Sei sulla pagina 1di 4

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (O recurso interposto ser

endereado ao presidente do Tribunal que apreciou a apelao)

Paulo Renato, j qualificado nos autos da apelao criminal n (...), por seus advogados que esta subscreve, irresignado com o acrdo de folhas n (), que contrariou o artigo 5o, inciso LVII, da Constituio Federal, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelncia, interpor

RECURSO EXTRAORDINRIO

com fundamento no art. 102, III, alnea a, da Constituio Federal e Lei 8.038/90. Requer seja recebido e processado o presente recurso e encaminhado, com as inclusas razes, ao Colendo Supremo Tribunal Federal.

Nesses termos, pede deferimento.

NATAL, 18 de Outubro de 2013.

______________________________ Nathnia OAB n 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

RAZES DE RECURSO EXTRAORDINRIO RECORRENTE: Paulo Renato RECORRIDA: Justia Pblica APELAO n (...)

Supremo Tribunal Federal, Colenda Turma, Douto Procurador da Repblica,

Em que pese o indiscutvel saber jurdico da Colenda Cmara Criminal do Egrgio Tribunal de Justia do Rio Grande do Norte, impe-se a reforma do venerando acrdo, pelas razes de fato e de direito a seguir expostas:

I PRELIMINARES: RECURSO INTERPOSTO

DEMONSTRAO

DO CABIMENTO

DO

( necessrio demonstrar em preliminar os requisitos genricos) Acerca da tempestividade, pela cpia do acrdo aqui combatido v-se que sua publicao operou-se dez dias anteriores data do ajuizamento deste Recurso Extraordinrio, sendo o mesmo, portanto, interposto em prazo hbil. Sobre o prequestionamento do tema, requisito tambm necessrio para a apreciao do presente recurso pelo Egrgio Tribunal, resta comprovado, por todas as cpias processuais juntadas, que houve prequestionamento e que os fundamentos da deciso foram exclusivamente constitucionais. Por fim, cabe ressaltar que, conforme prescreve o 3 do artigo 102 da Constituio da Repblica, o caso em tela envolve questes afetas a extrema relevncia e de significativa transcendncia, sendo que a deciso daqui prolatada emanar seus efeitos para alm do mbito jurdico das partes

envolvidas. De fato, em se tratando da ofensa ao princpio da presuno de inocncia, obviamente a deciso servir como ponto paradigmtico para as posteriores decises enfrentadas em todos os nveis do poder judicirio.

II DOS FATOS

O Recorrente foi processado e condenado pelo crime de furto qualificado. Ocorre que a pena foi fixada acima do mnimo legal em razo do recorrente estar sendo processado, em outra vara criminal, por crime de estelionato. Tendo apelado dessa deciso, o Egrgio Tribunal de Justia do Rio Grande do Norte negou provimento ao recurso, ocasio em que o Recorrente interps embargos de declarao, sendo que o Tribunal novamente negou provimento. III DO DIREITO

Com efeito, o artigo 5o, inciso LVII, da Constituio Federal preceitua que:
Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado da sentena penal condenatria.

Analisando-se o caso em tela, de se concluir que houve manifesta violao ao supracitado dispositivo constitucional, j que o Recorrente foi condenado, tendo sua pena aumentada apenas e to-somente porque estava respondendo processo em outra vara criminal. Ora, Nobres Julgadores, o reconhecimento de maus antecedentes contra o Recorrente, no presente caso, , data venia, inadmissvel, porque no leva em conta o referido preceito constitucional, considerando-o culpado por ser meramente processado. Nesse sentido, pertinente a lio do ilustre Julio Fabbrini Mirabete ao ensinar que:
(...) o acusado inocente durante o desenvolvimento do processo e seu estado s se modifica por uma

sentena final que o declare culpado. (Processo Penal 10 edio, Editora Atlas, pg. 42)

Na mesma linha de entendimento, a construo jurisprudencial, in verbis:


A majorao da pena-base acima do mnimo legal fundada nos maus antecedentes, em razo da existncia de inquritos policiais e aes penais em andamento contra o acusado, viola o princpio constitucional da no culpabilidade, pois, enquanto no houver sentena penal condenatria transitada em julgado no h que se falar em antecedentes criminais. ( TACRIMSP-11 AP Rel. Ricardo Dipp RT 754/652)

Em prol de qualquer acusado milita a presuno de inocncia, e no de culpa. (STF HC Rel. Marco Aurlio RT 688/388)

IV DO PEDIDO

Portanto, diante da flagrante violao a nossa Carta Magna, no merece prosperar a respeitvel deciso proferida. Diante do exposto, requer seja conhecido e provido o presente recurso, fixando-se a pena no mnimo legal, como medida de inteira justia.

NATAL-RN, 18 de Outubro de 2013.

______________________________ Nathnia OAB n 2012

Potrebbero piacerti anche