Sei sulla pagina 1di 28

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

PROCESSO SELETIVO SIMpLIFICADO

020. PROVA oBJETIva

PROFESSOR

DE

EDUCAO BSICA II LNGUA PORTUGUESA

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridos 75% do tempo de durao da prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL pARA AbRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

20.10.2013 (manh)

FORMAO PEDAGGICA

03. Para Libneo et alii (2003), a cultura organizacional da escola aparece de duas formas: como cultura instituda e como cultura instituinte. Segundo o autor, a cultura (A) instituinte refere-se grade curricular, aos horrios, s normas disciplinares etc. (B) instituinte aquela que os membros da escola criam e recriam, em suas relaes e na vivncia cotidiana. (C) instituda refere-se ao regime prprio de produo e gesto de smbolos que a escola desenvolve, bem como seu imaginrio. (D) instituda aquela imposta, sutilmente, por meio de um processo de massificao decorrente do neoliberalismo. (E) instituinte refere-se s normas legais, estrutura organizacional definida pelos rgos oficiais.

01. Em uma reunio do conselho de escola, alguns professores solicitaram ao diretor da unidade escolar que tomasse medidas mais enrgicas com os alunos, a fim de eliminar completamente qualquer forma de conflito entre docentes e discentes. Segundo eles, o conflito algo ruim e deve ser extirpado. Analisando o ponto de vista desses professores, correto afirmar que, segundo Chrispino (2007), eles (A) tm razo ao propor medidas mais enrgicas, desde que essas medidas estejam amparadas pela legislao vigente. (B) deveriam recorrer a instncias superiores, a fim de que sua demanda fosse atendida e os alunos fossem disciplinados adequadamente. (C) poderiam ter explicitado com maior exatido quais os tipos de medidas cabveis para a eliminao do conflito na escola. (D) esto equivocados, pois o conflito parte integrante da vida e da atividade social, quer contempornea, quer antiga. (E) esqueceram-se de mencionar que o conflito tambm a causa de atos violentos, por isso urge sua eliminao do ambiente escolar.

04. Em uma determinada escola pblica, durante o horrio de trabalho pedaggico, os professores, sob orientao do coor denador pedaggico, estudam textos crticos sobre os documentos legais, em detrimento do estudo dos textos legais e/ou documentos oficiais publicados pelo respectivo sistema de ensino. Nesses estudos, percebe-se uma postura parcial e partidria dos professores ao analisarem a realidade da escola e da comunidade na qual a unidade escolar est inserida. De acordo com Libneo et alii (2003), correto afirmar que esses professores estudam os textos legais e/ou documentos oficiais a partir de uma abordagem predominantemente (A) ontolgica. (B) legalista e formal. (C) poltico-ideolgica. (D) sociolgica. (E) epistemolgica.

02. Aps ter feito algumas avaliaes de uma turma do 8. ano do ensino fundamental, o professor Adriano chegou concluso de que apenas um de seus alunos no apresentava rendimento escolar satisfatrio. Assim, concluiu consigo mesmo que o problema certamente estava no prprio aluno, o qual deveria ser transferido para outra unidade escolar a que pudesse se adaptar melhor. Analisando a postura desse professor, no que diz respeito ao fato de ele atribuir unicamente ao aluno a responsabilidade por seu fracasso escolar, corretor afirmar que, segundo Vasconcellos (2008), ele comete um equvoco no(a) (A) Referencial da Avaliao (Referente). (B) Contedo solicitado na Avaliao. (C) Articulao da Avaliao. (D) Forma da Avaliao. (E) Objeto de Avaliao (Referido).

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

05. Na obra Professores do Brasil: impasses e desafios, h alguns comentrios acerca das licenciaturas, analisadas em seu currculo, em Lngua Portuguesa, Matemtica e Cincias Biolgicas, que respondem pela formao inicial de professores que iro lecionar do 6. ao 9. ano do ensino fundamental e no ensino mdio. Com relao a esses comentrios, analise as seguintes afirmaes, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) Predomina nos currculos a formao disciplinar especfica, em detrimento da formao de professores para essas reas do conhecimento. ( ) Raras instituies especificam em que consistem os estgios e sob que forma de orientao so realizados, se h convnio com escolas das redes, entre outros aspectos. ( ) Saberes relacionados a tecnologias no ensino esto praticamente presentes em todos os cursos. Assinale a alternativa que, de acordo com essa obra, apresenta a classificao correta das afirmaes, de cima para baixo. (A) V; F; F. (B) F; V; V. (C) V; V; F. (D) F; F; V. (E) V; V; V. 06. Em relao aos projetos escolares de pesquisa, de acordo com a obra Gesto do Currculo na Escola: Caderno do Gestor, volume 3, correto afirmar que (A) o que caracteriza o projeto de pesquisa a transposio didtica de um contedo especfico, por meio de aulas presenciais, nas quais so apreendidos os principais conceitos do componente curricular em questo. (B) os projetos incluem apenas duas prticas de ensino-aprendizagem: pesquisas e registros individuais ou em grupos. No so, portanto, necessrios para seu desenvolvimento os estudos dirigidos e as aulas expositivas. (C) a metodologia de trabalho com projetos escolares praticamente no tem relao com a metodologia da pesquisa cientfica, pois, diferentemente desta, aquela no exige necessariamente a gerao de um produto individual ou coletivo. (D) a aplicao do projeto, diferentemente do que ocorre com a realizao de outras atividades, como a produo de um documentrio, no demanda um relatrio sobre as aes realizadas nem uma reflexo crtica. (E) o aluno dever possuir, para se envolver em um projeto, algum conhecimento prvio sobre o tema proposto e esquemas cognitivos possveis de serem mobilizados, no decorrer do projeto, proporcionando uma aprendizagem significativa.
SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

07. Em seu tempo livre, a professora Edna costuma se inteirar dos problemas sociais da comunidade na qual reside a maioria de seus alunos. E, em sala de aula, discute com seus alunos questes que dizem respeito construo coletiva da sociedade e ao exerccio de direitos e deveres. Segundo Rios (2005), essa preocupao da professora Edna caracteriza-se como um trabalho na dimenso (A) tica. (B) poltica. (C) esttica. (D) tcnica. (E) epistemolgica.

08. Para Rios (2005), a tarefa fundamental da educao, da escola, ao construir, reconstruir e socializar o conhecimento, (A) formar cidados, portanto contribuir para que as pessoas possam atuar criativamente no contexto social de que fazem parte... (B) capacitar os educandos para o acesso aos nveis mais elevados da pesquisa e da cincia... (C) instrumentalizar o indivduo com as ferramentas necessrias para a superao dos desafios que se lhe impem em um mundo globalizado. (D) desenvolver a autonomia em seus educandos, de modo que se tornem capazes de aprender a aprender ao conclurem seus estudos. (E) suprir as necessidades concretas do mercado de trabalho, garantindo recursos humanos indispensveis ao crescimento das indstrias. 09. Saviani (2010) faz meno a um momento na histria das ideias pedaggicas no Brasil em que o ensino mdio passou a ter como objetivo a preparao dos profissionais necessrios ao desenvolvimento econmico e social do pas, de acordo com um diagnstico da demanda efetiva de mo de obra qualificada. Nesse trecho, o autor est referindo-se pedagogia (A) behaviorista. (B) do oprimido. (C) escolanovista. (D) tecnicista. (E) da libertao.

10. Em uma determinada escola, os alunos so avaliados ao final do ano letivo para que a equipe docente e a equipe gestora possam montar as turmas do ano seguinte, agrupando os alunos de acordo com seu desempenho. Assim, conseguem organizar turmas com alunos fracos, regulares e com bom desempenho. Analisando essa prtica, pode-se afirmar corretamente que, segundo Hoffmann (2001), esse um exemplo de (A) avaliao mediadora, com a qual se objetiva o desenvolvimento integral do aluno. (B) processo avaliativo construtivo, no qual educadores e educandos mobilizam seus conhecimentos. (C) equvoco na avaliao, pois no constitui uma experincia educativa para os educandos. (D) sondagem diagnstica imprescindvel para o desenvolvimento pleno dos alunos. (E) avaliao em seu sentido dialtico, que possibilita a troca de experincias. 11. Ao se referir s 10 caractersticas de uma situao-problema, Perrenoud (2000) afirma que esta funciona como um debate cientfico dentro da classe, estimulando os conflitos potenciais. Assinale a alternativa que, de acordo com o autor, preenche corretamente a lacuna do texto. (A) violentos (B) desestruturantes (C) psquicos (D) sociocognitivos (E) intrapsquicos 12. Na escola, de acordo com Lerner (2002), a leitura antes de qualquer coisa um objeto de ensino. Segundo a autora, para que a leitura se transforme tambm num objeto de aprendizagem, faz-se necessrio que (A) tenha sentido do ponto de vista do aluno, ou seja, que esteja atrelada realizao de um propsito que o aluno conhea e valorize. (B) seja ensinada de forma fragmentada, comeando por textos mais curtos e fceis de serem assimilados. (C) esteja desvinculada da verso no escolar, isto , que no haja vnculo entre a prtica escolar e a prtica social da leitura. (D) sejam adaptados os textos escolhidos para a leitura em sala de aula, de modo que possam atender ao nvel de desenvolvimento da turma. (E) seja feita em voz alta com maior frequncia em sala de aula, a fim de que os alunos possam ouvir a si mesmos e aprender melhor.
5

13. Em suas aulas, a professora Bernadete exige de seus alunos que copiem trechos de textos que constam no livro didtico que utilizam em sala de aula. Segundo ela, ao copiar, os alunos aprendem a ler e a escrever, memorizando palavras e expresses novas. Analisando essa prtica, correto afirmar que, segundo Lerner (2002), a professora Bernadete (A) comete um erro, pois essa prtica garante apenas a aprendizagem da escrita. (B) est certa ao propor a aprendizagem da leitura e da escrita por meio da cpia de textos. (C) deveria propor essa prtica aos professores dos demais componentes curriculares, pois ela bastante eficaz. (D) est errada, pois essa prtica garante apenas a aprendizagem da leitura. (E) equivoca-se ao supor que copiar de forma mecnica os textos seja garantia de aprendizagem da leitura e da escrita. 14. Com relao aos contedos a que se refere a Matriz de Referncia para a Avaliao do SARESP, analise as seguintes afirmaes, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) A Matriz faz uma varredura de todas as aprendizagens que o currculo possibilita. ( ) A Matriz retrata as estruturas conceituais mais gerais das disciplinas e tambm as competncias mais gerais dos alunos (como sujeitos do conhecimento), que se traduzem em habilidades especficas, estas sim responsveis pelas aprendizagens. ( ) A Matriz representa um recorte dos contedos do currculo e tambm privilegia algumas competncias e habilidades a eles associadas. Assinale a alternativa que, de acordo com esse documento, apresenta a classificao correta das afirmaes, de cima para baixo. (A) V; F; V. (B) V; V; F. (C) F; V; F. (D) F; V; V. (E) F; F; V.

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

15. Na concepo construtivista da aprendizagem e do ensino, segundo Coll et alii (2006), a escola (A) preocupa-se unicamente com o desenvolvimento cognitivo dos educandos, da o trabalho com as competncias cognitivas. (B) contribui para o desenvolvimento global dos educandos, incluindo as capacidades de equilbrio pessoal e de insero social. (C) desconsidera o carter social e socializador que alguns tericos procuram impor a ela, passando a preocupar-se com a instruo dos alunos. (D) enfatiza o carter ativo da aprendizagem, aceitando que esta fruto de uma construo na qual intervm apenas o sujeito que aprende. (E) contrape a aprendizagem ao desenvolvimento, tendo cincia de que preciso primeiramente que a criana amadurea para que possa aprender. 16. Aps um longo perodo de acompanhamento, ficou comprovado que Ruy, aluno do 9. ano, em funo de suas deficincias, no pode atingir o nvel exigido para concluir o ensino fundamental. Diante dessa situao, de acordo com a Lei n. 9.394/1996, artigo 59, o sistema de ensino deve garantir a ele (A) acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar. (B) terminalidade especfica de estudos. (C) aulas de recuperao paralela. (D) professor auxiliar para recuperao intensiva. (E) transferncia para uma escola especializada. 17. O aluno Walter, adolescente regularmente matriculado no 6. ano do ensino fundamental de uma determinada escola, apresenta quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei. Segundo a Lei n. 9.394/1996, artigo 12, compete ao estabelecimento de ensino notificar esse e os demais casos semelhantes (A) ao Conselho de Pais e Mestres, aos lderes da comunidade e Diretoria de Ensino. (B) Diretoria de Ensino, ao Conselho Tutelar do Municpio e ao Conselho Estadual de Educao. (C) ao Conselho Tutelar do Municpio, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministrio Pblico. (D) aos pais ou responsveis, Diretoria de Ensino e ao respectivo representante do Ministrio Pblico. (E) ao Supervisor da Unidade Escolar, ao Conselho Tutelar do Municpio e ao Conselho Estadual de Educao.
SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

18. Durante o conselho de classe e srie, os professores de uma determinada escola de ensino fundamental impediram a aluna Isabela de participar, pois, segundo eles, a idade mnima para participar do conselho de 15 (quinze) anos, e Isabela tem apenas 14. Conforme o Parecer CEE n. 67/1998, artigo 21, a atitude dos professores foi (A) acertada, pois a lei realmente determina a idade mnima de 15 (quinze) anos. (B) equivocada, pois a lei determina a idade mnima de 14 (catorze) anos. (C) correta, pois os alunos no podem participar, seja qual for sua idade. (D) incorreta, pois a participao dos alunos independe de sua idade. (E) rigorosa, pois, embora a lei determine a idade mnima de 15 (quinze) anos, um pouco de bom senso resolveria o conflito. 19. Ao trmino do 9. ano do ensino fundamental, o aluno Rafael apresentou resultado insatisfatrio em dois componentes curriculares. Segundo o artigo 8. da Resoluo SE n. 02/2012, ele (A) pode ser promovido em regime de progresso parcial. (B) deve cursar novamente o 9. ano do ensino fundamental. (C) pode cursar a 1. srie do ensino mdio, sendo dispensado de frequentar as disciplinas com defasagem de aprendizagem. (D) deve fazer novos exames com os contedos das disciplinas com defasagem de aprendizagem. (E) pode ser reprovado e ter de cursar novamente todas as disciplinas do 9. ano do ensino fundamental. 20. O professor Andr, docente titular de cargo em uma escola da rede pblica estadual, deseja ampliar sua jornada de trabalho com as classes e as aulas de recuperao intensiva. Segundo a Resoluo SE n. 02/2012, artigo 10, isso (A) pode ser feito depois que essas classes e aulas forem oferecidas aos professores auxiliares. (B) no pode ser feito, pois essas classes e aulas devem ser atribudas apenas aos ocupantes de funo-atividade. (C) possvel, desde que no haja docente ocupante de funo-atividade interessado por elas. (D) no pode ser feito, pois tais classes e aulas so geralmente oferecidas no contraturno. (E) perfeitamente possvel, observadas as regras do processo regular de atribuio de classes e aulas.
6

FORMAO ESpECfICA Leia a charge para responder s questes de nmeros 21 a 23.

23. Levando em conta as condies de produo do discurso, fica evidente que a fala da personagem recupera traos da oralidade. Desta, uma caracterstica flagrante (A) o uso de termos para os quais no possvel estabelecer uma referncia: gente. (B) a formulao do pensamento na forma de uma pergunta retrica. (C) a utilizao de adjetivo arcaico com sentido pejorativo: gringo. (D) a seleo lexical, com termos pouco precisos, como tratar. (E) o emprego da expresso n como forma de marcar a interlocuo.

EM VEZ DE TRAZER MDICOS GRINGOS, PODIAM MANDAR A GENTE SE TRATAR NA EUROPA, N?

(www.chargeonline.com.br)

21. Segundo Kleiman (2008), a construo do sentido do texto por parte do leitor decorre da interao de diversos nveis de conhecimento, tais como o lingustico, o textual e o de mundo. Em relao charge, este ltimo implica reconhecer as personagens como (A) pacientes de um hospital com recursos de ltima gerao que prefeririam tratar-se na Europa. (B) pessoas de uma mesma famlia que esto discutindo a qualidade da sade pblica no Brasil e na Europa. (C) agentes da sade pblica de hospital privado que esto criticando a implantao de um programa nessa rea. (D) pacientes de um hospital brasileiro que esto discutindo um programa oficial para a rea da sade pblica. (E) pacientes de um hospital pblico que no veem diferena entre os hospitais brasileiros e os estrangeiros. 22. Koch (2008) observa que, no caso da anfora associativa semntica, preciso extrair o referente da forma referencial de modelos armazenados na memria, ou seja, de conhecimentos que constituem nosso horizonte de conscincia. Dessa forma, a elipse de sujeito na locuo verbal podiam mandar preenchida por (A) nossos governantes. (B) nossos familiares. (C) nossos planos de sade. (D) nossos amigos. (E) nossos enfermeiros.

24. Segundo Noll (2008), no sentido impessoal, existencial, o portugus brasileiro usa preponderantemente o verbo ter, em contraste com o portugus europeu. O uso do verbo ter referido pelo autor est exemplificado em: (A) Comparados aos Stones, os Beatles, que tinham nascido pouco antes, eram rapazes de famlia, com seus terninhos sem gola, gravatas com prendedor e botinhas engraxadas. (Folha de S.Paulo, 02.08.2013) (B) Uma f de primeira hora de Mick Jagger teria, digamos, 20 anos em 1963. Isso foi h 50 anos, com o que, hoje, ela ter 70. (Folha de S.Paulo, 02.08.2013) (C) A lista de despesas que temos num restaurante que paga o que tem de pagar e faz o que tem fazer comme il faut interminvel. (Folha de S.Paulo, 03.08.2013. Adaptado) (D) O professor tem razo quanto ao fato de que pequenos agrupamentos ultramobilizados so capazes de ocupar a cena com aes de impacto, mesmo tendo representatividade prxima a zero. (Folha de S.Paulo, 03.08.2013) (E) Um ex-pesquisador suo com conhecimento de causa afirma que, nesse dia, teve 560000 pessoas na praia de Copacabana, margem de 30000 para mais ou para menos. (Folha de S.Paulo, 04.08.2013. Adaptado)

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

25. Com base em Massaud Moiss (2009), em relao poesia barroca, correto afirmar que (A) consistia numa concepo de arte baseada na imitao dos clssicos gregos e latinos, considerados modelos de suma perfeio esttica. (B) pautava-se pelo elogio da vida simples, sobretudo em face da Natureza, no culto permanente das virtudes morais. (C) valia pelo carter ldico, pelo divertimento verbal, expresso no malabarismo das imagens e das correlaes sintticas, com nfase nos aspectos formais. (D) esteve entranhada numa velha tradio, do que resultou apenas frutos de mediano sabor, j que persistiu o rigorismo clssico, de que raros autores conseguiram subtrair-se. (E) foram abandonadas as preocupaes teolgicas e metafsicas por serem consideradas subjetivas, egocntricas, aderindo-se cincia como forma de conhecimento objetivo da realidade.

Talvez pudssemos explorar melhor essa faceta de nossas mentes. possvel que, associando desde cedo drogas a valores negativos, consigamos reduzir os casos de dependncia sem necessidade de criar custosas e ineficazes mquinas repressivas. Minha impresso a de que algo assim j est acontecendo com o fumo, que vem perdendo adeptos desde que o Zeitgeist lhe atribuiu uma carga moral negativa.
(Hlio Schwartsman, O crebro farsante. Folha de S.Paulo, 04.08.2013) Zeitgeist: esprito do tempo intelectual e cultural do mundo

26. O autor inicia o texto referindo-se nova legislao australiana para os maos de cigarro. Em seguida, refere-se queixa dos fumantes quanto ao sabor dos cigarros. Mais adiante, usa o exemplo da viso, com a inteno de estabelecer (A) uma oposio entre o que se v e o que se degusta, mostrando que a imagem no altera o paladar. (B) um contraponto com a ideia de que, na verdade, no possvel driblar o crebro, fugidio aos enganos. (C) um paralelo entre dois sentidos humanos, para reforar a ideia de que, na verdade, no existe o paladar. (D) uma analogia com o paladar e confirmar a ideia de que o crebro humano um grande farsante. (E) uma comparao entre os diferentes sentidos, concluindo que deles, o que se deixa manipular a viso. 27. Com base em Koch (2008), correto afirmar que a construo da coerncia global do texto est relacionada ideia de que a mente humana (A) pode ser mais bem aproveitada para minimizar os problemas das drogas. (B) precisa ser mais explorada para deixar de ser enganada economicamente. (C) deve empregar melhor sua capacidade para acabar com o vcio do cigarro. (D) pode estar sendo usada alm do seu limite, o que leva as pessoas aos vcios. (E) precisa ser mais bem utilizada na infncia, j que no adulto ela no se altera. 28. No perodo Como nada foi alterado no processo de fabricao dos cigarros, a resposta para a sensao dos fumantes s pode estar na psicologia. , a primeira orao expressa, no contexto, ideia de (A) modo. (B) causa. (C) condio. (D) comparao. (E) conformidade.
8

Leia o texto para responder s questes de nmeros 26 a 31. O crebro farsante SO PAULO Deu no New York Times que, depois que a Austrlia implementou uma nova legislao que tornou os maos de cigarros mais repulsivos, com fotos explcitas das molstias provocadas pelo tabagismo, fumantes comearam a queixar-se de que o sabor de seus cilindros txicos mudara para pior. Como nada foi alterado no processo de fabricao dos cigarros, a resposta para a sensao dos fumantes s pode estar na psicologia. Nosso crebro, apesar da aparncia de seriedade, um grande farsante. Sobretudo nas faixas que operam abaixo do radar da conscincia, que correspondem a algo como 98% dos processos, ele preenche os espaos para os quais no h informao com invencionices. Isso vale para tudo. Um caso emblemtico a viso. As imagens que chegam da retina no passam de um borro desfocado com um grande buraco no meio. As reas corticais destinadas viso, valendose principalmente de nossa experincia passada, que vo pacientemente reconstruindo tudo de modo a criar uma interpretao coerente para o que vemos. As coisas no so diferentes com o gosto. Ao contrrio at, por ser um sentido relativamente pobre, est sujeito a todo tipo de interferncia olfativa, ttil e se deixa facilmente levar pelo contexto. Uma boa apresentao e um servio eficiente melhoram o gosto da comida servida no restaurante. Psiclogos j provaram que um vinho ordinrio de R$ 20 fica bem mais saboroso quando etiquetado como uma garrafa de R$ 90.
SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

29. Tomado como objeto de ensino, o texto do articulista da Folha, na perspectiva de Schneuwly & Dolz (2004), levado para leitura em sala de aula, enfatizando-se que ele se organiza na capacidade de linguagem do (A) narrar, pois existe a mimese da ao por meio da criao de intriga, decorrente da reao do crebro das pessoas nova legislao para os maos de cigarro na Austrlia. (B) relatar, pois o autor representa em seu discurso a experincia pessoal vivida, tendo por base fato da vida das pessoas da Austrlia com a nova legislao para os maos de cigarro. (C) argumentar, pois o autor sustenta seu ponto de vista categoricamente contrrio ao uso do cigarro, pejorativamente cilindro txico, aprovando a legislao da Austrlia. (D) expor, pois se apresenta, transmite e constri-se o saber a respeito do uso de cigarros, com a reao do crebro das pessoas nova legislao para maos de cigarro na Austrlia. (E) descrever aes, pois existe a inteno clara do autor de regular o comportamento do leitor, para que este tambm aprove a nova legislao para maos de cigarro na Austrlia.

31. O vocabulrio de um texto est relacionado constituio da lngua e sua representao simblica, nas quais os sentidos se estabelecem. Dessa forma, entende-se que, na orao Deu no New York Times, o verbo dar assume o sentido de (A) reportar. (B) noticiar. (C) consignar. (D) conceder. (E) convencer. 32. Leia a charge.

ESCREVER TO COMPLICADO QUE, S VEZES, VOC TROMBA COM O TAL DE ANACOLUTO...

(Gazeta do Povo, 29.10.2012)

30. Assinale a alternativa em que a reescrita do texto implica alterao do sentido original. (A) Deu no New York Times que, depois que a Austrlia... = No New York Times deu que, depois que a Austrlia... (B) ... com fotos explcitas das molstias provocadas pelo tabagismo... = com fotos explcitas das molstias que o tabagismo provoca... (C) Nosso crebro, apesar da aparncia de seriedade, um grande farsante. = Nosso crebro, apesar da aparente seriedade, um grande farsante. (D) ... que correspondem a algo como 98% dos processos... = ... que correspondem a aproximadamente 98% dos processos... (E) As imagens que chegam da retina no passam de um borro desfocado... = As imagens que chegam retina no passam de um borro desfocado...

Com base em Nilce SantAnna Martins (2008), a situao lingustica a que a personagem se refere exemplificada com o enunciado: (A) Da, caminhou-se primeiro at de costas, fugiu-se, entrou outra vez no mato. (Guimares Rosa) (B) Que horror dos horrorosos horrores! estou com a cara no cho... (Mrio de Andrade) (C) A passada injria a vossos conselheiros a atribu sempre, que no a vs. (Alexandre Herculano) (D) D. Mundinha, criados os filhos, sozinha em casa com o seu velho, davam-lhe nostalgias da maternidade, de crianas pequenas. (Rachel de Queiroz) (E) Sara aceitava com opressivo silncio estas deliberaes e no ousava perguntar a Jorge qual seria o seu destino dela. (Camilo Castelo Branco)

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

Leia o texto para responder s questes de nmeros 33 a 35. Olinda ningum mora ()... ningum diz l que eu moro... no... diz l que eu pernoito (NURC/REC D2 05:1094-1096)
(Koch, 2008)

36. Alfredo Bosi observa que, ao lado da entrega lrica s matrizes pr-conscientes da linguagem, no Prefcio de Pauliceia Desvairada, Mrio de Andrade rompe os moldes pseudoclssicos da arte acadmica. Nesse sentido, o trecho transcrito do Prefcio (A) abala os alicerces da tradio artstica, a saber, o bom senso e a imitao da natureza. (B) condena a expresso que no se atenha a um modelo previamente elaborado. (C) sugere a ressignificao do belo, destituindo-o de traos da subjetividade do artista. (D) recupera, ainda que de forma no explcita, valores da cultura clssica. (E) reafirma que o papel da arte expressar a natureza, harmonizando-a com o belo natural.

33. No texto falado transcrito, tem-se como tema a expresso (A) Olinda. (B) ningum. (C) mora. (D) l. (E) eu. 34. Com base em Marcuschi (2007), o texto retextualizado assume a seguinte redao: (A) Olinda: ningum pernoita ou mora. (B) Ningum mora em Olinda. Ningum diz que mora em Olinda. Ningum diz que pernoita em Olinda. (C) Ningum diz que mora em Olinda, mas que pernoita l. (D) em Olinda que ningum diz que mora l ou pernoita l, em Olinda. (E) Em Olinda ningum diz que mora l ou que pernoita l. 35. O termo l exemplo de retomada textual por (A) pronome. (B) advrbio. (C) adjetivo. (D) substantivo. (E) verbo. Leia o texto para responder s questes de nmeros 36 e 37. Arte no consegue reproduzir natureza, nem este seu fim. Todos os grandes artistas, ora consciente (Rafael das Madonas, Rodin do Balzac, Beethoven da Pastoral, Machado de Assis do Brs Cubas), ora inconscientemente (a grande maioria) foram deformadores da natureza. Donde infiro que o belo artstico ser um tanto mais artstico, tanto mais subjetivo, quanto mais se afastar do belo natural. Outros infiram o que quiserem. Pouco me importa.
(Mrio de Andrade, apud Bosi, 2006)

37. Tomado como objeto de estudo no Ensino Mdio, o texto de Mrio de Andrade est adequadamente previsto na (A) 1. srie, relacionado a Comunicaes e relaes sociais. (B) 2. srie, relacionado a Valores e atitudes culturais no texto literrio. (C) 3. srie, relacionado a A literatura e a construo da modernidade e do moderno. (D) 2. srie, relacionado a Jornalismo, literatura e mdia. (E) 3. srie, relacionado a Trabalho, linguagem e realidade brasileira.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 38 e 39. O conhecimento tomado como instrumento, mobilizado em competncias, refora o sentido cultural da aprendizagem. Tomado como valor de contedo ldico, de carter tico ou de fruio esttica, numa escola com vida cultural ativa, o conhecimento torna-se um prazer que pode ser aprendido, ao se aprender a aprender.
(Proposta Curricular do Estado de So Paulo, 2008)

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

10

38. Em uma escola, os professores organizaram as atividades de produo textual alinhando-as aos pressupostos da Proposta Curricular. Para eles, ento, a produo textual (A) precisa contemplar, obrigatoriamente, textos literrios de autores consagrados, a serem tomados como modelo de lngua. (B) compe, juntamente com a descrio da lngua, o eixo da expresso lingustica, devendo configurar-se em norma-padro. (C) corresponde a um exerccio de importncia secundria, pois o ensino de portugus deve priorizar a descrio gramatical. (D) est relacionada aos usos sociais da lngua, em situaes significativas e com interlocutores definidos. (E) uma atividade livre, podendo o aluno escrever o que tiver vontade, usando a expresso lingustica que lhe convier. 39. Nessa mesma escola, os professores resolveram garantir o aspecto de fruio esttica do conhecimento em literatura. Tendo por base a Proposta Curricular, isso foi adequadamente proposto com (A) a leitura de um resumo de uma obra literria, a vista de um programa de humor na televiso, a escrita e correo das falas das personagens. (B) a leitura de uma obra literria, o preenchimento de uma ficha de leitura, a correo do material e os comentrios do professor sobre as respostas dos alunos. (C) a ida ao teatro para assistir a uma adaptao de uma obra literria, a busca na internet pelo resumo dessa obra, a elaborao de um resumo para o professor. (D) a escrita de uma pea teatral pelos alunos, a correo do texto pelo professor, a reescrita do texto pelos alunos. (E) a leitura de uma obra literria, a ida ao teatro para ver a adaptao dessa obra em outra linguagem, o debate na escola sobre a produo de sentido no livro e na pea. 40. Ao se desenvolverem projetos de leitura na escola, relevante definir estratgias para garantir habilidades em vrios nveis de compreenso. De acordo com Colomer e Camps (2002), a leitura um processo no qual se busca entender o texto. Nesse processo, o significado corresponde (A) soma dos significados implcitos das palavras e frases que compem o texto. (B) relao entre o texto e o leitor, com seus conhecimentos prvios. (C) aos sentidos literais propostos pelo autor e ativados pelo leitor. (D) ao sentido bsico do texto, sem as inferncias feitas pelo leitor. (E) relao entre palavras e sentido nico do texto para todos os leitores.
11

Para responder s questes de nmeros 41 a 44 , leia o cordel de Z da Luz. Ai! Se ssse!... Se um dia ns se gostasse; Se um dia ns se queresse; Se ns dois se imparisse, Se juntinho ns dois vivesse! Se juntinho ns dois morasse Se juntinho ns dois drumisse; Se juntinho ns dois morresse! Se pro cu ns assubisse? Mas porm, se acontecesse qui So Pdo no abrisse as portas do cu e fosse, te diz quarqu toulice? E se eu me arriminasse e tu cum insistisse, pr qui eu me arrezorvesse e a minha faca puxasse, e o buxo do cu furasse?... Tarvez qui ns dois ficasse tarvez qui ns dois casse e o cu furado arriasse e as virge tdas fugisse!!!
(Academia Brasileira de Literatura de Cordel, www.ablc.com.br)

41. Para o trabalho com gneros textuais, torna-se necessrio compreender tanto as caractersticas estruturais de determinado texto (ou seja, como ele organizado) como as condies sociais de produo e recepo, para refletir sobre sua adequao e funcionalidade.
(Proposta Curricular do Estado de So Paulo, 2008)

Considerando a Proposta Curricular, justifica-se a incluso do gnero cordel no ensino de lngua portuguesa como forma de (A) priorizar a verdadeira lngua brasileira, falada pela maioria dos habitantes, a qual, quase sempre, est fora da escola. (B) legitimar os usos no padro da lngua, dando-se prioridade a esse tipo de registro lingustico nas aulas. (C) encaminhar discusses sobre variao lingustica, ressaltando-se o valor e a elegncia da norma culta. (D) dar espao cultura popular, ainda que ela carea de qualidade lingustica e aborde precariamente os temas. (E) valorizar a expresso literria popular, estabelecendo, quando possvel, dilogos com os cnones literrios.

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

42. A graa do ttulo do cordel decorre (A) da utilizao de uma conjuno condicional no lugar de uma temporal. (B) do emprego de um neologismo bastante sonoro, mas sem sentido. (C) da sonoridade decorrente da percepo de ser como verbo regular. (D) do enunciado em forma de hiptese, com o verbo ser no futuro do pretrito. (E) da ambivalncia semntica assumida pelo verbo ser, em razo da conjuno.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 45 e 46. Estas consideraes mostram por que no h no Brasil literatura verdadeiramente requintada no sentido favorvel da palavra, inacessvel aos pblicos disponveis. A literatura considerada de elite na tradio ocidental, sendo hermtica em relao ao leitor de cultura mediana, exprime quase sempre a autoconscincia extrema de um grupo, reagindo opinio cristalizada da maioria, que se tornou pesada e sufocadora. Entre ns, nunca tendo havido consolidao da opinio literria, o grupo literrio nunca se especializou a ponto de diferenciar-se demasiadamente do teor comum de vida e de opinio. Quase sempre produziu literatura como a produziriam leigos inteligentes, pois quase sempre a sua atividade se elaborou margem de outras, com as quais a sociedade o retribua. Papel social reconhecido ao escritor, mas pouca remunerao para o seu exerccio especfico; pblico receptivo, mas restrito e pouco refinado. Consequncia: literatura acessvel, mas pouco difundida; conscincia grupal do artista, mas pouco refinamento artesanal.
(Antonio Candido, 2010)

43. Observe os versos: Se juntinho ns dois vivesse! Se juntinho ns dois drumisse; e o cu furado arriasse. Nas palavras em destaque, a variao lingustica manifesta-se, respectivamente, (A) na morfologia, na fontica e no lxico. (B) no lxico, na sintaxe e na fontica. (C) na fontica, na fontica e no lxico. (D) no lxico, na morfologia e na fontica. (E) na fontica, no lxico e na morfologia.

45. Para Antonio Candido, a literatura na tradio ocidental (A) refora o teor comum de vida e de opinio. (B) acessvel ao grande pblico e por ele admirada. (C) ganha fora com a especializao dos grupos literrios. (D) de difcil compreenso para o leitor de cultura mediana. (E) fruto da consolidao da opinio literria.

44. No cordel de Z da Luz, predomina (A) a preferncia pelas formas do portugus padro. (B) a recorrncia aos traos da oralidade. (C) o distanciamento da linguagem cotidiana. (D) a limitao de uso de traos da fala. (E) a formulao tcnica e objetiva da linguagem.

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

12

46. No ensino de literatura, um dos entraves a uma leitura plena dos autores clssicos reside na linguagem destes, j relativamente distante dos padres de leitura mediana do jovem contemporneo. Com base nessas consideraes, correto afirmar que os versos: De onde ela vem?! De que matria bruta Vem essa luz que sobre as nebulosas Cai de incgnitas criptas misteriosas Como as estalactites duma gruta?! Vem da psicogentica e alta luta Do feixe de molculas nervosas, Que, em desintegraes maravilhosas, Delibera, e depois, quer e executa! Vem do encfalo absconso que a constringe, Chega em seguida s cordas do laringe, Tsica, tnue, mnima, raqutica... Quebra a fora centrpeta que a amarra, Mas, de repente, e quase morta, esbarra No mulambo da lngua paraltica.
(Augusto dos Anjos)

48. Em uma escola, os professores organizaram as atividades de produo textual escrita da seguinte forma: 1. Apresentao do projeto de produo de determinado gnero textual, proposto de maneira bastante explcita aos alunos, para o qual h preparao dos contedos a serem produzidos, considerada a sua importncia; 2. Elaborao da primeira produo; 3. Constituio de mdulos contemplando vrias atividades ou exerccios; e 4. Produo final. De acordo com Schneuwly & Dolz (2004), essas atividades correspondem ao trabalho com (A) os exerccios estruturais, cujo fundamento est na descrio do sistema da lngua. (B) a interdisciplinaridade, cujo dilogo com outras disciplinas enriquece o ensino. (C) a sequncia didtica, cujo carter modular permite uma diferenciao do ensino. (D) a liberdade de criao, cujo foco a escolha de gnero do cotidiano para o ensino. (E) as tipologias textuais, cujo enfoque so as marcas lingusticas de cada gnero.

exemplificam (A) leitura para um pblico pouco refinado. (B) literatura acessvel e bem aceita pelos jovens. (C) poesia popular para a sociedade em geral. (D) texto potico de difcel leitura para os jovens. (E) compreenso refinada j no ensino fundamental. 49. Somos herdeiros de um longo processo acumulativo que constantemente se amplia e renova sem anular a sua histria, refletindo, dessa forma, o conhecimento e a experincia adquiridos pelas geraes anteriores. a manipulao adequada e criativa desse patrimnio cultural que possibilita as inovaes e as invenes humanas e o contnuo caminhar da sociedade.
(Proposta Curricular do Estado de So Paulo, 2008)

47. Analise os quadrinhos.

Considerando-se as condies de produo do discurso, atividades que permitem a manipulao criativa da linguagem verbal no campo artstico envolvem, por exemplo, os textos (A) poticos e publicitrios. (B) cientficos e acadmicos.
(Gazeta do Povo, 07.07.2011)

(C) jurdicos e jornalsticos. (D) religiosos e empresariais. (E) polticos e escolares.

Se o contedo da histria for transposto para a linguagem verbal, a intencionalidade da tira, que dever ser contemplada pelas palavras, conter termos no campo semntico (A) do dio. (B) do humor. (C) do tdio. (D) da pressa. (E) do medo.
13

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

50. Leia a tira.


CLASSICOS DA LITERATURA
COMECEI A PERCEBER QUE MEU FILHO PARECIA COM O BENTINHO

Para responder s questes de nmeros 51 e 52, tome como referncia o trecho de Antonio Candido.
TINHA OS OLHOS, O NARIZ, A ORELHA DELE...

MIAU!

E A MESMA OPINIO A MEU RESPEITO.

O escritor, numa determinada sociedade, no apenas o indivduo capaz de exprimir a sua originalidade, (que o delimita e especifica entre todos), mas algum desempenhando um papel social, ocupando uma posio relativa ao seu grupo profissional e correspondendo a certas expectativas dos leitores ou auditores. A matria e a forma da sua obra dependero em parte da tenso entre as veleidades profundas e a consonncia ao meio, caracterizando um dilogo mais ou menos vivo entre criador e pblico.
(Literatura e Sociedade)

51. Pode-se afirmar que os versos do poeta barroco Gregrio de Matos: A cada canto um grande conselheiro Que nos quer governar cabana e vinha No sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. ilustram o trecho de Antonio Candido, porque neles o poeta (A) constri material artstico com a finalidade de controlar manifestaes contrrias ordem estabelecida. (B) toma a poesia como produto de indivduos capazes de expressar livremente seu modo de ser. (C) pactua com o contexto social com o intuito de granjear prestgio e reconhecimento pblicos. (D) expressa-se de forma inusitada e procura documentar criticamente a estrutura social. (E) enfatiza a postura do escritor na sociedade, da qual se aparta para produzir literatura.

(www.custodio.net)

Na histria, h um dilogo intertextual explcito com a seguinte obra de Machado de Assis: (A) Esa e Jac, na qual se conta a vida de dois irmos, Pedro e Paulo, que disputam o amor de Flora. Na releitura, assim como na obra, o beb constitui o fim dos conflitos entre os irmos. (B) Memrias Pstumas de Brs Cubas, na qual o narrador defunto relembra a traio de Marcela. Na releitura, assim como na obra, a ideia de traio se refora com o comportamento do filho. (C) Quincas Borba, na qual Rubio conhece Cristiano e sua esposa Sofia, apaixonando-se por esta. Na releitura, assim como na obra, o nascimento do beb sugere o fim do tringulo amoroso. (D) Helena, na qual o narrador se envolve com a protagonista da histria, sendo que esta, ao final, morre. Na releitura, assim como na obra, a chegada do beb compensa a ausncia da amada. (E) Dom Casmurro, na qual o narrador suspeita ter sido trado pela esposa com seu melhor amigo. Na releitura, assim como na obra, a ideia de traio aparece na dvida sobre a paternidade da criana.

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

14

Leia as estrofes de Gregrio de Matos, para responder s questes de nmeros 52 a 54. Goza, goza da flor da mocidade Que o tempo trata a toda ligeireza E imprime em toda flor sua pisada. Oh no aguardes que a madura idade Te converta essa flor, essa beleza Em terra, em cinza, em p, em sombra, em nada. 52. A expresso veleidades profundas, mencionada por Antonio Candido, pode ser entendida como o conjunto das vontades, das idiossincrasias e das tendncias do escritor. correto afirmar que Gregrio de Matos expressa essas veleidades com a ideia de que (A) a fugacidade do tempo irreversvel, razo pela qual se deve aproveit-lo intensamente. (B) a decadncia natural dos seres nivela a existncia de todos. (C) a razo impe-se aos sentimentos e aos prazeres, por isso a regra viver comedidamente. (D) as idades cronolgicas se sucedem, mas s na maturidade possvel a compreenso da vida. (E) o desencanto com o mundo comea na juventude e vai se estendendo por todas as idades. 53. Ao apontar aos alunos as caractersticas literrias dos textos, o professor afirmar que em E imprime em toda flor sua pisada. h ocorrncia de linguagem literria porque (A) os termos expressam referncia ao mundo vegetal. (B) o emprego de palavras abstratas mobiliza os sentidos. (C) a anlise do verso remete a uma dimenso mstica. (D) os significantes revelam emprego da conotao. (E) a forma prevalece sobre a organizao das ideias. 54. No verso Em terra, em cinza, em p, em sombra, em nada. , observa-se emprego de (A) elementos da natureza tomados como smbolos da interioridade psquica do eu-lrico. (B) seleo lexical em sequncia gradativa, expresso de uma metamorfose contnua do mundo. (C) palavras que refletem a cosmoviso do escritor, ou seja, fuga problemtica humana. (D) termos ilustrativos de uma realidade imutvel qual os seres humanos devem se submeter. (E) jogo antittico de ideias para traduzir as angstias de uma existncia sem perspectivas.
15

55. Em uma aula sobre o estilo barroco na literatura, o professor apresentar aos alunos a reproduo da pintura de Rembrandt,

(www.google.com.br)

concebida com a tcnica do claro-escuro, isto , fuso de contrrios, procedimento adotado tambm em textos literrios, j que, naquele momento, (A) as artes plsticas, em especial a arquitetura, privilegiaram os artifcios geomtricos, as construes lineares, a clareza das linhas, atributos encampados pela literatura. (B) os artistas deixaram-se influenciar pelo esprito conflitivo da poca, em estado permanente de tenso, e procuravam uma sntese entre foras antagnicas. (C) as manifestaes artsticas, que contavam com o apoio da burguesia, perderam o mpeto criador, em funo do declnio econmico dos patrocinadores da arte. (D) a preferncia por estilos rebuscados decorreu de um impasse entre as verdades consolidadas, de cunho religioso, e o incio de movimentos iconoclastas. (E) as estticas inovadoras contradiziam-se, e os artistas desarmonizaram-se quanto ao propsito de representar criticamente a realidade.

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

Considere o trecho de Mikhail Bakhtin para responder s questes de nmeros 56 a 58. O primeiro momento da atividade esttica a vivncia: eu tenho de viver (ver e conhecer) aquilo que est vivendo o outro, tenho de me colocar no seu lugar, como se coincidisse com ele (...) Devo assumir o horizonte vital dessa pessoa tal como ela o vive; dentro desse horizonte, contudo h lacunas que s so visveis do meu lugar. A atividade esttica comea quando regressamos at ns mesmos e a nosso lugar, fora da pessoa, quando estruturamos e conclumos o material da vivncia.
(Esttica da criao verbal)

Considere o trecho da crnica de Rubem Braga, extrada de A traio das elegantes, para responder s questes de nmeros 58 a 66. Meu ideal seria escrever uma histria to engraada que aquela moa que est doente naquela casa cinzenta quando lesse minha histria no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse ai meu Deus, que histria mais engraada!. E ento a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou trs amigas para contar a histria; Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada com o marido, que esse casal tambm fosse atingido pela minha histria. O marido a leria e comearia a rir. Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera a minha histria chegasse e to fascinante de graa, to irresistvel, to colorida e to pura que todos limpassem seu corao com lgrimas de alegria; que o comissrio do distrito, depois de ler minha histria, mandasse soltar aqueles bbados e tambm aquelas pobres mulheres colhidas na calada e lhes dissesse por favor, se comportem, que diabo! Eu no gosto de prender ningum! . E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontnea homenagem minha histria. (...) E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha histria em um s segundo, quando pensei na tristeza daquela moa que est doente, que sempre est doente e sempre est de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

56. De acordo com o trecho, conclui-se que (A) a atividade esttica pressupe o cruzamento de fatores sociais, psicolgicos e culturais, mas prevalecem sobre eles as emoes do escritor. (B) a arte, sendo um trabalho que deve primar pela originalidade e pelo ineditismo, tem de manter o artista distante da realidade. (C) o campo receptivo do pblico determina os elementos selecionados pelo escritor, mas este assume o compromisso de alinhar-se tradio. (D) o ambiente em que vive o escritor nem sempre lhe faculta as condies necessrias para a criao de uma obra autntica, singular, de alto valor esttico. (E) o encontro do escritor com o mundo e a sensibilidade ativada por esse contato so necessrios para a construo do material esttico da obra.

58. Pode-se afirmar que a crnica de Braga traduz-se em uma atividade esttica, segundo Bakthin, porque nela (A) o autor dispe-se a um pacto fraterno com as pessoas de seu convvio: o compromisso de retrat-las fielmente. (B) as personagens criadas prendem-se aos modelos reais e no se apresentam como produtos de uma fico. (C) o narrador permanece preso s contingncias do meio, que no possibilitam um investimento esttico. (D) a infncia, referncia do escritor, funciona como um canal que orienta a representao esttica da realidade. (E) o narrador manifesta uma inteno: a de reconfigurar uma experincia vivida, a partir dos componentes de sua interioridade.

57. Se o professor tomar como parmetro as ideias de Bakhtin, para comentar o compromisso do escritor com o contexto em que vive, poder ilustr-las com a obra de Graciliano Ramos porque ele (A) retratou a opresso sofrida pelas classes sociais subalternas. (B) criou narrativas exemplares para a superao de traumas. (C) inovou a fico com o uso de tcnicas originrias das artes plsticas. (D) norteou sua obra com a valorizao do material verbal e visual. (E) captou a paisagem regional com exotismo para cativar o leitor.

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

16

59. O professor validar a importncia do gnero crnica, ao apropriar-se do texto de Braga, porque nela o narrador (A) dimensiona liricamente a realidade incorporando sentimentos situados na esfera do coletivo. (B) prope-se a ensinar s pessoas tticas de luta contra as prprias limitaes e os embates externos. (C) interfere na realidade imaginando exercer sobre ela um poder para o qual est desabilitado. (D) mostra o estado de indiferena em que se inserem as pessoas, j desencantadas com a vida. (E) ilustra a importncia de manter contato com o ambiente social, para no parecer alienado. 60. Analisando-se a linguagem da crnica de Braga, pode-se concluir que (A) o cronista compromete-se com a informao e utiliza vocabulrio miditico. (B) a frase ai Meu Deus, que histria mais engraada! incompatvel com o texto literrio. (C) o cronista, preso ao circunstancial, emprega frases marcadas pela coloquialidade. (D) a sintaxe desorganizada das frases contribui para uma impropriedade estilstica. (E) a transcrio exata da fala do comissrio distrital indica preferncia pelo discurso indireto. 61. Nos trechos: E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontnea homenagem minha histria. (...) E eu esconderia completamente a humilde verdade... observa-se (A) disparidade rtmica e sinttica entre as estruturas frasais. (B) nfase em oraes intercaladas nos perodos. (C) inverso da ordem direta dos termos oracionais. (D) predomnio da parataxe no encadeamento frasal. (E) agrupamento catico e incoerente de frases. 62. A conjuno que, em destaque no texto, no incio das frases, permite concluir que (A) a conexo sinttica acionada pelo enunciador no garantiu a inteligibilidade dos enunciados. (B) o enunciador estruturou perodos de forma no prevista no sistema lingustico. (C) a quebra da linearidade frasal comprometeu a unidade sinttico-semntica do texto. (D) a combinao dos termos no texto pressupe complexidade do pensamento. (E) o sistema dispe ao falante diferentes arranjos sintticos para estabelecer relaes de sentido.
17

Leia o trecho para responder s questes de nmeros 63 a 66. Meu ideal seria escrever uma histria to engraada que aquela moa que est doente naquela casa cinzenta quando lesse minha histria no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse ai meu Deus, que histria mais engraada!. E ento a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou trs amigas para contar a histria. 63. Assinale a alternativa correta sobre o emprego dos tempos verbais em destaque. (A) Se a frase Meu ideal seria escrever fosse alterada para Meu ideal ser escrever , no haveria mudana nos demais verbos. (B) A fala do enunciador revela a inteno de que os fatos aconteam, da o predomnio do modo indicativo dos verbos. (C) O enunciador manifesta certeza diante dos fatos e, por isso, os verbos deveriam estar no subjuntivo. (D) A repetio dos mesmos tempos verbais a partir de lesse, sugere repetio sem progresso de ideias. (E) Em seria escrever, o enunciador expressa a possvel ocorrncia de um desejo, com desencadeamento de aes no futuro. 64. A insero da fala da moa indica que a enunciao resulta de (A) uma relao do enunciador com sua intimidade psquica. (B) um processo dialgico fundamental do ato enunciativo. (C) uma sobreposio da voz do enunciador sobre outras vozes. (D) um aprofundamento das marcas subjetivas do enunciador. (E) uma lgica enunciativa desprovida de subjetividade. 65. O emprego do pronome a em E ento a contasse para a cozinheira... constitui (A) referncia a termo a ser mencionado na sequncia textual. (B) formalidade da lngua escrita prejudicial coeso textual. (C) remisso anafrica que garante a consistncia da cadeia coesiva. (D) estratgia de referenciao catafrica selecionada pelo enunciador. (E) elemento lingustico que provoca ambiguidade referencial.
SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

66. Assinale a alternativa que analisa corretamente a repetio da palavra histria. (A) A seleo lexical do termo gera uma informao nova. (B) A reiterao do termo compromete a coerncia textual. (C) Trata-se de uma reiterao coesiva, de ordem lexical. (D) A reiterao da palavra acarreta baixa produtividade retrica. (E) vivel a repetio, mas prejudica o estilo do texto.

67. Ao estabelecer relaes do texto literrio com outros tipos de texto, o professor partir do pressuposto de que o aluno, como receptor da mensagem, acionar seu repertrio e (A) assimilar mais prontamente os signos inerentes ao discurso literrio. (B) estar apto a se tornar sujeito das percepes desencadeadas por diferentes linguagens. (C) confundir os signos verbais com os no verbais, por viver em uma sociedade visual. (D) requisitar as regras gramaticais para comparar os dois cdigos de linguagem. (E) aplicar regras de anlise extradas das teorias da lingustica e da literatura.

Para responder s questes de nmeros 67 a 69, considere o poema de Carlos Drummond de Andrade e a foto de Kevin Carter, detentora, em 1994, do prmio Pulitzer, na qual uma criana desnutrida est sob a mira de uma ave de rapina.

68. Considerando-se a seleo dos signos feita pelo poeta e pelo fotgrafo, correto afirmar que (A) a representao da realidade, por meio de signos verbais e no verbais, atesta intencionalidade crtica dos produtores textuais. (B) a sintaxe e a linearidade dos signos verbais abrem possibilidades interpretativas mais amplas da textualidade. (C) o arranjo sgnico da foto engendra clareza de leitura, mas inviabiliza-se como denncia social. (D) a seleo e a combinao dos signos visuais e verbais denotam uma atividade textual apartada das contingncias sociais. (E) o poder expressivo dos signos no verbais, em relao aos verbais, propicia leitura superficial do imaginrio social.

(www.novotempo.com/noticias)

No serei o poeta de um mundo caduco. Tambm no cantarei o mundo futuro. Estou preso vida e olho meus companheiros. Esto taciturnos mas nutrem grandes esperanas. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente to grande, no nos afastemos. No nos afastemos muito, vamos de mos dadas. No serei o cantor de uma mulher, de uma histria, no direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, no distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, no fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo a minha matria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.

69. Considerando-se que o poema encerra uma mensagem fraterna, o contrrio do que ocorre na foto, depreende-se dos sentidos dos dois textos (A) uma retratao metonmica do real. (B) uma construo imagtica consensual. (C) um investimento sgnico sem esteticidade. (D) uma recriao antittica da realidade. (E) uma apropriao mecnica da informao.

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

18

As questes de nmeros 70 e 71 versam sobre o poema de Drummond. 70. A repetio do advrbio no, na segunda estrofe, pode ser analisada como (A) funo retrica, intensificadora dos propsitos estticos do eu-lrico. (B) estratgia oral, estranha inventividade do discurso potico. (C) nfase ao significante lingustico, mas no potencialidade do significado. (D) redundncia de expresso, procedimento prprio dos gneros ficcionais. (E) quebra do paralelismo rtmico e sinttico na mtrica dos versos. 71. Segundo Nilce SantAnna Martins, na metfora h uma espcie de resduo afetivo, que salva a imagem de desfazer-se na abstrao, afirmao que permite concluir que as metforas mos dadas e serafins denotam (A) desconexo do pensamento lgico. (B) impreciso de termos para captar as sensaes visuais. (C) fora expressiva concreta, de teor emocional. (D) apropriao de imagens com sentido hermtico. (E) associao de referentes sem teor simblico. Leia o trecho para responder s questes de nmeros 72 a 75. Sim, existe uma deficincia quando o assunto lngua portuguesa, afirma a gerente de recrutamento e seleo, ao falar sobre os erros de portugus cometidos por jovens nos testes para o preenchimento de vagas de estgio. Ela esclarece que a redao e os testes gramaticais aplicados so uma pr-seleo para verificar a escrita, o vocabulrio e o encadeamento das ideias. Para ela, o jovem est menos preparado de uma maneira geral e no to estimulado leitura. Com isso cometem erros de concordncia e se perdem na hora de defender uma ideia. Ela lembra que no somente no teste que o candidato avaliado. Na entrevista, ele mais avaliado ainda, por isso no basta escrever bem, tem que falar corretamente para conseguir a posio. O jovem precisa saber como falar em cada momento. Ele no pode falar com o snior da empresa como fala com os amigos nas redes sociais, tampouco escrever um e-mail nos mesmos moldes, acrescenta. A gerente orienta os jovens a ficar atentos aos vcios de linguagem e aos estrangeirismos. As preocupaes com outros requisitos leva o candidato a se esquecer do mais importante: a lngua portuguesa.
(O Estado de S. Paulo. 02.06.2013. Adaptado)

72. Considerando os aspectos mencionados no trecho o vocabulrio e o encadeamento das ideias a alternativa com trecho coerente : (A) No casual que os melhores desempenhos escolares ocorram nas escolas de municpios cuja sociedade ainda no foi mutilada por uma modernidade individualista, excntrica e destrutiva. (B) Que os melhores desempenhos escolares ocorram nas escolas de municpios que a sociedade casual e ainda no foi mutilada por uma modernidade individualista, excntrica e destrutiva. (C) No casual que os melhores desempenhos escolares ocorram nas escolas de municpios, assim sendo a sociedade ainda no foi mutilada por uma modernidade individualista, excntrica e destrutiva. (D) Nas escolas de municpios cuja sociedade ainda no foi mutilada por uma modernidade individualista, excntrica e destrutiva, onde ocorrem os melhores desempenhos nas escolas no casual. (E) No casual que os melhores desempenhos escolares ocorram nas escolas de municpios e assim a sociedade ainda no foi mutilada por uma modernidade individualista, excntrica e destrutiva. 73. O fato de que o jovem no pode falar com o snior da empresa como fala com os amigos nas redes sociais se justifica porque (A) o falante apropria-se de um conjunto de mecanismos previamente selecionados, para persuadir o interlocutor, reservando-se o direito de dominar o contexto da comunicao. (B) a situao comunicativa exige que o falante promova seleo lingustica adequada para estabelecer e manter a bom termo uma interao verbal. (C) as estratgias interacionais determinam que os interlocutores se utilizem da modalidade padro para garantir a continuidade das normas que regulam a comunicao. (D) os modelos textuais globais, isto , as superestruturas, indicam qual a melhor ordenao do pensamento, compatvel com o contexto da comunicao. (E) o falante deve prever os possveis desencontros interacionais e evit-los, se quiser manter o controle da comunicao.

19

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

74. Quanto ao uso dos estrangeirismos, mencionado no texto, na frase Vou dar um upgrade em minha casa, principalmente no living e no closet. Tudo muito over, com muita cor, quero tudo off-white agora. observa-se: (A) emprego aceitvel da lngua inglesa, porque o campo lexical do portugus limitado quanto ao vocabulrio. (B) uso exacerbado de palavras estrangeiras, j que o portugus oferece ao falante termos para expressar as mesmas ideias. (C) vocabulrio tcnico, empregado por falantes menos escolarizados para designar objetos da rea da decorao. (D) inabilidade lingustica do falante em articular frases estruturadas na sintaxe da lngua inglesa. (E) validao do ingls como lngua franca e desprestgio social da lngua portuguesa.

Para responder s questes de nmeros 76 e 77, considere a fala do aluno dirigida ao professor: Minha me mand avis que no vim na escola ontem porque eu... eu, minha me levou meu irmo no mdico e eu fui com ela. 76. Ao pedir ao aluno que transcreva em modalidade escrita o recado da me, o professor est ciente de que (A) as prticas docentes em lngua materna reconhecem a necessidade de aprimorar a variante culta da lngua. (B) a modalidade oral mais rica, mais pitoresca que a escrita, por isso deve ser trabalhada em sala de aula. (C) a passagem da fala para a escrita no a mudana de uma mensagem desorganizada para outra organizada. (D) o aluno mobiliza uma atividade cognitiva mais complexa, quando se comunica pelas regras da escrita. (E) a modalidade escrita, por basear-se nas regras gramaticais, apresenta mais eficcia comunicativa.

75. Em sala de aula, o estmulo leitura, mencionado pela gerente, demanda a adoo de estratgias, o que, para Teresa Comber e Anna Camps, consiste em reconhecer a leitura como (A) uma atividade ldica, destinada a promover no leitor um encantamento com a mensagem do texto. (B) um trabalho mecnico de decifrao de cdigos, isto , a mobilizao dos componentes intelectivos do leitor. (C) um processo de representao humana da realidade, pelo qual o leitor se torna um sujeito crtico. (D) um procedimento didtico, restrito ao universo escolar, com o intuito de avaliar o aluno leitor. (E) uma mensurao da capacidade leitora do aluno na inferncia dos sentidos explcitos do texto.

77. De acordo com Luiz Antnio Marcuschi, a operao de transformar a fala em escrita, desenvolvida pelo aluno, pode ser entendida como (A) treino da fluncia discursiva. (B) alterao nos dados da enunciao. (C) mudana do pensamento concreto para o abstrato. (D) prtica de retextualizao do discurso. (E) estratgia de regularizao lingustica.

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

20

78. Interpretando-se a tirinha, a concluso do leitor de que o Recruta Zero descumpriu parcialmente a ordem, motivado por uma lembrana, uma emoo vivida no passado, justifica-se pelo fato de que

79. De acordo com Terry Eagleton, os versos de Manoel de Barros: Espremida de garas vai a tarde. O dia est celeste de garrinchas. A cor de uma esperana me garrincha. Engastado em seu verbo est seu ninho. (Com a minha fala desnaturo os pssaros?) ilustram as caractersticas do discurso literrio, porque o poeta (A) emprega a linguagem de forma peculiar ativando as virtualidades estticas dos significantes lingusticos. (B) recupera a linguagem cotidiana condensando-a, com o intuito de abrir ao leitor possibilidades interpretativas. (C) aproxima a linguagem potica da fala utilizada por falantes que se comunicam pelas variantes regionais da lngua.

Recruta Zero Mort Walker


V EM FRENTE! ELA TEM DE SER CORTADA!
AHH! A TET ME DEU UM BEIJO QUANDO ENTALHEI ISTO!

MELHOR QUE ELA ESTEJA CORTADA QUANDO EU VOLTAR!

ZERO + TET

ZERO + TET

(O Estado de So Paulo, julho de 2013)

(D) ressalta o pragmatismo do texto potico, marcadamente referencial, preso objetividade do senso comum. (E) atribui poesia a prerrogativa de ampliar e questionar os juzos de valor com que a crtica avalia as manifestaes literrias.

(A) a identidade da personagem est caracterizada como irreverente no universo sociolingustico. (B) o leitor desenvolve uma atividade de desvendamento de informaes implcitas, ocultas no tecido textual. (C) o espao discursivo pontuado de manifestaes da subjetividade, emitidas pelo produtor do texto. (D) o texto um produto construdo por uma orquestrao de vozes concorrentes e solidrias que se alternam no tecido textual. (E) os nveis de leitura de um texto refletem a ideologia do produtor textual, mas no a do leitor.

21

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

80. Observe as duas fotos: a primeira a reproduo da escultura Piet, de Michelangelo, criada em 1499; a segunda uma das cenas do filme Piet, dirigido pelo sul-coreano Kim Ki-duk, vencedor do Leo de Ouro do Festival de Veneza em 2012.

Depreende-se da leitura e interpretao das imagens das duas fotos: (A) dilogo inconsistente com os smbolos da tradio, reconfigurao do sagrado na arte cinematogrfica, experimentalismo tcnico desprovido de sentido. (B) correlao entre cdigos diversos; reapresentao de signos deslocados do contexto original e operao esttica entre signos visuais. (C) manipulao de imagem, recriao mtica da realidade, desarranjo sinttico da organizao imagtica. (D) sobreposio de significantes, automatizao de linguagens, desencontro entre linguagens artsticas. (E) manifestao esttica desprovida de autoria, monologismo de linguagens, conciliao implausvel de universos estticos.

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

22

23

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

24

25

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

SEED1303/020-PEB-II-LnguaPortuguesa-Manh

26

Potrebbero piacerti anche