Sei sulla pagina 1di 13

DIREITO PENAL III: PARTE ESPECIAL

Prof. MsC. Eduardo Ferraz

CALNIA

Legislao
Calnia Art. 138. Caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. 1 Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputao, a propala ou divulga. 2 punvel a calnia contra os mortos. Exceo da verdade 3 Admite-se a prova da verdade, salvo: I - se, constituindo o fato imputado crime de ao privada, o ofendido no foi condenado por sentena irrecorrvel; II - se o fato imputado a qualquer das pessoas indicadas no n I do art. 141; III - se do crime imputado, embora de ao pblica, o ofendido foi absolvido por sentena irrecorrvel.

Bem jurdico
A honra objetiva, isto , a reputao e a boa fama que o indivduo goza no meio social em que vive. H ofensa honra objetiva atribuindo-se fato.

Sujeito ativo
Qualquer pessoa. No podem ser autores, entretanto, os senadores, deputados e vereadores (nos limites dos municpios que atuam). O advogado pode praticar calnia. A sua inviolabilidade se limita difamao e injria, desde que exercidas no exerccio de suas atividades.

Sujeito passivo
Qualquer pessoa, inclusive os inimputveis. Ainda, os parentes dos mortos, na calnia contra estes. A autocalnia prtica do crime do art. 341, CP. Contra a honra do presidente, praticado com motivao poltica, um delito contra a segurana nacional (Lei n. 7.170/83).

Tipo objetivo
Imputar a algum, implcita ou explicitamente, ainda que de forma reflexa, fato criminoso, sabidamente falso. Pode ser praticada por palavras, gestos ou escritos. A falsa imputao de contraveno no caracteriza o crime de calnia, e sim o de difamao. Pune-se, ainda, o ato de propalar ou divulgar calnia ( 1).

Tipo subjetivo
O dolo, que pode ser direto ou eventual (caput), e direto ( 1); 2. Mais o elemento subjetivo especial do tipo (animus caluniandi). O tipo de calnia fica descaracterizado caso esteja presente outro elemento subjetivo especial, como o animus jocandi (brincar), consulendi (aconselhar), narrandi (narrar), corrigendi (corrigir) ou defendendi (defender). Exige-se que o indivduo saiba da falsidade da imputao. Se cr seja verdadeira, atua por erro de tipo. No h modalidade culposa.
1.

Consumao
Consuma-se no momento em que terceiro toma conhecimento da imputao criminosa feita vtima (crime formal).

Tentativa
Admissvel por meio escrito (exceto quando por fonograma ou telegrama).

Exceo da verdade
Incidente processual, que deve ser resolvido antes do processo principal. a defesa indireta, atravs da qual o autor da suposta calnia pretende provar a veracidade do que afirma. No cabe quando: a) O crime que se imputa ao agente for crime de ao penal privada e o ofendido no foi condenado por sentena irrecorrvel. b) Quando a imputao recair sobre o Presidente da Repblica ou chefe de governo, inclusive estrangeiro. c) Crime de ao pblica com ofendido absolvido.

Exceo de notoriedade
Ocorre quando o fato criminoso que imputado um fato de conhecimento pblico (art. 523, CPP).

Ao penal
Via de regra, de exclusiva iniciativa privada (ver art. 145).

Potrebbero piacerti anche