Sei sulla pagina 1di 25

Universidade Federal do Par Instituto de Geocincias Faculdade de Geologia

RELATRIO DE PRTICA DE CAMPO EM PALEONTOLOGIA

Belm-PA Junho/2011

Universidade Federal do Par Instituto de Geocincias Faculdade de Geologia

RELATRIO DE PRTICA DE CAMPO EM PALEONTOLOGIA

Relatrio apresentado como prrequisito de avaliao da disciplina Prtica de campo em Paleontologia, sob orientao do Professor Dr. Vladimir Tvora de Arajo.

Equipe: Paulo Silva de Aviz Jnior Rafael Guimares Correa Lima Ramon Glazianne Barbosa Carvalho

10034003601 10034000701 10034002101

Belm-PA Junho/2011
Pgina | 2

Sumrio 1. Introduo....................................................................................... pg. 4 2. Objetivos......................................................................................... pg. 5 3. Metodologia.................................................................................... pg. 6 4. Geologia Regional.......................................................................... pg. 7 4.1. 4.2. 4.3. 4.4. Formao Pirabas............................................................... pg. 7 Formao Barreiras............................................................. pg. 8 Mina B-17 (Perfil Capanema).............................................. pg. 9 Praias do Atalaia e Maarico ( Perfil Salinoplis)............... pg. 12

5. Paleontologia e Tafonomia............................................................ pg. 19 5.1. 5.2. 5.3. Tafonomia da Mina B-17 ............................. Tafonomia da Praia do Atalaia........................................... pg. 19 Tafonomia da Praia do Maarico........................................ pg. 22 pg. 24 pg. 25

6. Concluso..................................................................... 7. Referncias bibliogrficas ..................................................

Pgina | 3

1. Introduo Este relatrio traz de forma organizada as informaes e os dados coletados em campo, durante a excurso da disciplina Prtica de campo em Paleontologia, realizada no perodo de 19 a 21 de junho de 2011. A excurso teve como destino uma poro da regio nordeste do Par. Os locais visitados foram: A Mina B-17, localizada no municpio de Capanema e as praias do Atalaia e Maarico, na regio de Salinpolis. Todos os locais esto inseridos geologicamente na Formao Pirabas. Os trabalhos realizados foram orientados pelo Professor Dr. Vladimir de Arajo Tvora e uma equipe de monitores auxiliares.

Pgina | 4

2. Objetivos Este relatrio tem como objetivos principais, o estudo das caractersticas litofaciolgicas, bioestratigrficas e tafonmicas dos locais visitados, bem como a realizao de uma correlao entre os mesmos.

Pgina | 5

3. Metodologia No campo, o trabalho pode ser dividido em duas etapas principais, so elas: As observaes e descries dos afloramentos em questo e a coleta de amostras bem representativas tambm para estudos em laboratrios. Para a primeira foram utilizados os seguintes materiais: Trena, para medio das espessuras das camadas e dos afloramentos; Lupa para melhor visualizao de microcristais e microfsseis; Martelo geolgico e caderneta de campo para as anotaes. coleta das amostras foram utilizados tais materiais: Recipientes plsticos, algodo, jornais para armazenamento das amostras. Tambm foram registradas imagens dos afloramentos, fsseis e amostras. Todas estaro contidas neste relatrio para melhor compreenso das informaes descritas.

Pgina | 6

4. Geologia Regional 4.1. Formao Pirabas

A Formao Pirabas, de idade Oligo/Miocnica. Trata-se de uma unidade litoestratigrfica com um rico contedo fossilfero, que foi estudada. Esta formao ocorre descontinuamente nos estados do Par, Maranho e Piau, tendo sido inicialmente referida por Ferreira Pena (1876), que registrou os calcrios fossilferos da Ilha de Fortaleza, localizada no municpio de Pirabas, regio nordeste do Par. Seus afloramentos mais representativos localizamse, principalmente, no litoral do estado do Par, nas zonas do Salgado e Bragantina, em especial na ilha de Fortaleza, Salinpolis, Capanema, entre outras localidades e constituda, em geral por rochas carbonticas depositadas durante o Mioceno inferior, Maury et al. (1925). Essa distribuio irregular dos registros de Pirabas parece estar relacionada com a paleogeografia, evoluo tectnica e como resultado de processos erosivos que assolaram a regio provavelmente no quaternrio antigo. Inicialmente essa formao foi dividida por Petri (1957) apud Farias ET al. 1992, que se baseando exclusivamente em foraminferos, estabeleceu trs fceis: Castelo, Canecos e Baunilha Grande. Entretanto, atualmente a diviso mais aceita proposta por Ferreira (1982), que tambm dividiu a Formao Pirabas em trs fcies: Castelo, Capanema e Baunilha Grande. Levando em considerao o contedo paleontolgico, Ges ET al. sugeriram que a Formao Pirabas correspondeu a um sistema marinho aberto de guas rasas, quentes e agitado, contendo pores lagunares ou estuarinas e, algumas vezes, com mangues em suas adjacncias. Os resultados da anlise faciolgica efetuados pelos autores sugerem que, durante sua deposio, a Formao Pirabas esteve sujeita ao de ondas e houve intensas e freqentes oscilaes do nvel do mar. Enquanto que pela anlise litofaciolgica, foram identificadas sete fcies descritivas, segundo Ges ET al. (1990), so elas: Biocalciruditos (com registros fossilferos de grande variedade, como: Equinodermas, gastrpodes, foraminferos, ostracodes, bivalves, briozorios), Biocalcarenitos no estratificados (ou com estratificao cruzada incipiente e fsseis esparsos), Biocalcarenito estratificado (fsseis com alta fragmentao), margas (restos vegetais e peixes), Folhelhos, Biohermitos (corais) e Calcilutitos (raros fsseis).
Pgina | 7

4.2. Formao Barreiras A Formao Barreiras foi, por muito tempo atribuda ao Plioceno/Pleistoceno, por correlao com depsitos homnimos que ocorrem no nordeste brasileiro (Mussa, 1958; Amador, 1982). Porm, as informaes palinolgicas possibilitaram constatar que a deposio desta unidade foi mais antiga, tendo ocorrido, pelo menos em grande parte no Mioceno mdio (Arai ET al., 1988; Arai,1997; Leite ET AL, 1997). Em uma primeira tentativa de definir litologicamente esses sedimentos na regio Bragantina, nordeste do Par, Ges & Truckenbrodt (1980) definiram trs litofcies: argilo-arenosa, arenosa e conglomertica, sendo: - Fcies argilo-arenosa: litologicamente heterognea, representada por camadas argilosas, argilo-arenosas, areno-argilosas e, restritamente arenosas limpas. Apresenta coloraes variadas, sendo comum a mosqueada. Mostra altas porcentagens de finos, m seleo, angulosidade dos gros de quartzo da frao areia e, relativamente maior compactao. - Fcies arenosa: caracterizada por uma grande homogeneidade litolgica e porcentagens de argila inferiores da fcies anterior. constituda de arenitos amarelados, de granulao mdia mal selecionada com grnulos e seixos subangulosos disseminados. Ocorrem lentes de microconglomerados em suas partes mais basais e medianas. Estes so pouco espessos constitudos por seixos quartzosos, moderadamente selecionados, alongados e achatados. - Fcies conglomertica: encontrada no nordeste do Par, ocorre discordante sobre o embasamento, sendo constitudos por conglomerados polimticos, com matriz de areia grossa, seixos mal selecionados e pouco retrabalhados, sem estruturas sedimentares visveis. Arai ET al., (1988), confirmaram as propostas defendidas por Ges & Truckenbrodt (1980), no que se refere ao carter concordante entre a Formao Pirabas e o Grupo Barreiras. E pde-se concluir que as Formaes Pirabas e Barreiras depositaram-se sob influncia de um sistema estuarino de evoluo complexa dada sua diviso interna em trs seqncias deposicionais separadas por superfcies de descontinuidades regionais, so elas: Formao Pirabas (1); Formao Barreiras inferior (2); Formao Barreiras mdio a superior (3).

Pgina | 8

5. Pontos de estudo Durante a excurso foram visitados trs locais diferentes, onde realizaramse observaes e descries de suas principais caractersticas, por ordem, foram os seguintes: 1 dia: Mina B-17, 2 dia: Praia do Atalaia e por fim no 3 dia: Praia do Maarico. A seguir, sero descritas e ilustradas separadamente todas as informaes e dados observados nos afloramentos localizados nestes pontos.

Figura 1: Mapa de localizao e acesso aos pontos de estudo.

5.1.

Mina B-17 (Perfil Capanema)

Localizada no municpio de Capanema, regio nordeste do Par, a lavra da Mina B -17 direito da empresa Cimento do Brasil S/A (CIBRASA), iniciou-se no ano de 1996 e considerada uma das maiores jazidas brasileiras de Calcrio, matria prima a fabricao do cimento. Partindo de Belm, o acesso as instalaes da mina se d pela BR 316 at a cidade de Capanema, onde toma-se a PA-124 (Capanema-Salinoplis) at uma estrada vicinal na sua direita distante 17 KM da mina.
Pgina | 9

A seo geolgica da mina tem topo com 20 metros de espessura, sendo que a camada topo, com cerca de 3 metros de espessura, corresponde a Formao Barreiras (classificada apenas como superfcie de decapeamento) e quando retirada, deixa exposta os estratos da fcies carbontica referente ecofcies Capanema da Formao Pirabas. Esta fcies extrada e tem como destino o processo de Beneficiamento. Nas bancadas foi possvel identificao de trs Litofcies diferentes, da base em direo ao topo, so elas: Biocalcirudito, Folhelho e Biocalcarenito.

Figura 2: Mina B-17, vista do mirante.

Litofcies A:

Com espessura aproximada de 2,5 metros, macia, de colorao cinza clara, com granulometria variando na faixa de areia mdia a grossa. Arcabouo fechado, composto por bioclastos de composio carbontica, bastante variados e diversos tamanhos, dentre os bioclastos mais presentes, foram observados: Gastrpodes, briozorios, bivalves, dentes de tubaro, costelas do peixe-boi, espinhas de equinodermos, corais dentre outros. Por estas caractersticas podemos supor que tal litofcies seja um Biocalcirudito.

Pgina | 10

Figura 3: Amostra de Biocalcirudito de arcabouo fechado.

Litofcies B:

Com espessura aproximada de 0,2 metro, essa litofcies de colorao esverdeada, granulometria argilosa, com laminaes plano-paralelas. Um aspecto importante que nessa litofcies ocorre uma diminuio na espessura, e que neste local, de menor espessura e maior interdigitao, so encontrados alguns fsseis. Principalmente pela colorao e granulometria, podemos inferir que tal litofcies trata-se de um Folhelho.

Figura 4: Folhelho com laminaes.

Litofcies C:

Litofcies com 3 metros de espessura, de colorao cinza e pores de cor alaranjada, resultado do intemperismo qumico (visto que no meio da litofcies encontra-se o nvel fretico da mina). Com granulometria variando de areia fina
Pgina | 11

a mdia, com matriz sustentada por bioclastos arranjados em um arcabouo fechado. Mineralogia basicamente constituda por carbonato de clcio. Por essas caractersticas podemos inferir que a litofcies em questo trata-se de um Biocalcarenito. Os bioclastos, bem fragmentados, presentes visveis no afloramento, so eles: Gastrpode, briozorio, bivalves, corais e equinodermas.

Figura 5: Biocalcarenito, topo do perfil da Mina B-17.

Figura 6: Registros de bioclastos.

5.2.

Praias do Atalaia e Maario (Perfil Salinoplis)

Os afloramentos encontram-se localizados no litoral da Zona Bragantina, nordeste do estado do Par, nas praias do Atalaia e Maarico, localizadas na regio de Salinoplis. O local compreende a ecofcies Castelo, correspondente a Formao Pirabas, sendo tambm encontrados afloramentos.

Pgina | 12

Figura 7: Praia do Atalaia.

Figura 8: Praia do Maarico.

Litofcies A:

Com espessura estimada em 0,25 metro, de colorao verde acinzentada. Com granulometria argilosa. Estruturada em laminaes plano-paralelas, resultado do sistema de deposio da litofcies. No foram encontrados registros fsseis na litofcies, importante ressaltar que h um contato lateral de interdigitao entre o biocalcarenito e a litofcies em questo. Devido s caractersticas descritas dessa fcies, pode-se inferir que a mesma um Folhelho laminado.

Figura 9 e 10: Folhelho com laminaes plano-paralelas.

Litofcies B:

Com espessura aproximada de 0,65 metro, com colorao variando entre cinza (cor original) e laranja amarelado (evidenciando ao intemprica). Sua granulometria varia entre areia fina a mdia. Com grande quantidade de bioclastos arranjados em arcabouo aberto, sustentados pela matriz e bem fragmentados. Composio mineralgica carbontica (calcita ou dolomita) com cristais bem visveis.
Pgina | 13

A partir dessas informaes pode-se inferir que a litofcies um Biocalcarenito estratificado.

Figura 11: Biocalcarenito estratificado muito intemperizado.

Litofcies C:

Com espessura estimada em 0,7 metro. Matriz com colorao variando de cinza escura (cor original) a cinza clara, e pores amareladas, indicando ao intemprica. Com granulometria arenosa variando na faixa fina mdia, com a presena de bioclastos arranjados em um arcabouo aberto, sustentados pela matriz. Mineralogicamente composta de cristais de carbonatos. Pode-se inferir que a litofcies em questo um Biocalcarenito. Na superfcie externa dessa fcies tem a presena de cerrpedes balinomorfos recentes. Os fsseis encontrados so de briozorios, gastrpodes, macros foraminferos e bivalves em maior quantidade.

Figura 12: Biocalcarenito; Bivalve com as duas valvas preservadas.

Pgina | 14

Litofcies D:

Litofcies com espessura aproximadamente de 0,25 metro e colorao predominantemente verde acinzentada, de granulometria argilosa, parcialmente gretada. Foi observado um contato lateral de interdigitao entre o arenito e a litofcie em questo. Devido s caractersticas pode-se classificar a litofcies como um Folhelho gretado.

Figura 13: Folhelho gretado.

Litofcies E:

Litofcies com espessura de 0,55 metro. De colorao cinza esverdeada, com granulometria arenosa fina. Preenchida por fraturas formadas por atividades tectnicas. No foi percebida a presena de registros fsseis. Constituindo-se em um Arenito.

Figura 14: Arenito fraturado.

Figura 15: Contato gradual entre Folhelho e Arenito.

Pgina | 15

Litofcies F:

Com espessura de aproximadamente 0,50 metro, com pequenas pores de colorao cinza esbranquiado, e pores predominantemente amareladas, resultado da intensa ao intemprica. Sua granulometria varia na faixa de areia fina a mdia. Constituda mineralogicamente de carbonato de clcio e alguns cristais de quartzo, formados na fase de Diagnese da litofcies. Pela descrio podemos classificar tal litofcies como um Calcarenito.

Figura 12: Calcarenito com veios de quartzo.

Litofcies G:

Com espessura aproximada de 0.7 metro, de colorao cinza e algumas pores amareladas, resultado da ao intemprica. Com granulometria arenosa grossa, arcabouo fechado constitudo por grande quantidade de bioclastos. Mineralogia constituda basicamente de carbonato de clcio. Sendo assim, pode-se classificar a litofcies em questo como um Biocalcirudito. Foi observada a presena de grande quantidade e variedade de fsseis, dentre os principais: Bivalves, briozorios, gastrpodes, foraminferos e corais.

Pgina | 16

Figura 13: Biocalcirudito, com fssil bivalve no centro da amostra.

Litofcies H:

Com 0,5 metro de espessura, colorao cinza e pequenas pores amareladas, evidenciando que nesta litofcies o intemperismo foi menos intenso. Com granulometria rutcea, bioclastos arranjados em um arcabouo fechado. Mineralogia constituda de calcita e dolomita. Desta maneira pode-se inferir que a litofcies em questo trata-se de um Biocalcirudito dolomitizado. Dentre os fsseis mais presentes esto: Bivalves, gastrpodes, briozorios, microforaminferos e corais. importante mencionar que existem algumas diferenas entre as litofcies Biocalcirrudito e Biocalcirrudito dolomitizado, tais como: O Biocalcirrudito no dolomitizado mais frivel. Outra diferena diz respeito ao tamanho e preservao dos fsseis. Os fsseis do biocalcirrudito dolomitizado so menores, no entanto eles so bem mais preservados, isso ocorre devido a maior presena de CaCO3 nessa litofcies, tal presena comprovada pela ocorrncia de muitos micro cristais de calcita.

Pgina | 17

Figura 18: Biocalcirudito dolomitizado.

Figura 19: Registro de gastrpode e bivalve.

Litofcies I:

Com colorao predominantemente amarelada devido s aes intempricas, espessura de 1.30 metros e granulometria lutcea. Constituda mineralogicamente de carbonato de clcio, com cristais de calcita esptica bem visveis. Afloramento parcialmente fraturado, possivelmente devido a aes tectnicas, e estruturas cavernosas na superfcie devido ao do intemperismo. Enfim, pode-se inferir que a litofcies em questo trata-se de um Calcilutito.

Figura 20: Calcilutito intemperizado.

Figura 21: Fraturas causadas por aes tectnicas.

Pgina | 18

Litofcies J:

Recife de coral fossilizado, com 0,7 metro de espessura, localizado no offshore da praia do Maarico, intemperizado, com colorao amarelada, de granulometria argilosa a arenosa. Com estruturas cavernosas causadas pela ao da mar. Foram observados tambm pequenos veios de quartzo formados nos espaos das estruturas cavernosas. Pode-se classificar esta litofcies como um Biohermito. Seu contedo fossilfero representado por hexacorais, briozorios, bivalves, espinhos de equinodermos, gastrpodes e porferos.

Figura 22: Biohermito com estruturas cavernosas.

Figura 23: Registro fossilfero de coral.

6. Tafonomia
6.1. Tafonomia da Mina B-17 e Praia do Atalaia

As litofcies observadas tanto na mina B-17 (municpio de Capanema) quanto na Praia do Atalaia (municpio de Salinpolis) apresentam basicamente as mesmas caractersticas tafonmicas, na qual as principais ocorrncias fossferas foram verificadas predominantemente em duas grandes litofcies, o Biocalcirudito e o Biocalcarenito.

Pgina | 19

Figura 24: Biocalcarenito com grande contedo fossilfero.

Figura 25: Biocalcirudito com arcabouo fechado composto por bioclastos.

O contedo fossilfero bastante diversificado, com indivduos que variam em dimenses, forma, filos, dentre outros. Sua distribuio vai depender da fcies de ocorrncia, geralmente na litofcies biocalcarenito, observou-se uma distribuio de maneira mais esparsa. No entanto, na fcies biocalcirudito, os fsseis encontravam-se dispostos de maneira menos esparsa. Os principais grupos taxonmicos verificados foram equinides, moluscos (gastrpodes e bivalves), briozorios, cnidrios e vertebrados. Esses fsseis geralmente encontram-se fragmentados, isso ocorre porque eles so retrabalhados nos canais de mar no decorrer do transporte. Alm disso, apresentam-se preservados em molde externo, molde interno, molde interno composto, restos inalterados e por substituio. As espcies so de forma geral de ambiente marinho, bentnico, e cimentantes.

Pgina | 20

Figura 26: Registro fossilfero de gastrpodes encontrados na Mina B-17 e praia do Atalaia.

Figura 27: Registro fossilfero de bivalves encontrados na Mina B-17 e praia do Atalaia.

Figura 28: Registros fossilfero de ostras encontrados na Mina B-17.

Figura 29: Registro fossilfero de briozorios encontrados na Mina B-17 e praia do Atalaia.

Na Mina B-17, encontrou-se em maior quantidade equinides, indicando possivelmente uma maior plasticidade ecolgica, em relao s variaes ambientais. A ocorrncia de vertebrados de maneira menos abundante. H registros de moluscos cimentantes, e no foram encontrados evidncias de bioturbao. Alm disso, os Cirrpedes Balanomorfos da ecofcies Capanema da Formao Pirabas esto preservados tridimensionalmente no biocalcirudito sob a forma de restos inalterados. Variaes no tamanho dos Cirrpedes na tafocenose esto relacionadas com diferentes estgios ontogenticos, na qual se pode sugerir evento de mortandade em massa.

Pgina | 21

Em geral os fsseis no tm uma orientao definida, encontraram-se bivalves com as duas valvas e de restos esqueletais in situ. Esses fatos sugerem a ocorrncia de um rpido soterramento, sendo assim, com essas e com outras evidencias citadas pode-se inferir que os diversos grupos taxonmicos tiveram mortes catastrficas.

Figura 30: Biocalcarenito com fsseis bem fragmentados e no orientados.

importante ressaltar que a composio principal dos fsseis de carbonato de clcio, e dependendo do teor desse elemento seus registros sero de melhor qualidade para estudos estratigrficos, sedimentares e paleontolgicos.
6.2. Tafonomia Praia do Maarico

Na praia do Maarico, municpio de Salinpolis, foram encontrados duas litofcies com conjuntos fossilfero, o biohermito e biocalcirudito, onde se encontravam bastante alterado. A Tafonomia do biocalcirudito do perfil maarico igual ao biocalcirudito do perfil atalaia j citada anteriormente. O biohermito caracterizado principalmente por ter registros fossilfero de um recife. Este apresenta basicamente quatro estgios de desenvolvimento: estabilizao, colonizao, diversificao e domnio. No entanto, no biohermito observado, ocorrem apenas trs estgios autignicos, no ocorrendo o domnio devido a uma possvel gradao do mar. Sendo assim, o recife no pode continuar o seu desenvolvimento.

Pgina | 22

No afloramento estudado, observou-se uma crosta micrtica na parte superior do recife, evidenciando que o mesmo no conseguiu atingir o seu pleno desenvolvimento, devido a uma possvel mudana nas condies ambientais, possivelmente variaes bruscas de temperatura. O bioherma em questo desenvolveu-se em ambiente marinho raso, sendo os principais grupos taxonmicos encontrados representados principalmente por equinides, briozorios, cnidrios, espongirios e moluscos. Sua formao comeou em um sistema transgressivo, passando a trato transgressivo de mar alto.

Figura 31: Registro fossilfero de Coral no biohermito.

Figura 32: Biohermito com estruturas cavernosas causadas pela ao da mar.

Para que ele se formasse ocorreu preparao do substrato pelos indivduos em associao com algas cimentantes, em uma granulometria mais fina. Posteriormente obteve mais indivduos incrustantes, presena de algas e retroalimentao do substrato, assim a granulometria passou a ser mais grosseira. Por fim houve o desenvolvimento de cavidades, cuja funo seria a ocupao de outros indivduos como briozorios, peixes e vertebrados. Alm disso, o aparecimento da crosta micrtica, na qual levou a interrupo do processo de desenvolvimento do bioherma. Os txons encontrados no biohermito estavam preservados em molde externo, molde interno e por substituio. Aparentemente eles no estavam orientados e tambm os txons presentes estavam fragmentados. Sendo assim, pode-se inferir que esses animais tiveram mortes catastrficas.

Pgina | 23

7. Concluso A atividade prtica realizada em campo por meio da excurso da disciplina Paleontologia permitiu a fixao do contedo lecionado em sala de aula no tocante a teoria e prtica de maneira mais didtica. O trabalho executado permitiu a analise de algumas das caractersticas paleontolgicas, sedimentares e estratigrficas de estratos relacionados ao mioceno existentes hoje na regio nordeste amaznica.

Pgina | 24

8. Referncias bibliogrficas 1.Ges, Ana Maria. Modelo de posicional preliminar da Formao Pirabas no nordeste do estado do Par. 2.Tvora, Vladimir de Arajo [ET al.]. Mina B-17, Capanema, PA. Expressivo Registro de uma Paleolaguna do Cenozico Brasileiro 3.Costa, Marcondes Lima da, coord.Contribuio Amaznia.Belm:FINEP/SBG.ncleo norte,1997 a Geologia da

Pgina | 25

Potrebbero piacerti anche