Sei sulla pagina 1di 11

16-09-2013 PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

Conhecimento Contenciosa ordinrio sumrio Proc. Esp. Voluntria

Rito diferenciado na prtica e des. dos atos processuais.

A eleio do procedimento especial no faculdade da parte; de observncia obrigatria; a maior parte da jurisprudncia comunga com esse entendimento.

Na ao monitria se o ru no se defender, faz se ttulo executivo judicial.

Consignao em pagamento Art. 890/900

S se pode consignar quantia (certa) e coisa (certa), que deriva da lei ou do contrato. Veda-se o parcelamento. Obs. ATENO: Art. 285-b Quantia certa extrajudicial Banco Oficial; * CTA remunerada (correo monetria) CEF/BB -> sem custo *Notificar o consignado I - Levantar quantia livra da obrig. II - levant. c/ ressalva formal/escrito parcialmente III recusar escrito, sem fundamentao IV Inrcia livra o dev. Obrig.

Para Misael se na localidade do consignante no existir banco oficial, o consignante pode fazer o deposito da quantia em qualquer estabelecimento bancrio, ainda que no oficial.

No confudir c/ prestaes sucessivas art.285-b

PET. INICIAL ->

Juzo de Admissibilidade
Emenda: nos casos de insuficincia Ou ausncia do depsito (art. 284/CPC)

-> 282/283 CPC + -> Prova da Recusa recusa NO

1. Prova da consignao. extrajudicial c/ a 2. Documento de notificao aceito ou

No confundir c/ prestaes sucessivas -> citao para levantar o deposito ou resposta: 1. Levantamento total -> I livramento da obrigao II princpio da causalidade 2. Levantamento Parcial -> I Livramento parcial da obrigao II prossegue em relao diferena I - depositar a diferena II - retificar o valor

Vista ao consignante:

3. Resposta

A jurisprudncia j se consolidou no sentido de que impossvel o parcelamento judicial de dbito em sede de consignao em pagamento; o STJ afastou esta possibilidade pelo fato de que no pode o poder judicirio invadir dessa forma as relaes privadas.

De um lado h entendimento de que impossvel deferimento de medida liminar para livrar o consignante imediatamente da obrigao, ainda que este precise

disso com urgncia; o entendimento de que nestes casos que a parte deve buscar o procedimento ordinrio, podendo ali requerer medida liminar inclusive. De outra banda existe o entendimento de que possvel o deferimento da liminar, pois o valor previamente consignado induz a concluso de que no haver prejuzo para o ru e que diferena eventual pode ser apurada no prprio procedimento.

DILAO PROBATRIA -> eventual e geralmente causa de julgamento antecipado da lide, por envolver questes exclusivamente de direito; entretanto, ainda existem aqueles que entendem que a hiptese do inciso II do art. 896 carente de prova, e portanto sujeita-se a ampla dilao. Este entendimento isolado. (A essncia aqui a obrigao, fonte da obrigao, que deriva da lei ou do contrato) Tratando-se de consignao de quantia a jurisprudncia j se consolidou no sentido de que descabida percia contbil, por interpretao analgica do art. 475-b do CPC (simples clculo aritmtico = atualizao monetria, juros legais ou contratuais). Como o objeto da ao o simples livramento da obrigao, a jurisprudncia tem caminhado no sentido de no aceitar a produo de prova testemunhal.

SENTENA Procedncia declaratria (cumprimento da obrigao Determina levantamento do depsito Pode condiciona o levantamento ao pagamento das custas e despesas processuais;

Improcedncia Nos casos de improcedncia da consignao pode ou no ficar determinado o levantamento da quantia depositada; nestes casos ficaria assegurado ao ru o direito de prosseguir em ao prpria em relao diferena, se no houver oposto reconveno. De outro lado existe o entendimento que no possvel o levantamento do depsito, devendo o ru buscar o seu crdito ou coisa por meio de ao prpria, deferindose o levantamento da quantia ou coisa para o autor.

06-10-2013 LEGITIMIDADE PARA AS AES 1. Legitimidade Ativa

Para Humberto Teodoro Junior nas aes demarcatrias existindo possuidor este dever ser citado, uma vez que, a deciso da demarcatria pode produzir efeitos em sua posse. (Obs.: no ser qualquer possuidor, mas apenas aquele que possui com animus domini).

NATUREZA DPLICE DAS AES E COMPETNCIA 1. A pretenso das partes permite a natureza dplice da ao em virtude da prestao jurisdicional que ser prestada; logo, possvel eventual alternncia de polos. Obs.: Descaber a reconveno, mas poder o ru formular pedido contraposto. 2. A competncia fixada em virtude do art. 95 cpc, prevalecendo a situao do imvel e eventualmente a preveno de o mesmo se situar em mais de uma Comarca ou estado-membro. PROCEDIMENTO DA AO DEMARCATRIA Petio Inicial (doc. Indispensvel: ttulo de propriedade ou eventuais direitos; descrio dos limites que se pretende demarcar); Obs.: No basta a mera descrio, mas a descrio deve vir acompanhada de documentos que a valide. Juzo de Admissibilidade; citao dos rus, sero citados pessoalmente os residentes na Comarca e por edital demais rus ** Obs.: Para a jurisprudncia devem ser esgotados os meios ordinrios de citao; inclusive em relao ao s rus que no residem na Comarca, haja visto a excepcionalidade da citao por edital Defesas (o prazo comum, ainda que diferentes os procuradores) em 20 dias Ateno para a Revelia (Art. 955, CPC); apresentada ou no defesa e eventual exceo, haver imediata converso de procedimento - ORDINRIO

DILAO PROBATRIA A percia essencial e indispensvel por fora do art. 956 do CPC:

a) O juiz nomear 2 arbitradores e 1 agrimensor expensas do autor; ateno para as aes onde se tenha pedido e deferimento de assistncia judiciria; As partes podem indicar assistentes b) ... Havendo recusa dos arbitradores e do agrimensor em exercer do encargo graciosamente, o autor dever arcar com os custos respectivos; receber de toda forma eventual reembolso por estar a percia includa no rol das despesas processuais.

SETENA 1. Declaratria: quando o juiz reconhecer os limites preexistentes; 2. Constitutiva: quando for desfeita a confuso entre os prdios, j que jamais houve linha demarcatria. Aps o trnsito em julgado, proceder-se- na forma dos arts. 961 e 962 do CPC, que culminar na deciso do art. 966 do CPC.

PROCEDIMENTO AO DE DIVISO Petio Inicial (doc. Indispensvel: ttulo de domnio, indicando a origem da comunho (contrato ou lei), descrio completa dos rus; indicao das benfeitorias comuns) Juzo de Admissibilidade: citao dos rus, com o prazo de 20 dias para resposta, indicando aqui a possibilidade da revelia; Dilao Probatria: prova pericial na ao de diviso dispensvel.

SENTENA A segunda fase da o somente ser deflagrada no caso de procedncia desta; I. A partir do trnsito em julgado , o juiz nomear 2 arbitradores e 1 agrimensor, que devero proceder medio do imvel.

AO MONITRIA (artigos 1.102 - A, B e C)

Da mesma forma que na execuo, o documento da Monitria deve ser em via original.

Obs.:Cabe Ao Monitria contra a fazenda pblica, imediata j se d a execuo contra a fazenda pblica

21-10-2013 INVENTRIO/RECEBIMENTO ORDINRIO

I. II.

Competncia LEGITIMIDADE P/ REQUERER INVENTRIO Quaisquer pessoas na posse de administrao dos bens, haver legitimidade concorrente, dos sujeitos constantes do elenco Art. 988/CPC; nestes casos no haver incidncia da multa pelo descumprimento do prazo do art. 983/CPC

Herdeiro constante da ordem de vocao hereditria: descendentes, ascendentes, cnjuge, colateral at o 4 grau, companheiro. Obs.: o jurisprudncia tem equiparado o cnjuge e o companheiro na ordem de vocao hereditria; portanto companheiro prefere ao colateral III - Legatrio aquele que excede o testamento IV Testamenteiro Aquele indicado pelo autor da herana no testamento O cessionrio do herdeiro ou do legatrio - de cessionrio j h de ter sido aberta a cesso. VIIIEXCLUSAMENTE IX - Pblica quando ela credora, e quando no existe herdeiros ou legatrios (herana vacante) O art. 989 do CPC determina que se nenhum dos sujeitos do art. 987 e 988 do CPC, no requererem a abertura do inventrio, que o juiz assim o faa de ofcio.

Haver ainda a nomeao de curador especial nas hipteses do art. do art. 1042 do CPC sob pena de nulidade. III. ADMINISTRAO DO ESPLIO Administrao provisria ser feita por aquele que est na posse ........ at que preste compromisso legal, ou que seja nomeado inventariante; o administrador provisrio tem 4 obrigaes: a. Representar ativa e passivamente o esplio; b. Trazer ao montemor(esplio) os frutos e rendimentos recebimentos deste aa abertura da sucesso; c. Gerir os bens; d. Abrir o inventrio no prazo legal

O administrador provisrio ser reembolsado das despesas teis e necessrias, deste que comprovadas. Responder ainda qualquer dano causado ao acervo, por dolo ou culpa se tiver dado causa; A administrao provisria precria e deve ser provisria, portanto independe de nomeao. A Administrao Provisria existir at que venha a definitiva O inventariante o administrador definitiva do esplio na pendencia deste; Poder ser inventariante quaisquer dos sujeitos nominados no art. 990 do CPC, sendo que nas hipteses do inciso I ao IV ser legitimo, e nas hipteses dos incisos V e VI ser dativo. O inventariante legitimo alm de administrar os bens dever representar o esplio ativo e passivamente em juzo; J o inventariante dativo caber apenas o encargo da administrao, ficando a representao em juzo com encargos dos herdeiros, os quais representaro o esplio em litisconsrcio necessrio (art. 12, 1); Os encargos da administrao devem ser embolsados, observando-se a fora do esplio. Tais despesas devem ser efetivamente comprovadas. O inventariante legtimo ao contrrio do dativo, exerce o encargo graciosamente; entretanto centra-te do acervo em ....(conferir com o colega)... poder o inventariante requerer ao juiz que lhe fixe remunerao. O formal de partilha quando homologado ttulo judicial contra o inventariante, se este deixar de colacionar de bens, omiti-los, deterior-los ou gast-los. ainda encargo do inventariante decorrente da administrao dos bens, requerer autorizao do juiz, como tambm oitiva dos herdeiros, na ocorrncia eventual dos casos do art. 992 do CPC.

Art. 992 I desde que necessria para administrao do esplio, ou se os bens forem perecveis, de rpida desvalorizao ou que possam gerar altos encargos da administrao; II- deste que seja vantajoso para o esplio; III pagar dvidas do esplio; IV

Hipteses de remoo e destituio do inventariante O inventariante ser removido sempre que deixar de fazer ou omitir-se em relao aos seus encargos; Ser destitudo quando perder a idoneidade; houver sido condenado criminalmente (h necessidade de trnsito em julgado da condenao) , e quando houver declarao de sua falncia. As hipteses de REMOO DESTITUIO esto no art. 995 do CPC, cujo o rol no taxativo; O procedimento de remoo pode ser feito de ofcio ou a requerimento de quaisquer interessados; no ltimo caso correr na forma de incidente processual, apenso ao inventrio, no qual se ouvir o inventariante no prazo de 5 dias, seguindo-se da produo eventual de provas, que pode culminar na remoo ou no do inventariante; se for removido o inventariante o juiz dever na referida deciso nomear outro.

PETIO INICIAL (Requerimento de Abertura do Inventrio) Obs.: no necessariamente seguiro art. 282, CPC. Requerimento dos legitimados (Art. 987 e 988, CPC) Documento obrigatrio: CERTIDO DE BITO;

J. ADM.

->

I - nomear o inventariante II - Determina que ele preste compromisso III - Fixa remun. eventual do invent. se dativo IV - determina apresentao das 1 declaraes

....pegar com colega.....

Primeiras Declaraes

1. Descrio do Patrimnio 2.

Legatrios havendo testamento o inventrio deve ser antecedido de....; Todos os herdeiros devem ser identificados com os ttulos respectivos Art. 993
I a necessidade de identificao do dia por que a sucesso regida pela legislao vigente data do bito; II dever tambm ser identificado o cnjuge; III identificao do ttulo de herana IV -

Nas hipteses do p.. ser feito por contador.

Haver remoo do inventariante sempre que ele se omitir em relao aos seus deveres, como tambm se praticar ato contrrio ao interesse do esplio; J a DESTITUIO deriva de outras razes no explicitadas no art. 995 do CPC. A hiptese do art. 995 no taxativa. E a remoo do inventariante pode ocorrer de ofcio ou a requerimento do interessado; no ltimo caso se tratara de incidente processual, que ser apensado aos autos e suspender o curso do inventrio; no incidente devem ser assegurados ao inventariante contraditrio e ampla defesa; a deciso que remove o inventariante tem natureza jurdica de deciso interlocutria, e portanto agravvel. possvel ao inventariante requerer dilao de prazo afim de atender a determinao de primeiras e ltimas declaraes. A hiptese decorre do poder de administrar e zelar pelas coisas do esplio Os encargos decorrentes para a defesa do esplio em juzo ou fora dele, devem correr por conta do montmor, se este suportar; acaso o inventariante ... qualquer quantia dever ser reembolsado; o nus de prova nestes casos ser daquele que requerer a remoo do inventariante.

...; a impugnao s contas prestadas tambm ocorrer por incidente processual, se forem de alta complexidade; nos demais casos poder ocorrer nos prprios autos. Ao julgar o incidente de remoo do inventariante, e sendo ele procedente, o juiz j determinar a nomeao de outro inventariante, que prestar compromisso e passar a exercer o encargo.

Cumulao da ao de inventrio com outras aes De regra no se permite a cumulao da ao de inventrio com outra, face a incompatibilidade procedimental que diferenciada ou especial no caso do inventrio; entretanto, existe uma nica exceo, pois a permisso de cumulao de inventrios e portanto no havendo de se falar em incompatibilidade procedimental

Procedimento * nomear inventariante; * Determinar compromisso do inventariante; * Determinar apresentao DAS 1s Deliberaes; * Citao demais herdeiros

Petio com pedido de abertura de Inventrio

J.ADM.

* escritas/orais 1s Deliberaes (art. 993, CPC)

Se houve testamento haver a necessidade de propositura da ao de cumprimento de testamento, que seguir sobre o procedimento especial de jurisdio voluntria, que se prestar para averiguar a validade do testamento. Aplicasse ainda a regra ao companheiro. Qualidade necessrio facultativo ou testamentrio

Necessrios, Ascendentes, descendentes e cnjuges H entendimento de se equiparar o cnjuge ao companheiro.

Facultativos: colaterais at quarto grau e companheiro A comprovao do grau de parentesco, como tambm do casamento ou da unio estvel se dar sempre por certido de nascimento ou casamento, ou certido de reconhecimento de unio estvel lavrada em cartrio. Em relao ao companheiro que no possui certido de reconhecimento de unio estvel, dever o mesmo propor a ao de reconhecimento, salvo se reconhecido pelos demais herdeiros ou se no existirem menores ou incapazes; Obs.: suspendesse o inventrio desde que se informe a ao de inventrio. Todas as certides devem ser atualizadas para atestar o atual estado do bem. O ttulos da dvida pblica somente aqueles negociveis em bolsa. (art. 993, IV, e). As dvidas conhecidas (art. 993, IV, f). o valor corrente uma estimativa (art. 993, IV, h).

Citao dos demais herdeiros testamentrios A jurisprudncia j se firmou que se houver endereo certo do herdeiro que reside fora da comarca, que a citao ocorrer por meio ordinrio (postal ou pessoal), j que a citao por edital excepcional. Impugnaes eventuais em relao as primeiras declaraes, e ser o momento para impugnar a relao de bens de herdeiros e da nomeao do inventariante. (NO H REVELIA) A deciso que resolver as impugnaes eventuais tem natureza jurdica de deciso interlocutria e portanto agravvel. Ainda no prazo do art. 1000 devem ser trazidos a colao todos os bens objeto de adiantamento de legtima e doao, para que possa lhe ser atribudo o valor para eventual abatimento posterior do quinho ou legado do herdeiro.

Potrebbero piacerti anche