Sei sulla pagina 1di 3

O Brasil no longe daqui Flora Sssekind Em sua obra O Brasil no longe daqui, Flora Sssekind prope-se a investigar a formao

mao do narrador e da narrativa de fico na literatura brasileira do sculo XIX. Para tanto, inicia abordando a obsesso pela busca das origens que tomou conta dos escritores e intelectuais brasileiros do perodo romntico, sobretudo entre os indianistas, aprofundando, em seguida o olhar a partir da distino Foucaultiana entre origem e comeo histrico, que corresponde diferena entre um marco ideal e preservado de um lado e do outro a discrdia e o disparate. A autora afirma no buscar as origens do narrador brasileiro de fico, mas seu comeo histrico e a maneira como se relaciona com um olhar de fora (seja de paisagista, seja de cronista), marcado por uma sensao de no estar de todo (titulo 1 captulo).

O ttulo da obra pode ser compreendido como referncia propaganda dirigida a imigrantes alemes no incio do sculo XIX, como discrepncia entre a imagem de Brasil e o Brasil real e ainda como a procura de Brasil pelos prprios brasileiros. Por meio de relatos de estrangeiros ressaltada essa discrepncia entre o Brasil real e a imagem de Brasil que circula a Europa seria representada reiteradas vezes, sob diversas formas, ora inconscientemente, ora com sentido crtico, ora convertida em princpio de composio, na produo cultural brasileira do sculo XIX (28) No segundo captulo, A literatura como cartografia, aponta o retorno s origens como forjado e o Brasil originrio como ficcional. Os artistas aficionados por essa busca estariam descobrindo um Brasil inventado usando mapas europeus. A natureza cenrio pintado por um narrador-paisagista sob a gide da arte neoclssica europeia ensinada pelos naturalistas da Misso Artstica Francesa, que fazia jus ao nome de misso, uma vez que deveriam adestrar os discpulos locais e os aprendizes de desenho e pintura em geral e no s figuram um Brasil, como ensinam a figura-lo, a descrev-lo. (SSSEKIND, 39) No toa a estreita relao entre as primeiras narrativas ficcionais e os relatos de viagem (questo abordada tambm por Roberto Gonzles Echevarra, em Mito e Arquivo), uma vez que os relatos de viagens e as

associaes entre escritor e viajante servia para atribuir verossimilhana, veracidade ao discurso literrio, no deixando de ressaltar que alguns desses viajantes desfrutavam do mais completo descrdito entre os escritores de comdias, que ridicularizavam os pseudo-cientistas na mesma medida em que exaltavam e seguiam o trabalho dos consagrados Debret, Saint-Hilaire, Von Martius, Denis, Humboldt, dentre outros. O Brasil, ento, j no mais inferno ou paraso do qual se tenta extrair ouro, no mais mina, mas curiosidade, paisagem pitoresca, objeto de estudo a ser cuidadosamente classificado. E no mais por viajantesaventureiros, mas por naturalistas, zologos, paisagistas.

(SSSEKINK, 45)

Assim a primeira fico brasileira apresenta um narrador-viajante, errante, com olhar de naturalista, fotgrafo, paisagista, museu de tudo, que transita entre a trama histrico folhetinesca e a atemporalizao cartogrfica da paisagem-s-natureza (64), no estando a nenhuma das duas completamente integrado, no estando de todo . Marcados por uma certa obrigao de descrever e definir um territrio nacional (71), bem como de retornar (ou conduzir o leitor de volta) origem, os ficcionistas de ento, inserem em suas novelas seus relatos de viagem, tanto pelo Brasil como por outros espaos. Vale ressaltar, inclusive o papel pedaggico, de ilustrao, instruo que passam a desempenhar ao dialogar com os relatos dos viajantes estrangeiros, fazendo em diversos casos, as vezes de enciclopdia, haja vista a alta conta em que se tinha ento no pas a viagem na formao individual(77), associada precria educao formal oferecida na corte, ausncia de nmero expressivo de bibliotecas e tambm de leitores. Vale ressaltar que, ao desempenhar esse papel de viajante que se prope a elaborar o mapa de um Brasil nico, os autores das primeiras fices brasileiras s poderiam faz-lo a voo bem alto, por meio de abstraes cartogrficas e vistas rpidas. Porque, a voo rasante, despedaam-se homogeneidades, delimitaes geogrficas e um Brasil s-natureza atemporalizado em cartas, paisagens e descries. (151)

Juntamente com a prosa de fico brasileira, encontrava-se, tambm, em processo de formao o narrador de fico no Brasil, tema abordado no terceiro captulo: Figuraes do Narrador.

Em meio a uma busca de definio, nomeao do estilo ento produzido, a partir de diversas influencias e modelos europeus...

Potrebbero piacerti anche