Sei sulla pagina 1di 7

1.

INTRODUO

Controle antimicrobiano por agentes qumicos Utilizamos uma variedade de produtos qumicos para controlar o crescimento microbiano em situaes rotineiras, nos lares e no trabalho. Os detergentes e sabes utilizados na lavagem de roupas e no banho tm como finalidade, pelo menos em parte, reduzir a carga microbiana na superfcie da pele. Na cozinha, utilizamos uma variedade de produtos qumicos para inibir ou destruir microrganismos nas louas, superfcies de trabalho e utenslios. Em um laboratrio de microbiologia assim como nos equipamentos industriais, agentes qumicos so rotineiramente utilizados no controle do crescimento indesejado de microrganismos. Aqui, classificamos e discutimos os mecanismos de ao de alguns produtos qumicos empregados no controle de microrganismo em nosso meio ambiente. Controle do crescimento por agentes qumicos Um agente antimicrobiano corresponde a um produto qumico natural ou sinttico que mata ou inibe o crescimento de microrganismo, Agentes que matam microrganismo so frequentemente denominados agentes cidas, sendo o termo associado a um prefixo que indica o tipo do organismo morto. Assim, temos agentes bactericidas, fungicidas e viricidas. Um agente bactericida mata bactrias e pode ou no matar outros tipos de microrganismo. Agente que no matam, mas apenas inibem o crescimento so denominados agentes stticos, e podemos nos referir a agentes bacteriostticos, fungistticos e viristticos. Agentes antimicrobianos variam quanto toxicidade seletiva. Alguns atuam de forma relativamente no seletiva, provocando efeitos similares em todos os tipos de celular. Outros so muito mais seletivos e txicos aos microrganismos que aos tecidos animais. Agentes antimicrobianos que possuem toxicidade seletiva so especialmente teis no tratamento de doenas infecciosas, uma vez que podem ser utilizados para matar os microrganismos causadores de doenas in vivo, sem causa danos ao hospedeiro.

Efeito dos agentes antimicrobianos no crescimento Trs efeitos distintos podem ser observados quando um agente antimicrobiano adicionado a uma cultura bacteriana em crescimento exponencial: bacteriosttico, bactericida e bacterioltico. Um efeito bacteriosttico observado quando o crescimento inibido, sem que haja a morte das clulas. Agentes bacteriostticos frequentemente inibem a sntese proteica em decorrncia de sua ligao aos ribossomos. No entanto, como essa ligao no forte, quando a concentrao do agente diminuda, este se desliga do ribossomo, e o crescimento restabelecido. Agentes bactericidas matam as clulas sem que haja a lise ou ruptura celular. Estes correspondentes a uma classe de agentes qumicos que em geral se ligam fortemente a seus alvos celulares, no sendo removidos pela diluio Agentes bacteriolticos induzem morte pela lise celular, a ruptura da clula, que pode ser observada como uma diminuio do nmero de clula ou da turbidez, aps a adio do agente. Agentes bacteriolticos incluem antibiticos que inibem a sntese da parede celular, como a penicilina.

Antisspticos, desinfetantes e esterilizantes Anti-spticos so agentes qumicos que matam ou inibem o crescimento de microrganismo, sendo suficiente atxicos para serem aplicados em tecidos vivos. A maioria dos compostos que se enquadram nessa categoria utilizada na limpeza das mos e no tratamento de ferimentos superficiais. Em determinadas circunstncias, alguns anti-spticos so desinfetantes eficazes. Desinfetantes so produtos qumicos que matam microrganismo, sendo utilizados em objetos inanimados. Agentes esterilizantes correspondem a desinfetantes que, em circunstncias apropriadas, so capazes de matar toda a vida microbiana, sendo utilizados na esterilizao de superfcie e objetos inanimados. Agentes qumicos desinfetantes, frequentemente referidos como germicidas exibem ampla utilidade em situaes em que o emprego de calor ou radiao na descontaminao ou esterilizao invivel. Por exemplo, hospitais e laboratrios devem ser capazes de descontaminar pisos, mesas, bancadas, paredes, e assim por diante. Na indstria alimentcia, pisos, paredes e superfcie dos equipamentos devem ser frequentemente tratados com germicidas para reduzir a carga microbiana, tornando as superfcies seguras para a

manipulao. Hospital e laboratrios tambm devem ser capazes de esterilizar materiais sensveis ao calor, como termmetros, instrumentos com lentes, tubos de polietileno, cateteres e equipamentos mdicos reutilizveis, como respirmetros. Geralmente, algum tipo de esterilizao a frio utilizado para alcanar esse propsito. A esterilizao a frio realizada em equipamentos fechados, semelhantes a autoclaves, empregando um agente qumico como xido de etileno, formaldedo, cido peractico ou perxido de hidrognio. A gua potvel frequentemente desinfetada com cloro ou compostos de cloro, a fim de se eliminarem organismos potencialmente danosos. Diversos fatores afetam a eficincia dos vrios procedimentos anti-spticos e desinfetantes. Por exemplo, muitos germicidas so neutralizados pela matria orgnica, inibindo sua capacidade de matar microrganismo devido efetiva reduo da concentrao germicida. Alm disso, organismos patognicos frequentemente se encontram contidos em partculas ou crescem em grandes nmeros, originando biofilmes, que revestem a superfcie de tecidos, formando vrias camadas de celular microbianas. Com isso, a penetrao dos agentes qumicos nas clulas viveis pode ser retardada ou mesmo completamente impedida. Em muitos casos, os endsporos bacterianos so bem mais resistentes aos germicidas que as clulas vegetativas, devido sua baixa disponibilidade de gua e metabolismo reduzido. Determinadas clulas vegetativas, como as de Mycobacterium tuberculosis (agente causador da tuberculose), so resistentes ao de germicidas em virtude da natureza complexa de sua parede celular. Como resultado, nem sempre ocorre a eliminao total de patgenos pelo tratamento com germicidas. Na prtica, a eficcia de um germicida porde ser determinada somente nas condies reais de uso.

Mtodo de difuso

Os testes de disco-difuso, tambm conhecidos como teste de Kirby-Bauer (figura 1) provavelmente sejam os mais utilizados, embora no necessariamente os melhores. Uma placa de Petri contendo um meio de gar slido tem toda sua superfcie uniformemente inoculada com uma quantidade padronizada do organismo a ser testado. Em seguida, discos de filtro de papel impregnado com agentes teraputicos em

concentraes conhecidas so colocados na superfcie do meio de cultura. Durante a incubao, os agentes quimioterpicos se difundem dos discos para o gar. Quanto mais distante do disco o agente de difundir, menor ser sua concentrao. Se o agente quimioterpico for efetivo contra o organismo testado, uma zona de inibio se formar ao redor do disco aps um perodo de incubao padronizado. O dimetro da zona, maior a sescentabilidade do micro-organismo ao antibitico. O dimetro da zona de inibio comparado aos valores em uma tabela padronizada para a droga e a concentrao, e o organismo pode ser classificado como sensvel intermedirio ou resistente. Para uma droga que apresenta baixa solubilidade, no entanto, a zona de inibio indicando que o microrganismo sensvel ser menos do que a zona gerada por uma droga que mais solvel e se difundem melhor no gar. Resultados obtidos pelo mtodo de disco-difuso frequentemente so inadequados para muitos objetivos clnicos. Entretanto, o teste simples e barato, sendo o mais utilizado quando instalaes laboratoriais sofisticadas no esto disponveis.

Figura 1: Mtodo de disco-difuso para determinao da atividade de antimicrobiano. Cada disco contm um agente quimioterpico diferente que se difunde no gar que o circunda. As zonas claras indicam inibio do crescimento do micro organismos inoculado na superfcie do gar.

2. OBJETIVO Observar o efeito de diferentes agentes qumicos, geralmente usados como desinfetantes sobre diferentes tipos de bactrias.

3. MATERIAL E MTODO

3.1. Material:

Tubo de ensaio com lcool 70% Tubo de ensaio contendo desinfetante Tubo de ensaio contendo sabonete Tubo de ensaio contendo hipocloridrico Ala de drigalski Basto de vidro Suporte para tubo Bico de bunsen Pipeta automtica Ponteira 8 placas de petri com PCA Tubo de ensaio com cultura de Staphylococcus aureus Tubo de ensaio com cultura de Escherichia coli Pina Discos de papel

3.2 Mtodo:

Primeiramente, inoculou-se 0,1 mL com o auxilio da pipeta automtica, de microrganismo a ser estudado em cada placa de petri que tinha o meio PCA (Plate Cout gar). Em seguida utilizando a ala de drigalski espalhou-se todo o microrganismo sob a placa. Logo aps a inoculao e espalhamento de todo o microrganismo, com um pina pegou-se discos de papel e mergulhou-se no lcool 70% e depositou-se dentro da placa de petri com o auxilio de um basto de vidro. Repetiu-se o processo com os discos em mais trs tipos de antimicrobianos sendo desinfetante, hipocloridrico e sabonete e depositaram-se todos dentro de uma placa de petri. Repetiu-se esse processo em 4 placas de petri.

Esta verificao foi feita com dois microrganismos, Staphylococcus aureus e Escherichia coli. As placas de petris prontas foram incubadas por 24hr em 37C

4. RESULTADOS

Os resultados foram apresentados na tabela 1 a seguir, sendo:

(+) Sensvel (++) Intermedirio (+++) Resistente

Antimicrobiano lcool Hipoclordrico

Staphylococcus aureus +++ +++

Escherichia coli +++ +++ ++ +

Desinfetante ++ Sabonete + Tabela 1: Resultados obtidos no experimento

5. DISCUSSO

Com os resultados obtidos vimos que as duas bactrias tem comportamentos semelhantes em relao aos antimicrobianos. A Staphylococcus aureus e a Escherichia coli tiveram resistncia ao antimicrobiano no lcool 70% e no hipocloridrico, foram intermedirias no desinfetante e bem sensveis ao sabonete. No experimento, podem-se concluir esses resultados a partir do tamanho do espao em volta do antimicrobiano, pois quanto maior essa volta, maior foi a sensibilidade desse microrganismo ao antimicrobiano.

6. CONCLUSO

Foi possvel observar nesse experimento o crescimento dos microrganismos, em diferentes antimicrobianos. Conclui-se ento que extremamente importante estarmos informados da eficincia de cada anticrobiano, pois utilizamos todos eles nos momentos da nossa vida, depois de uma ida ao banheiro, para higienizao de casas e roupas ou at para a esterilizao de algum material hospitalar, de extrema importante que sabemos o quanto estamos eliminamos esses microrganismos que no basta apenas passar o lcool 70% que no vai evitar crescimento desses microrganismos estudados. Importante resaltar que os produtos variam de um para outro quanto sua eficincia antimicrobiana.

7. BIBLIOGRAFIA

MADIGAN, M.MARTINKO, J.PARKER, J. Microbiologia de BROCK. 10ed. So Paulo: Person, 2004. p. 531 a 533. TORTORA, G.FUNKE, B. CASE, C. Microbiologia. 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. p .571 a 572.

Potrebbero piacerti anche