Sei sulla pagina 1di 3

Um Pacto pelo Povo

Joo Batista Pontes

Nas minhas andanas por este Pas a fora, quando trabalhava como Gelogo, sempre atento s realidades socioeconmicas, polticas e culturais das cidades que visitava, conheci muitas situaes interessantes. Passei algum tempo trabalhando no interior de um determinado Estado da Federao, bem distante da capital, e tomei conhecimento da evoluo histrica e poltica de duas cidades vizinhas, Chapada Alta e Morro Alegre. Fiquei sabendo que cada uma delas, alguns anos atrs, contava com cerca de 25 mil habitantes. Por motivos polticos circunstanciais, Chapada Alta foi escolhida para ser a sede regional dos rgos pblicos estaduais e federais, que l se instalaram e ainda hoje esto funcionando. No entanto, as elites polticas e a populao em geral dessas comunidades agiam de modo bem diferente. Em Chapada Alta parecia que todos estavam ali de passagem. Procuravam apoderar-se, numa frentica nsia, de tudo que fosse possvel dos recursos naturais e patrimoniais, inclusive os pblicos. Foi governada, por um longo perodo, por uma elite poltica sem expresso e em permanente conflito, que esteve sempre dividida, engalfinhada na luta do poder pelo poder. Frequentemente se via envolvida em clamorosos casos de corrupo, empreguismo e nepotismo. As eleies eram sempre decididas pela compra de votos. Ao contrrio, as elites polticas e a populao em geral de Morro Alegre demonstravam entender que era imprescindvel construir um lugar bom para viver, no qual todos pudessem se sentir felizes. Tinham um cuidado e um carinho especial no seu relacionamento com a cidade, com os seus semelhantes e com o meio ambiente. Diante das dificuldades de desenvolvimento, a elite poltica de Morro Alegre, principalmente os pretendentes a cargos pblicos, compreendendo que a boa convivncia humana s possvel com justia, bondade e amor, reuniram-se e fizeram um pacto, incluindo os seguintes pontos bsicos: 1. Declararam compreender que os interesses da coletividade devem sempre preponderar sobre quaisquer outros e que todos deviam sempre atuar buscando verdadeiramente o bem comum; 2. Comprometeram-se em abolir a compra de votos nas eleies; todos se compromissaram a lutar pela conscientizao do

3.

4.

5.

6.

eleitorado, para que a escolha dos governantes fosse feita com base nos programas de governo dos candidatos; Acordaram que os eleitos se comprometiam, desde logo, a governar com probidade e eficincia, sempre buscando alcanar objetivos identificados com as demandas e as necessidades da coletividade; Concordaram que todos os grandes projetos seriam aprovados por consenso e considerados projetos do municpio (de estado) e no projetos de um ou outro partido ou faco; Comprometeram-se a respeitar os resultados das eleies e que, aos vencidos, caberia exercer o papel de fiscal dos que estavam no poder, porm nada fariam para impedir ou atrapalhar o desenvolvimento dos programas, salvo na hiptese de ocorrncia de irregularidades claras; Acordaram que a promoo do desenvolvimento socioeconmico (incentivos produo e gerao de renda) constitui obrigao fundamental da administrao pblica.

Depois de cerca de 20 anos, a cidade de Morro Alegre j alcanava uma populao de cerca de 100 mil habitantes, que viviam alegres, felizes e orgulhosos de sua cidade e dos seus governantes, os quais tinham em grande estima, gratos pelos benefcios que eles lhes propiciaram. Ao contrrio, Chapada Alta passou a declinar e, hoje, no ultrapassa os vinte mil habitantes, apesar de l continuarem instaladas as sedes regionais dos principais organismos pblicos estaduais e federais. Passou a ser conhecida como uma cidade sem lei, sem ordem e sem princpios. Sua populao vive entristecida e muito sofre com a deficincia dos servios bsicos de sade, educao, saneamento ambiental e segurana. Vivem todos praticamente das bolsas, rendas e outros benefcios governamentais. Com qual dessas duas a sua cidade se parece? Amigo, se a sua cidade se parece mais com Chapada Alta hora de interferir e procurar alterar a sua histria evolutiva, procurando afastar do meio poltico aquelas pessoas que no tm esprito pblico; que no sabem diferenciar os interesses da coletividade dos seus prprios interesses; que tm projetos pessoais, de famlia ou de grupos, e no projetos para beneficiar a coletividade; que no sabem dialogar e conviver com a diversidade; que no demonstram condies para promover, ou mesmo participar, de um pacto pelo bem do povo; que no tm, afinal, condies morais e intelectuais para cuidarem dos interesses de sua comunidade.

Observao: Os nomes das cidades so fictcios, mas as situaes descritas retratam, em termos gerais, fatos reais.

Potrebbero piacerti anche