Ela poder' ser o(ada em dois perodos anuais, desde que nenhum deles seja inferior a de( dias corridos! >ote/se que aos menores de 1% anos e maiores de B1 anos de idade, as f&rias sero sempre concedidas de uma s4 ve(! ([ 27 do Art! 1<* e [ 17 do Art! 1<8 da C6T) 0 empre ador, e+ceto microempresa, dever' comunicar ao 4r o local do ?inist&rio do Trabalho com anteced.ncia mnima de 1B (quin(e) dias, as datas de incio e fim das f&rias mencionando os estabelecimentos ou setores abran idos! Em i ual pra(o, a empresa enviar' c4pia desta comunicao aos sindicatos representativos da cate oria profissional! Al&m disso dever' afi+ar aviso nos locais de trabalho ([[ 27 e <7 do Art! 1<8 da C6T e Art! 21 da 6ei n7 :2B$, de 2:9119%*)! 0bs!" o empre ado no poder' entrar no o(o de A&rias Coletivas, sem que se faa em sua CT#@ a anotao da respectiva concesso) como tamb&m dever' ser anotada no 6ivro ou na Aicha de He istro do Empre ado! 0 Abono #ecuni'rio & devido tanto nas A&rias =ndividuais quanto nas Coletivas, desde que requerido pelo empre ado! >o caso de A&rias Coletivas, o Abono & objeto de Acordo Coletivo entre empre ador e o sindicato da cate oria profissional, independente de requerimento individual - sua concesso! 0 pra(o para pa amento da remunerao das A&rias Coletivas & de 12 dias antes do incio do perodo de o(o! No&a" 0s adicionais por trabalho e+traordin'rio, noturno, insalubre ou peri oso sero computados no c'lculo da remunerao das f&rias, sejam elas individuais ou coletivas! @e no momento das f&rias, o empre ado no estiver percebendo o mesmo adicional do perodo aquisitivo, ou quando o valor deste no tiver sido uniforme, ser' computada a m&dia duodecimal recebida naquele perodo! ([[ B7 e $7 do Art! 1*2 da C6T)! PROPORCIONALIDADE@ As f&rias so contadas proporcionalmente quando o empre ado" a) Tem direito a receb./las indeni(adas na cessao do Contrato de Trabalho) b) Fo(e A&rias Coletivas, estando contratado h' menos de 12 meses! >o caso das f&rias proporcionais, em se tratando de A&rias Coletivas, a empresa quita o perodo aquisitivo corrente e inicia/se um novo perodo aquisitivo de f&rias a partir do 17 dia de f&rias do empre ado!

TABELA PARA O CLCULO DE F$RIAS PROPORCIONAIS


F$RIAS PROPORCIONAIS AT$ 0! FALTAS DE 0" A 1 FALTAS DE 1! A 23 FALTAS DE 2 A 32 FALTAS

2$

1112 2112 3112 4112 5112 6112 7112 8112 9112 10112 11112 12112

2,5 05 7,5 10 12,5 15 17,5 20 22,5 25 27,5 30

dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias

02 04 06 08 10 12 14 16 18 20 22 24

dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias

1,5 03 4,5 06 7,5 09 10,5 12 13,5 15 16,5 18

dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias

N&'(0 113 &onstit)ciona(, tam%m de/ido na poca de Brias &o(eti/as# M&)*+& )* ,&-./0,(12& Apresentamos, a t"t)(o de s) esto, mode(o de com)nicao das frias co(eti/as, .)e poder ser en/iado pe(o correio, em porte re istrado
A ###################### 4+r o (oca( do Cinistrio do =ra%a(ho5 4endereo5 4(oca(idade e Dnidade da Bederao 2ef#0 &om)nicao de frias co(eti/as -re*ados <enhores0 &)mprimos o de/er (e a( de com)nicar>(hes a concesso de frias co(eti/as a todos os empre ados 4do####### setor##################5 do esta%e(ecimento sit)ado 4endereo5###################################################### ##### no per"odo de #######1#######1####### a #######1#######1####### Atenciosamente, 777777777777777777777777777777 4,ome e assinat)ra do respons/e(5 &arim%o da empresa ##### c+pia4s5 para sindicato4s5 de empre ados 48oca( e data5

24. SALHRIO 0 Art! :7, =nciso R=== da Constituio Aederal, estabeleceu a e+presso W1<7 @al'rioX para a ratificao natalina! 2W PARCELA 24. SALHRIO
2:

0 1<7 @al'rio corresponde ao valor do sal'rio mensal do empre ado e deve ser pa o pelo menos em 12 parcelas, durante o ano em vi .ncia! .K parcela deve ser paga ao empregado entre os meses de fevereiro e novem)ro de cada ano, at* B+ de novem)ro! 0 empre ado tem direito a receber o adiantamento do 1<7 @al'rio (1_ parcela) por ocasio das f&rias, quando este o requerer no m.s de janeiro do correspondente ano! 0 valor da 1_ parcela corresponder' - metade (B1I) do sal'rio recebido pelo empre ado no m.s anterior ao pa amento! (WCaputX e [ 27 do art! 27 da 6ei n7 *:*8 de 12!1%!$B) Ride SOLICITAO DA 2W PARCELA DO 24. SALHRIO (modelo) RECIBO DE ADIANTAAENTO DO 24. SALHRIO (modelo)

1W PARCELA 24. SALHRIO DN7i&a o) 2sta deve ser paga no m4s de de7em)ro do respectivo ano, at* o dia D+! Para o clculo, * considerado o salrio correspondente ao m4s de de7em)ro! =nte ram o 1<7 @al'rio, quando no pa amento da Duitao" As horas e+tras prestadas no perodo base / janeiro a de(embro daquele ano! Adicional >oturno e os Adicionais de =nsalubridade e #ericulosidade! (Enunciados *B, *% e $1 do Tribunal @uperior do Trabalho / T@T) No&as @ A 1_ parcela do 1<7 @al'rio & pa a pelo bruto correspondente - metade do sal'rio e s4 incide para AFT@! @omente na Duitao pa a em de(embro & que descontamos e recolhemos os valores correspondentes ao =>@@ e =H! 0 AFT@ na Duitao & depositado sobre a diferena da Duitao e 1_ parcela! A tributao do 1<7 @al'rio & feita separadamente da Aolha de #a amento do m.s de de(embro, portanto deve ser feita uma Aolha de #a amento do 1<7 @al'rio separada! #ara os empre ados que recebem sal'rio vari'vel, incluindo as horas e+tras de de(embro, a empresa tem pra(o at& 11 de janeiro do ano se uinte para acertar a diferena correspondente ao m.s de de(embro!
SOLICITA%O DE ADIANTAMENTO DO 134 SALRIO A

>a forma da le islao da 1_ parcela do 1<7 sal'rio, juntamente com a remunerao de minhas f&rias, correspondentes ao perodo de !!!!!9!!!!!9!!!!! a !!!!!9!!!!!9!!!!!

MODELO DE SOLICITA%O DAe13 PARCELA DOado 134 SALRIO 6ocal e data >ome Assinatura do Empre
Ciente em !!!!!9!!!!!9!!!!! bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb Carimbo do Empre ador e Assinatura do Hespons'vel 1_ via / Empre ador 2_ via / Empre ado 2%

bbbbbbbbbbbbbbb

bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb

MODELO DE RECIBO DE ADIANTAMENTO DO 134 SALRIO


RECIBO DE ADIANTAMENTO DO 134 SALRIO ,ome do Ampre ado ############################################################### 26 #################################### 2ece%i de ################################################################################# a import3ncia de 26 ########################### 4#################################### ###############################################################################################5# a t"t)(o de adiantamento da Eratificao de ,ata( 413; <a(rio5 777777777777777777777 8oca( e $ata 77777777777777777777777777 Assinat)ra do Ampre ado

RESCISO CONTRATGAL DE TRABALHO homologao de todos os &ontratos $ndividuais de 9ra)alho, vigentes a mais de +. ano, por ocasio de sua resciso, deve ser efetuada o)rigatoriamente no sindicato da categoria profissional ou perante o Grgo do 6inist*rio do 9ra)alho! (ero homologadas5 rescises contratuais de tra)alho resultantes de dispensas sem Austa causa, pedido de demisso e dispensa com Austa causa, quando houver reconhecimento expresso de culpa por parte do empregado! Tratando/se de menor de 1% anos, a resciso contratual de trabalho, s4 ter' validade, mediante a assist.ncia do pai, da me ou respons'vel le al! (Art! *<8 da C6T) A empresa, no ato da homolo ao junto ao 4r o competente, dever' apresentar os se uintes documentos" a) Fuias de recolhimento do AFT@ ou e+trato atuali(ado da conta vinculada do AFT@ do empre ado!
28

b) Carta de #reposio (Ride ane+os)! c) CT#@ do empre ado, devidamente atuali(ada, com todas as anotaLes necess'rias! d) 6ivro ou Aicha de He istro de Empre ados, do empre ado demitido! e) TEH?0 ;E HE@C=@T0 ;E C0>THAT0 ;E THANA6O0! f) C0?S>=CAPT0 ;E ;=@#E>@A / C;, se for o caso, para o recebimento do @e uro/ ;esempre o! ) C4pia do Acordo Coletivo ou Conveno Coletiva de Trabalho! h) 0utros documentos solicitados pelo @indicato da cate oria profissional! PRAXOS PARA PAGAAENTO DA RESCISO CONTRATGAL DE TRABALHO A 6ei n7 :%BB9%8 de 2*!11!%8 alterou os par' rafos do art! *:: da C6T, passando - se uinte redao" Art! *:: !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! [ $7 0 pa amento das parcelas constantes do instrumento de resciso ou recibo de quitao, dever' ser efetuado nos se uintes pra(os" a) At& o 17 dia 3til imediato ao t&rmino de contrato) ou b) At& o 117 dia, contado da data da notificao da demisso, quando da aus.ncia do aviso pr&vio, indeni(ao do mesmo ou dispensa do seu cumprimento! SITGAYES EA NGE V PROIBIDA A DISPENSA SEA OGSTA CAGSA DO EAPREGADO 1! A empre ada estante, desde a confirmao da ravide( at& 1B meses ap4s o parto (Art!11, =nciso ==, alnea b do AT0 ;A@ ;=@#0@=PQE@ THA>@=TaH=A@ ;A C! AE;EHA6) 2! Empre ado eleito para car o de direo da C=#A (Comisso =nterna de #reveno de Acidentes) e empre ado eleito como suplente , desde o re istro de sua candidatura at& 11 ano ap4s o final de seu mandato (AT0 ;A@ ;=@#0@=PQE@ THA>@=TaH=A@ ;A C0>@T=TS=PT0 AE;EHA6)! <! Empre ado sindicali(ado ou associado, a partir do momento de sua candidatura a car o de direo ou representao da entidade sindical, at& 11 ano ap4s o final do seu mandato) caso seja eleito, inclusive como suplente (Art! B*<, [ <7 da C6T)! *! 0 se urado que sofreu acidente de trabalho tem arantia, de pra(o mnimo de 12 meses, manuteno de seu contrato de trabalho na empresa, ap4s a cessao do au+lio/acidente, independente do recebimento do au+lio (Art! 11% da 6ei n7 %21< de 2*!1:!81, do #lano de Nenefcios da #revid.ncia @ocial)! B! ;emais empre ados com arantia de empre o por fora de Acordo, Conveno Coletiva, @entena >ormativa ou 6ei! TIPOS DE RESCISO CONTRATGAL DE TRABALHO Res,is o $or $edido de dis$ensa an&es de ,om$le&ar 52 ano de ser%io Direi&os" / @aldo @alarial (Art! *$2 da C6T) / 1<7 @al'rio (Art! <7 da 6ei *1819$2) ;ep4sito na conta vinculada do AFT@ em nome do empre ado, da importJncia correspondente remunerao pa a no m.s anterior, se for o caso) e do m.s da quitao! Res,is o $or $edido de dis$ensa ,om mais de 52 ano de ser%io
<1

Direi&os"

/ @aldo @alarial / 1<7 @al'rio / A&rias vencidas, se ainda no as tiver o(ado (Art! 1*$ da C6T) / A&rias proporcionais (#ar' rafo cnico, Art! 1*$ da C6T) / 19< Constitucional (A&rias Rencidas e #roporcionais)

;ep4sito na conta vinculada do AFT@ em !!! (idem ao anterior)! Aor&e do em$re)ado an&es de ,om$le&ar 52 ano de ser%io Os de$enden&es* se)7ndo a Lei n. LT/TJ356 &er o direi&o a@ ;ep4sito na conta vinculada do AFT@ em !!! Autori(ao para saque do AFT@ dada pelo =>@@ @acador" o dependente do trabalhador falecido Aor&e do em$re)ado ,om mais de 52 ano de ser%io Os de$enden&es &er o direi&o a@ / @aldo @alarial / 1<7 @al'rio / A&rias vencidas, se no as tiver o(ado em vida / A&rias #roporcionais / 19< Constitucional (A&rias vencidas e proporcionais) ;ep4sito na conta vinculada do AFT@ em !!! Autori(ao para saque do AFT@ dada pelo =>@@ @acador" o dependente do trabalhador falecido Res,is o $or dis$ensa sem 87s&a ,a7sa an&es de ,om$le&ar 52 ano de ser%io Direi&os" / @aldo @alarial / 1<7 @al'rio / 1<7 @al'rio =ndeni(ado / A&rias #roporcionais (Art! 1*: C6T) / 19< Constitucional / Aviso #r&vio (Trabalhado ou =ndeni(ado) ;ep4sito em conta vinculada em nome do empre ado do valor do AFT@ do m.s anterior, se for o caso, e m.s de quitao (ref! as verbas rescis4rias)! ;ep4sito tamb&m dos *1I sobre o valor do AFT@ total (E+trato banc'riod dep4sito efetuado da Hesciso Contratual)! Res,is o $or dis$ensa sem 87s&a ,a7sa ,om mais de 52 ano de ser%io Direi&os" / @aldo @alarial / 1<7 @al'rio / 1<7 @al'rio =ndeni(ado / A&rias Rencidas, se ainda no as tiver o(ado / A&rias #roporcionais / 19< Constitucional / Aviso #r&vio (Trabalhado ou =ndeni(ado) ;ep4sito em conta vinculada em nome do empre ado, do valor do AFT@ do m.s anterior, se for o caso) e do m.s de quitao (verbas rescis4rias)! / @aldo @alarial / 1<7 @al'rio

<1

;ep4sito tamb&m dos *1I sobre o AFT@ total (saldo banc'rio d dep4sito efetuado da Hesciso)! Res,is o $or &+rmino do ,on&ra&o de e>$eri?n,ia Direi&os" / @aldo salarial / 1<7 @al'rio / A&rias #roporcionais / 19< Constitucional ;ep4sito do valor correspondente ao AFT@, na conta vinculada do empre ado, o qual o mesmo ter' direito a sacar mediante autori(ao da empresa! Res,is o an&e,i$ada do ,on&ra&o de e>$eri?n,ia $or $ar&e da em$resa Direi&os" / @aldo salarial / 1<7 @al'rio / A&rias proporcionais / 19< Constitucional / =ndeni(ao / Art! *:8 da C6T >o havendo no contrato de e+peri.ncia, cl'usula que asse ure o direito recproco de resciso antecipada, a empresa deve pa ar ao empre ado, a ttulo de indeni(ao, B1I da remunerao a que o empre ado teria direito at& o final do contrato! ;ep4sito em conta vinculada no nome do empre ado do valor do AFT@ do m.s anterior, se for o caso, e do valor do AFT@ correspondente -s verbas rescis4rias! ;ep4sito de *1I sobre o valor do AFT@ total (E+trato banc'rio d dep4sito da resciso contratual)! Res,is o an&e,i$ada do ,on&ra&o de e>$eri?n,ia $or ini,ia&i%a do em$re)ado Direi&os" / @aldo @alarial / 1<7 @al'rio ;ep4sito na conta vinculada do AFT@ em nome do empre ado, da importJncia correspondente remunerao pa a no m.s anterior, se for o caso, e do m.s de quitao! A empresa poder' cobrar do empre ado, uma indeni(ao correspondente - B1I da remunerao que o empre ado teria direito at& o t&rmino do contrato de e+peri.ncia, desde que tenha, em decorr.ncia dessa circunstJncia, sofrido preju(os! Esses preju(os devero ser devidamente comprovados (Art! *%1, [ 17 da C6T) >0TA " 0 ;E#a@=T0 ;0 AFT@ ;A@ HE@C=@QE@ C0>THATSA=@ ;E THANA6O0, ;ERE @EH EAETSA;0 E? A0H?S6^H=0 #Ha#H=0, HE@#E=TA>;0/@E 0@ #HAe0@ 6EFA=@ ;E #AFA?E>T0 ;A@ HE@#ECT=RA@!

Dis$ensa $or 87s&a ,a7sa Entende/se por justa causa a dispensa que o empre ado provoca ao cometer ato ilcito que viola sua obri ao le al ou contratual com a empresa, tornando/se impossvel sua perman.ncia no trabalho! A dispensa por justa causa deve ser atual, isto &, deve acontecer imediatamente ap4s a falta praticada pelo empre ado, dando o seu desli amento de imediato! A justa causa deve ser devidamente comprovada, caso contr'rio, & descaracteri(ada a dispensa por justa causa!
<2

Constitui justa causa, conf! Art! *%2 da C6T, dando - empresa o direito - resciso do contrato de trabalho" A&o de Im$ro!idade Consiste em atos que revelam claramente" desonestidade, abuso, fraude ou m' f&, que prejudiquem o patrimKnio da empresa ou de terceiros! In,on&in?n,ia de ,ond7&a o7 ma7 $ro,edimen&o Incontin ncia de conduta" ocorre quando o empre ado comete ofensa ao pudor , porno rafia ou obscenidade, desrespeito aos cole as de trabalho e - empresa! Mau procedimento" conduta incompatvel com as normas e+i idas, indu(indo terceiros a erros! Ne)o,ia o Ha!i&7al #or conta pr4pria ou alheia, sem permisso do empre ador e quando constituir ato de concorr.ncia empresa para qual trabalha ou for prejudicial ao servio! Condena o ,riminal 0 empre ado que for condenado criminalmente, desde que passada em jul ado a sentena e no tiver suspenso da e+ecuo da pena! Condenao criminal relacionada ou no com o servio! Des9dia no desem$en"o das res$e,&i%as #7n;es Caracteri(a/se como desdia o desempenho de um empre ado que de repente comea a ficar pre uioso, ne li ente no trabalho, deslei+ado! Em!ria)7ez "a!i&7al o7 em ser%io Caracteri(a/se como embria ue(, o fato do empre ado in erir bebida alco4lica e comparecer b.bado ao estabelecimento de trabalho, pode ser provocada por 'lcool ou t4+icos! (iola o de se)redo da em$resa Duando o empre ado tem o dever do si ilo, por ter em seu poder dados t&cnicos, e os transmite a terceiros! A&o de indis,i$lina ;escumprimento de ordens erais do empre ador diri idas impessoalmente ao quadro de empre ados! A&o de ins7!ordina o Duando o empre ado no se submete - ordem direta e pessoal do empre ador! A!andono de em$re)o Caracteri(a/se pela aus.ncia injustificada do empre ado no trabalho por um lon o perodo! Constata/se quando o empre ado se ausenta do servio com a inteno de no retornar! @e for provado que o empre ado durante sua aus.ncia no teve a inteno de abandonar o empre o, pode no ser considerado falta rave! 0 enunciado n7 <2 do Tribunal superior do Trabalho / T@T fi+a em <1 dias o pra(o para a caracteri(ao do Abandono de Empre o) mas este limite pode ser inferior se o empre ador provar que o empre ado j' est' trabalhando em outro lu ar!

<<

A&o lesi%o da "onra e da !oa #ama >este caso o empre ado comete cal3nia, inj3ria, difamao contra qualquer pessoa no servio) e, ao empre ador, no servio ou fora dele! Oo)os de azar @4 se caracteri(a justa causa o jo o de a(ar praticado constantemente, ou seja, quando provada sua habitualidade! Dis$ensa $or 87s&a ,a7sa an&es de ,om$le&ar 52 ano de ser%io Direi&os" / @aldo @alarial Art! 1B da 6ei n7 %1<$981 / tem direito ao AFT@ relativo - resciso contratual que dever' ser depositado em conta vinculada do empre ado! Dis$ensa $or 87s&a ,a7sa ,om mais de 52 ano de ser%io Direi&os" / @aldo @alarial / A&rias vencidas, se ainda no as tiver o(ado / 19< Constitucional Art! 1B da 6ei n7 %1<$981 / tem direito ao AFT@ relativo - resciso contratual que dever' ser depositado em sua conta vinculada! OBS6@ AS DISPENSAS POR OGSTA CAGSA SERO SOAENTE HOAOLOGADAS PELAS DELEGACIAS REGIONAIS DO TRABALHO E SINDICATOS* NGANDO HOG(ER RECONHECIAENTO EQPRESSO DA CGLPA POR PARTE DO EAPREGADO6 No&a" Art! *:: da C6T [ :7 W0 ato da assist.ncia na resciso contratual de trabalho ser' @E? Knus para o trabalhador e empre ador! CASOS EA NGE O EAPREGADO SOLICITA DISPENSA POR OGSTA CAGSA AO EAPREGADOR @e undo o Art! *%< da C6T, o empre ado poder' considerar rescindido o contrato de trabalho e pleitear a devida indeni(ao quando" Aorem e+i idos servios superiores -s suas foras, defesos por lei, contr'rios aos bons costumes e alheios ao Contrato de Trabalho! Aor tratado pelo empre ador ou por seus superiores com ri or e+cessivo! Correr peri o manifesto de mal consider'vel! 0 empre ador no cumprir as obri aLes do Contrato de Trabalho! 0 empre ador ou seus prepostos praticar contra o empre ado ou pessoa de sua famlia , ato lesivo da honra e da boa fama! 0 empre ador ou seus prepostos ofenderem/no fisicamente, salvo em caso de le tima defesa, pr4pria ou de outrem! Duando o empre ado tiver que desempenhar obri aLes le ais incompatveis com a continuao do trabalho! >o caso de morte do empre ador (firma individual), & facultado ao empre ado rescindir o Contrato de Trabalho (Art! *%* C6T)!
<*

0 empre ador redu(ir o seu trabalho, sendo este por produo, de forma a afetar sensivelmente a importJncia de seu sal'rio!

A(ISO PRV(IO Duaisquer das partes (empresa ou empre ado) que, sem justo motivo, quiser rescindir o Contrato de Trabalho, dever' avisar a outra, com anteced.ncia mnima de <1 dias! A falta de Aviso #r&vio por parte do empre ador d' ao empre ado o direito ao sal'rio correspondente ao pra(o do aviso, arantida sempre a inte rao desse perodo no seu tempo de servio! A falta do Aviso #r&vio por parte do empre ado d' ao empre ador o direito de descontar o sal'rio correspondente ao pra(o respectivo, a menos que o empre ado ao solicitar sua demisso pea dispensa do mesmo, e o empre ador d. seu parecer favor'vel! @e a Hesciso Contratual for promovida pelo empre ado, o hor'rio de trabalho no ser' alterado) j' se a Hesciso for por parte do empre ador, ser' feita uma reduo de duas horas di'rias de seu hor'rio normal de trabalho ou o empre ado poder' optar por sete dias corridos de descanso, sem preju(o do sal'rio inte ral (Art! *%: [ *7 da C6T)! INDENIXAO ADICIONAL DO EAPREGADO DISPENSADO SEA OGSTA CAGSA NO PERRODO DE TRINTA DIAS NGE ANTECEDE O DISSRDIO COLETI(O C DATA BASE PARA CORREO SALARIAL DAr&6 3. das leis LP5TJP3 e P14TJT0E A empresa que dispensar o empre ado sem justa causa, no perodo de trinta dias que antecede a data base do ;issdio Coletivo, dar' direito a este, a uma indeni(ao adicional equivalente a um sal'rio mensal pa o na Hesciso Contratual de Trabalho! Com refer.ncia ao Aviso #r&vio =ndeni(ado, se o 3ltimo dia do Aviso cair durante o perodo dos trinta dias que antecede o ;issdio, esse fato erar' direito a indeni(ao) j' que esse perodo do Aviso #r&vio inte ra tempo de servio, conf! Art! *%:, [ 17 da C6T! O!ser%a;es@ 0 formul'rio TEH?0 ;E HE@C=@T0 C0>THATSA6 ;E THANA6O0, deve ser impresso em B vias, sendo" 1_ via branca" que fica em poder CEA 2_ via rosa" fica em poder do banco receptor <_ via a(ul" em poder do empre ado *_ via amarela" em poder da empresa B_via c4pia " em poder do or o homolo ador ZZZ ZZZ >o foi destinada oficialmente nenhuma via ao 4r o homolo ador! >o formul'rio, em seu rodap& dever' constar" WA@@=@Tf>C=A >A HE@C=@T0 C0>THATSA6 5 FHATS=TAX

<B

Com o aval do ?inist&rio do Trabalho, a empresa poder' utili(ar Termo de Hesciso Contratual de Trabalho feito por computador!

FGTS @ Al&era o de A7l&a Res,is=ria de 05S $ara /5S e Con&ri!7i o de TS $ara T*/S* d7ran&e L5 meses6
A Lei Com$lemen&ar n. 225 de 13J5LJ1552 DDOG de 45J5LJ1552E* a7men&o7 a m7l&a res,is=ria em 25S Ddez $or ,en&oE* $assando de 05S $ara /5S* $rod7zindo e#ei&o 35 dias a $ar&ir da da&a ini,ial de s7a %i)?n,ia e a ,on&ri!7i o em 5*/S D,in,o d+,imos $or ,en&oE* $assando de TS $ara T*/S6 A ,on&ri!7i o e a m7l&a ser o de%idas $elo $razo de L5 Dsessen&aE meses* a $ar&ir de s7a e>i)i!ilidade6 SEGGRO DESEAPREGO C LEI N. P33TJ35 0 #ro rama do @e uro/;esempre o tem por finalidade" =! #rover assist.ncia financeira tempor'ria ao trabalhador desempre ado em virtude de dispensa sem justa causa) ==! Au+iliar os trabalhadores na busca de empre o, promovendo, para tanto, aLes inte radas de orientao, recolocao e qualificao profissional! 0 benefcio do @e uro/;esempre o & concedido ao trabalhador desempre ado por um perodo m'+imo vari'vel de tr.s a cinco meses, de forma contnua ou alternada, a cada perodo aquisitivo, cuja a durao & de 1$ meses, contados a partir da data de dispensa que deu ori em - primeira habilitao! 0 benefcio pode ser retomado a cada novo perodo aquisitivo! A determinao do perodo m'+imo, observa a se uinte relao entre o n3mero de parcelas mensais do benefcio e o tempo de servio do trabalhador nos <$ meses que antecederam a data da dispensa que deu ori em ao requerimento do @e uro/;esempre o" a) 1< parcelas, se o trabalhador comprovar vnculo empre atcio com pessoa jurdica ou pessoa fsica equiparada, de no mnimo 1$ meses e no m'+imo 11 meses, no perodo de refer.ncia) b) 1* parcelas, se o trabalhador comprovar vnculo empre atcio de no mnimo 12 meses e no m'+imo 2< meses, no perodo de refer.ncia) c) 1B parcelas, se o trabalhador comprovar vnculo empre atcio de no mnimo 2* meses, no perodo de refer.ncia! No&a@ 0 tempo de servio como autKnomo no & considerado para a conta em de meses trabalhados! #ara a conta em dos meses, a frao i ual ou superior a quin(e dias de trabalho & havida como m.s inte ral! #ortanto o trabalhador s4 ter' direito ao @e uro/;esempre o" Aor dispensado sem justa causa) Estiver desempre ado no ato da entre a do requerimento ao posto de atendimento do @e uro/ ;esempre o) Trabalhou para pessoa jurdica ou pessoa fsica equiparada - jurdica, com vnculo empre atcio pelo menos 1$ meses nos 3ltimos <$ meses que antecedem a data de demisso)

<$

Hecebeu sal'rios consecutivos de um ou mais empre adores, no perodo de 1$ meses imediatamente anteriores a data de demisso! >o estiver recebendo nenhum benefcio de prestao continuada da #revid.ncia @ocial, com e+ceo de au+lio/acidente e de penso por morte! PRAXO PARA RENGERIAENTO DO SEGGRO-DESEAPREGO ;e 1: a 121 dias, ap4s a Hesciso do Contrato de Trabalho, para requerer o @e uro/;esempre o! DOCGAENTOS NECESSHRIOS PARA O RECEBIAENTO DO SEGGRODESEAPREGO Comunicao de ;ispensa CT#@ Carto do #=@ 9 #A@E# Hesciso Contratual de Trabalho quitada C&dula de =dentidade No&as@ 0 trabalhador s4 receber' o benefcio (cada parcela) se estiver desempre ado e sem condiLes para o seu sustento e de sua famlia) @e o trabalhador conse uir um novo empre o enquanto estiver recebendo o @e uro/;esempre o, estar' obri ado a comunicar o 4r o respons'vel pelo benefcio e ao seu novo empre ador sua condio de se urado) Entre <1 e *B dias ap4s a data de solicitao de @e uro/;esempre o, o mesmo j' deve estar a sua disposio no banco credenciado! O!ser%a;es@ >o caso de em$re)ado dom+s&i,o, para receber o @e uro/;esempre o, deve satisfa(er os se uintes crit&rios" 1! Ter trabalhado, e+clusivamente, como empre ado dom&stico, por pelo menos 1B meses, nos 3ltimos 2* meses que antecederam a data da dispensa, que deu ori em ao requerimento do @e uro/;esempre o) 2! Estar inscrito como Contribuinte =ndividual da #revid.ncia @ocial e em dia com as contribuiLes) <! >o estar recebendo nenhum au+lio da #revid.ncia @ocial, como aposentadoria, au+lio/ doena e au+lio/recluso, com e+ceo de au+lio/acidente e de penso por morte) *! >o possuir renda pr4pria para seu sustento e de sua famlia) B! Ter recolhimento no AFT@ como empre ado dom&stico!

TABELA DE INCIDZNCIAS
(er!as Tra!al"is&as @al'rio do m.s9Ooras Trabalhadas9;@Hs @aldo @alarial pa o na Hesciso Contratual INSS @im @im IRRF @im @im FGTS @im @im

<:

ComissLes Ooras E+tras ;@H sobre Ooras E+tras Adicional =nsalubridade Adicional #ericulosidade Adicional >oturno 1_ #arcela 1<7 @al'rio pa a durante a vi .ncia do Contrato de Trabalho (de fevereiro a <19novembro) 1<7 @al'rio Duitao pa o durante a vi .ncia do Contrato de Trabalho (219de(embro) 1<7 @al'rio #roporcional 1<7 @al'rio =ndeni(ado (Hesciso) A&rias >ormais pa as durante a vi .ncia do Contrato de Trabalho d 19< Const! sobre A&rias >ormais Abono #ecuni'rio de A&rias d 19< Const! @obre Abono #ecuni'rio de A&rias A&rias Rencidas na Hesciso A&rias #roporcionais =ndeni(adas (Hesciso) 19< Const! @obre A&rias na Hesciso Aviso #r&vio Trabalhado Aviso #r&vio =ndeni(ado @al'rio/Aamlia AFT@ m.s anterior AFT@ , Hesciso AFT@ , ?ulta Hescis4ria =ndeni(ao Adicional (art! 87 das leis $:1%9:8 e :2<%9%*) =ndeni(ao Complementar (art!*:8 C6T)

ZZZ ZZZ ZZZ ZZZ ZZZ ZZZ

@im @im @im @im @im @im >o @im

@im @im @im @im @im @im >o @im @im >o @im @im @im @im @im @im >o >o >o >o >o >o >o

@im @im @im @im @im @im @im @im @im @im @im >o >o >o >o @im @im >o >o >o >o >o >o

ZZZ

@im >o @im >o >o >o >o @im >o >o >o >o >o >o >o

ZZZ =nclusive as verbas correspondentes pa as na Hesciso contratual de Trabalho

FGTS C C[DIGOS DE AO(IAENTAO DO FGNCIONHRIO


C=di)o O =1 =2 =< =* V g Si&7a o Hesciso, por justa causa, por iniciativa do empre ador Hesciso, sem justa causa, por iniciativa do empre ador, inclusive Hesciso antecipada do Contrato a termo Hesciso por culpa recproca ou fora maior Hesciso por t&rmino do Contrato a termo Hesciso sem justa causa do Contrato de Trabalho do empre ado dom&stico, por iniciativa do empre ador Hesciso do Contrato de Trabalho por iniciativa do funcion'rio Hesciso a pedido do funcion'rio ou por iniciativa do empre ador, com justa causa, no caso de trabalhador no/optante, com menos de um ano de servio
<%

6 ? >1 >2 01 02 #1 #2 D1 D2 D< H @ S1 S2 S< h ` i e1 e2 e< e* eB

0utros motivos de Hesciso Contratual de Trabalho ?udana para o re ime estatut'rio Transfer.ncia do funcion'rio para outro estabelecimento da mesma empresa Transfer.ncia do funcion'rio para outra empresa que tenha assumido os encar os trabalhistas, sem que tenha havido Hesciso Contratual de Trabalho Afastamento tempor'rio por motivo de acidente de trabalho, por perodo superior a 1B dias >ovo afastamento tempor'rio, em decorr.ncia do mesmo acidente de trabalho Afastamento tempor'rio por motivo de doena, por perodo superior a 1B dias >ovo afastamento tempor'rio em decorr.ncia da mesma doena, dentro de $1 dias contados da cessao do afastamento anterior Afastamento tempor'rio por motivo de licena/maternidade #rorro ao do afastamento tempor'rio por motivo de licena/ maternidade Afastamento tempor'rio por motivo de aborto no criminoso Afastamento tempor'rio para prestar servio militar Aalecimento Aposentadoria sem continuidade de vnculo empre atcio Aposentadoria com continuidade de vnculo empre atcio Aposentadoria por invalide( Afastamento tempor'rio para e+erccio de mandato sindical 6icena sem vencimentos 0utros motivos de afastamento tempor'rio Hetorno de afastamento tempor'rio por motivo de licena/maternidade Hetorno de afastamento tempor'rio por motivo de acidente de trabalho Hetorno de novo afastamento tempor'rio em decorr.ncia do mesmo acidente de trabalho Hetorno de afastamento tempor'rio por motivo de prestao de servio militar 0utros retornos de afastamento tempor'rio e9ou licena

<8

C=di)o 11

FGTS C Con&a (in,7lada C C=di)os de Sa:7e Bene#i,i<rio Es$e,i#i,a;es da Ao%imen&a o Trabalhador ou ?otivos diretor no / ;emisso pelo empre ador, sem justa causa empre ado / Hesciso antecipada, sem justa causa, pelo empre ador, do Contrato de Trabalho por pra(o determinado, inclusive do tempor'rio firmado nos termos da 6ei n7 $1189:*, por obra certa ou do Contrato de e+peri.ncia / Hesciso antecipada, sem justa causa, pelo empre ador, do Contrato de Trabalho firmado nos termos da 6ei 7 8$1198% de 2191198%, conforme o disposto em Conveno ou Acordo Coletivo de Trabalho Ralor , @aldo da conta vinculada correspondente ao perodo trabalhado na empresa, acrescido dos dep4sitos rescis4rios ?otivos / E+tino normal do Contrato de Trabalho por pra(o determinado, inclusive do tempor'rio firmado nos termos da 6ei n7 $1189:*, por obra certa ou contrato de e+peri.ncia / E+tino normal do Contrato de Trabalho firmado nos termos da 6ei n7 8$1198%

1*

Trabalhador ou diretor no empre ado

2<

%1

Ralor , @aldo da conta vinculada correspondente ao perodo trabalhado na empresa, acrescido dos dep4sitos rescis4rios ;ependente do ?otivos trabalhador, / Aalecimento do trabalhador, diretor no empre ado ou do diretor no trabalhador avulso empre ado ou do trabalhador Ralor , @aldo total das contas vinculadas em nome do avulso trabalhador Trabalhador, diretor ?otivos no / @er portador do vrus O=R , @=;A9A=;@ empre ado ou trabalhador Ralor , @aldo das contas vinculadas do titular avulso Trabalhador, diretor no empre ado ou trabalhador avulso ?otivos / Estar acometido ou possuir dependente acometido de neoplasia mali na Ralor , @aldo das contas vinculadas do titular

%1

*1

MODELO DE CARTA EM 5UE O EMPREGADO PEDE DEMISSO E AO MESMO TEMPO SOLICITA DISPENSA DO AVISO-PR$VIO
<o -a)(o, ########################################## F(mos# <rs# ###################################################################################### $iretores da ######################################################################################### 2ef# -A$F$9 $A $ACF<<G9 Henho pe(a presente com)nicar H#<a# , o me) pedido de demisso do car o de ########################### #################################### , .)e oc)pa nesta empresa# =endo em /ista as %oas re(a?es e'istentes entre n+s, so(icito .)e me dispensem do Arti o 487 > -ar rafo 2; da &#8#=#, a .)e esto) s):eito por 8ei# A )ardamos )m pron)nciamento fa/or/e(, antecipo me)s sinceros a radecimentos# Atenciosamente,

MODELO DE CARTA EM 5UE O EMPREGADO PEDE DEMISSO E CUMPRIR O AVISO PR$VIO


<o -a)(o, ########################################## F(mos# <rs# ###################################################################################### $iretores da ######################################################################################### 2ef# -A$F$9 $A $ACF<<G9 Henho pe(a presente com)nicar H#<a# , o me) pedido de demisso do car o de ########################### #################################### , .)e oc)pa nesta conceit)ada empresa# =endo em /ista as %oas re(a?es e'istentes entre n+s, esto) disposto a c)mprir o Art# 487 > Ftem FF da &8=, a .)e esto) s):eito por 8ei# <em mais para o momento, antecipo me)s sinceros a radecimentos# Atenciosamente,

DISPENSA SEM 6USTA-CAUSA7 MODELO DE CARTA EM 5UE SE DISPENSA O EMPREGADO DO AVISO PR$VIO
<o -a)(o, ########################################## F(mos# <rs# ###################################################################################### <eo de ######################################################## 2ef# AHF<9 -2IHF9 <er/imo>nos da presente para informar>(he .)e, no mais necessitamos dos se)s ser/ios, H#<a# est dispensado do car o de ########################################################################################################### A presente ser/ir de a/iso pr/io, em conformidade com Art# 487 > Ftem FF da &8=, ficando H#<a# dispensado do mesmo# Fnformamos .)e ass)mimos na inte ra o Art# 487, -ar rafo 1; da &8=# A radecemos a co(a%orao prestada s)%scre/emo>nos, Atenciosamente, <o -a)(o, ########################################## F(mos# <rs# ###################################################################################### <eo de ######################################################## DISPENSA SEM 6USTA CAUSA7 MODELO DE CARTA EM 5UE SE E8IGE 5UE O EMPREGADO CUMPRA O AVISO PR$VIO 2ef# AHF<9 -2IHF9 <er/imo>nos da presente para informar>(he .)e, no mais necessitamos de se)s ser/ios, H#<a# est dispensado do car o de ########################################################################################################### A presente ser/ir de a/iso pr/io, em conformidade com Art# 487 > Ftem FF da &8=, ficando H#<a# com o direito de red)*ir d)as horas dirias de se) horrio norma( de tra%a(ho, conforme arti o 488 da &8=, o), a se) critrio, sete dias corridos, conforme art# 488, J 2;# A radecemos a co(a%orao prestada s)%scre/emo>nos, Atenciosamente,

*1

MODELO DE CARTA EM 5UE O EMPREGADOR COMUNICA AO EMPREGADO SUA DISPENSA POR 6USTA CAUSA
<o -a)(o, ########################################## F(mos# <rs# ###################################################################################### ,esta 2ef# $F<-A,<A -92 KD<=A &AD<A <er/imo>nos da presente para informar>(he .)e, a partir desta data, H#<a# est dispensado por :)sta ca)sa, em ra*o de fa(ta ra/e praticada, consistente em0 A radecemos a co(a%orao prestada s)%scre/emos>nos, Atenciosamente, ####################################################################### -e(a empresa

MODELO DE CARTA EM 5UE O EMPREGADO RECONHECE SUA CULPA


<o -a)(o, ########################################## F(mos# <rs# ###################################################################################### $iretores da ######################################################## <ir/o>me da presente, conforme -ortaria Cinisteria( n; 3#636, de 30 de o)t)%ro de 1969, como pro/a de me) reconhecimento e'presso de c)(pa, da fa(ta ra/e a%ai'o discriminada# -or ser e'presso de /erdade, firmo a presente# Atenciosamente, ############################################################ Assinat)ra do empre ado

AFE>;A , 0NH=FAPQE@ ?E>@A=@ E A>SA=@

O!ri)a;es mensais@ Hecolhimento na Fuia da #revid.ncia @ocial / F#@, das contribuiLes previdenci'rias relativas compet.ncia do m.s anterior, devidas pelas empresas, no dia 12 do m.s subseqUente ao m.s de compet.ncia! Hecolhimento do =HHA correspondente aos fatos eradores ocorridos na semana anterior (data do recolhimento de acordo com a semana da ocorr.ncia)!
*2

#a amento dos sal'rios dos empre ados da empresa, ref! a compet.ncia do m.s anterior, at& o B7 dia 3til do m.s subsequente! ;ep4sitos relativos ao AFT@, ref! - remunerao pa a aos empre ados, do m.s anterior, at& o dia 1: do m.s) se for feriado, domin o ou no houver e+pediente banc'rio, dever' ser antecipado o dep4sito! Envio do Cadastro Feral de Empre ados e ;esempre ados / CAFE; ao ?inist&rio do Trabalho, caso tenha havido admissLes e9ou demissLes no m.s anterior, at& dia 1: do m.s subsequente ao de compet.ncia! Hecolhimento das contribuiLes sindicais a favor dos respectivos sindicatos, caso houver desconto em folha de pa amento dos empre ados, no m.s anterior! O!ri)a;es an7ais Entre a da Helao Anual de =nformaLes @ociais / HA=@ nas a .ncias do Nanco do Nrasil ou Cai+a EconKmica Aederal! Entre a aos empre ados dos =nformes de Hendimentos referente o ano anterior, at& 2% de fevereiro! #a amento do 1<7 @al'rio aos empre ados, pelo menos em 12 parcelas) 1_ parcela, de 17 de fevereiro a <1 de novembro e a quitao (2_ parcela) at& 21 de de(embro!

Prazos de Sal%a-)7arda dos Do,7men&os Tra!al"is&as* Pre%iden,i<rios e F7ndi<rios


0s documentos trabalhistas e previdenci'rios devero ser salva uardados pelo pra(o mnimo de 1B (cinco) anos, contados da data do pa amento da respectiva verba, ou de 12 (dois) anos contados da Hesciso Contratual de Trabalho, considerando o pra(o prescricional para a ao trabalhista! V' os documentos relativos ao AFT@ devero ser uardados pelo pra(o mnimo de <1 (trinta) anos!

Pra"o m#nimo de $% &tr s' anos@


CAFE; (Cadastro Feral de Empre ados e ;esempre ados) a contar da data da posta em!

Pra"o m#nimo de $( &cinco' anos@


1! CartLes, fichas ou livros de ponto,
*<

2! Acordo de Compensao de Ooras, <! Acordo de #rorro ao de Ooras, *! Hecibos de entre a do Rale/Transporte, B! @olicitaLes de Abono #ecuni'rio de A&rias, $! Hecibos de Abono #ecuni'rio e o(o de A&rias, :! ;eclarao de deslocamento ou Hen3ncia ao Nenefcio do Rale/Transporte, %! 8! Atestados ?&dicos, Autori(aLes para descontos em folha de #a amento no previstos pela 6e islao,

11! Fuias de recolhimento de Contribuio @indical e Assistencial, 11! Helao de funcion'rios (Contribuio @indical e Assistencial), 12! Comprovante de entre a da Comunicao de ;ispensa/@e uro ;esempre o, 1<! ;ocumentos relativos a pa amentos e recolhimentos tribut'rios, 1*! ?apa Anual de Acidentes de Trabalho, 1B! Aolha de votao das eleiLes dos membros da C=#A, 1$! Comunicao de Aviso #r&vio ( Carta de ;emisso), 1:! Comunicao de #edido de ;emisso, 1%! Termo de Hesciso Contratual de Trabalho!

Pra"o m#nimo de )$ &de"' anos@


1! Aolhas de #a amentos, 2! Hecibos de pa amentos de sal'rios, <! Hecibos de pa amentos do 1<7 @al'rio, *! Hecibos de entre a de Rales/Transporte,

**

B! Termos de responsabilidade e Aichas de @al'rio/Aamlia, $! Atestados m&dicos referentes a afastamentos por incapacidade e9ou 6icena ?aternidade, :! F#@s (Fuias da #revid.ncia @ocial) e outros documentos sujeitos - fiscali(ao do =>@@, %! Comprovante de entre a da Fuia da #revid.ncia @ocial (F#@), 8! ;ocumentos referentes ao #=@9#A@E#, a contar da data prevista para o seu recolhimento, 11! CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho), 11! ;ocumentos referentes a HA=@ (Helao Anual de =nformaLes @ociais)!

Pra"o m#nimo de *$ &vinte' anos@


1! Oist4rico clnico dos funcion'rios, 2! ;ocumentos referentes ao #ro rama de #reveno de Hiscos Ambientais (##HA)!

Pra"o m#nimo de %$ &trinta' anos+


1! ;ocumentos referentes ao AFT@!

Pra"o Indeterminado+
1! Contratos de Trabalho, 2! 6ivros e9ou Aichas de He istro de Empre ados, <! 6ivros de Atas da C=#A, *! 6ivros de =nspeo do Trabalho, B! Comprovantes dos recolhimentos previdenci'rios de Contribuinte =ndividual! 0s documentos relativos ao empre ado menor devem permanecer uardados pelos pra(os acima mencionados, a partir da data em que o menor completar 1% anos de idade, pois o mesmo no corre pra(o prescricional, conforme disposto no Art! **1 da C6T!

BIBLIOGRAFIA

Rianna, Cl'udia @alles Rilela ! ?anual #r'tico das HelaLes Trabalhistas! Editora 6TH

*B

@erson, Vos&! Curso de Hotinas Trabalhistas! Editora Hevista dos Tribunais 0liveira, Aristeu de! ?anual de #r'ticas Trabalhistas! Editora Atlas =4rio, Ceclia @oares! ?anual de Administrao de #essoal! Editora @enac Costa, Armando Casimiro! Consolidao das 6eis Trabalhistas Constituio Aederativa do Nrasil!

jjj!cef! ov!br

'eli7 aquele que transfere o que sa)e e aprende o que ensina! &ora &arolina

2riLa Po7o lmeida

*$

Potrebbero piacerti anche