Sei sulla pagina 1di 4

OS ESTADOS DE CRISTO O Estado de Humilhao (Continuao) V Afirmamos na aula passada que segundo a teologia reformada, o estado de humilhao envolve

cinco coisas. A saber: (1) encarnao; (2) sofrimento); (3) morte; (4) sepultamento; e (5) descida ao hades. J falamos da encarnao e sofrimento de Cristo; hoje falaremos sobre Sua morte, sepultamento e descida ao hades. 3. MORTE DO SALVADOR Os sofrimentos do Salvador culminaram finalmente em Sua morte. Neste contexto devemos dar nfase aos seguintes pontos: a. A extenso da Sua morte A morte no meramente a conseqncia natural do pecado, mas , acima de tudo, a punio do pecado, punio judicialmente imposta e infligida . segundo este ponto de vista judicial que se deve considerar a morte de Cristo. Deus imps judicialmente a sentena de morte ao Mediador, desde que Este se incumbiu voluntariamente de cumprir a pena do pecado da raa humana. O catecismo de Heidelberg diz acertadamente que todo o tempo em que Ele viveu na terra, mas especialmente no fim da Sua vida, Ele suportou, no corpo e na alma, a ira de Deus contra o pecado de toda a raa humana. Estes sofrimentos foram seguidos por Sua morte na cruz. Mas isso no foi tudo; Ele esteve sujeito, no somente morte fsica mas tambm morte eterna, e a experimentou quando agonizou no jardim e quando bradou na cruz, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Neste ponto, porm, devemos resguardar-nos contra algum entendimento errneo. No caso de Cristo, a morte eterna no consiste numa separao da unio do Logos com a natureza humana, nem num abandono da natureza divina por parte de Deus, nem em retirar o pai o Seu divino amor ou o Seu beneplcito da pessoa do mediador. O Logos permaneceu unido natureza humana, mesmo quando o corpo estava no tmulo. A morte eterna revelou-se na conscincia

humana do Mediador como um sentimento do desamparo de Deus. Isto implica que a natureza humana esteve dolorosamente cnscia da plenitude da ira divina que pesava sobre ela. Contudo, no houve desespero, pois, mesmo na hora mais trevosa, enquanto exclama que est desamparado, dirige Sua orao a Deus. b.O carter judicial de Sua morte Era deveras essencial que Cristo sofresse sob sentena judicial. Deus disps providencialmente que o Mediador fosse julgado e sentenciado por um juiz romano. Os romanos tinham talento para a lei e a justia, e representavam o poder judicial mais alto do mundo. Poder-se-ia esperar que o julgamento perante um juiz romano serviria para demonstrar claramente a inocncia de Jesus, o que de fato aconteceu, para que ficasse absolutamente claro que Ele no foi condenado por nenhum crime cometido por Ele. 4. O SEPULTAMENTO DO SALVADOR evidente que o Seu sepultamento tambm fez parte de Sua humilhao. Note-se especialmente o seguinte: (a) Voltar o homem ao p, do qual fora tomado, descrito na Escritura como parte da punio do pecado, Gn 3.19; (b) Diversas declaraes da Escritura implicam que a permanncia do Salvador na sepultura foi uma humilhao, Sl 16.10; At 2.27, 31; 13.34, 35. Foi uma descida ao hades, em si mesmo sombrio e lgubre, lugar de corrupo, se bem que ele foi guardado da corrupo; Sim, o sepultamento de Jesus tambm faz parte da Sua humilhao. Alm disso, o sepultamento de Jesus no serve apenas para provar que Jesus estava realmente morto, mas tambm para remover os terrores do sepulcro para os remidos e santifica-lo para eles. 5. A DESCIDA DO SALVADOR AO HADES a. Esta doutrina na Confisso Apostlica (Credo). Depois de mencionar os sofrimentos, a morte e o sepultamento do Senhor, o credo apostlico prossegue com estas palavras: Desceu ao inferno (hades).

b. Base Bblica para a expresso H especialmente quatro passagens que entraro em considerao aqui. (1) Ef. 4.9, Ora, que quer dizer subiu, seno que tambm havia descido at s regies inferiores da terra? Os que procuram apoio nesta passagem tomam a expresso regies inferiores da terra como equivalente de hades. Mas esta uma interpretao duvidosa. A maioria dos comentadores entende que a expresso se refere simplesmente terra. (2) 1 Pe 3.18, 19, que fala de Cristo como estando morto, sim, na carne, mas vivificado no esprito, no qual tambm foi e pregou aos espritos em priso. Supe-se que esta passagem se refere descida ao hades e visa. A interpretao comum que os protestantes fazem desta passagem que, no Esprito, Cristo pregou por meio de No aos desobedientes que viveram antes do dilvio, que eram espritos em priso quando Pedro escreveu, podendo ele, pois, denomina-los desse modo. (3) 1 Pe 4.4-6, particularmente o versculo 6, redigido como segue: Pois, para este fim foi o evangelho pregado tambm a mortos, para que, mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no esprito segundo Deus. Os mortos a quem o Evangelho foi pregado, evidentemente no estavam mortos ainda quando ouviram a sua pregao, visto que o propsito dessa pregao era, em parte, que fossem julgados na carne segundo os homens. Isso s poderia acontecer durante a vida deles na terra. Com toda a probabilidade, o escritor se refere aos mesmos espritos dos quais fala no captulo anterior. (4) Sl 16.8-10 (comp. At 2.25-27, 30, 31). especialmente o versculo 10 que entra em considerao aqui: Pois no deixars a minha alma na morte, nem permitirs que o teu Santo veja corrupo. Desta passagem concluise que a alma de Cristo esteve no inferno (hades) antes da ressurreio, pois se nos diz que ela no foi deixada l. Mas devemos notar o seguinte: (a) A palavra nephesh (alma) muitas vezes empregada no hebraico pelo pronome pessoal, e sheol, pelo estado de morte.

(b) Se entendermos assim essas palavras aqui, veremos que a idia expressa seria a de que Jesus no foi deixado sob o poder da morte. (c) Isso est em perfeita harmonia com a interpretao feita por Pedro em At 2.30, 31, e por Paulo em At 13.34, 35. Em ambos os casos o Salmo citado para provar a ressurreio de Jesus. Calvino interpreta a frase metaforicamente, entendendo que se refere aos sofrimentos penais de Cristo na cruz, onde Ele sofreu realmente as angstias do inferno. Segundo a posio reformada (calvinista) usual, as palavras se referem no somente aos sofrimentos de Cristo na cruz, mas tambm s agonias do Getsmani. A Escritura certamente no ensina uma descida literal de Cristo ao inferno.

Potrebbero piacerti anche